Sie sind auf Seite 1von 7

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA UNISANTA DISCIPLINA: MDULO: Laboratrio de Engenharia Mecnica II Resistncia dos Materiais

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica Sigla: Turma: Pgina: 1

NDICE

Objetivo

Pgina 2

Introduo

Pgina 2

Descrio do Experimento

Pgina 2

Concluso

Pgina 7

Bibliografia

Pgina 7

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA UNISANTA DISCIPLINA: MDULO: Laboratrio de Engenharia Mecnica II Resistncia dos Materiais

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica Sigla: Turma: Pgina: 2

1- Objetivo
Verificar a existncia de descontinuidades ou defeitos em materiais metlicos usando os princpios dos END (Ensaio No Destrutivo) de modo que no sejam alteradas as suas propriedades de origem.

2- Introduo Terica
Estes ensaios so feitos atravs de princpios fsicos definidos, sem alterar suas caractersticas fsicas, qumicas, mecnicas ou dimensionais e sem interferir em seu uso posterior. O END uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para reduzir os custos e aumentar a confiabilidade da inspeo. So utilizados na fabricao, construo, montagem, inspeo em servio e manuteno. Alm disso, so largamente aplicados em soldas, fundidos, forjados, laminados, plsticos, concreto, entre outros, nos setores petrleo/petroqumico, nuclear, aeroespacial, siderrgico, ferrovirio, naval, eletromecnico e automotivo. Entre os mtodos de END esto aqueles capazes de proporcionar informaes a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das caractersticas tecnolgicas de um material, ou ainda, da monitorao da degradao em servio de componentes, equipamentos e estruturas. Os mtodos mais usuais so: ensaio visual, lquido penetrante, partculas magnticas, ultrassom, radiografia (Raios X e Gama), correntes parasitas, anlise de vibraes, termografia, emisso acstica, estanqueidade e anlise de deformaes. Para obter resultados satisfatrios e vlidos, essencial possuir uma equipe formada por profissionais treinados e qualificados. Os testes tambm devem seguir os procedimentos de execuo de ensaios qualificados com base nas normas e critrios de aceitao e os equipamentos precisam estar devidamente calibrados.

3- Descrio do Experimento

Realizamos em laboratrio os seguintes experimentos:

Partculas Magnticas Yokes


O ensaio por partculas magnticas usado para detectar descontinuidades superficiais e sub superficiais em materiais ferromagnticos. So detectados defeitos de trincas, junta fria, incluses, gota fria, dupla laminao, falta de penetrao, dobramentos, segregaes, entre outros. O mtodo est baseado na gerao de um campo magntico que percorre toda a superfcie do material. As linhas magnticas do fluxo induzido no material desviam-se de sua trajetria ao encontrar uma descontinuidade superficial ou sub superficial, criando assim uma regio com polaridade magntica, altamente atrativa a partculas. No momento em que se provoca esta magnetizao na pea, aplicam-se as partculas magnticas por sobre a pea que ser atrada

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA UNISANTA DISCIPLINA: MDULO: Laboratrio de Engenharia Mecnica II Resistncia dos Materiais

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica Sigla: Turma: Pgina: 3

localidade da superfcie que conter uma descontinuidade formando assim uma clara indicao de defeito. Alguns exemplos tpicos de aplicaes so fundidos de ao ferrtico, forjados, laminados, extrusados, soldas, peas que sofreram usinagem ou tratamento trmico (porcas e parafusos), trincas por retfica e muitas outras aplicaes em materiais ferrosos. Para que as descontinuidades sejam detectadas importante que elas estejam de tal forma que sejam "interceptadas" ou "cruzadas" pelas linhas do fluxo magntico induzido. Consequentemente, a pea dever ser magnetizada em pelo menos duas direes defasadas de 90. Para isto, utilizamos os yokes, mquinas portteis com contatos manuais ou equipamentos de magnetizao estacionrios para ensaios seriados ou padronizados. O uso de leitores ticos representa um importante desenvolvimento na interpretao automtica dos resultados.

Vantagens
capaz de detectar descontinuidades superficiais e sub-superficiais; Sua realizao relativamente simples e rpida; A preparao das peas para o ensaio simples, no havendo necessidade das possveis descontinuidades estarem necessariamente abertas superfcie, como no ensaio com lquidos penetrantes; O tamanho e a forma da pea inspecionada tem pouca ou nenhuma influncia no resultado.

Limitaes
aplicvel apenas aos materiais ferromagnticos, ou seja, principalmente os aos estruturais ao carbono, de baixa e mdia liga, ferros fundidos ligas a base de cobalto; A forma e a orientao das descontinuidades em relao ao campo magntico interferem fortemente no resultado do ensaio, sendo necessria, em muitos casos, a realizao de mais de um ensaio na mesma pea; Muitas vezes necessria a desmagnetizao da pea aps a inspeo; Em geral so necessrias correntes eltricas elevadas, que podem causar o aquecimento indesejado das partes examinadas.

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA UNISANTA DISCIPLINA: MDULO: Laboratrio de Engenharia Mecnica II Resistncia dos Materiais

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica Sigla: Turma: Pgina: 4

*Para revelar as partculas magnetizadas realinhadas, foi aplicado um spray reagente de ultravioleta para que pudssemos enxergar as falhas ao aplicar a luz negra.

Lquido Penetrante

O ensaio por Lquidos Penetrantes considerado um dos melhores mtodos para a deteco de descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade, como metais ferrosos e no ferrosos, alumnio, ligas metlicas, cermicas, vidros, certos tipos de plsticos e materiais organosintticos. Tambm so utilizados para a deteco de vazamentos em tubos, tanques, soldas e componentes. Para aplicar o lquido usado um pincel, pistola, lata de aerossol ou mesmo a imerso do produto que recebero ensaio. Depois de aplicado, o lquido age por um tempo de penetrao. Depois de remover o penetrante do produto por meio de lavagem com gua ou remoo com solventes, um revelador (talco) mostra a localizao das descontinuidades superficiais com preciso. Este mtodo est baseado no fenmeno da capilaridade - o poder de penetrao de um lquido em reas extremamente pequenas devido a sua baixa tenso superficial. Descontinuidades em materiais fundidos tais como gota ria, trinca de tenso provocada por processos de tmpera ou revenimento, descontinuidades de fabricao ou de processo tais como trincas, costuras, dupla laminao, sobreposio de material, trincas provocadas pela usinagem, ou fadiga do material ou mesmo corroso sob tenso, podem ser facilmente detectadas pelo mtodo de Lquido Penetrante.

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA UNISANTA DISCIPLINA: MDULO: Laboratrio de Engenharia Mecnica II Resistncia dos Materiais

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica Sigla: Turma: Pgina: 5

Vantagens
Simplicidade: fcil de fazer e de interpretar os resultados. Aprendizado simples e requer pouco tempo de treinamento do inspetor. Como a indicao assemelha-se a uma fotografia do defeito, muito fcil de avaliar os resultados. Em contrapartida o inspetor deve estar ciente dos cuidados bsicos a serem tomados (limpeza, tempo de penetrao, etc), pois a simplicidade pode se tornar uma faca de dois gumes. No h limitao para o tamanho e forma das peas a ensaiar, nem tipo de material; por outro lado, as peas devem ser susceptveis limpeza e sua superfcie no pode ser muito rugosa e nem porosa. O mtodo pode revelar descontinuidades (trincas) extremamente finas (da ordem de 0,001 mm de abertura).

Limitaes
A aplicao do penetrante deve ser feita numa determinada faixa de temperatura permitida ou recomendada pelo fabricante dos produtos. Superfcies muito frias (abaixo de 5oC ) ou muito quentes (acima de 52oC) no so recomendveis ao ensaio. Algumas aplicaes das peas em inspeo fazem com que a limpeza seja efetuada da maneira mais completa possvel aps o ensaio (caso de maquinaria para indstria alimentcia, material a ser soldado posteriormente, etc). Este fato pode tornar-se limitativo ao exame, especialmente quando esta limpeza for difcil de fazer.

Ultrassom
O ensaio ultrassnico baseia-se no fenmeno de reflexo de ondas acsticas quando encontram obstculos sua propagao, dentro do material. A onda ser refletida retornando at a sua fonte geradora, se o obstculo estiver numa posio normal (perpendicular) em relao ao feixe incidente. O ultrassom o mtodo de ensaio no destrutivo mais utilizado mundialmente para o ensaio de descontinuidades internas nos materiais. Ultrassom so ondas acsticas com frequncias acima do limite audvel. Normalmente, as frequncias ultrassnicas situam-se na faixa de 0,5 a 25 Mhz. O pulso ultrassnico transmitido para o material atravs de um transdutor especial, usualmente denominado de cabeote. Os pulsos ultrassnicos refletidos por uma descontinuidade, ou pela superfcie oposta da pea (ecos de fundo), so captados pelo transdutor, convertidos em sinais eletrnicos e mostrados na tela plana de cristal lquido do aparelho. Geralmente, as dimenses reais de uma descontinuidade interna podem ser estimadas com uma razovel preciso atravs da altura dos ecos refletidos, fornecendo meios para que a pea possa ser aceita, ou rejeitada, baseando-se nos critrios de aceitao da norma aplicvel. As maiores aplicaes deste ensaio so os ensaios em soldas, laminados, forjados, fundidos, materiais compostos, medio de espessura, corroso, etc. O ensaio ultrassnico , sem sombra de dvidas, o mtodo de ensaio no destrutivo mais utilizado e o que apresenta o maior crescimento, para a deteco de descontinuidades internas. Isto se deve a:

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA UNISANTA DISCIPLINA: MDULO: Laboratrio de Engenharia Mecnica II Resistncia dos Materiais

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica Sigla: Turma: Pgina: 6

Facilidade na execuo do ensaio; Baixo investimento. Velocidade de realizao; Alta sensibilidade; Ampla gama de espessuras que podem ser ensaiadas (acima de 10m em ao)

Por muito tempo o ultrassom tem sido empregado nos ensaios de aprovao, controle de processo, inspeo de aeronaves e nas indstrias nuclear, petroqumica e siderurgia. utilizado na caracterizao de materiais; um exemplo tpico a avaliao da resistncia do cimento baseada na velocidade de propagao do som, ou na determinao do grau de nodularizao de ferro fundido nodular utilizado em pontas de eixo da indstria automobilstica. As aplicaes mais recentes ocorrem no controle da qualidade de materiais compostos, no ensaio de unies coladas de madeira, plsticos, metais e no controle de solda a ponto. A escolha do equipamento, transdutores e os procedimentos de ensaio requerem um cuidadoso estudo para que se obtenha o nvel de sensibilidade requerido e a correta interpretao do resultado. As tcnicas ultrassnicas so, basicamente, divididas em duas: tcnicas de contato e tcnicas sem contato (imerso). Na tcnica de contato o transdutor diretamente aplicado no objeto usando-se gua, leo ou outros agentes que sirvam de meio acoplante; na tcnica sem contato o transdutor manipulado a certa distncia do objeto de ensaio, dentro de um meio que pode ser gua ou leo leve; isto traz vantagens por eliminar a influncia da variao do acoplamento. A escolha da tcnica dever ser feita levando-se em considerao a sensibilidade, forma geomtrica da pea, tipo e orientao da descontinuidade, simplicidade de operao, velocidade necessria para a inspeo, etc.. A tcnica de contato mais aplicada a produtos de grandes dimenses e estruturas soldadas, ao passo que a tcnica de imerso utilizada para o ensaio de grandes lotes de peas pequenas e idnticas atravs de sistemas automatizados, especialmente na indstria automobilstica e aeronutica onde se exige alta sensibilidade no ensaio. Em ambos os casos a avaliao da descontinuidade baseada na comparao entre os sinais obtidos atravs dos blocos de calibrao com descontinuidades artificiais com dimenses e localizaes conhecidas, com aqueles obtidos da pea ensaiada.

UNIVERSIDADE SANTA CECLIA UNISANTA DISCIPLINA: MDULO: Laboratrio de Engenharia Mecnica II Resistncia dos Materiais

Faculdade de Engenharia Industrial Mecnica Sigla: Turma: Pgina: 7

Limitaes
Materiais com alta atenuao acstica (madeira, concreto, certos fundidos e metais no ferrosos), ou a alta temperatura, so ensaios de difcil realizao; Peas com formato complexo; A sensibilidade do ensaio afetada pela condio superficial do objeto; A relativa dificuldade na interpretao do sinal, a qual requer um longo treinamento.

4- Concluso
Os ensaios no destrutivos apresentam uma parte importante nas inspees dos materiais, inspees essas que podem ser realizadas desde materiais em construo, como em materiais a anos sendo usandos, como soldas por exemplo. Cada END tem a sua funo e deve ser usado com muita cautela pois eles requerem muito treinamento para poderem serem aplicados e compreendidos por completo, em alguns casos o mau uso desses procedimentos pode interferir nas propriedades dos materiais, de forma direta ou indireta, a inteno dos END no manipular de forma alguma o material a ser ensaiado e sim somente analisar o seu estado atual.

5- Bibliografia
http://www.metalica.com.br/o-que-e-end-ensaio-nao-destrutivo www.compoende.com.br/ultra.doc Apostila fornecida no material didtico de Laboratrio II pelo professor Neris

Das könnte Ihnen auch gefallen