Sie sind auf Seite 1von 9

ARTES VISUAIS NA EDUCAO INFANTIL1 Adriana Maria dos Santos* Maria Helena Dias Fratari** De que vale olhar

sem ver?
(Goethe)

Resumo O objetivo deste artigo mostrar a importncia que a arte tem na vida da criana e as contribuies do educador neste processo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB 9.394/96 tornou obrigatrio o ensino de arte na educao bsica e como o professor da educao infantil poder promover situaes de aprendizagem utilizando as artes visuais?Atravs da arte a criana pode expressar seus sentimentos, medos e frustraes? A educao atravs da arte constitui um importante meio para o desenvolvimento da criana, o acesso a essa leitura permite grandes descobertas Dessa maneira a criana apropria de diversas linguagens adquirindo uma sensibilidade e capacidade de lidar com formas, cores, imagens, gestos, fala e sons e outras expresses.. O contato com a obra se d pela mediao de um educador sensvel, capaz de criar situaes em que possa ampliar a leitura e compreenso da criana sobre seu mundo e sua cultura. Tendo como objetivo aproximar a arte do universo infantil, a criana passa a conhecer arte ao mesmo tempo em que fazem Arte. Palavras-chave: Artes Visuais. Educao Infantil. Professor Mediador.
INTRODUO

Na realizao deste estudo foi utilizado como proposta metodolgica a pesquisa bibliogrfica, que possibilita buscar informaes e comprovaes do assunto abordado.
A pesquisa bibliogrfica desenvolvida a partir de material j elaborado, constitudo principalmente de livros cientficos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, h pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliogrficas (GIL, 1999, p.65).

Em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB 9.394/96 tornou obrigatrio o ensino de arte na educao bsica. Como auxilio aos professores e, tendo em vista o cumprimento das determinaes da nova LDB, foram criados os

Artigo elaborado para a concluso do curso Graduao em Pedagogia da Faculdade Catlica de Uberlndia M-G Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade Catlica de Uberlndia-MG. 2011/1./dri.msantos@hotmail.com. ** Professora Orientadora da Faculdade Catlica de Uberlndia- MG.mhfratari@hotmail.com.
* 1

Parmetros Curriculares Nacionais em 1997. Mesmo no sculo XXI, aps vrias crticas ao ensino de arte e com diversas propostas renovadoras, a educao brasileira, em geral, ainda segue o modelo da tendncia tradicionalista. De acordo com os Referenciais Curriculares

Nacionais da Educao Infantil (RCNEI)- 1998, as Artes Visuais na educao infantil ao longo da histria, eram entendidas como mero passa tempo, no tinha importncia, as artes visuais envolvem: desenho, pintura, colagem, gravura, escultura, fotografia, desenho no computador, vdeo, cinema, televiso e outros. A definio de criana est organizada nos RCNEI (1988) como sendo:
a criana como todo ser humano, um sujeito social e histrico e faz parte de uma organizao familiar que est inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histrico. profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas tambm o marca. . (BRASIL, 1998, p.21) Assim a criana ao estabelecer interaes com as pessoas e o meio em que vive ela estar construindo seu conhecimento e ampliando suas hipteses sobre o mundo.

De acordo com os RCNEI, (1998):


as instituies de educao infantil devem favorecer um ambiente fsico e social onde as crianas se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo seguras para se arriscar e vencer desafios. Quanto mais rico e desafiador for esse ambiente, mais ele lhes possibilitar a ampliao de conhecimentos acerca de si mesmos, dos outros e do meio em que vivem. (BRASIL, 1998, p.15)

A arte est presente na vida do homem desde o perodo da pr-histria, quando ele j se pintava nas paredes das cavernas e assim ele fazia sua arte. Iavelberg (2003) confirma que:
A Arte promove o desenvolvimento de competncias, habilidades e conhecimentos necessrios a diversas reas de estudo, entretanto, no isso que justifica a sua insero no currculo escolar, mas seu valor intrnseco como construo humana, como patrimnio comum a ser apropriado por todos. (IAVELBERG, 2003, p.43)

Uma das principais atribuies da arte na educao infantil, que ela possibilita que a criana amplie seu conhecimento, suas habilidades e a descoberta de suas potencialidades. Atravs da arte a criana expressa seus sentimentos, medos e frustraes. Ao pintar uma tela, uma folha ou at mesmo uma parede de azulejo, ela est ampliando sua relao com o mundo de forma espontnea. Dessa maneira a criana apropria de diversas linguagens adquirindo uma sensibilidade e capacidade de lidar com formas, cores, imagens, gestos, fala e sons e outras expresses.

A arte fundamental na educao infantil, o conhecimento da imagem importante para o desenvolvimento cognitivo e emocional, perceptivo da criana. O professor dever incentiv-la em suas criaes, valorizando suas diferentes formas de expressar e comunicar com o meio. Segundo Eisner (2008):
h quatro coisas principais que as pessoas fazem com a arte. Elas a fazem. Elas as vem. Elas entendem o lugar da arte na cultura, atravs dos tempos. Elas fazem julgamentos sobre suas qualidades. Alm disso, [...] as artes envolvem aspectos estticos que esto relacionados educao da viso, ao saboreio das imagens, leitura do mundo em termos de cores, formas e espao; e propiciam ao sujeito construir a sua interpretao do mundo, pensar sobre as artes e por meio das artes. (EISNER, 2008, p.85),

O principal objetivo da arte na educao formar o ser criativo e reflexivo que possa relacionar-se como pessoa. A arte permeia nossas vidas, nos encoraja a dialogar com o mundo, nos permite refletir sobre ns mesmos, ensina a criana a valorizar o trabalho do outro respeitando assim a diversidade cultural. A criana na educao infantil precisa ser estimulada para que ela conquiste novos saberes e aproprie de seu conhecimento. importante que o educador apresente obras de arte de diferentes artistas e movimentos da histria da arte, mas sempre deixando a criana criar a sua prpria obra. A arte transforma e possibilita novos caminhos na vida da criana. Valorizar as produes infantis valorizar o ser humano em seu desenvolvimento. A imagem visual tem uma presena marcante no cotidiano das pessoas, preciso conhecer a produo artstica tendo conscincia da nossa participao enquanto construtores da cultura do nosso tempo.

O Professor Mediador tem um papel fundamental na vida das crianas Esta pesquisa visa valorizar as produes infantis auxiliando as crianas na construo de seu prprio conhecimento, se faz necessrio que o professor da educao infantil tenha um novo olhar para a produo plstica da criana como os desenhos, pinturas, colagens e outras expresses apropriando do seu universo de imagens. O educador sendo mediador dever auxiliar o educando a refletir sobre as imagens de forma crtica, reflexiva e construtiva. O que se aprende no se esquece, a

criana um ser criativo e est na mo dos mediadores facilitarem esta aprendizagem que ser para a vida inteira. No dizer de Perrenoud (1993), ser mediador entre o aprendiz e o conhecimento torn-lo sanvel no sentido de ajudar na mobilizao da aprendizagem cultural atravs da arte, encontrar essas brechas de acesso, tangenciando assim os desejos, os interesses e as necessidades das crianas antenadas aos saberes, aos sentimentos e as informaes que elas trazem consigo. No encontro com a arte enquanto objeto de conhecimento sempre h necessidade de um professor sensvel, capaz de criar situaes em que possa ampliar a leitura e compreenso do homem sobre seu mundo e sua cultura. Cabe ao professor abrir dilogos internos, enriquecidos pela socializao dos saberes pessoais de cada produtor, fruidor2 e aprendiz do conhecimento . O objetivo maior no simplesmente propiciar aos aprendizes que conheam apenas artistas como Monet, Picasso ou Volpi, mas que a criana conhea tempos e lugares diferentes podendo falar dos seus sonhos, de sua cultura, de sua realidade, esperana e desesperana de seu modo singular de expressar por intermdio da arte. Nesse sentido mediar proporcionar o acesso ao modo como outras crianas, jovens e artistas de outros tempos e lugares produziram artisticamente, O papel do professor importante no ensino da arte, ele precisa instigar a criana para que ela se expresse e represente o seu pensamento. A criana a todo o momento tem que ser desafiada, dessa forma ela vai perceber o seu potencial, suas habilidades e capacidade de compreender o mundo que a cerca. O professor tem que resgatar a criao e a fantasia da criana permitindo que ela expresse a sua maneira o que est sentindo e oferecendo assim vrios materiais expressivos (lpis, canetas, carvo, massas, tintas diversas, giz de cera, papis, papelo e outros) para que ela possa explorar sua criatividade. Segundo Vygotsky (1984)
[...] na instituio chamada escola ensinar e aprender e fruto de um trabalho coletivo. Aprendizes e mestre celebram o conhecimento a
Refere-se reflexo, conhecimento, emoo, sensao de prazer advindo da ao que a criana ao se apropriados sentidos e emoes gerados o contato com as produes artsticas.
2

cada dia, quando ensinam e quando aprendem, cabe ao professor mediador organizar estratgia que permitam a manifestao das concepes prvias dos alunos. (VYGOTSKY, 1984, p.18)

Nessa perspectiva o professor o mediador entre a criana e o objeto de conhecimento, ele quem propicia situaes que despertam a curiosidade e o interesse da criana garantindo assim um ambiente prazeroso de experincias educativas e sociais. Ferraz e Fusari (1999, p.84) quando o educador sabe intermediar os conhecimentos, ele capaz de incentivar a construo e habilidades: do ver, do observar, do ouvir, do sentir, do imaginar e do fazer da criana.

A Importncia das Artes Visuais na Educao Infantil A criana sofre influncia da cultura seja por imagens de produes artsticas como: a TV, livros revistas obras de artes e outros. Nesse sentido as Artes Visuais devem ser aceitas como uma linguagem que tem estrutura e caracterstica prprias cuja aprendizagem acontece por meio dos seguintes aspectos de acordo com o RCNEI (1998):
Fazer artstico-centrado na explorao, expresso e comunicao de produo de trabalhos de arte por meio de prticas artsticas, propiciando o desenvolvimento de um percurso de criao pessoal; Apreciao percepo do sentido que o objeto prope, articulandoo tanto aos elementos da linguagem visual quanto aos materiais e suportes utilizados, visando desenvolver, por meio da observao e da fruio, a capacidade de construo de sentido, reconhecimento, anlise e identificao de obras de arte e de seus produtores; Reflexo considerada tanto no fazer artstico como na apreciao, um pensar sobre todos os contedos do objeto artstico que se manifesta em sala, compartilhando perguntas e afirmaes que a criana realiza instigada pelo professor e no contato com suas prprias produes e as dos artistas. (BRASIL.1998, p.89)

Segundo Barbosa (1991, p.28) a arte deve ser uma fonte de alegria e prazer para a criana quando permite que a organizem seus pensamentos e sentimentos presentes em suas atividades criadoras. A arte tem influncia importante sobre o desenvolvimento da personalidade infantil e por isso a atividade artstica deve ser estimulada por meio dos sentidos da imaginao e de atividades ldicas que ampliem as possibilidades cognitivas, afetivas, sociais e criadoras da criana. Barbosa (1991) comenta:

Arte no apenas bsica, mais fundamental na educao de um pas que se desenvolve. Arte no enfeite, arte cognio, profisso e uma forma diferente da palavra interpretar o mundo, a realidade o imaginrio e contedo. Como contedo, arte representa o melhor trabalho do ser humano (BARBOSA, 1991, p.4).

Ferreira (2008, p.34) diz que importante lembrar que a atividade artstica na escola no para acalmar as crianas ou descansar o professor, ou simplesmente ser uma atividade complementar. A arte muito mais do que isso, arte tem a funo de favorecer a ao espontnea facilitar a livre expresso e permitir a comunicao, ela contribui para formao intelectual da criana desenvolvendo conhecimentos e habilidades, utilizando as mais diferentes linguagens para expressar experincias, sensveis. Para que a aprendizagem infantil ocorra com sucesso temos que acreditar no potencial de criao, imaginao e sensibilidade de cada criana. Atravs da arte a criana se expressa, ao fazer suas produes artsticas ela cria usando a imaginao. No espao escolar a criana dever ser incentivada a desenvolver variadas atividades como o desenhar, modelar, pintar, ora com recursos da natureza, ora com sucatas ou papis preferencialmente coloridos. Nessa perspectiva a criana constri o conhecimento a partir das interaes com o meio em que vive. A criana no seu desenvolvimento esttico e artstico reconhece o objeto independente da presena fsica e imediata. De acordo com Cunha (2002, p.170) no desenvolvimento da linguagem grfico-plstico o professor espera que a criana faa produes semelhantes ao real, mas ele esquece que a constituio do vocabulrio visual como as formas, as linhas, as cores, o espao, os pontos e volumes se estruturam na medida em que a criana entra em contato com os materiais e os instrumentos como: buchas, pincis, esponjas, rolhas, rolos e outros e a criana vai deixando as suas marcas nos diferentes suportes: no papel, na argila, nas pedras, na madeira e vai formar assim a linguagem visual da criana e criando o seu vocabulrio pictrico. A relao que a criana estabelece com os diferentes materiais se d, no incio, por meio da explorao sensorial. As representaes bidimensionais e construo de objetos tridimensionais nascem do contato com novos materiais, no fluir da imaginao e no contato com as obras de arte. Lowenfeld (1997, p. 34), no primeiro ano de vida a criana j capaz de manter ritmos e produzir seus primeiros traos grficos conhecido como garatujas. As

garatujas infantis so to diferentes entre si como as crianas, umas so firmes e ousadas com movimentos largos, outras delicadas e tmidas. Entre os trs e quatro anos as crianas do nome a sua garatuja consegue relacionar suas imagens mentais com o que desenham so as garatujas ordenadas. A partir dos dois anos comea a traar linhas no papel assim que tem em mos um lpis sente-se feliz com esse movimento desordenado este exerccio essencial, medida que repetem os traos a criana passa a sentir mais confiante. Para a criana os traados em um pedao de papel significam alegria, felicidade dessa forma consegue aos poucos ter o domnio dos movimentos. As estruturas tridimensionais podem ser desenvolvidas por meio da colagem, montagem e justaposio de sucatas de embalagens diversas, elementos da natureza, tecidos etc. O professor deve oferecer s crianas sucatas que possam ser empilhadas, encaixadas, justapostas para diversas construes. Nos desenhos a criana age, reflete,abstrai sentidos de suas experincias, pois ela constri significados sobre o que e foi o desenho na sua histria medida que a criana cresce desenvolve o raciocnio crtico em relao ao seu trabalho e proporciona interminveis possibilidades de novas experimentaes. Derdyk (2003 p.64) afirma: A criana em um determinado momento percebe que tudo que est depositado no papel partiu dela. No lhe foi dado, foi inventado por ela mesma. Inaugura-se o terreno da criao. de fundamental importncia possibilitar a criana a percepo, manipulao e transformao de diferentes materiais. Propiciar a troca de experincia entre as crianas de forma espontnea, fazer com que o prazer pelo ldico seja o gerador processo de produo, compreender a arte como linguagem que constri objetivos plenos com sentidos, valorizar e respeitar as criaes artsticas das crianas. Por tanto o trabalho com arte torna-se uma possibilidade de auxiliar a criana em seu processo de aprendizagem facilitando e motivando a construo do conhecimento de forma produtiva, criativa e prazerosa,

Consideraes finais Este estudo teve como objetivo mostrar a importncia da arte na educao infantil. Atravs de pesquisas bibliogrficas percebe-se que alguns autores citados falam das possibilidades que a arte proporciona na vida das crianas. Por meio da arte

adquirimos novas habilidades fazemos novas descobertas expressamos nossas frustraes e angstias, adquirimos autoconfiana, aprendemos a valorizar o nosso potencial trocamos experincias. A educao atravs da arte auxilia no desenvolvimento criativo e esttico, medida que adquirimos gosto pela arte nos tornamos seres mais crticos e reflexivos. Nesse sentido as artes visuais na educao infantil so importantes para as crianas vivenciarem suas experincias e desenvolver o conhecimento em diferentes produes artsticas. A arte nos proporciona um encantamento nas suas variadas formas. O contato com a arte possibilita novos saberes. O universo infantil rico dentro das diferentes linguagens da arte e a criana se sente feliz quando estimulada e valorizada por suas produes. s vezes o educador esquece que j foi criana, e no leva em conta o saber da criana em suas produes. As produes infantis devem ser valorizadas e no comparadas, porque cada criana estabelece um contato com a arte nas mais variadas formas. Portanto para conseguir que uma sociedade valorize as produes artsticas em geral ser necessrio termos um novo olhar para com a educao infantil. Aprender apreciar e valorizar as produes infantis. Uma sociedade s aprende a valorizar sua cultura se for vivenciada desde criana. O papel do educador e fazer esta mediao para que as motive e incentive superando assim todos os obstculos e sintam autoras da sua arte com autonomia e espontaneidade. Ser criana conquistar seu espao de forma nica, sendo assim o professor deve entender um pouco desse universo infantil. O aprendizado do ser humano se d de vrias maneiras e est em constante busca de novos conhecimentos renovando- se a cada dia.

Referncias
BARBOSA, Ana Mae. Inquietaes e Mudanas no Ensino da Arte/Ana Mae Barbosa (org). In: conceitos e terminologias Aquecendo uma transforma-ao: Atitudes e Valores no da Arte. 2 ed .So Paulo: Cortez,2003. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Referencial curricular nacional para a educao infantil /Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. CUNHA, Susana Rangel Vieira da.Cor, Som e movimento: a expresso plstica, musical e dramtica no cotidiano da criana/ organizadora Suzana Rangel Vieira da Cunha. Porto Alegre: Mediao, 2002. FERRAZ, M.H. C. de T; FUSARI, M. F. de R. Metodologia do ensino da arte. So Paulo: Cortez, 1999. FERREIRA, Aurora. A criana e arte: o dia - dia na sala de aula /Aurora Ferreira. 3.ed.-Rio de Janeiro:Wak Ed.,2008. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2002. IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte; sala de aula e formao de professores/Rosa Iavelberg. Porto Alegre; Artemed,2003. LOWENFELD, Viktor. A criana e sua Arte/Victor Lowenfeld. 2.ed.So Paulo. MESTRE JOU ED. 1977. MONTAGNINI, Rosely Cardoso. Ensino das artes e msica: pedagogia/Rosely Cardoso Motagnini, Laura Celia Cabral Cava, Klsia Garcia Andrade. So Paulo: Pearsom Prentice Hall 2009. VYGOTSKY, Lev. A formao social da mente. 4a edio. So Paulo: Martins Fontes, 1991.

Das könnte Ihnen auch gefallen