Sie sind auf Seite 1von 3

CEEP

Professora:

CEEP

12 anos contribuindo para uma formao cidad


Nome: Data: __/__/2012 Disciplina: Geografia AVALIAO FINAL DA I UNIDADE
INSTRUES:

Srie/Turma: 1 ano ________

AVALIAO Nota:

1 Este instrumento de avaliao consta de 10 questes. Confira! 2 Valor 5,0 pontos. 3 Ao receber sua avaliao, observe se seu exemplar est completo. 4 Evite rasuras. 5 Use somente caneta de tinta azul ou preta. 6 No permitido o uso de corretivos 7 Leia com ateno cada enunciado antes de responder questo.

01. Observe o croqui apresentado abaixo.

c) O Brasil possui trs fusos horrios, o primeiro seguido apenas pelas ilhas ocenicas como Fernando de Noronha. d) O segundo fuso horrio brasileiro o que marca a hora oficial do Brasil. e) O fuso horrio inicial o de zero grau de longitude, ou seja, a linha correspondente ao Meridiano de Greenwich. 03. (UDESC) Sobre o movimento de rotao, pode-se afirmar que: I. Consiste na volta que a terra d em torno do seu prprio eixo (de si mesma) e realizado de oeste para leste; II. Tem durao de aproximadamente 24 horas e responsvel pela incidncia da luz solar por todo o Equador; III. responsvel pela alternncia entre os dias e as noites. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. c) Somente as afirmativas I e II so verdadeiras. d) Somente a afirmativa II verdadeira. e) Todas as afirmativas so verdadeiras.

A partir das coordenadas geogrficas apresentadas no croqui pode-se afirmar que a ilha est localizada nos hemisfrio. a) b) c) d) e) Norte e Oeste Sul e Oeste Norte e Leste Sul e Leste Norte e Sul

02. (UDESC) Com relao aos fusos horrios,


assinale a alternativa INCORRETA. a) Como o movimento de rotao de oeste para leste, os lugares localizados a leste esto mais adiantados do que os lugares localizados a oeste do globo. b) Fuso horrio o conjunto de 20 graus de longitude.

04. Observando o desenho a seguir, responda com os pontos cardeais e os pontos colaterais. Utilize a rosa-dos-ventos.

Os ngulos de incidncia dos raios solares sobre a superfcie da Terra, demonstrados nas figuras, apresentam duas situaes distintas, que caracterizam os solstcios e os equincios. Em ambas as figuras, o ponto A representa uma cidade sobre a linha do equador, ao meio-dia. A Figura 2 mostra a incidncia do sol trs meses aps a situao ilustrada na Figura 1. A Figura 2 representa o a) equincio de primavera no hemisfrio sul, quando a incidncia dos raios solares igual nos dois hemisfrios. b) equincio de outono no hemisfrio sul, quando a incidncia dos raios solares igual nos dois hemisfrios. c) equincio de outono no hemisfrio Norte, quando a incidncia dos raios solares igual nos dois hemisfrios. d) solstcio de vero no hemisfrio norte, quando a incidncia dos raios solares maior nesta regio da Terra. e) solstcio de vero no hemisfrio sul, quando a incidncia dos raios solares maior nesta regio da Terra. 06. Sobre o movimento de translao INCORRETO. a) a rbita que a Terra percorre ao redor do Sol. b) Essa trajetria realizada em 365 dias e 6 horas. c) Ocasiona as quatro estaes do ano. d) responsvel pelos solstcios e pelos equincios. e) Tem como resultado os fusos horrios. 07. Considerando as coordenadas geogrficas, associe os termos listados na Coluna A aos conceitos apresentados na Coluna B. COLUNA A 1 latitude 2 longitude 3 paralelos 4 meridianos

Em relao ao local de encontro do rio Pequeno com o rio Azul, qual a posio: - da vila? ______________________ - do aeroporto? _________________ - da floresta? ___________________ - do lago? ______________________ - das montanhas? ________________ - da represa? ___________________ - da estao? __________ 05. (UFG) Observe as figuras a seguir.

Disponvel em: <http://www.novaterraesoterico.blogspot.com>. Ilustrao esquemtica, sem escala. Acesso em: 18 set. 2010. [Adaptado]

COLUNA B

( ) linhas imaginrias verticais que convergem para os polos. ( ) linhas imaginrias traadas paralelamente a linha do Equador. ( ) distncia, expressa em graus, cujo ponto inicial Greenwich ( ) medida, em graus, que estabelece as coordenadas ao norte e ao sul Assinale a alternativa que preenche corretamente os parnteses da Coluna B, de cima para baixo. a) 1, 2, 3, 4 b) 1, 2, 4, 3 c) 4, 3, 2, 1 d) 3, 1, 2, 4 e) 3, 2, 1, 4 08.

As coordenadas do ponto B a) 3 de latitude Norte e 2 de longitude Oeste. b) 87 de latitude Sul e 2 de longitude Oeste. c) 3 de latitude Sul e 2 de longitude Leste. d) 2 de latitude Sul e 177 de longitude Leste. e) 3 de latitude Sul e 4 de longitude Leste. 10. Esse sistema foi projetado para fornecer o posicionamento instantneo e a velocidade de um ponto na superfcie terrestre ou prximo dela, atravs das coordenadas geogrficas. O apoio tcnico ao sistema dado por uma constelao de 24 satlites distribudos por 6 rbitas em torno da Terra. Pode ser aplicado em vrios ramos de atividade, em que a localizao geogrfica uma informao necessria. Foi originalmente concebido para ser utilizado na navegao area, martima e terrestre. Tornou-se importante instrumento para a realizao de levantamentos topogrficos e geodsicos, demarcao de fronteiras, unidades de conservao e de terras indgenas e implantao de eixos rodovirios, alm do monitoramento de caminhes de carga, carros ou qualquer tipo de transporte. O texto refere-se ao processo de localizao por a) Aerofotogrametria. b) Bssola. c) Projeo de Mercator. d) Representao Cartogrfica Tridimensional. e) Sistema de Posicionamento Global GPS.

MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.

Observe o planisfrio acima, considerando as ressalvas presentes no texto. Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupes, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distncia fsica possvel em rotas por via area, as direes aproximadas a serem seguidas seriam: a) Leste Norte Oeste b) Oeste Norte Leste c) Leste Noroeste Leste d) Oeste Noroeste Oeste 09. Responder questo com base no grfico, que representa parte das coordenadas geogrficas.

Das könnte Ihnen auch gefallen