Sie sind auf Seite 1von 3

CMARA DOS DEPUTADOS

PROJETO DE LEI N. 263, DE 2003


(Do Sr. Dr. Heleno) Suspende o pagamento das prestaes da casa prpria de muturios desempregados do Sistema Financeiro da Habitao.

DESPACHO: S COMISSES DE: TRABALHO, ADMINISTRAO E SERVIO PBLICO FINANAS E TRIBUTAO (ART. 54 RICD) CONSTITUIO E JUSTIA E DE REDAO (ART. 54 RICD)

APRECIAO: Proposio sujeita apreciao conclusiva pelas Comisses - Art. 24 II

PUBLICAO INICIAL
Art. 137, caput - RICD

Coordenao de Comisses Permanentes DECOM - P_6547

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1 Ser suspenso o pagamento das prestaes habitacional da casa prpria relativos aos financiamentos do Sistema Financeiro da Habitao SFH quando, comprovadamente, os respectivos muturios se encontrarem desempregados e sejam possuidores de apenas um imvel residencial. 1 A suspenso de pagamento referida no caput, ser concedida mediante solicitao expressa do devedor e vigorar, inicialmente, por um prazo de seis meses contado a partir da data da resciso do contrato de trabalho. 2 Permanecendo a condio de desemprego transcorrido o prazo do 1, novo prazo, improrrogvel, de seis meses, ser concedido ao muturio. 3 Caso, no decurso dos prazos referidos nos 1 e 2; o muturio se reinsira no mercado de trabalho, com ou sem vnculo empregatcio, interromper-se- a suspenso do pagamento. 4 A suspenso do pagamento de que trata o caput e o 2 s ser concedido uma vez a cada perodo de 10 (dez) anos. Art. 2 As prestaes cujos pagamentos foram suspensos nos termos desta lei sero incorporadas ao saldo devedor e sero pagas no final do financiamento cujo prazo ser dilatado em nmero igual de meses. Art. 3 Nenhuma medida coercitiva poder ser tomada em relao aos muturios em funo da utilizao do disposto na presente lei. Art. 4 Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. JUSTIFICAO Com a elevada taxa de desemprego que vem assolando o pas, e conseqente aumento da taxa de inadimplncia no Sistema Financeiro de Habitao, necessrio que se faa algo para minimizar a situao catica pela qual vem passando os muturios desempregados desse sistema.

Coordenao de Comisses Permanentes DECOM - P_6547 PL 263/03

Embora recebendo uma indenizao por ocasio de sua demisso, o muturio no se arrisca quitao do seu financiamento, uma vez que a previso de ingresso em outro emprego vem sendo cada vez mais remota, e ele precisa de recursos para cobrir suas despesas no perodo em que estiver desempregado. O propsito desta Lei objetiva dar um maior suporte a esses muturios desempregados que, com a suspenso temporria do pagamento do nus desse financiamento, tero maior tranqilidade para a busca de um novo emprego. Contamos com o apoio de nosso Pares para a aprovao deste projeto de lei.

Sala das Sesses, em 11 de maro de 2003.

Deputado Dr. HELENO

FIM DO DOCUMENTO

Coordenao de Comisses Permanentes DECOM - P_6547 PL 263/03

Das könnte Ihnen auch gefallen