Sie sind auf Seite 1von 6

Produo de Leite a Pasto

Levar o gado ao pasto e no o pasto ao gado

Menor custo, reduo da mo-de-obra Mais sade para os animais Menor impacto ambiental Maior rentabilidade

PRODUO DE LEITE A PASTO


Trata-se de um sistema de produo de leite em que o gado vai buscar seu alimento no pasto, ou seja, no se corta capim para fornecer aos animais no cocho. Esse sistema baseado no manejo intensivo da pastagem, que permite ter sempre pasto de qualidade capaz de permitir a produo de 10 a 12 litros de leite por vaca por dia, em regime de pasto. Mas, no Esprito Santo, em poca seca, o pasto no cresce e, portanto, no h alimento suficiente. Por isso, nessa poca, preciso alimentao complementar. Somente neste caso, a recomendao usar cana-de-acar picada + ureia, no cocho.

PRODUO A PASTO

Intensifica o uso, aumenta a produtividade, reduz o custo e causa menor impacto ambiental.

JUSTIFICATIVA
O Esprito Santo possui cerca de 1.800.000 hectares de pastagens, que em sua maioria so degradadas e formadas com gramneas de baixo valor nutritivo e que produzem pouco. Vrios fatores tm contribudo para este fato, dentre os quais podem ser relacionados: a cultura do caf ficar decadente, a rea abandonada plantada com capim, sem nenhuma correo ou adubao de solo. PCom o solo degradado, o produtor planta capim menos exigente e, portanto, menos produtivo. PO manejo das pastagens incorreto, pois no leva em considerao as caractersticas do clima e do capim.

PAps

O clima influi na produo de forragem. O inverno seco, com menor luminosidade e temperaturas mais amenas, limita o crescimento dos capins tropicais. Em consequncia, a oferta de forragem por rea menor do que a necessidade do rebanho. Essa a maior causa do superpastejo que acontece na poca seca, sendo to intenso, que a gramnea no consegue mais se recuperar. A rea fica sujeita eroso, e o solo vai sendo, ano aps ano, degradado at atingir o estgio que todos conhecem de "morro pelado". prtica comum no Estado arar "morros pelados" e macegas de forma incorreta e plantar braquiaro (Brachiaria brizantha). Isso tem causado prejuzos econmicos e ambientais. O conjunto de fatores descrito faz com que as pastagens sejam de baixo valor nutritivo e de baixa produtividade. Isso fica evidenciado na capacidade de suporte de apenas 0,7 UA (Unidade Animal = 450 kg de Peso Vivo) por hectare por ano, e na produo insignificante de 947 kg de leite por hectare por ano.

Por outro lado, a alimentao complementar no perodo da seca no prtica rotineira entre os produtores. Quando feita com forrageira de corte, no chega a satisfazer as exigncias dos animais, pois o manejo da capineira no adequado e a forragem, no momento do corte, est com baixo valor nutritivo e baixa digestibilidade. J o uso de silagem, de feno e de rao concentrada fica, em muitos casos, inviabilizado pelo custo elevado, enquanto a cana-de-acar + ureia no se generaliza, embora seja eficiente e de menor custo. A produo de leite no Estado tipicamente uma explorao familiar. De fato, 74% dos produtores entregam at 100 litros por dia e 49% entregam menos de 50 litros por dia aos laticnios. Para produzir 100 litros de leite com vacas que produzem 5 litros por dia (mdia estadual), seriam necessrias 20 vacas. Para manter essas 20 vacas, baseando-se na mdia estadual de 0,7 UA por hectare, seriam necessrios 34 hectares de pastagens. Entretanto, no sistema de produo a pasto, bastariam em torno de 4 hectares de pastagem e 1,0 hectare de cana-de-acar.

Sendo a alimentao o principal fator que limita a produo de leite, justifica-se um esforo concentrado na busca de melhorar o nvel nutricional do rebanho leiteiro atravs da melhoria das pastagens, conjugada com o uso de cana-de-acar + ureia, na poca seca.

OBJETIVOS
PViabilizar
a produo de leite e aumentar a produtividade das pastagens. PImplantar pastagens com capins mais produtivos e de melhor valor nutritivo. PIntensificar a explorao das pastagens, adequando o manejo ao tipo de solo, ao clima, topografia e principalmente espcie de capim. PReduzir a diferena de produo de leite entre o perodo das guas e o da seca. PMelhorar a sade dos animais. PReduzir o custo de produo. PPromover a adoo do uso da cana-de-acar com ureia como base da alimentao complementar do rebanho, no perodo da seca. PReduzir a rea de pastagem, liberando-a para reflorestamento ou recomposio da cobertura vegetal, principalmente as de preservao permanente, com vistas a melhorar a conservao do solo e aumentar a reteno de gua. PIncentivar o uso de adubao e de irrigao das pastagens.

OPERACIONALIZAO
A produo de leite a pasto para ser eficiente e econmica dever contemplar principalmente os seguintes fatores: Ppastejo rotacionado das pastagens, que consiste na subdiviso da pastagem em piquetes menores, que so pastejados diretamente pelos animais por um perodo de um a trs dias com perodos de descanso adequados para melhor crescimento da forrageira; Pexplorao de vacas adaptadas ( sangue holands zebu, girolando) regio e especializadas para leite; Psuplementao alimentar dos animais na poca seca com cana-deacar + ureia; Putilizao de manejo sanitrio adequado e rigoroso; Pmanejo reprodutivo adequado; Pinstalaes adequadas, higinicas e confortveis para os animais; Putilizao de forrageiras com alto potencial de produo (tanznia, capim elefante, mombaa, tifton 85, etc.).

IMPACTOS ESPERADOS
da capacidade de suporte das pastagens de 0,7 UA/ha/ano para 3 a 4 UA/ha/ano, permitindo, no perodo das guas, obter produes de at 12 kg de leite/vaca/dia, em regime exclusivo de pasto. PEsse nvel de produo, conjugado com alimentao complementar na poca seca, usando cana-de-acar + ureia, permitiria aumentos significativos na produo por rea, podendo chegar a 15.000 kg de leite/ha/ano. PRecomposio da cobertura vegetal nas reas de preservao permanente, hoje ocupadas com pasto, permitindo uma recuperao ecolgica com baixo custo de investimento. O aumento da capacidade de suporte das pastagens o principal fator para viabilizar a atividade de pecuria de leite dos pequenos produtores. Todavia, preciso que as demais tecnologias e procedimentos gerenciais tambm recebam as devidas atenes. Este programa, alm de viabilizar a produo de leite, traz no seu bojo o grande mrito social de garantir a permanncia dos pequenos produtores e trabalhadores no campo, alm de contribuir para a preservao ambiental.

PElevao

A produo de leite a pasto sempre associada alimentao complementar com cana-de-acar + ureia, na poca da seca.

INSTITUIES PARCEIRAS
Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca - Seag Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistncia Tcnica e Extenso Rural - Incaper Instituto de Defesa Agropecuria e Florestal - Idaf Servio Nacional de Aprendizagem Rural - Senar Prefeituras Municipais Federao de Agricultura do Esprito Santo - Faes Federao dos Trabalhadores na Agricultura do ES - Fetaes Cooperativas de Laticnios do Esprito Santo Organizao das Cooperativas do Estado do ES - OCB/ES-SESCOOP/ES Empresas ligadas cadeia produtiva e industrial de leite Sebrae Documentos n 129 (3 Edio) ISSN 1519-2059 Editor: DCM/Incaper Tiragem: 3.000 Vitria-ES/Agosto/2011 coordenacaoeditorial@incaper.es.gov.br www.incaper.es.gov.br

per

Das könnte Ihnen auch gefallen