Sie sind auf Seite 1von 2

Maria Angela Cezar Garcia Lozano 613168562 / 0200067217 Polo : So Bernardo do Campo / SP CST Recursos Humanos ATIVIDADE AVALIATIVA

A II DIREITO DO TRABALHO - ENTREGA 10/04/2013 Estudo de caso Alberto foi contratado por uma empresa de prestao de servios de informtica, na funo de tcnico, para trabalhar em favor de um grande banco privado. Depois de dois anos, ao verificar que seu salrio no recebera o mesmo reajuste concedido a um colega admitido na mesma data, que exerce a mesma funo, informou a empresa a irregularidade e avisou que entraria com uma Reclamao Trabalhista, com o objetivo de cobrar as diferenas salariais resultantes da aplicao do ndice de reajuste concedido ao colega, alm de seus reflexos. Antes mesmo de ingressar em juzo, o empregador o convocou para uma reunio, realizada na presena de outros empregados, para indag-lo sobre sua pretenso. Ao ser inquirido, confirmou seu propsito e alegou que se sentia preterido e injustiado, j que sempre cumprira suas funes com o mesmo nimo que o colega beneficiado. Aps o encerramento da reunio, Alberto, passou a ser alvo de desprezo por parte de seus superiores, que comearam a ignor-lo e a humilh-lo na frente de outros colegas, alm de reduzirem substancialmente suas atribuies, a ponto de o deixarem sem qualquer atividade durante mais de dois meses. Essa situao permaneceu inalterada por mais um ms, quando Alberto no mais a suportou e procurou a Justia do Trabalho para que fossem tomadas as medidas legais cabveis. Cumpre ressaltar que a empresa no possui pessoal organizado em plano de carreira. Diante disso, pergunta-se: 1) No presente estudo de caso, Alberto pode pleitear na Justia do Trabalho a equiparao salarial? Por qu? (2,5) Resposta : No presente estudo de caso, Alberto pode sim pleitear na Justia do Trabalho a equiparao salarial, porque de acordo com o artigo 461 da CLT, sendo idntica a funo, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponder igual salrio, sem distino de sexo, nacionalidade ou idade. 2) Alberto pode pleitear na Justia do Trabalho, a chamada Resciso Indireta? Explique a sua resposta.(2,5) Resposta : Sim, Alberto pode pleitear na Justia do Trabalho, a chamada Resciso Indireta, porque aps o ocorrido, passou a ser alvo de desprezo por parte de seus superiores, que comearam a ignor-lo e a humilh-lo na frente de outros colegas, alm de reduzirem substancialmente suas atribuies, a ponto de o deixarem sem qualquer atividade durante mais de dois meses. E de acordo com o artigo 483 da CLT [...praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama...], o empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao de acordo com algumas normas entre elas a ofensas a honra de empregado ou a sua famlia.

3) A situao vivida por Alberto pode caracterizar um Assdio Moral, passvel de indenizao por danos morais?(2,5) Resposta : A situao vivida por Alberto pode caracterizar Assdio Moral, pelo fato de ter sido humilhado, rebaixado na frente de seus colegas. Trata-se de Direito Personalssimo, toda e qualquer conduta abusiva, manifestando-se, sobretudo, por comportamento, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer danos personalidade, dignidade ou integridade fsica ou psquica de uma pessoa, pr em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho. 4) Com relao s mudanas nas atribuies do Alberto, a legislao trabalhista permite a alterao nas condies do trabalho do empregado? Explique a sua resposta.(2,5) Resposta : Com relao s mudanas nas atribuies do Alberto, a legislao trabalhista configura que segundo o artigo 468 da CLT, nos contratos individuais de Trabalho s lcita a alterao das respectivas condies, por mtuo consentimento, e, ainda assim, desde que no resultem, direta ou indiretamente, prejuzo ao empregado, sob pena de nulidade de clusula infringente desta garantia.

Das könnte Ihnen auch gefallen