Sie sind auf Seite 1von 6

Resenhas

A permanncia do mito da
sociedade primitiva no mundo contemporneo
KUPER, Adam
A reinveno da sociedade primitiva: transformaes de um mito. Recife: UFPE, 2008.

POR

Jssica Hiroko de Oliveira1

ratando-se de uma edio revista de The invention of the primitive society, o livro A reinveno da sociedade primitiva: transformaes de um mito busca traar um histrico das teorias e discursos que, com base nas idias de povos primitivos, sustentaram-se subseqentemente, concomitante ao prprio desenvolvimento da antropologia como cincia, na segunda metade do sculo XIX. J o ttulo sugere as mudanas e continuidades das reflexes de Adam Kuper acerca do tema. O autor acrescenta primeira edio estudos sobre a influncia darwiniana no perodo vitoriano, a fim de melhor delinear as transformaes histricas da concepo de sociedade primitiva. Esta, agora descrita pelo autor como um mito, que longe de extinguir-se, renasce com novos atores, facetas e iderios polticos que resultam em novas problematizaes discutidas em um novo captulo.
Estudante do Curso de Especializao em Ensino de Sociologia da Universidade Estadual de Londrina
1

300

Mediaes v. 14, n.1, p. 300-305, Jan/Jun. 2009 Recebida em 16 de abril de 2009. Aceita em 29 de maio de 2009.

Na primeira parte de seu livro, tendo como base textos clssicos da Antropologia do Direito e de Histria Antiga, o autor lembra que os estudos pioneiros referentes sociedade primitiva foram escritos por juristas. Esta primeira gerao, de Henry Maine a Lewis Henry Morgan, iniciou a pesquisa das problemticas como desenvolvimento do matrimonio e da famlia, da propriedade privada e do Estado, temas tradicionalmente de domnio dos estudiosos do Direito. Kuper assinala que com o tempo, o tema saiu do domnio dos juristas e, paralelamente profissionalizao da Antropologia, ganhou terreno incluindo idias sobre as origens e a evoluo humana, explicaes acerca do estado inicial da religio e da sociedade (presentes na teoria do totemismo, desenvolvida por Mc Lennan, Robertson Smith e Frazer ). Na Gr-Bretanha, E.B.Tylor e James George Frazer lograram postos de autoridade, passando a arbitrar disputas que buscavam delinear uma forma original das sociedades humanas primordiais. Traando um percurso histrico, Kuper observa que no final do sculo XIX, as caractersticas da sociedade primitiva estavam definidas e seriam compartilhadas pela maioria dos especialistas de modo quase que unnime. Assim, nas sociedades primitivas as relaes seriam pautadas pelo sangue; as unidades bsicas seriam os grupos de descendncia da linhagem masculina ou feminina; a propriedade seria comum a todos, sendo as mulheres mantidas coletivamente pelos homens do cl; os casamentos seriam proibidos entre homens e mulheres do mesmo cl; cada qual seria considerado como sendo descendente de um deus animal ou vegetal, sendo este reverenciado (totemismo). No entanto, os grupos de descendncia, depois de uma grande revoluo, teriam definhado: os direitos de propriedade privada teriam se estabelecido e a emergncia da famlia moderna e de um Estado territorial teriam suplantado aquelas instituies. Contudo, as sobrevivncias das antigas formas estariam presentes em cerimnias ou em formas de linguagem das sociedades primitivas contemporneas. Kuper considera estarrecedora a rapidez com a qual os antroplogos desenvolveram a idia de sociedade primitiva, mas enfatiza que mais extraordinria ainda a persistncia desta. Os escritos sobre a sociedade primitiva no sc XIX tiveram influencia de Darwin, mas os estudiosos sabiam que este tema era anterior2. Houve ento o empreendimento para a delimitao de um campo
Kuper retrata a permanncia deste discurso a partir das premissas contidas nas palavras brbaros, selvagens e primitivos, utilizadas desde os gregos para designar inimigos, ou aqueles que escapariam prpria imagem.
2

A permanncia do mito da sociedade primitiva no mundo...

301

dentro de um discurso amplo, que abarcava estudos sobre a mentalidade primitiva e especulaes sobre a origem da lngua e da religio, conectados questo darwiniana sobre as origens do homem. aqui que o autor estabelece uma de suas teses: os antroplogos empreenderam a manipulao de um mito construdo por juristas especuladores no final do sculo XIX para lograr xito em teorias acerca da sociedade primitiva, noo que, para alm de no ser pontual, mostra-se inconsistente:
O conceito como um todo fundamentalmente dbil. No h nenhuma via sensata na qual se pode especificar o que uma sociedade primitiva. O termo implica um ponto de referncia histrico. Ele presumivelmente define um tipo de sociedade que antecede formas mais modernas, anlogo histria evolucionria das espcies naturais (2008, p.21).

Em uma leitura de trabalhos arqueolgicos que tratam as revolues ocorridas na espcie humana, durante a passagem da era Paleoltica para o Alto Paleoltico, Kuper conclui que a evidncia arqueolgica insuficiente como base para generalizaes acerca da natureza destas sociedades, e mais insuficiente ainda para a conformao destas a um padro comum. S seria possvel obter informaes de carter sociolgico com o desenvolvimento da escrita, o que teria ocorrido somente em torno de 7000 anos atrs. De acordo com Kuper, os antroplogos utilizaram uma estratgia alternativa para a reconstruo do passado remoto. Assim como os estudos darwinianos utilizavam a comparao da variao de espcies vivas para deduzir ancestrais comuns, os antroplogos foram tentados a tratar populaes vivas como substitutas das sociedades da Idade da Pedra. Os Antroplogos Vitorianos concebiam que os povos mais prximos da Idade da Pedra eram caadores coletores americanos ou aborgines australianos, de modo que alguns estudiosos se empenhavam em encontrar equivalentes vivos das primeiras populaes forrageadoras nas plancies da frica Oriental. No entanto, objeta o autor:
(...) as sociedades humanas no podem ser traadas retroativamente at um ponto singular de origem. Tampouco h algum meio de reconstruir formas sociais pr-histricas, ou de classific-las e alinh-las em uma srie temporal. No h fsseis de organizao social (2008, p. 22).

O autor salienta que, longe de se terem mantido intactas desde o Alto Paleoltico, as sociedades de caadores e coletores que serviram de objeto para os pesquisadores teriam vivido por geraes ao lado de outras que praticavam pastoreio ou agricultura, devendo ento ser consideradas como sujeitos desfavorecidos do 302
Mediaes v. 14, n.1, p. 300-305, Jan/Jun. 2009

Estado moderno, cujas vidas so adaptadas a esta situao, pois quando estudados nos sculos XIX e XX suas vidas haviam sido definitivamente transformadas pelos encontros com fazendeiros, pastores, comerciantes e missionrios.(2008, p. 28) Em suma, no seria possvel estudar a sociedade primitiva empiricamente e no haveria meios de se estabelecer se estas se organizavam em grupos familiares, se teriam praticado monogamia ou poligamia, se teriam adorado totens, tido chefes, etc. As etnografias sobre caadores coletores modernos possibilitariam algumas generalizaes, mesmo que revelem uma diversidade em relao a crenas religiosas e instituies sociais. De acordo com Kuper, pode-se afirmar que nestas sociedades o casamento e a famlia seriam universais; as relaes de troca altamente valorizadas; haveria pouca diferenciao social; somente os homens seriam encarregados da caa e, por ltimo, no existiriam lideres poderosos. No obstante, o autor faz a ressalva de que existiriam diferenas substanciais entre estas sociedades, alm de no se ter evidncias de que estas caractersticas comuns teriam sido compartilhadas pelas populaes do Alto Paleoltico. Visto isso, segue-se outra crtica ao modo como as sociedades primitivas foram pensadas, quando o autor argumenta que:
O termo primitivo deveria ser usado para representar o ponto de partida de uma historia comum, atravs do qual todas as populaes passam, em velocidades diferentes. Uma historia coletiva e progressiva da humanidade plausvel se restrita ao desenvolvimento tecnolgico, e ao crescimento secular da populao humana como um todo (...). No entanto, estas observaes no podem ser traduzidas em uma histria das sociedades efmeras com fronteiras incertas, ou expandidas para abarcar a histria das instituies sociais, uma vez que o registro arqueolgico permite pouca informao sociolgica (2008, p.28).

Aqui podemos retomar a tese de que a idia de sociedade primitiva trata-se de um mito. Como afirma Kuper, esta se constitua mais como uma mitologia do que uma cincia, o que no significou a ausncia de desenvolvimento terico. Evocando Lvi-Strauss, Adam Kuper enfatiza o carter dinmico da mitologia, j modificada em sua gnese, pela troca de narrador, e que tem sua estrutura e significados alterados em uma srie de estados e variaes sem, no entanto, deixar de pertencer ao mesmo conjunto. A idia de sociedade primitiva foi refinada e desenvolvida por inmeros tericos, como Engels, Freud e Durkheim, alimentando uma variedade de questes polticas sobre escravido, argumentos sobre a origem comum do homem, questes religiosas, todavia sem ser associada a uma nica postura poltica.
A permanncia do mito da sociedade primitiva no mundo...

303

Assim, poder-se-ia justificar a persistncia do mito pelas funes polticas que este cumpriu, mas, para alm das questes religiosas e dos assuntos polticos, o autor considera algo ainda mais fundamental para a persistncia do tema sociedades primitivas. O que teria feito, ento, a sociedade primitiva ser to boa para pensar? Kuper aponta o sentimento existente na Europa, na segunda metade do sculo XIX, de que este perodo seria uma transio revolucionria para um novo mundo, a era da cincia, em contraste com a sociedade tradicional. E os discursos sobre as sociedades tradicionais portavam a representao de uma sociedade primitiva ou primeva que se configurava como a anttese da modernidade. Sendo a sociedade moderna definida pelo Estado territorial, a famlia monogmica e a propriedade privada, a primitiva seria o seu extremo oposto: nmade, ordenada por traos de sangue, sexualmente promscua e comunista. Diante da era da cincia, emergia a auto-imagem do homem moderno, racional, em oposio ao ilgico e supersticioso. A construo do primitivo foi ilusria medida que foi contradita pelas evidncias etnogrficas e, no entanto, foi sobre este mito que nossa prpria sociedade foi definida. Lembrando que o mito passvel de manipulaes sistemticas, que produzem diversas contradies e representaes de opostos, passamos outra tese do autor e pertinncia desta discusso: o mito da sociedade primitiva renasce atualmente como programa poltico, sob o mote dos direitos humanos e culturais. Atravs de ONGs, movimentos populares, ambientais e anti-globalizao novas identidades so representadas, porm, ainda trazem em seu bojo a figura do nobre selvagem. Como nos diz Kuper: para cada nao, para cada tempo, os seus prprios brbaros. (2008, p. 13). Neste sentido, a proposta do autor parece ser pertinente para pensarmos os discursos que se impem s sociedades tradicionais no mundo contemporneo. Partindo das consideraes de Kuper, podemos nos voltar para os debates acerca da Arte Africana3, por exemplo, e verificar alguns eixos para pensar estas questes na atualidade. A prpria definio de arte est associada ao poder neocolonial e eurocntrico, que distingue e classifica a partir das dicotomias moderno e tradicional; autntico e artificial; mudana e imobilidade, oposies que reproduzem pressupostos valorativos mesmo nos dias de hoje.
O Artafrica, Centro de Estudos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem como proposta divulgar debates e abordagens antropolgicas, artsticas, literrias e histricas presentes no perodo ps-colonial. Disponvel em: http://www.artafrica.info/index.php
3

304

Mediaes v. 14, n.1, p. 300-305, Jan/Jun. 2009

A arte africana, assim como a de outros povos tradicionais, parece ser pensada somente como um espelho da sociedade ocidental, que teria criado seus cnones e se apropriado daquelas. O Ocidente produziria assim, discursos e valores que o distinguiria do restante do mundo, um Outro homogneo.4 Quando produzida no perodo colonial ou ps-colonial, a arte africana freqentemente representada como no autntica, como que poluda e deslegitimada pelo contato intertnico. Podemos apontar nas discusses sobre a arte, os rituais e demais traos culturais, uma herana do modelo biolgico que busca, como se fosse possvel, definir os momentos da ascenso e o do declnio da cultura dita tradicional, marcados pelo incio do colonialismo. Deste mesmo rano parece padecer a representao que se tem das comunidades indgenas e quilombolas no Brasil, o que se faz sentir, sobretudo, nas questes de demarcaes de terras. A estes povos muitas vezes se impe o carter da imobilidade, como se a cultura pudesse e devesse ser estagnada para ser considerada legtima. Nestes discursos, a mudana interpretada como destruio de um modo de vida, e a diversidade deve ser defendida para o bem da humanidade como um todo. Enfatizar apenas as concepes de tradio, autenticidade e originalidade destes povos pode corresponder a negar-lhes novas formas de inovao e articulao cultural, poltica e social. Profcua, a obra de Adam Kuper nos invita, assim, a repensar as dicotomias existentes nos discursos de nossa prpria sociedade, que sob o julgo da teoria cultural ocidental incorrem no risco de no serem propriamente democrticos.

Referncias
DIWARA, Manthia. A Arte da resistncia Africana. Disponvel em http://www. artafrica.info/html/artigotrimestre/artigo.php?id=6 data de acesso: 11/04/2009. KASFIR, Sidney. Arte Africana e autenticidade: um texto sem sombra. Disponvel em http://www.artafrica.info/html/artigotrimestre/artigo.php?id=14 data de acesso: 11/04/2009. SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como inveno do Ocidente. So Paulo: Companhia das Letras, 2007.
A respeito do empreendimento poltico de apropriao e produo de discursos acerca do Oriente, ver Said (2007).
4

A permanncia do mito da sociedade primitiva no mundo...

305

Das könnte Ihnen auch gefallen