Sie sind auf Seite 1von 2

MICROSOL

TERMOSTATO DIFERENCIAL PARA AQUECIMENTO SOLAR


Ver.07

1. DESCRIO
O MICROSOL um termostato diferencial para aquecimento solar que comanda uma bomba de circulao de gua atravs do diferencial de temperatura entre os coletores solares e o reservatrio trmico ou piscinas. O MICROSOL possui funes que garantem melhorar a captao de energia solar, evitam o congelamento nos tubos durante o inverno e controlam o superaquecimento.

2. ESPECIFICAES TCNICAS
- Alimentao: 127/220 Vac 10% (50/60 Hz) ou 12/24 Vac/dc - Temperatura de controle: -50 a 105C - Resoluo: 0.1C - Corrente mxima: 16(8)A/ 250 Vac 1HP 60mm / Profundidade 40mm - Dimenses: Dimetro - Temperatura de operao: 0 a 50 C - Umidade de operao: 10 a 90% UR (sem condensao) Este instrumento pode medir e controlar temperaturas de at 200C, desde que seja utilizado um cabo sensor de silicone (ex.: SB59).

Resfriamento Esta funo s aparece se o sensor S3 estiver habilitado. Tem por finalidade resfriar a piscina durante a noite sempre que a temperatura de superaquecimento deste sensor for ultrapassada e a diferena de temperatura entre S1 e S2 atingir -4C. A bomba ento ligada, utilizando o coletor como radiador, para resfriar a gua da piscina. Quando a diferena (S1-S2) baixar a -2C ou a temperatura no sensor S3 sair de superaquecimento, a bomba desligada. Histerese da temperatura de superaquecimento dos sensores S2 e S3 Caso a bomba seja desligada por superaquecimento nos sensores S2 ou S3, atravs destas funes pode-se definir um intervalo de temperatura dentro do qual a bomba permanecer desligada. Deslocamento de indicao dos sensores (S1, S2, S3) Permite compensar eventuais desvios na leitura dos sensores S1(coletores), S2 (reservatrio) e S3 (superfcie), provenientes da troca do sensor ou da alterao do comprimento do cabo (S pode ser visualizado se o terceiro sensor estiver habilitado). OBS: Para desabilitar o terceiro sensor ver explicao na funo .

3. CONFIGURAES 3.1 - Para entrar no menu de funes


a) Pressione a tecla SET por 2 segundos at aparecer , soltando em seguida. b) Ao aparecer , pressione SET (toque curto) e insira o cdigo de acesso (123) atravs das teclas e . Para confirmar pressione SET . c) Atravs das teclas e acesse as demais funes e proceda do mesmo modo para ajusta-las. d) Para sair do menu e retornar operao normal, pressione SET (toque longo) at aparecer .

deve ser, obrigatoriamente, maior que o ajustado na IMPORTANTE: O valor ajustado na funo funo . Assim sendo, o MICROSOL no permite que sejam feitos ajustes invlidos afim de garantir o seu perfeito funcionamento. Ex.: Configurao atual Primeiramente ajuste

10.0C 5.0C

Voc deseja alterar para

4.0C 2.0C

para 2.0C, e logo aps ajuste


T1 T2

para 4.0C.

4. SINALIZAES 3.2 - Tabela de parmetros


Fun Fun Descrio Cdigo de acesso 123 (cento e vinte e trs) Indicao preferencial Diferencial (t1-t2) para ligar bomba Diferencial (t1-t2) para desligar bomba Temperatura de anticongelamento (S1) para ligar a bomba Temperatura de superaquecimento (S1) para desligar a bomba Temperatura de superaquecimento (S2) para desligar a bomba Temperatura de superaquecimento (S3) para desligar a bomba Resfriamento (S3) Histerese da temperatura de superaquecimento do sensor S2 Histerese da temperatura de superaquecimento do sensor S3 Deslocamento de indicao do sensor S1 Deslocamento de indicao do sensor S2 Deslocamento de indicao do sensor S3 0.1 0.1 -5.0 -5.0 -5.0 5.0 5.0 5.0 5.0 5.0 1.0 1.0 2.9 0.0 0.0 0.0 40.0 40.0 10.0 105 105 105 Mn 0 Mx 999 Unid Padro C C C C C C C C C C C 1.0 1.0 0.0 0.0 0.0 0 2 5.0 4.0 8.0 90.0 90.0 90.0

P sinaliza a bomba acionada. T1 e T2 indicam qual das temperaturas est sendo visualizada no display.

Indicao Sensor 1 Sensor 2 Diferencial S1-S2 Sensor 3

Durante a programao dos parmetros, T1 e T2 ficam piscando. Caso um dos sensores estiver desconectado ou a temperatura fora da faixa especificada, uma mensagem aparecer no display indicando de qual dos sensores se trata. Sensor 1 desconectado ou fora da faixa especificada Sensor 2 desconectado ou fora da faixa especificada Sensor 3 desconectado ou fora da faixa especificada Se o instrumento apresentar no display a mensagem significa que foi detectado algum parmetro com valor fora da faixa aceitvel e que precisa ser corrigido.

5. PARMETRO COM ACESSO FACILITADO


O parmetro pode, se habilitado pelo usurio, ser acessado de forma facilitada atravs de um toque rpido na tecla SET . Para habilitar e/ou desabilitar o acesso facilitado deve-se pressionar a tecla SET por 15 segundos at aparecer ou . Como default esse acesso sai de fbrica desabilitado. Quando utilizado em piscinas este parmetro permite ajustar a temperatura da gua para desligar a bomba de circulao, evitando desconforto trmico.

Este parmetro permite ajustes at 200C, mas para operar nestas condies deve-se utilizar um cabo sensor de silicone (ex.: SB59).

3.3 - Descrio dos parmetros


Cdigo de acesso (123) necessrio inser-lo quando se deseja alterar os parmetros de configurao. Para somente visualizar os parmetros ajustados, no necessria a insero deste cdigo. Indicao preferencial (o que ser mostrado no display) Diferena entre sensores (S1 - S2) Temperatura dos coletores (S1) Temperatura do Reservatrio Trmico ou Piscina (S2) Temperatura de Superfcie (S3) (s visualizado se o terceiro sensor estiver habilitado). As demais temperaturas podero ser consultadas pressionando-se ou , permanecendo por alguns segundos, e depois, retornando automaticamente, para a indicao configurada em com preferencial. Diferena de temperatura (T1-T2) para ligar a bomba medida que os coletores solares recebem energia, a temperatura no sensor S1 aumenta. Quando esta temperatura estiver a um valor determinvel acima da temperatura do sensor S2, a bomba ligada e circula para baixo a gua aquecida, armazenando-a no reservatrio, por exemplo. Diferena de temperatura (T1-T2) para desligar a bomba Com a bomba ligada, a gua quente circula para baixo e a fria para cima. Logo, a diferena de temperatura entre S1 e S2 tende a diminuir. Quando esta diferena cai a um valor determinvel, a bomba desligada e cessa a circulao de gua. Temperatura anticongelamento (S1) para ligar a bomba Quando a temperatura nos coletores (sensor S1) estiver muito baixa (Ex.: noites de inverno), a bomba ligada, de tempos em tempos, para impedir que a gua congele nos canos e danifique os mesmos. Ahisterese fixa em 2C. Para desabilitar esta funo desloque o ajuste para o mnimo at surgir a indicao . Temperatura de superaquecimento (S1) para desligar a bomba Quando a temperatura nos coletores (sensor S1) estiver acima de um valor determinvel, a bomba desligada para impedir que a gua superaquecida circule pelos canos e os danifique (caso canos de PVC sejam usados).Ahisterese fixa em 2C. Temperatura de superaquecimento (S2) para desligar a bomba Quando a temperatura no sensor S2 atingir um valor determinvel, a bomba desligada para evitar desconforto trmico. Esta funo usada em sistemas de aquecimento para piscinas que no utilizam o terceiro sensor.Ahisterese pode ser ajustada desde 0.1 at 5.0 C. (Ver funo ). Temperatura de superaquecimento (S3) para desligar a bomba Quando a temperatura no sensor S3 atingir um valor determinvel, a bomba desligada para evitar desconforto trmico. Esta funo usada em sistemas de aquecimento de piscinas que utilizam o terceiro sensor para medir a temperatura na superfcie. A histerese pode ser ajustada desde 0,1 at 5,0C. (Ver funo ). Nota: Esta funo serve tambm para desabilitar o sensor S3 (quando no utilizado), bastando deslocar o ajuste para o mximo, at surgir a indicao .

6. ESQUEMA DE LIGAO
PRETO e MARROM: 220 Vac (24 Vac/dc) PRETO e CINZA: 127 Vac (12 Vac/dc) AMARELO: Comum AZUL: Contato NA LARANJA: Contato NF SENSORES S1-PRETO: Coletores S2-CINZA: Reservatrio/piscina S3-MARROM: Superfcie da piscina

OUTPUT

MARROM

AMARELO

PRETO

AZUL

S1-Preto (coletores) S2-Cinza (reservatrio/ piscina) S3-Marrom (superfcie da piscina)

LARANJA

CINZA

Alimentao Eltrica

BOMBA

Alimentao da carga

Acima da corrente especificada utilize contatora

Nota: O comprimento dos cabos dos sensores podem ser aumentados pelo prprio usurio at 200 metros, utilizando cabo PP 2 x 24AWG. Para imerso em gua utilize poo termomtrico. IMPORTANTE Conforme captulos da norma NBR 5410: 1. Instale protetores contra sobretenses na alimentao. 2. Cabos de sensores e de sinais de computador podem estar juntos, porm no no mesmo eletroduto por onde passam alimentao eltrica e acionamento de cargas. 3. Instale supressores de transientes (filtros RC) em paralelo s cargas, como forma de aumentar a vida til dos rels. 4. A retirada ou substituio do painel adesivo frontal, bem como alteraes no circuito eletrnico por parte do cliente, implicaro no cancelamento da garantia. Esquema de ligao de supressores em contatoras
A1
Supressor

Esquema de ligao de supressores em cargas acionamento direto

A1 e A2 so os bornes da bobina da contatora.


A2

Carga

Para acionamento direto leve em considerao a corrente mxima especificada.

Supressor

61 mm

Dimenses do furo para fixao do instrumento no painel

MCSOLV7-012T-12436

INFORMAES AMBIENTAIS Embalagem: Os materiais utilizados nas embalagens do produtos Full Gauge so 100% reciclveis. Procure fazer o descarte atravs de agentes recicladores especializados. Produto: Os componentes utilizados nos controladores Full Gauge podem ser reciclados e reaproveitados se forem desmontados por empresas especializadas. Descarte: No queime nem jogue em lixo domstico os controladores que atingirem o fim de sua vida til. Observe a legislao existente em sua regio com relao destinao do produto. Em caso de dvidas entre em contato com a Full Gauge Controls.

Das könnte Ihnen auch gefallen