Sie sind auf Seite 1von 2

Correntes que influenciaram Fernando Pessoa ortnimo Simbolismo procura desvendar as zonas recnditas do eu, as correspondncias entre o mundo

o visvel e o mundo invisvel. Cultiva o Oculto e o Mistrio, que lhe permite sondar para alm das aparncias e da realidade tangvel. Saudosismo movimento que atribui Saudade a principal caracterstica da alma nacional. A atmosfera mental portuguesa estava impregnada de um forte idealismo e de um nacionalismo tradicionalista; esperava-se um ressurgimento do pas. Modernismo rgo difusor: Orpheu; em Fernando Pessoa predomina a fragmentao do Eu, a conscincia do Todo como abrangente do Eu, a mescla da postura esteticista com a postura filosfica e a angstia como gnose. Tentando redescobrir a Unidade do ser humano, assume os contrrios (corpo/esprito, realismo/idealismo, materialismo/espiritualismo, mundo/eu) como unidades per se, viveos isoladamente atravs de cada heternimo e integra-os, sem conflito, num nico todo potico vivencial. Sensacionismo subcorrente do Modernismo; caracteriza-se pela exuberncia abstrato-concreta das imagens, a riqueza de sugestes na associao das mesmas, a profunda intuio metafsica e a associao de ideias desconexas. Fernando Pessoa Ortnimo Temticas: - Fingimento Potico 1 Vivncia da dor (emoo) 2 Intelectualizao da dor 3 Obra potica resultado das duas primeiras (a memria dessa dor) 4 Leitor que sinta sua maneira - Dor de Pensar (pensar = conscincia = infelicidade) - Eu fragmentado/Identidade perdida (No sei quantas almas tenho) - Cansao de viver (tdio, angstia, solido) - Nostalgia de Infncia (o tempo da inconscincia e, portanto, da felicidade)

- Noo do absurdo da existncia, pessimismo quanto ao futuro - Recusa da realidade enquanto aparncia Caractersticas Estilsticas: - Simplicidade formal (rimas externas e internas, redondilha maior), d uma ideia de simplicidade e espontaneidade. - Sensibilidade musical (eufonia/harmonia de sons, aliteraes, encavalgamentos, transporte, rimas, ritmo, verso curto, predomnio da quadra e da quintilha) - Adjetivao expressiva - Economia de meios (linguagem sbria e nobre, equilbrio clssico) - Pontuao emotiva - Uso frequente de frases nominais - Associaes inesperadas (por vezes desvios sintticos Pobre velha msica) - Comparaes, metforas originais, oximoros - Uso de smbolos - Reaproveitamento de smbolos tradicionais (gua, rio, mar)

Na poesia do ortnimo coexistem duas vertentes; a tradicional e a modernista. Algumas das suas composies seguem na continuidade do lirismo portugus, com marcas do saudosimo; outras iniciam o processo de rutura, que se concretiza nos heternimos ou nas experincias modernistas. A poesia marcada pelo conflito entre o pensar e o sentir, ou entre a ambio da felicidade pura e a frustrao que a conscincia-de-si implica. Pessoa procura, atravs da fragmentao do eu, a totalidade que lhe permita conciliar o pensar e o sentir. O intersecionismo entre o material e o sonho, a realidade e a idealidade surge como tentativa para encontrar a unidade entre a experincia sensvel e a inteligncia. A poesia do ortnimo revela a despersonalizao do poeta fingidor que fala e que se identifica com a prpria criao potica, como impe a modernidade. O poeta recorre ironia para pr tudo em causa, inclusive a prpria sinceridade que, com o fingimento, possibilita a construo da arte.

Das könnte Ihnen auch gefallen