Sie sind auf Seite 1von 14

4 TPICO 02 - CARACTERSTICAS GERAIS DA TERRA 2.1.

Forma A Terra aproximadamente um esferide achatado nos plos, com um raio equatorial de 6.378 km e raio polar de 6.357 km Atualmente, considera-se tambm como forma da Terra, o Geide, que representa a superfcie eqipotencial de gravidade, segundo a qual se dispe as massas que constituem a superfcie terrestre submetidas ao da gravidade.

Figura 2.1: A Terra vista do espao. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Earth-pollo17.jpg 2005.

Figura 2.2: Geide-Superfcie ao longo da qual a fora de gravidade igual em todos os pontos. Fonte:www.gfz-potsdam.de/news/foto/champ /welcome.html, 2005.

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

5 2.2. Gravidade Qualquer objeto situado na superfcie terrestre ou em certo espao ao seu redor atrado em direo mesma com uma fora, denominada fora de gravidade. Os fenmenos gravitacionais so descritos pela lei de Newton, conforme a equao 2.1: F = m1.m2 . G (2.1) r2 na qual duas massas esfricas m1 e m2, com densidades uniformes nos seus interiores, atraem-se na razo direta do produto de suas massas e na razo inversa do quadrado da distncia entre seus centros, sendo G a constante da gravitao universal Devido ao movimento de rotao da Terra em torno de seu eixo, qualquer ponto em seu interior ou da sua superfcie sofre o efeito da acelerao centrfuga, que em razo da Terra no ser uma esfera perfeita tem intensidade variveis, sendo seu valor igual a zero nos plos, e mximo no equador, j que sua intensidade diretamente proporcional distncia do eixo de rotao da Terra. Como a acelerao gravitacional ou simplesmente gravidade a soma vetorial da acelerao gravitacional e da acelerao centrfuga tanto a direo como a intensidade de gravidade terrestre variam conforme a posio sobre a superfcie terrestre, sendo sua intensidade mxima nos plos e mnima no equador (fig 2.3)

Figura 2.3: Variao da gravidade terrestre atingindo seu valor mximo nos plos e diminuindo gradualmente em direo ao equador, onde atinge o seu valor mnimo. Fonte: Cincia & Natureza Planeta Terra,1996.

2.3. Temperatura A temperatura superficial da Terra, at poucas dezenas de centmetros sofre a influncia da radiao solar. Entretanto, a influncia da temperatura externa cada vez menor medida que nos aprofundamos no interior do planeta, j que, a temperatura da Terra, passa a ser regida pelo fluxo de calor (fluxo geotrmico) proveniente do seu interior.

Figura 2.4: Temperatura no interior da Terra. Fonte: MacReath et. ali, 2001. UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

6 2.4. Densidade A maioria das rochas que ocorrem com maior freqncia na superfcie terrestre possui uma densidade entre 2,5 3,0 g/cm3 . No entanto, a densidade mdia terrestre de 5,527 g/cm3. Est diferena nos valores da densidade, mostra que o interior da Terra constituindo por rochas mais densas que as expostas na superfcie.

2.5. O Interior da Terra A Terra, a partir de sua superfcie, dividida em trs camadas principais: Crosta, Manto e Ncleo (Figura 2.6)

Figura 25. As principais camadas constituintes da Terra. Fonte: observe.arc.nasa.gov/nasa/earth/tectonics/,2005.

2.5.1. A crosta Terrestre A Crosta da Terra sua camada mais superficial. Estudos atuais permitem dividir a crosta terrestre em trs camadas distintas (figura 2.7): a)Camada sedimentar superficial, descontnua, constituda por rochas sedimentares cuja espessura pode chegar em certas zonas continentais a vrios milhares de metros, enquanto que no fundo ocenico poucas vezes supera os 500-1000 m. b)Crosta continental tambm denominada de Camada grantica, formada por rochas do tipo granitos e migmatitos, sua espessura varia deste cerca de 30-40 Km nas regies geologicamente mais antigas (os crtons) at 60-80 km nas cadeias de montanhas. c)Crosta ocenica ou Camada basltica, constituda por rochas mais densas e escuras do que aquelas existentes na crosta continental, incluem rochas magmticas mficas, ricas em minerais ferromagnesianos. Nos fundos ocenicos, a ausncia da camada grantica, faz com que a crosta ocenica encontre-se assentada diretamente sob a camada sedimentar e naqueles pontos em que esta inexiste aflora sob as guas, sua espessura de cerca 5-10 km.

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

2.5.2. O Manto 2.5.2. O Manto Terrestre O manto terrestre situa-se abaixo da crosta at uma profundidade de 2 900 km (figura 2.6). mais denso que esta e constitudo de silicatos ferromagnesianos, e em menor quantidade por silicatos clcioaluninosos, xidos de magnsio, ferro e alumnio. O manto da Terra comporta-se essencialmente como um material em estado slido, mas a uma profundidade um pouco abaixo do limite crosta-manto at uns 400 km, estudos experimentais mostram que o manto deve ficar incipientemente fundido. De acordo com MCREATHA et.ali(2001), a quantidade de lquido estimado para esta zona pequeno, em torno de 2% no mximo, mas suficiente, levanto em considerao o tempo geolgico, para tornar o manto mais plstico e mole que o manto sobrejacente. Ao descermos atravs da crosta at a profundidade de 400 km, passamos de uma parte rgida, para uma parte mais plstica. A parte rgida que inclui a crosta da terra e o topo do manto denominada de litosfera. A parte plstica do manto denominada astenosfera (figura 2.6). 2.5.3. O Ncleo a camada mais interna da Terra, se estende desde 2.900 km de profundidade at 3 378 km (centro da Terra). As densidades calculadas para o ncleo terrestre, permitem supor que este formado predominantemente por uma liga metlica de ferro e nquel. Estudos sismolgicos mostram que o ncleo formado por duas partes diferenciadas, o ncleo externo e o ncleo interno. O primeiro se estende desde 2.900 km de profundidade at 5.100 km, e suas caractersticas ssmicas fazem supor que este se encontra no estado lquido. O ncleo interno slido, se estende desde 5.100 km at o centro da Terra. 2.6. Ferramentas utilizadas para se estudar o interior da Terra. O conhecimento do interior da Terra feito atravs de mtodos indiretos. A tecnologia atual permiti que tenhamos acesso direto somente a matrias que estejam a alguns milhares de metros de profundidade. A principal ferramenta usada para estudar o interior do nosso planeta so os dados sismolgicos. O estudo dos meteoritos e a planetologia comparada, tambm utilizado para se inferir a composio dos materiais que formam as camadas da Terra.

Figura 2.6: Camadas que formam a crosta terrestre. Fonte: Modificado de POPP, 2001.

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

8 2.6.1. Dados sismolgicos Os dados sismolgicos so resultantes dos estudos das ondas ssmicas, que so ondas geradas toda vez que ocorre um terremoto e registradas em instrumentos denominados sismgrafos (figura 2.7). Estas ondas so essencialmente movimentos vibratrios que afetam as partculas materiais, e se propagam em todas as direes a partir do foco ou hipocentro de um terremoto (figura 2.8).

Figura 2.7 Sismgrafo, aparelho de preciso que registram, em sismogramas as ondas ssmicas. Fonte:http:// gpc.edu/~pgore/geology/ geo101/quakelec.htm, 2005.

Figura 2.8: Propagao das ondas ssmicas a partir do foco ou hipocentro de um terremoto. Fonte:http://www.uwsp.edu/geo/faculty/ozsvath/images/focus.jpg , 2005.

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

9 Existem dois tipos principais de ondas ssmicas, as longitudinais e as transversais. As ondas ssmicas longitudinais propagam-se a uma velocidade maior que as transversais. Como o primeiro tipo de onda a ser registrada pelos sismgrafos, so denominadas de ondas primrias ou simplesmente ondas P. As partculas ao serem afetadas pelas ondas P sofrem oscilaes para frente e para trs na mesma direo em que se propaga o movimento ssmico (figura 2.9), estas vibraes se propagam tanto em meios slidos como lquidos.

Figura 2.9 Direo de propagao das ondas P. Fonte:http://cronopio.geo.lsa.umich.edu/~crlb/COURSES/107-EQandVolcanoes/Lec6 /lec6.html,2005

As ondas transversais denominam-se tambm secundrias ou ondas S. Os materiais afetados por elas vibram perpendicularmente direo de propagao do movimento ssmico (figura 2.10). Este tipo de onda tem a caracterstica de no se propagar nos meios lquidos.

Figura 2.10: Direo de propagao das ondas S. Fonte:http://cronopio.geo.lsa.umich.edu/~crlb/COURSES/107-EQandVolcanoes/Lec6 /lec6.html,2005

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

10 Quando as ondas ssmicas se propagam em um meio heterogneo, isto , com diferena em sua composio ou no estado fsico dos seus materiais constituintes, estas sofrem mudanas na direo de propagao em razo das variaes de sua velocidade de transmisso. Estas mudanas de velocidade (reflexes, refraes e difraes), indicam variaes na densidade, nos parmetros elsticos (compressibilidade e rigidez) ou na composio mineralgica ou qumica do meio que esta sendo atravessado pelas ondas ssmicas. A certa profundidade as velocidades de propagao das ondas ssmicas sofrem mudanas bruscas que revelam necessariamente modificaes no meio pelo qual se propagam. Estas superfcies do interior da Terra onde ocorrem estas mudanas recebem a denominao de descontinuidades ssmicas. As descontinuidades ssmicas mais expressivas ou de primeira ordem, foram a base para a se dividir a Terra em Crosta, manto e ncleo (Figura 2.11). A primeira descontinuidade ssmica foi descoberta pelo ssmlogo iugoslavo Andrija Mohorovic, e em sua homenagem passou a ser denominada de descontinuidade de Mohorovic ou descontinuidade de Moho. Esta descontinuidade no se encontra a uma profundidade constante por toda a Terra, mas a cerca de 510 km nas reas continentais e 30 80 km nas reas ocenicas, sendo esta descontinuidade que separa a crosta do manto. Na interface manto-ncleo, a uma profundidade de cerca de 2.900 km, situa-se outra descontinuidade ssmica denominada de descontinuidade de Gutenberg.

Figura 2.11: Diviso da Terra em camadas baseada nas descontinuidades ssmicas de primeira ordem. Fonte: MacReath et.ali, 2001.

Ao se estudar a propagao das ondas ssmicas no ncleo terrestre, verificou-se a no transmisso das ondas S at cerca de 5.100 km, ao mesmo tempo em que as ondas P sofrem uma grande refrao (Figura 2.12). Estas caractersticas ssmicas foram as responsveis por se dividir o ncleo da Terra em Ncleo externo (com comportamento de um lquido) e Ncleo interno (slido).

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

11

Ncleo Interno

Ncleo Externo

Figura 2.12: Comportamento das ondas P e S no ncleo da Terra. Fonte: www.gcse.com/waves/ earthquakes3.htm, 2005.

2.6.2. Meteoritos Meteoritos so corpos rochosos ou metlicos ou ambos, provenientes do espao que caem sobre a superfcie terrestre. Como os meteoritos foram formados pelos mesmos materiais que formaram o nosso Sistema Solar, so utilizados para se inferir a composio qumica do interior da Terra, principalmente o manto e o ncleo, j que parte da crosta terrestre acessvel para estudos diretos. A anlise dos tipos de meteoritos encontrados na Terra mostrou que estes podem ser classificados em trs tipos principais: meteoritos rochosos, metlicos e metlico-rochosos. Os meteoritos metlicos so os A mais densos, e formados basicamente por ferro e nquel, por causa de suas caractersticas foi que se arbitrou esta composio qumica para o ncleo terrestre. A composio da interface ncleo-manto baseada na composio qumica dos meteoritos metlico-rochosos (mistura de silicatos e Fe + Ni). 2.7. A Teoria da Tectnica de Placas A Teoria da Tectnica de Placas, desenvolvida durante a dcada de 60-70, postula que a listofera terrestre encontra-se dividida em placas rgidas denominadas de Placas Tectnicas (figura 2.15). Estas placas deslizam horizontalmente sobre a Astenosfera, ocasionando com isso a formao de cadeias de montanhas, terremotos e vulcanismo.

Figura UFAC/ 2.13. Curso Distribuio de Engenharia das placas Civil tectnicas. / DEN 040 Os nmeros Geologiarepresentam - Tpico 02/ as Caractersticas velocidades em Gerais cm/ano daentre Terra as placas, e as setas os sentidos do movimento. Fonte: TASSINARI, 2001.

12 A fora motriz que impulsiona as placas tectnicas gerada nas pores mais profundas do manto. O material encontrado nesta regio mais quente que o existente nas camadas superiores, essa diferena de temperatura faz com que se tenha um fluxo de calor proveniente do interior da Terra para a superfcie. Este fluxo induz a formao de correntes de conveco, isto , correntes ascendentes e descentes, que so as responsveis, pelo menos em grande parte, pela movimentao das placas tectnicas.

Figura 2.14.: Correntes de conveco originadas pela diferena de temperatura existente no manto terrestre. Fonte: http://domingos.home.sapo.pt/tect_ placas5.html

As correntes de conveco ascendentes levam material do manto at a base da litosfera. Com o aumento da presso e da temperatura a crosta racha formando extensas fendas ou fraturas por onde parte do material mantlico sai. Estas fendas so denominadas de dorsais ou cordilheiras meso-ocenicas, (figura 2.17) e o material proveniente do manto ao se consolidar nas bordas das dorsais formam a crosta ocenica. Uma parte do material trazida pelas correntes de conveco, permanece na base da litosfera e movimenta-se lateralmente pela resistncia da litosfera ao seu movimento e perdem calor, tendem ento a descer, dando lugar ao material mais quente que est subindo. medida que o material proveniente do manto se desloca lateralmente para depois descer, ela entra em atrito com as placas da litosfera rgida, em sua parte inferior, levando-as ao movimento. Nas dorsais meso-ocenicas ocorre o afastamento das placas tectnicas (figura 2.17),mas, medida que as placas se afastam, novos materiais trazidos pelas correntes de conveco chegam e se solidificam nas dorsais criando uma nova crosta ocenica. Este processo faz com que o fundo ocenico esteja continuamente se expandindo. As placas tectnicas em seu processo de movimentao sofrem colises, quando isso ocorre, a placa mais densa, mais antiga, mais fria e mais espessa mergulha sob a outra placa, em direo ao manto, carregando consigo parte dos sedimentos acumulados sobre ela, que iro se fundir em conjunto com a crosta ocenica formando novo material mantlico. Estas regies onde ocorre a coliso entre placas e onde placas so destrudas, so denominadas de zonas de subduco (figura 2.16). nas zonas de subduo que a maioria dos terremotos, vulcanismo e formao de montanhas originada. As cordilheiras ou dorsais meso-ocenicas e as zonas de subduco constituem os limites das placas tectnicas, sendo as regies onde os processos geolgicos so ativos.

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

13

Dorsais meso - ocenicas

Zona de subduco

Figura 2.15: Dorsal meso-ocenica e zona de subduco. Fonte: Cincia & Natureza Planeta Terra, 1996.

A crosta continental formada de material mais leve que a crosta ocenica (ver item 2.5.1.), por isso, quando uma placa ocenica colide com outra em que a crosta continental est presente, a crosta ocenica sofre uma subduco para baixo da crosta continental, por esta razo, as reas continentais nunca afundam nas zonas de subduco.

2.8 Terremotos no Brasil e no Acre Ao contrrio do que se pensa o Brasil no isento de atividades ssmicas. Apesar da sismicidade brasileira ser modesta se comparada com outros pases da Amrica do Sul ela no desprezvel. Os sismos em nosso Territrio ocorrem principalmente no norte de Mato Grosso, no Acre e parte da Regio Norteste, principalmente no Cear e Rio Grande do Norte. Em dezembro de 2007, ocorreu a primeira morte no Brasil em decorrncia de um terremoto. No tremor de 4,9 graus na escala Richter que ocorreu em Itacarambi (MG), uma criana morreu esmagada pela parede de sua casa que no resistiu ao abalo e caiu. No Cear em fevereiro de 2008 um tremor de 3,9 graus na escala Richter atingiu a regio norte do estado, sendo que na regio mais de 100 tremores menores foram registrados. Os terremotos na regio amaznica esto relacionados s atividades que ocorrem nas bordas das placas tectnicas e so terremotos profundos, com hipocentros em torno 200 a 600 km, j os das regies nordeste e Centro Oeste so terremotos rasos, provavelmente resultantes da existncia de falhas geolgicas originadas da unio de placas anteriormente separadas. Tabela 2.1: Principais sismos que ocorreram no Brasil

Ano
1955 1955 1990 1986 1998 2007

6,2 6,1 5,2 5,1 5,0 4,9

Ano Magnitude (mb)

Localidade
Porto dos Gachos, MT. Em Cuiab, 370 km ao sul. Epicentro no mar, a 300 km de Vitria, ES No mar, a 200 km de Porto Alegre, RS Joo Cmara, RN Porto dos Gachos, MT Itacarambi, MG

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

14 Magnitude >= 6.5 5.5 6.4 4.5 5.4 3.5 4.4 Intensidade >= IV < IV Zona de sismos profundos

Figura 2.16: Principais focos de Terremotos registrados no Brasil.

Apesar do nvel de sismicidade brasileira no ser alarmante este precisa ser considerado, em determinados projetos de engenharias como centrais nucleares, grandes barragens e outras obras de porte.

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

Figura 2.17: Mapa de perigo ssmico na Amrica do Sul mostrando o nvel de vibrao (acelerao mxima do cho, em (m/s2)) com a probabilidade de 10% de no ser excedido para um perodo de 50 anos. Estes nveis de vibrao referem-se rocha s exposta; locais de sedimentos inconsolidados, caso do Acre, podem amplificar bastante as vibraes. Fonte: http://www.seismo.ethz.ch/gshap/paigh/shedams_6.gif

15

Figura 2.18: Cidade de Joo Cmara no Rio Grande do Norte. Notar os danos na rea rural (A) e urbana (B). Fonte: http://www.unb.br/ig/sis/jc.htm

Figura 2.19: Efeito nas construes do tremor de 4,9 na escalar Ritcher que atingiu a comunidade rural de Carabas, em Itacarambi (MG)

2.8.1 Terremotos no Acre O Acre, entre os estados brasileiros o que apresenta o maior nvel de atividade ssmica, tanto em nmero quando no tamanho dos sismos. Os terremotos aqui so resultantes do movimento relativo da Placa de Nazca, que mergulha por debaixo da Placa Sul-Americana. Em razo desse mergulho, medida que a placa se afasta da costa do pacfico em direo ao interior do continente os focos dos sismos se tornam cada vez mais profundos. Apesar dos tremores que ocorrem na regio Amaznica serem, na maioria das vezes, de grande magnitude por serem profundos e, pelos epicentros se localizarem em regies desabitadas no so catastrficos. Os epicentros localizados no Estado esto circunscritos ao Vale do Juru, principalmente nos municpios de Mncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. Alem dos sismos localizados no seu Territrio, grandes tremores que ocorrem na regio andina tambm so sentidos no Estado.

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

16

Mncio Lima

Cruzeiro do Sul

Porto Walter

Marechal Thaumaturgo

Figura 2:20: Mapa Geolgico da poro oeste do Estado do Acre mostrando epicentros de sismos que ocorreram na regio. Fonte: ZEEC do Acre Fase II.

Ano 2003 2006 2007

Tabela 2.2 Principais sismos que ocorreram no Estado nos ltimos anos Magnitude Profundidade Localizao do epicentro (Escala Richter) (Km) 5,9 550 Entre os municpios de Cruzeiro do Sul e Feij. 6.7 553 Cerca de 115Km de Cruzeiro do Sul 6.1 632 165 km do municpio de Cruzeiro do Sul

Os danos que um tremor causa depende de vrios fatores, entre eles, a sua magnitude, profundidade e a geologia da rea. Em geral, os estragos esto relacionados a magnitudes iguais ou superiores a cinco na escala Richter. Como o Acre est situado em uma bacia sedimentar, apesar da profundidade dos focos, que dissipa em parte a energia liberada, recomendvel que a construo de futuros hospitais e escolas situadas nas regies de risco levem em considerao esses tremores de terra. .

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

17

LEITURA RECOMENDADA: DOMINGOS, L.D. Estrutura da Terra. In: Terra Planeta Vivo. [On line]. Disponvel em: http://domingos.home.sapo.pt/ estruterra_1.html. Acesso em: 23 mar.2005. __________. Tectnica de Placas. In: Terra Planeta Vivo. [On line]. Disponvel em: http://domingos.home.sapo.pt/ tect_placas_1.html. Acesso em: 23 mar.2005. EARTH SCIENCE FROM MOORLAND SCHOOL. Plate Tectonics. [On line]. Disponvel em: http://www.moorlandschool.co.uk /earth/tectonic.htm. Acesso em: 23 mar. 2005. MARQUES, L.S.; ERNESTO. M. Investigando o Interior da Terra. In: Decifrando a Terra. So Paulo. Oficina de Texto, 2001.Cap.4. p.64-82. MCREATH, I.; PACCA,I.I.G. A Composio e o Calor da Terra. In: Decifrando a Terra. So Paulo. Oficina de Texto, 2001.Cap.5. p.84-95. TASSINARI, C.C.G. Tectnica Global. In: Decifrando a Terra. So Paulo. Oficina de Texto, 2001.Cap.6. p.98-112.

UFAC/ Curso de Engenharia Civil / DEN 040 Geologia - Tpico 02/ Caractersticas Gerais da Terra

Das könnte Ihnen auch gefallen