Sie sind auf Seite 1von 3

1 Responda corretamente completando as lacunas abaixo: O nmero atmico Z , para um tomo neutro, igual ao nmero de _________ e de ____________.

_. Sendo importante para determinao de propriedades ____________ como a ________________. O nmero de massa dado pela soma do nmero de _______ e de _________. importante para determinar propriedades _________ como a ________________ e os pontos de fuso e ebulio. Elementos qumicos so conjunto de ___________ quimicamente iguais. 2 Associe as lacunas e complete onde se pede: ( 1 ) Istopos ( 2 ) Istonos ( 3 ) Isbaros ( 4 ) Issteros ( _ ) Mesmo nmero de eltrons ( _ ) Diferentes nmeros de N e Z, iguais nmeros de _____________. ( _ ) Diferentes nmeros de A e Z, iguais nmeros de _____________. ( _ ) Diferentes nmeros de A e N, iguais nmeros de _____________.

3 A eletros fera dividida em camadas, que por sua vez so divididas em __________. Cada _________ est dividido em orbitais. Cada uma dessas estruturas possuem seus nmeros e nomenclaturas especficas, so os chamados nmeros _______________. 4 Sobre as camadas da eletrosfera responda: Quais so? Como possvel saber o nmero de eltrons que cada uma suporta? 5 Sobre os nmeros qunticos complete a tabela: PRINCIPAL ou N (CAMADAS) ___ K ___ L ___ M ___ N ___ O ___ P ___ Q SECUNDRIO ou L (SUBNVEIS) __ s __ p __ d __ f MAGNTICO ou M/Ml (ORBITAIS) SPIN ou Ms/S (ROTAES) Depende da orientao do exerccio.

6 A ordem de energia em um subnvel dada pela soma dos nmeros ___ e ___, logo qual a energia do subnvel: S na camada K D na camada M F na camada P 7 Responda corretamente: Subnvel mais energtico o que tiver maior soma n+l. OBS. Nem sempre o mais ____________. Subnvel mais externo o que estiver na camada mais ___________ da distribuio de Linus. Camada de valncia a camada mais _________ de onde se tira ou acrescenta eltrons. Quando um eltron recebe energia ele _______ para uma camada mais externa e libera energia na forma de _____ quando volta sua configurao anterior.

8 A distribuio dos eltrons em orbitais obedecem a duas regras... A regra de HUNDI diz que o eltron ocupa primeiro orbitais de _______ energia para depois ocupar os de ______ energia. (um de cada vez) A regra de PAULI diz que os nmeros qunticos dos eltrons so sempre ________, logo em UM orbital devemos encontrar no mximo ____ e eles devem ter _________________. 9 O que eletron de diferenciao? 10 Quanto mais eltrons desemparelhados ___________ atrao com im. Por isso, conceitue abaixo: DIAMAGNTICO: PARAMAGNTICO: FERROMAGNTICO: 11 Quanto maior o nmero atmico menor ser o raio atmico. Quanto mais camadadas ele tiver, maior seu raio atmico. Justifique essa afirmativa. 12 Energia de ionizao a energia mnima necessria para ____________ um eltron de um tomo isolado em seu estado fundamental. Relacione o tamanho do raio atmico com sua energia de ionizao justificando a relao estabelecida. 13 Afinidade eletrnica ou eletroafinidade a quantidade de energia ____________ por um tomo ao __________ um eltron. Pode-se dizer que mede tambm o quo fortemente o eltron se liga ao tomo. Assim sendo, associe o raio atmico com a eletroafinidade. 14 A reatividade dos metais cresce com o _________________ e para os no metais diminuem com o aumento do _______________. 15 Ligaes inicas, eletrovalentes ou heteropolares ocorrem atravs da transferncia total de eltrons entre os tomos. Possui natureza __________ porque os tomos viram ons que se atraem. Formam compostos inicos. Sobre eles caracterize: P.E. e P.F. SOLUBILIDADE CONDUTIBILIDADE ESTADO FSICO A 25C

16 Ligaes covalentes, moleculares ou homopolares ocorrem atravs do compartilhamento de eltrons. Podem resultar em Slidos covalentes ou slidos moleculares (aqueles que possuem ligaes do tipo PH, DD ou DI). Sobre eles caracterize: P.E. e P.F. CONDITIBILIDADE 17 A regra de Linus Pauling discorre que se a diferena de eletronegatividade for menor que ______ ocorrer ligao covalente. J se essa diferena for maior que 1,7 ocorrer ligao ________. 18 Na ligao covalente dativa h o compartilhamento de pares eletrnicos. Possui natureza __________ e ocorre geralmente entre ____________.

19 Uma ligao covalente ser apolar quando seus tomos possurem a mesma _______________, e polar quando possurem deslocamento do par da ligao em direo ao tomo mais eletronegativo. 20 Hibridao a ________ de orbitais atmicos. Ela ocorre para diminuir a _____________________ aumentando assim a estabilidade. S ocorrer quando o nmero de eltrons desemparelhados for _______ que o nmero de ligaes covalentes que o tomo precisa fazer. 21 Molculas do tipo AX2

Das könnte Ihnen auch gefallen