Sie sind auf Seite 1von 4

LIDIANE COUTINHO Legislao do MPU Artigo n 05- Mdulo V- MPT.

MDULO V
ORGANOGRAMA DO MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO

MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO PROCURADORGERAL DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DO MPT

COLGIO DE PROCURADORES DO TRABALHO

Subprocuradoresgerais do Trabalho

Cmara de Coordenao e Reviso

Procuradores Regional do Trabalho

Corregedoria do MPT

Procuradores do Trabalho

MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO ORGOS DO MPT RGOS CONCEITO


- o chefe do MPT

ESTRUTURA/ ESCOLHA
- Nomeado pelo Procurador-Geral da Repblica, dentre integrantes da instituio, com mais de trinta e cinco anos de idade e de cinco anos na carreira, integrante de lista trplice escolhida mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, pelo Colgio de

ATUAO
-Chefe do MPT - Presidente do Colgio de Procuradores do Trabalho - Presidente do Conselho Superior do MPT(CSMPT) - Presidente das Comisses de concurso do MPT.

ATRIBUIES
- ART. 91 da LC N 75/93; -Atua no plenrio do TST(art. 90).

PECULIARIDADES
- Caso no haja nmero suficiente de candidatos com mais de cinco anos na carreira, poder concorrer lista trplice quem contar mais de dois anos na carreira.

O PROCURADOR GERAL DO TRABALHO (arts. 87 a 92 da LC n 75/93)

1 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Procuradores para um mandato de dois anos, permitida uma reconduo, observado o mesmo processo. - A exonerao do Procurador-Geral do Trabalho, antes do trmino do mandato, ser proposta ao Procurador-Geral da Repblica pelo Conselho Superior, mediante deliberao obtida com base em voto secreto de dois teros de seus integrantes. - integrado por todos os membros da carreira em atividade no Ministrio Pblico do Trabalho e presidido pelo PGT.

O COLGIO DE PROCURADORES DO TRABALHO (arts. 93 e 94 da LC n 75/93)

- o rgo composto por todos os membros em atividade no MPT.

O CONSELHO SUPERIOR DO MPT (arts. 95 a 98 da LC n 75/93)

- o rgo mximo de deliberao no MPT, presidido pelo PGT, Detm poder normativo, poder de opinio e aprovao de escolhas, poder disciplinar e funo administrativa.

- Formado por 10 membros, sendo: - O PGT (Presidente) e o Vice- PGT- que integram como membros natos. - 4 subprocuradores gerais do trabalho escolhidos pelo Colgio. - 4 subprocuradores gerais do trabalho escolhidos pelos seus pares. - O mandato para os subprocuradores do trabalho de dois anos, permitida uma reeleio. - SUPLENTES: os mais votados que no foram eleitos. - ESCOLHA DO VICE PRESIDENTE DO CONSELHO: todos do

- Art. 94 da LC75/93: elaborar, mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, a lista trplice para a escolha do ProcuradorGeral do Trabalho; elaborar, mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, a lista sxtupla para a composio do Tribunal Superior do Trabalho, sendo elegveis os membros do Ministrio Pblico do Trabalho com mais de dez anos na carreira, tendo mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade; elaborar, mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, a lista sxtupla para os Tribunais Regionais do Trabalho, dentre os Procuradores com mais de dez anos de carreira; eleger, dentre os Subprocuradores-Gerais do Trabalho e mediante voto plurinominal, facultativo e secreto, quatro membros do Conselho Superior do Ministrio Pblico do Trabalho. - Tem Poder normativo. - Art. 98 da LC - Tem poder de opinio 75/93. e aprovao de escolhas: -Atua em matrias disciplinares: - Atua em matrias administrativas:

- O seu Regimento Interno elaborado e aprovado pelo Conselho Superior do MPT (art. 98, I, a, LC 75/93).

- As deliberaes so tomadas pelo voto da maioria simples, presente a maioria absoluta de seus membros, EXCETO para os casos do art. 98, I, a e e, XI, XIII, XIV, XV ( qurum de 2/3) e XVII (prejudicado pela EC/45/2004)). - Em caso de empate, prevalece o voto do PGT ou, em matria de sanes, a soluo mais benfica. - O VICEPRESIDENTE do CSMPT substitui o

2 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

DA CMARA DE COORDENAO E REVISAO DO MPT (arts. 99 a 103 da LC n 75/93)

- um rgo de coordenao, integrao e reviso do exerccio funcional na Instituio.

A CORREGEDORIA DO MPT (arts. 104 a 106 da LC n 75/93)

- o rgo fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros do Ministrio Pblico.

OS SUBPROCURADORES GERAIS DO TRABALHO (arts. 107 a 109 da LC n 75/93)

o ltimo cargo na carreira do MPT.

CSMPT votam; ele que substitui o Presidente no caso de impedimento e vacncia. - 3 membros: 1 membroescolhido pelo PGT; 2 membros- escolhidos pelo Conselho Superior do MPT(CSMPT). - Mandato de 2 anos, permitida vrias reconduo. - COORDENADOR: designado pelo PGT e tem que ser um subprocurador geral do trabalho. - Ser nomeado pelo Procurador-Geral do Trabalho (PGT), dentre os Subprocuradores-Gerais do Trabalho, integrantes de lista trplice elaborada pelo Conselho Superior, para mandato de dois anos, renovvel uma vez. - O Corregedor-Geral poder ser destitudo por iniciativa do ProcuradorGeral, antes do trmino do mandato, pelo Conselho Superior, pelo voto de 2/3 de seus membros. - So promovidos ao ltimo cargo pelo critrio de antiguidade ou merecimento.

PGT no caso de vacncia. - Art. 103 da LC 75/93. -Ser organizada atravs de ato normativo. - O seu Regimento Interno elaborado e aprovado pelo Conselho Superior do MPT (art. 98, I, a, LC 75/93).

- Art. 106 da LC 75/93: participar, sem direito a voto, das reunies do Conselho Superior; realizar, de ofcio, ou por determinao do Procurador-Geral ou do Conselho Superior, correies e sindicncias, apresentando os respectivos relatrios; instaurar inqurito contra integrante da carreira e propor ao Conselho Superior a instaurao do processo administrativo conseqente; acompanhar o estgio probatrio dos membros do Ministrio Pblico do Trabalho; propor ao Conselho Superior a exonerao de membro do Ministrio Pblico do Trabalho que no cumprir as condies do estgio probatrio. - Exercem as funes de: VicePGT (art. 89), Corregedor Geral do MPT, VicePresidente do Conselho Superior do MPT e Coordenador de CCR do MPT. - Atuam junto aos TRTs. - Quando houver vacncia ou impedimento temporrio por prazo superior a trinta dias, de um subprocurador geral do trabalho, este ser convocado, mediante aprovao no CSMPT . - So designados para atuar perante TST. - Atuam na CCR.

- No podero participar da lista trplice os membros do CSMPT - Sero suplentes do Corregedor-Geral os demais integrantes da lista trplice, na ordem em que os designar o Procurador-Geral.

- Sua unidade de lotao a Procuradoria Geral do Trabalho. - So julgados nos crimes comuns e nos de responsabilidade pelo STJ (art. 105, I,a, CF). - Sua lotao nas Procuradorias Regionais do Trabalho nos Estados e no DF. - So julgados nos crimes comuns e nos de responsabilidade pelo STJ (art. 105, I,a, CF)os membros que oficiam perante tribunais.

OS PROCURADORES REGIONAIS DO TRABALHO (arts. 110 e 111 da LC n 75/93)

- o cargo intermedirio da carreira do MPT.

- So promovidos ao cargo pelo critrio de antiguidade ou merecimento.

3 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

OS PROCURADORES DO TRABALHO (arts. 112 e 113 da LC n 75/93)

- o cargo inicial da carreira do MPT.

O ingresso far-se- mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a participao da OAB em sua realizao, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e observando-se, nas nomeaes, a ordem de classificao (art. 129, 3, CF).

- Atuam junto ao TRTs, e aos Juzes dos Trabalhos, na forma das leis processuais, nos litgios trabalhistas que envolvam, especialmente, interesses de menores e incapazes.(ou seja, s quando houver interesse pblico)

- Sua lotao nas Procuradorias Regionais dos Estados e DF. - So julgados nos crimes comuns e nos de responsabilidade pelo STJ* (quando atuarem nos TRTs- posio do STF- RHC 84184/SP)

4 http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Das könnte Ihnen auch gefallen