Sie sind auf Seite 1von 3

CADERNO CIENTFICO

Esttica

Calixto LR / Galafassi G / Alves MR / Mandarino F

Tratamento de manchas dentais: Clareamento e Microabraso


Luiz Rafael Calixto Mestre e Doutorando em Dentstica Restauradora Faculdade de Odontologia de Araraquara - Unesp. Professor convidado do Curso de Especializao em Dentstica - Forp/Usp.
lrcalixto@hotmail.com

Daniel Galafassi Mestre e Doutor em Odontologia Restauradora - Faculdade de Odontologia de Ribeiro Preto - Forp/Usp. Professor assistente do curso de Especializao em Dentstica - Forp/Usp.
danielgalafassi@gmail.com

Marcelo Rodrigues Alves Especialista em Dentstica - Faculdade de Odontologia de Ribeiro Preto - Forp/Usp. Professor convidado do curso de Especializao em Dentstica Restauradora - Forp/Usp.
dr.marcelo@mcpremiere.com.br

Fernando Mandarino Professor Titular do Departamento de Odontologia Restauradora e Coordenador do curso de Especializao em Dentstica Restauradora Forp/Usp.
fmandarino@forp.usp.br

Resumo Alterao de cor nos elementos dentais uma das principais queixas observadas no consultrio e tem uma implicao na harmonia do sorriso. Algumas alternativas de tratamento tm sido propostas, dentre elas o clareamento dental e a microabraso. O fator que vai definir a tcnica a ser empregada o correto diagnstico do manchamento dental. A microabraso um tratamento esttico conservador utilizado em Odontologia para resoluo de manchamentos restritos ao esmalte dental, que podem ser oriundos de fluorose, hipoplasia ou desmineralizao. O clareamento dental uma tcnica que pode ser empregada para remoo de manchas intrnsecas ou extrnsecas que esto incorporadas na estrutura dental. O presente artigo tem por objetivo demonstrar as tcnicas de microabraso do esmalte e clareamento para a resoluo de casos de manchamento dental. Introduo Tradicionalmente, dentes com anomalias de cor do esmalte eram tratados com desgastes em sua superfcie, que visavam a remoo do tecido afetado1. Esse preparo era restaurado com materiais que tinham como finalidade devolver a esttica a essa regio. No entanto, essa prtica no apresentava longevidade, tendo em vista que os materiais restauradores necessitam de frequente substituio2. Contudo, uma filosofia mais conservadora tem sido proposta atualmente para o tratamento dessas alteraes dentais. O clareamento dental um dos tratamentos mais realizados no consultrio e tem por finalidade melhorar a aparncia do sorriso com a diminuio do croma dental3. Entretanto, um correto diagnstico do fator etiolgico da alterao cromtica, bem como o conhecimento dos materiais e tcnicas se faz necessrio4. Manchas e defeitos no esmalte dental ocorrem devido a vrios fatores, dentre

eles podemos citar a fluorose, a hipoplasia e a desmineralizao por crie5. O clareamento dental uma tcnica eficaz para o tratamento de alterao de cor, no entanto, ineficaz para a remoo de manchas em esmalte6. As manchas localizadas neste substrato podem ser tratadas com mtodos no invasivos como a microabraso7. Essa tcnica se caracteriza pela combinao de uma substancia cida com uma substncia abrasiva que, quando aplicada sobre a estrutura dental e friccionada, gera um desgaste mnimo na estrutura dental, removendo manchas e irregularidades presentes nas camadas superficiais do esmalte8. uma tcnica simples, de baixo custo, e apresenta resultados imediatos, permanentes e sem recidivas,9 ainda, a perda de estrutura dental gerada pelo seu ato insignificante10 e, aps realizada, devolve ao esmalte um aspecto clnico saudvel e esteticamente agradvel11. Alm disso, a rugosidade do esmalte aps o polimento menor, reduzindo o acmulo de placa e aumentando a dureza superficial, o que torna o dente mais resistente a desmineralizaes1,8. No entanto, a efetividade na remoo de manchas pela microabraso depende do correto diagnstico, tendo em vista que est diretamente ligada profundidade da leso12,13. Assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar as tcnicas de clareamento dental e microabraso para a remoo de manchas na estrutura dental. Caso Clnico 1: Clareamento Paciente M. F., sexo feminino, 25 anos de idade, compareceu clnica do curso de Especializao em Dentstica da Forp/Usp com queixa de escurecimento nos dentes anteriores. Aps anamnese e exame clnico, foi proposto paciente o clareamento em consultrio. Uma avaliao da cor inicial foi realizada com escala Vita Classic, a cor registrada foi A3 (Figuras 1 e 2). Foi empregado um afastador labial, seguido da aplicao da barreira gengival

20

Calixto LR / Galafassi G / Alves MR / Mandarino F

(Opal Dan,UltradentProducts Inc., USA) (Figura 3). O gel clareador de perxido de hidrognio a 38% (OpalescenceBoost PF, UltradentProducts Inc., USA) foi manipulado e aplicado sobre os dentes previamente isolados (Figuras 4 e 5) em 3 aplicaes de 10 minutos. Seguiu-se o mesmo protocolo quatro dias depois. Sete dias aps a segunda seo, uma nova avaliao de cor foi realizada e a nova cor observada foi A1 (Figuras 6 e 7). Aspecto Final (Figura 08).
Figura 1 Figura 2

Figura 3

Figura 4

Figura 5

Figura 6

esmalte foi proposta por ser um tratamento mais conservador e que obtm bons resultados. Inicialmente, o tecido gengival foi protegido com isolamento absoluto na rea que compreende os dentes que seriam microabrasionados (Figura 12). Os olhos do paciente foram protegidos com culos e uma profilaxia prvia com pedra pomes e gua foi realizada. Posteriormente, a pasta para abraso qumico-mecnica (Figura 13) contendo 6,6% de cido clordrico (HCl) e partculas de carbeto de silcio (Opalustre, UltradentProducts Inc., USA) foi aplicada sobre as manchas brancas dos dentes (Figura 14) e, com o uso de uma taa de borracha (OpalCups, UltradentProducts Inc., USA) montada em baixa-rotao (Figura 15) foram realizados movimentos circulares, com leve presso, por um perodo entre 5 e 10 segundos por dente. Ao final de cada perodo, os dentes eram lavados com gua abundante (Figura 16) e uma nova avaliao era realizada, mantendo-se o dente mido (Figura 17). Foi realizada a aplicao na regio proximal de cada dente pelo mesmo tempo e uma borracha abrasiva foi utilizada para a frico nessa rea (Figuras 18 e 19). Foram realizadas 10 aplicaes em cada uma das regies dentais, em uma nica seo. Para finalizar, foi realizado um polimento dental com borrachas abrasivas de granulao fina (Figura 20) e uma aplicao tpica de flor neutro por 5 minutos (Figura 21). Aspecto final aps microabraso (Figura 22).

Figura 7

Figura 8

Figura 9

Figura 10

Caso Clnico 1: Microabraso Paciente L. F., sexo feminino, 22 anos de idade, compareceu clnica do curso de Especializao em Dentstica da Forp/Usp com queixa esttica nos dentes anteriores, os quais apresentavam manchas brancas opacas estriadas, bilaterais, compatveis com fluorose (Figuras 9 e 10). No exame anamnsico, ficou constatado que a paciente fazia ingesto de dentifrcio fluoretado na infncia, alm disso, a cidade onde residia, possua fluoretao da gua. Um exame complementar foi realizado, incidindo a luz LED de um fotopolimerizador na superfcie palatina para que se pudesse observar por transiluminao a profundidade das leses (Figura 11). O tero cervical apresentava-se mais acometido pelas manchas, entretanto, as mesmas aparentavam-se superficiais. A microabraso do

Figura 11

Figura 12

Figura 13

Figura 14

Figura 15

Figura 16

21

CADERNO CIENTFICO

Esttica

Calixto LR / Galafassi G / Alves MR / Mandarino F

Figura 17

Figura 18

tao de casos clnicos, foi possvel observar que ambas as tcnicas so seguras, eficientes e restabelecem a esttica dos elementos dentrios envolvidos. Concluso As tcnicas de clareamento e microabraso do esmalte dental se mostraram eficientes na reduo do croma e remoo de manchamento dental. Ambos os tratamentos apresentaram resultados estticos imediatos e excelente aceitao pelas pacientes.
Referncias bibliogrficas 1. DONLY, KJ; ONEILL, M; CROLL, TP. Enamel microabrasion: a micros-copic evaluation of the abrasion effect. QuintInt23(3)v, 175179p, 1992. 2. SUNDFELD, RH; CROLL, TP; KILLIAN, CM.Recuperao do Sorriso A Comprovao da eficincia e versatilidade da tcnica da microabraso do esmalte dental. JBD, 1(1)v, 77-86p, 2002. 3. HAYWOOD, VB. Nightguard vital bleaching: current concepts and research. J Am Dent Assoc, 128 Suppl:19S-25S, 1997. 4. FRANCI, C; MARSON, FC; BRISO, ALF; GOMES, MN. Clareamento dental - Tcnicas e conceitos atuais. RevAssoc Paul CirDent, Ed Esp(1),78-89, 2010. 5. CHHABRA, N; SINGBAL, KP. Viable approach to manage superficial enamel discoloration. ContempClinDent,1(4)v, 284-7p, 2010. 6. CREMONESE, RV; SAMUEL, SMW. O que preciso saber sobre microabraso. Rev. Fac. Odontol. Porto Alegre;42(2)v, 3-7p, 2001. 7. RAMALHO, KM; EDUARDO, C de P; ROCHA, RG; ARANHA, AC. A minimally invasive procedure for esthetic achievement: enamel microabrasion of fluorosis stains. GenDent, 58(6)v:225-9p, 2010. 8. SUNDFELD, RH; CROLL, TP; MAURO, SJ; KOMATSU, J; HOLLAND JNIOR, C. Novas consideraes clnicas sobre microabraso do esmalte dental efeitos da tcnica e do tempo de anlise. RevBrasOdontol, 52(3)v:30-6p, 1995. 9. ZUANON, AC; SANTOS-PINTO, L; AZEVEDO, ER; LIMA, LM.Primary Tooth Enamel Loss After Manual and Mechanical Microabrasion.Pediat Dent, 30(5)v, 420-423p, 2005. 10. KENDELL, RL. Hydrochloric acid removal of brown fluorosis stains: clinical and scanning electron micrographic observations. Quint Int, 20(11)v, 837-9p, 1989. 11. CALIXTO, LR; LINS, FF; LIMA, DM. Microabraso do esmalte: uma alternativa esttica e conservadora. Dent Sci ClinPesqIntegr, 1(3)v: 220-5p, 2007. 12.SUNDFELD, RH; RAHAL, V; CROLL, TP; DE ALEXANDRE, RS; BRISO, AL.Enamel microabrasion followed by dental bleaching for patients after orthodontic treatment-case reports. J Esthet Rest Dent, 19(2)v, 71-77p, 2007. 13. MONDELLI, RFL; SOUZA JR., MHS; CARVALHO, RM.Odontologia Esttica - Fundamentos e aplicaes clnicas, So Paulo: Santos, 140p, 2001. 14. CROLL, TP. Enamel microabrasion: observation after 10 years. J Am Dent Assoc, 128, 45-50p, 1997. 15. PRICE, RB; LONEY, RW; DOYLE, MG; MOULDING, MB. An evaluation of a technique to remove stains from teeth using microabrasion. J AmDentAssoc, 134(8)v, 1066-71p, 2003. 16. BERNARDON JK, SARTORI N, BALLARIN A, PERDIGO J, LOPES GC, BARATIERI LN. Clinical performance of vital bleaching techniques. Oper Dent, 35(1)v,3-10, 2010.

Figura 19

Figura 20

Figura 21

Figura 22

Discusso A efetividade da tcnica de microabraso do esmalte dental tem sido demonstrada desde sua introduo. Em 1997, aps dez anos de experincia com microabraso, Croll14 (1997) afirmou que o tratamento efetivo como recurso conservador para melhorar a aparncia dos dentes e que a correo mantida ao longo do tempo. A tcnica baseia-se na penetrao do cido na poro orgnica do esmalte e possui pouco efeito sobre os prismas de esmalte. As manchas so removidas na estrutura orgnica, onde o efeito abrasivo altera a camada mais superficial do esmalte, remove parte da estrutura defeituosa e faz com que grande poro de mineral permanea compactada sobre o dente, formando densa e polida camada na superfcie, que apresenta graus de reflexo e refrao da luz diferentes dos de uma superfcie no tratada. Esse efeito ptico o responsvel pelo desaparecimento das manchas da camada superficial,11 melhorando assim a esttica. Trabalhos apontam uma melhora significante na aparncia das manchas obtida para 97% dos pacientes15. O clareamento dental in office tem se mostrado uma tcnica segura e que apresenta bons resultados. Apresenta vantagens como controle de tcnica pelo operador, menor desconforto em relao s moldeiras e rapidez, quando comparado tcnica caseira. No entanto, uma maior sensibilidade tem sido demonstrada por alguns trabalhos4,16. Para minimizar este desconforto ao paciente, podemos recobrir as reas de exposio dentinria e trincas em esmalte com o uso da barreira gengival, procedimento que diminui a difuso do gel nessas reas e, consequentemente, a sensibilidade4. Apesar deste estudo apenas limitar-se a uma apresen-

22

Das könnte Ihnen auch gefallen