Sie sind auf Seite 1von 30

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Aula 2 (Final) 4. Gesto de Processos; 5. Gesto de Contratos.

Ol Pessoal, vamos l para nossa ltima aula. Aps o estudo desta aula e, caso esteja revisando outras disciplinas, depois da reviso, procure descansar, guardar energia para a prova. O sucesso no concurso depende sim da preparao. Porm, estar bem no dia da prova fundamental. Nada de leituras de ltima hora. Vocs j vo ler muito na hora da prova: preciso estar concentrado para no perder questes simples e para acertar as difceis!!

O tema gesto de contratos na disciplina de administrao incomum em prova. So poucos os editais que pedem esse tpico dessa maneira. Inclusive, quando pedem, no colocam em prova. A probabilidade de cair, nesse caso, bem menor. Ento, vamos fazer o seguinte: vamos explicar a matria de forma resumida e trabalhar mais questes dos tpicos que realmente despencam em prova (tpicos j vistos). At a disciplina de processos possui menos questes. Vou inclusive colocar questes de alguns temas de que no falamos, j que um curso de resumo, explicando nos comentrios. Ok? Vamos ao trabalho!!

1 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Revisando a ltima Aula


Vamos relembrar a ltima aula em tpicos.

Em

uma

empresa,

coexistem

as

estruturas

formais

informais, sendo, a ltima, fruto de relaes interpessoais espontneas;

Tipos de estrutura: funcional tradicionais, divididas em


funes/departamentos; linear mais simples, piramidal, forte centralizao; linha-staff acrescenta linear, reas de assessoria; projetizada inovadoras, com foco em projetos; adhocracia adaptvel, flexvel; rede unidades tradicionais junto com equipes multifuncionais; virtual rapidez nas informaes; matricial hbrida, projetos junto com funes, duplo comando.

Administrao

Pblica:

direta

indireta

(autarquias,

fundaes, EP e SEM);

Desconcentrao: dentro da prpria estrutura; Descentralizao: por outorga (entidades da indireta); por
delegao (concesso, permisso e autorizao).

Gesto de Processos.
Projeto pode ser definido como uma ao continuada, um

procedimento, estados intermedirios de uma transformao. sempre bom diferenciar dos projetos, que so caracterizados por possuir tempo determinado de execuo. Os processos no, eles so contnuos, seqenciais.

2 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE O ADMINISTRA O PBL LICA (RE ESUMO) MPU P PROFESS SOR: VIN NICIUS OLIVEIRA O A RIBEIRO

Segundo Ida alberto Ch hiavenato o, gesto de proce essos uma forma a de adm ministra o focada nos proc cessos e no nos programas cotidia anos da empresa. e Lembram m da dep partament talizao por proc cesso? O foco no eram os processo os? isso o que o au utor quis dizer.

Em uma or rganizao, podem mos pensar os processos p s como uma sequ uncia de d ativida ades que e transfo orma insumos (r recursos) em prod dutos, gerando valor para o cliente. Vejamos s a ilustrao.

Input

Tra ansforma ao

O Output

recurso os materiais recurso os human nos recurso os finance eiros

produo de ben ns ou execu o de um m servio o

produto pronto para p o cliente servio disponvel ao cliente

Uma a empres sa funcion na da seguinte fo orma: ela a utiliza s seus recu ursos (hum manos, m materiais e finance eiras) par ra transfo ormar a m matria-prima ou a idia em e um produto p a acabado ou o em um servi o dispon nvel, resp pectivame ente. Os inputs s o os recu ursos de entrada e e os outuputs so as sada as da em mpresa, ou seja, o que a organiza o produ uz e expe ede para o mercad do.

Se pegarmos s o quadro transf formao e dermo os um zoo om, vere emos que ele com mposto por p vrias s etapas. Mas a, cada c empresa poss sui a sua prpria sequncia s a, cada produto p re equer um ma determ minada or rdem
3 www.pont todosconcur rsos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

de produo, e por a vai. O importante saber o seguinte: a cada etapa de produo, dentro do processo de transformao, so agregados valores ao produto.

Explicando melhor. Se o produto ir passar por 3 processos diferentes antes estar acabado, na 1 unidade, ele ir receber algum tipo de transformao. Essa transformao necessariamente agrega valor ao produto. A cana-de-acar, ao virar lcool, no est agregando valor? Qual mais caro? Isso, esse valor tambm financeiro.

Voltando explicao, ao sair da unidade 2, o produto ter mais valor agregado do que na unidade de produo 1 e, no fim (3 unidade), ele atingir o mximo de valor que a empresa pretende agregar para ento comercializ-lo. Entendido?

Outro tema importante em gesto de processos o mapeamento de processos. Podemos defini-lo como estudo das atividades que compem um determinado processo a fim de orden-las. Com essa organizao, gera-se um fluxo das atividades.

Convm definir tambm o conceito de fluxograma, que um produto do mapeamento de processos. Esse diagrama uma representao grfica do processo, com o objetivo de facilitar a visualizao e o entendimento das diversas atividades. Difere do organograma por ser dinmico. Veja a ilustrao.
4 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Elaborar minuta de contrato

Requer Licitao? Sim

No

Elaborar justificativa de inexigibilidade ou dispensa

Sim prego? No Verificar a modalidade

Verificar se ser eletrnico ou presencial

ITIL (Information Technology Infraestructure Library) Quando se mapeia os processos na organizao, possvel detectar erros e acertos. Nesse contexto, surgem as boas prticas, que so as melhores formas de se executar uma determinada atividade, possibilitando a padronizao.

ITIL

um

conjunto

de

boas

prticas

aplicadas

na

infrainfraestrutura, operao e manuteno de servios de tecnologia da informao (TI). O objetivo do ITIL promover a gesto de TI com foco no cliente e na qualidade.

5 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

PMBOK (Project Management Body of Knowledge) O PMBOK um conjunto de prticas relacionadas gesto de projetos, que publicado pela PMI (Project Management Institute). A PMI faz uma compilao de conhecimentos relacionados ao gerenciamento de projetos, padronizando procedimentos nessa rea.

Mesmo sendo reconhecido internacionalmente, preciso sempre avaliar a aplicabilidade do PMBOK para cada organizao. Uma caracterstica importante no PMBOK a utilizao de um vocabulrio universal, o que facilita a discusso do tema.

O PMBOK preocupa-se com a descrio dos processos e subprocessos que sero percorridos que subsidiaro a realizao de um trabalho de execuo de projeto.

Dentre as padronizaes, destaca-se o OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model), que um padro reconhecido internacionalmente como melhor prtica para avaliar e desenvolver as capacidades de gesto.

Gesto de Contratos
Bom, vamos falar um pouco sobre os contratos, entrando um pouco na matria do Direito Administrativo, sem prolongar muito, visto vocs j tm contratos administrativos na parte do Direito. Contrato,
6 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

seja pblico ou privado, um acordo de vontades entre as partes. Uma vez envolvendo partes, chamamos os contratos de bilaterais, diferente dos atos administrativos, que so manifestaes unilaterais da Administrao Pblica.

Como a banca utilizou o termo contratos, vamos falar um pouco dos contratos como um todo, para depois conversamos sobre os contratos administrativos, espcie do gnero contratos.

Os contratos, resguardados pela segurana jurdica, so negcios jurdicos que criam leis entre as partes (pacta sunt servanda fora obrigatria dos contratos), sempre subordinando essas leis ao Direito. Nos contratos, ocorre a clusula rebus sic stantibus (reviso judicial dos contratos), em que o juiz pode invalidar clusulas abusivas.

So caractersticas dos contratos: direito privado, objeto lcito, possvel e determinado, forma prescrita ou no proibida em lei, consentimento entre as partes.

Vamos aos contratos administrativos, que so tratados pela Lei n 8.666/93 (Lei de Licitaes). Os contratos administrativos caracterizam-se por pela presena da Administrao, figurando como poder pblico, prevalecendo o regime jurdico de direito pblico. Apesar da presena do direito pblico, necessria a livre manifestao de vontade do particular em celebrar o ajuste.
7 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE O ADMINISTRA O PBL LICA (RE ESUMO) MPU P PROFESS SOR: VIN NICIUS OLIVEIRA O A RIBEIRO

Con ntrato Ad dministra ativo x Contrato C da Administra o A Administra A ao Pb blica pode e ou no o figurar como po oder pb blico, quando celebra seus contrato os. Figura ando com mo poder pblico, o que estamos s vendo, ela e celebr ra um con ntrato adm ministrati ivo. Por outro o lado o, h caso os em qu ue se pre edomina o direito privado n nos contr ratos da Administr A rao, fica ando esta a em igua aldade com o parti icular. S o os cont tratos da a adminis strao, q que obse ervam a Lei 8.666/93 no que coub ber. Um exemplo e para esse es tipos so s os contratos de locao o em que a administrao atua a como o locatri ia.

Veja amos algu umas caractersticas dos co ontratos administra a ativos.

Satisf fao de e interesse pblico Clus sulas Exo orbitante es Aplica ao sub bsidiria a do Dire eito Privado Em re egra, pre ecedidos s de licitao Manu uteno do Equilbrio Ec conmico o Finac ceiro

8 www.pont todosconcur rsos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Exerccios de Fixao
1) (CESPE AGU 2010) Os contratos de gesto das agncias executivas so celebrados com o respectivo ministrio supervisor pelo perodo mnimo de um ano, estabelecendo os objetivos, metas e indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessrios e os critrios e instrumentos para avaliao do seu cumprimento. 2) (CESPE AGU 2010) Com o mapeamento de processo, possvel estudar o fluxo operacional de cada atividade de uma organizao, identificando-se os chamados gargalos produtivos. 3) (CESPE AGU 2010) A escolha das tarefas que so atribudas s unidades administrativas baseia-se nos critrios de departamentalizao, ou seja, na especializao de blocos de trabalho de uma organizao. Nesse contexto, as organizaes estruturadas no modelo de projetos delegam grande autoridade e responsabilidade aos gerentes. 4) (CESPE IBRAM 2009) A estrutura do tipo comisso ou colegiada difere da estrutura em linha e assessoria em vrios aspectos. Entre eles est o fato de que na estrutura em linha e assessoria o empregado recebe ordens de apenas um superior, enquanto na outra ele recebe ordens de vrios superiores. 5) (CESPE IBRAM 2009) Alcance ou amplitude de controle consiste na definio do nmero ideal de subordinados que um superior hierrquico pode gerenciar com eficincia. A esse respeito, correto afirmar que a amplitude ou alcance de controle tende a ser menor se o trabalho executado tem natureza operacional e repetitiva.

9 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

6) (CESPE IBRAM 2009) Considere que a diretoria de recursos humanos tenha subordinados a ela os departamentos de recrutamento e seleo, de registro e pagamento de pessoal, de treinamento e desenvolvimento e de sade ocupacional e qualidade de vida no trabalho. Nesse caso, o critrio de departamentalizao adotado foi por diviso do trabalho. 7) (CESPE IBRAM 2009) Considere que um frigorfico tenha iniciado o seu ciclo de planejamento definindo sua misso como ser uma empresa reconhecida no Brasil como scio-ambientalmente responsvel. Nesse caso, est correta a definio da misso da empresa porque ela explicita seu direcionamento estratgico. 8) (CESPE IBRAM 2009) Considere que o diretor de normas de uma indstria de cimento tenha identificado que, durante o processo de planejamento, no foram contempladas algumas normas ambientais relacionadas rea de atuao da organizao. Nesse casso, correto afirmar que a identificao das normas e a avaliao dos seus impactos na organizao deveriam ter ocorrido na fase do planejamento denominada anlise interna, mais especificamente na identificao dos pontos fracos. 9) (CESPE IBRAM 2009) O balanced scorecard uma das mais atuais ferramentas de avaliao do desempenho organizacional e tem como principal caracterstica a utilizao de indicadores de desempenho a partir apenas dos relatrios financeiros da organizao. 10) (CESPE ANATEL 2009) A ANATEL uma empresa pblica federal vinculada ao Ministrio das Comunicaes, que desempenha a funo de rgo regulador das telecomunicaes.

10 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

11) (CESPE ANATEL 2009) Permisso de servio de telecomunicaes o ato administrativo pelo qual se atribui a algum o dever de prestar servio de telecomunicaes no regime pblico e em carter permanente. 12) (CESPE ANATEL 2009) A autorizao de servio de

telecomunicaes ter sua vigncia sujeita a termo final, no se extinguindo por cassao ou caducidade. 13) (CESPE ANATEL 2009) Uma organizao pode ser definida como um processador, no qual os insumos pessoas, informao, conhecimento, espao, tempo, dinheiro e instalaes so geridos de modo a atingir, da melhor forma possvel, os objetivos que lhe so prprios. E, mediante o alcance desses objetivos, os fornecedores daqueles insumos so remunerados, o que os faz fornecer, novamente, os insumos para a transformao social. Dentro desse contexto de organizaes, julgue os itens seguintes. Dentro dessa viso sistmica, a expresso stakeholder designa as pessoas interessadas na continuidade das organizaes, como os funcionrios, clientes e fornecedores. 14) (CESPE IBRAM 2009) Considere que em uma organizao estruturada por processos, uma unidade A receba uma demanda, efetua o levantamento em seus bancos de dados e encaminha os resultados do trabalho para a unidade B, a unidade B trata os dados estatisticamente, analisa os resultados e gera uma informao que ser encaminhada para subsidiar o processo decisrio da organizao. Nesse caso, correto afirmar que a unidade B agregou valor ao processo descrito.

11 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

15) (CESPE SEPLAG 2009) Com relao a mapeamento de processos, julgue os seguintes itens. Escopo de um projeto consiste na descrio detalhada dos requisitos necessrios para complet-lo com sucesso. 16) (CESPE SEPLAG 2009) Boas prticas podem ser compreendidas como receitas para os prximos processos de TI a serem desenvolvidos. 17) (CESPE SEPLAG 2009) No uso de ITIL (information technology infrastructure library, ou biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informao), a distribuio de tarefas e responsabilidades entre departamentos independe do tipo de organizao, pois se trata de um padro internacional aberto, composto de documentos que renem as melhores prticas de governo de TI. 18) (CESPE SEPLAG 2009) A OPM3 compreende um conjunto de critrios recomendados pelo PMI (project management institute) no PMBOK (project management body of knowledge) para avaliar o grau de maturidade de uma empresa de TI no gerenciamento de projetos. 19) (CESPE MTE 2008) A respeito de mapeamento de processos e instrumentos gerenciais, julgue os itens. Uma das regras bsicas na elaborao de fluxogramas de que todos os smbolos devem possuir pelo menos uma entrada e pelo menos uma sada. 20) O losango o smbolo que representa a possibilidade de alternativas, escolha e opes para a seqncia do fluxo.
12 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

21) Existem diversas tcnicas e formas de elaborar fluxogramas; a escolha da tcnica e das simbologias mais ou menos detalhadas depende do tipo e da complexidade do processo a ser mapeado. 22) A anlise e a simplificao de processos pressupem uma viso sistmica da organizao e no, simplesmente, uma viso funcional de cada setor. 23) (CESPE IEMA 2007) Acerca da gesto de processos, julgue os itens a seguir. O mapeamento de um processo permite a realizao de uma anlise crtica, que inclui a verificao da existncia de gargalos, subprocessos ou atividades-chave. 24) O mapeamento de processos permite a visualizao das interfaces entre os processos da organizao, de forma que seu funcionamento possa ser avaliado. 25) A gesto por processos pressupe a existncia de uma liderana com autoridade formal constituda, que direcionar o foco do trabalho para o atendimento exclusivo das necessidades dos membros da equipe. 26) (CESPE MS 2010) O diagrama de causa e efeito permite identificar as causas dos defeitos de um processo. 27) (CESPE TJDFT 2008) O no-cumprimento ou o cumprimento irregular, pelo contratado, de clusulas contratuais, especificaes, projetos ou prazos, constituem motivo para resciso do contrato administrativo.

13 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

28) (CESPE TJDFT 2008) Embora existam trs formas de resciso do contrato administrativo, o contratado pode requerer apenas duas, a amigvel e a judicial. 29) (CESPE ANATEL 2009) Na fase de execuo dos contratos feitos luz da Lei n. 8.666/1993, diversos cuidados devem ser seguidos pelos profissionais da rea administrativa dos rgos e entidades pblicos, sob pena de responsabilizao civil, penal e administrativa. Tendo em vista esse assunto e suas implicaes, julgue os itens subsequentes. Para efeitos de fiscalizao dos contratos, a lei em apreo prev a possibilidade de contratao de terceiros pela administrao para se desincumbir de tal mister.

Gabarito:
1) C 4) E 7) E 10) E 13) C 16) E 19) C 22) E 25) E 2) C 5) E 8) E 11) E 14) C 17) E 20) E 23) C 26) C
www.pontodosconcursos.com.br

3) C 6) C 9) E 12) E 15) C 18) C 21) C 24) C 27) C


14

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

28) C

29) E

Comentrios aos Exerccios


1) (CESPE AGU 2010) Os contratos de gesto das agncias executivas so celebrados com o respectivo ministrio supervisor pelo perodo mnimo de um ano, estabelecendo os objetivos, metas e indicadores de desempenho da entidade, bem como os recursos necessrios e os critrios e instrumentos para avaliao do seu cumprimento. exatamente essa a definio dos contratos de gesto das agncias executivas. Vale mencionar que esses contratos de gesto distinguem-se daqueles celebrados com as organizaes sociais, que possuem como foco o fomento a alguma atividade. Um aspecto importante a durao de no mnimo um ano dos contratos de gesto dessas autarquias qualificadas. Gabarito: C 2) (CESPE AGU 2010) Com o mapeamento de processo, possvel estudar o fluxo operacional de cada atividade de uma organizao, identificando-se os chamados gargalos produtivos. Mapear processo significar estud-lo e descrev-lo, com a finalidade de entender o funcionamento e detectar problemas para solucion-los posteriormente. Esses problemas so os gargalos. Por exemplo, uma mquina que esteja funcionando com apenas 50% da sua capacidade.

15 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Tem um gargalo que comumente citado, quando se fala em desenvolvimento brasileiro. o gargalo logstico: qualidade das estradas, dos portos, ausncia de ferrovias e hidrovias. So problemas que travam o crescimento, que poderia ser maior. Gabarito: C 3) (CESPE AGU 2010) A escolha das tarefas que so atribudas s unidades administrativas baseia-se nos critrios de departamentalizao, ou seja, na especializao de blocos de trabalho de uma organizao. Nesse contexto, as organizaes estruturadas no modelo de projetos delegam grande autoridade e responsabilidade aos gerentes. Dependendo do tipo de departamentalizao (por produto, por cliente, geogrfica, etc.) que sero definidas as tarefas de cada unidade. Primeiro preciso definir o foco para depois traas questes operacionais ou tticas. Conforme falamos, as organizaes projetizadas, por terem o foco na execuo de projetos, devem dar autonomia aos gerentes de projeto. Caso contrrio, a estrutura seria engessada, no conseguindo atender s caractersticas de cada projeto em separado. Gabarito: C 4) (CESPE IBRAM 2009) A estrutura do tipo comisso ou colegiada difere da estrutura em linha e assessoria em vrios aspectos. Entre eles est o fato de que na estrutura em linha e assessoria o empregado recebe ordens de apenas um superior, enquanto na outra ele recebe ordens de vrios superiores.

16 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Mesmo sem termos falado desse tipo de estrutura, poderamos resolver esse tipo de questo, j que na estrutura linha e assessoria, o empregado tem pelo menos dois superiores (ausncia de unidade de comando). A estrutura colegiada, como o prprio nome sugere, uma estrutura em que as decises so tomadas por um rgo colegiado. Gabarito: E 5) (CESPE IBRAM 2009) Alcance ou amplitude de controle consiste na definio do nmero ideal de subordinados que um superior hierrquico pode gerenciar com eficincia. A esse respeito, correto afirmar que a amplitude ou alcance de controle tende a ser menor se o trabalho executado tem natureza operacional e repetitiva. A definio de amplitude de controle est ok. Pessoal, se o trabalho operacional acompanhar. e repetitivo, Assim, a bem mais fcil de ou controlar, seja, de amplitude grande, muitos

subordinados por chefe. Se o trabalho colocar o pneu no carro, um chefe consegue controlar uma grande quantidade de subordinados, pois h um padro, uma rotina. Trabalhos mais tcnicos ou mais inovadores que possuem, dada as suas peculiaridades, maior dificuldade de controle, tendo assim chefes com menos subordinados. Gabarito: E 6) (CESPE IBRAM 2009) Considere que a diretoria de recursos humanos tenha subordinados a ela os departamentos de recrutamento e seleo, de registro e pagamento de pessoal, de treinamento e desenvolvimento e de sade ocupacional e qualidade de vida no trabalho. Nesse caso, o critrio de departamentalizao adotado foi por diviso do trabalho.
17 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Diviso do trabalho no se assemelha com especializao? Reparem que cada departamento especializou-se em uma funo: treinamento, recrutamento, sade ocupacional, etc. Nesse sentido, a organizao estruturou-se agrupando atividades que so semelhantes. Gabarito: C 7) (CESPE IBRAM 2009) Considere que um frigorfico tenha iniciado o seu ciclo de planejamento definindo sua misso como ser uma empresa reconhecida no Brasil como scio-ambientalmente responsvel. Nesse caso, est correta a definio da misso da empresa porque ela explicita seu direcionamento estratgico. Uai, cad a razo de ser do frigorfico nessa misso? bonito ser reconhecido meio como scio-ambientalmente claro que a responsvel, mas a atividade fim, a atividade principal do frigorfico se preocupar com o ambiente? responsabilidade ambiental importante, mas essa no razo de ser de um frigorfico. A razo comercializar animais mortos. No estou falando que a misso exatamente isso, mas deve girar em torno disso. Gabarito: E 8) (CESPE IBRAM 2009) Considere que o diretor de normas de uma indstria de cimento tenha identificado que, durante o processo de planejamento, no foram contempladas algumas normas ambientais relacionadas rea de atuao da organizao. Nesse casso, correto afirmar que a identificao das normas e a avaliao dos seus impactos na organizao deveriam ter ocorrido na fase do planejamento denominada anlise interna, mais especificamente na identificao dos pontos fracos.

18 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

As

normais

ambientais

so

fruto

do

ambiente

externo,

mais

especificamente, oriundas da legislao governamental. O ambiente externo pode ser uma oportunidade ou uma ameaa. Por exemplo: uma norma ambiental nova que contempla uma exigncia j cumprida por uma organizao e no adotada pela concorrncia pode ser uma oportunidade para essa empresa. Por outro lado, para a concorrncia, sabendo que uma empresa adota o procedimento, esse novo normativo uma ameaa. Nada a ver, na questo, quando fala de anlise interna e ponto fraco. Gabarito: E 9) (CESPE IBRAM 2009) O balanced scorecard uma das mais atuais ferramentas de avaliao do desempenho organizacional e tem como principal caracterstica a utilizao de indicadores de desempenho a partir apenas dos relatrios financeiros da organizao. O balanced scorecard uma metodologia muito utilizada. Baseada em 4 eixos (financeiro, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento), o BSC, como chamado, uma gesto de desempenho que subsidia a gesto estratgica de uma empresa. Na questo, o examinador afirma que o BSC baseado apenas na parte financeira. Na verdade, o balanced scorecard uma balanceamento dos indicadores financeiro, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento, dentro de uma viso estratgica da organizao. Nessa metodologia, algumas perguntas so importantes para

subsidiar os 4 indicadores: como ns devemos aparecer para os nossos investidores (financeiro); como devemos ser vistos pelos nossos clientes (clientes); em quais processos devemos nos

19 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

sobressair (processos internos); e como sustentar a habilidade de mudar e progredir (aprendizado e crescimento). Gabarito: E 10) (CESPE ANATEL 2009) A ANATEL uma empresa pblica federal vinculada ao Ministrio das Comunicaes, que desempenha a funo de rgo regulador das telecomunicaes. A ANATEL uma agncia reguladora fruto da privatizao do setor de telecomunicao. Como vimos, na esfera federal, somente autarquias exercem esse tipo de funo, o que difere das agncias executivas, em que as fundaes pblicas tambm podem receber essa qualificao. De qualquer, de nenhum modo uma empresa pblica poderia exercer a regulao do mercado, at porque, ela tambm est no mercado. Com relao vinculao ao Ministrio das Comunicaes, est correto. No h hierarquia entre a Administrao Pblica Indireta e a Administrao Pblica Direta. As entidades fruto da descentralizao por outorga so apenas supervisionadas pelos Ministrios. Gabarito: E 11) (CESPE ANATEL 2009) Permisso de servio de telecomunicaes o ato administrativo pelo qual se atribui a algum o dever de prestar servio de telecomunicaes no regime pblico e em carter permanente. Concesso, Permisso e Autorizao esto inseridas na

descentralizao por delegao, sendo as duas primeiras efetivadas por meio de contrato e a ltima por ato unilateral. Os contratos administrativos possuem uma caracterstica fundamental: no podem
20 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

ser celebrados por tempo indeterminado, ou seja, a prestao do servio em carter temporrio, ao contrrio do que diz a questo: carter permanente. Vale mencionar que os contratos de permisso e concesso so regidos pela Lei n 8.987/95, embora esses contratos observem, no que couber, a Lei de Licitaes e Contratos (8.666/93). Ao ler a Lei de Concesses e Permisses, vocs podem perceber, na definio de permisso, que esse instituto tambm precrio, como a autorizao. Porm, a mesma Lei determina que a permisso deva ser celebrada por contrato de adeso e precedida de licitao. Outro erro da questo a expresso ato administrativo, que unilateral. A permisso feita por meio de contrato, que bilateral, ou seja, h duas partes com objetivos diversos. Gabarito: E 12) (CESPE ANATEL 2009) A autorizao de servio de

telecomunicaes ter sua vigncia sujeita a termo final, no se extinguindo por cassao ou caducidade. Novamente uma questo sobre um tipo de descentralizao por delegao. Dos 3 tipos, a autorizao a nica que realizada por tempo indeterminado, verdade. Porm, a autorizao precria, podendo ser revogada a qualquer tempo. Precrio significa possuir pouca estabilidade ou durao, ser frgil. Existem as seguintes formas de extino de um ato administrativo por manifestao da Administrao ou do Poder Judicirio: anulao (vcio de legalidade no ato), revogao (ato inoportuno ou inconveniente), cassao (beneficirio deixa de cumprir requisitos).
21 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Alm disso, temos tambm: extino natural, extino subjetiva, extino objetiva, caducidade e contraposio, no cabendo defini-las para fins deste concurso. Mas o fato que a autorizao est sujeita caducidade e cassao. O outro erro da questo trata da vigncia sujeita a termo final. Termo prazo, pessoal. Ora, as autorizaes possuem prazo indeterminado, no existindo, assim, prazo final. Gabarito: E 13) (CESPE ANATEL 2009) Uma organizao pode ser definida como um processador, no qual os insumos pessoas, informao, conhecimento, espao, tempo, dinheiro e instalaes so geridos de modo a atingir, da melhor forma possvel, os objetivos que lhe so prprios. E, mediante o alcance desses objetivos, os fornecedores daqueles insumos so remunerados, o que os faz fornecer, novamente, os insumos para a transformao social. Dentro desse contexto de organizaes, julgue os itens seguintes. Dentro dessa viso sistmica, a expresso stakeholder designa as pessoas interessadas na continuidade das organizaes, como os funcionrios, clientes e fornecedores. Pessoal, coloquei essa questo mais pelo enunciado, que faz uma definio tima envolvendo organizao e processos. Os stakeholders so os interessados na empresa. So os agentes afetados positiva ou negativamente pelas decises da organizao. Gabarito: C

22 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

14) (CESPE IBRAM 2009) Considere que em uma organizao estruturada por processos, uma unidade A receba uma demanda, efetua o levantamento em seus bancos de dados e encaminha os resultados do trabalho para a unidade B, a unidade B trata os dados estatisticamente, analisa os resultados e gera uma informao que ser encaminhada para subsidiar o processo decisrio da organizao. Nesse caso, correto afirmar que a unidade B agregou valor ao processo descrito. Pessoal, essa questo trata dos valores que so agregadas ao produto/servio durante as etapas do processo, de modo que, ao final do processo, o produto tenha mais valor do que o insumo que iniciou o processo. Repare que no precisa existir produto para ter processo. A assertiva trata apenas de fluxo de informaes que so geradas. Isso tambm estruturado em processos. Qualquer sequncia de atividades um processo. Gabarito: C 15) (CESPE SEPLAG 2009) Com relao a mapeamento de processos, julgue os seguintes itens. Escopo de um projeto consiste na descrio detalhada dos requisitos necessrios para complet-lo com sucesso. Escopo, nesse caso, o trabalho necessrio para concluir o projeto. Nesse sentido, a descrio detalhada dos requisitos necessrios encaixa-se nesse contexto, j que, com esse detalhamento possvel executar o trabalho e atingir o objetivo da concluso de um projeto. Gabarito: C

23 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

16) (CESPE SEPLAG 2009) Boas prticas podem ser compreendidas como receitas para os prximos processos de TI a serem desenvolvidos. Boas prticas a identificao das melhores prticas de determinada atividade. Com a identificao da melhor prtica, possvel estabelec-la como padro a ser seguido por todos. O examinador colocou um conceito que foge da real denominao. Gabarito: E 17) (CESPE SEPLAG 2009) No uso de ITIL (information technology infrastructure library, ou biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informao), a distribuio de tarefas e responsabilidades entre departamentos independe do tipo de organizao, pois se trata de um padro internacional aberto, composto de documentos que renem as melhores prticas de governo de TI. O tipo de organizao fundamental na distribuio das tarefas com base no ITIL. No existe uma receita de bolo. preciso contextualizar, trazer para a realidade de cada empresa. No falamos que o ITIL possui foco no cliente e na qualidade? Sem conhecer a organizao, impossvel efetuar esse tipo de mapeamento. Gabarito: E 18) (CESPE SEPLAG 2009) A OPM3 compreende um conjunto de critrios recomendados pelo PMI (project management institute) no PMBOK (project management body of knowledge) para avaliar o grau de maturidade de uma empresa de TI no gerenciamento de projetos. PMI o instituto que publica o PMBOK, que tem como funo levantar discusses sobre prticas em projetos, padronizando atividades. Uma
24 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

dessas padronizaes, de fato, a OPM3, ferramenta para avaliar e desenvolver as capacidades de gesto, ou seja, analisa a maturidade de uma empresa. Gabarito: C 19) (CESPE MTE 2008) A respeito de mapeamento de processos e instrumentos gerenciais, julgue os itens. Uma das regras bsicas na elaborao de fluxogramas de que todos os smbolos devem possuir pelo menos uma entrada e pelo menos uma sada. Se um fluxograma tivesse uma parte do processo sem entradas e sadas, esse fluxo estaria incompleto. preciso ter continuidade, sequncia nas atividades, que so representadas por smbolos. Gabarito: C 20) O losango o smbolo que representa a possibilidade de alternativas, escolha e opes para a seqncia do fluxo. Vejamos alguns significados de smbolos: crculo alongado incio ou fim; seta sentido; retngulo aes; losango questes/alternativas, tendo sempre duas sadas. Nesse sentido, o losango apresenta sim alternativas, mas no nesse smbolo que se escolhe a alternativa. Gabarito: E

25 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

21) Existem diversas tcnicas e formas de elaborar fluxogramas; a escolha da tcnica e das simbologias mais ou menos detalhadas depende do tipo e da complexidade do processo a ser mapeado. Novamente, no existe uma regra. O fluxograma deve-se adaptar peculiaridade da empresa, do ambiente que est inserido. Gabarito: C 22) A anlise e a simplificao de processos pressupem uma viso sistmica da organizao e no, simplesmente, uma viso funcional de cada setor. Pessoal, os processos devem se preocupar com as rotinas, as operaes. A viso sistmica no mostra o que o mapeamento quer ver. preciso aprofundar, visitar cada setor para entender os processos especficos. Gabarito: E 23) (CESPE IEMA 2007) Acerca da gesto de processos, julgue os itens a seguir. O mapeamento de um processo permite a realizao de uma anlise crtica, que inclui a verificao da existncia de gargalos, subprocessos ou atividades-chave. Bem tranquila essa questo, no ? Ora, quando o mapeamento realizado, possvel ter uma viso de vrios aspectos da organizao. uma visualizao pormenorizada das atividades, possibilitando identificar problemas, atividades menores, principais atividades. Gabarito: C
26 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

24) O mapeamento de processos permite a visualizao das interfaces entre os processos da organizao, de forma que seu funcionamento possa ser avaliado. Veja que as questes vo se repetindo, seguindo a mesma lgica. O funcionamento da empresa compreendido aps o mapeamento dos processos. Ademais, possvel entender as relaes entre os prprios processos. Gabarito: C 25) A gesto por processos pressupe a existncia de uma liderana com autoridade formal constituda, que direcionar o foco do trabalho para o atendimento exclusivo das necessidades dos membros da equipe. Quando o Cespe usa esse tipo de termo exclusividade, no mnimo, desconfie. Ora, ento quer dizer que o meu foco no trabalho atender a minha prpria necessidade? Isso at ocorre, mas deixa o presidente saber, no ? As necessidades dos membros so importantes sim, mas no podemos esquecer que a empresa tem seus objetivos a cumprir. Gabarito: E 26) (CESPE MS 2010) O diagrama de causa e efeito permite identificar as causas dos defeitos de um processo. O diagrama de causa e efeito, tambm chamado de diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe, uma ferramenta muito importante na administrao. Ishikawa foi o engenheiro que props o diagrama, mas essa espinha de peixe, como funciona? Vejam o desenho.

27 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Material

Mo-de-obra

Medio

Problema

Mtodos

Maquinrio

Ambiente

Viram a razo do apelido? Essa ferramenta nos permite relacionar todos os problemas em uma organizao. um brainstorm (chuva de palpites) de problemas, que detecta suas causas e tambm os efeitos e o seu peso, a sua contribuio para o problema. De que forma o dficit de recursos humanos est influenciando no desempenho da empresa? Voltando para a questo, essa ferramenta permite sim identificar defeitos em um processo. Gabarito: C 27) (CESPE TJDFT 2008) O no-cumprimento ou o cumprimento irregular, pelo contratado, de clusulas contratuais, especificaes, projetos ou prazos, constituem motivo para resciso do contrato administrativo. Lembram-se das clusulas exorbitantes? So elas que do

prerrogativas ao poder pblico em um contrato administrativo. Se a


28 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

contratada no cumprir clusulas, o contratante pode e deve rescindir esse contrato. Gabarito: C 28) (CESPE TJDFT 2008) Embora existam trs formas de resciso do contrato administrativo, o contratado pode requerer apenas duas, a amigvel e a judicial. Exatamente isso. O Contratado ou rescinde amigavelmente, desde que haja convenincia para a Administrao, ou rescinde judicialmente. Ao poder pblico, cabe ainda resciso unilateral em determinados casos. Gabarito: C 29) (CESPE ANATEL 2009) Na fase de execuo dos contratos feitos luz da Lei n. 8.666/1993, diversos cuidados devem ser seguidos pelos profissionais da rea administrativa dos rgos e entidades pblicos, sob pena de responsabilizao civil, penal e administrativa. Tendo em vista esse assunto e suas implicaes, julgue os itens subsequentes. Para efeitos de fiscalizao dos contratos, a lei em apreo prev a possibilidade de contratao de terceiros pela administrao para se desincumbir de tal mister. Essa daria para resolver na lgica. Fiscalizar um contrato, gerir um contrato tarefa fundamental. Como que o poder pblico poderia delegar esse tipo de funo? Se ele celebra um contrato com ente privado, preciso controlar, observar o cumprimento das clusulas. Fazer com que outro agente privado verifique o cumprimento da contratada ilgico.
29 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE ADMINISTRAO PBLICA (RESUMO) MPU PROFESSOR: VINICIUS OLIVEIRA RIBEIRO

Gabarito: E

Um abrao e boa prova!!!!

30 www.pontodosconcursos.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen