Sie sind auf Seite 1von 38

---

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase


Algumas centrais de potncia, como a central simples a vapor d'gua, que j consideramos diversas vezes, operam segundo um ciclo. Isto , o fluido de trabalho sofre uma srie de processos e, finalmente, retorna ao estado inicial. Em outras centrais de potncia, tais como o motor de combusto interna e a turbina a gs. o fluido de trabalho no passa por um ciclo termodinmico, ainda que o equipamento opere segundo um ciclo mecnico. Nesse caso, o fluido de trabalho, no fim do processo, apresenta uma composio qumica diferente ou est num estado termodinmico diferente do inicial. Diz-se, s vezes, que tal equipamento opera segundo um ciclo aberto (a palavra ctelo, nesse contexto, realmente um termo incorreto), enquanto a unidade motora a vapor opera segundo um ciclo fechado. A mesma distino entre ciclos abertos e fechados pode ser feita em relao aos aparelhos de refrigerao. interessante analisar o desempenho do ciclo fechado ideal, semelhante ao ciclo real, para todos os tipos de equipamentos que operam com ciclo aberto ou fechado. Tal procedimento particularmente vantajoso na determinao da influncia de certas variveis no desempenho dos equipamentos. Por exemplo, o motor de combusto interna, com ignio por centelha, usualmente modelado como um ciclo Otto. Da anlise de um ciclo Otto possvel concluir que: aumentando a relao de compresso obtm-se um aumento no rendimento do ciclo. Isso tambm verdadeiro para o motor real, embora os rendimentos dos ciclos Otto possam se afastar significativamente dos rendimentos dos motores reais. Este captulo e o prximo tratam dos ciclos ideais para os sistemas de potncia e de refrigerao. Aqui consideramos os ciclos com mudana de fase, que so sistemas que utilizam fluidos de trabalho que apresentam mudana de fase durante o ciclo; j o Captulo 12 trata dos ciclos com fluidos de trabalho gasosos, que no apresentam mudana de fase. Em ambos os captulos, so ressaltados os motivos que levam os ciclos reais a se desviarem dos ideais, alm de serem feitas consideraes acerca das modificaes dos ciclos bsicos que objetivam o aumento do rendimento do ciclo. Essas modificaes so realizadas com a introduo de certos equipamentos, tais como regeneradores, compressores e expansores de mltiplos estgios e resfriadores intermedirios, no ciclo original. Ao longo desses captulos tambm analisaremos algumas aplicaes especiais, tais como os ciclos combinados, os ciclos de topo, os ciclos posteriores e a cogerao de energia e potncia eltrica.

318

Fundamentos daTermodinmica

11.1 INTRODUO AOS CICLOS DE POTNCIA


Consideramos, no Captulo 7, as mquinas trmicas cclicas que utilizavam quatro processos distintos. Vimos tambm que possvel operar essas mquinas em regime permanente produzindo trabalho na forma de rotao de um eixo (Figura 7.18), ou a partir de processos que envolvem movimento de um pisto num cilindro (Figura 7.19). No primeiro caso, o fluido de trabalho pode apresentar mudanas de fase durante a execuo do ciclo ou permanecer numa nica fase1. J no segundo caso, o fluido de trabalho usualmente permanece na fase gasosa em todos os estados percorridos pelo ciclo. Para um processo reversvel, em regime permanente, com uma seo de entrada e uma de sada e desprezando as variaes de energia cintica e potencial, o trabalho por unidade de massa envolvido no processo dado pela Equao 9.15, ou seja:

w=O trabalho de movimento da fronteira, por unidade de massa, num processo reversvel para um sistema que engloba uma substncia simples compressvel dado pela Equao 4.3.

sentado pela segunda integral no envolve processos a volume 'constante. Consideremos agora o ciclo de potncia esquematizado na Figura 7.18. Vamos admitir que todos os processos sejam internamente reversveis e que estes no apresentem variaes significativas de energia cintica e potencial. Assim, o trabalho por unidade de massa, em cada processo, pode ser calculado com a Equao 9.15. Para facilitar a modelagem do ciclo, vamos admitir que os processos de transferncia de calor ocorram a presso constante, sem realizao de trabalho, e que tanto a turbina quanto a bomba sejam adiabticas e, dessa forma, isoentrpicas. A representao grfica desse ciclo, levando em conta todas estas consideraes, est mostrada na Figura 11.2. Se todos os estados percorridos pelo fluido de trabalho durante o ciclo pertencerem regio de saturao lquido-vapor, o ciclo ser um de Carnot. Isso ocorre porque as transferncias de calor ocorrem a presso constante e, nessa regio, os processos a presso constante tambm so processos isotrmicos. Caso contrrio o ciclo no ser mais um ciclo de Carnot. Nessas duas situaes, o trabalho lquido, por unidade de massa, realizado pelo ciclo :

"liq

-Jv dP + 0- J u dP + 0 = -

dP

w=

dv

As reas relativas s duas integrais esto mostradas na Figura 11.1. interessante notar que o trabalho representado pela primeira integral no envolve processos a presso constante e que o trabalho repre-

Como P2 = -Psi -Pi = P, e considerando que os volumes especficos dos fluidos de trabalho no processo de expanso (estado 3 ao estado 4) so maiores que os referentes ao processo de compresso (estado l ao estado 2), podemos concluir que o trabalho realizado pelo ciclo positivo. Essa concluso tambm pode ser obtida analisando as reas da Figura 11.2. Conclumos, a partir dessa anlise, que o trabalho lquido fornecido pelo ciclo funo da diferena entre os volumes especficos das fases. Assim, o fluido de trabalho deve apresentar a maior variao de volume especfico possvel entre as fases, por exemplo: entre a fase vapor e a lquida.

Figura 11.1
Comparao entre os trabalhos realizados por eixo e por movimento de fronteira.
1 \ormalmente, o fluido de trabalho permanece na fase vapor (N.T.).

Figura 11.2
Ciclo de potncia baseado em quatro processos.

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

319

Se o ciclo mostrado na Figura 11.2 fosse realizado num conjunto cilindro-pisto, o trabalho seria realizado pelo movimento de fronteira. Nesse caso, o trabalho realizado pelo ciclo, por unidade de massa, pode ser calculado pela relao

= J P dv + IP dv + J P dv +

1-2: Processo de bombeamento adiabtico reversvel, na bomba. 2-3: Transferncia de calor a presso constante, na caldeira. 3-4: Expanso adiabtica reversvel, na turbina (ou noutra mquina motora tal como a mquina a vapor). 4-1: Transferncia de calor a presso constante, no condensador. O ciclo Rankine, como j foi exposto, tambm pode apresentar superaquecimento do vapor, como o ciclo l-2-3'-4'-l. Se as variaes de energia cintica e potencial forem desprezadas, as transferncias de calor e o trabalho lquido podem ser representados pelas diversas reas do diagrama T-s. O calor transferido ao fluido de trabalho representado pela rea a-2-2'-3b-a e o calor transferido do fluido de trabalho pela rea a-l-4->-a. Utilizando a primeira lei da termodinmica, podemos concluir que a rea que representa o trabalho igual diferena entre essas duas reas, isto . a rea l-2-2'-3-4-l. O rendimento trmico definido pela relao w,n rea l-2-2'-3-4-l rea a-2-2'-3-b-a ,,, ,s

Analisando novamente a Figura 11.2, notamos que as reas relativas aos processos de expanso (do estado 2 ao 3 e do estado 3 ao 4) so maiores que as reas relativas aos processos de compresso (estado 4 ao l e do estado l ao 2). Assim, a rea lquida e o trabalho lquido produzido pelo ciclo so positivos. A rea delimitada pelas linhas que representam os processos 1-2-3-4-1 no diagrama P-v (Figura 11.2) representa o trabalho lquido produzido nos dois casos analisados. Note que o trabalho lquido fornecido pelos dois ciclos o mesmo apesar de os trabalhos realizados nos processos similares que compem os dois ciclos serem diferentes. Neste captulo consideraremos o primeiro dos dois casos examinados acima, que corresponde aos processos em regime permanente, que produzem trabalho na forma de rotao de um eixo e que utilizam fluido de trabalho que apresenta mudanas de fase durante a execuo do ciclo, de modo que a diferena entre os termos do trabalho (-/r dP) nos processos de expanso e compresso mxima. Em seguida, no Captulo 12, analisaremos os sistemas com fluido de trabalho que permanece na fase gasosa para os casos de processos em regime permanente, que produzem trabalho na forma de rotao de um eixo e processos que envolvem movimento de um pisto num cilindro. Nas prximas sees consideraremos o ciclo Rankine, que o ciclo ideal constitudo por quatro processos que ocorrem em regime permanente, conforme mostrado na Figura 11.2, e que opera na regio de saturao. Isso feito para maximizar a diferena entre os volumes especficos relativos aos processos de expanso e compresso. O ciclo Rankine o modelo ideal para as centrais trmicas a vapor utilizadas na produo de potncia.

Caldeira

Bomba

11.2 O CICLO RANKINE


Considere um ciclo baseado em quatro processos que ocorrem em regime permanente (Figura 11.2). Admita que o estado l seja lquido saturado e que o estado 3 seja vapor saturado ou superaquecido. Esse ciclo recebe a denominao ciclo Rankine e o modelo ideal para uma unidade motora simples a vapor. conveniente mostrar os estados e os processos em um diagrama T-s, conforme apresentado na Figura 11.3. Os quatro processos que compem o ciclo so:

Figura 11.3
Instalao motora simples a vapor que opera segundo um ciclo Rankine.

rr

320

Fundamentos daTermodinmica

Na anlise do ciclo Rankine til considerar que o rendimento depende da temperatura mdia na qual o calor fornecido e da temperatura mdia na qual o calor rejeitado. Qualquer variao que aumente a temperatura mdia na qual o calor fornecido, ou que diminua a temperatura mdia na qual o calor rejeitado, aumentar o rendimento do ciclo Rankine. Devemos ressaltar que, na anlise dos ciclos ideais desre captulo, as variaes de energias cintica e potencial de um ponto do ciclo a outro sero desprezadas. Em geral, isso uma hiptese razovel para os ciclos reais. evidente que o rendimento trmico do ciclo Rankine menor que aquele do ciclo de Carnot que opera com as mesmas temperaturas mxima e mnima do ciclo Rankine, porque a temperatura mdia entre 2 e 2' menor que a temperatura durante a evaporao. Podemos ento perguntar, por que escolher o ciclo Rankine como o ciclo ideal? Por que no escolher o ciclo de Carnot l'-2'-3-4-1' como o ciclo ideal? Podemos fornecer, pelo menos, duas razes para a escolha do ciclo Rankine. A primeira envolve o processo de bombeamento. O estado l' uma mistura de lquido e vapor e muito difcil construir uma

bomba que opere convenientemente sendo alimentada com uma mistura de lquido e vapor (!') e que fornea lquido saturado na seo de descarga (2'). muito mais fcil condensar completamente o vapor e trabalhar somente com lquido na bomba (o ciclo Rankine baseado nesse fato). A segunda razo envolve o superaquecimento do vapor. No ciclo Rankine o vapor superaquecido a presso constante, processo 3-3'. No ciclo de Carnot toda a transferncia de calor ocorre a temperatura constante e, portanto, o vapor superaquecido no processo 3-3". Note que durante esse processo a presso cai. Isso significa que calor deve ser transferido ao vapor enquanto ele sofre um processo de expanso (no qual efetuado trabalho). Isso tambm muito difcil de se conseguir na prtica. Assim, o ciclo Rankine o ciclo ideal que pode ser aproximado na prtica. Consideraremos, nas prximas sees, algumas variaes do ciclo Rankine que provocam o aumento do rendimento trmico do ciclo e, desse modo, apresentam um rendimento mais prximo ao do ciclo de Carnot. Antes de discutirmos a influncia de certas variveis sobre o desempenho do ciclo Rankine, estudemos o seguinte exemplo:

EXEMPLO 11.1
Determine o rendimento de um ciclo Rankine que utiliza gua como fluido de trabalho. A presso no condensador do ciclo igual a 10 kPa e a caldeira opera a 2 MPa. O vapor deixa a caldeira como vapor saturado. Na resoluo dos problemas sobre os ciclos de Rankine, indicaremos por wb o trabalho na bomba por quilograma de fluido que escoa no equipamento e por qL o calor rejeitado pelo fluido de trabalho por quilograma de fluido que escoa no equipamento. Na soluo deste problema consideramos, sucessivamente, uma superfcie de controle que envolve a bomba, a caldeira, a turbina e o condensador. Em cada caso, o modelo termodinmico adotado aquele associado s tabelas de vapor d'gua e consideraremos que o processo ocorre em regime permanente (com variaes de energias cintica e potencial desprezveis). Consideremos inicialmente a bomba: Volume de controle: Bomba. Estado de entrada: PI conhecida, lquido saturado; estado determinado. Estado de s ida: P? conhecida. Anlise: Equao da energia (Primeira lei da termodinmica):
\wb\ h2- hi

Equao da entropia (Segunda lei da termodinmica):


S2 = S]

Como s2-Si, i Soluo: Admitindo que o lquido seja incompressvel, \wb = v(P2-P) = 0,00101(2000 - 10) = 2,0 kJ/kg h2 = h1 + \wb\ 191,8 + 2,0 = 193,8 kJ/kg Consideremos agora a caldeira: Volume de controle: Caldeira. Estado de entrada: P2, hz conhecidas; estado determinado. Estado de sada: P3 conhecida, vapor saturado; estado determinado.

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

321

Anlise: Equao da energia: Soluo: QH = h3-h2 = 2799,5 - 193,8 = 2605,7 kJ/kg Analisando a turbina temos: Volume de controle: Turbina. Estado de entrada: Estado 3 conhecido. Estado de sada: P4 conhecida. Anlise: Equao da energia: Equao da entropia:
S3 = S 4

Finalmente, consideremos o condensador. Volume de controle: Condensador. Estado de entrada: Estado 4, conhecido. Estado de sada: Estado l, conhecido. Anlise: Equao da energia:

\qL\
Soluo: \qL\ h4~hl = 2007,5 - 191,8 = 1815,7 kJ/kg Podemos agora calcular o rendimento trmico: wtw. 'lq _ Q H
' trmico

QH 792,0-2,0 = 30,3% 2605,7

Soluo: Podemos determinar o ttulo no estado 4 a partir da entropia nesse estado. Assim, S3 = s4 = 6,3409 = 0,6493 + x4 7,5009 => ,r4 = 0.7588 fi4 = 191,8 + 0,7588(2392,8) = 2007,5 kJ/kg wt = 2799,5 - 2007,5 = 792,0 kJ/kg

Podemos tambm escrever uma expresso para o rendimento trmico em funo das propriedades nos vrios pontos do ciclo. Assim,
'trmico

2605,7-1815,7
2605,7

792,0-2,0
2605,7

= 30,3%

11.3 EFEITOS DA PRESSO E TEMPERATURA NO CICLO RANKINE


Consideremos, primeiramente, o efeito da presso e temperatura na seo de sada da turbina no ciclo Rankine. Esse efeito mostrado no diagrama T-s da Figura 11.4. Faamos com que a presso de sada caia de P4 a 4', com a correspondente diminuio da temperatura na qual o calor rejeitado. O aumento do trabalho lquido est representado pela rea 1-4-4'l'-2'-2-l. O aumento do calor transferido ao fluido representado pela rea a'-2'-2-a-a'. Como essas duas reas so aproximadamente iguais, o resultado lquido um aumento no rendimento do ciclo. Isso tambm evidente pelo fato de que a temperatura mdia, na qual o calor rejeitado, diminui. Note, entretanto, que a reduo da presso na seo de descarga da turbina provoca uma reduo no ttulo do fluido que deixa a turbina. Isso um fator significativo, pois ocorrer uma diminuio na eficincia da turbina e a eroso das palhetas da turbina se tornar um problema muito srio quando a umidade do fluido, nos estgios de baixa presso da turbina, exceder cerca de 10%.

Em seguida, consideremos o efeito do superaquecimento do vapor na caldeira (Figura 11.5). evidente que o trabalho aumenta o correspondente rea 3-3'4'-4-3 e o calor transferido na caldeira aumenta o correspondente rea 3-3'-b'-b-3. Como a relao entre essas duas reas maior que a relao entre o trabalho lquido e o calor fornecido no restante do ciclo, evi-

d a

Figura 11.4
Efeito da presso de descarga da turbina sobre o rendimento do ciclo Rankine.

322

-Ligamentos daTermodinmica

41

b'

Figura 11.5
Efeito do superaquecimento sobre o rendimento do ciclo Rankine.

Figura 11.7
Efeito da presso e da temperatura no trabalho do ciclo Rankine.

dente que, para as presses dadas, o superaquecimento do vapor aumenta o rendimento do ciclo Rankine. Isso pode ser explicado tambm pelo aumento da temperatura mdia na qual o calor transferido ao vapor. Note tambm que, quando o vapor superaquecido, aumenta o ttulo do vapor na sada da turbina. Finalmente, a influncia da presso mxima do vapor deve ser considerada e isso est mostrado na Figura 11.6. Nessa anlise, a temperatura mxima do vapor, bem como a presso de sada, so mantidas constantes. O calor rejeitado diminui o correspondente rea b'4'-4-b-b'. O trabalho lquido aumenta o correspondente rea rachurada simples e diminui o correspondente rea rachurada duplamente. Portanto, o trabalho lquido tende a permanecer o mesmo, mas o calor rejeitado diminui e, portanto, o rendimento do ciclo Rankine aumenta com o aumento da presso mxima. Note que, nesse caso, a temperatura mdia na qual o calor fornecido tambm aumenta com o aumento da presso. Observe que o ttulo do vapor que deixa a turbina diminui quando a presso mxima do ciclo aumenta.

Resumindo, podemos dizer que o trabalho lquido e o rendimento de um ciclo Rankine podem ser aumentados pela reduo da presso no condensador, pelo aumento da presso no fornecimento de calor e pelo superaquecimento do vapor. O ttulo do vapor que deixa a turbina aumenta com o superaquecimento do vapor e diminui pelo abaixamento da presso no condensador e pelo aumento da presso no fornecimento de calor. Esses efeitos so mostrados nas Figuras 11.7 e 11.8. Adicionalmente a essas consideraes, podemos notar que -o ciclo modelado com quatro processos conhecidos (dois isobricos e dois isoentrpicos) que ocorrem entre os quatro estados envolvendo um total de oito propriedades. Admitindo que o estado l seja lquido saturado (x1 = 0), temos trs (8, 4, 1) parmetros para determinar. As condies operacionais so fisicamente controladas pela alta presso gerada pela bomba, P2 = PS, o superaquecimento para T3 (ou 3:3 = l, caso no haja superaquecimento), e a temperatura do condensador TI, que o resultado da transferncia de calor que ocorre.

b'

Figura 11.6
Efeito da presso na caldeira sobre o rendimento do ciclo Rankine.

Figura 11.8
Efeito da presso e da temperatura na eficincia do ciclo Rankine

Sistemas de Potncia e Refrigerao -com Mudana de Fase

323

EXEMPLO 11.2

Num ciclo Rankine, o vapor cTgua deixa a caldeira e entra da turbina a 4 MPa e 400 C. A presso no condensador igual a 10 kPa. Determine o rendimento do ciclo. Para determinar o rendimento do ciclo devemos calcular o trabalho na turbina, o trabalho na bomba e a transferncia de calor ao fluido na caldeira. Para isso, consideraremos uma superfcie de controle envolvendo sucessivamente cada um desses componentes. Em cada caso, o modelo termodinmico adotado aquele associado s tabelas de vapor d'gua e admitiremos que os processos ocorram em regime permanente (com variaes desprezveis de energias cintica e potencial). Volume de controle: Bomba. Estado de \ Pj conhecida, lquido saturado; estado determinado. Estado de sada: PZ conhecida. Anlise: Equao da energia: wb\ Equao da entropia:

Anlise: Equao da energia:


w t - h3 - h4

Equao da entropia:
S.3 = S4

Soluo: h3 = 3213,6 kJ/kg e s3 = 6,7690 kJ/kg K s3 = s4 = 6,7690 = 0,6493 + x4 7,5009 => x4 = 0,8159 h4 = 191,8 + 0,8159(2392,8) = 2144,1 kJ/kg wt = h3-h4 = 3213,6 - 2144,1 = 1069,5 kJ/kg wlq = wt~ \wb\ 1069,5 - 4,0 = 1065,5 kJ/kg Para a caldeira, temos: Volume de controle: Caldeira. Estado de entrada: Pz, h2 conhecidas; estado determinado. Estado de sada: Estado 3 determinado (dado). Anlise: Equao da energia:
Soluo:

Como s2 -Si,

QH = h.3 - h, = 3213,6 - 195,8 = 3017,8 kJ/kg ~hi = \ = v(p2~pi) """""

wlq qH

1065,5 = 35,3% 3017,8

Soluo: \wb\ v(P2-Pi) = 0,00101(4000 - 10) = 4,0 kJ/kg fy = 191,8 kJ/kg e hz = 191,8 + 4,0 - 195,8 kJ/kg Para a turbina, temos: Volume de controle: Turbina Estado de entrada: P3, T3 conhecidas; estado determinado. Estado de sada: P4 conhecida.

O trabalho lquido tambm pode ser determinado calculando-se o calor rejeitado no condensador, qL, e observando que, pela primeira lei da termodinmica, trabalho lquido no ciclo igual transferncia lquida de calor no ciclo. Considerando uma superfcie de controle envolvendo o condensador, temos: \qL\ h4-hl = 2144,1 - 191,8 = 1952,3 kJ/kg Portanto, 'iq = QH-\QL\ 3017,8 - 1952,3 = 1065,5 kJ/kg nos estgios de baixa presso da turbina. O ciclo com reaquecimento foi desenvolvido para tirar vantagem do aumento de rendimento provocado pela utilizao de presses mais altas e ao mesmo tempo evitar que a umidade seja excessiva nos estgios de baixa presso da turbina. Um esquema desse ciclo e o diagrama Ts associado est mostrado na Figura 11.9. A carac-

11.4 O CICLO COM REAQUECIMENTO


Na seo anterior notamos que o rendimento do ciclo Rankine pode ser aumentado pelo aumento da presso no processo de fornecimento de calor. Entretanto, isso tambm aumenta o teor de umidade do vapor

F ir
F

324

Fundamentos daTermodinmica

terstica singular desse ciclo que o vapor, primeiramente, expande at uma presso intermediria na turbina. Ele, ento, reaquecido na caldeira e novamente expande na turbina at a presso de sada. evidente, a partir do diagrama T-s, que h um ganho muito pequeno de rendimento pelo reaquecimento do vapor, porque a temperatura mdia na qual o calor
Turbina

fornecido no muda muito. A principal vantagem desse reaquecimento a diminuio do teor de umidade nos estgios de baixa presso da turbina. Observe tambm que, se houver metais que possibilitem um superaquecimento do vapor at 3', o ciclo Rankine simples seria mais eficiente que o ciclo com reaquecimento e esse ciclo modificado no seria necessrio.

--

Figura 11.9
Ciclo ideal com reaquecimento.
Bomba

&

6 \O 11.3

Considere um ciclo com reaquecimento que utiliza gua como fluido de trabalho. O vapor deixa a caldeira e entra na turbina a 4 MPa e 400 C. O vapor expande at 400 kPa na turbina de alta presso, reaquecido are 400 C e ento expande novamente na turbina de baixa presso at 10 kPa. Determine o rendimento do ciclo. Para cada volume de controle analisado, o modelo termodinmico aquele associado s tabelas de vapor d'gua e admitiremos que os processos ocorram em regime permanente (com variaes desprezveis de energias cintica e potencial). Para a turbina de alta presso: Volume de controle: Turbina de alta presso. Estado de entrada: P3, T3 conhecidas; estado determinado. Estado de sada: P4 conhecida. Anlise: Equao da energia: Equao da entropia:
s3 = s 4

Para a turbina de baixa presso: Volume de controle: Turbina de baixa presso. Estado de entrada: P5, T5 conhecidas; estado determinado. Estado de sada: P6 conhecida. Anlise: Equao da energia: ict_b = h5-h& Equao da entropia: Soluo: h5 = 3273.4 e s5 = 7,8985 s5 = s6 = 7,8985 = 0.6493 + x& 7,5009 => x = 0,9664 h6 = 191,8 + 0.9664(2392,8) = 2504,3 kJ/kg Para toda a turbina, o trabalho total produzido, wt, a soma de wt_a e wt_b. Assim, wt = (hz - h 4) + (/i5 - h&~) = (3213,6 - 2685,6) + (3273,4 - 2504,3) = 1297,1 kJ/kg Para a bomba: Volume de controle: Bomba Estado de entrada: PI conhecida, lquido saturado; estado determinado. Estado de sada: P2 " conhecida.

Soluo: hz = 3213,6 e s3 = 6,7690 s3 = s4 = 6,7690 = 1,7766 + x4 5,1193 => x4 = 0,9752 h4 = 604,7 + 0,9752(2133,8) = 2685,6 kJ/kg

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

325

Anlise: Equao da energia: \wb\ hz~ hi Equao da entropia:


Como Sz =

Anlise: Equao da energia: gH = (h3 - h^ + (hb - h4~) Soluo: QH = (h3 - h^ + (h& - h = (3213,6 - 195,8) + (3273,4 - 2685,6) = 3605,6 kJ/kg Portanto, wm = 1297,l-4,0 = 1293,lkJ/kg

Soluo: \wb\ v(Pz -P{) = 0,00101(4000 - 10) = 4,0 kJ/kg hz = 191,8 + 4,0 = 195,8 Para a caldeira: Volume de controle: Caldeira. Estados de entrada: Estados 2 e 4, estados conhecidos. Estados de sada: Estados 3 e 5, estados conhecidos.

2% _ 1293,1 _ qH 3605,6 Esse resultado mostra que o aumento do rendimento provocado pelo reaquecimento relativamente pequeno (veja os resultados do Exemplo 11.2). Porm, a frao de lquido do vapor na seo de sada da turbina (baixa presso) diminui, em consequncia do reaquecimento, de 18,4% para 3,4%. um aumento na temperatura mdia na qual o calor fornecido ao fluido de trabalho. Consideremos, inicialmente, um ciclo regenerativo ideal, como mostrado na Figura 11.11. O aspecto singular desse ciclo, quando comparado com o ciclo Rankine, que aps deixar a bomba, o lquido circula
Caldeira

11.5 O CICLO REGENERATIVO


Outra variao importante do ciclo Rankine o ciclo regenerativo. Essa variao envolve a utilizao de aquecedores da gua de alimentao. As caractersticas bsicas desse ciclo podem ser mostradas considerando-se o ciclo Rankine sem superaquecimento apresentado na Figura 11.10. O fluido de trabalho aquecido, enquanto permanece na fase lquida, durante o processo entre os estados 2 e 2'. A temperatura mdia do fluido de trabalho, durante esse processo, muito inferior do processo de vaporizao 2'-3. Isso faz com que a temperatura mdia, na qual o calor transferido ao ciclo Rankine, seja menor que aquela do ciclo de Carnot l '-2 '-3-4-1'. Desse modo, o rendimento do ciclo Rankine menor que o do ciclo de Carnot correspondente. No ciclo regenerativo, o fluido de trabalho entra na caldeira em algum estado entre 2 e 2' e, consequentemente, obtm-se

\a 11.10
a
Diagrama T-s que mostra a relao entre os rendimentos dos ciclos de Carnot e Rankine.

Figura 11.11 Ciclo regenerativo ideal.

326

Fundamentos daTermodinmica

ao redor da carcaa da turbina, em sentido contrrio ao do vapor na turbina. Assim, possvel transferir calor do vapor, enquanto este escoa na turbina, ao lquido que escoa ao redor da turbina. Admitamos, por um momento, que essa seja uma transferncia de calor reversvel; isto : em cada ponto da superfcie da turbina a temperatura do vapor apenas infmitesimalmente superior do lquido. Nesse caso, a linha 4-5 no diagrama T-s da Figura 11.11, que representa os estados do vapor escoando atravs da turbina, exatamente paralela linha 1-2-3 que representa o processo de bombeamento (1-2) e os estados do lquido que escoa ao redor da turbina. Consequentemente, as reas 2-3b-a2 e 5-4-d-c-5 no so somente iguais, mas tambm congruentes, e representam, respectivamente, o calor transferido do vapor ao lquido. Calor transferido ao fluido de trabalho a temperatura constante, no processo 3-4, e a rea 3-4-d-b-3 representa essa transferncia de calor. Calor transferido do fluido de trabalho no processo 5-1 e a rea 1-5-c-a-l representa essa transferncia. Note que essa rea exatamente igual rea l'-5'-d-b-l', que o calor rejeitado no ciclo de Carnot relacionado, l'-3-4-5'-l'. Assim, o ciclo regenerativo ideal apresenta rendimento trmico exatamente igual ao rendimento do ciclo de Carnot que opera entre as mesmas temperaturas de fornecimento e rejeio de calor. Obviamente, no possvel implantar esse ciclo regenerativo ideal. Primeiramente, no seria possvel efetuar a transferncia de calor necessria do vapor na turbina para a gua lquida de alimentao. Alm disso, o teor de umidade do vapor que deixa a turbina aumenta consideravelmente, em consequncia da transferncia de calor, e a desvantagem disso j foi anteriormente observada. O ciclo regenerativo real envolve a extrao de uma parte do vapor que escoa na turbina aps ter sido parcialmente expandido e a utilizao de aquecedores da gua de alimentao, conforme mostra o esquema da Figura 11.12. O vapor entra na turbina no estado 5. Aps a expanso at o estado 6, parte do vapor extrada e entra no aquecedor de gua de alimentao. O vapor no extrado expande na turbina at o estado 7 e , ento, condensado no condensador. O lquido descarregado do condensador bombeado para o aquecedor da gua de alimentao onde ocorre a mistura com o vapor extrado da turbina. A vazo de vapor extrado da turbina a suficiente para fazer com que o lquido, que deixa o aquecedor de mistura, esteja saturado no estado 3. Note que o lquido ainda no foi bombeado at a presso da caldeira, mas apenas at a presso intermediria correspondente do estado 6. Assim, torna-se necessria a instalao de outra bomba que transfere o lquido, que descarregado do aquecedor da gua de alimentao, para a caldeira. O ponto significativo desse ciclo o aumento da temperatura mdia na qual o calor fornecido ao fluido de trabalho.

Considere um volume de controle que engloba o aquecedor da gua de alimentao de mistura indicado na Figura 11.12. A equao de conservao da massa nos indica que m2 + mg = m3 A frao de extrao definida por y = m6/m5 Assim, W7 = (l - y)m5 =TO!= rhz Admitindo que no exista transferncia de calor do aquecedor de gua para o ambiente e observando que o trabalho no volume de controle considerado e nulo, a equao da energia torna-se: mzhz + m6h& = m3h3 Lembrando que m;3 = m5, temos (l - y)m5h2 + ym5h6 = m5h3 (11.4) (H-3) (11.2)

Caldeira

Aquecedor gua de ~~ alimentao

(1->')5

Figura 11.12 Ciclo regenerativo com aquecedor de gua de alimentao oe mistura.


F

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

327

Vamos admitir que o fluido de trabalho se encontre na condio-limite como lquido saturado no estado 3 (no queremos aquec-lo mais, pois o fluido poderia entrar na regio bifsica e a bomba 2 no opera convenientemente com uma mistura bifsica). Nessa condio, e considerando a presso em que realizada a extrao, a mxima frao de extrao que pode ser utilizada dada por

y=-

- hz

(11.5)

um tanto difcil mostrar esse ciclo no diagrama T-s porque a massa de vapor que escoa pelos vrios

componentes no a mesma. Por esse motivo, o diagrama T-s da Figura 11.12 mostra, simplesmente, os estados do fluido nos vrios pontos. A rea 4-5-C--4 da Figura 11.12 representa o calor transferido por quilograma de fluido de trabalho. O processo 7-1 o processo de rejeio de calor, mas como nem todo vapor passa pelo condensador, a rea 1-7-c-a-l representa o calor transferido por quilograma de fluido que escoa no condensador. Assim, essa rea no representa o calor transferido por quilograma de fluido de trabalho que entra na turbina. Note que entre os estados 6 e 7, somente uma parte do vapor gerado escoa pela turbina. Para ilustrar os clculos envolvidos no ciclo regenerativo, apresentamos o seguinte exemplo.

EXEMPLO 11.4
Considere um ciclo regenerativo que utiliza gua como fluido de trabalho. O vapor deixa a caldeira e entra na turbina a 4 MPa e 400 C. Aps expanso at 400 kPa, parte do vapor extrada da turbina com o propsito de aquecer a gua de alimentao num aquecedor de mistura. A presso no aquecedor da gua de alimentao igual a 400 kPa e a gua na seo de sada desse equipamento est no estado lquido saturado a 400 kPa. O vapor no extrado expandido na turbina at 10 kPa. Determine o rendimento do ciclo. O esquema e o diagrama T-s desse ciclo esto mostrados na Figura 11.12. Do mesmo modo utilizado nos exemplos anteriores, para cada volume de controle analisado, o modelo termodinmico aquele associado s tabelas de vapor d'gua e admitiremos que os processos ocorram em regime permanente (com variaes desprezveis de energias cintica e potencial). Dos Exemplos 11.2 e 11.3, temos as seguintes propriedades: h5 = 3213,6 h6 = 2685,6 h7 = 2144,1 h^ = 191.8 Para a bomba de baixa presso: Volume de controle: Bomba de baixa presso. Estado de entrada: PI conhecida, lquido saturado; estado determinado. Estado de sada: P2 conhecida. Anlise: Equao da energia: \wbl Equao da entropia: Portanto,

Soluo: \wbl\ v(P2~PD = 0,00101(400 - 10) = 0,4 kJ/kg hz-h^ \wbl\ 191,8 + 0,4 = 192,2 kJ/kg Para a turbina: Volume de controle: Turbina. Estado de entrada: P5, T5 conhecidas; estado determinado. Estado de sada: P6, P7 conhecidas. Anlise: Equao da energia: wt = (h-0 - hg) + (l - y)(h& - h7~) Equao da entropia: Soluo: A partir da segunda lei da termodinmica, os valores de h& e hi acima indicados j foram calculados nos exemplos 11.2 e 11.3. Para o aquecedor da gua de alimentao: Volume de controle: Aquecedor da gua de alimentao. Estados de entrada: Os estados 2 e 6 so conhecidos. Estado de sada: P3 conhecida, lquido saturado; estado determinado.

328

Fundamentos daTermodinmica

Anlise: Equao da energia:

y (/i6) + (l-y)h2 = h3 Soluo:


' y (2685,6) + (l - 2/)(192,2) = 604,7 => y = 0,1654 Podemos agora calcular o trabalho produzido pela turbina. wt = (h& - he~) + (l - 2/)(ft6 - h7} = = (3213,6 - 2685,6) + (l - 0,1654) x (2685,6 - 2144,1) = 979,9 kJ/kg Para a bomba Volume de controle: Estado de entrada: Estado de sada: de alta presso: Bomba de alta presso Estado 3 conhecido. P4 conhecida.

Soluo: \wb2\ v(P4 -P3) = 0,001084(4000 - 400) = 3,9 kJ/kg h4 ~hs + \wb2 = 604,7 + 3,9 = 608,6 Portanto,
"-"lq = Wt(l - y)\Wbi\ \Wb2\

979,9 - (l - 0,1654) (0,4) - 3

Finalmente, para a caldeira: Volume de controle: Caldeira. Estado de entrada: P4, ti4 conhecidas (acima); estado determinado. Estado de sada: Estado 5 conhecido. Anlise: Equao da energia: QH = ^5 h 4 Soluo: qH=h5-h4 = 3213,6 - 608,6 = 2605,0 kJ/kg
Wlq
'trmico

Anlise: Equao da energia:

07^ 7 ' O,'

qH

2605,0

- = 37,5%

Equao da entropia:

Note que esse rendimento trmico maior que aquele calculado para o ciclo Rankine descrito no Exemplo 11.2.

Foi admitido, na discusso e no exemplo, que o vapor de extrao e a gua de alimentao eram misturados num aquecedor de gua de alimentao. Outro tipo de aquecedor de gua de alimentao muito utilizado, conhecido como aquecedor de superfcie, aquele em que o vapor e a gua de alimentao no se misturam, porm o calor transferido do vapor extrado, que condensa na parte externa dos tubos, gua de alimentao, que escoa no interior dos tubos. A Figura 11.13 mostra o esboo de um aquecedor de superfcie. Note que nesse tipo de aquecedor a presso do vapor pode ser diferente da presso da gua de alimentao. O condensado pode ser bombeado para a tubulao de gua de alimentao ou pode ser removido por meio de um purgador (um aparelho que permite que o lquido, e no o vapor, escoe para uma regio de presso inferior) para um aquecedor de baixa presso ou para o condensador principal. Considere o funcionamento de um aquecedor de superfcie que opera sem a bomba de condensado indicada na Figura 11.132. Podemos admitir que as tempe-

raturas de descarga do aquecedor (T3), do condensado CT6a) e de descarga do conjunto (T"4) sejam iguais. Nessas condies, a equao de conservao da massa aplicada a um volume de controle que engloba o aquecedor indica que

Vapor de extrao

-f
4 3

gua de alimentao

1
-6b
1 Co ndensadoT 6a-6j

Bomba de nonrionsarln

cb f 'urgador|

6c
-fc

Condensado para o aquecedor de baixa presso ou para o condensador

A corrente 5, que no aparece na Figura 11.13, a de alimentao da turbina. Assim, a corrente 6 uma frao y da corrente 5, ou
2

Figura 11.13
Arranjo esquemtico de um aquecedor de gua de alimentao do tipo superfcie.

Sistemas de Potncia e Refrigerao -com Mudana de Fase

329

Note que o vapor extrado da turbina encaminhado ao condensador e, desse modo, as vazes de fluido nos estado 2 e 5 so iguais (w2 = m5). A aplicao da equao de energia ao volume de controle escolhido fornece

Assim, a frao de extrao nesse tipo de aquecedor dada por 2/ = 7^^(11.7)

Os aquecedores de mistura para a gua de alimentao tm a vantagem, quando comparados com os aquecedores de superfcie, de apresentar menor custo e melhores caractersticas na transferncia de calor. Porm, eles apresentam como desvantagem a necessidade de utilizar uma bomba para transportar o fluido de trabalho de um aquecedor de mistura para outro ou do aquecedor de mistura para a caldeira. normal utilizar vrios estgios de extrao nas centrais trmicas, porm raramente so utilizados mais do que cinco estgios. O nmero, naturalmente, determinado por consideraes econmicas. evidente que, utilizando um grande nmero de estgios de extrao e aquecedores da gua de alimentao, o rendimento do ciclo se aproxima daquele do ciclo regenerativo ideal da Figura 11.11. em que a gua de alimentao entra na caldeira como lquido saturado a presso mxima. Entretanto, na prtica, isso no pode
8.7MPa
500

ser justificado economicamente, porque a economia alcanada com o aumento do rendimento no seria justificada pelo custo inicial dos equipamentos adicionais (aquecedores da gua de alimentao, tubulao etc.). A Figura 11.14 mostra um arranjo tpico dos principais componentes de uma central de potncia real. Note que um dos aquecedores da gua de alimentao de mistura um aquecedor e deaerador da gua de alimentao. Esse equipamento tem duplo objetivo: o de aquecimento e o de remoo de ar da gua de alimentao. A menos que o ar seja removido da gua, pode ocorrer corroso excessiva na caldeira. Note tambm, que o condensado dos aquecedores a alta presso escoa (atravs de um purgador) para um aquecedor intermedirio; o condensado do aquecedor intermedirio drenado para o aquecedor e deaerador e o condensado do aquecedor a baixa presso drenado para o condensador. Muitas instalaes reais de potncia apresentam a combinao de um estgio de reaquecimento com vrios de extrao. Os fundamentos j considerados se aplicam facilmente a tal ciclo.

11.6 AFASTAMENTO DOS CICLOS REAIS EM RELAO AOS CICLOS IDEAIS


Antes de deixarmos o assunto de ciclos motores a vapor, vamos tecer alguns comentrios relativos s formas pelas quais um ciclo real se afasta de um ciclo ideal. As perdas mais importantes so devidas turbi-

Bomba de alimentao da caldeira

Purgador

Purgador

Purgador

Figura 11.14 Disposio dos aquecedores numa instalao real que utiliza aquecedores regenerativos de gua de alimentao.

330

Fundamentos daTermodinmica

na. (s) bomba (s), s tubulaes e ao condensador. A seguir, so discutidas essas perdas. Perdas na Turbina As perdas na turbina, como descritas na Seo 9.5, representam o maior afastamento do desempenho do ciclo real em relao ao ciclo Rankine ideal. O trabalho da turbina o principal valor no numerador da expresso para o clculo do rendimento trmico do ciclo, e diretamente influenciado pela eficincia isoentrpica da turbina. As perdas na turbina so principalmente aquelas associadas ao escoamento do fluido de trabalho pelos canais e palhetas da turbina. A transferncia de calor para o ambiente tambm representa uma perda, mas de importncia secundria. O diagrama T-s indicado na Figura 11.15 mostra os processos de expanso que ocorrem na turbina real e na ideal. O ponto 4s do diagrama representa o estado aps uma expanso isoentrpica e o ponto 4 representa o estado real do vapor na sada da turbina. Os sistemas de controle tambm podem provocar uma perda na turbina, particularmente se for usado um processo de estrangulamento para controlar a turbina. Perdas na Bomba As perdas na bomba so anlogas quelas da turbina e decorrem principalmente das irreversibilidades associadas ao escoamento do fluido. A eficincia das bombas tambm foi discutida na Seo 9.5 e o diagrama T-s indicado na Figura 11.15 mostra os processos que ocorrem numa bomba ideal e noutra real. Observe que o estado final do processo de bombeamento isoentrpico representado pelo ponto 2S e que o estado final do processo real representado pelo ponto 2. importante lembrar que as perdas na bomba so muito menores que aquelas relativas operao da turbina, porque a potncia utilizada no acionamento das bombas muito menor que a potncia produzida nas turbinas

Perdas nas Tubulaes A queda de presso, provocada pelo atrito, e a transferncia de calor ao ambiente so as perdas mais importantes nas tubulaes. Consideremos, por exemplo, a tubulao que liga a caldeira turbina. Se ocorrerem somente efeitos de atrito, os estados a e na Figura 11.16 representariam, respectivamente, os estados do vapor que deixa a caldeira e o que entra na turbina. Note que o efeito de atrito provoca um aumento de entropia. O calor transferido ao ambiente, a presso constante, pode ser representado pelo processo br. Esse efeito provoca uma diminuio de entropia. Tanto a queda de presso como a transferncia de calor provocam uma diminuio da disponibilidade do vapor que entra na turbina e a irreversibilidade desse processo pode ser calculada pelos mtodos vistos nc Captulo 10. Uma perda anloga a queda de presso na caldeira. Devido a essa perda, a gua que entra na caldeira deve ser bombeada at uma presso mais elevada que a presso desejada para o vapor que deixa a caldeira. Assim, ser necessrio um trabalho adicional no bombeamento do fluido de trabalho. Perdas no Condensador As perdas no condensador so relativamente pequenas. Uma dessas perdas o resfriamento abaixo da temperatura de saturao do lquido que deixa o condensador. Isso representa uma perda, porque necessria uma troca de calor adicional para trazer a gua at a sua temperatura de saturao. O prximo exemplo ilustra a influncia dessas perdas no ciclo. interessante comparar os resultados desse exemplo com os do Exemplo 11.2.

/T

4\a 11.15

Figura 11.16
Diagrama temperatura-entropia que mostra o efeito das ineficincias da turbina e da bomba sobre o desempenho do ciclo. Diagrama temperatura-entropia que mostra o efeito das entre a cadeira e a turbina.

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

331

EXEMPLO 11.5
Uma central trmica a vapor opera segundo o ciclo indicado na Figura 11.17. Sabendo que a eficincia da turbina 86% e que a eficincia da bomba 80%, determine o rendimento trmico desse ciclo. Do mesmo modo utilizado nos exemplos anteriores, para cada volume de controle analisado, o modelo termodinmico aquele associado s tabelas de vapor d'gua e admitiremos que os processos ocorram em regime permanente (com variaes desprezveis de energias cintica e potencial). O diagrama T-s desse ciclo est mostrado na Figura 11.18. Volume de "" controle: Turbina. Estado de entrada: P5, T5 conhecidas; estado determinado. Estado de sada: P& conhecida. Anlise: Equao da energia: wt = h5 - hg Equao da entropia:
S6s

Para a bomba, temos: Volume de controle: Bomba. Estado de entrada: Plt Tl conhecidas; estado determinado. Estado de sada: Pz conhecida. Anlise: Equao da energia: Equao da entropia:
$2s
h n 9 <-*b
=

^1
h 9 ^-' h lL

l _

w,
Como s2s = s1,

h2-h,

hts-hi = v (Pz-P i)
Assim.

- S5

w.

Soluo: v(P9-P,} 0,001009(5000-10) s '- = 6,3 kJ/kg \w, = -i-* ^ = \0 Portanto, wlq = wt - \wb\ 894,1 - 6,3 = 887,8 kJ/kg

Soluo: Das tabelas de vapor d'gua, h5 = 3169,1 e s5 = 6,7235 s6s =s5 = 6,7235 = 0,6493 + x6s 7,5009 => x&s = 0,8098 h6s = 191,8 + 0,8098(2392,8) = 2129,5 wt = r)t(h5-h6) = 0,86(31,69,1-2129,5) = 894,1 kJ/kg
3,8 MPa 380 C

4,8 MPa 40 C

5 MPa

10kPa

Bomba

42 C

6, 6

\a 11.18

Figura 11.17
Diagrama esquemtico para o Exemplo 11.5. Diagrama temperatura-entropia para o Exemplo 11.5.

332

Fundamentos daTermodinmica

Finalmente, para a caldeira: Volume de controle: Caldeira. Estado de entrada: P3, T3 conhecidas; estado determinado. Estado de sada: P4, T4 conhecidas; estado determinado. Anlise: Primeira lei: = h4- hs

Soluo: -h3 = 3213,6-171,8 = 3041,8 kJ/kg


'trmico

887,8 = 29,2% 3041,8

O rendimento obtido para o ciclo Rankine anlogo, calculado no Exemplo 11.2, 35,3%.

11.7 COGERAO
Existem unidades industriais que utilizam um ciclo de potncia a vapor para gerar eletricidade e o processo produtivo requer um suprimento de outra forma de energia (na forma de vapor ou gua quente). Nesses casos, apropriado considerar a utilizao do vapor expandido at uma presso intermediria, numa turbina de alta presso do ciclo de potncia, como fonte de energia do processo produtivo. Assim, no ser necessria a construo e utilizao de uma segunda caldeira dedicada unicamente ao processo produtivo. Um arranjo dessa situao pode ser visto na Figura 11.19 em que o vapor extrado a uma presso intermediria da turbina encaminhado para atender a uma necessidade especfica de um processo especial na instalao. Esse tipo de aplicao denominado cogerao e se a unidade industrial projetada como um conjunto, considerando conjuntamente o ciclo de potncia com o processo produtivo, possvel alcanar ganhos substanciais tanto no investimento inicial - conside-

rando-se tanto os custos alocados aos equipamentos e implantao do empreendimento -, como nos custos operacionais. Esse estudo deve ser feito por meio da considerao cuidadosa de todos os requisitos de operao da unidade industrial (por exemplo: vazes de vapor d'gua necessrias no processo e a potncia eltrica a ser gerada) e da otimizao dos vrios parmetros envolvidos na operao da unidade. Exemplos especficos de sistemas de cogerao sero considerados nos problemas no final deste captulo. QUESTES CONCEITUAIS a. Considere um ciclo Rankine sem superaquecimento. Quantas propriedades simples so necessrias para determinar o ciclo? E para um ciclo com superaquecimento? b. Qual componente estabelece a presso alta em um ciclo Rankine? Qual fator determina a presso baixa? c. Qual a diferena entre um aquecedor de mistura e um de superfcie? d. Em uma instalao de cogerao, quais so as formas usuais de energia geradas?

11.8 INTRODUO AOS SISTEMAS DE REFRIGERAO


Na seo 11.1, discutimos os ciclos de potncia baseados em quatro processos que ocorrem em regime permanente e os ciclos de potncia que realizam trabalho a partir do movimento de um pisto num cilindra Analisamos tambm que possvel tanto operar u ciclo de potncia em que o fluido de trabalho apresenta mudana de fase, nos processos que compem o cicio, como um em que o fluido de trabalho no apresenta essa mudana. Consideramos, ento, um ciclo de potncia composto por quatro processos reversveis que ocorrem em regime permanente. Dois desses processos eram de transferncia de calor a presso constaram

Figura 11,19
Exemplo de um sistema de cogerao.

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

333

(esses processos so de fcil implementao, pois no envolvem realizao de trabalho) e os outros dois processos envolviam trabalho. Esses ltimos processos, por serem adiabticos e reversveis, foram modelados como isoentrpicos. Ento, o diagrama P-v correspondente ao ciclo de potncia resultante foi apresentado na Figura 11.2. Agora, consideraremos o ciclo ideal para sistemas de refrigerao, que similar ao ciclo de potncia descrito no pargrafo anterior, mas que apresenta cada processo como o reverso daquele no ciclo de potncia. O resultado dessa inverso no ciclo est mostrado na Figura 11.20. Note que se o ciclo inteiro ocorre dentro do domo que representa os estados de mistura lqudovapor. O ciclo resultante , como no caso do ciclo de potncia, o ciclo de Carnot, j que os dois processos isobricos so tambm isotrmicos. De outra forma no seria um ciclo de Carnot. Note, tambm, que o trabalho lquido requerido pelo ciclo igual rea limitada pelas linhas que correspondem aos processos 1-2-3-4-1 independentemente de o processo ocorrer em regime permanente ou num conjunto cilindro-pisto. Na prxima seo, faremos uma modificao nesse ciclo bsico de refrigerao ideal e o utilizaremos como modelo para sistemas de refrigerao e bombas de calor.

11.9 CICLO DE REFRIGERAO POR COMPRESSO DE VAPOR


Nesta seo, consideraremos o ciclo ideal de refrigerao que opera com fluidos de trabalho que apresentam mudana de fase no ciclo e, para isso. utilizaremos um modo similar ao utilizado na apresentao do ciclo Rankine (Seo 11.2). Fazendo isso, notamos que o estado 3 na Figura 11.20 referente a lquido saturado temperatura do condensador e o estado l vapor saturado temperatura do evaporador. Isso significa que o processo de expanso isoentrpica do estado

3-4 ocorrer na regio bifsica com ttulo baixo. Como consequncia, o trabalho realizado nesse processo ser pequeno e no valer a pena incluir um dispositivo no ciclo para a realizao desse trabalho. Assim, trocaremos a turbina por um dispositivo de estrangulamento que pode ser uma vlvula ou um tubo de pequeno dimetro com um comprimento preestabelecido. Assim, a presso do fluido de trabalho rebaixada da presso do condensador para a presso do evaporador. O ciclo resultante torna-se o ideal para os ciclos de refrigerao por compresso de vapor. Esse ciclo pode ser visto na Figura 11.21 em que vapor saturado a baixa presso entra no compressor e sofre uma compresso adiabtica reversvel 1-2. Calor , ento, rejeitado a presso constante no processo 2-3 e o fluido de trabalho deixa o condensador como lquido saturado. O prximo processo um estrangulamento adiabtico, processo 3-4, e o fluido de trabalho ento vaporizado a presso constante, processo 4-1, para completar o ciclo. A semelhana entre esse ciclo e o ciclo Rankine reverso evidente, pois essencialmente o mesmo ciclo ao inverso, com exceo da vlvula de expanso que substitui a bomba. Esse processo de estrangulamento irreversvel, enquanto que o processo de bombeamento do ciclo Rankine reversvel. O afastamento desse ciclo ideal do ciclo de Carnot, l'-2'-3-4'-l', em que o fluido de trabalho permanece sempre dentro da regio bifsica evidente. A razo do afastamento consiste na convenincia de se ter um compressor que opere apenas com vapor e no com uma mistura de lquido e vapor, como seria necessrio no processo l'-2' do ciclo de Carnot. virtualmente impossvel comprimir (numa vazo razovel) uma mistura tal como a representada pelo estado l' e manter o equilbrio entre

Compressor Vlvula de '' Condensador Trabalho

Figura 11.20
Ciclo de refrigerao baseado em quatro processos.

FIGURA 11.21
Ciclo ideal de refrigerao por compresso de vapor.

334

Fundamentos daTermodinmica

o lquido e o vapor, porque deve haver transferncia de calor e de massa atravs das fronteiras das fases. A outra diferena, de substituio da turbina por um processo de estrangulamento, j foi discutida. O ciclo ideal para a refrigerao por compresso de vapor tem quatro processos (um isoentropico, dois isobricos e um isoentlpico) entre os quatro estados com oito propriedades. Presume-se que o estado 3 seja lquido saturado e o estado l vapor saturado, de modo que haja dois parmetros que determinam o ciclo. O compressor gera a alta presso, P2 = P3, e a temperatura baixa T4 = TI determinada pela transferncia de calor entre o evaporador e o ambiente refrigerado . importante ressaltar que o ciclo mostrado na Figura 11.21 pode ser utilizado de duas formas. A primeira utiliz-lo como ciclo de refrigerao com o objetivo de manter um espao refrigerado a uma temperatura TI mais baixa que a temperatura do ambiente T3 (em aplicaes reais, a temperatura do condensador maior que a do ambiente, e a do evaporador menor que a do espao refrigerado, e isso feito para termos taxas finitas de transferncia de calor nesses componentes). Assim, a finalidade desse ciclo a transferncia de calor qL. A medida do desempenho de um ciclo de refrigerao dada em funo do coeficiente de

desempenho, /3. Esse coeficiente foi definido para um ciclo de refrigerao no Captulo 7 como
f-VL_

(11.5

A segunda situao utilizar o ciclo descrito na Figura 11.21 como bomba de calor. O objetivo desse ciclo manter um espao a uma temperatura Ts que maior que a temperatura do ambiente (ou a referente a outro reservatrio trmico) T\. Nessa situao, o que interessa a quantidade de calor transferido no condensador, qH, e ento essa quantidade deve ser utilizada no numerador da expresso do coeficiente de desempenho, ou seja
R' = 2lL

(11-9)

bvio que as variveis de projeto para os ciclos de refrigerao e para as bombas de calor so diferentes, mas o modo de analisar os dois equipamentos o mesmo. Nas discusses dos ciclos de refrigerao desta seo e das prximas, deve ser sempre lembrado que os comentrios feitos aos ciclos de refrigerao geralmente tambm se aplicam s bombas de calor.

EXEMPLO 11.6
Considere um ciclo de refrigerao ideal que utiliza R-134a como fluido de trabalho. A temperatura do refrigerante no evaporador -20 C e no condensador 40 C. Sabendo que a vazo de refrigerante no ciclo 0,03 kg/s, determine o coeficiente de desempenho e a capacidade de refrigerao dessa instalao. O diagrama desse exemplo aquele mostrado na Figura 11.21. Para cada volume de controle analisado, o modelo termodinmico aquele associado s tabelas de R-134a. Vamos admitir que cada processo ocorra em regime permanente e que no apresentem variaes de energias cintica e potencial. Volume de controle: Compressor. Estado de entrada: TI conhecida, vapor saturado; estado determinado. Estado de sada: Pz conhecida (presso de saturao correspondente a T3). Anlise: Equao da energia: \wc\ hz-hl Equao da entropia: Soluo: A T-3 = 40 C,
P,at = p9 = 1017 kPa

Das tabelas de R-134a, h^ = 386,1 kJ/kg e Portanto,

s1 = 1,7395 kJ/kg K

s2 = S l = 1,7395 kJ/kg K Assim, TZ = 47,7 C e hz = 428,4 kJ/kg \wc\ hz - hi = 428,4 - 386,1 = 423 kJ/kg Volume de controle: Vlvula de expanso. Estado de entrada: T3 conhecida, lquido saturado; estado determinado. Estado de sada: T4 conhecida.

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

335

Anlise: Primeira lei: Soluo: h3 = h4 = 256,5 kJ/kg Volume de controle: Evaporador. Estado de entrada: Estado 4 conhecido. Estado de sada: Estado l conhecido.

Anlise: Equao da energia: Soluo: qL = hl-h4 = 386,1 - 256,5 = 129,6 kJ/kg Portanto,

42,3

Capacidade de refrigerao: 129,6 x 0,03 = 3,89 kW de efeiro estufa com potencial de aquecimento global milhares de vezes maiores que o do dixido de carbono. O uso de R-12 j foi banido em muitos pases e, em 2010, ser eliminado em todos os pases devido s determinaes do Protocolo de Montreal (acordo internacional para proteo da camada de oznio). O R-22, usado em sistemas de ar condicionado e refrigerao comercial, ser eliminado em um futuro prximo. Algumas das alternativas , muitas das quais constitudas por misturas de fluidos, e desta forma no so substncias puras, so apresentadas a seguir3.
Refrigerante antigo Refrigerante alternativo _ FM 23 R-245fa R-12 R-134a R-600a (isobutaR-22 R-404A R-717 (amnia) R-744 (C02) R-290 (propano) R-410A R-407C R-502 R-404A R-717 (amnia) R-744 (C0 2 )

11.10 FLUIDOS DE TRABALHO PARA SISTEMAS DE REFRIGERAO POR COMPRESSO DE VAPOR


A diversidade dos fluidos de trabalho (refrigerantes) utilizados nos sistemas de refrigerao baseados na compresso de vapor maior que a dos utilizados nos ciclos motores a vapor. A amnia e dixido de enxofre foram importantes no incio da implantao dos sistemas de refrigerao baseados no ciclo de compresso de vapor, mas essas duas substncias so txicas e, portanto, perigosas. Por muitos anos. os principais refrigerantes foram os hidrocarbonetos halogenados que foram vendidos sob as marcas registradas Freon e Genatron. Por exemplo, o diclorodifluormetano (CC12 F2) conhecido como Freon-12 e Genatron-12 e tratado genericamente como refrigerante-12 ou R-12. Esse grupo de substncias, comumente conhecidas como clorofluorcarbonos ou CFC's, so quimicamente estveis a temperatura ambiente (especialmente aquelas substncias que apresentam menos tomos de hidrognio na molcula). Essa estabilidade necessria para que a substncia seja um fluido de trabalho adequado, mas pode provocar efeitos devastadores no meio ambiente se o gs escapar para a atmosfera. Devido estabilidade, o gs passa muitos anos difundindo na atmosfera at atingir a estratosfera onde a molcula dissociada e, assim, libera o cloro. que. por sua vez, destri a camada protetora de oznio presente na estratosfera. Por esse motivo, de importncia fundamental eliminar completamente a utilizao dos refrigerantes R-ll e R-12 e desenvolver um substituto adequado. Os CFC's que contm hidrognio (comumente chamados HCFC's), como o R-22, apresentam vida mdia mais curta na atmosfera e menos tomos de cloro na molcula. Dessa forma, so menos perigosos que os CFCs, mas tambm destroem a camada de oznio e devem ser banidos. Os fluidos de trabalho conhecidos por HFC's, fiidrofluorcarbonos, no apresentam cloro na composio de sua molcula e, dessa forma, no afetam a camada de oznio, mas so gases

no)
R-401A R-409A

Os dois aspectos mais importantes na escolha de um refrigerante so a temperatura na qual se deseja a refrigerao e o tipo de equipamento a ser usado. Como o refrigerante sofre uma mudana de fase durante o processo de transferncia de calor, a presso do refrigerante ser a presso de saturao durante os processos de fornecimento e rejeio de energia na forma de calor. Baixas presses significam grandes volumes especficos e, correspondentemente, grandes equipamentos. Altas presses significam equipamentos menores, porm estes devem ser projetados para suportar maiores presses. Em particular, as presses devem ser bem menores que a presso crtica. Para aplicaes a temperaturas extremamente baixas, pode ser usado um sistema fluido binrio, colocando-se em cascata dois sistemas distintos.
No foram includos os fluidos R-13 e R-503, pois so pouco utilizados. A relao de fluidos alternativos foi atualizada (N.T.)p
3

336

Fundamentos daTermodinmica

O tipo de compressor a ser utilizado numa aplicao tem uma relao particular com o refrigerante. Os compressores alternativos so mais apropriados para operar com volumes especficos baixos e presses alta;, enquanto os compressores centrfugos so mais apropriados para operar com volumes especficos altos e presses baixas. E importante tambm que os refrigerantes usados em aparelhos domsticos sejam no txicos. Outras caractersticas desejveis, alm de no causar dano ambiental, so a miscibilidade com o leo do compressor, a rigidez dieltrica, a estabilidade e o custo. Tambm, para dadas temperaturas de evaporao e condensao, os refrigerantes no proporcionam o mesmo coeficiente de desempenho para o ciclo ideal. . naturalmente, desejvel que se utilize o refrigerante que fornea o maior coeficiente de desempenho, desde que outros fatores o permitam.

11.11 AFASTAMENTO DO CICLO DE REFRIGERAO REAL DE COMPRESSO DE VAPOR EM RELAO AO CICLO IDEAL
O ciclo real de refrigerao se afasta do ciclo ideal, principalmente devido s quedas de presso associadas ao escoamento do fluido de trabalho e transferncia de calor para ou das vizinhanas. O ciclo real pode ser representado, aproximadamente, pelo mostrado na Figura 11.22. O vapor que entra no compressor estar provavelmente superaquecido. Durante o processo de compresso ocorrem irreversibilidades e transferncia de calor para ou da vizinhana, dependendo da temperatura do refrigerante e da vizinhana. Portanto, a entropia pode aumentar ou diminuir durante esse processo, pois a irreversibilidade e a transferncia de calor para o refrigerante provocam um aumento de entropia e a transferncia de calor do refrigerante provoca uma diminuio da entropia. Essas possibilidades esto representadas pelas duas linhas tracejadas 1-2 e 1-2'. A presso do lquido que deixa o condensador ser menor que a presso do vapor que entra, e a tem-

peratura do refrigerante, no condensador, estar um pouco acima daquela do ambiente para o qual o calor transferido. Usualmente, a temperatura do lquido que deixa o condensador inferior temperatura de saturao e pode diminuir mais um tanto na tubulao entre o condensador e a vlvula de expanso. Isso, entretanto, representa um ganho porque, em consequncia dessa transferncia de calor, o refrigerante entra no evaporador com uma entalpia menor, permitindo assim mais transferncia de calor para o refrigerante no evaporador. H uma queda de presso quando o refrigerante escoa atravs do evaporador. O refrigerante pode estar levemente superaquecido quando deixa o evaporador e, devido transferncia de calor da vizinhana, a temperatura pode aumentar na tubulao entre o evaporador e o compressor. Essa transferncia de calor representa uma perda porque ela aumenta o trabalho do compressor, em consequncia do aumento do volume especfico do fluido que entra no equipamento.

FIGURA 11.22
Ciclo real de refrigerao por compresso de vapor.

EXEMPLO 11.7
Um ciclo de refrigerao utiliza R-134a corno fluido de trabalho. As propriedades dos vrios pontos do ciclo, indicados na Figura 11.22, esto apresentadas a seguir:

PI = 125 kPa P2 = 1,2 MPa P?, = 1,19 MPa P4 = 1,16 MPa PS = 1,15 MPa = P7 = 140 kPa r) = 130 kPa
P

T! = -10 C Tz = 100 C T3 = 80 C T4 = 45 C T5 = 40 C
X6 = X7

T8 = -20 C

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

337

O calor transferido do R-134a durante o processo de compresso 4 kJ/kg. Determine o coeficiente de desempenho desse ciclo. Para cada volume de controle analisado, o modelo termodinmico aquele associado s tabelas de R-134a. Vamos admitir que cada processo ocorra em regime permanente e que no apresente variaes de energia cintica e potencial. Volume de controle: Compressor. Estado de entrada: Pt TI conhecidas, estado determinado. Estado de sada: P2, T2 conhecidas, estado determinado. Anlise: Primeira lei da termodinmica:
q + hi = hz + w \wc\ hi - hz - q

Estado de entrada: P5, T5 conhecidas, estado determinado. Estado de sada: P7 = P6 conhecida, x7 = x Anlise: Equao da energia: Como x7 - XQ, temos que Soluo: = h1 = 256,4 kJ/kg Volume de controle: Evaporador. Estado de entrada: P7, h7 conhecidas. Estado de sada: P8, T8 conhecidas, estado determinado. Anlise: Equao da energia:

Soluo: Das tabelas de R-134a hv = 394,9 kJ/kg e Portanto,

hz = 480.9 kJ/kg K Soluo: qL = h8 ~h7 = 386,6 - 256,4 = 130,2 kJ/kg Assim,


wc 1302 90,0

\wc = 480,9 - 394,9 - (-4) = 90,0 kJ/kg Volume de controle: Vlvula de estrangulamento mais tubulao. QUESTES CONCEITUAIS e. Um refrigerador em uma cozinha que est a 20 C utiliza R-134a. Deseja-se produzir cubos de gelo a -5 C. Qual o valor mnimo para a presso alta e o mximo para a presso baixa que o refrigerador deve ter ? f. Quantos parmetros so necessrios para determinar completamente um ciclo padro de refrigerao por compressor de vapor?

11.12 CONFIGURAES DE CICLOS DE REFRIGERAO


O ciclo bsico de refrigerao pode ser modificado com vistas a atender requisitos de aplicaes especiais e tambm para aumentar o /J4. Quando h grande diferena de temperaturas, uma melhoria do desempenho
4

Ou COP, que a sigla em ingls para coeficiente de desempenho, conforme j mencionado no Captulo 7 (N.T.).

pode ser obtida com uma compresso em dois estgios com dois circuitos, como mostrado na Figura 11.23. Essa configurao pode ser utilizada quando a temperatura entre os estgios do compressor muito baixa para permitir o uso de um compressor de dois estgios com resfriamento intermedirio (ver Figura P9.44), j que no h meio de resfriamento com temperatura to baixa. O compressor operando com a temperatura mais baixa movimenta uma vazo menor de refrigerante a um volume especfico bem alto, o que implica um alto valor para o trabalho especfico consumido. Portanto, o resultado lquido um aumento no coeficiente de desempenho /J. Um regenerador pode ser utilizado para a liquefao de gases usando o processo Linde-Hampson, como mostrado na Figura 11.24, que uma verso simples da instalao de produo de oxignio lquido apresentada na Figura 1.9. O regenerador resfria os gases antes do processo de estrangulamento e a refrigerao obtida com o vapor a baixa temperatura que escoa em direo ao compressor. O compressor utilizado usualmente um compressor do tipo alternativo (pisto-cilindro), com resfriamento intermedirio entre

338

Fundamentos da Termodinmica

Ambiente

' Liquido saturado 40 C

-QH

Compressor | estgio;

) Vlvula

1
Cmara de mistur 3
i
W,
j => Compress estgio 1

, OQ -2C

Tambor de expanso

Lquido saturado -20 C '

1
L
Vapor saturado -5 0C ]

$ Vlvula
Fvapr raHnr
XA

Ambiente | refrigerado

FIGURA 11.23
Sistema de refrigerao com compresso em dois estgios e dois circuitos de refrigerao.

os estgios para reduzir o trabalho de compresso e, desse modo, se aproximando de um processo de compresso isotrmico. Finalmente, a faixa de temperaturas pode ser to ampla que dois ciclos de refrigerao diferentes devem ser utilizados, com duas substncias diferentes como fluidos de trabalho. Essa configurao apresenta um ciclo acima do outro e normalmente chamada de sistema de refrigerao em cascata, mostrada na Figura 11.25. Nesse sistema, o evaporador do ciclo de alta temperatura absorve calor do condensador do ciclo de baixa temperatura, o que requer uma diferena de temperatura entre os dois. Esses dois componentes dos ciclos esto alocados em um mesmo trocador de calor e realizando-se o balano de energia, sem transferncia de calor externa, estabelecem-se as vazes mssicas de refrigerante nos dois ciclos. O efeito lquido dessa configurao diminuir o trabalho de compresso e aumentar a capacidade de refrigerao, comparando-se com um ciclo simples. Fluidos refrigerantes especiais, para baixas temperaturas, como o R-23 ou hidrocarbonetos, so utilizados porque apresentam propriedades termodinmicas adequadas para o funcionamento nessas faixas de temperatura, incluindo viscosidade e condutividade trmica.

Lquido sat. R-410A 40 C

-W^ = ! > ) Compressor


-4- Gs de ' reposio

Ciclo de R-410A

Lquido

Lquido sat. R-23 -10C

-w.

Vapor sat. R-23 -80 C

QL
i 1 i Ambiente refrigerado

FIGURA 11.24
Sistema Linde-Hampson para a liquefao de gases.

FIGURA 11.25
Sistema de refrigerao em cascata de dois ciclos.

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

339

11.13 O CICLO DE REFRIGERAO POR ABSORO DE AMNIA


O ciclo de refrigerao por absoro de amnia difere do ciclo por compresso de vapor na maneira pela qual a compresso efetuada. No ciclo de absoro, o vapor de amnia a baixa presso absorvido pela gua e a soluo lquida bombeada a uma presso superior por uma bomba de lquido. A Figura 11.26 mostra um arranjo esquemtico dos elementos essenciais desse ciclo. O vapor de amnia a baixa presso, que deixa o evaporador, entra no absorvedor onde absorvido pela soluo fraca de amnia. Esse processo ocorre a uma temperatura levemente acima daquela das vizinhanas e deve ser transferido calor s vizinhanas durante esse processo. A soluo forte de amnia ento bombeada ao gerador atravs de um trocador de calor, onde so mantidas altas temperatura e presso. Sob essas condies, o vapor de amnia se separa da soluo em consequncia da transferncia de calor da fonte de alta temperatura. O vapor de amnia vai para o condensador, onde condensado, como no sistema de compresso de vapor, e ento se dirige para a vlvula de expanso e para o evaporador. A soluo fraca de amnia retorna ao absorvedor atravs do trocador de calor. A caracterstica particular do sistema de absoro consiste em requerer um consumo muito pequeno de trabalho porque o processo de bombeamerito envolve um lquido. Isso resulta do fato: para um processo reversvel, em regime permanente e com variaes desprezveis de energias cintica e potencial, o trabalho igual a -fv dP e o volume especfico do lquido muito menor que o volume especfico do vapor. Por outro lado, deve-se dispor de uma fonte trmica de temperatura relativamente alta (100 C a 200 C). O nmero de equipamentos envolvidos num sistema de absoro maior que aquele de um sistema de compresso de vapor convencional e ele pode ser

justificado economicamente apenas nos casos em que disponvel uma fonte trmica adequada e que, de outro modo, seria desperdiada. Nos anos recentes, temse dado maior ateno aos ciclos de absoro devido s fontes alternativas de energia, tais como, as fontes de energia solar ou geotrmica. Outras combinaes de fluidos tm sido utilizadas em ciclos a absoro, sendo o par brometo de ltio-gua uma delas. Esse ciclo mostra que o processo de compresso utilizado nos ciclos deve ocorrer com o menor volume especfico possvel (porque o trabalho num processo de escoamento reversvel, em regime permanente e com variaes desprezveis de energias cintica e potencial -Jv dP~).
QH

Vapor de amnia a alta presso

(para a vizinhana)

vapor de amnia a baixa presso

QL (da cmara fria)

Figura 11.26
Ciclo de refrigerao por absoro de amnia.

RESUMO
Neste captulo so apresentados os ciclos padres de potncia e de refrigerao com fluidos com mudana de fase durante o ciclo. O ciclo Rankine e suas variaes representam a base para as centrais de potncia a vapor que geram grande parte da produo de eletricidade no mundo. O fornecimento de energia na forma de calor pode ser feito via combusto de combustveis fsseis, reator nuclear, radiao solar ou outra fonte trmica que possa gerar uma temperatura alta o suficiente para vaporizar gua a alta presso. Em aplicaes de temperatura baixa ou muito alta, outros fluidos de trabalho, alm da gua, podem ser utilizados. As modificaes no ciclo bsico, tais como reaquecimento, uso de aquecedores de gua de alimentao de mistura ou superfcie, so apresentadas, junto com aplicaes em que eletricidade cogerada com vapor para aplicao no processo. Sistemas de refrigerao padro so constitudos de ciclos de refrigerao por compresso de vapor. Aplicaes desse ciclo incluem refrigeradores domsticos e comerciais, sistemas de ar condicionado, bombas de calor, assim como instalaes para temperaturas bem baixas com configuraes especiais tipo cascata. Como um caso especial, o ciclo de absoro de amnia foi brevemente discutido.

340

Fundamentos da Termodinmica

Aps estudar o material deste captulo voc deve ser capaz de: Aplicar as leis gerais a volumes de controle com diversos componentes formando um sistema completo. Entender como centrais de potncia funcionam. Entender como refrigeradores e bombas de calor simples funcionam. Reconhecer que nenhuma instalao opera baseada em um ciclo de Carnot. Reconhecer que as instalaes reais tm eficincias

e coeficientes de desempenho mais baixos que as baseadas em ciclos ideais. Reconhecer os parmetros mais influentes para cada tipo de ciclo. Reconhecer a importncia da eficincia dos componentes para a eficincia geral do ciclo ou seu |3. Reconhecer que muitos ciclos reais tm modificaes em relao configurao bsica do ciclo. Reconhecer que muitas dessas instalaes tm impacto ambiental.

CONCEITOS E EQUAES PRINCIPAIS


Ciclo Rankine Aquecedor de gua de alimentao de mistura: Aquecedor de gua de alimentao de superfcie: Deaerador: Cogerao: gua de alimentao misturada com vapor de extrao e salda como lquido saturado. gua de alimentao aquecida pelo vapor de extrao, sem mistura. Aquecedor de gua de alimentao de mistura operando Palm para extrair gases. Potncia da turbina cogerada com vapor necessrio para determinada' aplicao

Ciclo de Refrigerao Coeficiente de Desempenho:

wc

h9-hl

PROBLEMAS CONCEITUAIS
11.1 Uma central de potncia a vapor opera num ciclo de Carnot? Descreva os quatro processos que ocorrem nessa central. Em um ciclo Rankine, como variam o trabalho produzido na turbina, o trabalho consumido na bomba e a temperatura ou ttulo na sada da turbina, com o aumento da presso na caldeira, mantendo-se constantes as temperaturas na sada na caldeira e no condensador? Como variam os termos de trabalho e transferncia de calor em um ciclo Rankine com o aumento da temperatura no condensador e mantendo-se as demais propriedades fixas? Descreva duas vantagens obtidas com a utilizao do ciclo Rankine com reaquecimento. Qual o benefcio do separador de lquido na central de potncia do Problema 6.106? Na central de potncia do Problema 6.106, o que poderia ser feito para remoo de lquido no escoamento como alternativa ao uso de um separador de lquido? A energia removida nos condensadores das centrais de potncia pode ser utilizada para algum fim til? Se o sistema de aquecimento distrital apresentado na Figura 1.1 devesse fornecer gua quente a 90 C, qual seria a presso mais baixa possvel no condensador, utilizando gua como fluido de trabalho? 11.9 Qual a vazo mssica que escoa atravs da bomba de condensado na Figura 11.14? 11.10 Uma bomba de calor que utiliza R-410A como fluido de trabalho, deve aquecer uma residncia a 20 C, recebendo energia do ambiente externo que est a -5 C. Qual o valor mnimo para a alta presso e mximo para a baixa presso que a bomba pode operar? 11.11 Uma bomba de calor que utiliza dixido de carbono como fluido de trabalho, deve ter temperatura de condensao mnima de 22 C, recebendo energia do ambiente externo que est a -10 C. Quais so as restries que essas condies impem s presses de operao? 11.12 Todo processo de transferncia de calor promovido por uma diferena de temperatura. Quais so as consequncias desse fato sobre o comportamento dos ciclos ideais? 11.8

11.2

11.3

11.4 11.5 11.6

11.7

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

341

PROBLEMAS PARA ESTUDO


Ciclos de Rankine, Centrais de Potncia Ciclos Simples 11.13 Uma central de potncia a vapor, como a mostrada na Figura 11.3, opera num ciclo Rankine. O vapor descarregado da caldeira como vapor saturado a 3 MPa e o condensador opera a 10 kPa. Determine o trabalho especfico, a transferncia de calor em cada componente do ciclo ideal e a eficincia do ciclo. 11.14 Considere um ciclo Rankine ideal, movido a energia solar, que utiliza gua como o fluido de trabalho. Vapor saturado sai do coletor solar a 175 C e a presso do condensador 10 kPa. Determine o rendimento trmico desse ciclo. 11.15 Uma central de potncia para uma base de uma expedio polar utiliza amnia como o fluido de trabalho, que aquecida a 80 C a 1000 kPa na caldeira, enquanto o condensador mantido a -15 C. Determine o rendimento trmico dessa instalao. 11.16 Um ciclo Rankine, que utiliza R-410A como fluido de trabalho, tem presso e temperatura na caldeira de 3,0 MPa e 180 C. O condensador do ciclo tem presso de 800 kPa. Determine o valor das quatro transferncias de calor e o rendimento trmico do ciclo. 11.17 Uma central de potncia a vapor operando num ciclo Rankine apresenta presso na caldeira igual a 3 MPa. As temperaturas mxima e mnima do ciclo so iguais a 450 C e 45 C, respectivamente. Determine a eficincia desse ciclo e aquela de um ciclo de Carnot que opera entre reservatrios trmicos que apresentam temperaturas iguais s mxima e mnima do ciclo Rankine. 11.18 Uma central de potncia a vapor apresenta presso mxima igual a 3 MPa e temperatura de 60 C no condensador. utilizada uma turbina de condensao, mas o ttulo no pode ser menor que 90% em qualquer parte da turbina. Determine o trabalho especfico, a transferncia de calor em cada componente do ciclo ideal e a eficincia do ciclo. 11.19 Uma central de potncia opera com R-410A como fluido de trabalho, com temperatura de -20 C no condensador e uma presso mxima igual a 3 MPa com superaquecimento do vapor na sada da caldeira. Determine a temperatura na sada da caldeira-superaquecedor, de forma que a temperatura na sada da turbina seja de 60 C, e a eficincia global do ciclo. 11.20 Uma central de potncia a vapor, operando num ciclo Rankine, apresenta presso mxima igual a 5 MPa e mnima de 15 kPa. Sabendo que o valor mnimo aceitvel para o ttulo do vapor na seo de descarga da turbina 95% e que a potncia gerada na turbina igual a 7,5 MW, determine a temperatura na seo de descarga da caldeira e a vazo mssica de gua no ciclo. 11.21 Um suprimento de gua quente geotrmica utilizado como fonte energtica num ciclo Rankine ideal. O fluido de trabalho no ciclo o R-134a e, na seo de sada do gerador de vapor, o fluido est no estado de vapor saturado a 85 C. Sabendo que a temperatura no condensador 40 C. calcule o rendimento trmico desse ciclo. 11.22 Refaa o problema anterior admitindo que o fluido de trabalho do ciclo o R-410A, com temperatura e presso na sada da caldeira iguais a 70 C e 4 MPa. 11.23 Refaa o Problema 11.21, admitindo que o fluido de trabalho do ciclo seja a amnia. 11.24 Considere o gerador de vapor (caldeira) descrito no Problema 11.21 em que a gua quente aquece o R-134a at que ele se transforme em vapor saturado. Admita que o gerador de vapor seja um trocador de calor contracorrente. A temperatura da gua quente deve ser igual ou maior que a temperatura do R-134a em qualquer posio do trocador de calor. O ponto que apresenta a menor diferena entre as temperaturas da gua e do fluido de trabalho denominado ponto de pina -pinchpoint (veja a Figura Pll. 24). Determine a mxima potncia produzida nesse ciclo quando a vazo e a temperatura de gua quente disponvel forem iguais a 2 kg/s e 95 C. (Dica: divida o v.c. trocador de calor em dois, de forma que o pinch point com AT = O, T = 85 C aparea)
Ponto de pina ___ R-134aH->Aquecedor de lquido
D

Gerador de vapor

R-134a

Agua

'

95 C

Figura P11.24

11.25 Refaa o problema anterior, considerando que o fluido de trabalho o refrigerante amnia. 11.26 Uma central de potncia operando com dixido de carbono como fluido de trabalho apresenta

342

Fundamentos daTermodinmica

temperatura de -10 C no condensador e presso mxima igual a 6 MPa. A temperatura mxima do ciclo igual a 100 C. Determine a eficincia desse ciclo e a temperatura de sada da turbina. 11.2' A Figura PI 1.27 mostra um ciclo de potncia Rankine que utiliza amnia como fluido de trabalho e que foi projetado para operar movido pela diferena de temperaturas existente na gua dos oceanos. Admitindo que a temperatura superficial da gua seja igual a 25 C, que a temperatura numa certa profundidade seja igual a 5 C e que a vazo de amnia no ciclo seja 1000 kg/s, determine: a) A potncia desenvolvida na turbina e a consumida na bomba. b) A vazo mssica de gua atravs de cada trocador de calor. c) O rendimento trmico desse ciclo.
Trocador de calor isolado
23 C
*

11.31 Considere um ciclo Rankine ideal que utiliza gua como fluido de trabalho e que apresenta valores supercrticos de presso. Esse ciclo pode propiciar a minimizao das diferenas locais de temperaturas existentes entre os fluidos no gerador de vapor (por exemplo: na utilizao dos gases de exausto de turbinas a gs como reservatrio a alta temperatura). Calcule a eficincia trmica de um cicie em que a turbina alimentada com vapor a 30 MPa e 550 C e a presso no condensador 10 kPa. Qual o ttulo do vapor na seo de descarga da turbina? 11.32 Determine a vazo mssica de dixido de carbono no Problema 11.26 para que a potncia da turbina seja l MW. Ciclos com Reaquecimento 11.33 A caldeira de uma pequena central de potncia produz vapor d'gua a 3 MPa e 600 C. O fluido de trabalho muda de fase no condensador a 45 C e a taxa de transferncia de calor nesse equipamento 10 MW. A primeira expanso na turbina realizada at a presso de 500 kPa e, nessa presso, realizado um reaquecimento. Aps essa operao, o vapor expande at a presso do condensador. Determine a temperatura de reaquecimento necessria para que a turbina de baixa presso descarregue vapor saturado. Determine, para essa temperatura de reaquecimento, a potncia total produzida na turbina e a taxa de transferncia de calor na caldeira do ciclo. 11.34 A caldeira de uma pequena central de potncia produz 25 kg/s de vapor d'gua a 3 MPa e 600 C. O fluido de trabalho muda de fase no condensador a 45 C. A primeira expanso na turbina realizada at a presso de 500 kPa e, nessa presso, realizado um reaquecimento at que a temperatura atinja 400 C. Aps essa operao, o vapor expande at a presso do condensador. Determine potncia lquida do ciclo e a taxa total de transferncia de calor na caldeira. 11.35 Considere o ciclo transcrtico no Problema 11.31 e admita que a primeira expanso na turbina seja realizada at a presso de 3 MPa e, nessa presso, realizado um reaquecimento para 500 C. Aps essa operao, o vapor expande na turbina de baixa presso at a presso de 10 kPa. Determine, para essa temperatura de reaquecimento, o trabalho especfico produzido na turbina e a transferncia de calor especfica na caldeira do ciclo.

///////////////////////s

Aguada superfcie /? ' Vpor - - saturado NH3 r, = 20 C i ^^ >^ Turbina ^^

PA 'Pi

k v r

| WVVV 9
v//////////////////////

AA AA AV W W AAAAA

-Bomba rH Ciclo de amnia

WT
:=^>

_wb = / J
Lquido satdurado NH3

^\
y ///////////////////////,
AAAAj A yyyy\ 9 ^ S AAAAA

I
"'3

gua de grande 5 profundidade

S WVVV

7 "C
Trocador de calor isolado

Figura P11.27

Refaa o problema 11.27 considerando que o fluido de trabalho o dixido de carbono. 11.29 A caldeira de uma pequena central de potncia produz 25 kg/s de vapor d'gua a 3 MPa e 600 C. A temperatura de operao do condensador 45 C e o calor rejeitado no ciclo transferido ao mar. Sabendo que as temperaturas nas sees de alimentao e descarga de gua do mar no condensador so iguais a 12 C e 15 C, determine a potncia lquida produzida no ciclo e a vazo de gua do mar no condensador. 11.30 O ciclo de potncia descrito no Problema 11.13 modificado pela instalao de um superaquecedor entre a caldeira e a turbina. Aps a instalao do equipamento, a temperatura e a presso do vapor gerado passaram a ser iguais a 400 C e 3,0 MPa. Determine o trabalho especfico e a transferncia de calor em cada um dos componentes do ciclo ideal. Calcule, tambm, a eficincia trmica do ciclo.

11.28

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

343

11.36 Considere um ciclo ideal com reaquecimento, conforme mostrado na Figura 11.9, em que o vapor d'gua entra na turbina de alta presso a 3,0 MPa e 400 C e expande at 0,8 MPa. O vapor ento reaquecido at 400 C e expande at 10 kPa na turbina de baixa presso. Calcule o rendimento trmico do ciclo e o ttulo do vapor na seo de descarga da turbina de baixa presso. 11.37 A presso de reaquecimento afeta as variveis operacionais dos ciclos de potncia e, por isso, o comportamento da turbina. Refaa o Problema 11.33 considerando que a presso de reaquecimento igual a 0,6 MPa. O que ocorre se essa presso for igual a 1,0 MPa? 11.38 Deseja-se estudar o efeito do nmero de estgios de reaquecimento sobre o comportamento do ciclo ideal com reaquecimento. Repita o Problema 11.33 utilizando dois estgios de reaquecimento, um a 1,2 MPa e o segundo a 0,2 MPa, em vez de um nico reaquecimento a 0,8 MPa. Aquecedor de gua de Alimentao do Tipo Mistura 11.39 Uma central de potncia para uma base de uma expedio polar utiliza amnia como o fluido de trabalho. A sada da caldeira a 80 C e 1000 kPa, enquanto o condensador mantido a -15 C. Um aquecedor de gua de alimentao do tipo mistura opera a 400 kPa, e o fluido de trabalho deixa o aquecedor como lquido saturado. Determine a frao de vapor extrado na turbina. 11.40 Um aquecedor de gua de alimentao, do tipo mistura, alimentado, num ciclo de potncia regenerativo, com 20 kg/s de gua a 100 C e 2 JVlPa. Sabaniip .gue p V^PIT YraMc1 s turrin entra no aquecedor a 2 MPa e 275 : C e que a gua deixa o aquecedor como lquido saturado. calcule a vazo necessria de vapor extrado da turbina. 11.41 Uma central de potncia opera com fluido R-410A mantendo uma temperatura de -20 C no condensador e com presso e temperatura mximas iguais a 3 MPa, e 80 C. A instalao conta com um aquecedor de gua de alimentao do tipo mistura que opera a 800 kPa com sada do fluido de trabalho como lquido saturado a O C. Nessas condies, determine a frao de vapor extrado na turbina e o trabalho na turbina por unidade de massa de fluido de trabalho que escoa na caldeira. 11.42 O fluido de trabalho de um ciclo de potncia que utiliza uma fonte quente com temperatura baixa a amnia. A temperatura mais alta do ciclo igual a 120 C e ocorre num local em

que a presso 5 MPa. A presso mais baixa no ciclo igual a 1003 kPa e o aquecedor de mistura opera a 2033 kPa. A vazo mssica total na caldeira do ciclo 5,0 kg/s. Determine a vazo mssica de vapor extrado da turbina sabendo que a amnia descarregada do aquecedor de mistura como lquido saturado a 2033 kPa. Calcule, tambm, a potncia total utilizada para acionar as bombas utilizadas no ciclo. 11.43 Uma central de potncia a vapor apresenta presso mxima igual a 20 MPa, mnima de 10 kPa e conta com um aquecedor de gua de alimentao do tipo mistura que opera a l MPa. A temperatura mxima da gua no Ciclo 800 C e a potncia total gerada na turbina 5 MW. Nessas condies, determine a frao de vapor extrado na turbina e a taxa de transferncia de calor no condensador. 11.44 Determine o rendimento trmico do ciclo do Problema 11.39. 11.45 Um ciclo de potncia a vapor d'gua opera com um aquecedor de mistura. A temperatura do fluido no condensador 45 C e a caldeira descarrega o vapor a 5 MPa e 900 C. A presso na seo de extrao (intermediria) da turbina l MPa e o estado da gua na seo de descarga do aquecedor o de lquido saturado. Determine a relao entre a vazo mssica de vapor na extrao e a vazo mssica de gua na caldeira. Calcule, tambm, os trabalhos especficos nas duas bombas do ciclo. 11.46 Num reator nuclear a sdio de uma central termoeltrica, calor transferido ao sdio lquido. Este ento bombeado para um trocador de calor onde o sdio transfere calor para a gua dff vCircvnVtf secundrio. G rap-or rfgtra, geraco no trocador de calor, sai desse equipamento como vapor saturado a 5 MPa e ento superaquecido at 600 C num superaquecedor externo operado a gs. O vapor d'gua superaquecido alimenta a turbina, que apresenta uma extrao a 0,4 MPa com objetivo de alimentar um aquecedor de gua de mistura. Sabendo que a presso no condensador 7,5 kPa, determine os calores transferidos no reator nuclear e no superaquecedor para produzir uma potncia lquida de l MW. 11.47 Considere um ciclo de potncia regenerativo ideal que utiliza gua como fluido de trabalho. O vapor entra na turbina a 3,0 MPa e 400 C e o condensador do ciclo opera a 10 kPa. Vapor extrado da turbina a 0,8 MPa e isso feito para aquecer a gua de alimentao do gerador de vapor. A gua de alimentao sai do aquecedor como lquido saturado e so utilizadas bombas apropriadas para pressurizar a gua que sai do

344

Fundamentos daTermodinmica

condensador e do aquecedor de gua de alimentao. Calcule o rendimento trmico desse ciclo e o trabalho lquido por quilograma de gua que escoa no gerador de vapor do ciclo. 11.48 A caldeira utilizada num ciclo de potncia a vapor d'gua descarrega o vapor a 2 MPa e 600 C. A vazo mssica na caldeira 20 kg/s e o condensador do ciclo opera a 50 C. O condensador resfriado com gua, a 20 C, proveniente de um rio. O ciclo conta com um aquecedor de mistura e a presso na extrao da turbina 600 kPa. A gua do ciclo descarregada do aquecedor de mistura como lquido saturado. Calcule a vazo mssica na seo de extrao da turbina. Determine a vazo mssica de gua de refrigerao no condensador (proveniente do rio), sabendo que o mximo aumento de temperatura permissvel dessa gua 5 C. jiiecedor de gua de Alimentao do Tipo
>pnf f ,'

11.53

11.54

11.49 Escreva as equaes da continuidade e da energia para um aquecedor de gua de alimentao do tipo superfcie com bomba d'gua principal, conforme mostrado na Figura 11.13. Considere um V.C. de forma a no englobar o estado 4 e incluindo a bomba d'gua secundria. Determine a equao para a f rao do vapor extrado. 11.50 Um aquecedor de gua de alimentao, do tipo superfcie, utilizado num ciclo de potncia regenerativo para aquecer 20 kg/s de gua a 100 C e 20 MPa at 250 C e 20 MPa. Sabendo que o vapor extrado da turbina entra no aquecedor a 4 MPa e 275 C e o deixa como lquido saturado, calcule a vazo necessria de vapor extrado da turbina. 11.51 Um ciclo de potncia, que opera com um aquecedor de gua de alimentao do tipo superfcie, apresenta temperatura no condensador igual a 45 C, presso mxima de 5 MPa e temperatura na seo de descarga da caldeira igual a 900 C. O vapor extrado a l MPa e condensado no aquecedor de gua de alimentao. Aps essa operao, o condensado pressurizado at 5 MPa e misturado com a gua efluente do aquecedor. Sabendo que a temperatura na seo de entrada da caldeira 200 C, determine a frao do vapor extrado e os trabalhos especficos consumidos nas bombas. 11.52 Em um ciclo Rankine, a turbina alimentada com 5 kg/s de amnia a 2 MPa e 140 C e apresenta uma extrao a 800 kPa. O condensador do ciclo opera a -20 C. O ciclo conta com um aquecedor de mistura com estado de sada (3) na temperatura do condensado extrado.

11.55

11.56

A temperatura da fonte trmica da caldeira constante e igual a 180 C. Determine a vazo mssica de extrao e o estado 4 de entrada caldeira. Considere novamente o ciclo de potncia descrito no Problema 11.42. Admita, agora, que o aquecedor de gua de alimentao seja do tipo superfcie. A temperatura do fluido de trabalho que descarregado do aquecedor e alimenta a caldeira 50 C. J o escoamento de gua que foi extrado da turbina descarregado do aquecedor como lquido saturado a 2033 kPa e encaminhado ao condensador do ciclo. Determine, nessas condies, a vazo mssica de vapor extrado da turbina e a potncia total gerada na turbina do ciclo. Repita o Problema 11.43, admitindo que o aquecedor de gua de alimentao seja do tipo superfcie (em vez do tipo mistura). Admita que a bomba d'gua principal esteja localizada imediatamente jusante do condensador e que esta descarregue o fluido a 20 MPa. A bomba secundria utilizada para comprimir a gua que foi extrada da turbina e tambm descarrega o fluido a 20 MPa. Considere que a temperatura da gua aps a mistura dos escoamentos provenientes das bombas principal e secundria seja igual a 175 C. Repita o Problema 11.47 admitindo que o aquecedor de gua de alimentao seja do tipo superfcie (em vez do tipo mistura). O ciclo apresenta apenas uma bomba que comprime a gua efluente do condensador at a presso do gerador de vapor (que igual a 3,0 MPa). O condensado do aquecedor drenado por um purgador e enviado para o condensador. Repita o Problema 11.47 admitindo que o aquecedor de gua de alimentao seja do tipo superfcie (em vez do tipo mistura). O ciclo apresenta apenas uma bomba que comprime a gua efluente do condensador at a presso do gerador de vapor (que igual a 3,0 MPa). O condensado do aquecedor enviado para a linha de alimentao de forma que o estado 4 tem temperatura Tf,.

Ciclos No Ideais 11.57 Um ciclo Rankine que utiliza gua como fluido de trabalho tem presso e temperatura na sada do gerador de vapor iguais a 3 MPa e 500 C. O condensador opera a 100 C e todos os componentes so ideais, com exceo da turbina, que apresenta um estado de sada medido de vapor saturado a 100 C. Calcule a eficincia trmica do ciclo com

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

345

11.58

11.59

11.60

11.61

11.62

11.63

a) turbina ideal e b) turbina real, conforme apresentado. A turbina de um ciclo de potncia alimentada com vapor d'gua a 5 MPa e 400 C. A presso na seo de descarga da turbina 10 kPa. A eficincia isoentrpica dessa turbina igual a 85% e a potncia produzida na turbina 20 MW. Determine a vazo mssica de gua no ciclo e a taxa de transferncia de calor no condensador. Qual a eficincia trmica desse ciclo? Compare a eficincia trmica desse ciclo com um de Carnot que opera entre as temperaturas mxima e mnima do ciclo. Um ciclo de potncia a vapor d'gua apresenta presso mxima igual a 3,0 MPa e a temperatura na seo de descarga do condensador 45 C. Sabendo que o rendimento da turbina 85%, que todos os outros componentes do ciclo so ideais e que a caldeira superaquece o vapor at 800 C, determine a eficincia trmica do ciclo. Repita o Problema 11.13 admitindo que as eficincias isoentrpicas da turbina e da bomba so, respectivamente, iguais a 85% e 80%. Determine o trabalho especfico e a transferncia de calor em todos os componentes do ciclo. Qual a eficincia desse ciclo? A presso mxima num ciclo cie potncia a vapor d'gua 5 MPa. A temperatura no condensador do ciclo 45 C e a caldeira descarrega o vapor a 600 C. O calor transferido para a gua na caldeira de uma fonte trmica que apresenta temperatura igual a 700 C. A temperatura do ambiente 20 C e todos os componentes do ciclo, com exceo da turbina, so ideais. Sabendo que o ttulo do vapor na seo de descarga da turbina 97%, determine o trabalho especfico e a transferncia de calor em todos os componentes do ciclo. Calcule, tambm, a eficincia isoentrpica da turbina. Qual a taxa de gerao de entropia, por quilograma de gua, no processo de transferncia de calor na caldeira? Considere a central de potncia do Problema 11.39. Admita que a fonte trmica de alta temperatura seja constituda por um escoamento de gua entrando em um trocador de calor (gerador de vapor) a 120 C e saindo a 90 "C. Considere que o condensador troca calor com o ambiente que est a -20 C. Apresente todos os locais onde h gerao de entropia e determine a entropia gerada no gerador de vapor por quilograma de amnia. Um ciclo de potncia a vapor d'gua, que gera 9,0 MW, apresenta presso mxima igual a 3 MPa. A temperatura na seo de descarga da caldeira

11.64

11.65

11.66

11.67 11.68

400 C e a presso no condensador igual a 50 kPa. Sabendo que o rendimento da turbina 80% e que todos os outros componentes do ciclo so ideais, determine o trabalho especfico na turbina e a eficincia do ciclo. Qual a vazo mssica de gua nesse ciclo? Uma central de potncia a vapor d'gua apresenta presso mxima de 5 MPa e temperatura no condensador igual a 50 C. A temperatura na sada da caldeira 600 C. Todos os componentes so ideais com exceo da turbina, que apresenta um estado de sada real de vapor saturado a 50 C. Calcule a eficincia trmica do ciclo com turbina real e a eficincia isoentrpica da turbina. Uma central de potncia a vapor d'gua apresenta presso mxima de 4 MPa e temperatura na sada da caldeira de 600 C, recebendo energia de uma fonte trmica a 700 C. O ar ambiente a 20 C promove o resfriamento necessrio para manter o condensador a 60 C. Todos os componentes so ideais com exceo da turbina, que apresenta uma eficincia isoentrpica de 92%. Determine o estado de sada das turbinas ideal e real e a transferncia de calor especfica nos quatro componentes principais do ciclo. Determine, para o problema anterior, a gerao de entropia especfica no conjunto caldeira e fonte trmica. Refaa o Problema 11.43 considerando que a eficincia isoentrpica da turbina seja igual a 85%. Vapor d'gua sai do gerador de vapor de uma central de potncia a 3,5 MPa e 400 C. A presso e a temperatura do vapor na seo de alimentao da turbina so iguais a 3,4 MPa e 375 C. A eficincia isoentrpica da turbina de 88% e a presso na seo de alimentao do condensador 10 kPa. O condensado sai do condensador e entra na bomba a 35 C e 10 kPa. A eficincia isoentrpica da bomba igual a 80% e a presso na seo de sada desse equipamento 3,7 MPa. A gua de alimentao entra no gerador de vapor a 3,6 MPa e 30 C. Admita que a temperatura ambiente seja 25 C. Nessas condies, determine: a) O rendimento trmico do ciclo. b) A gerao de entropia no escoamento entre a seo de sada do gerador de vapor e a de entrada da turbina.

Cogeraco 11.69 Uma central de potncia com cogerao, como a mostrada na Figura 11.19, opera com uma caldeira que fornece 25 kg/s de vapor d'gua a 7 MPa e 500 C. A presso no condensador

346

Fundamentos daTermodinmica

7,5 kPa e a vazo mssica de gua extrada para o aquecimento do processo 5 kg/s. A presso na seo de extrao (intermediria) da turbina 500 kPa (estado 6) e a gua retorna do processo como lquido saturado a 100 kPa (estado 8). Admitindo que todos os componentes do ciclo sejam ideais, determine a temperatura imediatamente jusante da bomba (estado 1), a potncia total da turbina e a transferncia de calor no processo de aquecimento. 11.70 Uma central de potncia a vapor d'gua apresenta presso na entrada da turbina de 4 MPa e temperatura de 500 C. Para que o condensador consiga rejeitar energia, ele mantido a 101 kPa. Calcule a potncia lquida produzida para uma taxa de transferncia de calor na caldeira de 10 MW. 11.71 A Figura P11.71 mostra uma instalao de cogerao, em uma indstria de celulose e papel, que produz 10 kg/s de vapor saturado a 0,5 MPa. A instalao alimentada com gua a 20 C e 0,1 MPa, a bomba aumenta a presso no fluido at 5 MPa e a caldeira fornece vapor turbina a essa presso e temperatura de 400 C. Determine a Taxa de transferncia de calor adicional na caldeira. alm da que seria requerida para produzir apenas a vazo de vapor desejada. Calcule tambm a diferena na potncia lquida produzida.

11.73 A Figura PI 1.73 mostra o esquema de um arranjo utilizado num ciclo de potncia com cogerao. Note que a turbina alimentada com vapor a alta e baixa presses. O condensador do ciclo de potncia composto por dois trocadores de calor e o calor rejeitado do ciclo utilizado para aquecer gua de processo. O trocador a alta temperatura transfere 30 MW de calor para a gua de processo e o de baixa temperatura transfere 31 MW. Determine a potncia da turbina e a temperatura da gua na tubulao de alimentao do deaerador.
5 kg/s
500 kPa 22 kg/s 6 MPa
200

510C
13 kg/s 200 kPa

95 C

30 MW A AAAA . VVVVv

gua de processo

l l J ' SOkPa, 14 kg s 31 MW A AAAA VVVVV ' 60 C 415 kc s


- - 27 kg/s para deaerador

Figura P11.73 1174 A caldeira de um pequeno ciclo trmico produz 25 kg/s de vapor d'gua a 3 MPa e 600 C. O ciclo trmico est esboado na Figura PI 1.74 e a gua descarregada do condensador a 45 C. Caldeira

Agua 500 kPa

Figura P11.71 11.72 Uma caldeira gera vapor a 10 MPa e 550 C e alimenta uma turbina com dois estgios, conforme mostrado na Figura 11.19. Aps o primeiro estgio, a uma presso de 1,4 MPa, feita uma extrao de 25% do vapor alimentado. O vapor extrado encaminhado a um processo e retorna ao ciclo, como gua de alimentao, no estado lquido comprimido a l MPa e 90 C. O restante do vapor escoa na turbina at que a presso atinja 10 kPa. Uma bomba localizada jusante do condensador eleva a presso do lquido at l MPa e alimenta o misturador de gua de alimentao (a outra alimentao realizada pela gua efluente do processo). Uma segunda bomba utilizada para elevar a presso do escoamento efluente do misturador at a presso de 10 MPa. Admita que todos os componentes sejam ideais. Se o processo requer uma taxa de transferncia de calor igual a 5 MW, qual a potncia que pode ser "cogerada" pela turbina?

4-72
neposiao

3+

de gua

Aquec.

, - -7

1
Suprimento de vapor

Condensador Figura P11.74

A extrao de vapor realizada a 500 kPa e o aquecedor de gua de alimentao do tipo mistura. A vazo mssica de vapor extrado do ciclo 5 kg/s e esse escoamento no retorna ao ciclo. A gua de reposio entra no aquecedor de mistura a 20 C e 500 kPa. Determine a vazo

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

347

mssica de vapor extrado da turbina para que o ciclo opere convenientemente. Calcule tambm a potncia total fornecida pelas turbinas T\2. Ciclos de Refrigerao 11.75 Um ciclo de refrigerao, que utiliza R-134a como fluido de trabalho, opera numa condio em que a temperatura mnima -10 C e presso mxima l MPa. Admita que o ciclo seja ideal como o da Figura 11.21. Determine as transferncias de calor especficas no condensador e no evaporador. Calcule, tambm, o coeficiente de desempenho do ciclo. 11.76 Refaa o Problema P11.75 considerando R-410A como fluido de trabalho. Esse refrigerador funcionaria em uma cozinha em condies climticas normais? 11.77 Considere um ciclo ideal de refrigerao que apresenta temperaturas no condensador e no evaporador, respectivamente, iguais a 45 C e -15 C. Determine o coeficiente de desempenho para ciclos que utilizam R-134a e R-410A como fluidos de trabalho. 11.78 O refrigerante natural dixido de carbono tem uma temperatura crtica bastante baixa. Determine a temperatura mxima, a temperatura de condensao e o coeficiente de desempenho para um ciclo padro com dixido de carbono. com presses alta e baixa de 6 e 3 MPa. 11.79 Refaa o Problema 11.77 considerando amnia como fluido de trabalho. 11.80 Um refrigerador, que utiliza R-134a como fluido de trabalho consome 500 W no compressor. A temperatura no condensador do cicio 40 C. e a temperatura baixa de -5 C. Determine o coeficiente de desempenho para esse ciclo. 11.81 Considere uma bomba de calor com amnia como fluido de trabalho que tem a temperatura baixa igual a 25 C e a presso alta de 5 MPa. Se o compressor recebe uma potncia de l MW, qual a taxa de transferncia de calor a alta temperatura? 11.82 Reconsidere a bomba de calor do problema anterior. Admita que o compressor seja dividido em dois e, no estgio inicial, o fluido seja comprimido at 2 MPa. Aps esse processo, h uma transferncia de calor com o fluido a presso constante de forma que este seja levado ao estado de vapor saturado, quando ento comprimido a 5 MPa. Determine as taxas de transferncia de calor a 2 MPa e 5 MPa para uma potncia de l MW entrando no compressor. 11.83 Um sistema de ar condicionado no aeroporto de Timbuktu utiliza o refrigerante R-410A e as presses nas sees de alimentao e descarga

11.84

11.85

11.86

11.87

11.88

11.89

do compressor so, respectivamente, iguais a 200 kPa e 1500 kPa. O sistema de ar condicionado deve resfriar o ar externo do deserto de 45C para 15 C. Determine o coeficiente de desempenho para esse ciclo. Esse sistema funcionar? Considere uma bomba de calor ideal em que a temperaturas no condensador e no evaporador so, respectivamente, iguais a 50 C e a O C. Determine o coeficiente de desempenho dessa bomba de calor para os seguintes fluidos de trabalho: R-134a e amnia. Um refrigerador, que utiliza R-134a como fluido de trabalho tem temperatura mnima de -10 C e presso mxima de l MPa. A temperatura real do R-134a na seo de descarga do compressor 60 C. Determine a transferncia de calor especfica com o ambiente refrigerado e com o ambiente a alta temperatura, o coeficiente de desempenho e a eficincia isoentrpica do compressor. Admita que no haja perda de presso nos trocadores de calor. Um sistema de refrigerao de uma cmara frigorfica para armazenamento de carne utiliza amnia como fluido de trabalho. O sistema deve manter uma temperatura mnima de -15 C e remover uma carga trmica de 5 kW do ambiente refrigerado. Determine a vazo mssica de amnia, considerando um ciclo padro de refrigerao com temperatura no condensador de 20 C e admitindo que a temperatura do ambiente externo seja 20 C. O compressor adiabtico de um refrigerador, que utiliza R-410A como fluido de trabalho, alimentado com vapor saturado a -20 C e a presso na seo de descarga do compressor 1,4 MPa. Sabendo que a temperatura medida do refrigerante na seo de descarga do compressor igual a 60 C, determine o trabalho especfico real de compresso e o coeficiente de desempenho do refrigerador. Uma bomba de calor utiliza R-410A como fluido de trabalho e alta presso de 3 MPa com temperatura de O C no evaporador. O evaporador absorve energia de um lenol fretico (subterrneo) que est a 8 C. Determine o coeficiente de desempenho dessa bomba de calor e a temperatura na qual ela pode fornecer energia. O sistema de ar condicionado de um automvel utiliza o refrigerante R-134a e a potncia utilizada no acionamento do compressor 1,5 kW. As presses nas sees de alimentao e descarga do compressor so, respectivamente, iguais a 201,7 kPa e 1,2 MPa. O ar do ambiente externo a 30 C escoa atravs do evaporador do ciclo e a temperatura do ar nas sees de

348

Fundamentos daTermodinmica

11.90

11.91

11.92

11.93

11.94

11.95

descarga de ar no interior do automvel 10C. Determine a vazo mssica de refrigerante no ciclo e a taxa de transferncia de calor no evaporador. Calcule tambm a vazo mssica de ar a 10 C no evaporador utilizado nesse sistema de ar condicionado. Um refrigerador, que utiliza R-134a como fluido de trabalho, est localizado numa sala onde a temperatura igual a 20 C. Considere que o compressor no adiabtico nem reversvel e que os outros componentes do ciclo de refrigerao operam de modo ideal. O compressor alimentado com vapor saturado de refrigerante a -20 C e a temperatura do R-134a na seo de descarga do compressor 50 C. A temperatura no condensador do ciclo 40 C e a vazo mssica de refrigerante no ciclo 0,2 kg/s. Sabendo que o coeficiente de desempenho do ciclo 2,3, determine a potncia necessria para acionar o compressor e a taxa de gerao de entropia no processo de compresso. Uma bomba de calor de pequeno porte utilizada para aquecer a gua de alimentao de um processo. Admita que a unidade utilize amnia e que opere segundo um ciclo ideal. A temperatura no evaporador 15 C e a no condensador 60 C. Sabendo que a vazo necessria de gua 0,1 kg/s, determine a quantidade de energia economizada pela utilizao da bomba de calor (em vez da utilizao de aquecimento direto da gua, de 15 C a 60 C). R-134a utilizado como fluido refrigerante num ciclo convencional de bomba de calor. Vapor saturado entra no compressor dessa unidade a 10 C e descarregado a 2 MPa e 85 C. Determine a eficincia isoentrpica do compressor e o coeficiente de desempenho dessa bomba de calor. O refrigerador de um laboratrio utiliza R-134a como fluido de trabalho. As presses mxima e mnima do ciclo utilizado no refrigerador so iguais a 1200 kPa e 101,3 kPa. O refrigerador deve transferir 500 W de uma amostra a -20 C (no o TL do ciclo) que est contida no espao refrigerado. Determine o coeficiente de desempenho do ciclo e a potncia eltrica necessria para acionar o refrigerador. Considere que o compressor utilizado no refrigerador reversvel. Reconsidere o problema anterior. Determine a gerao de entropia em todos os processos que ocorrem no equipamento. A vazo de refrigerante R-134a, num ciclo real de refrigerao, 0,05 kg/s. O vapor entra no compressor a 150 kPa e -10 C e sai dele a 1,2 MPa e 75 C. A potncia consumida no compressor foi medida, obtendo-se o valor de 2,4 kW. O flui-

do refrigerante entra na vlvula de expanso a 1,15 MPa e 40 C e sai do evaporador a 160 kPa e -15 C. Nessas condies, determine a taxa de gerao de entropia no processo de compresso, a capacidade de refrigerao e o coeficiente de desempenho desse ciclo. Outras Configuraes de Ciclos de Refrigerao 11.96 Uma maneira de melhorar o desempenho de um ciclo de refrigerao, que opera num grande intervalo de temperatura, consiste na utilizao de um compressor de dois estgios. Considere o sistema ideal de refrigerao desse tipo. mostrado na Figura 11.23, que utiliza R-410A como fluido de trabalho. Lquido saturado sai do condensador a 40 C e estrangulado at -20 C. O lquido e o vapor, a essa temperatura, so separados e o lquido estrangulado at a temperatura do evaporador (-50 C). O vapor que sai do evaporador comprimido at a presso de saturao correspondente a -20 C. Aps essa operao, ele misturado com o vapor que sai do tambor de expanso C^asft"). Pode-se admitir que tanto o tambor de expanso, como a cmara de mistura, estejam isoladas termicamente de modo a impedir qualquer transferncia de calor do ambiente. O vapor que deixa a cmara de mistura comprimindo no segundo estgio do compressor at a presso de saturao correspondente temperatura do condensador (40 C). Nessas condies, determine: a) O coeficiente de desempenho do ciclo. b) O coeficiente de desempenho de um ciclo ideal de refrigerao simples, que opera entre as mesmas temperaturas do condensador e do evaporador da unidade de compresso em dois estgios estudada neste problema. 11.97 Tanto em ciclos motores, como em ciclos drefrigerao que operam num grande intervalo de temperatura, frequentemente vantajoso utilizar mais de um fluido de trabalho. Em ciclos de refrigerao, essa combinao normalmente chamada de sistema em cascata. Considere um sistema em cascata com um ciclo de refrigerao utilizando R-410A. que tem temperatura de evaporao de -40 C e uma presso alta de 1400 kPa. O ciclo de alta temperatura utiliza o refrigerante R-134a, com evaporador a O C e uma presso alta de 1600 kPa, Determine: a) A relao entre as vazes mssicas dos dois ciclos. b) O coeficiente de desempenho do sistema.

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

349

11.98 Considere o sistema em cascata apresentado na Figura 11.25, que mostra um arranjo composto por dois ciclos de refrigerao. O ciclo a alta temperatura utiliza R-410A e apresenta as seguintes condies operacionais: lquido saturado sai do condensador a 40 C e vapor saturado deixa o trocador de calor a -20 C. O ciclo a baixa temperatura utiliza um refrigerante diferente, o R-23, e apresenta as seguintes condies operacionais: vapor saturado sai do evaporador a -80 C (h = 330 kJ/kg), lquido saturado sai do trocador de calor a -10 C (h = 185 kJ/kg) e a entalpia do refrigerante na seo de descarga do compressor igual a 405 kJ/kg. Nessas condies, determine: a) A relao entre as vazes mssicas dos dois ciclos. b) O coeficiente de desempenho do sistema. 11.99 Evaporadores duplos so utilizados para resfriar tanto o compartimento refrigerado quanto o de congelados de uma geladeira domstica, conforme mostrado na Figura PI 1.99. Admitindo presso constante nos dois evaporadores, compare o valor de /3 = (QL1 + QL2)/^dessa geladeira com o COP de uma geladeira com um nico evaporador, operando em temperatura de evaporao igual mais baixa da configurao com evaporador duplo.

a relao entre o coeficiente de desempenho e QL/Qi?


\nte / \

\\o

Figura P11.100

A *

Refrigerador
51

' f*

Figura 11.99

11.100 A Figura Pll.100 mostra o esboo de um refrigerador, que opera com R-410A, e acionado por um motor trmico que utiliza gs natural como combustvel. O rendimento trmico do motor igual a 25%. O ciclo utilizado no refrigerador o padro e o R-410A condensa a 40 C. Sabendo que o refrigerante evapora a -20 C, determine as duas transferncias de calor, por quilograma de R-410A, no ciclo de refrigerao. Qual

Ciclos de Absoro com Amnia 11.101 Na configurao de um ciclo de absoro de amnia apresentada na Figura 11.26, os componentes do lado esquerdo do ciclo substituem o compressor do ciclo de compresso de vapor. Considerando que esses componentes so reversveis e admitindo que as temperaturas alta e baixa sejam constantes, determine uma expresso para o trabalho equivalente desses componentes como uma funo do trabalho na bomba W e das duas temperaturas. 11.102 Como apresentado no problema anterior, o ciclo de absoro de amnia bastante similar ao esquema apresentado no Problema 11.100. Admitindo que o rendimento trmico do motor seja igual a 30% e o do ciclo de refrigerao seja 3,0, determine a relao entre as transferncias de calor de resfriamento e de aquecimento QL/QJ. 11.103 Considere um ciclo de refrigerao por absoro de amnia de pequeno porte e acionado por energia solar. Vapor saturado de amnia sai do gerador a 50 C, e vapor saturado deixa o evaporador a 10 C. Sabendo que so necessrios 7000 kJ de calor no gerador (coletor solar) por quilograma de vapor de amnia gerado, determine o coeficiente de desempenho desse ciclo. 11.104 Deseja-se comparar o desempenho de um refrigerador com ciclo de absoro de amnia, com o de um refrigerador similar baseado no ciclo de compresso de vapor. Considere um sistema de absoro que apresenta temperatura no evaporador e no condensador, respectivamente, iguais a -10 C e 50 C. A temperatura no gerador deste sistema 150 C e 0,42 kJ de calor so transferidos para a amnia no evaporador, para cada kJ transferido da fonte de alta temperatura para a soluo de amnia no gerador. Para fazer a comparao pretendida, admita que esteja disponvel um reservatrio a 150 C e que ca-

350

Fundamentos daTermodinmica

lor seja transferido desse reservatrio para um motor reversvel que rejeita calor ao ambiente que est a 25 C. O trabalho produzido ento usado para acionar um sistema ideal de compresso de vapor que utiliza amnia como fluido refrigerante. Calcule a quantidade de refrigerao, que pode ser obtida por kj transferido do reservatrio a alta temperatura, utilizando esse arranjo e compare com 0,42 kJ que se pode obter no ciclo de absoro. Disponibilidade (Exergia) Cicios Rankine 11.105 Determine a disponibilidade da gua nos quatro estados do ciclo Rankine descrito no Problema 11.30. Admita que o reservatrio a alta temperatura esteja a 500 C e que o de baixa esteja a 25 C. Determine os fluxos de disponibilidade nos reservatrios, por quilograma de vapor que escoa no ciclo, e qual a eficincia do ciclo baseada na segunda lei da termodinmica. 11.106 Se as irreversibilidades externas devido a transferncias de calor com diferenas finitas de temperatura em uma central de potncia forem desprezadas, como voc definiria sua eficincia baseada na segunda lei da termodinmica? 11.107 Determine os fluxos de exergia no condensador descrito no Problema 11.29. Utilize seus resultados para determinar a eficincia do trocador, baseada na segunda lei da termodinmica. Considere T0 = 12 C. 11.108 Determine os fluxos de exergia no aquecedor de gua descrito no Problema 11.42. Considere T0 = 20 C. 11.109 A central de potncia utilizando amnia, descrita no Problema 11.62, tem, como fonte de calor, um escoamento de gua lquida entrando no trocador de calor a 120 C, 300 kPa, e saindo a 90 C. Determine a eficincia baseada na segunda lei da termodinmica desse trocador de calor. 11.110 Considere o gerador de vapor/superaquecedor no Problema 11.52. Determine a destruio de exergia nesse componente do ciclo e a sua eficincia global baseada na segunda lei da termodinmica. 11.111 Vapor d'gua escoa em uma tubulao a 3 MPa e 700 C. Uma turbina com eficincia isoentrpica igual a 85% conectada a essa tubulao por uma vlvula, e o vapor descarregado da turbina para a atmosfera a 100 kPa. Antes de entrar na turbina o vapor tem sua presso reduzida para 2 MPa. Determine o trabalho especfico produzido pela turbina e a sua eficincia baseada na se-

gunda lei da termodinmica. Determine tambm a variao de disponibilidade na vlvula. 11.112 Vapor d'gua a 10 MPa e 550 C alimenta uma turbina de dois estgios. A diferena de presso entre os estgios 2 MPa, e o vapor descarregado aps o segundo estgio a uma presso de 50 kPa. Admitindo que os dois estgios tenham uma eficincia isoentrpica igual a 85%, determine as eficincias baseadas na segunda lei da termodinmica para ambos os estgios da turbina. 11.113 O ciclo de potncia a vapor d'gua apresentado no Problema 6.103 tem uma turbina com estados de entrada e sada definidos. Determine a disponibilidade no estado 6, na sada da turbina, e a eficincia da turbina baseada na segunda lei da termodinmica, desprezando a energia cintica no estado 5. 11.114 Considere o aquecedor de gua de alimentao do tipo superfcie utilizado na central nuclear descrita no Problema 6.106. Determine sua eficincia baseada na segunda lei da termodinmica. 11.115 Determine a disponibilidade da gua em todos os estados referentes ao ciclo descrito nc Problema 11.60. Admita que a caldeira se comporte como um reservatrio trmico a 600 C e que o reservatrio a baixa temperatura esteja a 25 C. Determine, tambm, a eficincia baseada na segunda lei da termodinmica de todos os componentes do ciclo. Ciclos de Refrigerao 11.116 Considere o refrigerador apresentado no Problema 11.80. Determine as duas taxas de transferncia de calor, a destruio de exergia no ciclo e a sua eficincia baseada na segunda lei da termodinmica. 11.117 O compressor adiabtico de um refrigerador, que utiliza R-134a como fluido de trabalho, alimentado com vapor saturado a -20 C e a presso na seo de descarga do compressor l MPa. Sabendo que a temperatura do refrigerante na seo de descarga do compressor igual a 60 C, determine o trabalho especfico real de compresso e a sua eficincia baseada na segunda lei da termodinmica, considerando r0 = 298 K. 11.118 Determine a eficincia baseada na segunda lei da termodinmica para a bomba de calor do Problema 11.81. 11.119 A vazo de refrigerante R-134a, num ciclo real de refrigerao, 0,1 kg/s. O vapor entra no condensador a 700 kPa e 50 C e sai como

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

lquido saturado a 25 C. O ar que escoa pelo condensador entra a 15 C e sai a 35 C. Determine a vazo mnima de ar e a eficincia do condensador baseada na segunda lei da termodinmica. Ciclos Combinados Veja texto e figuras apresentados na seo 12.12 11.120 A Figura 12.20 mostra o esquema de uma central de potncia que emprega um ciclo binrio que utiliza mercrio para o ciclo a alta temperatura e gua para o ciclo a baixa temperatura. As presses e temperaturas so mostradas no diagrama T-s correspondente. Sabendo que a mxima temperatura no ciclo a vapor, aquela na seo de descarga do superaquecedor (ponto 4), 500 C, determine: a) A relao entre as vazes mssicas de mercrio e de gua no trocador de calor que condensa mercrio e vaporiza a gua. b) O rendimento trmico desse ciclo ideal. Os dados referentes ao mercrio na regio de saturao so:
p
MPa
0,04 1,60 'sat

dividido, na proporo necessria, em duas correntes. Nessas condies, determine: a) A relao entre as vazes mssicas dos circuitos de potncia e de refrigerao. b) O desempenho do ciclo em funo da relao

w.
Figura P11.122

Vlvula de expanso

"C 309 562

h, kJ/kg 42,21 75,37

h, kJ/kg 335,64 364,04

Sl

kJ/kg K 0,1034 0,1498

s, kJ/kgK 0,6073 0,4954

11.121 Um ciclo de potncia a vapor deve operar com uma presso mxima de 3 MPa, presso mnima de 10 kPa e temperatura na seo de sada da caldeira igual a 500 C. A fonte quente disponvel so 175 kg/s de gases efluentes de uma turbina a .gs gue esto a 600 C. Se a caldeira opera como um trocador de calor contracorrente, com diferena mnima de temperatura local igual a 20 C, determine a vazo mxima de gua no ciclo Rankine e a temperatura dos gases na seo de descarga do trocador de calor. 11.122 A Figura P11.122 mostra um ciclo ideal de refrigerao associado a um ciclo motor. Os dois circuitos utilizam R-134a como fluido de trabalho. Vapor saturado a 90 C sai do gerador de vapor (caldeira) e expande na turbina at a presso do condensador. Vapor saturado a -15 C sai do evaporador e comprimido at a presso do condensador. A relao das vazes mssicas dos dois circuitos tal que a turbina produz a potncia necessria para acionar o compressor. Os escoamentos efluentes da turbina e do compressor so misturados e entram no condensador. O refrigerante na seo de sada do condensador est no estado de lquido saturado a 45 C e o escoamento efluente do condensador

11.123 Numa experincia criognica necessrio transferir calor de um espao a 75 K para um ambiente que apresenta temperatura igual a 180 K. Projetou-se, ento, uma bomba de calor, que opera em cascata (veja a Figura 11.25) e que utiliza nitrognio e metano como fluidos de trabalho. No arranjo, a temperatura de condensao do nitrognio 10 K maior que a temperatura de evaporao do metano. Determine as temperaturas de saturao dos dois fluidos, no trocador de calor intermedirio, que propiciam o melhor coeficiente de desempenho para o conjunto como um todo. 11.124 Considere o Problema 11.121. Determine a variao de disponibilidade para o escoamento de gua e para o escoamento de ar e use esses resultados para determinar a eficincia baseada na segunda lei da termodinmica para o trocador de calor do gerador de vapor.

Problemas para Reviso 11.125 Refaa o Problema 11.27 admitindo que o fluido de trabalho no ciclo seja o R-134a. 11.126 O catlogo de um fabricante de equipamentos indica que uma central de potncia simples opera como nos seguintes estados (1) 20 C, 100 kPa, (2) 25 C, l MPa, (3) 1000 C, l MPa, (4) 250 C, 100 kPa. Alm disso, o catlogo informa que a temperatura da fonte quente utilizada no ciclo 1100 C e que o ciclo rejeita calor num ambiente

352

Fundamentos daTermodinmica

que se encontra a O C. Estas informaes so verdadeiras? Algum dispositivo desse ciclo viola as leis da termodinmica? 11.127 Considere um ciclo ideal com reaquecimento como o mostrado na Figura 11.9. O vapor d'gua entra na turbina de alta presso a 4 MPa e 450 C e expande at 0,4 MPa. O vapor ento reaquecido at T e expande at 10 kPa na turbina de baixa presso. Determine o valor de T5 para que o ttulo do vapor descarregado da turbina de baixa presso seja igual a 0,95. Calcule, nessa condio, o rendimento trmico do ciclo e a potncia lquida fornecida pelo ciclo, sabendo que a vazo mssica de gua no ciclo igual a 20 kg/s. 11.128 Um ciclo ideal de potncia, a vapor d'gua e com potncia lquida de 10 MW, foi projetado de modo a combinar os ciclos de reaquecimento e regenerativo. O vapor entra na turbina de alta presso a 8 MPa e 550 C e expande at a presso de 0,6 MPa. Nesse ponto do ciclo, uma parte do vapor desviada para um aquecedor de gua de alimentao, do tipo mistura, e o restante da gua reaquecida at 550 C. O vapor reaquecido ento expandido na turbina de baixa presso at 10 kPa. a) Determine a vazo mssica de vapor na turbina de alta presso. b) Determine as potncias dos motores necessrios para acionar as bombas. 11.129 A turbina de um ciclo de potncia alimentada com vapor d'gua a 5 MPa e 400 C. A presso na seo de descarga da turbina 10 kPa. A eficincia isoentrpica dessa turbina igual a 85% e a potncia produzida na turbina 20 MW. Determine a vazo mssica de gua no ciclo e a taxa de transferncia de calor no condensador. Qual a eficincia trmica desse ciclo? 11.130 Num reator nuclear a sdio, de uma central termoeltrica, calor transferido ao sdio lquido. Este ento bombeado para um trocador de calor onde o sdio transfere calor para a gua do circuito secundrio. O vapor d'gua, gerado no trocador de calor, sai desse equipamento como vapor saturado a 5 MPa e ento superaquecido at 600 C num superaquecedor externo operado a gs. O vapor d'gua superaquecido alimenta a turbina, que apresenta uma extrao a 0,4 MPa com objetivo de alimentar um aquecedor de gua de mistura. Sabendo que a presso no condensador 7,5 kPa, determine os calores transferidos no reator nuclear e no superaquecedor para produzir uma potncia lquida de l MW. 11.131 Um processo industrial apresenta as seguintes necessidades de vapor d'gua: um fluxo de 10 kg/s

presso de 0,5 MPa e outro de 5 kg/s a 1,4 MPa (o vapor pode estar saturado ou levemente superaquecido nos dois casos). Em vez de instalar dois geradores para produzir esses insumos, planeja-se obt-los pelo processo de cogerao, em que as vazes de vapor necessrias sero obtidas a partir das descargas de vapor de uma turbina. Considere um gerador de vapor a alta presso, que produz vapor d'gua a 10 MPa e 500 C, e que pode alimentar a turbina do ciclo de potncia. A quantidade necessria de vapor dever ser extrada a 1,4 MPa e o restante ser expandido numa turbina de baixa presso at 0,5 MPa. Determine: a) A potncia desenvolvida pelas turbinas. b) A taxa de transferncia de calor necessria no gerador de vapor. Compare o valor obtido com aquele referente ao caso em que no se utiliza a cogerao. Admita, nos dois casos, que as bombas sejam alimentadas com gua na fase lquida a 20 C. 11.132 Deseja-se estudar a influncia do nmero de aquecedores de gua de alimentao, do tipo mistura, sobre o rendimento trmico de um ciclo em que o vapor d'gua sai do gerador de vapor a 20 MPa e 600 C e que apresenta presso no condensador igual a 10 kPa. Determine o rendimento trmico para os seguintes casos: a) Sem aquecedor de gua de alimentao. b) Um aquecedor operando a 1,0 MPa. c) Dois aquecedores de gua de alimentao, um operando a 3,0 MPa e o outro a 0,2 MPa. 11.133 O ejetor a jato um dispositivo que no apresenta peas mveis e que funciona de modo similar ao de uma unidade constituda por uma turbina acoplada a um compressor (ver os Problemas 9.157 e 9.168). Assim, o conjunto turbina-compressor do ciclo de circuito duplo mostrado na Figura P11.122 poderia ser substitudo por um ejetor a jato, em que o fluxo de corrente primria provm do gerador de vapor, o fluxo de corrente secundria do evaporador e o fluxo de sada encaminhado ao condensador. Alternativamente, poderamos utilizar gua como fluido de trabalho no ejetor e, nesse caso, o objetivo do dispositivo o resfriamento da gua. Esse arranjo pode ser utilizado em sistemas de condicionamento de ar e o arranjo fsico da instalao pode ser aquele mostrado na Figura P11.133. Utilizando os dados fornecidos na figura, avalie o desempenho desse ciclo em funo da relao Qi/Qna) Admitindo um ciclo ideal. b) Admitindo que a eficincia do ejetor seja igual a 20% (ver o Problema 9.168).

Sistemas de Potncia e Refrigerao - com Mudana de Fase

353

Vapor saturado 150C

Figura P11.133

PROBLEMAS ABERTOS, PROJETOS E APLICAO DE COMPUTADORES


11.134 Deseja-se estudar o efeito da variao de presso na seo de sada da turbina sobre o desempenho de um ciclo Rankine que utiliza gua como fluido de trabalho. Utilizando como base os dados do Problema 11.30, calcule o rendimento trmico do ciclo e o ttulo do vapor na seo de descarga da turbina para presses de sada iguais a 5, 10, 50 e 100 kPa. Faa tambm um grfico do rendimento trmico em funo da presso de sada da turbina referente aos valores de presso e temperatura de alimentao fornecidos no Problema 11.30. 11.135 Deseja-se estudar o efeito da variao de presso na seo de alimentao da turbina sobre o desempenho de um ciclo Rankine que utiliza gua como fluido de trabalho. Utilizando como base os dados do Problema 11.30, calcule o rendimento trmico do ciclo e o ttulo do vapor que deixa a turbina para as presses de entrada iguais a l, 3, 5, 6 e 10 MPa. Faa, tambm, um grfico do rendimento trmico em funo da presso de entrada na turbina referente aos valores fornecidos para a temperatura na seo de alimentao da turbina e da presso na seo de descarga da turbina. 11.136 Uma instalao trmica deve ser construda para fornecer gua quente (90 C e 150 kPa) para o sistema de aquecimento de um processo. A gua dever circular num circuito fechado e retornar instalao a 50 C e 100 kPa. A potncia trmica que dever ser transferida, no circuito de aquecimento, igual a 20 MW. A gua quente dever ser obtida num ciclo de potncia que apresenta temperatura e presso, na seo de sada da caldeira, iguais a 600 C e 5 MPa. O vapor gerado alimentar uma turbina que poder apresentar uma extrao de vapor intermediria. O condensador ir operar a 90 C e tambm poder transferir calor para o circuito de aquecimento. Proponha uma instalao que cumpra esses requisitos e avalie seu comportamento em funo da quantidade de trabalho que pode ser obtido na turbina. 11.137 Utilize o software de clculo de propriedades para analisar o separador de lquido do Problema 6.106. Vapor d'agua entra no estado 3 e sai parte como lquido no estado 9 e o restante no estado 4 que ingressa na turbina de baixa presso. Admitindo que no haja transferncia de calor, determine a gerao de entropia e a irreversibilidade do processo. 11.138 Deseja-se estudar o efeito da variao da temperatura do evaporador sobre o coeficiente de desempenho de uma bomba de calor. Considere um ciclo ideal que utiliza o R-134a como fluido de trabalho e que apresenta temperatura no condensador igual a 40 C. Represente, num grfico, a curva do coeficiente de desempenho em funo da temperatura do evaporador. Utilize o intervalo de -25 C a 15 C. 11.139 Um hospital necessita de 2 kg/s de vapor d'gua a 200 C e 125 kPa para a esterilizao de

-' 354
Fundamentos da Termodinmica

materiais e 15 kg/s de gua quente a 90 C e 110 kPa para o aquecimento de ambientes. Esses insumos devem ser obtidos na central de potncia a vapor do hospital. Proponha algumas instalaes que cumpram esses requisitos. 11.140 Determine qual a mxima potncia que pode ser obtida na central de potncia descrita no Problema 11.30. Utilize as condies operacionais fornecidas e admita que sejam utilizados, como fonte de energia, 100 kg/s de produtos de combusto (ar) a 125 kPa e 1200 K. Tome o cuidado para que a temperatura do ar seja sempre superior da gua em toda a extenso do trocador de calor (caldeira). 11.141 O ciclo de potncia a vapor escrito no Problema 11.121 "alimentado" pelos gases de exausto de uma turbina a gs. Com um nico trocador de calor gua-ar, a temperatura de sada dos gases relativamente alta. Faa uma anlise da quantidade de energia que ainda pode ser retirada dos gases antes que estes escoem para a chamin. Proponha uma instalao que recupere parte dessa energia. possvel utilizar essa energia num pr-aquecedor de gua?

11.142 O condensador do Problema 6.103 utiliza como meio de resfriamento gua de um lago que est a 20 C, sendo que o mximo aumento de temperatura permissvel dessa gua 5C. Admita que a taxa de transferncia de calor no condensador dada por Q = 350 (W/m2 K) x A x AT1. Determine a vazo mssica de gua de refrigerao e a rea necessria de troca de calor. Avalie o tamanho e a capacidade da bomba para a gua de resfriamento. 11.143 Utilize o software para resolver os seguintes problemas com R-12 como fluido de trabalho: a) 11.75, b) 11.77, c) 11.86, d) 11.95, 11.144 Utilize o software para resolver os seguintes problemas com R-22 como fluido de trabalho: a) 11.21, b) 11.25, c) 11.77, d) 11.92, Considere tambm os Problemas 10.127 e 10.128.

Das könnte Ihnen auch gefallen