Sie sind auf Seite 1von 7

O RACIOCNIO COMBINATRIO DE JOVENS E ADULTOS EM INCIO DE ESCOLARIZAO

Rita de Cssia Gomes de Lima Rute Elizabete de Souza Rosa Borba


Universidade Federal de Pernambuco - Brasil g.lima7@hotmail.com ; rborba@ce.ufpe.br

RESUMO
Investigaes com faixas etrias distintas e com alunos escolarizados e no escolarizados auxiliam na compreenso do desenvolvimento dos conhecimentos matemticos, com a finalidade de superar as dificuldades existentes neste processo. A Educao Matemtica de Jovens e Adultos apresenta-se como um campo pouco explorado e, portanto, uma instncia frtil para pesquisas educacionais nesta rea, j que pouco se conhece das estratgias utilizadas na resoluo de problemas pelos indivduos que se enquadram na EJA. No presente estudo objetiva-se analisar a compreenso de indivduos em incio de escolarizao da Educao de Jovens e Adultos sobre problemas de estruturas multiplicativas, especificamente os que envolvem o raciocnio combinatrio. Deste estudo participaro alunos do Mdulo 1 da EJA de trs atividades profissionais diferentes: domsticas, trabalhadores da construo civil e comerciantes e/ou comercirios. Sero quinze participantes de cada grupo de profissional contabilizando, assim, quarenta e cinco indivduos. A anlise dos dados ser realizada de forma quantitativa e qualitativa, comparando desempenhos em diferentes modalidades de ensino (de EJA e de resultados de estudos anteriores no Ensino Fundamental e Mdio); verificando estratgias e formas de representao simblica mais usuais em cada profisso; e identificando quais tipos de problemas multiplicativos e, em particular, de raciocnio combinatrio, so mais difceis.

Palavras-chave: Educao de Jovens e Adultos, Estruturas Multiplicativas, Raciocnio Combinatrio.

1. Introduo
Investigaes com faixas etrias distintas e com alunos escolarizados e no escolarizados auxiliam na compreenso do desenvolvimento dos conhecimentos matemticos, com a finalidade de superar as dificuldades existentes neste processo. Observar o que se sabe antes de iniciar na escola o processo formal de aquisio de conceitos, e o papel que a escolarizao tem nesta construo, de extrema valia pois h um reconhecimento de que em espaos extra-escolares ocorre desenvolvimento conceitual que precisa ter continuidade dentro das salas de aula. A Educao Matemtica de Jovens e Adultos apresenta-se, ainda, como um campo pouco explorado pela comunidade acadmica e, portanto, uma instncia frtil para pesquisas educacionais nesta rea, j que pouco se conhece das estratgias utilizadas na resoluo de problemas pelos indivduos que se enquadram na EJA. A Educao de Jovens e Adultos est dirigida ao sujeito de escolarizao bsica incompleta ou que jamais foi iniciada e que na juventude ou fase adulta procura os bancos escolares. De acordo com Fonseca (2002), embora esta modalidade de ensino nos remeta idade dos alunos, a caracterstica mais contundente a sociocultural, uma vez que fala-se de uma educao para pobres, para os excludos do desenvolvimento e dos sistemas educacionais de ensino, que procuram ser includos ou (re)includos na instituio escolar. Nesta insero ou reinsero na escola, importante se levantar conhecimentos anteriormente desenvolvidos. Os conhecimentos prvios dos educandos com relao ao contedo estudado so parte fundamental no processo de ensino e de aprendizagem, pois o ponto de partida para as novas aprendizagens so realizadas a partir deles, dando significado aos novos conhecimentos. Dessa forma, as compreenses do aluno sobre um determinado conceito possibilitam estabelecer relaes, permitindo tambm atribuir significado a novos conceitos e, como diz Paulo Freire (1996), ensinar exige respeito aos saberes dos educandos. Neste caso, a escola e os professores tm o dever de no s respeitar os saberes com que os educandos chegam at eles, mas tambm discutir com os alunos a razo de ser de alguns desses saberes em relao com o ensino de contedos. Considerar os conhecimentos prvios a prtica na qual o educador est dando vez ao aprendiz, reconhecendo-o, no como agente passivo da histria, mas sujeito que a constri. Assim, podemos perceber a importncia de se realizar uma pesquisa que foque conhecer as concepes e estratgias dos alunos jovens e adultos na resoluo de problemas, mas tambm faz-se necessria identificar as dificuldades enfrentadas por eles na construo de conceitos diversificados. As dificuldades enfrentadas pelos alunos no devem ser apenas encaradas como erros, mas, muitas vezes, so formas distintas de perceber o conhecimento prprio do aluno ou daquela etapa do desenvolvimento.

O raciocnio combinatrio envolve um conjunto de conceitos que possibiltam a anlise de situaes de contagem, ou seja, a enumerao e esgotamento do nmero de possibilidades, a partir de conjuntos dados de elementos e de condies distintas nas quais estes elementos devem ser agrupados. Este tipo de raciocnio muito importante de ser desenvolvido pois no viver cotidiano se faz necessrio analisar situaes e o esgoatamento de suas possibilidades de organizao, no sentido de tomar decises sobre aes a serem desenvolvidas. Dessa forma, pesquisas que investiguem como os alunos de diferentes idades e nveis escolares podem superar as dificuldades em resolver os problemas de raciocnio combinatrio so necessrias, especialmente as que observem como se d o desenvolvimento deste raciocnio ao longo dos anos. Assim sendo, o presente estudo tem por objetivo analisar a compreenso de indivduos no-escolarizados da Educao de Jovens e Adultos sobre problemas de estruturas multiplicativas, especificamente os que envolvem o raciocnio combinatrio.

2. Reviso da Literatura
A Educao Matemtica de Jovens e Adultos um campo da educao pouco estudado, embora h muito tempo venha sendo discutida. Um fator importante que contribui para que haja to poucos estudos sobre Educao de Jovens e Adultos (EJA) que esta modalidade de ensino uma particularidade de pases em desenvolvimento. Pesquisas nesta modalidade de ensino ainda so deficitrias com relao diversidade e relevncia de suas questes e ainda mais raras so investigaes sobre as caractersticas dos processos cognitivos na vida adulta. Isto pode acontecer devido ao modo de conceber a idade adulta, muitas vezes encarada como uma instncia de estabilidade e ausncia de mudanas. As dificuldades na aprendizagem dos alunos de EJA muitas vezes atribuda idade dos mesmos, sendo aceita e difundida pelo senso comum, mesmo no tendo respaldo em estudos sobre o desenvolvimento cognitivo do adulto. De acordo com Fonseca (2002), a idade cronolgica do indivduo proporciona experincias, as quais crianas e adolescentes ainda no puderam vivenciar. Mesmo que o desenvolvimento socioeconmico e cultural tenha acelerado a entrada precoce na vida adulta, cada fase da vida humana tem suas peculiaridades e o modo como cada um se insere nela sensivelmente diferente. Quanto aprendizagem da Matemtica, a autora acima citada, coloca que tm-se observado traos muito prprios dos alunos da EJA com o conhecimento matemtico, pois h uma relao utilitria na qual o aprendiz demanda no apenas o conhecimento que lhe

seria necessrio para o enfrentamento das situaes de sua vida, mas tambm a explicitao da utilidade desse conhecimento. H, portanto, necessidade de se considerar como jovens e adultos vivenciam, ou podero vir a vivenciar, em suas prticas os conceitos que so abordados na escola e seus reconhecimentos da importncia de estud-los. Segundo Vygotsky (1989), a prtica social exerce influncia no desenvolvimento cognitivo do ser humano. Ele afirma que, por meio das relaes sociais vividas no seu dia-adia, o homem capaz de reconstruir significados e conceitos. Este autor afirma, ainda, que a reconstruo de conceitos se d desde a infncia e que no decorrer da vida eles vo desenvolvendo-se por meio das relaes sociais existentes. Nunes Carraher, Carraher e Schliemann (1998), em suas pesquisas efetuadas com profissionais de reas diversas com relao experincia social e formao de conceitos matemticos, evidenciaram que possvel a construo de conhecimentos matemticos no exerccio de algumas profisses. Observaram, assim, que estes profissionais desenvolvem estratgias de clculo para resolver situaes-problema que envolvem o seu contexto de trabalho e, alm disso, se depararam com o fato de que a experincia social combinada com a experincia escolar melhoram o desempenho matemtico. Dentre conceitos desenvolvidos em situaes sociais profissionais e de outras naturezas, tem-se os que esto envolvidos no raciocnio combinatrio. A combinatria , portanto, um modelo matemtico utilizado no somente nas escolas, mas tambm na vida cotidiana, sendo, assim, importante o desenvolvimento de estudos nesta temtica para que na escola haja um aprofundamento dos conceitos j desenvolvidos fora da mesma. Segundo Morgado, Pitombeira de Carvalho, Carvalho e Fernandez (1991), a anlise combinatria a parte da matemtica que analisa estruturas e relaes discretas. So destacados dois tipos de problemas freqentes em anlise combinatria: (1) demonstrar a existncia de subconjuntos de elementos de um conjunto finito dado e que satisfazem certas condies e (2) contar ou classificar os subconjuntos de um conjunto finito e que satisfazem certas condies dadas. A anlise combinatria, para Merayo (2001), a tcnica de saber quantos elementos tm em um conjunto sem ter que necessariamente cont-los, porque para isto no preciso listar ou enumerar todos os elementos do conjunto. Os problemas mais comuns de anlise combinatria so: produtos cartesianos, permutaes, combinaes e arranjos. Para Nesher (1988), apud Nunes e Bryant (1997), o tipo de problema multiplicativo mais difcil para as crianas o que envolve produtos cartesianos, ou seja, um problema de raciocnio combinatrio. So distinguidos por esta autora dois motivos para que isto ocorra: (1) o problema envolve dois conjuntos bsicos mais um terceiro conjunto, o qual identificado pela combinao de cada elemento em um conjunto bsico com cada elemento

do outro conjunto; (2) a correspondncia um-a-muitos no explicitamente indicada na formulao verbal. De acordo com Brown (1981) este um problema mais difcil do que outros problemas de relao um-a-muitos. Este resultado tambm foi obtido mais recentemente por Pessoa, Silva e Matos Filho (2005) Bryant, Morgado e Nunes (1992) realizaram uma pesquisa que envolveu trinta e duas crianas entre oito e nove anos. Cada criana resolveu dois problemas de correspondncia um-a-muitos simples e outros dois problemas de produtos cartesianos (combinatria). As crianas foram divididas em dois grupos. O primeiro grupo dispunha de material manipulativo completo para se resolver os problemas e o segundo grupo tinha apenas parte do material manipulativo para a resoluo dos mesmos problemas. Nenhuma das crianas de oito anos nos problemas de produto cartesiano respondeu corretamente sem o apoio do material completo. Foi insignificante a melhora entre os que tinham material completo. Os alunos de nove anos tambm no apresentaram um resultado satisfatrio, cinqenta e cinco por cento de acerto para as que tinham todos os materiais disponveis para representar a situao. Schliemann (1988) desenvolveu uma pesquisa com cambistas do jogo do bicho e com alunos recm aprovados no vestibular sobre a compreenso combinatria desses dois grupos. Um dos aspectos encontrados por ela foi que os estudantes, que j haviam tido instruo sobre anlise combinatria na escola, ainda apresentavam dificuldades na resoluo dos problemas, e muitos desses alunos haviam ingressado na universidade na rea de exatas e tecnolgicas. Assim, como se pode observar, problemas que envolvem o raciocnio combinatrio apresentam-se como um desafio para os educandos de diferentes faixas etrias.

3. Objetivos do Presente Estudo


3.1.Objetivo geral Analisar a compreenso de indivduos em incio de escolarizao da Educao de Jovens e Adultos sobre problemas de estruturas multiplicativas, especificamente os que envolvem o raciocnio combinatrio.

3.2 Objetivos especficos Levantar os tipos de problemas de raciocnio combinatrio que alunos de EJA compreendem/no compreendem; Analisar as estratgias utilizadas por esses alunos na resoluo de problemas de raciocnio combinatrio de diferentes naturezas; Comparar os desempenhos em funo das atividades profissionais exercidas pelos alunos de EJA;

Comparar os resultados obtidos por estudos anteriores sobre este conceito matemtico com alunos do Ensino Fundamental e Mdio.

4. Metodologia
Deste estudo participaro alunos do Mdulo 1 da Educao de Jovens e Adultos de trs atividades profissionais diferentes: domsticas, trabalhadores da construo civil e comerciantes e/ou comercirios. Sero quinze participantes de cada grupo profissional contabilizando, assim, quarenta e cinco indivduos. Por ser um grupo pertencente a uma modalidade de ensino pouco estudada e no incio da escolarizao que se deu a escolha desse grupo, pois objetiva-se analisar a compreenso desses indivduos sobre problemas de estrutura multiplicativa, especificamente os que envolvem raciocnio combinatrio, sem ter tido a instruo formal neste campo conceitual. O primeiro teste aplicado envolver problemas multiplicativos para verificar o desempenho dos alunos na resoluo dos mesmos e para confirmar a hiptese de que os problemas do tipo que envolve o raciocnio combinatrio so os que se apresentam como os mais difceis tambm para alunos jovens e adultos em incio de escolarizao. Para esta etapa da pesquisa ser utilizado um instrumento avaliativo desenvolvido por Selva e Borba como parte integrante do subprojeto Estruturas Multiplicativas do PROJETO DE PESQUISA: A MATEMTICA ESCOLAR: CONSTRUO E TRANSFORMAO DO SABER MATEMTICO, aprovado em 2006 no Programa Nacional de Cooperao Acadmica CAPES/PROCAD - No. 0145050 - Cooperao Acadmica (PUC/SP UFPE). O segundo momento ser a aplicao de problemas de raciocnio combinatrio de diferentes naturezas, tais como produto cartesiano, arranjos, permutaes e combinaes, com o objetivo de levantar os tipos de problemas de raciocnio combinatrio que alunos de EJA compreendem/no compreendem. O teste utilizado nesta etapa ser o desenvolvido por Pessoa (2006) em sua pesquisa de doutoramento Quem dana com quem: a compreenso do raciocnio combinatrio dos 7 aos 17 anos, pois um dos objetivos da presente pesquisa comparar os resultados obtidos nesta investigao e em anteriores (Pessoa e Borba, 2007a e 2007b). A anlise dos dados ser realizada de forma quantitativa e qualitativa: comparar desempenhos de diferentes modalidades de ensino; verificar estratgias e formas de representao simblica mais usuais em cada profisso; identificar quais tipos de problemas multiplicativos e, em particular, de raciocnio combinatrio so mais difceis.

5. Referncias bibliogrficas

BROWN, M. Number operations. In: K. Hart (ed.) Childrens understanding of Mathematics: 11-16, pp.23-47. Windsor : NFER-Nelson, 1981. BRYANT, P., MORGADO, L., & NUNES, T. Childrens understanding of multiplication. Proceedings of the Annual Conference of the Psychology of Mathematics Education, Tokyo, August, 1992. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessrios uma prtica educativa. So Paulo: Paz e Terra, 1996. FONSECA, Maria da Conceio F. R. Educao Matemtica de jovens e adultos: especificaes, desafios e contribuies. Belo Horizonte: Autntica, 2002. MERAYO, F. Matemtica Discreta. Madri : Editora Thomson Paraninfo S.A., 2001. MORGADO, A., PITOMBEIRA DE CARVALHO, J., PINTO DE CARVALHO, P. & FERNANDEZ, P. Anlise combinatria e probabilidade. Rio de Janeiro, Graftex, 1991. NESHER, P. Multiplicative school Word problems: theoretical approaches and empirical findings. In: J. Hiebert and M. Behr (eds.): Number concepts and operations in the middle grades, pp 19-40. Hillsdale,New Jersey : Lawrence Erlbaum Associates, 1988. NUNES CARRAHER, T. ; CARRAHER, D. W. & SCHILIEMANN, A. Na vida dez, na escola zero. So Paulo : Cortez, 1988. NUNES, T. & BRYANT, P. Crianas fazendo matemtica. Porto Alegre : Artes Mdicas, 1997. PESSOA, C. Quem dana com quem: a compreenso do raciocnio combinatrio dos 7 aos 17 anos. Projeto de Doutoramento do Programa de Ps-Graduao em Educao da UFPE, 2006. PESSOA, C. & BORBA, R. Como alunos de 1 4 srie resolvem problemas de raciocnio combinatrio? Anais do 18 EPENN Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Macei : UFAL, 2007a. PESSOA, C. & BORBA, R. Estratgias de resoluo de problemas de raciocnio combinatrio por alunos de 1 4 srie. Anais do IX ENEM - Encontro Nacional de Educao Matemtica. Belo Horizonte, 2007b. PESSOA, C., SILVA, C. & MATOS FILHO, M. Como os alunos de 3 e 5 srie resolvem os problemas de estrutura multiplicativa?.Anais do XI Encontro Baiano de Educao Matemtica, Salvador, 2005. SCHLIEMANN, A. A compreenso da anlise combinatria: desenvolvimento, aprendizagem escolar e experincia diria. In: Carraher, T. N.; Carraher, D. W. & Schiliemann, A. Na vida dez, na escola zero. So Paulo : Cortez, 1988. VYGOTSKY, L. S. A formao social da mente: o desenvolvimento dos processos psicolgicos superiores. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

Das könnte Ihnen auch gefallen