Sie sind auf Seite 1von 6

Dentstica Rodolfo F.

Dantas Princpios Gerais do Preparo Cavitrio

Introduo Esses princpios foram criados por Black em 1908. Os princpios seriam uma ordem de procedimentos para realizao de um preparo cavitrio de acordo com os princpios mecnicos e biolgicos, esses princpios foram criados em 1908 e alguns so utilizados ate hoje outros foram apenas modificados para a atualidade que hoje. Preparo cavitrio um tratamento biomecnico da crie, biomecnico porque remove mecanicamente a crie com o cuidado de preservar a forma do dente. um tratamento biomecnico para remover a carie e removendo essa crie as estruturas convalescentes, ou seja, as estruturas que ficaram aps a remoo da carie, possa receber uma restaurao tanto que proteja a restaurao como o prprio dente para no fraturar e que seja resistente. Princpios Gerais do Preparo Cavitrio Objetivo: servir como guia geral para realizar o preparo cavitrio, porque antes de Black desenvolver esses princpios as restauraes naquela poca eram feitas de qualquer jeito no tinha uma forma de preparar a estrutura dentaria para receber o material restaurador, cada um fazia do jeito que achava melhor. Vai servir como um guia para dar resistncia a restaurao do dente, promover a reteno e estabilidade da restaurao, e devolver a forma, a funo e se possvel a esttica. Ordem de procedimento do Preparo Cavitrio 1. Forma de contorno 2. Forma de resistncia 3. Forma de reteno 4. Forma de convenincia 5. Remoo de dentina cariada 6. Acabamento das paredes de esmalte 7. Limpeza da cavidade Existe essa ordem mais no necessariamente devemos seguir a risca para fazer o preparo, ou seja, ela esta sujeita a alterao.
1

Forma de contorno a rea da superfcie do dente includa no preparo cavitrio. Ela deve englobar todos os tecidos cariados e todo esmalte sem suporte. O que mudou de 1908 para os dias atuais foi que Black preconizava remover a crie e estendia o preparo para as reas de cicatrculas e fissuras (considerado por ele mais susceptvel a carie) acreditavam que se essas reas no fossem includas no preparo elas poderiam vim a desenvolver crie, hoje em dia no mais assim devemos ficar restritos apenas a leso de crie. A forma de contorno depende tambm da extenso dessa leso de carie e dos limites do desenho da cavidade. Fatores determinantes para realizar a forma de contorno: Localizao da leso cariosa: como por exemplo superfcie oclusal dos dentes posteriores; se ela envolve reas de cicatrculas e fissuras ou no; ou se ela esta presente em superfcies lisas tanto em dentes posteriores como em dentes anteriores. Devemos englobar no preparo todo o tecido cariado independente de que superfcie ela esteja. Remoo de tecido sem suporte: geralmente quando removemos a carie pode ficar estruturas convalescentes sem suporte dentinrio, quando a restaurao for ser feita em amalgama devemos incluir no preparo esses tecidos sem suporte, com a finalidade de evitar fratura das margens desse esmalte sem suporte e para reter o material na cavidade, pois o amalgama no consegui se aderir a estrutura dentaria. Extenso preventiva? Seria estender o preparo cavitrio para reas que seriam suscetveis a crie que seriam as reas de cicatrculas e fissuras. Black preconizou tambm que o ngulo cavo-superficial (paredes da cavidade com a superfcie externa do dente) deve localiza-se na rea de relativa resistncia a crie e que possibilite o acabamento correto das bordas da restaurao, ento o ngulo cavo superficial deveria se localizar em toda a rea de cicatrculas e fissuras. Em superfcies lisas ele preconizava que essa margens do preparo cavitrio elas deveriam estar em tecidos sadios e esmalte remanescentes suportados por dentina hgida. Outro principio com relao a extenso preventiva seria a parede gengival, Black preconizava que deveramos olhar a idade do paciente, em paciente jovens a parede gengival para o preparo cavitrio ela deveria esta localizada subgengivamente porque em paciente jovens a papila gengival ela ocupa toda regio interproximal ele achava que jogando a parede gengival abaixo da gengiva as papilas gengivais se acomodariam melhor depois da restaurao, em paciente adultos ele preconizava que a parede gengival ficasse na altura da gengiva porque em pacientes adultos ocorria um pouco de resseo gengival e por isso no precisaria estender subgengivalmente para acomodar essa papila gengival, em pacientes idosos como essa resseo ocorre bem mais, o
2

preparo ficaria supragengivalmente, ou seja, acima da gengiva. (HOJE NO UTILIZAMOS ISSO) Hoje o que importante saber sobre a parede gengival que se poder deixar-la acima da gengiva melhor, porque facilita a insero do material restaurador, e a adaptao desse material restaurador na cervical melhor quando ela esta supragengival do que subgengival, lembrando que devemos ficar restrito apenas a remoo da crie. Com relao tambm a abertura da parede cervical ou gengival, quando se for fazer um preparo cavitrio Classe II(que envolve as proximais tanto mesial como distal) durante o preparo cavitrio j se deve fazer a extenso tanto para vestibular como para lingual de acordo com a forma do preparo cavitrio, e deve ocorre uma separao da superfcie proximal com o dente vizinho que seria uma separao na parede cervical essa separao deve ser em torno de 0.2 a 0.5mm essa separao deve ser feita para facilitar a visualizao e acomodao do material restaurador na cavidade e facilitar tambm a higienizao naquele local. Extenso na regio de cicatrculas e fissuras: Hoje nessas regies devemos ficar restritos a leso da carie no devemos estender o preparo para as regies q no tem carie. Forma e posio do dente Devemos prestar ateno na posio do dente no arco porque tem que ter o contato com o dente vizinho, devemos fazer o preparo de acordo com essa posio que vai exigir extenso das paredes proximais. Manuteno das estruturas de reforo As estruturas de reforo so as pontes de esmalte, cristas marginais e as vertentes triturantes das cspides todas as vezes que possvel devemos manter essas estruturas pois, elas do resistncia e reteno a restaurao e ao dente. Por exemplo, em uma restaurao de Classe I onde a leso se apresenta apenas nas fissuras, ento devemos fazer o preparo aonde tem a carie e devemos prestar ateno se a ponte de esmalte ficou com espessura maior que 1mm, se essa espessura for maior ela deve ficar presente caso seja menor devemos inclu-la no preparo cavitrio porque ela dar resistncia. Formas de Contornos que podemos encontrar: restritas s do tero oclusal, MOD, pontual, na regio anterior.

Forma de resistncia a forma dada ao preparo cavitrio para dar resistncia as foras mastigatria tanto a estrutura dentaria quanto ao material. Preparo Clssico preconizados por Black para dar a forma de resistncia: - remoo de todo esmalte sem suporte dentinrio; -paredes circundantes paralelas entre si e com ngulo reto com as superfcies externas; -ngulos diedros e triedros vivos; (Modificado) -parede gengival ou cervical perpendicular ao longo eixo do dente e paralela a parede pulpar; -ngulo axio-pulpar deveria ser arredondado; -istmo da cavidade deve ser 1/3 da distancia intercuspidica e parede vestibular e lingual paralelas; (Modificado) -em Classe II realizar a curva reversa de Hollenback; Preparo Moderno: - parede pulpar e a gengival deve ser plana e paralelas entre si e ao mesmo tempo perpendiculares ao longo eixo do dente; - istmo da cavidade deve ser da distncia intercuspdica(para remover menos estrutura dental e para dar a forma das paredes vestibular e lingual que devem ser convergentes para oclusal); - ngulos internos arredondados(dissipa melhor as tenses criadas auxiliando contra a concentrao de tenso e a no fraturar a estrutura dentria, ele distribui as tenses criadas); - realizar a curva reversa de Hollenback(essa curva tem o objetivo de deixar a parede vestibular 90 com a superfcie externa com isso ela vai acompanhar a orientao dos primas e vai eliminar o esmalte sem suporte nas proximais favorecendo a resistncia e reteno do esmalte da estrutura dental. Forma de reteno Esta muito ligada a forma de resistncia porque envolve os mesmos princpios parede vestibular e lingual convergentes para oclusal, parede pulpar e parede cervical plana ela a forma que vai ser dada ao preparo para promover a reteno do material fazendo com que ele no se desloque quando submetida as cargas mastigatrias, e a trao diante de alimentos pegajosos.

Tipos de reteno: - Reteno mecnica (friccional) que seria o ato de friccionar para inserir o material na cavidade, pode se fazer uso pinos, canaletas(reteno adicional). - Reteno micromcanica observada quando fazemos uso de materiais adesivos, quando utilizamos o condicionamento cido ele cria microporosidades no esmalte fazendo com que o material penetre fique ali retido e na dentina ele promove desmineralizao da dentina intertubular e um pouco na peritubular isso faz com que os monmeros penetrem causando reteno do material formando a camada hibrida e bla bla bla. Forma da cavidade para promover reteno Se a profundidade da cavidade for maior que a largura ela vai ser auto retentiva, se a largura for maior que a profundidade fica mais difcil do material ficar retido e conseqentemente ele pode acabar saindo. Por exemplo o amalgama precisa de uma cavidade com profundidade maior que 2mm para ele poder ficar retido na cavidade. Outra forma pra promover reteno seria as parede convergentes para oclusal. Outra foram de reteno seria fazer uso de reteno adicionais que seriam as canaletas bem nos ngulos, o prprio formato da broca j promove essa reteno adicional, e pode ser feita tambm a realizao de sulcos proximais dependendo da extenso da crie caso essa seja muito grande podemos optar por isso. Em um dente que ouve perca de cspide e a restaurao tiver que ser feita em amlgama usa-se a tcnica que chamada de amalgama pin que consiste em fazer trs furos em cada cspide perdida para promover reteno, esse furos tem que ficar com uma distncia da juno amelodentinaria de no mnimo 0.5mm entre eles e ter profundidade que pode variar de 1 a 3mm isso pode ser feito com broca esfrica. Outra forma seria fazer uma canaleta em cada cspide que esta faltando e condensar o amalgama em cima. Outra forma bastante utilizada para promover reteno seria o amalgama adesivo, que seria fazer o sistema adesivo e colocar o amalgama para condensar em cima a ativao deve ser qumica, pode tambm utilizar o ionmero de vidro e condensar o amalgama em cima essas utilizaes so bastante discutida j que no h unio entre o adesivo e o amalgama nem entre o ionmero de vidro e o amalgama porm podemos utilizar para promover reteno. Forma de convenincia uma manobra que utilizada para facilitar o acesso a cavidade, a visualizao, a forma que vai ser dada ao preparo, e a instrumentao para se fazer o preparo e a restaurao. Exemplo: isolamento absoluto, utilizao de matriz e cunha, afastamento do dente com borracha ortodntica.
5

Existe tambm a forma de convenincia biolgica que vai ser a forma que vamos dar a cavidade para proteger por exemplo de ter uma exposio pulpar, por exemplo uma cavidade Classe V em dentes posteriores a parede axial deve acompanhar a conformao da superfcie externa ela deve ser convexa se ela for plana muitas vezes pode ocasionar uma exposio pulpar ou exemplo seria em pr molares inferiores que apresentam uma inclinao cspides ento a parede pulpar deve acompanhar essa inclinao de vestibular para lingual se no acompanhar talvez podemos ocasionar uma exposio pulpar. Remoo de dentina cariada Pode ser feita tanto com instrumento normal como a cureta ou com brocas esfricas. Acabamento das paredes de esmalte Deve ser feito para remover irregularidades e primas de esmalte sem suporte promovendo assim uma maior adaptao marginal desse material utilizamos geralmente instrumentos manuais para promover esse acabamento. Exemplo: uso de inchada para deixar a parede pulpar mais planificada, na parede cervical podemos utilizar o recortador de margem gengival para planificar essa estrutura e remover o esmalte sem suporte; e tambm o uso de machado nas paredes proximais. As vezes as brocas utilizadas j do esse acabamento no precisando assim fazer uso desses instrumentos manuais. Limpeza da cavidade Remoo de todos detritos e restos de tecidos dentinrios que se formou que chamado de smear layer no podemos inserir o material na cavidade com ela suja. Para essa limpeza podemos utilizar os produtos no desmineralizantes e os desmineralizantes. Agentes no-desmineralizante: clorexidina que germicida com potencial de eliminar o microorganismo; detergentes; gua de hidrxido de clcio. Agentes desmineralizantes: (remove o tecido mineralizado) cido fosfrico, cido poliacrilico(?).. OBS: A escolha do agente para limpeza da cavidade depende do material restaurador a ser empregado.

Das könnte Ihnen auch gefallen