Sie sind auf Seite 1von 3

Fsica II

Exerccios de Termodinmica 1) Um folheto explicativo sobre uma mquina trmica afirma que ela, ao receber 1000 cal de uma fonte quente, realiza 4186 J de trabalho. Sabendo que 1 cal eqivale a 4,186 J e com base nos dados fornecidos, pode-se afirmar que esta mquina: ( ( ( ( ( ) viola a 1a. Lei da termodinmica. ) possui um rendimento nulo. ) viola a 2a. Lei da termodinmica. ) possui um rendimento de 10%. ) funciona de acordo com o ciclo de Carnot.

Um botijo contm gs sob alta presso. Ao abrir-se a vlvula desse botijo, o gs escapa rapidamente para a atmosfera. 2) EXPLIQUE por que, nessa situao, o processo pode ser considerado adiabtico.

3) Considerando a situao descrita, RESPONDA: A) o trabalho realizado pelo gs foi positivo, negativo ou nulo? JUSTIFIQUE sua resposta.

B) durante todo o processo, a temperatura do gs que permanece dentro do botijo aumenta, diminui ou permanece a mesma? JUSTIFIQUE sua resposta

4) Um cilindro com pisto, de volume igual a 2m 3, contm um gs ideal. O gs comprimido adiabaticamente sob presso mdia de 1000N/m2 at que o volume atinja o valor de 0,2m 3. Determine a variao da energia interna do gs, em J.

5) Julgue as informaes abaixo: ( ) Um gs ideal submetido a uma transformao em que seu volume permanece constante no realiza trabalho durante tal transformao. ( ) A compresso rpida de um gs, como a que se observa no enchimento de um pneu de bicicleta com uma bomba manual, provoca uma elevao da temperatura desse gs. ( ) Se duas amostras de mesma massa, mas de materiais diferentes, recebem iguais quantidades de calor, sem que haja qualquer mudana de fase, acusar maior variao de temperatura aquela que tiver o menor calor especfico. 6) Um motor trmico recebe 1200cal de uma fonte quente mantida a 2270C e transfere parte dessa energia para o meio ambiente a 24 0C. Determine o trabalho mximo esperado para esse motor. 7) A figura ao lado representa um gs contido em um cilindro cuja parte superior vedada por um mbolo que pode deslizar, sem atrito, para cima e para baixo, ao longo das paredes do cilindro. Sobre o mbolo est um objeto de massa constante. Se esse sistema for aquecido lentamente, a transformao a que ele ser submetido :

a. b. c. d. e.

adiabtica isobrica isotrmica isocrica isosttica

8) Uma amostra de gs ideal sofre as transformaes mostradas no diagrama presso x volume, ilustrado abaixo.

Observe-o bem e analise as afirmativas abaixo, apontando a opo CORRETA: a. A transformao AB isobrica e a transformao BC, isomtrica. b. O trabalho feito pelo gs no ciclo ABCA positivo. c. Na etapa AB, o gs sofreu compresso e, na etapa BC, sofreu expanso. d. O trabalho realizado sobre o gs na etapa CA foi de 8 J. e. A transformao CA isotrmica.

Das könnte Ihnen auch gefallen