Sie sind auf Seite 1von 6

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ (NBR 14725) NOME DO PRODUTO ESPUMA LIMPADORA ANTIESTTICA 1.

IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Espuma Limpadora Antiesttica - aerossol

FISPQ n.: 77 Pgina 1 de 6 Data lt. Reviso 10/05/2011 Reviso: 00

Cdigo interno de identificao do produto: Espuma Limpadora Antiesttica aerossol 7.12.0032 Nome da empresa: Implastec Plsticos Tcnicos e Lubrificantes Especiais Ltda. Endereo: Avenida Adolpho Massaglia n 655 Parque Bela Vista Votorantim SP CEP: 18116-175 Telefone da empresa: (15) 3243-3788 Telefone para emergncias: (15) 3243-3788 Fax: (15) 3243-3788 E-mail: implastec@implastec.com.br

2. COMPOSIO E INFORMAES SOBRE OS INGREDIENTES Lauril Sulfato de sdio (CAS 151-21-3) ........................................................................................... Polietileno Glicol (CAS 25355-68-3)................................................................................... lcool Isoproplico (CAS 67-63-0) ........................................................................................... 5 ~ 15%

1 ~ 10% 5 ~ 15%

Mistura de butanos/propano (CAS 106-97-8 / 74-98-6)........................................................ % No Disponvel Ingredientes que contribuam para o perigo: A inalao dos vapores/aerossol pode provocar dores de cabea, vertigens, inconscincia. O jato direto do aerossol nos olhos pode provocar leso na crnea; o jato direto do aerossol na pele pode provocar queimaduras por congelamento. Classificao e rotulagem de perigo dos ingredientes que contribuem para o perigo Gs Butano/Propano: inflamvel e asfixiante

3. IDENTIFICAO DE PERIGOS Resumo de Emergncia Nocivo por inalao, ingesto, contato com pele e olhos. Potenciais Efeitos para a Sade Contato com os olhos: Pode causar dormncia, irritao e produo de lgrimas. Contato com a pele: Exposio prolongada e repetida pode causar irritao. Inalao: Exposio prolongada e repetida pode causar irritao do trato respiratrio, ter efeito narctico. Exposio crnica: Pode causar danos aos rins e fgado Ingesto: Pode causar tonturas, dor abdominal, nusea, vmito e perda da conscincia. txico para o sangue, rins, pulmes e fgado.

Potenciais Efeitos para o Meio Ambiente Txico para sistemas aquticos

Perigo Especfico Produto inflamvel

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ (NBR 14725) NOME DO PRODUTO ESPUMA LIMPADORA ANTIESTTICA

FISPQ n.: 77 Pgina 2 de 6 Data lt. Reviso 10/05/2011 Reviso: 00

4. MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS

Medidas de primeiros-socorros Inalao: Remover a vtima para local arejado. Em caso de parada respiratria, providenciar respirao artificial; dar oxignio em caso de dificuldade para respirar. Procurar auxlio mdico imediato. Contato com a pele: Remover as roupas contaminadas. Lavar a pele com gua e sabo por pelo menos 15 minutos. Procurar auxlio mdico imediatamente. Contato com os olhos: Lavar imediatamente com muita gua por pelo menos 15 minutos, mantendo as plpebras abertas. Procurar auxlio mdico imediatamente. Ingesto: Pratica pouco provvel por se tratar de produto em aerossol, mas em ocorrendo procurar auxlio mdico imediato. NO INDUZIR AO VMITO, se ocorrer, manter a cabea mais baixa que o tronco para evitar a aspirao do produto para os pulmes.

5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Meios de extino apropriados P Qumico Seco ou CO2 Meios de extino no apropriados No combata o fogo em vazamento de gs, a menos que este possa ser contido. Perigos especficos Os vapores podem se deslocar at uma fonte de ignio e detonar a combusto. Evite altas temperaturas e cargas estticas. Os frascos de aerossis podem explodir sob condies de incndio. Mtodo especial Use spray ou nvoa de gua para proteger os bombeiros e para esfriar os frascos. Proteo dos bombeiros Usar equipamento de respirao independente, pois o gs asfixiante. Vestimentas usuais de combate ao fogo oferecem proteo limitada; utilize vestimentas de proteo trmica.

6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Precaues pessoais No perfure a lata, no jogue no incinerador, mantenha longe de chama e no armazene acima de 40C Remoo de fontes de ignio: No fume, no risque fsforos. Controle de poeira: N.A. Preveno da inalao e do contato com a pele, mucosa e olhos: Usar culos de proteo e luvas impermeveis. Precaues ao meio ambiente: O descarte de embalagens de aerossis est sujeito a legislao especfica. Sugerimos que retornem as latas puder ser feito sem risco. vazias para a Implastec. Sistemas de alarme: Em caso de vazamento, isole e sinalize a rea. Pare o vazamento somente se isto

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ (NBR 14725) NOME DO PRODUTO ESPUMA LIMPADORA ANTIESTTICA Mtodos para Limpeza: N.A. produto em aerossol Recuperao: N.A. produto em aerossol Neutralizao: N.A. produto em aerossol Disposio: Retorne as latas vazias para a Implastec.

FISPQ n.: 77 Pgina 3 de 6 Data lt. Reviso 10/05/2011 Reviso: 00

Preveno de perigos secundrios: No perfure a lata de aerossol, no a jogue em lixo comum.

7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Manuseio Use em local com ventilao suficiente.

Medidas Tcnicas Mantenha o frasco na posio vertical a uma distncia de aproximadamente 20 cm do local de aplicao. Preveno da exposio do trabalhador: N.A. Preveno de incndio e exploso: No tente recarregar a lata. Precaues para manuseio seguro: No perfure a lata. Orientaes para manuseio seguro: Mantenha afastado de crianas, animais e pessoas inaptas. O gs utilizado como propelente extremamente inflamvel. Armazenamento : Armazenar na embalagem original. Medidas tcnicas apropriadas: Todo equipamento utilizado no manuseio do produto deve estar aterrado. Condies de armazenamento Adequadas: Locais cobertos, secos e ventilados, afastado de fontes de calor ou ignio. A evitar: Evite produtos oxidantes e temperaturas acima de 50 o C. No guardar o produto no interior do veculo. De sinalizao de risco O gs utilizado como propelente inflamvel. Produtos e materiais incompatveis N.A. Materiais seguros para embalagens: Mantenha o produto na embalagem original. Recomendadas: Somente a embalagem original. Inadequadas: N.A.

8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL Medidas de controle de engenharia: Nenhuma ventilao especial requerida, desde que usado da maneira indicada. Proteo de Respirao: No necessria desde que usado da maneira indicada. Proteo para a Pele: No necessria desde que usado da maneira indicada Proteo para os Olhos: No necessria, desde que usado da maneira indicada.

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ (NBR 14725) NOME DO PRODUTO ESPUMA LIMPADORA ANTIESTTICA

FISPQ n.: 77 Pgina 4 de 6 Data lt. Reviso 10/05/2011 Reviso: 00

Consideraes Gerais de Higiene: No h perigos conhecidos para a sade associados a este material quando usado conforme recomendaes. Lavar as mos depois do uso e antes de se alimentar. Evitar respirar os vapores. Limites de exposio: No estabelecidos para o produto.

9. PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS Estado fsico: Gs liquefeito, Aps aplicado forma espuma branca Forma: Gs liquefeito (pressurizado) Cor: Aps aplicado forma espuma branca Odor: inodoro PH: N.A. Temperaturas especficas ou faixas de temperaturas nas quais ocorrem mudanas de estado fsico Ponto de ebulio: N.D. Faixa de temperatura de ebulio: No avaliado Faixa de destilao: No avaliado Ponto de fuso: No avaliado Temperatura de decomposio: No avaliado Ponto de fulgor: N.D. Temperatura de auto-ignio: 405o C Limites de explosividade superior/inferior: Propelente: Superior; 8,4%; Inferior: 1,8% Presso de vapor: 3 4Kgf/cm2 @ 25o C Densidade de vapor Propelente: 2,05 Densidade: NA produto em aerossol Solubilidade: Em gua.

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade: Estvel sob condies normais de uso e estocagem Condies a serem evitadas: Altas temperaturas e fontes de ignio. Incompatibilidades: Bases fortes, agentes oxidantes fortes e compostos muito reativos com grupos hidroxila. Produtos da decomposio: A queima pode produzir monxido de carbono, alm de CO 2.

11. INFORMAES TOXICOLGICAS Olhos: Levemente irritante. Pele: Levemente irritante moderamente txico. DL50, ratos: 3900 mg/kg; DL50, coelhos: 3300 mg/kg Oral: Moderamente txico. DL50, ratos: 2125mg/kg, DL50, coelhos: 1275 mg/Kg

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ (NBR 14725) NOME DO PRODUTO ESPUMA LIMPADORA ANTIESTTICA

FISPQ n.: 77 Pgina 5 de 6 Data lt. Reviso 10/05/2011 Reviso: 00

12. INFORMAES ECOLGICAS Produto altamente solvel em gua. Produto lentamente biodegradvel

13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO A incinerao o procedimento recomendado se executada corretamente, sero produzidas apenas CO2 e gua. A incinerao dever ser feita de acordo com a legislao municipal, estadual e federal vigente e de acordo com as normas dos rgos ambientais locais. (Nota: Adies, processamento ou outras formas de alterao no material, podem tornar as disposies de descarte do material apresentadas nesta FISPQ incompletas ou inapropriadas.

14. INFORMAES SOBRE TRANSPORTE Regulamentaes nacionais e internacionais Terrestres: Listado como produto Perigoso pela Polcia Federal, deve-se seguir a legislao sobre transporte desse produto. Fluviais: Listado como produto Perigoso pela Polcia Federal, deve-se seguir a legislao sobre transporte desse produto. Martimo: Listado como produto Perigoso pela Polcia Federal, deve-se seguir a legislao sobre transporte desse produto. Areo: Listado como produto Perigoso pela Polcia Federal, deve-se seguir a legislao sobre transporte desse produto. Regulamentaes adicionais: Anexar a ficha de emergncia Nota Fiscal. Para produto classificado como perigoso para o transporte (conforme modal) Nmero ONU: 1950 Aerossol Nome apropriado para embarque: Misturas de Butano Classe de risco: 2.1 Nmero de risco: 2.3 Grupo de embalagem: II

15. REGULAMENTAES Informaes sobre riscos e segurana conforme escritas no rtulo Gs envasado sob presso. Altamente Inflamvel.

FICHA DE INFORMAES DE SEGURANA DE PRODUTOS QUMICOS FISPQ (NBR 14725) NOME DO PRODUTO ESPUMA LIMPADORA ANTIESTTICA No guarde a lata no interior de veculos.

FISPQ n.: 77 Pgina 6 de 6 Data lt. Reviso 10/05/2011 Reviso: 00

16. OUTRAS INFORMAES Necessidades especiais de treinamento N.A. Uso recomendado e possveis restries ao produto qumico N.A. Referncias bibliogrficas N.A.

Estas informaes so fornecidas de boa f e no como especificao do produto. Nenhuma garantia expressa ou implcita aqui assegurada. Os procedimentos de uso, segurana e higiene industrial so recomendados em carter geral, no entanto, cada usurio deve rever essas recomendaes e para cada caso especfico, determinar o quanto elas so apropriadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen