Sie sind auf Seite 1von 15

Amaryllis Fadini Magalhes Ana Carolina Albuquerque Eduardo Ghader e Silva Gabriela Borim Leite Guilherme Cestaro Scarpone

Salem

ESTUDO DE PERCEPO URBANA: Bairro Funcionrios

Disciplina: Arquitetura e Urbanismo Perodo: 5

Belo Horizonte Mar/2013

Este trabalho foi elaborado com o objetivo de estimular o exerccio de percepo do espao urbano, atravs de estudos especficos de conceitos sobre a anlise e observao urbana, levantamentos e experincias empricas; ampliar o conhecimento sobre Arquitetura e Urbanismo atravs de uma participao ativa; ampliar o conhecimento sobre a cidade de Belo Horizonte e promover a integrao entre alunos da disciplina.

NDICE

1. BELO HORIZONTE

A cidade de Belo Horizonte originou-se da ideia de se criar uma capital para o estado de Minas Gerais. Planejada por Aaro Reis em meio Abolio da Escravatura, Proclamao da Repblica e evolues cientficas e industriais, as pessoas acreditavam facilmente na criao de uma sociedade perfeita e desenvolvida, o que facilitou o povoamento do territrio. O projeto inicial inclua uma malha perpendicular de ruas cortadas por avenidas em diagonal, quarteires de dimenses regulares e uma avenida em torno de seu permetro, Avenida do Contorno. Tal plano no contava com um crescimento desordenado ao redor da zona central da cidade. Apesar do seu lento desenvolvimento depois de inaugurada em 12 de dezembro de 1897, Belo Horizonte no demorou a prestigiar grandes revolues artsticas e culturais a partir dos anos 20, que trouxeram uma nova identidade cidade e a necessidade de se expandir e modernizar. Primeiramente houve a construo do viaduto Santa Tereza, da nova matriz da Boa Viagem e do Mercado Central. O nmero de automveis circulando pelas ruas se multiplicou e criou-se o cdigo de trnsito e auto-escolas. Na dcada de 30 o progresso continuou com o surgimento de bairros na periferia, sem planejamento de ocupao e construo. Sem o menor controle, favelas foram ocupando os morros que concentravam as reas verdes mais ricas da regio. Esse crescimento trouxe problemas urbanos como falta de energia eltrica, gua potvel e saneamento bsico populao. Por muitos anos BH seguiu sem planejamento para a rpida expanso populacional at a dcada de 1990, quando se iniciou a discusso sobre o Plano Diretor que estabeleceria regras de ocupao no territrio do municpio.

2. PLANO DIRETOR
As cidades com mais de 20.000 habitantes devem ter um plano diretor, conforme a Constituio Brasileira de 1988. Em Belo Horizonte, o Plano Diretor foi elaborado de acordo com a Lei n 7165 do ano de 1996. O Plano Diretor um instrumento bsico da poltica de desenvolvimento do Municpio, pois sua principal finalidade fornecer orientao ao Poder Pblico e a iniciativa privada na construo dos espaos urbanos e rurais na oferta dos servios pblicos essenciais, visando assegurar melhores condies de vida para a populao. De acordo com a ABNT (1991), o plano diretor o instrumento bsico de um processo de planejamento municipal para a implantao da poltica de

desenvolvimento urbano, norteando a ao dos agentes pblicos e privados. Na fase que antecede sua aprovao, vereadores e representantes comunitrios, atravs de audincias pblicas e debates, discutem os problemas urbanos, objetivando a construo de uma cidade sustentvel para as presentes e futuras geraes. Alm de objetivar a melhoria da qualidade de vida urbana, o Plano Diretor tem como funo ordenar o desenvolvimento do Municpio, promover a adequada distribuio dos contingentes populacionais, preservar, proteger e recuperar o meio ambiente e o patrimnio histrico, cultural e paisagstico, dentre outras.

3. BAIRROS
Bairro uma comunidade ou regio dentro de uma cidade ou municpio, sendo a unidade mnima de urbanizao existente na maioria das cidades do mundo. Podem apresentar arborizao (bairro-jardim), planejamento urbano,

associaes de moradores, parques, praas, dentre outras caractersticas. Em geral os bairros podem ser formados por condomnios horizontais ou apresentar verticalizao.

4. BAIRRO FUNCIONRIOS 4.1 Origem


Localizado na regio Centro-Sul, e fundado em 1896, o Funcionrios um dos bairros mais antigo de Belo Horizonte. O bairro foi planejado para receber funcionrios pblicos transferidos de Ouro Preto. Suas primeiras moradias respeitavam a hierarquia do funcionalismo, e serviam para identificar o nvel social das famlias. A funo do servidor definia o padro de sua casa, as casas mais simples pertenciam a funcionrios da base da pirmide hierrquica, como porteiros e serventes, e as maiores e mais sofisticadas pertenciam ao topo da pirmide, como por exemplo, diretores e desembargadores. Outro fato curioso que era usado para indicar o status dos moradores era o nmero de janelas de suas casas, quanto maior o nmero de janelas mais ilustre era o morador.

Rua Cludio Manoel, no bairro Funcionrios em 1965. (Fonte:APCBH/ASCOM)

4.2 Desenvolvimento
O bairro Funcionrios, desde sua origem, teve como objetivo se tornar um plo residencial, incentivando o crescimento comercial do bairro e da regio. Durante a dcada de 80, o bairro Funcionrios sofreu intensas modificaes, sobretudo em sua rea residencial. As antigas casas construdas ao longo de ruas importantes como Timbiras, Sergipe, Maranho e Piau cederam espao para edifcios com arquitetura moderna. Esta foi a forma encontrada pelo mercado para melhor aproveitamento dos terrenos que se valorizavam rapidamente.

Prdio de arquitetura moderna na Rua Maranho.

Ao longo de nossa visita ao bairro Funcionrios, constatamos o alto nmero de obras em andamento e, ao conversar com moradores, comprovamos o alto ndice de substituio de casas por altos prdios. A moradora Marina Reis, no bairro Funcionrios h 5 anos, reclamou desse fato: Muitas casas ao redor do meu prdio foram demolidas para construo de prdios de luxo. As obras geram muito transtorno no trnsito e poeira dentro de casa.

Obra na Rua dos Inconfidentes ocupando uma faixa de veculos

Hotis, flats, centros de compras, farmcias, restaurantes, academias, padarias, agncias bancrias, clnicas de servios mdicos, odontolgicos e estticos compem a rede de comrcio e servios do bairro. O comrcio se concentra nas vias principais que compem o bairro, como Av. do Contorno, Av. Afonso Pena, Av. Getlio Vargas e Av. Caranda. No interior do bairro existem poucos comrcios, que procuram atender a demanda local, j que o foco so construes residenciais. Para Maria Jos, comerciante na Rua Maranho h 22 anos, os estabelecimentos no interior no dependem do movimento de pedestres, pois trabalham mais com indicao e cliente fixos. Segundo ela, o comrcio que depende desse tipo de movimento, como lojas de roupas e artigos pequenos, no prosperam dentro do bairro e acabam fechando. Nas entrevistas realizadas com os moradores e comerciantes da regio foi unnime a reclamao sobre a violncia no bairro. Ao ser entrevistada, a moradora Nina estava atenta uma pessoa que havia passado por ela duas vezes e terminou a entrevista rapidamente com medo. So frequentes na regio roubos de carros e assaltos a mo armada.

O lavador de carro que se identificou como Pel, nos contou que trabalha na rua Maranho h 40 anos e presenciou muitos assaltos e roubos. Na maioria da vezes ele no pode interferir por envolver armas de fogo.

4.3 Mapa do Bairro

5. LEI DE USO E OCUPAO DO SOLO


O Plano Diretor e a Lei de Parcelamento, Ocupao e Uso do Solo definem critrios e limites para o exerccio do direito de propriedade. O principal instrumento utilizado pelo Plano Diretor para definio do modo pelo qual a funo social da propriedade deve ser cumprida em cada terreno o Zoneamento, a subdiviso do territrio municipal em zonas, segundo critrios que atendem ao modelo de ordenamento territorial traado.

5.1 Zoneamento
O zoneamento um instrumento amplamente utilizado nos planos diretores, atravs do qual a cidade dividida em reas sobre as quais incidem diretrizes diferenciadas para o uso e a ocupao do solo, especialmente os ndices urbansticos. Alguns de seus principais objetivos so: Controle do crescimento urbano; Proteo de reas inadequadas ocupao urbana; Minimizao dos conflitos entre usos e atividades; Controle do trfego;

O Funcionrios se encontra totalmente dentro da ZCBH (Zona Central de Belo Horizonte) que caracterizada por condies favorveis de topografia,

acessibilidade e infra-estrutura, centros de polarizao regional, municipal ou metropolitana. Dentro do bairro, existe uma ADE (rea de Diretrizes Especiais) Residencial Central que estabelece polticas especiais dentro do zoneamento, garantindo a predominncia de uso residencial. O uso no residencial ser permitido em edificaes horizontais e nas destinadas aos meios de hospedagem e

assemelhados.

Zoneamento de Belo Horizonte em 1996 (Fonte : Site PBH)

Atualizao do zoneamento em 2010. (Fonte: PBH)

5.2 Parmetros Urbansticos

Taxa de Ocupao (TO) A TO a relao percentual entre a projeo da edificao e a rea do terreno. Ou seja, ela representa a porcentagem do terreno sobre o qual h edificao.

Coeficiente de aproveitamento (CA) O Coeficiente de Aproveitamento um nmero que, multiplicado pela rea do lote, indica a quantidade mxima de metros quadrados que podem ser construdos em um lote, somando-se as reas de todos os pavimentos.

Taxa de Permeabilidade (TP) Taxa de Permeabilidade (TP) o percentual mnimo de rea descoberta e permevel do terreno em relao a sua rea total, dotada de vegetao que contribua para o equilbrio climtico e propicie alvio para o sistema pblico de drenagem urbana. Afastamentos Os Afastamentos representam as distncias que devem ser observadas entre a edificao e as linhas divisrias do terreno, constituindo-se em afastamentos frontal, lateral e de fundos.

Cota de Zona Coeficiente de Aproveitamento Terreno por unidade habitacional Taxa de Taxa de

Altura mxima na divisa 10,8 m (exceto na

Ocupao permeabilizao

ZCBH

3,0

20m2/un

20%

ADE Residencial Central)

- FALTA AFASTAMENTO, VALOR (TAXA DE OCUPAO)

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NB 1350 - Normas para elaborao de plano diretor. Rio de Janeiro, 1991. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Funcion%C3%A1rios_(Belo_Horizonte) Acesso em 11/03/2013

http://bairrosdebelohorizonte.webnode.com.br/news/origem-desenvolvimento-e-infraestrutura-/ Acesso em 19/03/2013

http://urbanidades.arq.br/ Acesso em 20/03/2013

Das könnte Ihnen auch gefallen