Sie sind auf Seite 1von 4

MANUAL DE AUTO CUIDADO DO IDOSO

- O que auto cuidado? o que cada pessoa faz por si mesma: levantar, tomar banho, vestir-se, alimentar-se, tomar seus remdios, andar, descanar, ler, assitir tv e ouvir rdio, passear e outras atividades comuns da vida diria.

1 - PELE
o maior rgo do corpo, responsvel pela manuteno da temperatura e proteo de todos os rgos internos. Com o decorrer dos anos, a pele perde elasticidade e gua, fica seca e podem aparecer rugas, pregas devido diminuio da quantidade de gordura dessa regio. Surgem pregas, rugas e verrugas e feridas. Aumentam as sensaes de dor, frio ou calor. Cuidados: O banho no deve ser tomado com gua muito quente, usar sabonete neutro e toalha macia, no esfregar com fora, enxugar bem as juntas dos ps para evitar frieiras e usar um leo ou loo hidratante aps o banho. O banho de sol faz bem, antes da 10 e depois das l6 horas. Usar protetor solar, chapu ou sombrinha. Tomar pelo menos 2 litros de gua dirios. As roupas no devem ser apertadas, com ligas e elsticos que prejudicam a circulao. Feridas que demoram para cicatrizar, verrugas, ndulos (caroos) ou manchas claras ou escuras em vrias partes do corpo devem ser vistas por um mdico, dermatologista (de pele), para afastar molstias graves. .

2OLHOS
As plpebras ficam cadas, com menos lgrimas, com diminuio da viso. Cuidados: ba iluminao, uso de lentes corretoras, revistas quando ocorrerem alteraes da viso. No coar os olhos com as mos ou panos sujos. Doenas mais comuns: - catarata: viso nublada e opaca, com imagens borradas. A cirurgia simples e as lentes implantadas permitem melhorar a viso. O exame ocular, mesmo sem sintomas, deve ser feito uma vs por ano. Alm da prescrio de lentes, esse exame deve abranger o fundo de olho e a medida da presso ocular, para prevenir o glaucoma que pode causar cegueira subitamente. O diabete e a presso alta so doenas que podem, quando no controlados, levar cegueira.

3OUVIDOS
So os rgos da audio e do equilbrio. Se houver perda da audio (surds) ou perda do equilbrio (tonturas e vertigens), preciso consultar o mdico especialista. Cuidados: nos ouvidos no se deve introduzir objetos ponteagudos nem palitos que podem causar ferimentos no canal auditivo.

4BOCA
A boca compreende: os lbios, os dentes e a lngua (rgo do paladar que nos permite distinguir os sabores dos alimentos e das bebidas). Dentes: o esmalte vai se desgastando com o uso, a mucosa que d suporte aos dentes se retrai e as razes ficam expostas, podendo ocasionar a perda dos dentes. H diminuio da saliva. Cuidados: necessrio mastigar devagar os alimentos nem muito quentes nem muito gelados ou duros. A escovao deve ser feita logo aps as refeies, com escova macia, em movimentos suaves e repetidos, para no provocar sangramentos ou feridas na mucosa. Lavar e enxaguar a boca e a lngua, retirando todos os restos de alimentos que podem causar carias. No usar palitos e sim fio dental. O dentista deve ser consultado anualmente ou quando houver dr de dentes, sangramentos freqentes, ndulos (caroos), placas brancas e no caso das

prteses precisarem ser ajustadas (dentaduras ou pontes). As prteses devem ser retiradas noite, lavadas e colocadas em recipiente com gua.

5NARIZ
o rgo do olfato (para distinguir os cheiros). O nariz filtra e aquece o ar que respiramos. Cuidados: O ambiente deve ser bem ventilado, sem p ou umidade, permitindo que o ar circule. No introduzir os dedos ou objetos estranhos. Usar lenos limpos ou descartveis para assoar o nariz.

6 - SISTEMA

DIGESTIVO

Transforma os alimentos para serem aproveitados pelo corpo. Cuidados: comeam com a arrumao da mesa, com capricho. Evite alimentar-se nervoso. Os alimentos no devem ser muito duros, quentes ou gelados. No beber muito lquido com os alimentos. Evitar falar com a boca cheia, o que facilita engasgos. A refeio da noite deve ser em menor quantidade e com alimentos de fcil digesto. Dar preferncia aos alimentos frescos, ricos em sais minerais, vitaminas e fibras: verduras, legumes e frutas Evitar as conservas, alimentos industrializados, embutidos (lingia, salsicha, salame, mortadela, defumados em geral), frituras, bacon, torresmo, gorduras trans, refrigerantes, guas industrializadas e modificadas, lcool e fumo.

7-SISTEMA

MUSCULO ESQUELTICO

a estrutura que mantm o corpo, protegendo rgos internos e permitindo a execuo dos movimentos. formado por msculos, ossos, articulaes e cartilagens. No envelhecimento pode haver diminuio da fora muscular e da elasticidade do corpo. Cuidados: realizar exerccios sob orientao mdica (caminhadas, natao, pedaladas, ginstica para aumentar a elasticidade, como Tai-Chi-Chuan ou Lian Gong, musculao e similares). Manter sempre boa postura ereta, evitando dores posteriores.

8 - DIABETE
uma doena crnica que no tem cura, s tratamento. Existem 2 tipos de diabete: o tipo 1 que comea na infncia e precisa tomar insulina e o tipo 2 que se inica na idade adulta, por excesso de peso, erros alimentares, sedentarismo e antecedentes familiares. Todo idoso deve dosar o nvel de glicose anualmente. Sintomas: desnimo, emagrecimento, sede e fome intensas, alterao do ritmo urinrio (urinar em grande quantidade, muitas vezes, principalmente noite, ardores) feridas que demoram para cicatrizar, alteraes visuais. Cuidados: fazer exerccios, controlar a alimentao e o peso, preferindo frutas e verduras. Evitar doces e alimentos ricos em acar, frituras, gorduras, fumo, refrigerantes e alcool. Usar remdios sob orientao mdica. Pele: usar leos ou loes hidratantes, examinar os ps todos os dias para constatar ulceraes, feridas, manchas azuladas ou vermelhas, locais muito quentes ou muito frios, bolhas ou outras alteraes. Reduzir o stress. Fazer freqentes exames de sangue, de acordo com a orientao mdica para controlar o diabete.

9 - HIPERTENSO

ARTERIAL

o aumento da presso do sangue nas artrias. Caso no seja tratada pode provocar: derrames, enfartes, paralisias e outras graves conseqncias, atacando o crebro, os rins e a viso. A medida da presso arterial mesmo quando normal deve ser feita a cada 6 meses ou menos, de acordo com o mdico. Causas: antecedentes familiares, diabete, vida sedentria, excesso de peso, erros alimentares, fumo, lcool e stress. Cuidados: Diminuir a ingesto de sal, evitar gorduras e doces, reduzir o peso, fazer exerccios regulares, evitar o fumo e o lcool,

alimentos em conserva, enlatados, embutidos e defumados. Consultar o mdico regularmente, seguindo as suas recomendaes.

10 - PRSTATA
Se localiza abaixo da bexiga e sua funo produzir o lquido seminal que vai transportar os espermatozides. A partir dos 45 anos comea a crescer, comprimindo a bexiga. Precisa de controle anual para que no acabe virando um cncer. Sintomas: dificuldade de urinar, diminuio do jato urinrio, urinar em gotas, muitas vezes (principalmente noite), sensao de esvaziamento incompleto da bexiga, dor ao urinar, sangue na urina e dor nas cadeiras ou na regio do baixo ventre. Cuidados: Todo o homem aps os 50 anos deve consultar um urologista, uma vez por ano, fazer o toque retal e outros exames. Caso haja casos de cncer na famlia, o exame deve ser feito a partir dos 40 anos. Evitar a priso de ventre, praticar exerccios fsicos, evitar carnes vermelhas e gorduras, no ficar muito tempo sentado.

11- CNCER

DA

MAMA

Ocorre com mais freqncia a partir dos 50 anos de idade. Cuidados: Fazer todo ms exame detalhado dos seios, observando a presena de ndulos (caroos) superficiais ou profundos, alteraes na pele com aparecimento de crostas, (tipo casca de laranja), examinar a pele da arola e do mamilo: secura, avermelhamentos ou irritaes, desvio ou afundamento do mamilo, do seio ou da axila ou gotejamento pelo mamilo, ou outra qualquer mudana. Em caso de dvida consultar o mdico. A mamografia um exame para descobrir c cncer do seio e deve ser feito anualmente, acompanhado do exame clinico e da palpao das mamas feitos pelo especialista. Fatores que aumentam a incidncia do cncer da mama: uso por muito tempo de anti concepcionais, familiares que tenham tido a doena, falta de amamentao ou desmame precoce dos filhos e fumo.

12 - CNCER

CERVICO

UTERINO

a presena de cncer no colo do tero. Fatores que podem causar: Relaes sexuais iniciadas em idade muito baixa, primeiro parto em idade muito jovem, muitos partos, uso continuado de contraceptivos h muitos anos, casos na famlia, ter muitos parceiros sexuais, falta de amamentao dos filhos e fumo. Sintomas: sangramento vaginal aps a menopausa, aumento da secreo vaginal. O tratamento cirrgico, podendo ser seguido de radio ou quimioterapia. Cuidados: Fazer exame ginecolgico todos os anos e o Papanicolau.

13 - STEOPOROSE
Causas: Com o decorrer da idade e aps a menopausa nas mulheres, os ossos se tornam mais finos e quebradios devido perda do clcio, podendo ocasionar fraturas que tm dificuldades para se consolidarem. A osteoporose mais frequente no sexo feminino mas pode acometer homens. Locais mais comuns das fraturas: punhos, ossos da coxa e da bacia e coluna. Fatores de risco: idade, aps a menopausa, antecedentes familiares, lcool, fumo, falta de exerccios, dieta baixa em clcio, falta de controles peridicos anuais com a densitometria (radiografia dos ossos para avaliar a perda de calcio). Sintomas: Dores nos ossos, perda de apetite, diminuio da estatura e encurvamento (corcunda). Cuidados: Ingesto de remdios que contenham clcio, nutrio saudvel, com leite, queijo, iogurtes, leguminosas (feijo, soja, ervilha, lentilha e gro de bico), espinafre e sardinha. Controlar o peso. Eliminar lcool, fumo e caf.

14COMO

EVITAR

QUEDAS

Causas que podem provocar quedas ou acidentes: mau uso de bengalas, andadores ou cadeiras de rodas, perda de equilbrio (vertigens, labirintite), distrbios da marcha, diminuio da viso e da audio, uso do fumo e alcool, saltos altos ou sapatos mal ajustados, com solas lisas, andar arrastando os ps ou com ambas as mos ocupadas, necessidade urgente de urinar. Pisos molhados e lisos, objetos deixados no cho: brinquedos, animais, vassouras, tapetes com pontas levantadas, buracos ou salincias, fiao solta, escadas e corredores mal iluminados, sem barras laterais de apoio, doenas, como Parkinson, epilepsia, perda de memria, uso de sedativos, subir em escadas ou cadeiras para alcanar objetos no alto de armrios ou trocar lmpadas, etc. Consequncias: Fraturas, perda da auto confiana e da autonomia, dependncia para certas tarefas, etc. Cuidados: Manter os culos limpos, usar sapatos firmes e com solas anti derrapantes, colocar barras de apoio nas escadas, corredores e banheiros, retirar objetos deixados no solo. Iluminao adequada. Uma queda pode obrigar a pessoa a viver numa cadeira de rodas o resto da sua vida.

15- EXERCCIOS

SADE

A idade, no impede a prtica de exerccios. Eles que retardam o processo do envelhecimento, permitindo uma vida de melhor qualidade. S o medico pode determinar que exerccios podem ser feitos com segurana. Exerccios leves: natao, caminhar ligeiro, danas, hidroginstica, pedalar, ginsticas (tai-chi-chuan e lian gong), abdominais, musculao, jogar bocha, tnis de mesa e bilhar. Exerccios vigorosos: caminhar depressa, subir escadas ou rampas longas, trote, futebol de salo, tnis, basquete e vlei, plo aqutico e similares. Benefcios: Revigoram os ossos, os msculos e as articulaes, previnem a osteoporose, reduzem o peso, melhoram a circulao, o corao, o equilbrio, o humor, a atividade sexual, a auto estima e o sono, aumentam a oxigenao cerebral, ajudam a controlar o diabetes, a hipertenso e o colesterol alto. Cuidados: Quem est parado h algum tempo, deve consultar o mdico e fazer alguns exames antes de iniciar um programa de exerccios. O inicio deve ser suave, lento e gradual, fora do horrio das refeies. Tomar bastante lquidos, principalmente no calor, evitar as horas mais quentes do dia, usar roupas e sapatos adequados, escolher pisos mais moles e regulares. conveniente exercitar-se em grupo, o que torna mais gratificante e alegre a tarefa. Sinais de perigo: respirao ofegante, falta de ar, tonturas, dores no peito, vmitos ou enjo. (Fonte: Manual de Autocuidado del Adulto Mayor Instituto Nicaragense de Seguridad Social Mangua, Dezembro de 2005 com adaptaes)

Das könnte Ihnen auch gefallen