Sie sind auf Seite 1von 74

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DEPARTAMENTO DE CONSTRUO CIVIL CONSTRUO CIVIL I TC024

Prof. Rogerio Lemos

Outubro /2010

I - INTRODUO

Canteiro de obras- DUBAI

A obra de construo de edifcios tem seu incio propriamente dito, com a implantao do canteiro de obras. Porm, antes mesmo do incio da implantao do canteiro, algumas atividades prvias, comumente necessrias, podem estar a cargo do engenheiro de obras. Tais atividades so usualmente denominadas "Servios Preliminares.

Os "Servios Preliminares envolvem as seguintes atividades:

Para o incio e desenvolvimento das atividades de obra necessrio que o canteiro seja provido das instalaes:

So muitos os equipamentos necessrios para o desenvolvimento das atividades de obra como, por exemplo:

Faz-se necessrio que ainda durante a etapa de planejamento do canteiro, seja identificada a potncia dos equipamentos que sero utilizados para que se possa projetar a potncia a ser requisitada Concessionria. A soma das potncias dos equipamentos utilizados no canteiro, aliada a um fator de demanda dos mesmos (uma vez que nem todos os equipamentos sero utilizados de uma nica vez), possibilita conhecer a potncia necessria para a rede de energia a ser implantada.

Alm desses equipamentos mais comuns, em funo do tipo de empreendimento, pode-se ter a necessidade de equipamentos de maior porte, como, por exemplo, as gruas, que elevam sensivelmente a demanda por energia, uma vez que h gruas desde 3 HP chegando at 30 HP. Conhecidas as necessidades de energia, deve-se verificar como obt-la, sendo possvel o ocorrer trs situaes: 1) no existe rede no local; 2) existe rede monofsica; 3) existe rede trifsica.

Durante a implantao do canteiro, cuidado especial deve ser dado montagem do quadro provisrio de distribuio de energia, pois uma instalao mal realizada pode ser fonte de muitos riscos aos operrios.

Instalao provisria de um quadro de energia mal realizada

Instalao provisria de um quadro de energia bem executado

Quadros de pontos de energia - Instalaes pelo canteiro

Quadros de pontos de energia - Instalaes pelo canteiro

So relativas s instalaes de gua fria e esgoto.

A gua, alm de ser necessria para a higiene pessoal dos operrios, a matria prima para alguns materiais como concretos e argamassas.
Assim, necessrio que se tenha quantidade suficiente e que a mesma apresente qualidade tanto para a higiene pessoal quanto para o uso no preparo dos materiais bsicos no canteiro, recomenda-se uso de gua da rede pblica, a qual apresenta qualidade garantida.

No caso de inexistncia da rede pblica de gua no local da obra, caso pouco comum, deve-se verificar a possibilidade de expanso da rede junto concessionria.

Em casos onde no existe a rede e nem mesmo plano para a expanso da existente, tem-se como alternativas a perfurao de poos no local da obra ou ainda a compra da gua, que comumente entregue atravs de caminhes. Uma vez obtida a gua, na maioria das vezes, h a necessidade de armazenamento, mesmo quando esta gua fornecida pela rede de abastecimento, pois nem sempre a presso suficiente para o atendimento de todas as necessidades da obra. Neste sentido, h a necessidade de se decidir onde e como estocar e tambm qual ser o mecanismo de distribuio pela obra (bombeamento, transporte dos tambores, etc.).

comum utilizar-se estoques em tambores, caixas d'gua provisrias. Quanto rede de coleta de esgoto, sua inexistncia no crtica na fase de obra, pois a quantidade de esgoto gerado considerada pequena. possvel que no prprio local de construo do edifcio existam construes antigas que devero ser removidas para dar lugar ao novo empreendimento. As instalaes (eltricas e hidrosanitrias) existentes nestas construes podero ser utilizadas no momento oportuno, num primeiro momento, porm, dever ser solicitado o seu desligamento aos rgos competentes, para que no venham a interferir nas atividades de remoo dos edifcios, para as quais se deve recorrer aos servios de demolio.

Uma importante etapa do incio de obra o registro das condies das edificaes vizinhas. Esta etapa, antigamente relegada a segundo plano, vem ganhando cada vez mais importncia, uma vez que permite maior segurana empresa que constri.

A verificao prvia das condies da vizinhana permite que a empresa no tenha surpresa desagradvel durante a produo do empreendimento, seja com a ocorrncia de patologias diversas como trincas excessivas ou mesmo chegando-se a situaes de desabamentos de residncias vizinhas. Por outro lado, permite, ainda, que se previna quanto s reclamaes infundadas de vizinhos.

O registro deve ser feito em relatrio tcnico especfico contendo croqui com indicao das ocorrncias, relacionados a fotos devidamente datadas e relatos das observaes realizadas. O relatrio realizado dever ser registrado em Cartrio.

Surpresa desagradvel em execuo de obra sem a verificao prvia de vizinhana

Execuo de Conteno emergencial ps execuo de terraplenagem mal sucedida, decorrente da falta de vistoria da vizinhana.

Execuo de Contenao emergencial pos execuo de terraplenagem mal sucedida, decorrente da falta de vistoria da vizinhana.

Execuo de obra de recuperao de fundao e estrutural , em construo vizinha, decorrente servio de terraplenagem mal sucedida.

Quando da existncia de edifcios no local em que se vai realizar a obra, pode-se ter a possibilidade de aproveitamento de parte ou de todas as edificaes existentes como instalaes provisrias para escritrio, almoxarifado ou mesmo alojamento dos operrios. Neste caso, cabe um estudo de implantao do canteiro buscando utilizar tais construes durante o desenvolvimento da obra, deixando sua demolio para o final. Nem sempre, porm, tcnica ou economicamente vivel a utilizao dessas construes, sendo muitas vezes necessria sua completa remoo, antes mesmo da implantao do canteiro, caracterizando uma etapa de SERVIOS DE DEMOLIO.

A demolio um servio perigoso na obra, pois comum mexer-se com edifcios bastante deteriorados e com perigo de desmoronamento.

Assim, a segurana dos operrios e dos transeuntes passa a ser um cuidado fundamental. Neste sentido, recomendado que a demolio ocorra, sempre que possvel, na ordem inversa da construo, respeitando-se as caractersticas do edifcio a se demolir. Observe-se que a responsabilidade pela segurana sempre da construtora ou da incorporadora (empreendedor), nos casos em que a demolio feita antes da contratao da construtora, ainda que tenha contratado uma empresa especializada para fazer o servio de demolio; da a necessidade de um constante controle sobre o andamento dos servios.

A NBR 5682 - "Contratao, execuo e superviso de demolies" [ABNT, 1977], fixa algumas condies exigveis para a contratao e licenciamento de trabalhos de demolio, providncias e precaues a serem tomadas antes, durante e aps os trabalhos e mtodos de execuo. Tambm a NR-18 do Ministrio do Trabalho, em sua diviso 5, fixa algumas condies para a realizao de atividades de demolio.

Os cuidados, destacados a seguir, dizem respeito equipe de demolio em si, sendo indispensveis para o bom andamento do trabalho:
Toda a equipe deve trabalhar em um nico pavimento; Garantir a iluminao adequada de todo o local de

trabalho;
Usar roupas adequadas (que no enrosquem) para a

realizao do trabalho;
Evitar acmulo de carga (sobrecargas) em pontos

localizados, principalmente em lajes de forros e telhados;

Escorregar em vez de arremessar materiais e peas demolidas; No demolir a pea em que est trabalhando;

Usar equipamentos de segurana, tais como botas, luvas e mscara;


Os locais de trabalho devem ser periodicamente aspergidos com gua para reduzir a quantidade de poeira.

Alm dos cuidados pessoais anteriormente colocados, existem outros que antecedem o trabalho de demolio e que devem ser observados pela superviso e equipe de trabalho, dentre os quais se destacam:
Verificar as reais condies do imvel a ser demolido; Verificar a existncia de depsitos de material

inflamvel;
Verificar as condies dos imveis vizinhos, tanto a

qualidade, como os nveis de localizao e as interferncias com a demolio;

Desativar instalaes existentes, antes do incio dos

trabalhos;
Proteger qualquer superfcie de construo vizinha

que fique exposta pelos trabalhos de demolio;


Adotar dutos de descarga para o material originado na

demolio, evitando seu espalhamento pelos pavimentos;


Instalao de um local adequado para depsito de

resduo at a sua completa retirada da obra;

Prever a retirada de resduo de demolio

empregando-se equipamentos adequados, evitandose espalhar lixo pela vizinhana. (Observa-se que parte do material pode ser vendida ou utilizada em outros locais ou mesmo reciclada na prpria obra.);
Prever a proteo dos transeuntes, seja atravs de

tapumes com altura adequada, seja atravs da construo de plataformas1 ou de galerias2 de proteo.

Contenes

Taludes

Cota de fundo da Escavao

DEFINIO: Os servios ligados ao movimento de terra podem ser entendidos como : Conjunto de operaes de escavao, carga, transporte, descarga, compactao e acabamentos executados a fim de passar-se de um terreno no estado natural para uma nova conformao topogrfica desejada" (Cardo, 1969).

Muitas vezes, este servio est associado ao de Conteno da escavao, uma vez que, ao se realizar uma escavao, o solo remanescente precisar ser contido a fim de que no se comprometa as regies vizinhas.

CONTENES

4.1 - A Importncia do Movimento de Terra nas Obras de Edifcios


A importncia desta atividade no contexto da execuo de edifcios convencionais decorre principalmente do volume de recursos humanos, tecnolgicos e econmicos que envolvem.

Em sendo uma das primeiras etapas que comumente ocorre na obra, como ilustra o fluxograma a seguir, acaba fazendo parte do caminho crtico, devendo ser uma atividade adequadamente projetada para que no origine atrasos no cronograma final.

4.1 - A Importncia do Movimento de Terra nas Obras de Edifcios

4.1 - A Importncia do Movimento de Terra nas Obras de Edifcios


Observa-se que a etapa de movimento de terra pode se estender desde a retirada do resduo de demolio, envolvendo ainda o desmatamento e o destocamento, at a limpeza do terreno retirando-se a camada superficial dando condies para o prosseguimento das atividades de movimento de terra propriamente ditas. O momento da obra em que ocorre o movimento de terra pode ser varivel. Depende, muitas vezes, das caractersticas de execuo das fundaes e do prprio cronograma de desenvolvimento do empreendimento.

4.1 - A Importncia do Movimento de Terra nas Obras de Edifcios


O momento mais conveniente para a realizao do movimento de terra deve ser cuidadosamente estudado em funo das demais atividades de incio da obra e do cronograma de execuo dos servios como um todo. Definido QUANDO realizar o movimento de terra, preciso definir COMO execut-lo, e para isto devem-se considerar alguns fatores que interferem no projeto do movimento de terra.

4.2 - Fatores que Influenciam o Projeto do Movimento de Terra


A - SONDAGEM DO TERRENO B - COTA DE FUNDA DA ESCAVAO C - CONCEPO DA SEQNCIA EXECUTIVA DO EDIFCIO D - NVEIS DA VIZINHANA E - PROJETO DO CANTEIRO F LENOL FRETICO

4.2 - Fatores que Influenciam o Projeto do Movimento de Terra


A - SONDAGEM DO TERRENO A sondagem proporciona valiosos subsdios sobre a natureza do terreno que ir receber a edificao, como:
Caractersticas do solo; Espessuras das camadas; Posio do nvel da gua Lenol fretico.

4.2 - Fatores que Influenciam o Projeto do Movimento de Terra


A - SONDAGEM DO TERRENO Alm de prover informaes sobre o tipo dos equipamentos a serem utilizados para a escavao e para retirada do solo, bem como, ajuda a definir qual o tipo de fundao que melhor se adaptar ao terreno, de acordo com as caractersticas da estrutura.

4.2 - Fatores que Influenciam o Projeto do Movimento de Terra


A - SONDAGEM DO TERRENO Alm disso, atravs dos dados da sondagem possvel identificar, quando necessrio, o tipo de conteno mais adequada, que poder ser desde um simples talude at mesmo a execuo de uma parede diafragma.

4.2 - Fatores que Influenciam o Projeto do Movimento de Terra A - SONDAGEM DO TERRENO O tipo de sondagem a ser utilizada escolhido em funo do vulto e das caractersticas da edificao que ser implantada no terreno e das caractersticas deste.

4.2 - Fatores que Influenciam o Projeto do Movimento de Terra A - SONDAGEM DO TERRENO As sondagens comumente utilizadas na construo de edifcios so as Sondagens de Reconhecimento, que podem ser feitas utilizando-se o Mtodo de Percusso com Circulao de gua ou "Standard Penetration Test" (SPT) , sendo este o mais amplamente usado pois um mtodo rpido, econmico e aplicvel maioria dos solos (exceto pedregulho).

4.2 - Fatores que Influenciam o Projeto do Movimento de Terra


A - SONDAGEM DO TERRENO
O nmero de sondagens a serem realizadas num terreno, sua localizao em planta, bem como a profundidade a ser explorada para o caso de Sondagem de Reconhecimento esto definidos na NB-12/79 (NBR 8036).

4.2 - Fatores que Influenciam o Projeto do Movimento de Terra


A - SONDAGEM DO TERRENO Os resultados dos servios de sondagem devem ser acompanhados de relatrios com as seguintes informaes (CAPOTO, 1988) :
Planta de situao dos furos; Perfil de cada sondagem com as cotas de onde foram

retiradas as amostras;

4.2 - Fatores que Influenciam o Projeto do Movimento de Terra


A - SONDAGEM DO TERRENO
Classificao das diversas camadas e os ensaios que as

permitiram classificar;

Nveis do terreno e dos diversos lenis de gua, indicando

as respectivas presses;

Resistncia penetrao do barrilete amostrador.

4.2 - Fatores que Influenciam o Projeto do Movimento de Terra


A - SONDAGEM DO TERRENO

4.2 - Fatores que Influenciam o Projeto do Movimento de Terra


A - SONDAGEM DO TERRENO

B) COTA DE FUNDO DA ESCAVAO um parmetro de projeto, pois define em que momento devese parar a escavao do terreno. Para isto, preciso conhecer:
A cota do pavimento mais baixo; O tipo de fundao a ser utilizada;

As caractersticas das estruturas de transmisso de

cargas do edifcio para as fundaes, tais como os blocos e as vigas baldrames.

B) COTA DE FUNDO DA ESCAVAO

C) CONCEPO DA SEQNCIA EXECUTIVA DO EDIFCIO

Para que se possam definir as frentes de trabalho para a realizao das escavaes e para a execuo das contenes e, muitas vezes, da prpria fundao.

D) NVEIS DA VIZINHANA Esta informao, aliada sondagem do terreno, permite identificar o nvel de interferncia do movimento de terra com as construes vizinhas e ainda as possveis contenes a serem utilizadas .

E) PROJETO DO CANTEIRO Deve-se compatibilizar as necessidades do canteiro (posio de rampas de acesso, instalao de alojamentos, sanitrios, etc.) com as necessidades da escavao (posio de taludes, rampas, entrada de equipamentos, entre outros.), para que no haja interferncias.

F) LENOL FRETICO

De acordo com aula especifica, na sequncia.

Ao ser necessrio um movimento de terra possvel que se tenha uma das seguintes situaes:

CORTE;
ATERRO; CORTE + ATERRO.

Podem-se empregar equipamentos manuais ou mecnicos. Os manuais constitudos, sobretudo pelas ps, enxadas e picaretas, so empregados quando se tem pequeno volume de solo a ser movimentado (at 100m3). Para volumes superiores, recomenda-se a utilizao de equipamentos mecnicos que permitem maior produtividade .

Destacam-se , entre os equipamentos mecnicos para uso em escavaes de edifcios:


P-carregadeira (sobre pneus, sobre esteiras); Escavo-carregadeira; Retro-escavadeira; Clam-shell; Bob-cat (p-carregadeira de pequeno porte).

Para a retirada do solo do local da obra so utilizadas as unidades de transporte, comumente os caminhes basculantes, cuja capacidade da caamba bastante varivel, sendo as mais comuns as de 5,0 a 7,0m3.

Escavo-carregadeira

Retro-escavadeira

Clam-Shell

Bob-cat

Sapo Mecanico

Empreitada global Aluguel de equipamentos Empreitada por viagem

NATUREZA DO SOLO EMPOLAMENTO PRODUTIVIDADE TIPO DE EQUIPAMENTOS EMPREGADOS

Devem ser controladas as seguintes atividades:

Cota do fundo da escavao, que pode ser feita atravs de teodolito ou mangueira, com o auxlio de estacas ou piquetes; como ilustrado na figura:

Inclinao dos taludes, feita atravs de gabaritos

BIBLIOGRAFIA

Profa. Dra. Mercia Maria S. Bottura de Barros e Prof. Dr. Slvio Burrattino Melhado - ESCOLA POLITCNICA DA UNIVERSIDADE DE SO PAULO - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUO CIVIL: Servios Preliminares de Construo e Locao de Obras ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS - ABNT. NBR 5682 Contratao, execuo e superviso de demolies. Rio de Janeiro, ABNT, 1977. 41p. Barkokbas Junior, Bda. Gesto em Segurana e Sade do Trabalho para Indstria da Construo Civil GSST. In.: Seminrio de Acompanhamento e Avaliao de Resultados Parciais dos Projetos aprovados na Chamada Pblica MCT/FINEP/Fundo VerdeAmarelo 01/2003. Rio De Janeiro, julho 2005. BORGES, ALBERTO DE CAMPOS. Prtica das Pequenas Construes. 7. ed. So Paulo : Edgard Blcher, 1975. v. 1. p. 28-38. CARDO, CELSO. Tcnica da Construo. 2 ed. Belo Horizonte : Arquitetura e Engenharia, 1969. CONAMA 307 de 05 de julho de 2002 (em vigor desde 02 de janeiro de 2003). FABIANI, BRENO. Construo de Edifcios. Notas de aula - 1 parte. So Paulo, 1981. /xerocopiado/ GUEDES, M.F. Caderno de Encargos. 3 ed. So Paulo, PINI, 1994. p.286. INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLGICAS DO ESTADO DE SO PAULO. Manual de tipologias de projeto e de racionalizao das intervenes por ajuda mtua. So Paulo, IPT, 1987. LICHTENSTEIN, N. B. & GLEZER, N. Curso O Processo de Construo Tradicional do Edifcio. So Paulo, FDTE/EPUSP, s.d. Notas de aula. /xerocopiado/ MINISTRIO DO TRABALHO. Norma Regulamentadora 18. 2004.

Das könnte Ihnen auch gefallen