Sie sind auf Seite 1von 15

Dom Casmurro

Machado de Assis

Biografia do Autor
Joaquim Maria Machado de Assis nasce em 1839 no Rio de Janeiro, filho de um pintor e uma lavadeira. Autodidata foi conquistando vasta cultura literria, tornando-se o maior escritor brasileiro em prosa. Casou-se com Carolina Xavier de Novais iniciando carreira burocrtica.

Biografia do Autor
Foi um dos fundadores e presidente da Academia Brasileira de Letras. Morreu aos 69 anos, em 1908, no Rio de Janeiro vitimado pela arteriosclerose em 29 de setembro.

Anlise e Resumo da Obra


A obra conta a histria de Bentinho, um homem que sofre devido ao grande cime que sente por sua esposa, Capitu. Esse cime faz com que Bentinho acredite que Capitu o traiu com seu amigo, Escobar. Durante a obra, Bentinho nos coloca diante de situaes para que ele prove que Capitu realmente o traiu, porm, essas situaes e cenas so muito tendenciosas pois o narrador levado principalmente pelo cime.

Anlise e Resumo da Obra


dividida em trs partes: na primeira parte temos a infncia e uma parte da adolescncia de Bentinho. Na segunda, mostra o seminrio e o cime que bentinho sente por Capitu, mostram tambm o casamento de Escobar e Sancha e a sada do seminrio. J a terceira parte mostra a relao de Capitu e Bentinho e a morte de Ezequiel. Nos dois ltimos captulos, temos uma explicao final, que fecham a obra como um crculo.

Estrutura da Obra
Dom Casmurro dividido em 148 captulos de diversas dimenses, predominando os curtos. Ao: Predomina o elemento psicolgico. A narrativa digressiva, ou seja, interrompida todo o tempo por fugas da linearidade para acrescentar pensamentos ou lembranas fragmentadas do narrador.

Estrutura da Obra
Foco narrativo: Narrado em primeira pessoa, por Bento Santiago, que escreve a histria de sua vida; Dessa forma o romance funciona como uma pseudobiografia. Espao A obra se passa no Rio de Janeiro, por diversos bairros e ruas, desde o Engenho Novo at a Rua de Matacavalos, onde passou sua infncia e conheceu Capitu. interessante ressaltar que as duas casas so muito semelhantes.

Estrutura da Obra
Tempo: cronolgico; A primeira referncia o ano de 1857, no momento que Jos Dias sugere a D. Glria a necessidade de apressar a ida de Bentinho para o seminrio; Em 1858, Bentinho vai para o seminrio; Em 1865, Bentinho e Capitu casam-se; Em 1872, Bentinho e Capitu separam-se; Cada perodo forma um ciclo completo: ascenso, plenitude e declnio ou morte do sentimento amoroso.

Personagens
Capitu um enigma, pois ningum sabe se ela traiu bentinho ou no. A verso que temos de um marido extremamente ciumento e por isso. Sempre consegue se sair bem e consegue ser dissimulada. Algumas descrio das caractersticas de Capitu: olhos de ressaca e de cigana obliqua e dissimulada Inteligente, prtica, personalidade forte e marcante acaba se tornando a dona do romance. O silncio de Capitu deixa ainda mais dvidas sobre o possvel adultrio.

10

Personagens
Bentinho(Dom Casmurro) Revela-se como criana, tmido, sem muita iniciativa e dependente da me. Bentinho tem uma imaginao frtil e amigo de Escobar. Desiste da carreira sacerdotal e ingressa na Faculdade de Direito. Forma-se aos 21 anos rico. Tem um filho chamado Ezequiel. Extremamente ciumento

11

Personagens
D. Glria Me de Bentinho, fica viva muito cedo. Mulher determinada e de fibra que administrava os bens deixados pelo marido religiosa, apegada s tradies e ao passado Jos Dias Agregado da famlia, gostava muito de bentinho Bajulador e de idias chochas, realava-as com superlativos e usava-os com freqncia ao longo da narrativa

12

Personagens
Escobar Amigo de Bentinho, casado com Sancha. Um tanto misterioso. Morre afogado Ezequiel O filho de Dom Casmurro e Capitu, pejorativamente chamado pelos pais de filho do homem. Gostava de imitar os outros. Vtima da suspeita do pai, acaba sendo afastado, assim como a me, para a Sua.

13

Estilo da poca e Individual


O Realismo um estilo de poca da segunda metade do sc. XIX, marcado por uma forte oposio s idealizaes romnticas. Personagens realistas apresentam mais defeitos do que qualidades, destacando-se as temticas do adultrio, dos interesses econmicos, da ambio desmedida e da dissimulao e da vaidade. Machado foi o mais fino analista da alma humana, mergulhando densamente na psicologia de suas personagens para decifrar-lhes os enigmas da alma. Seu estilo no linear, como nos demais realistas, mas digressivo, pardico e metalingstico.

14

Problemtica
O principal tema da obra o cime que surge da dvida do narrador. Este tenta fazer com que o leitor acredite que houve um adultrio e ento, todos os atos de bentinho sejam perdoados. A obra resulta de um pseudo-ator que tenta recompor o passado. A obra mostra tambm como Bentinho vai se tornando um homem fechado, solitrio, teimoso, ou seja, um casmurro.

15

Elaborao
Maisa Bontorin Beltrame Matheus G. S. Beleboni Paula de Camargo Fiorini Renato Giampietro

Das könnte Ihnen auch gefallen