Sie sind auf Seite 1von 6

ADMINISTRAO

A importncia da administrao financeira da empresa Autor: Patricia Liz Conhea as principais funes da administrao financeira e as primeiras providncias que a empresa deve tomar em relao s finanas A gesto financeira um conjunto de aes e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a anlise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimnio por meio da gerao de lucro lquido. No entanto, muito comum que empresas deixem de realizar uma adequado gesto financeira. Muitas vezes, as atividades so iniciadas com pequena dimenso e, conforme os negcios se desenvolvem, a admini A gesto financeira um conjunto de aes e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a anlise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gesto financeira melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimnio por meio da gerao de lucro lquido proveniente das atividades operacionais. Uma correta administrao financeira permite que se visualize a atual situao da empresa. Registros adequados permitem anlises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados. A falta da administrao financeira adequada pode causar os seguintes problemas: - No ter as informaes corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque no feito o registro adequado das transaes realizadas; - No saber se a empresa est tendo lucro ou prejuzo em suas atividades operacionais, porque no elaborado o demonstrativo de resultados; - No calcular corretamente o preo de venda, porque no so conhecidos seus custos e despesas; - No conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, bem como o volume e o destino dos pagamentos, porque no elaborado um fluxo de caixa, um controle do movimento dirio do caixa; - No saber o valor patrimonial da empresa, porque no elaborado o balano patrimonial; - No saber quanto os scios retiram de pr-labore, porque no estabelecido um valor fixo para a remunerao dos scios; - No saber administrar corretamente o capital de giro da empresa, porque o ciclo

financeiro de suas operaes no conhecido; - No fazer anlise e planejamento financeiro da empresa, porque no existe um sistema de informaes gerenciais (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balano patrimonial). Muitas empresas do setor txtil e confeces comeam com pessoas que trabalham ou trabalharam em outras empresas da rea, ou que tm habilidades e conhecimento de produo. Isso acontece tambm em outros setores da economia. Poucas pessoas tm experincia em administrao financeira, e isso interfere nos resultados. Muitas vezes, as atividades so iniciadas com pequena dimenso e, conforme os negcios se desenvolvem, a administrao financeira no acompanha o crescimento da empresa porque os gestores no tm conhecimentos necessrios nesta rea de gesto e se envolvem excessivamente com a produo. As principais funes da administrao financeira so: - Anlise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar aes necessrias para obter melhorias; - A boa utilizao dos recursos financeiros: analisar e negociar a captao dos recursos financeiros necessrios, bem como a aplicao dos recursos financeiros disponveis; - Crdito e cobrana: analisar a concesso de crdito aos clientes e administrar o recebimento dos crditos concedidos; - Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa; - Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas s vendas a prazo e contas a pagar relativas s compras a prazo, impostos e despesas operacionais; As primeiras providncias que a empresa deve tomar em relao s finanas so: - Organizar os registros e conferir se todos os documentos esto sendo devidamente controlados. - Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos. - Controlar o movimento de caixa e os controles bancrios. - Classificar custos e despesas em fixos e variveis. - Definir a retirada dos scios. - Fazer previso de vendas e de fluxo de caixa. - Acompanhar a evoluo do patrimnio da empresa, conhecer lucratividade e rentabilidade. Como administrar pessoas

Conceitos de administrao de pessoas, como cooperao e distribuio de tarefas Para a existncia da organizao, indispensvel a cooperao entre os funcionrios. Para isto, os cargos devem ser coerentemente descritos e os salrios, bem administrados. Administrar pessoas fazer com que cooperem umas com as outras, mas cada uma focada em atribuies especficas de um cargo, em prol do objetivo da empresa. Para isso, o empresrio precisa definir os conceitos de organizao, a descrio dos cargos e a administrao de salrios. Organizao as organizaes so formadas por indivduos que devem alcanar determinados objetivos que, em ao individual isolada, no conseguiriam alcanar. A cooperao entre esses indivduos essencial para a existncia da organizao. Descrio dos cargos descrever um cargo consiste em enumerar todas as tarefas e responsabilidades atribudas ao seu ocupante. Ao descrever um cargo, no podemos levar em considerao a pessoa que o ocupa atualmente, mas sim o que esse cargo deve realizar e quais so as suas atribuies. Administrao de salrios conjunto de normas e procedimentos que visam a estabelecer e/ou manter estruturas de salrios eqitativas e justas na organizao. Cada cargo tem o seu valor individual. O salrio deve basear-se em um sistema lgico de comparaes internas e externas dos cargos e de seus respectivos vencimentos.

Profissionalizao dos funcionrios Fonte: Sebrae SP Profissionalizao intelectual, psicolgica e motivacional de funcionrios De um modo geral, um trabalhador no chega empresa convenientemente preparado para exercer a funo para a qual foi contratado. A maioria dos funcionrios trabalha com o que aprendeu na prpria empresa, que deve investir na profissionalizao no s intelectual, mas tambm psicolgica e motivacional, como forma de aumentar a produtividade. Os trabalhadores so a base de sustentao de qualquer empresa. Se no so devidamente preparados, necessrio tomar algumas atitudes urgentes, pois o despreparo poder prejudicar em muito a qualidade do trabalho e acarretar em uma imagem negativa da empresa, alm de aumentar significativamente os custos.

A profissionalizao relaciona-se com quatro grandes aspectos: - A seleo dos funcionrios. - A motivao para o desenvolvimento. - O ambiente de trabalho. - O treinamento das pessoas.

Processo de Seleo

Essa atividade de suma importncia para montar um quadro de pessoal qualificado, profissional e comprometido com a empresa. De preferncia, o prprio dono deve fazer a entrevista com o candidato. Dever ser avaliado se o conhecimento e a experincia dele preenchem as condies mnimas que a funo exige.

importante conhecer os antecedentes e pedir referncias nos ltimos empregos do candidato. Uma boa seleo para melhorar o nvel geral dos funcionrios da empresa deve ser lgica e racional, evitando envolvimentos emocionais ou de amizades. Contratar familiares e parentes pode ser um mal esse mal est no risco de admitir pessoas no preparadas e no profissionais.

Nos casos de contratao de funcionrios para cargos-chave, necessrio lembrar da existncia de empresas especializadas que podem auxiliar sobremaneira e assim reduzir a possibilidade de erro.

Motivao

preciso manter contato. Alguns empresrios se afastam, evitando o contato com sua equipe, e essa atitude desagrega o grupo. As pessoas precisam sentir seu lder por perto, no como um cobrador incessante, mas como um motivador poderoso.

A valorizao das realizaes importante, assim como os elogios. O bom desempenho sempre merece destaque. A no-restrio de elogios a quaisquer funcionrios reflete na auto-estima de todo o grupo.

Outra forma interessante de motivar os funcionrios estimulando a disputa saudvel. Vale estabelecer metas, mostrar que outros j conseguiram, incentiv-los a superarem seus limites. A partir disso, eles precisaro de retornos, que devero ser dados, mesmo que negativos. Assim, eles se sentiro considerados, e o nvel de motivao ser mantido.

Por fim, vale ressaltar que pequenas atitudes tm, muitas vezes, um grande significado para o ser humano do ponto de vista motivacional. Um carto de aniversrio assinado por todos, uma mensagem pessoal e pequenos brindes podem ajudae a criar um clima positivo para o trabalho.

Ambiente de trabalho

Boas condies de trabalho e ambiente agradvel melhoram o desempenho de todos os que compem o grupo. Porm, alm do bsico (higiene, limpeza, segurana, instrumentos de trabalho etc.) preciso preocupar-se com outras questes: O grau de satisfao com que os subordinados esto desempenhando suas funes; A manuteno da disciplina - a correo de comportamento indesejvel deve ser resolvida por meio de disciplina e no de punio, e aplicada independentemente do cargo que o funcionrio ocupe; Conscientizao de todos sobre a melhoria das condies do ambiente de trabalho. importante a participao de todos na implantao de mudanas e melhorias.

Treinamento de pessoal

O processo educacional deve ser aplicado sistematicamente, para que as pessoas desenvolvam suas habilidades e seja reduzida, assim, a incidncia de problemas decorrentes do despreparo. Conseqentemente, isso aumentar o rendimento no trabalho.

Treinamentos podem ser dados no dia-a-dia, por meio de troca de experincia, ou por meio de entidades de apoio empresarial, como SENAI, SENAC e o SEBRAE, entre outros.

Os objetivos do treinamento devem ser: Preparar para a execuo imediata de tarefas peculiares empresa; Proporcionar oportunidade de desenvolvimento contnuo, possibilitando o crescimento das pessoas na empresa;

Criar um clima satisfatrio entre todos, tornando-os mais receptivos disciplina, criatividade, produtividade e qualidade

Das könnte Ihnen auch gefallen