Sie sind auf Seite 1von 2

Canto - Respirao O controle da respirao fundamental para quem quer cantar.

. Ser que voc est aproveitando toda a sua capacidade respiratria? Na inspirao, o trax se alarga e o diafragma, contrado, fica numa posio baixa. Isto permite que o ar entre naturalmente em nosso corpo. Quando a musculatura relaxa, encolhendo o trax e elevando o diafragma, o ar sai (expirao). Para a produo da voz, porm, importante pensar na inspirao e na expirao como sendo um mesmo processo, um nico movimento. O alargamento do trax deve ser aproveitado ao mximo enquanto se produz o som - o cantor est sempre numa atitude de inspirao, mantendo assim o txax aberto e o diafragma abaixado. Nesta condio, ele tem todo o controle (apoio) necessrio produo do canto. A cada nova frase cantada, o processo se repete: o trax encolhe para expulsar o resto de ar "antigo" e imediatamente expande, trazendo novo suprimento de ar para se produzir a prxima frase. Observao: Note que mudanas na sua rotina como dormir mais tarde do que o costume, uma gripe forte, uma situao estressante, etc. podem afetar significativamente o seu desempenho. Quando isto ocorrer, no desanime: use esta constatao a seu favor, ampliando a sua capacidade de autoconhecimento. Saber como funciona o seu corpo fundamental para quem quer cantar!

Exerccio 1 Inspirar expandindo o trax. Voc deve sentir o alargamento das costelas flutuantes, mais ou menos na altura da cintura. NO LEVANTE OS OMBROS NEM ESTUFE O PEITO! Cuide tambm para que a musculatura do pescoo no esteja tensionada. Sustentar por alguns segundos (pausa) e expirar esvaziando totalmente (sanfona).

Exerccio 2 Repetir o ex. 1, desta vez fazendo o som "SSSSS..." (contnuo) durante a expirao. Procure manter o som homogneo, estvel, sem variao de intensidade, e durante um tempo confortvel, sem exageros.

Exerccio 3 Repetir o ex. 1, agora fazendo sons bem curtos em "S" (stacatto). A cada som corresponde uma expanso do trax (como se quizesse alargar ainda mais a cintura).

Exerccio 4 Alternar os exerccios 2 e 3: S - S - S - S - SSSSSSSSS (stacatto / contnuo).

Exerccio 5 Repetir os exerccios com os sons de CH e depois com F F. Marque o tempo confortvel para manter um som contnuo, homogneo, sem oscilaes (SSS, CH, FFF). A partir deste tempo bsico, comece a tentar aumentar sua capacidade, mas sem perder a qualidade.

Exerccio 6 Inspire lentamente enquanto caminha cinco passos. Observe sempre o alargamento natural do trax. Quando fr dar o sexto passo, comece a fazer um som com a boca fechada (bocachiusa): Hummmmm..... durante os prximos cinco passos. Ateno: use a regio mdia de sua voz - ou seja, o som no deve ser nem muito grave nem muito agudo. No sexto passo, "jogue fora" o ar que restou e recomece o processo - volte a inspirar lentamente e repita o ciclo.

Exerccio 7 Parecido com o anterior, mas em vez de "hummmmm", conte de 1 at 5, dizendo um nmero para cada passo. Ateno: use a regio mdia de sua voz.

Exerccio 8 Mantenha os cinco passos para inspirar, mas tente variar o tempo de expirao por exemplo, voc pode ir acrescentando dois passos de cada vez. uma boa maneira de monitorar o seu progresso.

Das könnte Ihnen auch gefallen