Sie sind auf Seite 1von 2

Como fazer uma resenha

RESENHA DE FILME Dados completos de uma aventura ou filme, composta de: Sinopse, Histria, Ambientao, Personagens, Curiosidades, Ficha Tcnica e Depoimento.

a) Sinopse - Um mximo de cinco linhas que revela o que estar contido no roteiro da aventura (considerando tamanho 12 em fonte arial). So poucas linhas que devem dar uma idia geral de toda a histria.

b) Histria - Geralmente esta a parte maior da resenha, pois embora escrita de forma resumida, pode chegar a 25 ou 50 linhas (ou at mais se a aventura se desenrolar por trs, quatro ou mais revistas). desejvel que a resenha no conte o final da histria, instigando a curiosidade em quem j leu a aventura para ler novamente e, em quem no leu, para tentar encontrar a revista resenhada.

c) Ambientao - Parte geralmente muito pequena, que fica em torno de 5 a 10 linhas, pois uma breve descrio dos locais onde se passam as aes da aventura: o Pas, o Estado, as cidades, os vilarejos, acidentes geogrficos, saloons, estbulo, delegacia, desertos, etc.

d) Personagens - Todos os principais que participam da histria. e) Curiosidades - A critrio de cada colaborador: podem ser coisas curiosas da histria, dos personagens, incongruncias no argumento, falhas na arte, etc. Quanto a tamanho, pode ser do tamanho que o colaborador julgar necessrio, mas recomendamos nunca ultrapassar o tamanho do texto escrito na parte HISTRIA.

f) Ficha Tcnica - Nome do livro ou filme, data de estria ou preo de capa, Editora, n de pginas, autor do livro ou roteiro, diretor, argumento, etc.

g) Depoimento - Sua opinio pessoal sobre a aventura resenhada: histria, arte, personagens, filme como um todo ou livro, etc.

RESENHA DE LIVRO

O objeto resenhado poder ser um acontecimento qualquer da realidade ou texto e obras culturais. Mas, com efeito, a importncia do que se vai relatar numa resenha depende da finalidade a que ela se presta.

A resenha pode ser de dois tipos: a) descritiva: sem nenhum julgamento ou apreciao do resenhador; b) crtica: pontuada de apreciaes, notas e correlaes estabelecidas pelo juzo crtico de quem a elaborou.

A resenha descritiva consta: a) uma parte descritiva em que se do as informaes sobre o texto 1 Nome do autor (ou dos autores); 2 Ttulo completo e exato da obra (ou do artigo); 3 Nome da editora (ou coleo de que faz parte a obra); 4 Lugar e data da publicao; 5 Nmero do volume de pginas Pode-se, nessa parte desse tipo de resenha, fazer uma descrio sumria da estrutura da obra (diviso de captulos, assunto dos captulos, ndice, etc.). No caso de uma obra estrangeira, til informar tambm a lngua da verso original e o nome do tradutor.

b) uma parte com o resumo do contedo da obra 1 indicao sucinta do assunto global da obra 2 resumo que apresenta os pontos essenciais do texto e seu plano geral.

Na resenha crtica, alm dos elementos j mencionados, entra tambm comentrios e julgamentos do resenhador, sobre as idias do autor, o valor da obra, etc,

Das könnte Ihnen auch gefallen