Sie sind auf Seite 1von 10

FORMAO DOCENTE: O PROFESSOR DE EJA NO CONTEXTO DA EDUCAO ESPECIAL

Silvia Janaina Silveira Gomes

RESUMO O presente artigo tem por objetivo analisar a formao do professor de EJA no contexto da Educao Especial. Neste sentido buscou-se, atravs de pesquisa bibliogrfica, conhecer como deve ser a formao docente para o trabalho com pessoas jovens e adultas com algum tipo de deficincia, bem como compreender como essa formao proporciona ao professor habilidades para o desempenho de suas funes com o referido pblico-alvo. A bibliografia aponta para a carncia e a necessidade de formao docente especfica para o trabalho com jovens e adultos com deficincia e que essa formao constitui-se um fator determinante para o bom andamento do processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: Educao de Jovens e Adultos. Educao Especial. Formao Docente.

1 INTRODUO

A EJA (Educao de Jovens e Adultos) uma modalidade de ensino, assegurada por Lei, que atende s pessoas que, por alguma razo, no puderam concluir os estudos na poca adequada. Considerando a legislao atual, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) n 9394/96 expe na Seo V Da Educao de Jovens e Adultos:
Art.37. A educao de jovens e adultos ser destinada aqueles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e mdio na idade prpria. 1 os sistemas de ensino asseguraro gratuitamente aos jovens e aos adultos, que no puderem efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as caractersticas do alunado, seus interesses, condies de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

A Educao de Jovens e Adultos representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar um caminho e desenvolvimento de todos os indivduos, de todas as idades, cabendo ao professor na sua funo de mediador do conhecimento, ter uma base slida de

Pedagoga licenciada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. Ps-graduanda em Mdias na Educao (UESB). Professora da rede municipal de ensino de Itoror-BA. Ano: 2010. E-mail para contato: naiajana@hotmail.com

formao. Sendo assim, planejar esse processo constitui-se uma grande responsabilidade social e educacional (SILVA, 2009). A legislao brasileira tambm assegura s pessoas com deficincia o direito educao formal, preferencialmente na rede regular de ensino. No entanto facilmente percebido que, muitas vezes, esse direito acaba no sendo plenamente atendido. Visa-se mais o direito ao acesso escola de pessoas com necessidades especiais do que seu desenvolvimento na ao educativa e sua aprendizagem. Neste sentido mister que o docente saiba como trabalhar com jovens e adultos com deficincia, de modo a propiciar-lhes condies de aprenderem e se desenvolverem significativamente. O professor que trabalha com a EJA no contexto da educao especial tem que ser capaz de perceber seu aluno para alm de suas limitaes e entend-lo como um sujeito capaz de aprender; alm de ser um direito constante na legislao do pas, a educao para jovens e adultos com deficincia um direito humano e como tal precisa ser respeitado e cumprido. Nesta conjuntura, a formao docente um fator determinante para o bom andamento da prtica educativa; o professor precisa estar preparado para assumir sua funo de mediar a construo de conhecimentos de seus educandos. Neste sentido, pretende-se abordar no decorrer do presente artigo a relevncia da formao do professor para o trabalho com pessoas com deficincia no contexto da EJA.

2 FORMAO DO PROFESSOR DA EJA

O trabalho com pessoas jovens e adultas exige do professor, alm da formao inicial que deveria ser a nvel de graduao, a formao continuada, entendida como a capacitao em servio, representada pela realizao de cursos de suplncia e/ou atualizao dos contedos curriculares de ensino. O professor de EJA necessita dominar tcnicas e metodologias capazes de, no somente adentrar o universo dos educandos, como tambm de faz-los compreender que sua busca por concluir os estudos vale a pena. Neste sentido, o principal objetivo da Educao de Jovens e Adultos auxiliar cada indivduo a tornar-se tudo aquilo que tem capacidade para ser.

Neste processo educativo, o professor assume a relevante funo de atuar como mediador entre o conhecimento e seus educandos. Assim,
a profisso docente deve abandonar a concepo predominante no sculo XIX de mera transmisso do conhecimento acadmico, de onde de fato provm, e que se tornou inteiramente obsoleta para a educao dos futuros cidados em uma sociedade democrtica: plural, participativa, solidria, integradora [...] (IMBERNN, 2002, p. 7).

A formao docente constitui-se, ento, uma necessidade para o bom desempenho da prtica educativa. E no que tange ao trabalho com a EJA, a formao docente aparece como uma premissa para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva,
necessrio possibilitar ao professor a capacidade de refletir sobre sua atuao profissional, objetivando entender a forma como se apresentam os problemas da prtica, uma vez que na EJA h uma diversidade de situaes problemticas relacionadas ao contexto social, poltico e econmico que esto co-relacionados aos problemas da prtica pedaggica em si (SCORTEGAGNA; OLIVEIRA, 2008, p. 79).

Assim, cabe ao professor da EJA muito mais do que o domnio dos contedos constantes na matriz curricular, mas saber como engendrar tais contedos em sua prtica, de modo que os educandos compreendam sua pertinncia e tornem-se capazes de, pouco a pouco, construir os conhecimentos necessrios no somente sua progresso escolar como tambm sua formao humana.

3 A EJA E A EDUCAO ESPECIAL

O Artigo 205 da Constituio Federal de 1988 assegura que a educao direito de todas as pessoas. A mesma Lei em seu inc. III, Artigo 208, Captulo III, tambm assegura aos indivduos com deficincia um atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino. Desse modo, a educao especial amparada pela legislao brasileira e as pessoas que tem algum tipo de deficincia tem o direito ao acesso educao formal. A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional) 9394/96 destinou para Educao Especial o Captulo V:

Art. 58. Entende-se por educao especial, para os efeitos desta lei, a modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. [...] Art. 59. Os sistemas de ensino asseguraro aos educandos com necessidades especiais: I currculos, mtodos, tcnicas, recursos educativos e organizao especficos, para atender s suas necessidades; II terminalidade especifica para aqueles que no puderem atingir o nvel exigido para concluso do ensino fundamental, em virtude de suas deficincias, a acelerao para concluir em menor tempo o programa escolar para os super dotados; [...] IV educao especial para o trabalho, visando sua efetiva integrao na vida em sociedade, inclusive condies adequadas para os que no revelarem capacidade de insero no trabalho competitivo, mediante articulao com os rgos oficiais afins, [...].

No entanto, mesmo sendo um direito previsto em Lei, muitas instituies escolares no tem subsdios para o atendimento de pessoas com necessidades especiais e estas acabam excludas do processo educacional. De acordo com Fvero,
em nvel fundamental, portanto, o direito de acesso educao escolar um direito indisponvel, o que, mais uma vez, revela a necessidade, muito pouco lembrada, de toda escola habilitar-se para receber todos os educandos. [...] Nossa Constituio, ao garantir a educao como direito humano, fundamental e indisponvel, baseia-se nos princpios da igualdade, da no-discriminao, no direito de acesso de todos aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica e na obrigatoriedade do ensino fundamental (2004, p. 31).

A Poltica Nacional de Educao Especial (1994) expe algumas dificuldades que ainda persistem na educao de crianas, jovens e adultos com deficincia, dentre as quais pode-se destacar:
Dificuldades do sistema de ensino em viabilizar a permanncia do portador de necessidades educativas especiais, na escola. Indefinio quanto a critrios para o trmino do processo escolar para portadores de deficincia [...] (BRASIL, PNEE, p. 32, 1994).

Faz-se necessrio, ento, que o direito assegurado pela legislao brasileira seja efetivado por todos os estabelecimentos educacionais para que, de fato, a educao seja acessvel a todos os indivduos indistintamente. No que respeita EJA, o acesso de pessoas com deficincia ainda se constitui um direito muitas vezes negado em virtude do despreparo das escolas e da falta de formao docente para o trabalho com os educandos que tem necessidades especiais. No intuito de garantir este direito, verificou-se a necessidade de se reestruturar os sistemas de ensino, que

devem organizar-se para dar respostas s necessidades educacionais de todos os alunos de modo indistinto. Deve-se entender, neste contexto, que a escolarizao de pessoas com algum tipo de deficincia deve objetivar o desenvolvimento de suas percepes e de suas potencialidades. Tais sujeitos necessitam de atendimento escolar especial e, segundo Mazzotta (1982, p. 18),
[...] a existncia de uma deficincia no obsta necessariamente a que o seu portador possa ser bem atendido mediante os processos comuns de ensino. O tipo e grau da deficincia, bem como os efeitos por ela acarretados, alm das condies gerais dos servios escolares comuns, que iro servir de indicadores da necessidade ou no da utilizao de auxlios e servios especiais de educao. Desta forma, so as necessidades educacionais individuais, globalmente consideradas, confrontadas com os servios educacionais existentes na comunidade, que devem subsidiar a definio da via ou dos recursos a serem utilizados para a educao de qualquer pessoa, e no a categoria, o rtulo, o estigma de deficiente, com as negativas e perniciosas conseqncias de sua generalizao.

Assim, a escolarizao do jovem e do adulto com necessidades especiais s ganha sentido se novas habilidades cognitivas forem despertadas, tendo em vista que a deficincia no o incapacita de aprender dentro de seus limites e estes devem ser explorados objetivando o seu desenvolvimento. Desse modo, os caminhos para a educao formal do indivduo com deficincia sucedem de processos interacionais, medida que a pessoa age sobre o meio, transformando-o e vice-versa. O processo deve ser orgnico e dinmico, de modo a exigir empenho de todos os segmentos sociais, proporcionando condies que facilite aos indivduos com deficincia, tornarem-se integrantes da sociedade e respeitados em seus direitos.

4 O PROFESSOR DA EJA NO CONTEXTO DA EDUCAO ESPECIAL

O trabalho docente na EJA requer mais do que o domnio dos contedos curriculares; o professor dessa modalidade de ensino deve, sobretudo, compreender que lida com sujeitos que trazem consigo conhecimentos adquiridos por suas experincias de vida e tais conhecimentos precisam ser levados em considerao na prtica educativa (FREIRE, 2004). Neste sentido, o professor da EJA deve compreender que tem como educandos, homens e mulheres que j tem construdas vises de mundo, j tem suas estruturas mentais elaboradas a partir das quais compreendem o mundo e o si mesmos no mundo.

Neste sentido, o trabalho docente com a EJA deve levar em conta que os educandos so sujeitos que tem saberes relevantes ao educativa e que podem subsidi-la e enriquecla. Logo, o professor deve saber o que ensinar e o porqu, levando em conta os saberes que os educandos j tem. Este seria o ponto de partida para qualquer prtica educativa em EJA: educadores e educandos se reconhecerem enquanto sujeitos portadores e produtores de cultura, de saberes (COMERLATO, 2001). Trabalhar com pessoas jovens e adultas requer que o docente esteja aberto para conhecer seus educandos, estabelecendo junto a eles um projeto do que e como aprender. O professor deve saber que apesar de estar aprendendo sempre em sua prtica, ele tem um papel diferenciado, pois, orientador do grupo, devendo ter, portanto, objetivos enquanto sujeito educador. Do mesmo modo, o trabalho docente com pessoas com deficincia requer amor e respeito aos educandos e disponibilidade para a proviso das necessidades especiais das quais necessitam. No entanto, ainda se v a implementao de prticas que visam somente acessibilidade de jovens e adultos com deficincia nas instituies escolares, porm no perceptvel, de fato, o engendramento de prticas que objetivem a incluso desses alunos ao educativa de modo que suas potencialidades possam ser exploradas; somente suas limitaes so vistas pelo sistema escolar em detrimento da capacidade de aprendizagem que eles possuem. O aluno com necessidades especiais, principalmente aquele chamado deficiente, considerado como incapacitado pela sociedade. Este contexto favorece uma relao professor-aluno fundada na piedade e no sentimento de caridade (FERREIRA, 2005), onde o aluno com deficincia acaba por assumir uma posio de inferioridade diante dos demais. Os jovens e adultos com deficincia tem o mesmo direito ao acesso educao formal que as pessoas vistas como normais; eles tem o direito a freqentar uma escola, de preferncia na rede regular de ensino, salvo os casos em que a deficincia os impossibilite disso. E a EJA deve ser capaz abrang-los e de proporcionar-lhes a construo de conhecimentos, tendo em vista aquilo que j sabem, as experincias que trazem consigo de suas prprias vivncias. Nesta perspectiva a figura do professor, entendido aqui como o mediador entre o saber e o educando, assume fundamental importncia e, assim sendo, a formao docente para o trabalho com jovens e adultos com deficincia torna-se indispensvel, posto que faz-se

necessrio, ao professor, dominar no somente os contedos curriculares, mas ser capaz de compreender seus educandos em suas especificidades e necessidades especiais. O trabalho na EJA no contexto da educao especial deve se fundar numa prtica pedaggica desenvolvida sob uma perspectiva reflexiva e esta no uma prtica que se realiza apenas circunscrita a seu contexto; est dimensionada num mbito social maior, que representa tambm diferentes interesses e valores que a condicionam (SCORTEGAGNA; OLIVEIRA, 2008, p. 79). Desse modo, o professor da EJA no trabalho com pessoas com necessidades especiais deve adentrar o universo desses educandos, percebendo suas perspectivas e, para alm da funo de to somente lhes viabilizar a aquisio de conhecimentos escolares, proporcionarlhes a construo de uma conscincia que os permita compreender seus contextos, suas prprias limitaes e especificidades, de modo a tornarem-se aptos a interferir em suas realidades, modificando-as para o seu bem-estar e para a garantia de efetivao plena de seus direitos enquanto cidados.

5 O PERCURSO METODOLGICO: DA COLETA DE DADOS DISCUSSO ACERCA DOS RESULTADOS

A realizao do presente artigo deu-se a partir de pesquisa bibliogrfica que constituise numa precisa fonte de informaes (SANTOS, 1999, p.31). De acordo com Chizzotti (1991, p. 127), a bibliografia quer indicar que o pesquisador pode encontrar uma farta documentao para desenvolver a prpria pesquisa e resolver os problemas tericos e prticos que essa exigir. Sendo assim, o desenvolvimento dessa pesquisa demandou a anlise de material bibliogrfico, dentre os quais artigos e publicaes de peridicos, onde foi encontrado, principalmente, em Fvero (2004), Freire (2004), Ferreira (2005), Imbernn (2002), Mazzotta (1982), Scortegagna; Oliveira (2008), Comerlato (2001) e Silva (2009) o devido respaldo para a abordagem acerca da formao do professor da EJA para o trabalho com educandos com necessidades especiais.

Diante da bibliografia pesquisada ficou evidente que h carncia de formao docente da EJA no contexto da educao especial; os jovens e adultos com deficincia ainda se constituem um pblico que carece de tratamento escolar adequado. A bibliografia aponta para a necessidade de o professor identificar-se com seus educandos com necessidades especiais de modo a promover a construo de seus conhecimentos e a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. No entanto, ficou claro que no somente importa que o docente domine os contedos a serem trabalhados na EJA, mas necessrio que ele saiba como levar seus alunos a adquirirem o conhecimento, como tambm que trabalhem em favor da formao humana de seus educandos. Neste sentido, foi possvel perceber que, mesmo estando sob o amparo da legislao brasileira o direito educao de jovens e adultos com deficincia, ainda insuficiente o trabalho de formao docente de modo a capacitar a prtica dos professores para melhor atender e compreender as especificidades dos educandos com necessidades especiais.

6 CONSIDERAES FINAIS

Tendo em vista que a legislao brasileira assegura s pessoas com deficincia o acesso educao formal, faz-se necessrio que esse direito seja efetivado, respeitado e cumprido plenamente. Nesta conjuntura, preciso que haja a formao docente adequada para que o professor possa exercer sua prtica de modo a promover a construo de conhecimentos em seus educandos. A formao docente assume grande relevncia no que respeita educao especial, pois, no basta somente que o professor domine os contedos constantes na matriz curricular; necessrio que ele saiba como trabalhar tais contedos de modo a melhorar a relao de ensino-aprendizagem e propiciar aos alunos os subsdios necessrios que os levem construo do conhecimento. O indivduo com deficincia to capaz de aprender quanto aqueles vistos como normais porque dispem plenamente de suas faculdades fsicas e/ou mentais. As limitaes do jovem e do adulto com necessidades especiais no o impedem de ter acesso educao

formal e nem muito menos de aprender. O nico empecilho para que pessoas com deficincia tenham acesso escola e se desenvolvam na ao educativa o preconceito. O jovem e o adulto com deficincia carece de ter seus direitos reconhecidos e as instituies escolares tem o dever de proporcionar-lhes o acesso e a permanncia em seu mbito. O professor precisa, ento, saber como trabalhar com indivduos com necessidades especiais, considerando seus conhecimentos prvios como forma de construir saberes significativos no somente prtica educativa, mas s suas vidas.

REFERNCIAS

BRASIL, Ministrio da Educao e do Desporto. Poltica Nacional de Educao Especial. Braslia: MEC, 1994. ______. Lei de Diretrizes e Bases da Educao - 9394/96. Braslia: MEC, 1996. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em cincias humanas e sociais. So Paulo: Cortez, 1991. COMERLATO, Denise Maria. Formao de professores em EJA. Aprendendo Com Jovens e Adultos Revista do Pefjat, Porto Alegre: RS, v. 2, n.1, p. 21-26, 2001. Disponvel em http://www.ufrgs.br/faced/pesquisa/niepe-eja/pefjat/formacao_professores_eja.pdf Acesso em 1/11/2010 FVERO, Eugnia Augusta Gonzaga. Direito educao das pessoas com deficincia. R. CEJ, Braslia, n. 26, p. 27-35, jul./set. 2004. Disponvel em http://www2.cjf.jus.br/ojs2/index.php/cej/article/viewFile/621/801 Acesso em 1/11/2010. FERREIRA, Adriana Marques et al. A relao educador-educando na perspectiva freireana. V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005. Disponvel em http://www.paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais/A%20RELA %C3%87%C3%83O%20EDUCADOR-EDUCANDO%20NA%20PERSPECTIVA %20FREIREANA.pdf Acesso em 02/11/2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 39 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. IMBERNN, Francisco. Formao docente e profissional: formar-se para a mudana e a incerteza. 3. ed. So Paulo: Cortez, 2002. MAZZOTTA, Marcos Jos da Silveira. Fundamentos de educao especial. So Paulo: Pioneira, 1982. SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia cientfica: a construo do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A editora, 1999. SCORTEGAGNA, Paola Andressa; OLIVEIRA, Rita de Cssia da Silva. A formao do professor da Educao de Jovens e Adultos: um processo contnuo e reflexivo. Dialogia, So Paulo, v. 7, n. 1, p. 77-84, 2008. Disponvel em

http://portal.uninove.br/marketing/cope/pdfs_revistas/dialogia/dialogia_v7n1/dialogia_v7n1_ 4e13.pdf Acesso em 1/11/2010. SILVA, Andria Maciel. Educao de Jovens e Adultos (Eja) no Brasil. 2009. Disponvel em http://www.artigonal.com/educacao-artigos/educacao-de-jovens-e-adultos-eja-no-brasil1046328.html Acesso em 1/11/2010.

Das könnte Ihnen auch gefallen