Sie sind auf Seite 1von 16

Processos de Independncia da Amrica Espanhola

Julho /2012

Processos de Independncia da Amrica Espanhola

Aluno: Matria: Professor:

Julho /2012

A Independncia da Amrica Espanhola

importante observar que a independncia da Amrica Latina um prolongado processo de transformaes que o mundo vinha sofrendo com o advento da Revoluo Industrial e, consequentemente, com a passagem da fase mercantilista para a fase liberal do capitalismo.

independncia

da

Amrica

espanhola

est

relacionada

transformaes que ocorreram no sculo XVIII na Europa e que levaram runa o Absolutismo. A independncia das colnias inglesas na Amrica do Norte, a Revoluo Industrial, o Iluminismo e a Revoluo Francesa causaram um grande impacto na Amrica Espanhola. No incio do sculo XIX a Amrica Espanhola ou hispnica, inspirada nas idias liberais do Iluminismo, travou sua guerra de independncia vitoriosa contra colonialismo espanhol para, em seguida, fragmentar-se em um grande nmero de jovens repblicas oprimidas por caudilhos militares, exploradas por oligarquias rurais e acorrentadas a uma nova dependncia econmica imposta pelo capitalismo industrial ingls. Entre o final do sculo XV e o inicio do sculo XVI, a Espanha constituiu na Amrica um imenso imprio colonial, riqussimo em metais preciosos e que, at o final do sculo XVIII, foi a principal fonte de sustento da Coroa espanhola. A Coroa dividiu a administrao em quatro vice-reinos; Nova Granada, Nova Espanha, Rio do Patra e Peru. Junto foram criadas quatro capitanias com funo de defesa: Guatemala, Chile, Cuba e Venezuela.

O Pacto Colonial visava permanecer com o monoplio comercial atravs de uma srie de limitaes comerciais e de algumas obrigaes por parte da colnia. Em meados do sculo XVIII, a riqueza das colnias espanholas j no era a mesma. Em sculos anteriores sugou praticamente toda riqueza de algumas regies.

Processo de emancipao das colnias espanholas no continente americano durante as primeiras dcadas do sculo XIX. Resulta das transformaes nas relaes entre metrpole e colnia e da difuso das idias liberais trazidas pela Revoluo Francesa e pela independncia dos EUA. Recebe influncia tambm das mudanas na relao de poder na Europa em consequncia das guerras napolenicas.

Durante o sculo XVIII, a Espanha reformula aspectos de seu pacto colonial. A suspenso do monoplio comercial da Casa de Contratao de Sevilha d maior flexibilidade s relaes comerciais entre metrpole e

colnia. Mas, ao mesmo tempo, procura impedir o desenvolvimento das manufaturas coloniais e combate o contrabando ingls. Essas medidas contrariam os interesses da elite colonial, os criollos (descendentes de espanhis nascidos na Amrica), que lideram a maioria dos movimentos emancipacionistas. Eles so considerados inferiores pela elite e proibidos de ocupar cargos pblicos, civis ou militares.

As guerras travadas pelo Imprio Napolenico alteram o equilbrio de foras na Europa, que se reflete nos domnios coloniais. Em junho de 1808, Napoleo Bonaparte invade a Espanha, destrona o rei Carlos IV e seu respectivo herdeiro, Fernando VII. Impe aos espanhis um rei francs, seu irmo, Jos Napoleo (Jos I). Na Amrica, os cabildos (instituies municipais que so a base da administrao colonial), sob comando dos criollos, declaram-se fiis a Fernando VII e desligam-se do governo de Jos I. Passam a exigir ainda maior autonomia, liberdade comercial e igualdade com os espanhis.

Com a restaurao da Monarquia aps a derrota de Napoleo, a Espanha passa a reprimir os movimentos emancipacionistas. Diante dessa situao, a elite criolla decide-se pela ruptura com a metrpole. Conta com a aprovao da Inglaterra, que, interessada na liberao dos mercados latinoamericanos para seus produtos industrializados, contribui militar, financeira e diplomaticamente com as jovens naes. O Paraguai proclama a

independncia em 1811 e a Argentina, em 1816, com o apoio das foras do

general Jos de San Martn. No Uruguai, Jos Artigas lidera as lutas contra as tropas espanholas e obtm vitria em 1811. No entanto, a regio dominada em 1821 pelo rei dom Joo VI e anexada ao Brasil, sob o nome de Provncia Cisplatina, at 1828, quando consegue sua independncia. San Martn organiza tambm no Chile a luta contra a Espanha e, com o auxlio do lder chileno Bernardo O''Higginsjump: BAHFF, liberta o pas em 1818. Com isso, alcana o Peru e, com a ajuda da esquadra martima chefiada pelo oficial ingls Lord Cockrane, torna-se independente do pas em 1822. Enquanto isso, no norte da Amrica do Sul, Simn Bolvar atua nas lutas pela libertao da Venezuela (1819), da Colmbia (1819), do Equador (1822) e da Bolvia (1825). Em 1822, os dois lderes, Bolvar e San Martn, renem-se na cidade de Guayaquil, no Equador, para discutir o futuro da Amrica hispnica. Bolvar defende a unidade das ex-colnias e a formao de uma federao de repblicas, e San Martn partidrio de governos formados por prncipes europeus. A tese de Bolvar volta a ser discutida no Congresso do Panam, em 1826, mas rejeitada.

Em toda a Amrica hispnica h participao popular nas lutas pela independncia, mas a elite criolla se mantm hegemnica. No Mxico, no entanto, a mobilizao popular adquire contornos de revoluo social: a massa da populao, composta de ndios e mestios, rebela-se ao mesmo tempo contra a dominao espanhola e contra os criollos. Liderados pelos padres Hidalgo e Morelos, os camponeses reivindicam o fim da escravido, a diviso das terras e a abolio de tributos, mas so derrotados. Os criollos assumem a liderana do movimento pela independncia, que se completa em 1821, quando o general Itrbide se torna imperador do Mxico. O movimento pela emancipao propaga-se pela Amrica Central (que havia sido anexada por Itrbide), resultando na formao da Repblica Unida da Amrica Central (1823-1838), que mais tarde d origem a Guatemala, Honduras, Nicargua, Costa Rica e El Salvador. O Panam obtm independncia em 1821 e a Repblica Dominicana, em 1844. Cuba permanece como a ltima possesso espanhola no continente at a Guerra Hispano-Americana. Ao contrrio da Amrica portuguesa, que mantm a unidade territorial aps a independncia, a Amrica espanhola divide-se em vrias naes, apesar de tentativas de

promover a unidade, como a Gr-Colmbia, reunindo Venezuela e Colmbia, de 1821 a 1830, a Repblica Unida da Amrica Central e a Confederao Peru-Boliviana, entre 1835 e 1838. A fragmentao poltica da Amrica hispnica pode ser explicada pelo prprio sistema colonial, uma vez que as diversas regies do imprio espanhol eram isoladas entre si. Essa situao favorece tambm o surgimento de lideranas locais fortes, os caudilhos, dificultando a realizao de um projeto de unidade colonial.

Fatores que levaram a luta de independncia

A crise do Antigo Sistema Colonial (ASC)

A crise do Antigo sistema colonial foi essencial para a independncia das colnias americanas e se deu a partir dos seguintes fatores:

A influncia das idias iluministas, dentre elas o liberalismo, difundidas

nas colnias.

A influncia da Independncia dos Estados Unidos, que servia como

exemplo.

A influncia da Revoluo Francesa de 1789 que difunde as idias

liberais.

A Revoluo Industrial que priorizava o mercado livre e a mo de obra

assalariada.

O desenvolvimento das colnias e da burguesia. Contradies internas na colnia. A populao era formada por brancos, ndios, mestios e negros. A maioria

era a populao indgena e mestia (maior caso era o de branco+ndio). A populao negra se concentrava nas Antilhas e Amrica Central.

A populao branca era a elite da colnia, sendo divididas em Chapetones (brancos nascidos na Espanha) e Criollos (filhos de espanhis brancos nascidos na colnia). Os Chapetones monopolizavam o poder poltico, dominando os altos cargos administrativos, no clero e nas patentes militares. Os Criollos, impedidos de ocupar os altos cargos, eram a elite econmica e intelectual da colnia. Esta contradio entre a estrutura poltica dominada pelos Chapetones (defensores do monoplio metropolitano) e a estrutura econmica dominada pelos Criollos (partidrios do liberalismo), tambm foi fator importante no processo de independncia.

O desequilbrio poltico europeu


As invases napolenicas desequilibraram as foras europias, afetando tambm as metrpoles Ibricas. O exrcito napolenico desestruturou a mquina administrativa e repressiva espanhola.

A Independncia do Haiti (1793) Foi o segundo pas na Amrica ficar independente se tornando outro exemplo, apesar da elite branca no a ver com bons olhos. Isto se deve pelo fato de ter sido uma insurreio da populao escrava, pois destruram a elite branca para tornar o Haiti livre.

Revoltas antecessoras das de independncia


Objetivos Estas revoltas foram separatistas com exceo da revolta liderada pelo ndio Tupac Amaru no Peru, que no teve um carter explicitamente separatista, apesar de alguns historiadores julg-la como tal.

Revolta de Francisco Miranda na Venezuela (1749)


O criollo Francisco Miranda liderou vrios levantes na Venezuela chegando a proclamar a independncia, porm sua revolta exclua a participao popular. Sua rebelio foi logo sufocada.

Revolta de Tupac Amaru no Peru (1780)


Este lder indgena, descendente do ltimo imperador Inca, reivindicava o ttulo de Inca e uma liderana junto a seu povo. Cansado de ver a explorao de seu povo, lutava por melhores condies de vida e para que as leis coloniais fossem, pelo menos, cumprida. No havia um carter de independncia em seus discursos e cartas. Foi a maior rebelio colonial at ento.

Revolta dos padres Hidalgo e Morelos no Mxico (1811 e 1813)


A tentativa de independncia liderada pelo padre Hidalgo no Mxico teve a participao popular, e queria uma condio melhor para a populao. Sua rebelio no era bem vista pela elite e foi sufocada e seu lder morto.

Fatores para o fracasso destas primeiras tentativas


A no participao popular em alguns movimentos. Divergncias polticas entre a elite liberal x elite conservadora. As lutas foram locais facilitando a represso espanhola, o que seria difcil se o movimento fosse em todo o continente.

O processo de independncia

As juntas governamentais
Quando Napoleo invadiu a Espanha e destronou Fernando VII, se formaram juntas governamentais nos diversos vice-reinos da colnia

espanhola, que jurou fidelidade ao rei deposto. Na Espanha tambm surgiram juntas para fazer resistncia. As juntas governamentais da colnia se aproveitaram do vcuo deixado pela Espanha e aboliram algumas barreiras do colonialismo espanhol. Comeou a haver, de certo modo, um governo local mais independente na colnia.

Fim das guerras napolenicas


Com o fim das guerras napolenicas e a volta do equilbrio europeu, a metrpole espanhola quis colocar as coisas no lugar, mas encontrou uma forte oposio da elite Criolla.

Novos apoios para as lutas de independncia


A Inglaterra apoiou interessada nos mercados da Amrica Espanhola, motivo de sua sada da Santa Aliana. Os EUA, partir da doutrina Monroe (A Amrica para os americanos), ameaou atacar qualquer interveno estrangeira. Elite Criolla resolveu trazer a participao popular nesta nova tentativa de independncia.

Jos de San Martin


Lder militar com um exrcito de guerrilheiros chamados

montoneiros partiu do Sul, lutando contra as tropas espanholas.

Simn Bolvar
Outro lder que partindo do Norte foi libertando os antigos Vice-reinos e capitanias, tambm lutando contra os espanhis.

Encontro de Bolvar e San Martin


San Martin e Simn Bolvar se encontraram no Peru em 1821, porm, devido a divergncias entre os dois chefes, San Martin deixou a luta e a liderana passou para Bolvar.

Vice-Reino de Nova Espanha


Deste vice-reino surgiu o Mxico. O General espanhol Itrbide mudou de lado e conseguiu livrar o Mxico das foras espanholas em 1822. Declarou-se imperador com nome de Agostinho I. Em 1823 foi obrigado a abdicar e foi fuzilado. O Mxico tornava-se uma repblica federativa.

Capitania Geral da Guatemala


Esta Capitania tomava grande parte da Amrica Central e segui o mesmo exemplo de independncia do Mxico.

Vice-Reino de Nova Granada


Deste vice-reino surgiram trs pases: Venezuela, Colmbia e Equador. Venezuela: Foi totalmente liberta em 1813 por Simn Bolvar. Colmbia: Em 1819 Bolvar venceu os espanhis na Colmbia, que foi unida Venezuela, mas se separou em 1829. Equador: Bolvar e Sucre libertaram o Equador em 1822.

Vice-Reino do Peru
Deste vice-reino surgiram trs pases: Chile, Peru e Bolvia. Chile: Liderado por OHigins e apoiado por San Martin, iniciou a luta em 1808 e libertou o Chile em 1817, sendo presidente deste pas. Peru: Liberto em 1821 por San Martin que contou com apoio das tropas mercenrias de Lord Cochrane, que venceu os espanhis no mar. Bolvia: O ndio Sucre, chefe militar considerado lugar-tenente do chefe Bolvar, seguiu para a Bolvia e libertou esta a regio do domnio espanhol, a separando do Peru.

Vice-Reino do Prata
Deste vice-reino surgiram trs pases: Argentina, Paraguai e Uruguai. Argentina: San Martin lutou contra os espanhis na Argentina, onde o vice-rei foi deposto em 1810 formando-se uma junta provisria. As lutas internas continuaram at 1816, no Congresso de Tucum, se proclamou as Provncias Unidas do Rio da Prata. Paraguai: Libertou-se sem guerras em 1811 por movimento liderado por Yegros e Jos Francia. Uruguai: Invadido pelo Brasil em 1816 pelo governo de D. Joo VI, s se tornou independente em 1828.

Conferncia do Panam
Simn Bolvar convocou os lderes dos pases recm-independentes para formar uma confederao pan-americana, porm esta no foi bem sucedida, terminando o sonho de Bolvar em criar a grande nao Americana. Bolvar antevia que a independncia poltica no traria independncia econmica para a Amrica Latina.

Conseqncias do processo de independncia

Fragmentao da Amrica Espanhola


Alguns motivos foram capitais para no permitirem a construo de uma nao nica na antiga Amrica Espanhola. Os interesses das oligarquias locais, conhecidos como caudilhos, no aceitaram abri mo do poder local conquistado. No interessava a Inglaterra e aos Estados Unidos um Estado Forte e centralizado, o que tambm dificultaria as transaes comerciais. No havia uma integrao nem poltica e nem econmica das regies, que j eram divididas desde a poca colonial,

A permanncia da antiga estrutura scio-econmica


A independncia poltica no acompanhou uma revoluo social ou econmica, sobrevivendo as velhas estruturas sociais da colnia, e mantendo o estado de fornecedora de matria-prima para o mercado externo como poltica econmica.

Concluso

independncia

da

Amrica

espanhola

apresentou

algumas

semelhanas com a independncia do Brasil. Por exemplo, o desejo das colnias de se livrarem dos impostos e dos limites compostos pelo monoplio colonial e o interesse da Inglaterra em comerciar diretamente com a Amrica. Depois que Napoleo invadiu a Espanha, as colnias na Amrica ganharam muita autonomia. A luta pela independncia exigiu muitas vitrias em batalhas contra os exrcitos espanhis. A liderana da luta esteve com a elite criolla (brancos, latifundirios nascidos na Amrica). Ao contrrio do Brasil, a Amrica se dividiu em inmeros pases de regimes republicanos. Essa fragmentao foi reforada pela rivalidade entre os lderes polticos. Desde que a Amrica foi colonizada, no sculo XVI, as prticas adotadas pelas metrpoles europias eram prejudiciais s colnias. Estas prticas, associadas aos princpios do Iluminismo e aos ideais da Revoluo Francesa, motivou a busca por independncia poltica das colnias. A oportunidade para conquista da independncia surgiu quando o general francs Napoleo Bonaparte, no incio do sculo XIX, passou a controlar os territrios da Espanha e Portugal. Os movimentos de independncia das colnias espanholas foram liderados por descendentes de espanhis nascidos na Amrica, chamados de criollos. Os criollos A sociedade colonial latino-americana era formada por diversas classes que estavam insatisfeitas com a situao em que viviam. Porm, apesar das rebelies de ndios, negros e mestios, a independncia s aconteceu a partir do engajamento dos criollos no movimento. Os criollos estavam insatisfeitos com o impedimento de exercer cargos polticos, apesar de constiturem elite econmica e cultural. Alm disso, muitos criollos haviam estudado na Europa, onde assimilaram as ideias revolucionrias iluministas e pretendiam aplic- las nos movimentos de libertao das colnias. Com a independncia das colnias espanholas, os criollos poderiam assumir o governo dos novos pases e aumentar os seus lucros vendendo

diretamente as mercadorias produzidas.

As colnias espanholas que haviam

na Amrica foram organizadas em quatro vice-reinos e quatro capitanias gerais. Faziam parte dos vice-reinos a Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Rio da Prata. As capitanias gerais, por sua vez, eram formadas por Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile. A maioria se tornou independente nas primeiras dcadas do sculo XIX. As independncias que ocorreram no Mxico, na Amrica Central e na Amrica do Sul tiveram caractersticas diferentes. Mxico O vice-reino da Nova Espanha tornou-se independente com o nome de Mxico Em 1810, dois padres lideraram o movimento de independncia: Miguel Hidalgo e Jos Maria Morelos. O primeiro foi fuzilado por espanhis. O padre Morelos defendia ideias liberais, como a abolio da escravido, diminuio de impostos e aceitao de colonos em cargos civis e militares. Estes ideias desagradavam a elite criolla, que passou a liderar o movimento. Em 1821, a independncia do Mxico foi proclamada pelo general criollo Agustn Iturbide. Amrica Central, As colnias centro-americanas

seguiram o exemplo do Mxico e se tornaram independentes da Espanha. Em 1823, estas colnias formaram a Confederao das Provncias Unidas da Amrica Central. Em 1838, a Confederao se desmembrou em cinco repblicas: Nicargua, Guatemala, Honduras, El Salvador e Costa Rica. A Repblica Dominicana se tornou independente em 1844. Cuba obteve a sua emancipao s no final do sculo XIX. No Haiti, uma revolta de escravos tornou este pas o primeiro a conquistar a independncia, em 1804. Alm disso, tornou-se a primeira repblica negra da histria. Na Amrica do Sul, a independncia aconteceu atravs de dois movimentos liderados por San Martn e Simn Bolvar. San Martn nasceu na Argentina, em 1778. Participou nos movimentos de independncia do Chile, Peru e Argentina. Obteve ajuda do comandante ingls Lorde Cochrane, que tambm lutou na Confederao do Equador, no Brasil.

Vale lembrar que a participao da Inglaterra tinha uma forte motivao econmica, pois a Amrica Latina representava um grande mercado para os produtos ingleses. Simn Bolvar nasceu na Venezuela, em 1783. Apoiou a participao popular nos movimentos e defendeu a abolio da escravido. Chegou a ser presidente da Gr-Colmbia, formada inicialmente por Colmbia e Venezuela. Sugeriu a criao da Ptria Grande, uma nao nica formada por pases como Colmbia, Venezuela e Equador. Porm, a falta de articulao econmica e poltica entre as colnias espanholas impediu a criao desta grande nao.

Fonte: consultas em: 10 de junho de 2012-07-10

http://educacao.uol.com.br/historia/independencia-america-espanhola.jhtm

http://www.ohistoriador.com.br/site/historia-moderna/independencia-daamerica-espanhola/

http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=32

http://educacao.uol.com.br/historia/independencia-america-espanhola.jhtm

http://pt.shvoong.com/social-sciences/1750904-independ%C3%AAncia-daam%C3%A9rica-espanhola/

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-processo-de-crise-eindependencia-da-america-espanhola-e-da-amercia-portuguesa-1094075.html

http://clioaulas.blogspot.com.br/2010/01/processo-de-independencia-daamerica.html http://www.grupoescolar.com/pesquisa/independencia-da-americaespanhola.html

Das könnte Ihnen auch gefallen