Sie sind auf Seite 1von 4

AS PLANTAS PRAGUICIDAS:

ALTERNATIVA PARA O CONTROLE DE PRAGAS DA AGRICULTURA

Maria Lcia Saito

JAGUARINA,

ABRIL

2004.

Das milhares de espcies vegetais que existem, muitas produzem substncias que atuam como atraentes ou repelentes de outros organismos. So substncias que tm atividades biolgicas e que foram desenvolvidas pelas plantas ao longo de sua existncia, tendo sido til para garantir a sua sobrevivncia. As substncias so conhecidas tambm como metablitos secundrios das plantas, e, por terem atividade, aps estudos especficos, vm sendo utilizadas como medicinais, inseticidas, repelentes, antimicrobianas, entre outros. Nas plantas, algumas dessas substncias atraem insetos e pssaros, que atuam como polinizadores ou disseminadores das sementes. Outras substncias podem repelir ou intoxicar insetos e/ou outros herbvoros, protegendo as plantas contra seus agressores. So essas substncias que cada vez mais vm sendo alvo de estudos para o desenvolvimento de praguicidas ecologicamente menos problemticos. J existem algumas plantas cujos princpios ativos foram exaustivamente estudados e experimentados, e podemos citar como exemplos clssicos, o piretro, o timb, o nim, o fumo, citronela, alho, pimenta, entre outros.
ALGUNS EXEMPLOS CLSSICOS

O estudo dos princpios ativos extrados das flores do piretro (Chrysanthemum cinerariaefolium), as piretrinas, tem dado origem a muitas substncias anlogas, mais eficientes como inseticidas, que vm sendo sintetizadas e comercializadas h mais de uma dcada. A molcula original foi modificada para possibilitar a aplicao no campo, e melhorar seu desempenho como inseticida. Essas substncias resultantes dessas modificaes moleculares so conhecidas como piretrides, e recebem nomes comerciais diversos, como por exemplo bioaletrina, biorresmetrina, transpermetrina, deltametrina, cipermetrina, ciflutrina, flumetrina, fenpropatrin, cialotrina, bifentrina, teflutrina, cialotrina, bifentrina, entre outros. O uso do fumo (Nicotiana tabacum) bastante conhecido, e vem sendo utilizado como inseticida caseiro, pela ao txica da nicotina nos insetos. A nicotina extrada principalmente das folhas. Na prtica, costuma-se utilizar o fumo em corda, que triturado e extrado com soluo hidroalcolica ou aquosa para borrifar as plantas atacadas por insetos. So conhecidas como timb, espcies de plantas que contm substncias que os indgenas utilizavam para intoxicar peixes. Com esse nome popular, so conhecidas algumas espcies do gnero Derris, Lonchocarpus e Tephrosia. Principalmente da raiz dessas plantas, extrada a rotenona, o princpio ativo ao qual foi atribudo atividade piscicida e 2

tambm inseticida. A sntese dessa substncia j mais elaborada, no sendo vivel comercialmente, e, neste caso, as razes das plantas foi bastante comercializada como inseticidas. Mais recentemente, vem sendo propagada a utilizao da planta conhecida como nim (Azadirachta indica, da famlia das Meliceas), que de origem asitica, e o seu cultivo vem sendo disseminada por outros continentes. No Brasil j existem plantaes dessa rvore em algumas regies, como nordeste, centro-oeste e sul do pas. Como seu princpio ativo uma molcula complexa, de difcil sntese, aplica-se os extratos das folhas ou frutos, como inseticida. O fruto a parte mais rica em princpios ativos, mas sua produo limitada. J existem produtos comerciais base do nim, para aplicao em controle de insetos. SUBSTNCIAS VOLTEIS Uma classe de substncias que tem merecido muita ateno, so a das substncias que fazem parte do leo essencial de algumas plantas. Os leos essenciais ou leos volteis esto presentes nas plantas aromticas e podem apresentar atividade atraente, repelente, e at txica a insetos e microorganismos. Exemplo do uso desses leos j so observados no nosso dia-a-dia, como o caso do leo da citronela, como repelente de insetos. Esse leo tem como componente principal, a substncia citronellal, presente em algumas espcies de plantas. As mais ricas nessa substncia, o capim citronela (Cymbopogon nardus e C. winterianus) e uma espcie de eucalipto, o Eucaliptus citriodora, mas pode ser encontrada em menor concentrao, tambm em outras espcies, de outras famlias de plantas. Outras substncias que tm sido empregadas para controle de insetos e microorganismos e que fazem parte da composio de leos essenciais de plantas, so por exemplo, os - e -pinenos presentes nos leos extrados da resina de pinheiro (Pinus sp), o nerol extrado do leo essencial do capim limo (Cymbopogon citratus), o limoneno do leo da casca do fruto de diversas espcies de Citrus (laranja, limo), e algumas substncias obtidas de plantas utilizadas como condimento alimentar, como o eugenol do cravo da ndia (Eugenia caryophyllata), o mentol da hortel (Mentha piperita), a piperina da pimenta-do-reino (Piper nigrum) e as substncias sulfuradas obtidas do extrato do alho (Allium sativum). Algumas plantas consideradas invasoras, como a erva-de-santamaria (Chenopodium ambrosioides), o mentrasto (Ageratum conyzoides) tambm produzem substncias aromticas que tem apresentado alguma bioatividade. Ao lado desses exemplos, milhares de plantas vm sendo experimentadas para avaliao de atividades pesticidas, pois grande a procura por novas molculas, e, principalmente por aquelas molculas que causem menores impactos toxicolgicos ou ambientais.

importante alertar, no entanto, que por menor que seja a toxicidade dessas substncias, testes toxicolgicos so sempre necessrios, pois se tratam de substncias com atividade biolgica, e, o uso de doses inadequadas ou a forma de aplicao podem causar problemas. Alm dos testes toxicolgicos para mamferos, testes de fitotoxicidade tambm so necessrios, para no comprometer as plantas de cultivo. Existem substncias em alguns leos essenciais que so fitotxicas, podendo danificar ou at matar algumas plantas. Essa caracterstica utilizada algumas vezes, para desenvolver herbicidas, tendo como modelo, essas substncias. Um exemplo de herbicida com o esqueleto qumico semelhante a substncia extrada de leo essencial de plantas, a cinmetilina, cuja molcula semelhante ao do eucaliptol, extrado de folhas de eucalipto. Produtos destinados ao controle de pragas base de leos essenciais j esto sendo comercializados, principalmente no exterior, e muitos deles se tratam de uma mistura de diversos leos. A pesquisa ainda vem trabalhando numa melhor formulao para essas substncias, principalmente para contornar o problema da volatilidade e da conseqente perda da ao em pouco tempo. A utilidade das plantas, para o controle de pragas, no se limita apenas na utilizao das substncias delas obtidas ou de seus extratos. Essas substncias ativas podem quase sempre ser utilizadas como modelos para sntese de novos princpios ativos. Os conhecimentos adquiridos com os mecanismos de defesa das plantas tm auxiliado no desenvolvimento de mtodos de controle de pragas menos agressivos ao ambiente. Muitos desses princpios ativos tm ao especfica para alguns grupos de organismos, sem afetar outros, e essa caracterstica importante para controlar apenas os organismos nocivos.

Das könnte Ihnen auch gefallen