Sie sind auf Seite 1von 28

Apostila de Higiene do Trabalho

Prof. Brbara Padovani Biomdica e Especialista em Gesto Ambiental

INTRODUO Higiene do trabalho, que a cincia que se dedica preveno e ao controle das causas das doenas profissionais e do trabalho. um conjunto de normas e procedimentos que visa proteo da integridade fsica e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de sade inerentes s tarefas do cargo e ao ambiente fsico onde so executadas. Relaciona-se com o diagnstico e preveno das doenas ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variveis: o homem e seu ambiente de trabalho. Ambiente Fsico do Trabalho: Iluminao, Ventilao, Temperatura e rudos.

Ambiente Psicolgico de Trabalho: Relacionamento humano agradvel; Tipo de atividade agradvel e motivadora; Estilo de gerncia democrtico e participativo; Eliminao de possveis estresses.

Sade Ocupacional (assistncia mdica preventiva) Lei 24/94 institui o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional, que exige: Exame mdico pr-admissional; Exame mdico peridico; Exame mdico de retorno por afastamento > 30 dias; Exame de mudana de funo;

Exame de desligamento definitivo. Execuo de programas e palestras que visem proteo da sade dos empregados . Conjunto de reaes do organismo a situaes de ordem fsica, psquica, infecciosa, e outras, capazes de perturbar a homeostase. Estresse a consequncia ou a resposta a uma situao de demandas fsicas ou psicolgicas estressoras, sobre a pessoa. Para reduzi-lo: - Planejamento; - Gerencie o tempo; - Reduo dos conflitos pessoais; - Exerccios fsicos; - Dieta; - Meditao e relaxamento; - Psicoterapia; - Psicanlise; - Cuidados com a sade. Segurana do trabalho o conjunto de medidas tcnicas, educacionais, mdicas e psicolgicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condies inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantao de prticas preventivas. reas de atuao: Preveno de acidentes; Preveno de incndios; Preveno de roubos

ACIDENTES Um acidente no simples obra do acaso e pode trazer consequncias indesejveis. Acidentes podem ser previstos. E, se podem ser previstos, podem ser evitados! Todo acidente tem uma causa definida, por mais imprevisvel que parea ser. Os acidentes, em geral, so o resultado de uma combinao de fatores, entre eles, falhas humanas e falhas materiais. Vale lembrar que os acidentes no escolhem hora nem lugar. Podem acontecer em casa, no lazer, no ambiente de trabalho e nas inmeras locomoes que fazemos de um lado para o outro, para cumprir nossas obrigaes dirias. Quanto aos acidentes do trabalho, o que se pode dizer que grande parte deles ocorre porque os trabalhadores encontramse despreparados para enfrentar certos riscos. Acidente do trabalho: conceito legal Numa sociedade democrtica, as leis existem para delimitar os direitos e os deveres dos cidados. Na nossa legislao, acidente do trabalho definido pelo Decreto n 611/92 de 21 de julho de 1992, que diz: Art. 139 - Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, ou ainda, pelo exerccio do trabalho dos segurados especiais, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, a perda ou reduo da capacidade para o trabalho, permanente ou temporria. Qualquer acidente que ocorrer com um trabalhador, estando ele a servio de uma empresa, considerado acidente do trabalho. Segurados especiais: so trabalhadores rurais, isto , que prestam servios em mbito rural, individualmente ou em regime de economia familiar, mas no tm vnculo de emprego. Leso corporal: qualquer dano produzido no corpo humano, seja ele leve, como, por exemplo, um corte no dedo, ou grave, como a perda de um membro.

Perturbao funcional: o prejuzo do funcionamento de qualquer rgo ou sentido. Por exemplo, a perda da viso, provocada por uma pancada na cabea, caracteriza uma perturbao funcional. De acordo com o mesmo Decreto n 611/92, doenas profissionais so aquelas adquiridas em decorrncia do exerccio do trabalho em si. Doenas do trabalho so aquelas decorrentes das condies especiais em que o trabalho realizado. Ambas so consideradas como acidentes do trabalho, quando delas decorrer a incapacidade para o trabalho. Voc j deve ter passado pela experincia de pegar uma forte gripe, de colegas de trabalho, por contgio. Essa doena, embora possa ter sido adquirida no ambiente de trabalho, no considerada doena profissional nem do trabalho, porque no ocasionada pelos meios de produo. Mas, se o trabalhador contrair uma doena por contaminao acidental, no exerccio de sua atividade, temos a um caso equiparado a um acidente do trabalho. Por exemplo, se um enfermeiro sofre um corte no brao ao quebrar um frasco contendo sangue de um paciente aidtico e, em conseqncia, contaminado pelo vrus HIV, isso um acidente do trabalho. Por outro lado, se um trabalhador perder a audio por ficar longo tempo sem proteo auditiva adequada, submetido ao excesso de rudo, gerado pelo trabalho executado junto a uma grande prensa, isso caracteriza doena do trabalho. Ou ainda, se um trabalhador adquire tenossinovite (inflamao dos tendes e das articulaes) por exercer atividades repetitivas, que solicitam sempre o mesmo grupo de msculos, esse caso considerado doena profissional. A lista das doenas profissionais e do trabalho bastante extensa e pode sofrer novas incluses ou excluses, medida que forem mudando as relaes entre o homem e o trabalho. O acidente tpico do trabalho ocorre no local e durante o horrio de trabalho. considerado como um acontecimento sbito, violento e ocasional. Mesmo no sendo a nica causa, provoca, no trabalhador, uma incapacidade para a prestao de servio e, em casos extremos, a morte.

Pode ser conseqncia de um ato de agresso, de um ato de imprudncia ou impercia, de uma ofensa fsica intencional, ou de causas fortuitas como, por exemplo, incndio, desabamento ou inundao. Mas a legislao tambm enquadra como acidente do trabalho os que ocorrem nas situaes apresentadas a seguir: Acidente de trajeto (ou percurso) - Considera-se acidente de trajeto o que ocorre no percurso da residncia para o trabalho ou do trabalho para a residncia. Nesses casos, o trabalhador est protegido pela legislao que dispe sobre acidentes do trabalho. Tambm considerada como acidente do trabalho, qualquer ocorrncia que envolva o trabalhador no trajeto para casa, ou na volta para o trabalho, no horrio do almoo. Entretanto, se por interesse prprio, o trabalhador alterar ou interromper seu percurso normal, uma ocorrncia, nessas condies, deixa de caracterizar-se como acidente do trabalho. Percurso normal o caminho habitualmente seguido pelo trabalhador, locomovendo-se a p ou usando meio de transporte fornecido pela empresa, conduo prpria ou transporte coletivo urbano. Acidente fora do local e horrio de trabalho :Considera-se, tambm, um acidente do trabalho, quando o trabalhador sofre algum acidente fora do local e horrio de trabalho, no cumprimento de ordens ou na realizao de servio da empresa. Se o trabalhador sofrer qualquer acidente, estando em viagem a servio da empresa, no importa o meio de conduo utilizado, ainda que seja de propriedade particular, estar amparado pela legislao que trata de acidentes do trabalho. Todo acidente do trabalho, por mais leve que seja, deve ser comunicado empresa, que dever providenciar a CAT (Comunicao de Acidente do Trabalho), no prazo mximo de 24 horas. Caso contrrio, o trabalhador perder seus direitos e a empresa dever pagar multa. Caso a empresa no notifique a Previdncia Social sobre o acidente do trabalho, o prprio acidentado, seus dependentes, o mdico ou a autoridade que lhe prestou assistncia ou o sindicato da sua categoria podem encaminhar essa comunicao.

Classificao dos acidentes: Incidente = Evento imprevisto e indesejdo que poderia ter resultado em dano pessoa, ao patrimnio (prprio ou de terceiros) ou impacto ao meio ambiente. Desvio = Qualquer ao ou condio, que tem potencial para conduzir, direta ou indiretamente, a danos a pessoas, ao patrimnio (prprio ou de terceiros), ou impacto ao meio ambiente, que se encontra desconforme com as normas de trabalho, procedimentos, requisitos legais ou normativos, requisitos do sistema de gesto ou boas prticas. Perigo = Potencial de qualquer estado da matria, evento ou circunstncia que possa causar danos s pessoas e/ou propriedades e/ou meio ambiente. Risco = Medida de perdas econmicas, danos ambientais ou leses humanas em termos da probabilidade de ocorrncia de um acidente (freqncia) e magnitude das perdas, dano ao ambiente e/ou de leses (conseqncias). Segurana = A ISENO DE RISCOS CONSIDERADOS INADMISSVEIS.

Conseqncias dos acidentes: Muitas vezes, pior que o acidente em si, so as suas conseqncias. Todos sofrem: a vtima, que fica incapacitada de forma total ou parcial, temporria ou permanente para o trabalho; a famlia, que tem seu padro de vida afetado pela falta dos ganhos normais, correndo o risco de cair na marginalidade; as empresas, com a perda de mo-de-obra, de material, de equipamentos, tempo etc., e, conseqentemente, elevao dos custos operacionais; a sociedade, com o nmero crescente de invlidos e dependentes da Previdncia Social.

Sofre, enfim, o prprio pas, com todo o conjunto de efeitos negativos dos acidentes do trabalho. Um acidente do trabalho pode levar o trabalhador a se ausentar da empresa apenas por algumas horas, o que chamado de acidente sem afastamento. o que ocorre, por exemplo, quando o acidente resulta num pequeno corte no dedo, e o trabalhador retorna ao trabalho em seguida. Outras vezes, um acidente pode deixar o trabalhador impedido de realizar suas atividades por dias seguidos, ou meses, ou de forma definitiva. Se o trabalhador acidentado no retornar ao trabalho imediatamente ou at na jornada seguinte, temos o chamado acidente com afastamento, que pode resultar na incapacidade temporria, ou na incapacidade parcial e permanente, ou, ainda, na incapacidade total e permanente para o trabalho. A incapacidade temporria a perda da capacidade para o trabalho por um perodo limitado de tempo, aps o qual o trabalhador retorna s suas atividades normais. A incapacidade parcial e permanente a diminuio, por toda vida, da capacidade fsica total para o trabalho. o que acontece, por exemplo, quando ocorre a perda de um dedo ou de uma vista. A incapacidade total e permanente a invalidez incurvel para o trabalho. Nesse caso, o trabalhador no tem mais condies para trabalhar. o que acontece, por exemplo, se um trabalhador perde as duas vistas em um acidente do trabalho. Nos casos extremos, o acidente resulta na morte do trabalhador.

AMBIENTE O conjunto de elementos que temos nossa volta, tais como as edificaes, os equipamentos, os mveis, as condies de temperatura, de presso, a umidade do ar, a iluminao, a ordem, a limpeza e as prprias pessoas, constituem o nosso ambiente. Nos locais de trabalho, a combinao de alguns desses elementos gera produtos e servios. A todo esse conjunto de elementos e aes denominamos condies ambientais. As radiao, em dosagens elevadas, prejudicial ao organismo humano, pois provoca alteraes no sistema de reproduo das clulas, ocasionando doenas e, em alguns casos, a morte. Essa uma das razes pelas quais consideramos certos riscos ambientais como inimigos invisveis: alguns deles no so captados pelos rgos dos sentidos (audio, viso, olfato, paladar e tato), fazendo com que o trabalhador no se sinta ameaado. Inconsciente do perigo, a tendncia ele no dar importncia preveno. Relatrios mdicos falam de pessoas que adquiriram doena pulmonar depois de trabalhar anos a fio, sem nenhuma proteo, com algum tipo de produto qumico. Esse tipo de doena avana vagarosamente, tornando difcil seu diagnstico no incio. Quando a pessoa se d conta, a doena j est em fase adiantada e a cura fica difcil, ou o dano irreversvel. Essa outra razo que torna os riscos ambientais traioeiros. Em resumo, o desconhecimento de como os fatores ambientais geram riscos sade um dos mais srios problemas enfrentados pelo trabalhador. H vrios fatores de risco que afetam o trabalhador no desenvolvimento de suas tarefas dirias. Alguns atingem grupos especficos de profissionais. o caso, por exemplo, dos mergulhadores, que trabalham submetidos a altas presses e a baixas temperaturas. Por isso, so obrigados a usar roupas especiais, para conservar a temperatura do corpo, e passam por cabines de compresso e descompresso, cada vez que mergulham ou sobem superfcie. Outros fatores de risco no escolhem profisso: agridem trabalhadores de diferentes reas e nveis ocupacionais, de maneira sutil, praticamente

imperceptvel. Esses ltimos so os mais perigosos, porque so os mais ignorados. Riscos Fsicos: Quando as condies fsicas do ambiente, como, por exemplo, o nvel de rudo e a temperatura, so agradveis, produzimos mais com menor esforo. Mas, quando essas condies fogem muito dos limites de tolerncia, vem o cansao, a queda de produo, a falta de motivao para o trabalho, as doenas profissionais e os acidentes do trabalho. Tipos de riscos ambientais que afetam os trabalhadores de um modo geral: os agentes fsicos, qumicos e biolgicos, sobre os quais fala a Norma Regulamentadora - NR 9, do Ministrio do Trabalho, e as conseqncias para o organismo humano quando h uma exposio exagerada a um ou mais desses elementos. Riscos ergonmicos e quais os principais fatores de riscos ocupacionais, previstos no Anexo IV da Norma Regulamentadora - NR 5. Rudos Quando voc se encontra em um ambiente de trabalho e no consegue ouvir perfeitamente a fala das pessoas, isso uma indicao de que o local barulhento ou ruidoso. Os especialistas no assunto definem o rudo como todo som que causa sensao desagradvel ao homem. Mede-se o rudo utilizando um instrumento denominado medidor de press o sonora, conhecido por decibelmetro. A unidade usada como medida o decibel ou abreviadamente dB. Para 8 horas dirias de trabalho, o limite mximo de rudo estabelecido pela norma regulamentadora do Ministrio do Trabalho de 85 decibis. O rudo emitido por uma britadeira equivalente a 100 decibis. Pela mesma norma, o limite mximo de exposio contnua do trabalhador a esse rudo, sem protetor auditivo, de 1 hora.

Temperatura Frio ou calor em excesso, ou a brusca mudana de um ambiente quente para um ambiente frio ou vice-versa, tambm so prejudiciais sade. Nos ambientes onde h a necessidade do uso de fornos, maaricos etc., ou pelo tipo de material utilizado e caractersticas das construes (insuficincia de janelas, portas ou outras aberturas necessrias a uma boa ventilao), toda essa combinao pode gerar alta temperatura prejudicial sade do trabalhador. A sensao de calor que sentimos proveniente da temperatura resultante existente no local e do esforo fsico que fazemos para executar um trabalho. A temperatura resultante funo dos seguintes fatores: umidade relativa do ar, velocidade e temperatura do ar e calor radiante, isto , produzido por fontes de calor do ambiente, como fornos e maaricos. J nos ambientes destinados a armazenagem de peixes, sorvetes e matadouros, chamados de cmaras frigorficas, a temperatura pode chegar a alguns graus abaixo de zero (graus negativos). Radiao As radiaes so uma forma de energia que se transmite da fonte ao receptor atravs do espao, em ondas eletromagnticas. As radiaes se movimentam no espao em forma de ondas. Existem diferentes tipos de radiaes que se propagam no espao em diferentes comprimentos de onda. As radiaes so tanto mais perigosas quanto menor for o comprimento de onda. Veja, a seguir, quais os tipos de radiao que mais atingem o trabalhador: Raios infravermelhos : Trabalhos com solda eltrica, com solda oxiacetilnica, trabalhos com metais e vidros incandescentes, isto , que ficam da cor laranja e emitem luz quando superaquecidos, e tambm nos fornos, fornalhas e processos de secagem de tinta e material mido so atividades que produzem raios infravermelhos. Em trabalhos a cu aberto, o trabalhador fica exposto ao Sol, que uma fonte natural emissora de raios infravermelhos. Em doses bem controladas, os raios infravermelhos so usados para fins medicinais. Mas, quando a intensidade dessa radiao ultrapassa os limites de

tolerncia, atingindo o trabalhador sem nenhuma proteo adequada, os raios infravermelhos podem causar srios danos sade. Raios ultravioleta : Atividades com solda eltrica, processos de fotoreproduo, esterilizao do ar e da gua, produo de luz fluorescente, trabalhos com arco-voltaico, dispositivos usados pelos dentistas, processos de aluminotermia (atividade qumica com o emprego de alumnio em p), lmpadas especiais e o Sol emitem raios ultravioleta. Em pequenas doses (mais ou menos 15 minutos dirios de exposio ao Sol), o ultravioleta necessrio ao homem porque o responsvel pela produo da vitamina D no organismo humano. Mas, em quantidades excessivas, pode causar graves prejuzos sade. Tanto os raios infravermelhos como os ultravioleta normalmente no so medidos nos ambientes de trabalho, mas quando ocorrem atividades que emitam esses raios, medidas de proteo devem ser tomadas para garantir a sade dos trabalhadores. Microondas: As microondas so encontradas em formas domsticas ou industriais: fornos de microondas, aparelhos de radar em aeroportos, aparelhos de radiocomunicao, equipamentos de diatermia para obter calor e processos de aquecimento em produo de plsticos e cermica. A medio ou avaliao das microondas pode ser por sistema eltrico ou trmico, mas no costumeira e no existem limites nacionais de tolerncia definidos. Laser: Esta sigla, em ingls, vem de .Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation., que em Portugus pode ser traduzido por: amplificao da luz por emisso estimulada de radiao. O laser um feixe de luz direcional convergente, isto , que se concentra em um s ponto. muito utilizado em indstrias metalrgicas para cortar metais, para soldar e tambm em equipamentos para medies a grandes distncias. Tem tambm aplicaes em medicina, para modernos processos cirrgicos. Os perigos que podem representar os raios laser tm sido motivo de estudos e experincias, at agora no conclusivos. Da as recomendaes se limitarem mais aos aspectos preventivos. O seu maior efeito no homem sobre os olhos, podendo causar grandes estragos na retina, que a membrana sensvel do olho, em alguns casos irreversveis, podendo provocar cegueira.

Todas essas radiaes estudadas: o infravermelho, o ultravioleta, a microonda e o laser so classificadas como radiaes no ionizantes. Porm, as mais perigosas so as ionizantes, cuja energia to grande que, atingindo o corpo humano, produzem alteraes das clulas, provocando o cncer. Radiaes ionizantes Do ponto de vista do estudo das condies ambientais, as radiaes ionizantes de maior interesse de uso industrial so os raios X, gama e beta, e de uso no industrial so os raios alfa e nutrons, cada uma com uma faixa de comprimento de onda l. Essas radiaes podem ser encontradas de forma natural nos elementos radioativos, tais como Urnio 238, Potssio 40 etc., alm das radiaes csmicas vindas do espao celeste. Artificialmente, so originadas pela tecnologia moderna, como o raio X, usado em metalurgia para detectar falhas em estruturas metlicas e verificar se h soldas defeituosas. Outros tipos de radiaes so usados para determinar espessuras de lminas metlicas, de vidro ou plsticos, bem como para indicar nveis de lquidos em reservatrios. Os raios gama servem para analisar soldagem em tubos metlicos, cujo processo chama-se gamagrafia. As radiaes so ainda usadas em tintas luminosas, nas usinas de produo de energia eltrica (como a usina atmica de Angra dos Reis) e nos processos de verificao de desgaste de cera para piso, desgaste de ferramentas de tornos e de anis de motores de automveis. So tambm usadas em laboratrios de pesquisa e na medicina, no combate ao cncer e em muitas outras aplicaes. A absoro de radiao no organismo humano indiretamente avaliada pela unidade chamada REM, em ingls: .Relative Efect Man. que em portugus quer dizer: efeito relativo no homem. A deteco das radiaes ionizantes feita por vrios tipos de aparelhos, como detectores pessoais e de cintilao, dosmetros etc. Os limites mximos de exposio so indicados pela Comisso Nacional de Energia Nuclear e por norma do Ministrio do Trabalho.

Agentes qumicos Certas substncias qumicas, utilizadas nos processos de produo industrial, so lanadas no ambiente de trabalho, intencional ou acidentalmente. Essas substncias podem apresentar-se nos estados slido, lquido e gasoso. No estado slido, temos poeiras de origem animal, mineral e vegetal, como a poeira mineral de slica encontrada nas areias para moldes de fundio. No estado gasoso, como exemplo, temos o GLP (gs liquefeito de petrleo), usado como combustvel nos foges residenciais. No estado lquido, temos os cidos, os solventes, as tintas e os inseticidas domsticos. Esses agentes qumicos ficam em suspenso no ar e podem penetrar no organismo do trabalhador por: Via respiratria : essa a principal porta de entrada dos agentes qumicos, porque respiramos continuadamente, e tudo o que est no ar vai direto aos nossos pulmes. Se o produto qumico estiver sob forma slida ou lquida, normalmente fica retido nos pulmes e provoca, a curto ou longo prazo, srias doenas chamadas pneumoconioses, como o edema pulmonar e o cncer dos pulmes. Se estiver no ar sob forma gasosa, causa maiores problemas de sade, pois a substncia atravessa os pulmes, entra na corrente sangnea e vai alojar-se em diferentes partes do corpo humano, como no sangue, fgado, rins, medula ssea, crebro etc., causando anemias, leucemias, alergias, irritao das vias respiratrias, asfixia, anestesia, convulses, paralisias, dores de cabea, dores abdominais e sonolncia. Via digestiva : se o trabalhador comer ou beber algo com as mos sujas, ou que ficaram muito tempo expostas a produtos qumicos, parte das substncias qumicas ser ingerida junto com o alimento, atingindo o estmago e provocando srios riscos sade. Epiderme : essa via de penetrao a mais difcil, mas se o trabalhador estiver desprotegido e tiver contato com substncias qumicas, havendo deposio no corpo, sero absorvidas pela pele. A maneira mais comum da penetrao pela pele o manuseio e o contato direto com os produtos perigosos, como arsnico, lcool, cimento, derivados de petrleo etc. que causam cncer e doenas de pele conhecidas como dermatoses.

Via ocular : alguns produtos qumicos que permanecem no ar causam irritao nos olhos e conjuntivite, o que mostra que a penetrao dos agentes qumicos pode se dar tambm pela vista. importante tomar cuidado com os diferentes produtos qumicos empregados nas indstrias e at em casa. Faa um levantamento dos produtos qumicos que voc utiliza, leia os rtulos das embalagens e informe-se sobre os efeitos que podem provocar no organismo humano. As medidas ou avaliaes dos agentes qumicos em suspenso no ar so feitas por meio de aparelhos especiais que medem a concentrao, ou seja, a porcentagem existente em relao ao ar atmosfrico. Os limites mximos de concentrao de alguns produtos e outras informaes esto estabelecidos na NR 15, anexos 11, 12 e 13 do Ministrio do Trabalho. Agentes biolgicos So microrganismos, ou seja, reduzidssimos seres vivos no vistos a olho nu,presentes em alguns ambientes de trabalho, como hospitais, laboratrios de anlises clnicas, coleta de lixo, indstria do couro, fossas etc. Nessa categoria incluem-se os vrus, as bactrias, os protozorios, os fungos, os parasitas e os bacilos. Penetrando no organismo do homem por via digestiva, respiratria, olhos e pele, so responsveis por algumas doenas profissionais. Como esses microrganismos se adaptam melhor e se reproduzem mais em ambientes sujos, as medidas preventivas a tomar so: rigorosa higiene dos locais de trabalho, do corpo e das roupas; destruio por processos de elevao da temperatura (esterilizao) ou uso de cloro; uso de equipamentos individuais para evitar contato direto com os microrganismos; ventilao permanente e adequada; controle mdico constante, e vacinao, sempre que possvel. A verificao da presena de agentes biolgicos em ambientes de trabalho feita por meio de retirada de amostras de ar e de gua, que sero analisadas em laboratrios especializados. Em virtude das grandes dificuldades para a realizao dessas anlises, no existem limites de tolerncia definidos.

Riscos Ergonmicos Ergonomia a cincia que busca alcanar o ajustamento mtuo ideal entre o homem e o seu ambiente de trabalho. Entretanto, se no existir esse ajuste, teremos a presena de agentes ergonmicos que causam doenas e leses no trabalhador. A Norma Regulamentadora - NR 17, do Ministrio do Trabalho, trata desse assunto. Os agentes ergonmicos presentes nos ambientes de trabalho esto relacionados a: exigncia de esforo fsico intenso, levantamento e transporte manual de peso, postura inadequada no exerccio das atividades, exigncias rigorosas de produtividade, jornadas de trabalho prolongadas ou em turnos, atividades montonas ou repetitivas etc. Movimentos repetitivos dos dedos, das mos, dos ps, da cabea e do tronco produzem monotonia muscular e levam ao desenvolvimento de doenas inflamatrias, curveis em estgios iniciais, mas complicadas quando no tratadas a tempo, chamadas genericamente de leses por esforos repetitivos. As doenas que se enquadram nesse grupo caracterizam-se por causar fadiga muscular, que gera fortes dores e dificuldade de movimentar os msculos atingidos. So exemplos de doenas causadas por esforos repetitivos: bursite (inflama o da bursa, que uma cpsula contendo lquido lubrificante em seu interior, que reveste algumas articulaes); miosite (inflamao de msculo); tendinite (inflamao dos tendes, que so fibras que unem os msculos) e tenossinovite (inflamao dos tendes e das articulaes). H registros de que essas doenas j atacavam os escribas e notrios, h sculos. Hoje afetam diversas categorias de profissionais: bancrios, metalrgicos, costureiros, pianistas, telefonistas, digitadores, empacotadores, enfim, todos os profissionais que realizam movimentos automticos e repetitivos. Contra os males provocados pelos agentes ergonmicos, a melhor arma, como sempre, a preveno: rodzios e descansos constantes; exerccios compensatrios freqentes para trabalhos repetitivos; exames mdicos peridicos; evitar esforos superiores a 25 kg para homens e 12 kg para mulheres; postura correta sentado, em p, ou carregando e levantando peso.

Riscos de acidentes Outros fatores de risco que podem ser encontrados e devem ser eliminados dos ambientes de trabalho so decorrentes de: falhas de projeto de mquinas, equipamentos, ferramentas, veculos e prdios; deficincias de leiaute; iluminao excessiva ou deficiente; uso inadequado de cores; probabilidade de incndio ou exploso; armazenamento inadequado de produtos, presena de animais peonhentos etc.

PREVENO DE ACIDENTES Acidente zero! Essa uma meta que deve ser alcanada em toda empresa. Com a reduo dos acidentes podero ser eliminados problemas que afetam o homem e a produo. Para que isso acontea, necessrio que tanto os empresrios (que tm por obrigao fornecer um local de trabalho com boas condies de segurana e higiene, maquinaria segura e equipamentos adequados) como os trabalhadores (aos quais cabe a responsabilidade de desempenhar o seu dever com menor perigo possvel para si e para os companheiros) estejam comprometidos com uma mentalidade preventiva. Prevenir quer dizer ver antecipadamente; chegar antes do acidente; tomar todas as providncias para que o acidente no tenha possibilidade de ocorrer. Efeito domin H muito tempo, especialistas vm se dedicando ao estudo dos acidentes e de suas causas. Um dos fatos j comprovados que, quando um acidente acontece, vrios fatores entraram em ao antes. Baptista (1974), afirma que Heinrich, em seu livro Industrial Accident Prevention, que em portugus quer dizer .Preveno do Acidente Industrial.,sugere que a leso sofrida por um trabalhador, no exerccio de suas atividades profissionais, obedece a uma seqncia de cinco fatores: hereditariedade e ambiente social causa pessoal causa mecnica acidente leso

A hereditariedade refere-se ao conjunto de caractersticas genticas, ou seja, transmitidas pelos genes, que passam de uma gerao para outra. A cor dos olhos ou o tipo de sangue so exemplos de caractersticas fsicas herdadas geneticamente. Da mesma forma, certas caractersticas psicolgicas tambm so transmitidas dos pais para os filhos, influenciando o modo de ser de cada um. O ambiente social, formado pelos grupos de pessoas com os quais cada um se relaciona, direta e indiretamente, afeta o comportamento das pessoas. A causa pessoal est relacionada com a bagagem de conhecimentos e habilidades e com as condies de momento que cada um est atravessando. A probabilidade de envolvimento em acidentes aumenta quando estamos tristes ou deprimidos, ou quando vamos desempenhar uma tarefa para a qual no temos o preparo adequado. A causa mecnica diz respeito s falhas materiais existentes no ambiente de trabalho. Quando o equipamento no apresenta proteo para o trabalhador, quando a iluminao do ambiente de trabalho deficiente ou quando no h boa manuteno do maquinrio, os riscos de acidente aumentam consideravelmente. Quando um ou mais dos fatores anteriores se manifestam, ocorre o acidente que pode provocar ou no leso no trabalhador.

No possvel interferir nas caractersticas genticas de uma pessoa, mas possvel influenciar sua conduta proporcionando um ambiente social rico em exemplos positivos. A educao e o treinamento do trabalhador para o Exerccio de suas funes so recursos importantssimos para reduzir o risco de acidentes. Um trabalhador que conhece bem o seu trabalho e o desempenha com seriedade, atento s normas de segurana, est muito menos sujeito a um acidente do que um trabalhador desleixado, que no mostra preocupao com

a qualidade de seu trabalho. As causas pessoais tambm podem ser neutralizadas, observando-se a adaptao do trabalhador ao seu trabalho, e proporcionando-lhe cuidados mdicos e assistenciais adequados. Mas o fator central, mais prximo do acidente, a causa mecnica! A remoo da causa mecnica o fator que mais reduz a probabilidade de um acidente ocorrer. A preveno comea, portanto, pela eliminao ou neutralizao das causas dos acidentes. CIPA A preveno de acidentes precisa da colaborao de todos. por isso que toda empresa deve ter uma CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes. O objetivo fundamental da CIPA a preveno de acidentes. Sua composi- o e atuao esto definidas por legislao especfica a Norma Regulamentadora NR-5, da Portaria n 33 (27/10/83) do Ministrio do Trabalho. A CIPA tem papel importantssimo porque possibilita a unio de empresrios e empregados para estudar problemas srios da empresa e descobrir meios e processos capazes de cercar o local de trabalho da maior segurana possvel. A CIPA pode contribuir para a soluo de problemas, com campanhas e observaes cuidadosas do ambiente de trabalho, ou seja, as inspees de segurana. As campanhas da CIPA tm por objetivo desenvolver uma mentalidade prevencionista entre os trabalhadores. Quando falamos das atividades prevencionistas, no podemos deixar de destacar as inspees de segurana. Toda inspeo segue um ciclo de procedimentos bsicos que contribui para a elaborao do mapeamento de riscos, ou seja, uma metodologia de inspeo dos locais de trabalho tornada obrigatria a partir da publicao da Norma Regulamentadora do Ministrio do Trabalho NR-9, de 17/8/92. Como j vimos, os acidentes so evitados com a aplicao de medidas especficas de segurana, selecionadas de forma a estabelecer maior eficcia na prtica. As prioridades so: Eliminao do risco : significa torn-lo definitivamente inexistente. Vamos

citar um exemplo: uma escada com piso escorregadio apresenta um srio risco de acidente. Esse risco poder ser eliminado com a troca do material do piso por outro, emborrachado e antiderrapante. Neutralizao do risco : o risco existe, mas est controlado. Essa alternativa utilizada na impossibilidade temporria ou definitiva da eliminao de um risco. Vejamos um exemplo: as partes mveis de uma mquina . polias, engrenagens, correias etc. - devem ser neutralizadas com anteparos protetores, uma vez que essas partes das mquinas no podem ser simplesmente eliminadas. Sinalizao do risco : a medida que deve ser tomada quando no for possvel eliminar ou isolar o risco. Por exemplo: mquinas em manuteno devem ser sinalizadas com placas de advertncia; locais onde proibido fumar devem ser devidamente sinalizados. Proteo coletiva e individual As medidas de proteo coletiva, isto , que beneficiam a todos os trabalhadores, indistintamente, devem ter prioridade, conforme determina a legislao que dispe sobre Segurana e Medicina do Trabalho. Artigo 19 da Lei n. 8.213, de 24 de julho de 1991: 1 A empresa responsvel pela adoo e uso das medidas coletivas e individuais de proteo e segurana da sade do trabalhador; 2 Constitui contraveno penal, punvel com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurana e higiene do trabalho; 3 dever da empresa prestar informaes pormenorizadas sobre os riscos da operao a executar e do produto a manipular; 4 O Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social fiscalizar e os sindicatos e entidades representativas de classe acompanharo o fiel cumprimento do disposto nos pargrafos anteriores, conforme dispuser o Regulamento.

Os equipamentos de proteo coletiva so conhecidos pela sigla EPC. Os EPCs devem ser mantidos nas condies que os especialistas em segurana estabelecerem, devendo ser reparados sempre que apresentarem qualquer deficincia. Veja alguns exemplos de aplicao de EPCs: sistema de exausto que elimina gases, vapores ou poeiras contaminantes do local de trabalho; enclausuramento, isto , fechamento de mquina barulhenta para livrar o ambiente do rudo excessivo; comando bimanual, que mantm as mos ocupadas, fora da zona de perigo, durante o ciclo de uma mquina; cabo de segurana para conter equipamentos suspensos sujeitos a esforos, caso venham a se desprender. Quando no for possvel adotar medidas de segurana de ordem geral, para garantir a proteo contra os riscos de acidentes e doenas profissionais, devese utilizar os equipamentos de proteo individual, conhecidos pela sigla EPI. So considerados equipamentos de proteo individual todos os dispositivos de uso pessoal destinados a proteger a integridade fsica e a sade do trabalhador. Os EPIs no evitam os acidentes, como acontece de forma eficaz com a proteo coletiva. Apenas diminuem ou evitam leses que podem decorrer de acidentes. Cabea e crnio: capacete de segurana contra impactos, perfuraes, ao dos agentes meteorolgicos etc. Olhos: culos contra impactos, que evita a cegueira total ou parcial e a conjuntivite. utilizado em trabalhos onde existe o risco de impacto de estilhaos e cavacos. Vias respiratrias: protetor respiratrio, que previne problemas pulmonares e das vias respiratrias, e deve ser utilizado em ambientes com poeiras, gases, vapores ou fumos nocivos. Face: mscara de solda, que protege contra impactos de partculas, respingos de produtos qumicos, radiao (infravermelha e ultravioleta) e ofuscamento. Deve ser utilizada nas operaes de solda.

Ouvidos: concha, que previne contra a surdez, o cansao, a irritao e outros problemas psicolgicos. Deve ser usada sempre que o ambiente apresentar nveis de rudo superiores aos aceitveis, de acordo com a norma regulamentadora. Mos e braos: luvas, que evitam problemas de pele, choque eltrico, queimaduras, cortes e raspes e devem ser usadas em trabalhos com solda eltrica, produtos qumicos, materiais cortantes, speros, pesados e quentes. Pernas e ps: botas de borracha, que proporcionam isolamento contra eletricidade e umidade. Devem ser utilizadas em ambientes midos e em trabalhos que exigem contato com produtos qumicos. Tronco: aventais de couro, que protegem de impactos, respingos de produtos qumicos, choque eltrico, queimaduras e cortes. Devem ser usados em trabalhos de soldagem eltrica, oxiacetilnica, corte a quente etc. A lei determina que os EPIs sejam aprovados pelo Ministrio do Trabalho, mediante certificados de aprovao (CA). As empresas devem fornecer os EPIs gratuitamente aos trabalhadores que deles necessitarem. A lei estabelece tambm que obrigao dos empregados usar os equipamentos de proteo individual onde houver risco, assim como os demais meios destinados a sua segurana. tarefa do Servio Especializado em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho (SESMT) e da CIPA ou, na falta desses, do empregador, determinar o tipo adequado de EPI em face do risco que ir neutralizar e quais as pessoas na empresa que devero utiliz-los. O treinamento uma fase importante no processo de utilizao dos EPIs. Quando o trabalhador recebe instrues sobre a maneira correta de usar o EPI, aceita-o melhor. Sendo assim, quando tiver dvidas sobre a utilizao de um EPI, pea esclarecimentos ao setor de segurana de sua empresa. Cabe ao setor de segurana da empresa, juntamente com outros setores competentes, estabelecer o sistema de controle adequado. A conservao dos equipamentos outro fator que contribui para a segurana do trabalhador. Portanto, cada profissional deve ter os seus prprios equipamentos e deve ser responsvel pela sua conservao.

INCNDIOS Durante muitos sculos, a humanidade dependeu de fenmenos naturais, como as descargas eltricas sob a forma de raios, por exemplo, para obter o fogo. Com o tempo, o homem aprendeu a fazer o fogo e a us-lo em seu benefcio. Conhecer o segredo do fogo passou a ser fator de superioridade sobre quem no possuia esse conhecimento. Hoje em dia muito fcil obter o fogo. Utilizamos o fogo o tempo todo e raramente ou nunca nos damos conta do que estamos fazendo. No h dvida de que o fogo um elemento extremamente til ao homem. Porm, ainda hoje, o fogo um fenmeno que, s vezes, escapa ao nosso controle e acarreta conseqncias desastrosas. O fogo um fenmeno qumico denominado combusto. uma reao qumica que desprende calor e luz, alterando profundamente a substncia que se queima. Para formao do fogo so necessrios trs elementos, que reagem entre si. Combustvel, que alimenta o fogo e serve de campo para sua propagao. Combustvel tudo que queima, que pega fogo. Os combustveis podem ser slidos (madeira, papel, tecidos etc.), lquidos (lcool, gasolina, leo etc.) ou gasosos (acetileno, butano, metano etc.). Substncias combustveis que queimam muito rapidamente so chamadas inflamveis. o caso da gasolina, por exemplo, citada anteriormente como combustvel lquido. Calor, que d incio ao fogo, mantendo-o e propagando-o pelo combustvel. O calor provm de fontes que se encontram ao nosso redor como, por exemplo, a brasa de um cigarro ou a chama de um fogo de cozinha. Comburente, o ativador de fogo que d vida s chamas. O comburente mais comum o oxignio, elemento presente no ar que respiramos. Basta juntar o combustvel, o comburente e uma fonte de calor, com a intensidade ideal, que teremos como resultado o fogo. Ou seja, teremos formado o Tringulo do fogo.

Lembramos que a falta de um desses elementos implicar o no surgimento do fogo e, conseqentemente, a no manuteno da chama. Ultimamente vem sendo includo mais um elemento: a reao em cadeia:

A preveno Um pequeno foco pode ser um fsforo aceso jogado por engano num cesto de lixo ou um curtocircuito num aparelho de ar-condicionado. Episdios podem ser evitados desde que se impea a formao do tringulo do fogo. Isso pode ser conseguido por meio de preveno. E prevenir incndios tarefa de todos ns. A preveno um assunto to importante que mereceu at legislao especfica. No Brasil, a prpria Constituio e a Consolidao das Leis do Trabalho determinam que sejam cumpridas normas que tm por objetivo garantir condies seguras de trabalho. A NR-23, que trata de Proteo Contra Incndio, estabelece que todas as empresas devem possuir proteo contra incndios, sadas para a rpida retirada do pessoal em caso de incndio, equipamentos para combater o fogo em seu incio e pessoas treinadas no uso desses equipamentos. Para ser bem sucedido na preveno de incndios, preciso, antes de mais nada, ter mentalidade prevencionista e esprito de colaborao. A melhor medida para prevenir incndios, como j foi dito, evitar a formao do tringulo do fogo, o que pode ser conseguido por meio de algumas medidas bsicas, como por exemplo: armazenamento adequado de material = Materiais inflamveis devem ser guardados fora dos edifcios principais, em locais bem sinalizados, onde a proibio de fumar deve ser rigorosamente obedecida. organizao e limpeza dos ambientes = Alm de tornarem o ambiente de trabalho mais agradvel, evitam que o fogo se inicie e se propague por um

descuido qualquer. Lixo espalhado geralmente fonte inflamvel, podendo ter como conseqncia a ocorrncia de incndios. Tambm o setor administrativo deve merecer muita ateno, pois o volume de material combustvel, representado por mveis, cortinas, carpetes e forros muito grande, possibilitando grande risco de incndio. instalao de pra-raios = Os incndios provocados pelos raios so muito comuns. Todas as edificaes devem possuir a proteo do pra-raios, cuja instalao e manuteno peridica devem ser feitas por especialistas. Um pra-raios conta essencialmente de uma haste metlica dispostaverticalmente na parte mais alta do edifcio a proteger. A extremidade superior da haste termina em vrias pontas (geralmente trs) e a inferior ligada Terra por meio de um cabo metlico que introduzido profundamente Terra. manuteno adequada de instalaes eltricas, mquinas e equipamentos = Cuidado com as instalaes eltricas, que ocupam um dos primeiros lugares como fonte causadora de incndio. Elas devem ser projetadas adequadamente e receber manuteno constante. Fios e componentes desgastados devem ser substitudos. Devem ser evitadas, tambm, as improvisaes ou gambiarras e a realizao de servios na rea somente deve ficar a cargo de pessoas capacitadas. Os equipamentos e mquinas devem receber manuteno e lubrificao peridicas, para evitar o aquecimento que gera calor, colocando em risco o ambiente de trabalho. Em qualquer incndio, os cinco primeiros minutos so decisivos. Se o fogo no for dominado nesse prazo, a tendncia ele escapar ao controle. Por essa razo to importante evitar que os incndios comecem, ou pelo menos, se comearem, devem ser extinguidos rapidamente. Toda empresa deve ter um plano de preveno e combate a incndios e um sistema de controle que proporcione rpida comunicao e correspondente tomada de providncias. Ele orienta muito sobre a utilizao de equipamentos, retirada das pessoas e, ainda, sobre os primeiros socorros.

Do mesmo modo, toda empresa deve organizar sua brigada de incndios, composta por pessoas treinadas para verificar condies de riscos de incndio ou exploso; combater o fogo no seu incio, buscando romper o tringulo do fogo; isolar as reas, combater o incndio usando hidrantes ou extintores, assim como coordenar e comandar toda ao de abandono da rea de risco. Esse grupo deve conhecer os tipos de incndios mais provveis de acontecer na empresa a que pertence e ter, entre seus membros, elementos de diversos setores, especialmente das reas de manuteno e superviso que, pelas caractersticas de suas atividades, esto checando freqentemente as irregularidades. Parece difcil pensar que algum v se preocupar com teorias sobre tipos de incndio, quando estiver numa situao de risco. Entretanto, esse um conhecimento muito importante e til porque somente conhecendo a natureza do material que queima, poderemos descobrir a forma correta de extingi-lo e utilizar o agente extintor adequado. Diferentes tipos de materiais provocam diferentes tipos de incndios e requerem, tambm, diferentes tipos de agentes extintores. Em funo do tipo de material que se queima, existem quatro classes de incndios:

( * ) Com a corrente desligada, este tipo de incndio passa a ser combatido como se fosse de classe A ou B. nos fogos classe A, em seu incio, podero ser usados ainda p qumico seco ou gs carbnico! a extino de incndios tipo D requer a utilizao de ps especiais, de acordo com o metal envolvido no incndio. Para extino do fogo podemos utilizar o sistema hidrulico ou os extintores de incndio. O sistema hidrulico constitudo por hidrantes, que so dispositivos existentes em redes hidrulicas, facilmente identificveis pela porta vermelha com visor, e chuveiros automticos, que so sistemas de encanamento de gua acionados automaticamente quando ocorre elevao da temperatura, evitando a propagao do fogo. Os extintores so aparelhos que servem para extingir instantaneamente os princpios de incndio. De modo geral, so constitudos de um recipiente de metal contendo o agente extintor. Os extintores mais utilizados so: Extintor de gua Pressurizada, Extintor de Gs Carbnico, Extintor de Espuma Mecnica e Extintor de P Qumico Seco. Providncias em caso de incndio - acionar o alarme - chamar o corpo de bombeiros (Telefone 193) - desligar mquinas, aparelhos eltricos e bloquear entrada de energia

- abandonar a rea imediatamente, de forma organizada, sem correrias A brigada de incndio deve entrar em ao imediatamente, isolando a rea e combatendo o fogo em seu incio. Assim que o corpo de bombeiros chegar, deve ser notificado sobre a classe de incndio (A, B, C ou D). Nessas situaes, o mais importante manter a calma e acalmar os demais, pois o tumulto e o corre-corre somente causam confuso e no ajudam em nada.

Das könnte Ihnen auch gefallen