Sie sind auf Seite 1von 10

BIZU PARA AGENTE DA POLCIA FEDERAL NOES DE ADMINISTRAO PBLICA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

Ol, pessoal! Sistematizei o programa do tpico 1 de Administrao para ajudar na memorizao do que mais importante para a prova!
1 Noes de administrao. 1.1 Abordagens clssica, burocrtica e sistmica da administrao. 1.3 Princpios e sistemas de administrao federal 1.2 Evoluo da

administrao pblica no Brasil aps 1930; reformas administrativas; a nova gesto pblica

1. Abordagens clssica, burocrtica e sistmica da administrao O edital do concurso para a PF prev apenas as abordagens clssica, burocrtica e sistmica. Nos voltaremos ento apenas para estas perspectivas. No entanto, acho til introduzirmos a primeira teoria administrativa: a administrao cientfica.

1..1. Teoria Clssica . Esta teoria caracteriza-se por seus aspectos prescritivo e normativo, e pelo modelo de sistema fechado, pois analisa apenas o ambiente interno da empresa sem nenhuma preocupao com o ambiente externo. Princpios Gerais da Administrao, segundo Fayol.
1. DIVISO DO TRABALHO Designao de tarefas especficas para cada indivduo, resultando na especializao das funes e separao dos poderes 8. CENTRALIZAO Equilbrio entre a concentrao de poderes de deciso no chefe, sua capacidade de enfrentar suas responsabilidades e a iniciativa dos subordinados Hierarquia, a srie dos chefes do primeiro ao ltimo escalo, dando-se aos subordinados de chefes diferentes a autonomia para estabelecer relaes diretas Um lugar para cada pessoa e cada pessoa em seu lugar. Tratamento das pessoas com benevolncia e justia, no excluindo a energia e o rigor quando

2. AUTORIDADE E RESPONSBILIDADE

A primeira o direito de mandar e o poder de se fazer obedecer. A segunda, a sano - recompensa ou penalidade que acompanha o exerccio do poder Respeito aos acordos estabelecidos entre a empresa e seus agentes De forma que cada indivduo tenha apenas um superior.

9. CADEIA ESCALAR (LINHA DE AUTORIDADE

3. DISCIPLINA

10. ORDEM

4. UNIDADE DE COMANDO

11. EQIDADE

BIZU PARA AGENTE DA POLCIA FEDERAL NOES DE ADMINISTRAO PBLICA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO
necessrios Manuteno das equipes como forma de promover seu desenvolvimento Faz aumentar o zelo e a atividade dos agentes De forma eqitativa, e com base tanto em fatores externos quanto internos 14. ESPRITO DE EQUIPE Desenvolvimento e manuteno da harmonia dentro da fora de trabalho. Fayol condenou o estilo de administrao que se baseia na poltica para governar. Em suas palavras: No h nenhum mrito em criar intriga entre os funcionrios

5. UNIDADE DE DIREO .

Um s chefe e um s programa para um conjunto de operaes que visam ao mesmo objetivo Subordinao do interesse individual ao interesse geral

12. ESTABILIDADE DO PESSOAL

6. INTERESSE GERAL . 7. REMUNERAO DO PESSOAL .

13. INICIATIVA

Fonte: Maximiano (2008)

1..2. Modelo Burocrtico Este modelo foi descrito pelo socilogo alemo Max Weber (1863-1920). Weber chamou este modelo de Burocracia, que significa governo de escritrio. A principal caracterstica do modelo a racionalidade, ou seja, adequao dos meios aos fins. Isto significava que para a consecuo dos objetivos da organizao deveriam ser escolhidos os meios mais eficientes. A impessoalidade era outra caracterstica do modelo. O modelo burocrtico enfatiza tanto a diferenciao ( diviso do trabalho e especializao), quanto a integrao ( hierarquia e regras escritas). Segundo Weber, as principais dimenses da burocracia so: 1. Diviso do Trabalho; 2. Hierarquia; 3. Regras e regulamentos; 4. Formalizao das comunicaes; 5. Competncia tcnica (seleo e promoo); 6. Procedimentos tcnicos. O modelo Burocrtico baseia-se no conceito de Homem Organizacional.

BIZU PARA AGENTE DA POLCIA FEDERAL NOES DE ADMINISTRAO PBLICA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

1.3. Teoria dos Sistemas A teoria administrativa dos sistemas tem suas bases na Teoria Geral dos Sistemas (TGS) de Bertalanffy. A partir desta abordagem o ambiente externo passou a ser considerado no estudo das organizaes. A preocupao anterior era estudar o interior da organizao. A Partir da Teoria dos Sistemas passou-se a estudar as organizaes de fora para dentro. A organizao deixa de ser uma varivel independente para ser uma varivel dependente. A Teoria dos Sistemas concebe as organizaes como sistemas abertos. Isto significa que elas esto em processo contnuo e incessante de trocas com o meio ambiente. As organizaes fazem parte de um sistema maior que a sociedade. Desta forma ela interage com este meio externo realizando trocas, recebe insumos(entradas) e fornece resultados (sadas) . Estas trocas no so exatamente conhecidas, pois realizam-se de forma dinmica. Eis a diferena para os sistemas fechados (mquinas e equipamentos) em que as entradas e sadas so perfeitamente conhecidas. Abaixo listo as caractersticas das organizaes como sistemas abertos: 1. Importao e Exportao: de um lado existe a importao de insumos (recursos, materiais, energia, etc.) e de outro a exportao de produtos ou servios para abastecer o ambiente; 2. Homeostasia: o princpio garantidor do equilbrio dinmico dos sistemas, com a manuteno do status quo interno. Garante o fluxo contnuo de entrada e sadas, e por conseguinte, a sobrevivncia do sistema. Produz a rotina e a conservao do sistema. 3. Adaptabilidade: o processo de ajustamento do sistema em face da retroao recebida das sadas. Desta forma pode-se alterar as entradas de forma que o status quo permanea inalterado. De forma contrria homeostasia a adaptabilidade leva mudana e inovao em busca do ajustamento do ambiente interno ao ambiente externo; 4. Morfognese: a principal caracterstica identificadora dos sistemas abertos: capacidade de modificar a si prprio de maneiras estruturais, como decorrncia da adaptabilidade; 5. Negentropia ou entropia negativa: entropia o processo de tendncia exausto e desaparecimento das organizaes. a degradao tpica dos sistemas fechados. Para se prevenir deste processo os sistemas abertos importam uma quantidade maior de energia do meio externo do que devolvem. Assim usam esta reserva para alimentar suas estruturas e compensar as perdas de energia na entrada e sada;

BIZU PARA AGENTE DA POLCIA FEDERAL NOES DE ADMINISTRAO PBLICA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

6. Sinergia: o processo de esforo simultneo em prol da organizao, realizando um efeito multiplicador dos esforos realizados. O resultado dos esforos sinrgicos so potencialmente maiores do que a simples soam dos esforos.

2. Princpios de Administrao Federal So cinco os princpios fundamentais da Administrao Federal. Os princpios de Administrao Federal so regulados pelo Decreto-Lei 200/67. Estes princpios esto listados no ttulo II, art. 6, conforme abaixo:
Art. 6 As atividades da Administrao Federal obedecero aos seguintes princpios fundamentais: I - Planejamento. II - Coordenao. III - Descentralizao. IV - Delegao de Competncia. V - Contrle.

O planejamento o princpio pelo qual deve se reger a ao governamental. Consiste no estudo e estabelecimento de diretrizes e metas que devero orientar a ao governamental. . O planejamento deve basear-se em planos e programas e compreende os seguintes instrumentos bsicos:
a) plano geral de govrno; b) programas gerais, setoriais e regionais, de durao plurianual; c) oramento-programa anual; d) programao financeira de desemblso.

Coordenao O art. 8 menciona que as atividades da administrao federal sero objeto de permanente coordenao. Este princpio harmoniza todas atividades da Administrao, submete-as ao que fora planejado e visa poupar desperdcio. Na Administrao superior, a coordenao de competncia da Casa Civil da Presidncia da Repblica. O objetivo propiciar solues integradas e em sincronia com a poltica geral e setorial do Governo.

BIZU PARA AGENTE DA POLCIA FEDERAL NOES DE ADMINISTRAO PBLICA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

A descentralizao o princpio enunciado no art. 10 do Decreto-lei 200.. Consiste na determinao de que as atividades da administrao federal devem ser amplamente descentralizadas. Atravs deste princpio procurouse descongestionar a Administrao Federal por meio de: Desconcentrao administrativa, que consiste na diviso funes entre vrios rgos (despersonalizados) de mesma Administrao, sem ferir a hierarquia. Delegao de execuo de servio, que pode ser efetuada para particular ou pessoa administrativa, mediante convnio ou consrcio. Execuo indireta mediante contratao de particulares; precedido de licitao, salvo nos casos de dispensa por impossibilidade de competio. Um outro princpio da administrao federal a delegao de competncia, enunciada nos artigos 11 e 12. um princpio subsidirio ao princpio da descentralizao. Consiste na transferncia de atribuies decisrias por parte de autoridades da Administrao a seus subordinados, mediante ato prprio que indique a autoridade delegante, a delegada e o objeto da delegao. Tem carter facultativo e transitrio, apoiando-se em razes de oportunidade, convenincia e capacidade do delegado. Apenas delegvel a competncia para prtica de atos e decises administrativas. No pode ser delegado: atos de natureza poltica (sano e veto); poder de tributar; edio de atos de carter normativo; deciso de recursos administrativos; matrias de competncia exclusiva dos rgos ou autoridade. O ltimo princpio elencado no Decreto-lei 200 o controle. Consiste na verificao da execuo das atividades da administrao federal. O Controle de execuo e normas especficas feito pela chefia competente. O Controle do atendimento das normas gerais reguladoras do exerccio das atividades auxiliares organizadas sob a forma de sistemas (pessoal, auditoria) realizada pelos rgos prprios de cada sistema.

BIZU PARA AGENTE DA POLCIA FEDERAL NOES DE ADMINISTRAO PBLICA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

O Controle de aplicao dos dinheiros pblicos o prprio sistema de contabilidade e auditoria realizado, em cada Ministrio, pela respectiva Secretaria de Controle Interno.

3. Sistemas de Administrao Federal Dentre os sistemas de administrao federal, os principais so : Sistemas de Planejamento e oramento, Sistema de Administrao Financeira e o Sistemas de Administrao de Pessoal Civil. O Sistema de Planejamento e de Oramento Federal tem por finalidade: 1. Formular o planejamento estratgico nacional; 2. Formular planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento econmico e social; 3. Formular o plano plurianual, as diretrizes oramentrias e os oramentos anuais; 4. Gerenciar o processo de planejamento e oramento federal; 5. Promover a articulao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, visando compatibilizao de normas e tarefas afins aos diversos Sistemas, nos planos federal, estadual, distrital e municipal. O Sistema de Planejamento e de Oramento Federal compreende as atividades de elaborao, acompanhamento e avaliao de planos, programas e oramentos, e de realizao de estudos e pesquisas scioeconmicas. So integrantes do Sistema de Planejamento e de Oramento Federal: 1. O Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, como rgo central; 2. rgos setoriais so as unidades de planejamento e oramento dos Ministrios, da Advocacia-Geral da Unio, da Vice-Presidncia e da Casa Civil da Presidncia da Repblica; 3. rgos especficos so aqueles vinculados ou subordinados ao rgo central do Sistema, cuja misso est voltada para as atividades de planejamento e oramento. O Sistema de Administrao Financeira Federal visa ao equilbrio financeiro do Governo Federal, dentro dos limites da receita e despesa pblicas. O Sistema de Administrao Financeira Federal compreende as atividades de programao financeira da Unio, de administrao de direitos e haveres,

BIZU PARA AGENTE DA POLCIA FEDERAL NOES DE ADMINISTRAO PBLICA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

garantias e obrigaes de responsabilidade do Tesouro Nacional e de orientao tcnico-normativa referente execuo oramentria e financeira. Integram o Sistema de Administrao Financeira Federal: 1. A Secretaria do Tesouro Nacional, como rgo central; 2. rgos setoriais so as unidades de programao financeira dos Ministrios, da Advocacia-Geral da Unio, da Vice-Presidncia e da Casa Civil da Presidncia da Repblica e ficam sujeitos orientao normativa e superviso tcnica do rgo central do Sistema, sem prejuzo da subordinao ao rgo a cuja estrutura administrativa estiverem integrados.

Compete s unidades responsveis Administrao Financeira Federal:

pelas

atividades

do

Sistema

de

1. Zelar pelo equilbrio financeiro do Tesouro Nacional; 2. Administrar os haveres financeiros e mobilirios do Tesouro Nacional; 3. Elaborar a programao financeira do Tesouro Nacional, gerenciar a Conta nica do Tesouro Nacional e subsidiar a formulao da poltica de financiamento da despesa pblica; 4. Gerir a dvida pblica mobiliria federal e a dvida externa de responsabilidade do Tesouro Nacional; 5. Controlar a dvida decorrente de operaes de crdito de responsabilidade, direta e indireta, do Tesouro Nacional; 6. Administrar as operaes de crdito sob a responsabilidade do Tesouro Nacional; 7. Manter controle dos compromissos que onerem, direta ou indiretamente, a Unio junto a entidades ou organismos internacionais; 8. Editar normas sobre a programao financeira e a execuo oramentria e financeira, bem como promover o acompanhamento, a sistematizao e a padronizao da execuo da despesa pblica; 9. Promover a integrao com os demais Poderes e esferas de governo em assuntos de administrao e programao financeira. O SIPEC o sistema de Pessoal Civil da administrao Federal que congrega as atividades de administrao de pessoal da esfera federal. composta por

BIZU PARA AGENTE DA POLCIA FEDERAL NOES DE ADMINISTRAO PBLICA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

todas as unidades organizacionais, de todo os rgos, que exeram atividades de administrao de pessoal. Diz o art. 2 que as funes bsicas de administrao de pessoal, so as seguintes:

I - Classificao e Redistribuio de Cargos e Empregos; II - Recrutamento e Seleo; III - Cadastro e Lotao; IV - Aperfeioamento; V - Legislao de Pessoal.

O SIPEC compreende, segundo o art 3:


I - rgo Central: Departamento Administrativo do Pessoal Civil (DASP); II - rgos Setoriais: Departamentos, Divises ou outras unidades especficas de pessoal civil dos Ministrios e dos rgos da Presidncia da Repblica, de maior hierarquia na respectiva rea administrativa. III - rgos Seccionais: Departamentos, Divises ou outras unidades especficas de pessoal de Autarquias. 1 A critrio do rgo Central, por proposta do rgo Setorial ou do rgo Seccional, poder ser criada unidade regional, ou subunidade seccional, para atender s peculiaridades do servio. 2 Integram, ainda, a estrutura do SIPEC: I - O Conselho Federal de Administrao de Pessoal; II - A Comisso de Coordenao do Sistema de Pessoal.

3. Evoluo da administrao publica no Brasil aps 1930 Apresento Abaixo um quadro sntese com as reformas administrativas realizadas na administrao pblica brasileira desde 1930. A lgica do quadro discriminar a concepo de cada Reforma, a sua orientao , ou seja, que problemas pretende atacar e o processo utilizado para atacar os problemas diagnosticados.

BIZU PARA AGENTE DA POLCIA FEDERAL NOES DE ADMINISTRAO PBLICA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

BIZU PARA AGENTE DA POLCIA FEDERAL NOES DE ADMINISTRAO PBLICA PROFESSOR: MARCELO CAMACHO

O quadro abaixo traz uma sntese dos quatro segmentos de organizao do Estado proposto no Plano Diretor da Reforma do Estado, seus modelos de gerenciamento ideais e tipos de propriedade, segundo o modelo concebido por Bresser Pereira:

10

Das könnte Ihnen auch gefallen