Sie sind auf Seite 1von 5

Universidade Estadual do Cear UECE Centro de Educao CED Curso - Pedagogia Disciplina Metodologia do Trabalho Cientfico Professora Maria

aria Goretti Lopes Pereira e Silva Aluna Aline Morgana Sales Souto

Textos: Projeto de Pesquisa. (Resumo)

Fortaleza CE 2011.1

Resumo sobre o projeto de pesquisa


O objetivo de um projeto de pesquisa direcionar o caminho a ser seguido durante uma investigao, evitando imprevistos, alm de indicar para o investigador que rumo o seu estudo ira tomar. E com esse projeto de pesquisa que o pesquisador anuncia seus propsitos de pesquisa para a comunidade cientfica, afim de que ela seja aceita e financiada, recebendo comentrios e crticas, que contriburam para um melhor encaminhamento dessa pesquisa. O projeto de pesquisa deve ter como finalidade o esclarecimento dos vrios elementos que iro compor a investigao.

Elementos do projeto de pesquisa


1. Definio do tema, problema ou objeto:
O tema de uma pesquisa atende a rea de interesse do investigador, sendo de carter amplo, medida que fazemos perguntas ao tema, estamos construindo uma problematizao, que um aprofundamento no tema, tomando aspectos individualizados e especficos, assim obtemos o objeto de pesquisa. Segundo Gil (1988), o objeto deve atender a algumas caractersticas, como deve ser elaborado como uma pergunta a fim de ser fcil sua identificao e formulao, alm de ser um objeto claro e preciso, delimitar uma dimenso varivel, pois um objeto formulado de maneira muito ampla dificulta e se torna impossvel de ser investigado. Alguns critrios devem ser levados em conta ao se escolher um tema e um objeto de pesquisa, como j citado, importante que o tema leve em conta a rea de interesse do investigador, e esse deve prestar ateno a questes praticas, como disponibilidade de recursos para a pesquisa, no sendo determinante no resultado final da escolha do tema, outro critrio a relevncia do objeto da investigao, que depende da forma como o problema construdo, pois nem sempre um tema social to relevante, podendo um tema banal ser mais relevante que esse, isso depende do enfoque do pesquisador, a questo da viabilidade do estudo em relao a recursos e tempo disponveis, pois muitas instituies possuem rgidos prazos, preciso ponderar as vantagens e desvantagens, por ultimo entra a questo da influncia do investigador na pesquisa, ele deve buscar sempre minimizar sua

influncia na pesquisa, pois a pesquisa tem o objetivo de responder perguntas ainda no descobertas, e no mostra um explicao j definida pelo pesquisador. Pesquisar indagar, questionar o mundo ao nosso redor, e para isso preciso se ter um olhar crtico desse mundo, se libertando do senso comum. A definio de uma base terica algo importantssimo, pois ela que sustenta a investigao cientfica, devendo ser definido de maneira clara, sinttica e objetiva os seus pressupostos tericos, afim de que o pesquisador no cometa o erro de reescreva a obra de um autor que embase a teoria escolhida. Outro item que ajuda na construo do objeto de pesquisa a formulao de hipteses na tentativa de criar indagaes que devem ser verificadas durante a investigao, mais para se obter uma hiptese aplicvel deve seguir algumas caractersticas, como procurar por conceitos claros, ser uma hiptese especfica, no se basear em valores morais e ter como base uma teoria que lhe sustente.

2. Justificativa:
A justificativa consiste em apresentar os motivos, as contribuies para a compreenso, interveno e soluo do problema apresentado na pesquisa. A forma de justificar que trs mais impacto aquela que pronncia a importncia intelectual e prtica do problema que esta sendo investigado junto com a experincia do investigador.

3. Objetivos:
Os objetivos procuram responder o que pretendido, os motivos, a finalidade da pesquisa, ao termino de sua investigao, importante que esse objetivos sejam possveis de serem realizados. No geral os pesquisadores formulam um objetivo geral, com extenses mais amplas, articulando a esse objeto outros objetos mais especficos. E aconselhvel que haja a utilizao de verbos no infinitivo para descrever os objetos.

4. Reviso de literatura:
A reviso de literatura consiste na localizao ou obteno de documentos que possibilitem a avaliao da disponibilidade do material que auxiliar o tema do projeto de pesquisa. importante que o investigador inclua autores com abordagens diferenciadas ao tema defendido por ele, indicando convergncia e divergncia, assim ele reconhece o carter cumulativo da produo cientfica e se situa como

membro de uma comunidade de investigadores, ao invs de se colocar como um simples consumidor de idias alheias. O investigador deve utilizar um critrio qualitativo para selecionar suas leituras, evitando estudos descritivos e preferindo estudos de carter interpretativo, alm de intercalar essas leituras com reflexes pessoais, discusses com colegas ou especialistas, ainda sendo importante a participao em congressos e seminrios, a realizao de entrevistas com especialista no assunto defendido, pois a troca intelectual imprescindvel. recomendvel que antes de partir para acervos bibliogrficos e a internet, pedir dicas, orientaes a especialistas. A reviso de literatura um processo que se faz ao longo de toda a elaborao da tese, e continuar durante a pesquisa de campo, na fase de anlise de dados e durante a composio dos captulos da dissertao.

5. Metodologia:
A metodologia a parte mais complexa do projeto de pesquisa, e por isso requer maior ateno e cuidado, pois indica as opes e a leitura operacional que o pesquisador fez no quadro terico. uma pratica que no s compreende a fase de explorao de campo, mas a definio dos instrumentos e procedimentos para se analisar os dados. Os principais elementos da metodologia so: a definio da amostragem, onde a pesquisa qualitativa no se baseia em critrios numricos, importante se pergunta quais indivduos sociais tm uma vinculao mais significativa para o problema a ser investigado?. Uma boa amostragem possibilita a abrangncia total do problema investigado em seus vrios aspectos. O segundo elemento a coleta de dados, que tem o objetivo de definir as tcnicas que sero utilizadas na pesquisa de campo e na pesquisa adicional de dados. Por ultimo temos a organizao e anlise dos dados que tem como objetivo descrever com clareza os dados que sero organizados e analisados.

6. Cronograma:
O cronograma consiste em traa o tempo necessrio para realizar cada uma das etapas propostas, vrias tarefas podem ser feitas simultaneamente. usado um grfico onde se cruza o tempo e as tarefas da pesquisa.

7. Bibliografia:

Em um projeto de pesquisa so citados vrios autores, aconselhvel se fazer citaes breves que facilite a leitura e ao final do projeto todas as citaes so listadas de forma integral. As referncias so feitas de acordo com normas, geralmente as da ABNT, ou as da prpria instituio.

Referncias Bibliogrficas
MINAYO, Maria Ceclia de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, mtodo e criatividade. 6. Ed. Petrpolis RJ: Editora Vozes, 1993. GONDIM, Linda Maria Pontes (Org.). Pesquisa em cincias sociais: o projeto da dissertao de mestrado. 3. Ed. Fortaleza CE: UFC Edies, 1999.

Das könnte Ihnen auch gefallen