Sie sind auf Seite 1von 5

Calculando resistor limitador para LED.

Texto Adaptado de: http://www.py2bbs.qsl.br/led.php. Acesso em: 01/03/2011

Aviso: Leia este texto completamente, no pule partes, pois explico o bsico do bsico para voc no sair torrando leds a toa, e afinal no custa nada aprender um pouco mais. Ateno: Se voc quer usar leds em 127 ou 220V, tenha todo o cuidado se no tiver intimidade com eletricidade, afinal no quero ser o culpado se voc levar um choque. E principalmente, CUIDADO... eletricidade pode matar! O texto foi originado da pergunta: Como ligar um LED em 127 ou 220Vac (note bem: Corrente Alternada)? Ou simplificando mais ainda, na tomada... Como calcular o valor do resistor limitador? Primeiro precisamos definir direitinho as coisas. Na tomada de uma parede temos Corrente Alternada, ou seja uma tenso que alterna a sua polaridade (+ - + - + - ...) em 60 vezes por segundo. por isso que todo e qualquer aparelho eltrico voc vai ver em sua plaqueta identificadora marcado: 60Hz. Note bem, no Brasil o sistema eltrico padronizado em 60Hz. Na nossa vizinha Argentina eles usam 50Hz. Cito isto apenas pra lembrar que sempre irei citar 60Hz por aqui, que o nosso caso. E os Leds trabalham com Corrente Continua, ou seja uma tenso que no troca de polaridade durante o tempo, mas quem gera corrente continua? Pilhas e baterias, entre outras coisas que no convm ao caso agora. Calcular o resistor limitador uma dvida muito simples mas que assombra muita gente por ai. Vou ser Prtico e direto, sem muita embolao. Tudo o que precisamos saber so duas frmulas bsicas da Lei de Ohm.

R=

V I

W = V I

E qual a tenso e corrente do LED (ou associao de LEDs) que ser utilizado e a tenso que ir alimentar o LED ou conjunto deles. Vamos supor um nico LED branco, e uma tenso de 127Vcc (note bem: Corrente Continua! para usar o led em Corrente Alternada, leia este texto todo, eu explico mais no final como fazer isso). O LED Branco que iremos usar nos clculos, como exemplo, precisa de 2.78V a 10mA para funcionar. Partindo disso ento, a primeira coisa a fazer descobrir quanto volts precisamos "jogar fora".

127 2.78 = 124.2V Logo precisamos dissipar 124.2V, sob uma corrente de 10mA. Substituindo os valores na primeira frmula (R=V/I), iremos descobrir o valor do resistor necessrio para absorver esses 124.2V:
124.2 = 12420 0.01

Ou 12K aproximando para um valor comercial que vamos encontrar no balco das lojas. Agora que sabemos o valor do resistor, precisamos saber qual a potencia dissipada a fim de calcular a potencia do resistor utilizado. Para isso utilizaremos a segunda frmula (W=V*I):

124.2 0.01 = 1.24 W


No caso, por segurana utilizaremos um resistor com o 1,5 ou 2 vezes a potencia necessria, um resistor de 2W atende perfeitamente. Logo o circuito fica como abaixo:

Isto foi para um nico LED, mas e para uma associao? Simples, se for ligar os LEDs em srie, multiplique a tenso de um nico LED pela quantidade usada, ex. 15 LEDs brancos: 2.78 15 = 41.7V Quando colocamos os LEDs em srie a corrente circulante se mantm no valor de um nico LED, no caso 10mA. Se fossem em paralelo seria o inverso, a tenso se manteria nos 2.78V mas corrente seria multiplicada por 15, sendo 150mA. Com isso percebe-se que cada arranjo tem suas vantagens e desvantagens. Em Srie: Corrente mantida em nveis baixos; Potncia dissipada no resistor limitador ser baixa; Queimando um LED o conjunto todo apaga;

Tenso de alimentao mais elevada.

Em Paralelo: Corrente ser alta; Potncia dissipada no resistor limitador ser ALTA; Queimando um LED, os demais permanecem acessos (mas utilizando corrente em excesso); Tenso de alimentao mais baixa.

Cabe avaliar qual perfil se encaixa melhor. Para alimentar um grupo de LEDs com uma bateria de 12V por exemplo, o mais recomendvel seria em paralelo. Mas pode-se utilizar um arranjo misto de srie/paralelo, por exemplo colocando Os LEDs em srie de 2 em 2 e depois tudo em paralelo. Mas o circuito acima tem um porm. O LED precisa de Corrente Contnua para funcionar e no pode ser ligado em Corrente Alternada. Um LED suporta muito pouca tenso reversa em sua juno, essa tenso situa-se por volta de 4 ou 5V, portanto h risco de se queimar um LED ligandoo invertido com uma tenso acima deste patamar. E como a Corrente Alternada muda de polaridade 60 vezes por segundo o led estar ligado em polaridade invertida 30 vezes num segundo. Uma adaptao que fiz para este circuito e funciona muito bem a mostrada abaixo.

O diodo includo no circuito vai constituir um retificador de 1/2 onda (no link ai da wikipdia, half-wave, no temos esta pgina em portugus ainda), descartando os semiciclos negativos da Corrente Alternada. Este diodo tem o pequeno inconveniente de acrescentar uma queda extra de 0,7V no circuito. Assim se for calcular o resistor para uso em Corrente Alternada, no se esquea de somar 0,7V a tenso do(s) Led(s), ou marcar a caixa "Led em AC, acrescentar 0,7V do diodo". O capacitor eletroltico serve para dar uma "aplainada" na tenso pulsante resultante da retificao de 1/2 onda, pois sem ele voc vai perceber a luminosidade do LED cintilando devido

aos 60hz da rede eltrica. Se voc no se importar de ver o LED cintilando, pode omitir o capacitor e o resistor de 220R. A tenso deste capacitor dever ser compatvel com a tenso do led ou associao destes. Ex.: Se fosse usar apenas um led azul, a tenso deste de cerca de 2.76V. Um capacitor de 6,3V estar de bom tamanho. Se fossem 4 leds azuis a tenso seria de 11V, um capacitor de 16V estar de bom tamanho. Assim sendo, sempre use a tenso do capacitor um pouco acima da tenso mxima do led ou associao destes. Obs.: Raramente voc ir encontrar capacitores com isolao menor do que 16V. Tenso de isolao maior no faz mal, apenas que o capacitor tende a ter um tamanhos fsico maior, ocupando um espao maior. Uma pergunta inevitvel : Mas eu no tenho o datasheet, qual a corrente do led? Bom... ai vale o bom senso. Led de 3mm difuso, use algo entre 4 e 7mA; Led de 5mm difuso, use algo entre 5 e 10mA; Led de 5mm de alto brilho (geralmente so os tipo "cristal") use algo entre 10 e 15mA. Lembrando que: Corrente em excesso diminui consideravelmente a vida til do LED. Assim, procure sempre nivelar um pouco por baixo, se o fabricante especifica 10mA, use 8mA por exemplo (a corrente mxima esta disponvel no datashet do fabricante), a vida til de um LED de aproximadamente 100.000 horas quando trabalhando dentro do limite mximo de corrente e temperatura especificado pelo fabricante.

Informaes:
Tenso dos LEDs x COR: Infravermelho: 1.5V a 1.8V Amarelo: 1.90V a 1.92V Verde: 1.92V a 1.94V Vermelho: 1.96V a 1.98V Azul: 2.76V a 2.78V Branco: 2.76V a 2.78V Rosa: 2.84V a 2.90V Ultravioleta: 3.10V a 3.16V Corrente: Uma corrente de 0.01A a mesma coisa que 10mA, apenas estamos convertendo a unidade de medida. A calculadora s aceita valores em mA.

Recomendao: Sempre consultar o datasheet do LED para o valor exato de tenso e corrente, ou use a recomendao que fiz durante a explicao no texto acima. Potencia de dissipao fracionria de resistores: 1/8W = 0.125W 1/4W = 0.25W 1/2W = 0.5W 1W 3W 5W 10W 15W

De 1/8 a 1/2W use resistores de carvo, de 1 a 3W use resistores de metal-film, de 5 a 15W use resistores de fio, acima disso so resistores de fio, mas muito difceis de encontrar e por consequncia, caros. O capacitor eletroltico, quando em modo AC, pode ser omitido como j foi explicado acima. Todo caso a calculadora ir informar a tenso mnima aceitvel para o eletroltico, com base na tenso do LED + 35%. Partindo disso procure o valor comercial mais prximo acima deste.

Das könnte Ihnen auch gefallen