Sie sind auf Seite 1von 4

As dimenses pessoal e social da tica

1.O ponto de vista moral


Para uma certa pessoa poderia ser muito vantajoso quebrar uma promessa ou roubar um determinado objeto, mas a tica exige que ela mantenha a sua palavra ou que nao roube o objeto. Do ponto de vista do interesse pessoal, parece que para o agente mais vantajoso realizar atos imorais. Tipo de atos 1) Atos eticamente errados, temos o dever e a obrigao de no o fazer. 2)Atos eticamente obrigatrios, temos o dever ou a obrigao moral de o realizar 3)Ato eticamente opcional, a tica no probe nem exige que sejam realizados, ficam ao critrio do agente. Juzos universalizveis O ponto de vista moral caracteriza-se por certa imparcialidade: devemos avaliar atos semelhantes de forma semelhante, sem nos importar quem os realiza. Isto se o Daniel fez X e o Srgio X no podemos dizer que o Daniel fez mal e o Srgio bem, pois do ponto de vista moral, no interessa quem fez o ato. Se dissermos que o Daniel fez mal e o Srgio bem, temos de apresentar, pelo menos, uma diferena relevante entre os dois, e no podemos distinguir os atos, somente com o argumento de que quem o fez foram pessoas diferentes. Princpio da universalizao: Se julgarmos um certo ato de errado, ento julgamos que qualquer ato similar tambm errado. Se julgarmos que a Sara agiu de forma errada ao quebrar uma promessa numa certa situao, ento, para sermos imparciais, temos de universalizar este juzo, isto estende-lo a todo o mundo. Assim se aceitarmos o juzo indicado, teremos de aceitar de que todas as pessoas que estejas numa situao semelhante e quebrem uma promessa, tambm age de forma errada. Egosmo normativo Se algum defende que deve apenas fazer aquilo que melhor para si prprio, aquilo que satisfaz mais os seus interesses, ento defende o Egosmo Normativo 1) Todos devem fazer apenas o que for mais vantajoso para mim No est de acordo com o ponto de vista moral porque infringe o principio da universalizao. Uma pessoa que age assim pensa "eu posso prejudicar os outros porque

vantajoso para mim mas os outros no me podem prejudicar a mim quando vantajoso para eles", este pensamento ou princpio no se estende a todo o mundo. 2) Cada um deve fazer apenas o que for mais vantajoso para si prprio. Quem pensa assim est de acordo com o princpio da universalizao pois permissvel que eu prejudique os outros para eu bem, mas tambm permissvel que os outros me prejudiquem se lhes vantajoso. Justificao do interesse pessoal esclarecido Pode parecer que ser moral um obstculo nossa felicidade, mas quando pensamos no que realmente do nosso interesse, descobrimos que ser moral e altrusta melhor do que ser amoral. Segundo Peter Singer, devemos dedicar-nos a algo que ultrapasse os nossos interesses estritamente pessoais, pois quem escolhe uma vida altrusta, interessa-se significativamente pelo bem-estar dos outros. E desta forma obtm satisfao de ter uma existncia com sentido. Os sacrifcios que faz em prol dos outros so compensados por essa satisfao.

A necessidade de fundamentao da moral


1. A tica utilitarista: o bem-estar 1) Um facto certo ou errado depende de um fator, a sua contribuio para a felicidade. O que importa promover no a felicidade prpria mas a felicidade geral. Assim o utilitarismo est completamente contra o egosmo tico, pois mais importante o bem-estar geral que o nosso. 2) Para um individuo ser feliz consiste no prazer e na ausncia de dor ou sofrimento, a isto chama-se hedonismo. Hedonismo Segundo Bentham, os prazer e dores da vida so determinados por duas coisas: a sua durabilidade e a sua intensidade. Um prazer melhor quanto maior a sua durao e intensidade. E as dores so melhores quanto menor a sua durabilidade e intensidade for. Para vivermos melhor, preciso dar forte preferncia a prazeres superiores, recusando troca-los por igual ou maior nmero de prazeres inferiores. Para Mill, prazeres inferiores so prazeres corporais e prazeres superiores so prazeres intelectuais. Alm do prazer Se o hedonismo fosse verdadeiro ento no teramos problemas em nos ligar a uma maquina de experincias, pois assim a nossa vida seria rica em prazeres, mas aceitar essa proposta no tornaria a nossa vida melhor, pois toda ela se transformaria numa farsa, por isso

o hedonismo falso. Este o argumento da mquina de experincias, e sugere que a vida no boa apenas pelas experincias agradveis, ou seja, pelos prazeres. Satisfao de desejos O utilitarismo de preferncias sugere que o bem-estar no promovido com experincias aprazveis mas na satisfao de desejos. Num pas com uma religio fantica, h uma minoria de mil pessoas que praticam, sem nenhum perturbao, outra religio, no entanto, toda a populao fantica animada com o desejo de acabar com todos os que no tenham as suas preferncias religiosas. Assim o utilitarismo de preferncias teria de aprovar isto. Este o argumento da maioria fantica. 2. A tica utilitarista: maximizar o bem O melhor ato aquele que comparado com outro, tem consequncias mais valiosas, este o principio da maior felicidade. Imaginemos este exemplo, podemos construir um parque, um hospital ou um campo de futebol, ento seguindo este principio, devemos construir o hospital, pois ajudar mais pessoas. Consequencialismo Defende que um ato permissvel se, e apenas se, maximizar imparcialmente o bem. Maximizar o bem significa promov-lo ao maior grau possvel. Ento, 1. Todos os atos que maximizam o bem so permissveis. 2. Todos os atos permissveis maximizam o bem.

Restries deontolgicas Segundo esta teoria nem sempre os fins justificam os meios, isto , alguns aos maximizam o bem mas so eticamente errados. Temos o exemplo a Sara, para salvar 5 pessoas tem de matar o Jorge, e recolher os seus rgos para os transplantar para essas 5 pessoas, e o Jorge uma pessoa solitria logo ningum sentir a sua falta. Se o utilitarismo fosse verdadeiro, seria permissvel a Sara matar o Jorge, mas tal coisa no permissvel, ogo o utilitarismo falso. Atos como matar, roubar ou torturar, nem sempre podem ser realizados de modo a maximizar o bem, pois h restries, e devido a essas restries no permissvel fazer o que teria melhores consequncias (exemplo do transplantes)

David Ross, defende que temos o dever de promover o bem mas que existem outros deveres, muitas vezes mais importantes. Tais como: -Fidelidade: Cumpre as tuas promessas - Reparao: Compensa as pessoas pelos teus erros. - Gratido: Retribui fazendo bem aos que te fizeram bem. -Justia: Ope-te s distribuies de felicidade que no estejam de acordo com o mrito. -Desenvolvimento Pessoal: Desenvolve a tua virtude e conhecimento. - No maleficncia: No prejudiques os outros -Beneficncia: Faz bem aos outros Motivos O critrio da obrigao um critrio que se usa para distinguirmos os atos que so permissveis dos errados. Segundo este critrio s os atos que contribuem para a felicidade geral so permissveis. Por exemplo, til que estejamos fortemente motivados a no roubar, no matar pessoas inocentes e a no fazer acusaes injustas. Exigncias Se um ato, segundo o utilitarismo, no contribui no mximo grau possvel para a felicidade geral, ento errado. Os atos que maximizam o bem so obrigatrios, os que esto aqum disso, por pouco que seja, so errados.

Das könnte Ihnen auch gefallen