Sie sind auf Seite 1von 9

A CONSTRUO DO REAL: a passagem do caos ao cosmos organizando do mundo a partir da prpria organizao

Texto elaborado por Regina Xavier

1. INTRODUO

bem possvel que a grande maioria das pessoas, antes de conhecer a teoria de Piaget sobre o incio do desenvolvimento cognitivo, no seja capaz de perceber no beb tanta atividade intelectual! impressionante como o autor conseguiu ver o que estava alm das condutas, isto , o que as motivava. Piaget, ao escrever a trilogia O Nascimento da Inteligncia na Criana em 1936, A Construo do Real na Criana em 1937 e A Formao do Smbolo a criana em 1945, tinha o objetivo de descrever e compreender as primeiras bases psicolgicas do desenvolvimento da racionalidade humana e de sua capacidade de produzir conhecimentos (p. 6). Algumas teses orientaram seu trabalho, entre elas, Piaget defendia que existe uma inteligncia genuna antes da linguagem e que essa inteligncia existente nesse perodo no resultante de montagens hereditrias, mas decorrente de processos ativos de adaptao ao meio. Outra tese defendida por Piaget talvez a mais polmica de todas diz que a inteligncia sensrio-motora o fundamento da inteligncia lgico-formal adulta, colocando, assim, tanto a linguagem quanto o pensamento como dependentes da estruturao dessa inteligncia dos primeiros tempos do beb. Concluindo que a elaborao do objeto solidria do universo e que apenas quando a criana consegue atingir a crena da permanncia do objeto que ela se torna capaz de ordenar o tempo, o espao e a causalidade, Piaget iniciou sua obra A Construo do Real na Criana procurando explicar como se constitui a noo de objeto e, conseqentemente, como a inteligncia constri o mundo exterior.
2. 2.1 O DESENVOLVIMENTO DA NOO DE OBJETO OS DOIS PRIMEIROS ESTGIOS:

Durante os dois primeiros estgios pode-se perceber claramente - a partir das emoes que o beb manifesta que ele tem conscincia do desaparecimento de algum objeto de seu interesse, como a sada da me de seu campo visual ou a retirado do seio ou da mamadeira enquanto mama. Porm, a nica ao que o beb esboa nessa fase, no sentido de encontrar o objeto perdido, consiste

em repetir os movimentos que estava fazendo. Nos casos citados, o beb fica olhando para o local onde sua me sumiu como se o ato de olhar sua ao fosse capaz de traz-la de volta ou no caso do seio ou da mamadeira que lhe retirada enquanto sugava, permanece sugando como se a sua ao de sugar fosse capaz de fazer retornar o objeto que se foi. Isto se deve ao fato de a criana perceber o objeto como se fosse um prolongamento de sua ao. Nestes primeiros tempos, Piaget nos relata que para o beb como se o mundo fosse uma sucesso de quadros possveis de serem reconhecidos mas que desaparecem e aparecem magicamente, isto , sem permanncia substancial ou organizao espacial. O universo visto como um mundo sem objetos, onde no h diferenciao entre o eu e o no eu e onde tudo centrado na atividade prpria.
2.2 O TERCEIRO ESTGIO:

Nessa fase, a criana comea a coordenar o universo visual com o ttil, mas ainda no possui a noo de objeto permanente a qual s ocorrer cerca de seis meses mais tarde. nesse perodo que o beb j se torna capaz de acomodar-se a movimentos rpidos e de acompanhar com os olhos ou com a mo a trajetria de um objeto embora ainda parea considerar a permanncia do objeto como relativa a sua prpria ao. Outras aes caractersticas desse perodo so aquelas que a criana repete para reproduzir resultados interessantes, as quais Piaget denominou reaes circulares diferidas demonstrando uma solidificao bem maior dos quadros percebidos e um incio de permanncia do objeto uma vez que ela capaz de voltar por si mesma posio e aos gestos necessrios para que se reconstitua o resultado que a agradou. justamente a repetio de tais condutas que levar a criana crena na permanncia do mundo exterior. ainda nessa fase que a criana comea a ser capaz de reconstituies de um todo invisvel a partir de uma frao visvel e de supresso dos obstculos que impedem a percepo demonstrando o surgimento de uma procura ativa de um objeto desaparecido, mas ainda no procura pegar algo que desaparece de seu campo visual sem ter estado em suas mos logo antes demonstrando que ainda percebe a realidade como estando disposio de sua ao.
2.3 O QUARTO ESTGIO:

A partir desse estgio a criana capaz de procurar um objeto mesmo que este esteja fora do seu campo perceptivo. Embora ainda no tenha a noo de objeto constituda em sua totalidade, a criana comea a compreender os deslocamentos dos corpos embora se confunda se houver deslocamentos sucessivos voltando a procur-lo no local onde desapareceu pela primeira vez.

As reaes do beb ainda parecem inspiradas por uma mistura de fenomenismo e de dinamismo. Percebe-se, por suas aes, que a criana ainda no adquiriu a conscincia da relaes de posio e de deslocamento dos objetos e que a realidade ainda lhe parece como algo disposio de suas aes.

2.4

O QUINTO ESTGIO:

Nesse estgio acontece uma conquista progressiva das relaes entre os objetos porque a criana passa a considerar as trajetrias percorridas pelos objetos. O fenomenismo vai, aos poucos, cedendo lugar para a conscincia das relaes entre objeto e seus deslocamentos. Porm, se os deslocamentos forem invisveis, a criana no consegue compreend-los e voltam as reaes relativas ao estgio precedente.
No caso particular, o grupo de deslocamentos que se constitura, no incio deste quinto estgio, no plano da percepo direta das relaes de posio, tem de ser constitudo de novo assim que transferido para o plano da representao dessas mesmas relaes: basta, com efeito, que o deslocamento invisvel, isto uma mudana do objeto (mudana esta que necessita ser representada, quando no percebida diretamente), intervenha para que a criana volte s mesmas dificuldades que j havia vencido quando se tratava de deslocamentos visveis. (p. 91)

2.5

O SEXTO ESTGIO:

s a partir do sexto estgio com o auxlio da funo de representao - que a criana consegue considerar os deslocamentos invisveis na sua procura por objetos desaparecidos. As funes de representao e de deduo permitem a percepo dos objetos como passveis de deslocamentos independentes do eu. Outra conseqncia do desenvolvimento da representao a concepo do prprio corpo como um objeto. Assim, o desenvolvimento da representao, juntamente com o incio das representaes espaciais, causais e temporais, permitem que a criana se perceba como um objeto entre os objetos situado num espao e num tempo, bem como permite que ela construa um sistema de relaes para compreender as relaes existentes entre os objetos e entre suas prprias aes e os objetos. Cabe ressaltar que a criana torna-se capaz de ordenar o espao, o tempo e a causalidade apenas quando atinge a crena na permanncia do objeto, a qual s acontece quando os esquemas tornam-se mveis, podendo combinar-se entre si de diversos modos, e possiblitam a existncia de uma coordenao de esquemas:

esse processo de dissociao e reagrupamento complementares que, engendrando os primeiros os primeiros atos de inteligncia propriamente dita, permite criana construir um mundo espao-temporal de objetos dotados de causalidade prpria. (p. 107)

A criana passou, ento, durante esses seis estgios descritos, de uma noo de mundo constituda de quadros sensoriais disposio de seus atos onde o objeto no existia fora de sua ao para uma noo de objeto permanente independente da atividade do eu.

3. O CAMPO ESPACIAL E A ELABORAO DOS GRUPOS DE DESLOCMENTOS 3.1 OS DOIS PRIMEIROS ESTGIOS:

Para explicar como se constitui a noo de espao, Piaget recorre a noo de grupo definindo-o como qualquer sistema de operaes suscetvel de possibilitar uma volta ao ponto de partida (p.115) ou ainda como qualquer conjunto coordenado de deslocamentos suscetveis de voltar ao seu ponto de partida de tal modo que o estado final no depende do caminho percorrido (p. 121). Assim, o desenvolvimento das relaes espaciais e a constituio dos principais grupos se mostraro paralelos constituio do objeto. No incio existem somente espaos prticos, podendo-se dizer que so tantos espaos prticos quanto supem as diversas atividades do beb. Na medida em que comea a existir coordenao dos esquemas sensrio-motores que esses espaos passam a ficar mais ligados entre si at virem a constiturem-se num espao nico. O universo no percebido como slido, e sim como passvel de se desfazer e se refazer continuamente a partir da ao do indivduo. Como no h conscincia de deslocamento, uma vez que o beb ainda no capaz de situar-se em um campo espacial concebido como exterior ao seu corpo e independente de sua ao, a criana no sabe se ela que se desloca ou se so as coisas que esto se deslocando. Quando nasce, a criana s percebe a luz: a percepo das formas, dos tamanhos, das distncias e das posies s sero elaboradas pouco a pouco, ao mesmo tempo que os prprios objetos (p.112). O primeiro espao percebido pela criana o espao bucal que se constitui a partir dos deslocamentos da boca em relao aos objetivos a serem chupados. Movimentos como os de acomodao da boca ao seio e as coordenaes da boca e das mos, j esto ordenados em grupos de deslocamentos. A criana dessa fase no capaz de perceber as relaes espaciais como independentes de seus atos. Tambm no concebe as coisas como objetos permanentes e, conseqentemente, no percebe a relao entre as coisas. Assim, o espao visual, o auditivo, o cinestsico e o ttil s so percebidos em funo dos grupos prticos.

3.2

O TERCEIRO ESTGIO:

Nesse estgio inicia-se a coordenao dos diferentes grupos prticos entre si. Os progressos da preenso so os principais responsveis por essa coordenao. a partir da preenso que a criana comea a perceber a relao entre as coisas e ultrapassa o nvel de simples grupo prtico para os chamados grupos subjetivos que implicam um incio de objetivao mas somente nos limites da atividade momentnea (p. 128).
O grupo subjetivo a percepo de um conjunto de movimentos que voltam a seu ponto de partida, mas desde que tal grupo permanea relativo ao ponto de vista da ao prpria, e no chegue a situar-se em conjuntos mais amplos que compreenderiam o prprio indivduo a ttulo de elemento e coordenariam os deslocamentos do ponto de vista dos objetivos. (p. 162)

O espao para a criana dessa fase um agregado relaes centradas nela prpria e ainda no se constitui em um sistema de relaes entre os objetos. Assim sendo, a criana no concebe os deslocamentos do objeto como independentes de sua ao, isto , as posies dos objetos ainda so concebidas como relativas a uma ao prpria que comea a tomar conscincia de si mesma do ponto vista espacial, e no relativamente a deslocamentos reais dos objetos situados em um espao comum e objetivo. (p. 135) O espao tambm ainda no contm a criana por inteiro. A criana ainda no consegue, por exemplo, coordenar seus movimentos manuais com os movimentos da cabea e dos olhos. No incio desse estgio, a criana coordena a preenso com a viso e s pouco a pouco essa conduta se generaliza passando a criana a pegar, inclusive, objetos distantes. Assim sendo, a criana desse estgio ainda no possui os critrios necessrios para diferenciar os deslocamentos do prprio corpo dos deslocamentos dos corpos exteriores mas o espao j comea a objetivar-se na medida em que se exterioriza.
3.3 O QUARTO ESTGIO:

Nesse estgio inicia-se um processo de relacionamento entre as coisas levando a criana a ultrapassar o nvel dos grupos puramente prticos mas permanecendo ainda no grupo subjetivos, uma vez que os grupos percebidos pela criana se ordenam do ponto de vista do indivduo e no ainda do ponto de vista dos objetos. Os esquemas se adaptam entre si e deixam de funcionar de modo isolado permitindo que a criana combine os deslocamentos dos objetos. Ao compreender a relao entre os objetos, a criana descobre as operaes

reversveis, a perspectiva das relaes de profundidade, o tamanho constante dos slidos e, principalmente, a permanncia do objeto. A partir de agora, a criana capaz de perceber as mudanas de estado e de posio do objeto que j se tornou permanente e com forma constante. No final desse estgio, a criana pela descoberta das operaes reversveis ultrapassa o nvel dos grupos subjetivos e elabora um primeiro tipo de grupo objetivo que ainda no dissocia os deslocamentos do prprio indivduo dos deslocamentos dos objetos, isto , que se encontra ainda limitado s relaes elementares do sujeito com o objeto.
3.4 O QUINTO ESTGIO:

No quinto estgio, a criana considera os deslocamentos sucessivos dos objetos sendo capaz de levar em conta a ordem em que estes aconteceram. O espao concebido como um todo homogneo o que pode ser constatado em aes que demonstram compreenso das relaes complexas entre os prprios objetos que foram generalizadas para a construo de grupos mais complexos. Por isso, nessa fase, pode falar de grupos objetivos. Assim, ao estabelecer relaes de posies e de deslocamentos entre os objetos, a criana comea a tomar conscincia dos prprios movimentos a ttulo de deslocamentos de conjunto (p. 206). Ainda no capaz de situar-se a si mesma em relao aos outros corpos num sistema de relaes recprocas pois devido a falta de representao mais elaborada, a criana no consegue considerar os deslocamentos que ocorrem fora do seu campo de percepo.
3.5 O SEXTO ESTGIO:

Nesse estgio, a criana j capaz de representar os deslocamentos invisveis podendo ento representar-se a si mesma e os seus deslocamentos. O espao , ento, percebido como um espao nico que engloba tanto os objetos como o prprio indivduo.

4. O DESENVOLVIMENTO DA CAUSALIDADE 4.1 OS DOIS PRIMEIROS ESTGIOS:

Nesses dois primeiros estgios a criana desenvolve hbitos elementares relativos, principalmente, suco, preenso e viso, mas ainda no h ligao entre esses universos (bucal, ttil, visual). Porm a criana j vai fazendo uma srie de relaes decorrentes dos hbitos adquiridos. As

impresses de prazer, de dificuldade, de xito e de decepo, de esforo e de expectativa, etc, aliadas s sensaes tteis, gustativas, sonoras e visuais do origem ao que Piaget denomina de causalidade primitiva. Uma vez que no existe ainda diferenciao entre o eu e o mundo exterior, as relaes entre sensaes oriundas da atividade dos reflexos e sensaes produzidas em decorrncia dessa atividade, a criana torna-se incapaz de perceber o que causa e o que efeito. No entanto, apesar de causa e efeito parecerem estar condensados em um nico bloco, Piaget conclui que, quando uma ao leva a um sentimento de eficcia, pode constituir-se num ponto de partida para a causalidade.

4.2

O TERCEIRO ESTGIO:

somente a partir desse estgio que se pode estabelecer com certeza a existncia de um interesse por parte do beb em relacionar cada um de seus gestos com a conseqncia correspondente. Inicia-se, ento, um processo de distino entre causa e efeito, embora s se referiam ainda ao prprio corpo.
4.3 O QUARTO ESTGIO:

Nesse estgio, a criana j comea a atribuir ao outro um conjunto de poderes particulares e para de considerar sua aes como nicas fontes de causalidade. Passa, ento, a existir maior objetivao e uma espacializao da causalidade. Porm uma causalidade realmente objetivada e espacializada supe a existncia de objetos permanentes e independentes da atividade do eu, o que ainda no acontece no presente estgio.
4.4 O QUINTO ESTGIO:

No quinto estgio, a criana comea a perceber as relaes entre as coisas como pertencentes a um sistema de causa independente dela mesma. Isso leva constituio de um universo no qual a ao da criana se situa entre as outras causas e obedece s mesmas leis (p. 281). Assim que, a partir de agora, a criana j capaz de perceber o outro como uma fonte inteiramente autnoma de aes e no mais dependente de suas prprias aes.
4.5 O SEXTO ESTGIO:

A criana do sexto estgio, fazendo uso da funo de representao, consegue distinguir causas de efeitos. Para tanto, ela j no se utiliza apenas da percepo, mas tambm de deduo mental.

5. O CAMPO TEMPORAL 5.1 OS DOIS PRIMEIROS ESTGIOS:

A compreenso da elaborao do campo temporal nos leva a questo da ordem dos acontecimentos. Percebe-se, j na criana recm-nascida, a ordenao dos movimentos da boca de tal forma que consiga sugar o alimento, embora no tenha, ainda, conscincia dessa ordenao. Piaget denomina de tempo primitivo esse perodo em que a durao de um ato determina a sua percepo no tempo.
5.2 O TERCEIRO ESTGIO:

Durante o terceiro estgio, o tempo passa a aplicar-se a uma srie de fenmenos, j comea a existir um incio de compreenso entre o antes e o depois, mas todos os acontecimentos ainda so entendidos como decorrentes da prpria ao da criana,
5.3 O QUARTO ESTGIO:

A criana desse estgio j demonstra ser capaz de reter uma seqncia de acontecimentos da qual no participa.
5.4 O QUINTO ESTGIO:

Para a criana desse estgio, as noes de antes e depois aplicam-se aos prprios fenmenos e no s suas prprias atividades. O beb capaz de ordenar no tempo os prprios acontecimentos exteriores
5.5 O SEXTO ESTGIO:

A partir do sexto estgio, com a funo de representao j bastante desenvolvida, a criana consegue elaborar o campo temporal.

6. CONCLUSO

Viu-se que, a partir da inteligncia sensrio-motora, que acontece a elaborao das noes de objeto, espao, causalidade e tempo e a construo da noo de universo. De incio, um espao percebido como catico e totalmente dependente da prpria criana, vai aos poucos se organizando - na mesma medida em que o prprio indivduo tambm se organiza at chegar, no final do perodo sensrio-motor em um espao no qual o eu se situa como um objeto entre os objetos.

REFERNCIAS BIBLIORFICAS

PIAGET, Jean. A construo do real na criana. So Paulo: Editora tica, 2002, 3a edio.

Das könnte Ihnen auch gefallen