Sie sind auf Seite 1von 9

Introduo

O trabalho tem como tema interpretao das leis. Interpretao da lei um acto de descobrir mistrios das normas jurdicas. O tema tem como objectivo esclarecer o significado para mostrar o alcance social das normas e mostrar que o conflito pode ser resolvido conforme os fins sociais. Em primeiramente deu o seu conceito de interpretao em seguida as regras e valores de interpretao para a resoluo de conflitos usando as normas legais posteriormente os elementos de interpretao da lei que regulam genericamente a matria de interpretao da lei. As metodologias usadas para concretizao do trabalho foram as seguintes mtodos: mtodo de consulta bibliogrficas e pesquisas pela na Internet.

INTERPRETAO DA LEI

1. Interpretao da lei
A lei por si s no tem qualquer utilidade se no haver quem a aplique. Contudo antes da aplicao, a lei deve ser interpretada, e, somente a partir dai, que poder ser bem ou mal aplicada, dependendo sempre no sentido fixado pela interpretao da norma. A interpretao da lei desvendar o mistrio nas normas jurdicas, revela o pensamento que anima as suas palavras.

A palavra interpretao pode ser tomada num sentido amplo e restrito. A interpretao da lei a determinao do seu verdadeiro sentido. A interpretao da lei abrange ainda a descoberta de solues no expressas nos preceitos formulados pelo legislador e que tero d ser encontradas para resolues de casos omissos. A lei no um todo complete, mas fragmentrio; tem lacunas, omisses; h muitos aspectos que eles no esto contemplados ou por incapacidade do legislador ou modificao das condies econmicas ou sociais e aparecimento de nova necessidade, ou at pelo desejo pela dificuldade da material.

A interpretao no sentido restrito consiste com a primeira actividade: esclarecimento das normas. A interpretao num sentido amplo abrange no s a primeira actividade como ainda a segunda: integrao da omisso. A maior ou menor facilidade de entendimento das leis depende da grande parte do intrprete, consoante a sua inteligncia, o seu senso jurdico e a sua experiencia.

2. Regra de interpretao da lei Procura-se surpreender atravs dele o real sentido que o seu autor lhe quis imprimir e assim pode se dizer que uma interpretao passiva, compelativa. A interpretao jurdica no tem significado, mais complexa e nobre; reveste carcter active porque a lei existe pra ser aplicada praticamente e no apenas ser conhecida, para nela se descobrir a significao de uma ordem que h-de ser comprida. Interpretao da lei consiste na operao tcnica jurdica que visa determinar qual o contedo e alcance das normas jurdicas. Com efeito, a interpretao uma operao fundamental na vida das normas jurdicas. Sem esquecer que o interprete da norma pode ser qualquer pessoa e no s o juiz, o advogado ou o solicitador. Por isso, as normas jurdicas devem ser mais claras possveis de modo a no existir duvida na sua interpretao e posterior aplicao.

Artigo 9o do Cdigo Civil Portugus 2.1 (Interpretao da lei) 1. A interpretao no deve cingir-se letra da lei, mas reconstituir a partir dos textos o pensamento legislativo, tendo sobretudo em conta a unidade do sistema jurdico, as circunstncias em que a lei foi elaborada e as condies especficas do tempo em que aplicada. 2. No pode, porm, ser considerado pelo intrprete o pensamento Legislativo que no tenha na letra da lei um mnimo de correspondncia verbal, ainda que imperfeitamente expresso. 3. Na fixao do sentido e alcance da lei, o intrprete presumir que o legislador consagrou as solues mais acertadas e soube exprimir o seu pensamento em termos adequados. Assim constatamos que a interpretao passa, essencialmente, por duas fases distintas: Interpretao literal, onde o intrprete vai simplesmente apreender o sentido literal e gramatical ou textual da lei. Interpretao lgica, onde o intrprete vai retirar, partir do texto legal e recorrendo a elemento extra litarias, o pensamento do legislador de forma a apreender o motivo que justificou a existncia da lei.

3. Os elementos da interpretao
3.1 Elemento literal intende se, primordialmente, a letra da lei, ao sentido das palavras que as compem, na sua conjugao sinttica indicada pela colocam e pelos termos de ligao.

3.2 Elementos lgicos de acordo com esse elemento deve recorrer se, fundamentalmente, a todas as potencialidades que se destaca do texto legal, de forma a determinar qual a razo justificativa da lei. Deve, ps determinar-se qual a finalidade que o legislador possui o esprito da lei.

3.3 Elementos sistemticos a ordem jurdica est sistematizada, por isso mesmo quando se interpreta uma norma, deve ter se em conta o Sistema onde a norma esta inserida, poise l faz parte de uma unidade composta por elementos coordenados e homogneos entre si.

3.4 Elementos histricos na interpretao da lei deve intender se a contexto histrico da lei em que foi criada, nomeadamente atravs da anlise dos trabalhos preparatrios e

projectos-lei que estiveram na sua origem. O legislador deve ser coerente e o Sistema deve formar um todo coerente, logo legtima recorrer a norma mais clara e explicita para fixar a interpretao de outra norma mais obscura ou ambgua. Elementos histricos compreendem todos materiais relacionados com a histria do perfeito.

Histria evolutiva do instituto, da figura ou do regime jurdico em causa; Fontes da lei; Trabalhos preparatrios;

a) Histria evolutiva do instituto, da figura ou regime jurdico : a norma o produto de uma evoluo histrica de um certo regime jurdico, logo o conhecimento dessa evoluo susceptvel de lanar luz sobre o sentido da norma.

b) Fontes da lei: os textos legais ou doutrinais inspiram o legislador.

c) Os trabalhos preparatrios: os estudos prvios, os ante projectos, os projectos, as respostas critica feitas aos projectos as actas da discusso do projecto na geralidade e especialidade na Assembleia legislativa (Assembleia da Repblica).

4. Espcies ou diferentes tipos de interpretao a) Interpretao da lei Segundo a sua fonte e valor

Interpretao autntica se uma determinada lei suscitar dvidas na sua interpretao, o rgo que criou poder elaborar uma nova lei que fixe o sentido da primeira, so as chamadas leis interpretativas. Essas leis, tal como refere o artigo 13 do cdigo civil, integrao se na lei interpretada. De facto no existe uma nova lei, uma nova vontade do legislador ou uma nova norma, mas, pura e simplesmente, fixase o sentido da lei que j existe a lei interpretada.

Quando a norma interpretativa provem do mesmo rgo legislativo que produziam a norma interpretada, a maioria entende para haver interpretao autntica basta que a norma interpretativa no seja valor hierrquico inferior ao da norma interpretada.
5

Exemplo, estamos perante uma interpretao autntica quando um decreto-lei do governo interpretado por uma lei da Assembleia da Repblica, no sendo necessrio que seja o Governo o autor da norma interpretativa.

Interpretao doutrinal a interpretao efectuada designadamente pelos tribunais, advogados, ou pelo executor de qualquer acto administrativo. Desse modo, no deve a expresso doutrinal ser intendida como a interpretao estivesse a cargo, nica e exclusivamente, da doutrina.

Este tipo de interpretao doutrinal vincula apenas a posio assumida face a um determinado caso concreto, enquanto a interpretao autntica vincula todos os cidados que se encontram na mesma situao.

b) A interpretao da lei Segundo a sua finalidade

Interpretao subjectivista por esta via o interprete procura reconstituir o pensamento concreto do legislador.

Interpretao objectivista de acordo com esta interpretao procura se determinar o sentido da lei, abstraindo se da pessoa (s) que a fez ou fizeram.

Interpretao histrica pretende-se reconstruir o sentido que a lei tinha aquando a sua elaborao e entrada em vigor.

Interpretao actualista procura-se determinar o sentido da lei atendendo somente ao momento da sua aplicao.

c) Interpretao da lei Segundo o resultado

Interpretao declarativa o intrprete considera o sentido da lei est conforme o seu texto.

Interpretao extensivo o intrprete faz uma interpretao da norma de modo a corrigir a desconformidade existente entre a letra da lei o pensamento do legislador, pois intende-se que este expressou na lei menos que pretendia, no abarcando todas situaes que queria disciplinar.

Interpretao restritiva a interpretao que visa corrigir a desconformidade existente entre a letra da lei e o pensamento do legislador, quando se entende no texto legal o legislador usou uma formulao demasiada ampla, indo pra alm do que na realidade pretendia.

Interpretao iniciativa quando o interprete, por via de racionalizao e deduo jurdica retira da norma interpretada todas as suas consequncias. Interpretao enunciativa quando o intrprete atravs de raciocnios dedutivos, retira da norma interpretada outras normas. o que pode suceder, nomeadamente, com a utilizao do elemento lgico da interpretao. A interpretao enunciativa deve ser usada com a mxima das precaues, porquanto se vo inferir, atravs de processos lgicos, outras regras que no se encontram formuladas e que so diversas da regra inicialmente interpretada.

Interpretao ab-rogante o interprete apesar da presuno de que o legislador consagrou as solues mais acertadas e soube exprimir perfeitamente o seu pensamento, conclui que determinada norma no tem qualquer efeito til, designadamente por esta ser incompatvel com outra norma jurdicas, no havendo forma de as articular ou conciliar.

Concluso
Feito o trabalho concluiu-se que a interpretao da lei um acto de desvendar mistrios das normas jurdicas, isto , para revelar o pensamento. Na interpretao das leis regulada pelas normas legais e isto devem esclarecer os seus significados, encontrar o alcance social das normas e os conflitos devem ser resolvidos conforme os fins sociais das normas concretizando valer que levar em bem comum. A interpretao da lei um processo que obedece a usa sequncia ordenada de actos e atende a diversos elementos que integram, designadamente, a disposio grfica e material da norma (elemento literal ou gramatical) e as premissas nelas implcitas (elemento lgico), relevantes para compreender o sentido da norma. O elemento lgico, desdobra-se em diversos elementos da pauta hermenutica, onde cumpre destacar a interpretao teleolgica, atravs da qual procura-se definir a finalidade da norma, a interpretao sistemtica que visa averiguar a conformidade da norma relativamente aos princpios fundamentais da ordem jurdica, bem como em relao a outras normas de igual ou superior eficcia jurdica. Para resolver o problema do significado a validade das normas usa os mtodos gramticos, lgico e sistemtico. As interpretaes podem ser histricas, sociolgico.

A interpretao da lei so actos que fazem dia-a-dia acerca das para o uso e uma boa interpretao das normas esclarecendo e mostrando a sua validade e demonstrar o alcance social e resoluo dos conflitos usando normas. Por ltimo, a interpretao da lei um processo que tem como finalidade assegurar a sua aplicao e ela pode ser feita por diversos sujeitos, o prprio legislador (interpretao autntica), que o seu primeiro destinatrio, as autoridades administrativas (interpretao administrativa), pelos estudiosos do direito no mbito das suas anlises epistemolgicas (interpretao doutrinria), pelos tribunais e pelos cidados em comum.

Bibliografia BETIOLI, Antnio Bento. Introduo ao Direito. 11 Edio. So Paulo: Saraiva, 2011.

FERRAZ JNIOR, Trcio Sampaio. Introduo ao Estudo do Direito Tcnica, Deciso e Dominao. 6 Edio, So Paulo: Atlas, 2008.

FERRAZ JR., Tercio Sampaio. Introduo ao estudo do Direito, 3. Ed. So Paulo: Atlas, 2001, p. 282-300

OLIVEIRA FILHO, BENJAMIN - Introduo Cincia do Direito, 3.a ed., Rio, 1961. CODIGO CIVIL PORTUGUS

10

Das könnte Ihnen auch gefallen