Sie sind auf Seite 1von 5

OAB 1 FASE- EXTENSIVO VESPERTINO Disciplina: Direito Tributrio Prof. Alessandro Spilborgs Data: 12.08.

2009 Aula n 01

TEMAS TRATADOS EM AULA 1. INTRODUO A CF em seu art. 3 traz os objetivos fundamentais do Pas e o ente poltico deve trabalhar para alcan -los. Para isso, existe a arrecadao de receita que deve ser gasta com essa finalidade. 1.1. Diferena entre Direito Financeiro e Direito T ributrio O direito financeiro disciplina: I Receita II Gesto III - Despesas decorrente desses direitos Originria Receita Derivada advm do poder coercitivo dos entes polticos decorrente da exploraes bens pblicos

A receita originria no competncia do Direito ributrio T sendo de sua competncia apenas a receita derivada. O poder coercitivo o poder que o ente poltico possui de exigir dos integrantes do seu territrio o pagamento de uma prestao pecuniria. O poder de tributar fixado pela CF e quem se vale dele so os entes polticos (U, E, DF e M). Ao mes mo tempo a CF estabelece limitaes ao poder de tribut ar. So dois tipos de limitaes: Princpios Imunidades Existem tambm as regras sobre repartio de receit as, que so importantes para garantir a autonomia d os entes polticos. Ex: a Unio o ente que mais arre cada receita e reparte com os Estados e Municpios; os Estados repartem com seus prprios Municpios e ess es, por sua vez, no repartem com ningum. O art. 146, CF prev que cabe a lei complementar di spor sobre normas gerais de Direito Tributrio. O CTN surgiu com a lei ordinria 5.172/66 e com o a dvento da CF/88, foi recepcionado com fora de lei complementar. Por ter sido recebido com fora de le i complementar, uma medida provisria no poder alterar o CTN. A CF trata desses quatro grandes temas de Direito Tributrio: receita, princpios, imunidades e regras sobre repartio de receitas. O CTN est dividido em dois livros. O primeiro livr o trata apenas dos temas j trazidos pela CF. O seg undo livro trata do procedimento de cobrana tributria. 2. PODER DE TRIBUTAR Os entes polticos detm a competncia tributria. A CF outorga feixes de competncia a cada entre da federao. Competncia tributria a aptido estabelecida pel a CF para instituio de tributos atravs de lei.

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Tributrio Alessandro Spilborghs 12.08.2009 Aula n. 01

2.1. Caractersticas da competncia tributria : Facultativa: os entes polticos devero apenas instituir os tributos economicamente viveis; Indelegvel: no pode ser transferida nem emprestada em nenhuma hiptese; Incaducvel (imprescritvel). Ex: o IGF at hoje no foi institudo; Irrenuncivel. Quem tem competncia tributria tem condies de legislar sobre o tributo (poder legiferante) e essa competncia envolve trs atividades: Legislar Fiscalizar Arrecadar Competncia e capacidade tributria so institutos diferentes. A capacidade pode ser transferida, ou seja, um outro ente fica responsvel pela arrecadao do tributo e essa autorizao se d por lei. A capacidade tributria ativa envolve apenas duas atividades (Art. 7, CTN): Fiscalizar Arrecadar Espcies de tributo: Impostos Taxas Contribuies de Melhoria Emprstimos Compulsrios Contribuies Especiais Espcies de Competncia Cada espcie tributria corresponde a uma competncia tributria Privativa: somente um ente poder instituir. Aplica-se aos impostos. Concorrente: todos os entes podem instituir. Aplica-se s taxas e contribuies de melhoria. Especial: a competncia ser apenas da Unio. Aplica-se ao emprstimo compulsrio e s contribuies especiais. Exceo: a Cosip contribuio especial e a competncia ser dos Municpios e DF. Residual: a Unio poder instituir novos impostos ou novas contribuies sociais observados os requisitos (institudo por lei complementar, no cumulativos e no podem ter Base de Clculo ou Fato Gerador de impostos e contribuies sociais j existentes). Extraordinria: competncia da Unio e institudo por lei ordinria federal. Aplica-se ao IEG (Imposto Extraordinrio de Guerra art. 154, II, CF c/c art. 76, CTN). 3. SISTEMA TRIBUTRIO NACIONAL (Arts. 145 a 162, CF) Art. 145 : traz trs espcies de tributo (impostos, taxas e contribuies de melhoria). Art. 146: descreve as matrias que devem ser institudas por lei complementar. Art. 147: descreve a competncia cumulativa que pode ser exercida pela Unio e pelo DF. dever da Unio instituir impostos estaduais e federais nos Territrios. J os impostos municipais so de competncia da Unio, porm respeita-se a inexistncia de municpios no territrio. Ateno: o Brasil atualmente no conta com nenhum territrio. Art. 148: Emprstimos Compulsrios institudos sempre pela Unio e sempre por Lei Complementar. Art. 149: Contribuies Especiais. Do art. 150 at o art. 152 CF: limitaes ao poder de tributar aparecem como princpios ou imunidades. Do art. 153 ao 154: competncia da Unio. No Art. 153: competncia privativa. Art. 154: traz duas modalidades de competncia da Unio (residual e extraordinria).

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Tributrio Alessandro Spilborghs 12.08.2009 Aula n. 01

Art. 155: competncia de impostos dos Estados e do DF (IPVA, ICMS, ITCMD). Art. 156: competncia de impostos municipais (IPTU, ISS, ITBI). OBS: ISS pode aparecer como ISSQM. ITCMD (sobre bens mveis e imveis de forma no onerosa) pode aparecer como ITD ou IHD (imposto sobre heranas ou doaes). ITBI pode aparecer como ITIV (imposto sobre transmisso de bens imveis inter vivos). Art. 157 ao 162: repartio de receitas envolve receita advinda atravs do pagamento de impostos (regra geral). A exceo a CIDE petrleo ou CIDE combustvel - no comum mas possui sua receita repartida (arrecadada pela Unio e repartida pela mesma). Outra exceo so os impostos no repartidos: Municipais (IPTU, ISS, ITBI). Impostos que competem ao DF em razo da unicidade do ente. ITCMD, IGF, IE, II, IEG, por fora Constitucional. 4. LIMITAES AO PODER DE TRIBUTAR As limitaes ao poder de tributar se dividem em princpios (regras norteadoras da cobrana tributria e imunidades (afastam a incidncia de tributos). 4.1 PRINCPIOS So regras constitucionais que devem ser observadas por todos os entes polticos e aplicadas s todas as espcies tributrias (dizem como, quando e quanto cobrar). a) Princpio da Legalidade (Art. 150, I, CF) Tambm conhecido como princpio da legalidade estrita todo e qualquer tributo s pode ser institudo ou criado por fora de lei ordinria. Ser por lei complementar quando a CF assim fixar. Porm quando se tratar de alquota, no h a necessidade de instituio por lei. OBSERVAES: Sero criados por Lei Complementar apenas o emprstimo compulsrio, o imposto sobre grandes fortunas (IGF), os impostos residuais e as contribuies sociais residuais. Todos os outros tributos sero em regra, criados por lei ordinria. Quando a CF for silente quanto ao tipo de lei, entende-se que a criao ser por lei ordinria. ATENO: admite-se a edio de MPs em matria tributria (exceto temas de Lei Complementar). Se a MP criar ou majorar imposto, este s poder ser exigido no exerccio seguinte ao da converso da MP em Lei (e no da edio da MP). Excees: IOF Imposto sobre Operaes Financeiras; IPI Imposto sobre Produtos Industrializados; II Imposto de Importao; IE Imposto de exportao. So impostos reguladores ou extrafiscais, utilizados pelo Estado para conter ou incentivar as movimentaes aduaneiras. Por isso as alquotas destes impostos podem ser alteradas por ato do poder executivo (art. 177, 4, I, b CF).

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Tributrio Alessandro Spilborghs 12.08.2009 Aula n. 01

QUESTES SOBRE O TEMA 1. (OAB CESPE 2009.1) de competncia exclusiva da Unio instituir (A) contribuio para o custeio do regime previdencirio prprio dos servidores estaduais. (B) contribuio de melhoria, no caso de investimento pblico de carter urgente e de relevante interesse nacional. (C) contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas. (D) contribuio de melhoria, decorrente de obras pblicas. 2. (OAB CESPE 2008.1) No constitui matria de direito tributrio reservada pela Constituio Federal (CF) lei complementar a (A) definio de tributos. (B) definio dos fatos geradores e da base de clculo dos impostos discriminados pela CF. (C) definio das espcies tributrias. (D) definio dos contribuintes e das alquotas dos impostos discriminados pela CF.

3. (OAB CESPE 2008.1) No constitui matria tributria exclusiva de lei a (A) atualizao do valor monetrio da base de clculo do tributo. (B) hiptese de excluso tributria. (C) definio do fato gerador da obrigao tributria principal. (D) cominao de penalidades para as aes ou omisses contrrias a dispositivos de lei.

GABARITO 1. C 2. D 3. A

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Tributrio Alessandro Spilborghs 12.08.2009 Aula n. 01

CURSO OAB EXTENSIVO VESPERTINO Direito Tributrio Alessandro Spilborghs 12.08.2009 Aula n. 01

Das könnte Ihnen auch gefallen