Sie sind auf Seite 1von 20

Processo Seletivo Medicina/1.

o Semestre/2012

001. PROVA I
INSTRUES
Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo60 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno. Leia cuidadosamente as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Responda a todas as questes. Marque, na folha intermediria de respostas, localizada no verso desta pgina, a letra correspondente alternativa que voc escolheu. Transcreva para a folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, todas as respostas anotadas na folha intermediria de respostas. A durao da prova de 4 horas. A sada do candidato da sala ser permitida aps transcorrida a metade do tempo de durao da prova. Os 3 ltimos candidatos de cada sala devero permanecer juntos, at que o ltimo candidato termine a prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo destacar esta capa para futura conferncia com o gabarito a ser divulgado.

Aguarde a ordem do fiscal para abrir este caderno de questes.

20.01.2012 manh

Folha Intermediria de Respostas

LNGUA PORTUGUESA Leia o texto a seguir para responder s questes de nmeros 01 a 07. A Europa e os fascistas Na dcada de 60, o colunista William F. Buckley afirmava que preferia entregar o governo dos Estados Unidos primeira pessoa que encontrasse na lista telefnica do que ao departamento de humanidades da Universidade Harvard. A frase sempre me pareceu excessiva. Mas, com o tempo, uma pessoa comea a compreender a sabedoria do velho Bill: as universidades no servem apenas para produzir conhecimento terico; servem, tambm, para fechar l dentro esses produtores de conhecimento. Pena que, de vez em quando, alguns consigam fugir c para fora. Jrgen Habermas, esse gigantesco equvoco da filosofia europeia, deu uma conferncia em Paris sobre a crise da Europa. No assisti dita cuja, mas confio na Folha de domingo. Segundo parece, Habermas afirmou que o problema central da crise a falta de interao entre os cidados e a comunidade. Em linguagem de gente: Habermas, do alto da sua arrogncia racionalista, quer a insero dos cidados nos debates europeus. Segundo ele, no admissvel que as ltimas eleies para o Parlamento Europeu em 2009 tenham tido 56,99% de absteno. Esse afastamento apenas oferece terreno frtil para a extrema-direita fascista, que rejeita o projeto comum europeu e, infelizmente, o que parece que a insero dos cidados no projeto europeu s poder ser conseguida pela violncia, ou pela propaganda, ou pela farsa. Portanto, o que espanta no so os 56,99% que se abstiveram, mas os 43,01% que ainda se deram ao trabalho de ir votar. No existe o projeto europeu, com o artigo definido no singular. O que existe um projeto que falhou, o que significa que talvez seja hora de tentar outro: uma Europa que seja um espao de livre circulao de pessoas, bens, servios ou capitais, mas onde a legitimidade desse projeto comea (e acaba) nos pases democrticos e soberanos que o compem. A proposta no original? Pois no. Mas, s vezes, preciso dar um passo atrs para evitar o abismo que est frente.
(Coutinho, Joo Pereira. Folha de S.Paulo. Adaptado)

03. No trecho No assisti dita cuja, mas confio na Folha de domingo. (2. pargrafo) os elementos em destaque referem-se (A) cidade de Paris. (B) filosofia europeia. (C) Folha de domingo. (D) intelectualidade europeia. (E) exposio oral de Habermas. 04. Em relao ao que o texto exprime acerca das universidades, possvel depreender um(a) (A) crtica s instituies de ensino superior. (B) elegia dirigida s humanidades. (C) incentivo aos estudos acadmicos. (D) elogio ao conhecimento terico. (E) averso ao jornalismo impresso. 05. Assinale a alternativa que apresenta o trecho Na dcada de 60, o colunista William F. Buckley afirmava que preferia entregar o governo dos Estados Unidos primeira pessoa que encontrasse na lista telefnica do que ao departamento de humanidades da Universidade Harvard. reescrito de acordo com a norma culta formal e sem alterao de sentido. (A) Na dcada de 60, o colunista William F. Buckley afirmava que preferia entregar o governo dos Estados Unidos a primeira pessoa que encontrasse na lista telefnica de que do departamento de humanidades da Universidade Harvard. (B) Na dcada de 60, o colunista William F. Buckley afirmava que preferia entregar o governo dos Estados Unidos a primeira pessoa que encontrasse na lista telefnica qu ao departamento de humanidades da Universidade Harvard. (C) Na dcada de 60, o colunista William F. Buckley afirmava que preferia entregar o governo dos Estados Unidos primeira pessoa que encontrasse na lista telefnica do departamento de humanidades da Universidade Harvard. (D) Na dcada de 60, o colunista William F. Buckley afirmava que preferia entregar o governo dos Estados Unidos primeira pessoa que encontrasse na lista telefnica a entregar ao departamento de humanidades da Universidade Harvard. (E) Na dcada de 60, o colunista William F. Buckley afirmava que preferia entregar o governo dos Estados Unidos h primeira pessoa que encontrasse na lista telefnica do que entregar ao departamento de humanidades da Universidade Harvard. 06. O termo colunista, presente na primeira linha do texto, pertence mesma classe de palavras que (A) apenas. (B) votar. (C) portanto. (D) universidade. (E) infelizmente.
3
UNNV1102/001-ProvaI

01. De acordo com o texto, possvel afirmar que (A) a populao est satisfeita com o projeto comum europeu atual. (B) o projeto comum europeu atual conta com total participao popular. (C) Habermas defende que a participao dos cidados nas discusses precisa ser expandida. (D) mais da metade dos eleitores no comparece s urnas por falta de liberdade em seus pases. (E) no h naes livres e soberanas na Europa. 02. Segundo o autor do texto, (A) no h soluo para o impasse que a atual crise europeia enfrenta. (B) a recente crise no novidade no iderio europeu contemporneo. (C) os fascistas defendem o projeto comum europeu. (D) a posio do filsofo Jrgen Habermas de defesa da extrema-direita. (E) no admissvel que a eleio para o Parlamento Europeu tenha tanta absteno.

07. No trecho Portanto, o que espanta no so os 56,99% que se abstiveram, mas os 43,01% que ainda se deram ao trabalho de ir votar. a palavra destacada pode ser substituda, sem alterao de sentido, por (A) destarte. (B) todavia. (C) mas. (D) contudo. (E) porm. 08. Assinale a alternativa cuja concordncia esteja de acordo com a norma culta. (A) Ela mesmo telefonou para o chefe. (B) Os jogadores daquele clube esto quites com o imposto de renda. (C) Segue incluso a documentao do cartrio de notas. (D) Eles estavam bastantes nervosos. (E) J era meio-dia e meio e ningum estava pronto. 09. Assinale a alternativa que apresenta romance da literatura brasileira que aborda costumes burgueses no ambiente urbano e seu respectivo autor. (A) O Primo Baslio, de Ea de Queirs. (B) Urups, de Monteiro Lobato. (C) Morte e Vida Severina, de Joo Cabral de Melo Neto. (D) Os Sertes, de Euclides da Cunha. (E) Senhora, de Jos de Alencar. 10. Joo Guimares Rosa escreveu romances e contos ambientados no serto mineiro. Destacam-se em suas obras os falares populares e regionais e inovaes na linguagem, em especial, o uso de neologismos. Assinale a alternativa que contenha um trecho da obra desse autor com algumas dessas caractersticas. (A) A que fica mo direita mais notvel ainda fechada do lado do mar por uma longa fila de rochedos e no interior da ilha por negras grades de ferro est adornada de mil flores, sempre brilhantes e viosas, graas eterna primavera desta nossa boa terra de Santa Cruz. (B) Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheo de vista e de chapu. Cumprimentou-me, sentou-se ao p de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. (C) Foi s quando Ceclia e D. Antnio de Mariz desapareceram da esplanada, que Peri, lanando ao redor um olhar para ver se a sua morte ainda se demoraria muito, descobriu a ndia perto dele. (D) A gente vive, eu acho, mesmo para se desiludir e se desmisturar. A senvergonhice reina, to leve e leve pertencidamente, que por primeiro no se cr no sincero sem maldade... (E) Chovia agora muito forte. S pararam no Catete, ao p de um quiosque; estavam encharcados; pediram parati e beberam como quem bebe gua. Passava j de onze horas.
UNNV1102/001-ProvaI

11. Leia as assertivas a seguir. I. Ea de Queirs, em sua fase realista, retratou a vida de forma objetiva. Nessa poca, predominava o cientificismo e a exposio de problemas sociais como, por exemplo, os presentes em O Crime do Padre Amaro. II. Amor de Perdio e Amor de Salvao so obras cujo autor, Camilo Castelo Branco, clebre por retratar o sentimento amoroso dos protagonistas, pertenceu ao perodo do Romantismo em Portugal. III. O teocentrismo foi uma caracterstica muito forte no pero do do Arcadismo e teve Bocage como autor e principal representante portugus desse perodo literrio. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 12. Leia o poema a seguir e assinale a alternativa correta. X. MAR PORTUGUS mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram, Quantos filhos em vo rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele que espelhou o cu. (A) Trata-se de um trecho de Os Lusadas, de Cames, que traduz em verso a histria do povo portugus. (B) Pertence ao perodo rcade e atribudo ao Padre Vieira por sua religiosidade e amor ptria. (C) Faz parte da obra Mensagem, de Fernando Pessoa, e trata do passado heroico e glorioso de Portugal. (D) Caracteriza-se pela exaltao das conquistas portuguesas, frequentes em poemas de Castro Alves. (E) Retrata a religiosidade e o conflito entre corpo e alma, tpicos elementos da produo lrica de Gil Vicente.

matemtica 13. De uma chapa retangular de medidas 20 cm por 10 cm so retirados de cada canto quadrados com lado medindo x, formando com esse procedimento um dodecgono, conforme indica a figura.
x x

S C U

Seja y = A(x) a rea do dodecgono em funo do lado x do quadrado. A imagem da funo A(x) para x IR (A) Im(A) = {y IR | 0 < y < 50} (B) Im(A) = {y IR | 0 < y < 100} (C) Im(A) = {y IR | 0 < y < 200} (D) Im(A) = {y IR | 50 < y < 100} (E) Im(A) = {y IR | 100 < y < 200} 14. A diviso de um polinmio P(x) por x3 + 5 resulta em um quociente Q(x) = 3x2 7x + 1 e resto R(x) = 11x2. O valor de P(2) (A) 57. (B) 21. (C) 0. (D) 23. (E) 55. 15. No tringulo ADE, EH a altura relativa ao vrtice E.
E 15 cm 12 cm A H D 37 cm

A rea, em cm2, do quadrado ABCD vale (A) 1480. (B) 1594. (C) 1708. (D) 1822. (E) 1936.
5
UNNV1102/001-ProvaI

16. O servio de correios de uma pequena cidade verificou que se cada carteiro ficasse responsvel por 80 residncias, 41 residncias no seriam atendidas. Realizou-se, ento, um processo para contratar mais um carteiro, de modo que cada carteiro atendesse 77 residncias e todas as residncias da cidade fossem atendidas. O total de residncias dessa cidade (A) 909. (B) 991. (C) 999. (D) 1001. (E) 1101.

20. Seja M o conjunto de todas as matrizes de ordem 2 cujos 4 elementos so os 4 menores nmeros primos positivos. O determinante de maior valor dessas matrizes (A) 13. (B) 17. (C) 19. (D) 23. (E) 29. 21. As retas r e s determinam um tringulo equiltero com o eixo das abscissas.
y

17. Em um auditrio, esto reunidos 50 alunos. Para cada aluno foi dada uma ficha contendo um nmero natural maior que 50. Cada aluno recebeu um nmero diferente de todos os demais e nenhum aluno recebeu uma ficha que fosse um nmero mltiplo de 5. A menor soma possvel dos nmeros de todos os 50 cartes, dentre todas as possibilidades de distribuio deles, (A) 4063. (B) 4075. (C) 5050. (D) 5053. (E) 5065.

3 r

s x

A reta r intercepta o eixo x no ponto 0 e a reta s intercepta o eixo y no ponto 3. Essas retas formam com o eixo das abscissas um tringulo equiltero de rea (A) 3 (B) 0,25 3 (C) 0,50 3 (D) 0,75 3 (E) 4,5 22. Uma empresa que produz lmpadas divide sua produo entre duas fbricas. A fbrica X produz 65% das lmpadas e a fbrica Y, os outros 35%. De cada 100 lmpadas produzidas na fbrica X, 18 apresentaro defeito antes de 1200 horas de uso e, na fbrica Y, de cada 100 lmpadas, 24 apresentaro defeito nesse mesmo intervalo de tempo. A distribuio das lmpadas dessa empresa pelas lojas e supermercados feita de maneira aleatria, dessa forma, a probabilidade de um consumidor comprar dessa empresa uma lmpada que vai apresentar defeito antes de 1200 horas de (A) 19,6%. (B) 20,1%. (C) 20,6%. (D) 21,1%. (E) 21,6%.

18. A equao 7x + 7x = 7, resolvida no conjunto dos nmeros reais, (A) apresenta duas razes, uma positiva e outra negativa. (B) apresenta uma nica raiz positiva. (C) apresenta uma nica raiz negativa. (D) apresenta sete razes. (E) no possui razes reais.

19. Os ponteiros das horas e dos minutos de um relgio medem, respectivamente, 5 cm, e 12 cm. Quando o relgio marcava 9h, cada extremidade de um fio fino e inextensvel, de comprimento 229 cm, foi colada na ponta desses ponteiros. O nmero de minutos que ir se passar at que o fio se rompa : (A) 60/11 (B) 60/12 (C) 60/13 (D) 60/14 (E) 60/15

UNNV1102/001-ProvaI

23. Ao se cadastrar em um site de troca de brinquedos, o novo usurio solicitado a criar uma senha de 4 caracteres (letras ou algarismos) que obedea aos seguintes critrios: s podem ser usados os 10 algarismos de 0 a 9 e as 26 letras maisculas de A a Z; no pode comear com nenhuma das slabas do primeiro nome; no pode conter nenhum algarismo do dia de nascimento; no pode comear com algarismo; no pode haver caracteres repetidos. Dessa forma, Marcelo, que nasceu em um dia 13, tem um total de possibilidades diferentes de criar sua senha igual a (A) 813123. (B) 834560. (C) 849121. (D) 913013. (E) 926123.

S C

24. Um cone, cujo raio da base mede 20 dm e cuja altura mede 30 dm, estava, inicialmente, com 3 252 L de gua. Uma esfera macia de ferro, de raio 6 dm, foi colocada dentro do cone provocando uma elevao no nvel da gua.

A figura mostra o corte meridiano do cone e da esfera em seu interior. O nvel da gua, a partir do vrtice do cone, atingiu uma altura, em dm, de Dado: considere = 3 (A) 15. (B) 18. (C) 21. (D) 24. (E) 27.

UNNV1102/001-ProvaI

Geografia 25. Observe a tira.

27. Leia a seguinte matria, publicada no jornal eletrnico Folha.com, em dezembro de 2011. O primeiro-ministro do Egito, Kamal Ganzouri, disse populao neste domingo que a situao econmica do pas era pior que qualquer um havia imaginado, e que medidas de austeridade seriam necessrias para frear um crescente deficit oramentrio. Ganzouri, de 78 anos, tambm disse, em coletiva de imprensa transmitida ao vivo na televiso estatal, que o restabelecimento da segurana seria uma prioridade para o governo de salvao nacional que ele lanou na semana passada. A situao econmica pior que qualquer um imagina, afirmou. Segundo ele, o problema era decorrente das falhas nas polticas adotadas pelo governo do ditador deposto Hosni Mubarak nas ltimas dcadas. Ganzouri disse que o governo no aceitaria receber uma ajuda de US$ 3,2 bilhes do FMI (Fundo Monetrio Internacional) at que a previso para o oramento estivesse mais clara. Se formos obrigados a recorrer ao FMI, faremos isso. uma questo que est aberta para a discusso, afirmou, reiterando comentrios feitos por um general do conselho militar que atualmente governa o pas. O coronel havia dito que o Egito pediria ajuda ao FMI apenas em uma situao de necessidade extrema. Sobre o FMI (Fundo Monetrio Internacional), assinale a alternativa que explicita o seu funcionamento. (A) O FMI defende a liberdade bsica de todos os seres humanos. (B) O FMI promove a cooperao entre as empresas. (C) O FMI garante a validade dos acordos militares. (D) O FMI combate a fome nos pases africanos. (E) O FMI assegura a estabilidade financeira mundial.

(www.malvados.com)

A tira utiliza-se da ironia para tratar do fenmeno (A) do conflito Norte e Sul. (B) da diviso internacional do trabalho. (C) dos objetivos da publicidade mundial. (D) da compresso espao-tempo. (E) da xenofobia.

26. Leia o fragmento do artigo do professor Octavio Ianni. os membros das elites, isto , classes e grupos sociais dominantes, ou blocos de poder, organizam-se e comportam-se como conquistadores, colonizadores, desfrutadores Tanto assim, que definem as fuses e as aquisies de empresas nacionais promovidas pelas transnacionais como modernizao, insero no mercado mundial, entrada no primeiro mundo. Esquecem o agravamento das desigualdades sociais.
(IANNI, O. O declnio do Brasil-nao. In: www.scielo.br, dezembro/2000)

A concentrao espacial da riqueza, as corporaes transnacionais e o comrcio internacional so fatores que explicam a economia global, logo, (A) os domnios de mercado so fenmenos econmicos tpicos do perodo do capitalismo financeiro. (B) a livre concorrncia uma consequncia do acmulo de capital nas corporaes transnacionais. (C) a cincia foi um dos fatores da descentralizao da riqueza, haja vista a sua homognea distribuio no espao internacional. (D) as corporaes internacionais so agentes dessa mudana na produo mundial nos pases socialistas. (E) o perodo do capitalismo financeiro estruturou-se, ideologicamente, a partir do Liberalismo Econmico.

UNNV1102/001-ProvaI

28. Observe os mapas.

(THERY, H. MELLO, N. Atlas do Brasil: Disparidades e dinmica do territrio. (2005). Adaptado)

A formao territorial brasileira frequentemente associada expresso de arquiplago a continente. Justifica-se tal aproximao pela incorporao das reas central, norte e oeste do territrio economia nacional. A partir da observao do conjunto de mapas, pode-se afirmar que (A) a formao territorial do Brasil independente dos grandes ciclos econmicos. (B) a mudana geogrfica da capital federal deslocou o centro de gravidade econmico para a regio Sul. (C) at meados do sculo XX no havia integrao econmica entre as regies do Brasil. (D) nos anos de 1990 o principal centro organizado do territrio era a regio Norte do pas. (E) o mapa referente aos anos 1990 ilustra a iniciativa do Governo Federal pela conservao ambiental na Amaznia.

29. Doze cidades-sede preparam seus estdios para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. Os trabalhos envolvem a reforma para adequao dos equipamentos urbanos ao padro FIFA e a construo de novas arenas. Sobre esse megaevento esportivo, pode-se afirmar que as (A) mudanas que as cidades-sede iro passar so financiadas por capital privado sem nus ao pas. (B) doze cidades-sede foram escolhidas com base nas doze principais cidades tursticas para lazer do pas atualmente. (C) obras de infraestrutura realizadas nas cidades-sede sofrem com a falta de mo de obra qualificada. (D) transformaes urbanas nas cidades-sede iro fortalecer as polticas de desigualdade social. (E) cidades-sede possuem um setor hoteleiro pronto para a Copa de 2014.

UNNV1102/001-ProvaI

30. Observe o mapa. Principais concentraes de minrios metlicos


Roraima Pitinga-Mapuera Serra do Navio Tapajs-Jamanxim Puma, Jacar Igarap Azul Buritama Bahia Serra Pelada Ona Pedra Verde

Dia

Mn Sn Mn Au Sn Sn
Centro-Leste de Gois
Niquelndia

Sn

Au Mn Ni Cu Sn Ni

Cu

Au
Rio Madeira Rondnia Rondnia Tapajs Rio Xingu Corumb (Urucum)

Cu Ba Sn Ni Dia Pb Dia
Caraba Ibitiara Cahapada Diamantina Boquira

OCEANO PACFICO
CONCENTRAES MINERAIS IMPORTANTES

Mn, Fe

Fe, Mn Mn
Diamantina Quadriltero Ferrfero Lafaiete

Au: ouro Ba: brio Cu: cobre Dia: diamante Mn: mangans Ni: nque Pb: chumbo Sn: estanho Fe: ferro

OCEANO ATLNTICO Cu Camaqu

(Departamento Nacional de Produo Mineral, 2005)

Os minrios destacam-se por suas propriedades particulares de interesse econmico. O Brasil extremamente rico em minrios metlicos. Desta maneira, pode-se afirmar que (A) o Estado de Minas Gerais abriga as imensas jazidas de nquel. (B) no sul do Par encontram-se importantes reservas de minrios metlicos. (C) a cidade de Corumb (MS), divisa com a Bolvia, guarda um dos maiores depsitos de estanho. (D) em Rondnia afloram depsitos de diamante. (E) a regio de Pelotas (RS) conhecida pelas reservas de ferro.

UNNV1102/001-ProvaI

10

31. Observe a figura. O mecanismo dos ventos

33. O acelerado desenvolvimento tecnolgico na agricultura tem gerado vrios problemas de ordem social e ambiental, como, por exemplo, a reduo de mo de obra no campo e o esgotamento do solo. Para frear esses avanos na agricultura, parte da populao, consciente dos problemas ecolgicos, busca um modelo agrcola que reduza os impactos aliado produo de alimentos mais saudveis e adere prtica da agricultura (A) transgnica. (B) intensiva.

(MAGNOLI, D.; ARAUJO, R. Geografia do Brasil, 2005. Adaptado)

(C) tradicional. (D) orgnica. (E) itinerante.

A partir da anlise da figura e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. (A) Os ventos contra-alsios so as massas de ar descendentes, que se dirigem para as latitudes prximas aos trpicos. (B) Os ventos alsios, medida que ganham calor e perdem peso, iniciam o movimento e se dirigem para baixo, rumo s altas latitudes. (C) O encontro dos ventos alsios, na denominada Zona de Convergncia Intertropical, contribui para o processo de desertificao do solo. (D) No Brasil, o movimento convectivo dos alsios representado pela massa tropical atlntica. (E) A substituio da floresta natural por pastagens coloca em risco o mecanismo dos ventos e aumenta o nmero de Clula de Hadley no mundo.

34. O aquecimento global constitui uma das principais questes da sociedade contempornea em face das possveis repercusses sobre a vida dos homens no planeta. Sobre o aquecimento global, analise as afirmaes a seguir. I. A queima de combustveis fsseis, com liberao do CO2 e CO na atmosfera, contribui para o aumento do efeito estufa do planeta. II. A elevao das temperaturas da atmosfera terrestre, particularmente da troposfera, influenciar diretamente as mudanas observadas nos oceanos, tais como: alteraes na temperatura, salinidade e movimento das correntes marinhas. III. A zona agricultvel do planeta ir se expandir em todas as faixas climticas, o que resultar numa elevao da produo agrcola. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

32. Com a crescente preocupao com as atuais fontes de energia, altamente poluentes e passveis de se esgotar em poucos anos, diversos pases intensificaram as pesquisas de inovao tecnolgica na rea de novos combustveis. No entanto, o bioetanol e o biodiesel j aparecem como alternativas. O pas que possui as patentes dessas fontes ou desses combustveis (A) os Estados Unidos. (B) o Japo. (C) a China. (D) a Rssia. (E) o Brasil.

11

UNNV1102/001-ProvaI

35. Observe a figura. Movimento aparente do sol no Hemisfrio Sul 37. Leia o texto.

Histria

At as feras da selva tm o seu covil e as cavernas em que podem resguardar-se; ao contrrio, os homens que combatem e morrem pela Itlia no possuem nada alm do ar e da luz. Privados de teto, vo vagabundeando com a mulher e os filhos. Os comandantes enganam aos soldados quando, nos campos de batalha, os incitam a combater para defender dos inimigos suas tumbas e seus lares; mentem, porque a maioria dos romanos no tem nem altar paterno nem tumba de antepassados. S tm o nome de donos do mundo, porm devem morrer pelo luxo dos outros sem poder considerar como seu um pedao de terra.
(Plutarco. Vida de Tibrio Graco. In: Vidas Paralelas. Traduo de Gilson Csar Cardoso. Rio de Janeiro: Paumape, 1992.)

(Roberto Filizola, Geografia, 2005)

Sobre o movimento aparente do sol, pode-se afirmar que, alm de auxiliar na orientao espacial, influencia na posio que os cmodos de uma casa devem ocupar para o aproveitamento da luminosidade. Uma criana que sofre de doenas alrgicas recebeu a orientao mdica de que deveria ocupar o quarto mais iluminado da casa. Portanto, no estado de So Paulo, esse quarto fica voltado para o (A) Norte. (B) Sudeste. (C) Sudoeste. (D) Leste. (E) Sul.

Esse discurso do tribuno da plebe, Tibrio Graco, durante a crise da Repblica romana, foi realizado tendo em vista sua proposta de (A) convencer os plebeus romanos a participarem mais do exrcito, a fim de que pudessem ter escravos. (B) realizar a reforma agrria no ager publicus romano, devido excluso dos soldados plebeus do direito terra. (C) garantir o direito terra por parte dos prisioneiros de guerra, que se tornavam escravos dos patrcios. (D) excluir os plebeus do direito terra, j que eles estavam submetidos aos generais patrcios, como o prprio Tibrio. (E) reprimir as revoltas de escravos, como a de Esprtacus, que tinham como principal meta a reforma agrria.

36. Para auxiliar o trabalho do agente comunitrio da sade, faz-se uso da cartografia. Essa cincia da representao grfica da superfcie terrestre tem como produto final o mapa, no caso, que retrata as caractersticas da comunidade visitada. Entre os elementos essenciais de um mapa, est a escala, que representa (A) a rea delimitada por acidentes naturais ou regies poltico-administrativas. (B) direo tangente linha de fora do campo magntico passante pelo ponto e apontado para o Norte Magntico. (C) o arco contado sobre o Equador e que vai de Greenwich at o Meridiano do referido lugar representado. (D) a relao entre a medida de um objeto ou lugar representado no papel e sua medida real. (E) a posio de pontos sobre uma superfcie, seja ela um elipsoide, uma esfera ou um plano.

38. A Idade Mdia (V/XV) foi chamada pelos renascentistas de Idade das Trevas, tendo como referncia o racionalismo e o humanismo. Essa concepo no levava em conta as inmeras contribuies culturais e tecnolgicas medievais para a humanidade, tais como: (A) o desenvolvimento do empirismo, a concepo heliocntrica de mundo e a expanso martima. (B) a valorizao do antropocentrismo, a criao do comrcio e as cruzadas que eliminaram o islamismo. (C) a inveno do moinho hidrulico, o renascimento das cidades e a criao das primeiras universidades. (D) a prtica da tolerncia crist, o renascimento urbano e a formao das primeiras igrejas. (E) a descoberta do adubo, a criao do arado de ferro e a reinveno da democracia monrquica pela burguesia.

UNNV1102/001-ProvaI

12

39. Observe as duas pinturas.


O nascimento da Vnus Botticelli 1485

40. Leia o texto. Com a conquista do Mxico (1519-21), inicia-se a destruio sistemtica dos dolos indgenas, substitudos por toda parte pelas imagens de Nossa Senhora e dos santos. No rastro de Cortez, os conquistadores, e mais tarde os missionrios que os substituem, eliminam, queimam e quebram as pinturas e esttuas mexicanas.
(Gruzinski, Serge. A guerra das imagens: de Cristvo Colombo a Blade Runner. So Paulo: Cia. Das Letras, 2006)

Levando-se em conta o relato e os conhecimentos acerca da conquista espanhola sobre os indgenas da Amrica, pode-se considerar que
(www.sescsp.org.br)

A queda de caro Saraceni 1600

(A) o processo de dominao sobre os indgenas deveu-se explorao econmica e s doenas trazidas pelos espanhis, sem efeitos sobre a cultura nativa. (B) apesar da violncia fsica trazida pelos europeus, a destruio dos dolos locais e sua substituio pela religio crist permitiram a tolerncia cultural. (C) a mita, prtica desconhecida pelos ndios, foi inventada pelos espanhis para domin-los, assim como a imposio de adorao aos santos cristos. (D) alm da fora das armas e das novas doenas transmitidas pelos espanhis, a imposio cultural tambm contribuiu para a conquista europeia.

(alulagigante.wordpress.com)

As imagens apresentam caractersticas em comum, representativas da arte renascentista. Dentre elas, pode-se apontar (A) a inspirao na mitologia greco-romana e a noo de movimento e de profundidade. (B) a concepo antropocntrica e a crtica Igreja catlica e ao absolutismo monrquico. (C) a concepo heliocntrica em oposio ao geocentrismo e a valorizao dos retratos. (D) a influncia da arte greco-romana e a ausncia das noes de proporo e profundidade. (E) a viso de mundo medieval e materialista e o racionalismo empirista em oposio aos dogmas.

(E) os espanhis no conseguiram impor a religio crist aos ndios, apesar de destrurem seus dolos, e acabaram por aceitar as prticas politestas.

13

UNNV1102/001-ProvaI

41. Ele era o rei da Frana, herdeiro de uma linhagem que h mais de dez sculos edificara e governara o reino da flor-de-lis e que, pela graa de Deus, tornara-o um dos mais poderosos do mundo. (...) No entanto, naquela manh de segunda-feira, 21 de janeiro de 1793, exatos quatro meses depois da proclamao da Repblica, em 21 de setembro de 1792, enquanto um nevoeiro gelado paralisa Paris e abafa o rufar dos tambores que batem sem interrupo, Lus XVI apenas Lus Capeto, ex-rei da Frana, ex-rei dos franceses. Seu corpo ser cortado em dois, e assim ser separado o corpo do rei do da nao.
(Gallo, Max. O povo e o rei. V.1, Porto Alegre: L&PM, 2009, p.11.)

43. As raas superiores tm um direito perante as raas inferiores. H para elas um direito porque h um dever para elas. As raas superiores tm o dever de civilizar as inferiores (...). Vs podeis negar, qualquer um pode negar que h mais justia, mais ordem e moral, mais equidade, mais virtudes sociais na frica do Norte desde que a Frana a conquistou?
(www.dialetico.com/historia 2/historia 11.pdf)

O discurso, proferido por Julis Ferry ao parlamento francs, em 28 de julho de 1885, (A) est relacionado com o processo de expanso martima promovido pelas potncias, que tornaram a frica uma colnia de explorao. (B) justifica a presena dos europeus na frica, durante o Imperialismo, a partir do discurso racista, progressista e civilizador. (C) procura justificar a prtica do trfico triangular negreiro, realizado por franceses e ingleses, para atender demanda de suas colnias por escravos. (D) defende que a frica subsaariana seja tratada com maior justia do que a frica do norte, devido ao fato de l haver mais brancos do que negros. (E) critica a Conferncia de Berlim proposta pelo lder alemo, Otto von Bismarck, pelo fato de nela prevalecerem as ideias racistas de superioridade ariana.

A narrativa retrata um momento decisivo na histria da Frana e da sociedade ocidental, a partir do sculo XVIII. correto afirmar que o acontecimento referido e seu significado social so, respectivamente, (A) as Jornadas Gloriosas e o fim do Absolutismo na Europa, com a queda do rei Bourbon, Carlos X. (B) a Revoluo Gloriosa e a perda do carter sagrado que investia os reis absolutistas europeus. (C) o Iluminismo e o questionamento racionalista com relao reforma luterana do Antigo Regime. (D) a Primavera dos Povos e o aparecimento do proletariado, na liderana pela primeira vez na Frana. (E) a Revoluo Francesa e a ruptura com a crena no direito divino dos reis defendida por Bossuet.

42. No sculo XIX, a Guerra de Secesso nos Estados Unidos apresentou como principal motivo: (A) o combate ao nazi-fascismo, por parte dos estados do norte, o que provocou a oposio dos sulistas que apoiavam a discriminao de negros e judeus. (B) a discordncia entre latifundirios sulistas e industriais nortistas quanto ao emprego de mo de obra indgena nas principais atividades econmicas. (C) a defesa da criao de taxas protecionistas que protegeriam os produtos do sul contra a concorrncia inglesa, o que no era aceito pelos nortistas. (D) a necessidade de mercado consumidor, por parte dos estados do sul, que pretendiam expandir a industrializao contra os interesses nortistas. (E) a defesa do fim da escravido, por parte dos estados nortistas, interessados em ampliar mercado consumidor contra os interesses escravistas do sul.

44. A Inconfidncia Mineira, em 1789, e a Conjurao Baiana, de 1798, foram as primeiras revoltas separatistas durante o perodo colonial brasileiro. Apesar de influenciadas pelos ideais iluministas e serem consideradas republicanas, devem-se apontar algumas diferenas entre elas: (A) enquanto a primeira era majoritariamente abolicionista, a segunda revolta tinha a liderana de grandes proprietrios de terras e de escravistas. (B) a Inconfidncia Mineira propunha uma repblica nacionalista para manter o territrio intacto, enquanto a revolta baiana era regionalista. (C) os mineiros tiveram como mrtir o alferes Tiradentes, enquanto que na Bahia no houve represso por ser um movimento de elite. (D) a primeira revolta era elitista e se posicionava contra a derrama, enquanto a segunda era popular e defendia uma democracia racial. (E) a Conjurao Baiana era organizada por mineradores e intelectuais, enquanto a Inconfidncia Mineira era liderada por escravos e indgenas.

UNNV1102/001-ProvaI

14

45. O perodo regencial (1831-40) foi marcado pela instabilidade poltica no Brasil, aps a renncia de D. Pedro I, quando ocorreram vrias revoltas. Sobre essas manifestaes, afirma-se que (A) a Cabanagem, no Par, e a Sabinada, que ocorreu na Bahia, no tiveram apoio popular, pois caracterizaram-se por serem movimentos liderados por grandes proprietrios de terras e de escravos. (B) as repblicas Rio-grandense e Juliana, no sul do pas, foram proclamadas a partir de forte influncia de Giuseppe Garibaldi e de escravos muulmanos, conhecidos como mals. (C) a Guerra dos Farrapos, que ocorreu no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, tinha como motivaes o descontentamento com a elevao das taxas sobre o charque sulino e interesses separatistas. (D) as revoltas no Par, como a dos Mals, foram lideradas por pees e vaqueiros descontentes com a falta de espao para a criao de gado, devido ao plantio de algodo na regio. (E) a Balaiada, no Maranho, tinha como principal razo a luta pela abolio da escravido e pela liberdade religiosa de ndios e negros, apoiada pelas elites latifundirias.

47. Leia os textos. 1. Quando a pea Electra, de Sfocles, entrou em cartaz no Teatro Municipal, vrios agentes do DOPS se deslocaram at o local para prender o autor, Sfocles, por subverso. O problema que o nefando subversivo j havia morrido desde 406 a.C e no costumava frequentar sesso esprita.
(Porto, Srgio. FEBEAPA - Festival de Besteira que Assola o Pas. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1966. Adaptado)

2. Um dia, em 1968, ao final de um show, eu dizia que quem no tem co caa com gato, e quem no tem gato caa com Ato. Fui logo convidado pelas autoridades.
(www.arytoledo.com.br/content/biografia)

Por meio do humor, o jornalista Srgio Porto, conhecido como Stanislaw Ponte Preta, e o humorista Ari Toledo denunciam uma importante face do perodo militar. Assinale a alternativa que a representa. (A) O uso da propaganda poltica ufanista, por meio de campanhas como Brasil, ame-o ou deixe-o ou do estmulo Copa de 1970. (B) O controle e a censura por parte do governo s manifestaes artsticas e culturais, principalmente aps a criao do AI-5. (C) A cassao de mandatos e o fim do habeas corpus de polticos favorveis entrada de multinacionais no pas e a acordos com os EUA. (D) O fim das eleies diretas para presidente e governadores, a extino dos partidos e o fim do habeas corpus a partir do AI-2. (E) A extino de manifestaes culturais, a partir da dcada de 60, ficando um vazio com relao capacidade de criao musical e teatral.

46. Leia os discursos. 1. Quis criar a liberdade nacional na potencializao de nossas riquezas atravs da Petrobras; (...).No querem que o trabalhador seja livre. No querem que o povo seja independente.
(Carta Testamento do presidente Getlio Vargas, 1954)

2. (...) o petrleo e o gs pertencem a todo o povo brasileiro. Portanto, a maior parte da renda gerada permanecer nas mos do povo. () O pr-sal um passaporte para o futuro.
(presidente Lus I. Lula da Silva, 2009) (democraciapolitica.blogsport.com/2009/09/ discurso-de-lula-ontem-sobre-o-pre-sal.html

48. No governo de Jos Sarney (1985-89), houve eleies para a Assembleia Constituinte, que deveria reencaminhar o pas democracia. Em 1988, foi promulgada a Constituio Cidad que, entre outros avanos, defendia (A) a criao da CLT (Consolidao das Leis Trabalhistas), a eleio direta em dois turnos para presidente da repblica e o Estatuto do Idoso. (B) o impeachment do presidente da repblica, a licena maternidade de seis meses e a previso de um plebiscito sobre formas de governo. (C) a Lei de Anistia aos presos polticos, o Estatuto da Criana e do Adolescente e a reforma agrria em terras improdutivas. (D) o voto facultativo para idosos e analfabetos, as eleies diretas para presidente da repblica e a configurao do racismo como crime. (E) o pluripartidarismo, o Plano Cruzado com o congelamento de preos e a criao de leis trabalhistas como as frias e a licena maternidade.

Apesar de serem produzidos em contextos histricos diferentes, os discursos dos presidentes Getlio Vargas e Lus Incio Lula da Silva apresentam um trao em comum: (A) a defesa do nacionalismo exacerbado. (B) a nacionalizao de riquezas naturais. (C) a privatizao dos recursos naturais. (D) a luta contra a corrupo nas empresas estatais. (E) a defesa do populismo autoritrio.

15

UNNV1102/001-ProvaI

Lngua Inglesa Leia o texto e responda s questes de nmeros 49 a 53. CITIES (01) Its hard to pin down the precise moment the worlds center of gravity shifted. For thousands of years, people lived in the countryside. They worked on farms or in villages, knew little of the world beyond their immediate families and neighbors, and generally got by on their own. Slowly, they began to congregate. It happened in Mesopotamia and Egypt, later in Greece and Rome, and also in Europe and the Americas. More recently, weve seen fast growth in Africa and, most spectacularly, in Asia. And then, by 2008, according to the United Nations, the balance finally tipped: in the ebb and flow of daily births and deaths, the number of people who inhabit the worlds cities ticked into the majority, for the first time ever. (02) The milestone itself isnt nearly as significant as the trend. In the 20th century cities grew more than 10-fold, from 250 million people to 2.8 billion. In the coming decades, the U.N. predicts, the number of people living in cities will continue to rise. By 2050 the world population is expected to surpass nine billion and urban dwellers to surpass six billion. Two in three people born in the next 30 years will live in cities. (03) Many otherwise lucid thinkers, from Thomas Jefferson to Frank Lloyd Wright to President Gerald Ford, tended to think of cities as centers of poverty, crime, pollution, congestion and poor health. In recent years, though, the thinking has shifted along with the demographics. Many experts have come to realize that people are better off when they live in a city. This is not to dismiss the problems of urban life; cities, particularly fast-growing ones in the poorer parts of Asia and Africa, can be places of great human suffering. But even a city slum has benefits that you wont find on the farm or in the village. The move from the country leads, for instance, to dramatic changes for many women. As Kavita N. Ramdas of the Global Fund for Women notes in Stewart Brands Whole Earth Discipline (Penguin, 2010), In the village, all there is for a woman is to obey her husband and relatives, pound millet, and sing. If she moves to town, she can get a job, start a business, and get education for her children. [...]
(Scientific American Magazine, September 2011, pages 27 and 28)

49. Ao ler o primeiro pargrafo do texto, pode-se deduzir que (A) as pessoas que moravam em regies rurais no aceitavam ir para as grandes cidades. (B) os povos da Mesopotmia e do Egito migraram primeiramente para a Grcia e para Roma. (C) no passado, as pessoas sabiam sobre o que ocorria no mundo se buscassem, por si mesmas, as notcias. (D) aqueles que viviam longe das cidades passaram a se agregar e a viver em grupos cada vez maiores. (E) a migrao para pequenas cidades se deu de maneira aleatria e desorganizada.

50. Baseando-se nas informaes do texto, pode-se afirmar que (A) em 2008, pela primeira vez, o nmero de pessoas que moram em cidades ultrapassou o nmero daqueles que vivem no campo. (B) tanto na frica quanto na sia, apenas recentemente as pessoas passaram a preferir os grandes centros urbanos. (C) no sculo XXI, as cidades cresceram de forma desenfreada, pois tem ocorrido uma exploso demogrfica como no se via antes. (D) por termos crescido pelo menos 10 vezes mais nesses dois sculos, a ONU prev que chegaremos em breve a um nmero de 9 bilhes de habitantes. (E) o nmero de mortes, nos grandes centros urbanos, ultrapassou o nmero de nascimentos.

UNNV1102/001-ProvaI

16

51. Segundo as informaes contidas no terceiro pargrafo do texto, correto dizer que (A) pensadores ilustres consideravam as grandes cidades locais apropriadas apenas para as pessoas abastadas economicamente. (B) tanto Thomas Jefferson como Frank Lloyd Wright e o Presidente Gerald Ford preocupavam-se com questes sobre o meio ambiente. (C) especialistas discordam das previses pessimistas do passado e pensam que, de alguma forma, os centros urbanos so locais melhores para se morar. (D) pessoas especializadas em urbanizao no admitem que os problemas existentes nas cidades grandes no possam ser resolvidos. (E) as mulheres que vivem no campo tm uma vida melhor e mais tranquila se comparadas quelas que vivem nas metrpoles.

Leia o texto e responda s questes de nmeros 54 a 58. TV Fact-Checker: Inoculating House Against Bad Medicine

Behind every smart TV show, there is a tireless script coordinator, technical adviser, researcher or producer who makes sure the jargon is right, the science is accurate and the pop culture references are on-point. To get a better sense of who keeps the angry nerds at bay, Wired.com spoke with fact-checkers behind one of the fall TV seasons freakiest shows.

52. Em in the ebb and flow of daily births and deaths, the number of people (1. pargrafo) as palavras births and deaths so substantivos. Qual alternativa apresenta, respectivamente, os verbos e adjetivos relacionados a birth e death? (A) born; dye / birth; died (B) bear; died / bore; death (C) birth; dead / bear; deadly (D) was born; death / beer; dyed (E) be born; die / born; dead

53. Na primeira frase do segundo pargrafo, tem-se: The milestone itself isnt nearly as significant as the trend. Assinale a alternativa que contm o significado mais prximo de isnt nearly e trend, correta e respectivamente. (A) nem de longe; tradio (B) de certa forma; estilo (C) de forma alguma; memria (D) em tempo algum; previso (E) nem de perto; tendncia

John Sotos might be an expert on obscure diagnoses, but that doesnt mean he is anything like the main character of House. He just needs to make sure all the bitter things the brilliant but socially inept doctor says are true, in a scientific sense. It is a dark show and I try not to live my life in such darkness, the soft-spoken Sotos said in an interview with Wired. com. So a lot of the character turns dont speak to me. Sotos, who was trained as a transplantation cardiologist at Johns Hopkins University School of Medicine, is (I) the exact right man for the job of ensuring the accuracy of House. He literally wrote the book on the kind of unexpected diagnoses the shows doctors make nearly every episode. (The book is titled Zebra Cards: An Aid to Obscure Diagnoses.) Thats not to say he doesnt have to do his research for the popular show, currently in its eighth season on Fox. The good doctor consults medical journals and books to find the connective tissue needed to flesh out the shows medical storylines, (II) he counts himself lucky to work with writers who dont give him too many factual headaches. They catch on really fast, Sotos said. Some things that I would have to explain to medical students two or three times they pick up on very quickly.
(www.wired.com/underwire/2011/10/tv-fact-checker-house/. Adaptado Acessado em 15.11.2011)

54. Segundo o texto, pode-se afirmar que John Sotos (A) um diretor que faz questo de saber sobre tudo que se passa nos estdios de gravao. (B) no se inspirou em si mesmo para criar os personagens do seriado House. (C) especialista em criar personagens sombrios, pois cursou a famosa Universidade de Medicina Johns Hopkins. (D) parece ser uma pessoa que procura levar a vida de forma diferente da que criou para seu clebre personagem. (E) aps decepcionar-se com sua carreira, tornou-se um produtor de TV especializado em jarges usados na rea de medicina.
17
UNNV1102/001-ProvaI

55. As palavras que completam, correta e respectivamente, os espaos (I) e (II) so: (A) however then (B) although while (C) nevertheless though (D) therefore yet (E) since thus

Leia o cartum e responda s questes de nmeros 59 e 60.

56. John Sotos se considera um profissional de sorte porque (A) no precisa fazer nenhuma pesquisa na rea mdica para o famoso seriado. (B) seu livro, Zebra Cards: An Aid to Obscure Diagnoses, d-lhe as respostas que necessita para desvendar casos complicados. (C) as consultas que faz em revistas mdicas e livros tambm o ajudam muito quando escreve suas histrias. (D) conta com uma equipe de escritores bastante competente, que entende rapidamente o que Sotos prope. (E) no precisa trabalhar com residentes novatos que tm dificuldades em compreender as solues que ele busca para seus casos.

57. Os adjetivos smart e accurate esto presentes na introduo do texto. Qual alternativa traz esses adjetivos usados com sentido correto? (A) The board of directors opened a smart, accurate new laboratory today. (B) Mr. Peterson has just inherited a smart, accurate property. (C) The judges smart and accurate perception has freed the criminal. (D) Smart, but not accurate problems have been investigated at the university. (E) My dream is to become a smart and accurate human being when I grow old.

(earch.dilbert.com/search?p=Q&srid=S3-USCDR01&lbc=dilbert&ts= custom&w=*&uid=672383683&method=and&startdate=19890101& enddate=20110801&isort=date&view= list&filter=type%3.comic&; Acessado em 16/11/2011)

59. Qual o tom presente no desfecho da tirinha? (A) Neutro. (B) Parcial. (C) Otimista. (D) Argumentativo. (E) Sarcstico.

58. Em It is a dark show and I try not to live my life in such darkness e They catch on really fast... , as palavras em destaque se referem a (A) the main characters darkness e the actors. (B) the darkness present in the series e the writers. (C) Houses sense of darkness e the headaches. (D) Sotos own darkness e the doctors. (E) Each episodes darkness e the storylines.

60. Em And were done. pode-se concluir que (A) o gerente acabou de participar do estudo em questo. (B) a pessoa entrevistada entendeu a proposta do entrevistador. (C) ambos, patro e empregado, conhecem-se muito bem. (D) responder s questes no compulsrio. (E) o entrevistado mais esperto do que se pensa.

UNNV1102/001-ProvaI

18

19

UNNV1102/001-ProvaI

Das könnte Ihnen auch gefallen