Sie sind auf Seite 1von 42

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SO JOS DOS CAMPOS FATEC PROFESSOR JESSEN VIDAL

LUCAS DE MORAES ALVAREZ LOPEZ JULIANO DOS SANTOS URASHIMA

ESTUDO DOS PARAMETROS DE CONTROLE DO PROCESSO DE CORTE JATO DGUA

So Jos dos Campos 2012

LUCAS DE MORAES ALVAREZ LOPEZ JULIANO DOS SANTOS URASHIMA

ESTUDO DOS PARMETROS DE CONTROLE DO PROCESSO DE CORTE A JATO DGUA

Trabalho de Graduao apresentado Faculdade de Tecnologia So Jos dos Campos, como parte dos requisitos necessrios para a obteno do ttulo de Tecnlogo em Aeronutica com nfase em Manufatura.

Orientador Interno: Prof. Msc. Celso de Oliveira Orientador Externo: Prof. Esp. Flix Strotmann

So Jos dos Campos 2012

iii

Verso da Folha de Rosto


Dados Internacionais de Catalogao-na-Publicao (CIP) Diviso de Informao e Documentao LOPEZ, Lucas de Moraes Alvarez URASHIMA, Juliano dos Santos Estudo dos parmetros de controle do processo de corte jato dgua. So Jos dos Campos, 2011. 999f. (nmero total de folhas do TG) Trabalho de Graduao Curso de Tecnologia em Aeronutica com nfase em Manufatura, FATEC de So Jos dos Campos: Professor Jessen Vidal, 2011. Orientador Interno: Prof. Fbio de Oliveria Orientador Externo: Prof. Esp. Flix Strotmann 1. reas de conhecimento. I. Faculdade de Tecnologia. FATEC de So Jos dos Campos: Professor Jessen Vidal. Diviso de Informao e Documentao. II. Ttulo

REFERNCIA BIBLIOGRFICA LOPEZ, Lucas de Moraes Alvarez; URASHIMA, Juliano dos Santos. Estudo dos parmetros de controle do processo de corte jato dgua. 2011. 999f. Trabalho de Graduao - FATEC de So Jos dos Campos: Professor Jessen Vidal.

CESSO DE DIREITOS NOME DOS AUTORES: Lucas de Moraes Alvarez Lopez e Juliano dos Santos Urashima TTULO DO TRABALHO: Estudo dos parmetros de controle do processo de corte jato dgua. TIPO DO TRABALHO/ANO: Trabalho de Graduao / 2011.

concedida FATEC de So Jos dos Campos: Professor Jessen Vidal permisso para reproduzir cpias deste Trabalho e para emprestar ou vender cpias somente para propsitos acadmicos e cientficos. O autor reserva outros direitos de publicao e nenhuma parte deste Trabalho pode ser reproduzida sem a autorizao do autor.

_________________________________ Lucas de Moraes Alvarez Lopez Av. Brasil, 485 CEP 12287-020 Caapava So Paulo

_____________________________________ Juliano dos Santos Urashima Estrada do Tanquinho, 690 CEP 12324-590 Jacare So Paulo

iii

LUCAS DE MORAES ALVAREZ LOPEZ JULIANO DOS SANTOS URASHIMA

ESTUDO DOS PARMETROS DE CONTROLE DO PROCESSO DO CORTE JATO DGUA

Trabalho de Graduao apresentado Faculdade de Tecnologia So Jos dos Campos, como parte dos requisitos necessrios para a obteno do ttulo de Tecnlogo em Aeronutica com nfase em Manufatura.

___________________________________________________________________ Nome do Componente da Banca, titulao e Instituio

__________________________________________________________________ Nome do Componente da Banca, titulao e Instituio

__________________________________________________________________ Nome do Orientador, titulao e Instituio

_____/_____/_____ DATA DA APROVAO

iv

Agradecimentos

AGRADECIMENTOS

Agradecemos aos professores e orientadores Fbio de Oliveira , Flix Strottmann e Rita de Cssia, pelo apoio e encorajamento contnuos s pesquisas, aos demais professores, pelos conhecimentos transmitidos e aos nossos pais, pelos valores e ensinamentos transmitidos ao longo de nossas vidas.

RESUMO
Na cidade de So Jos dos Campos est localizado o mais importante plo tecnolgico aeronutico da Amrica Latina, onde esto concentradas as principais empresas e instituies do setor aeroespacial nacional. O corte a jato dgua, processo de usinagem no convencional que utiliza gua altamente pressurizada misturada com abrasivo para o corte e manufatura de peas, muito utilizado pelas empresas desse setor para a fabricao de painis de aeronaves, perfis etc., por conseguir trabalhar com uma grande variedade de materiais. Apesar disso, observa-se que algumas empresas tm dificuldades em obter bons resultados em seus processos por desconhecerem os principais parmetros de corte desse processo e suas influncias em relao requisitos como tolerncia geomtrica e qualidade do acabamento. Este estudo visa demonstrar as principais variveis de um processo de corte jato dgua e o quanto afetam no resultado final do mesmo. A metodologia empregada na realizao desse estudo foi a anlise com uma empresa do setor aeronutico que tem dificuldades com seu processo de corte jato dgua, e comtemplou etapas de pesquisa e estudo acadmico e a aplicao desses conhecimentos adquiridas em ensaios mecnicos. Dessa forma, foi possvel identificar os parmetros problemticos em relao ao problema apresentado e sugerir melhoras empresa. Palavras-Chave: Processo de corte jato dgua. ; Parmetros de controle. ; Usinagem no convencional.

vi

ABSTRACT
In the city of Sao Jose dos Campos is located the most important aviation technology center in Latin America, where are concentrated the main companies and institutions of the national aerospace industry. The water jet cutting, non-conventional machining process that uses highly pressurized water mixed with abrasive for cutting and manufacturing of parts, is widely used by companies in this industry for the manufacture of aircraft panels, profiles, able to work with a wide variety of materials. Nevertheless, it is observed that some companies have difficulty in obtaining good results in their processes because they ignore the main cutting parameters of this process and their influence in relation to requirements such as geometric tolerance and quality of finish. This study aims to demonstrate the main variables of a process of waterjet cutting and how much affect the final result of it. The methodology used in conducting this study was the analysis with a company in the aviation industry which is struggling with the process of the water jet cutting, and contemplates stages of research and academic study and the application of the acquired knowlegment by mechanical tests. Thus, it was possible to identify the problematic parameters in relation to the problem and suggest improvements to the company

Keywords: Water jet cutting. ; Control parameters. ; Unconventional machining.

vii

SUMRIO

1- INTRODUO 1.1- Consideraes Iniciais 1.2- Motivao 1.3- Objetivo do Trabalho 1.3.1-Objetivo Geral 1.3.2- Objetivo Especfico 1.4- Metodologia da Pesquisa 1.5-Contedo do trabalho 2- FUNDAMENTAO TERICA 2.1-Processos de Usinagem No Convencionais 2.1.1- Panorama Histrico 2.1.2- Definio 2.2- Corte Jato dgua com Abrasivo 2.2.1- Panorama Histrico 2.2.2- Definio 2.2.2.1- Funcionamento 2.2.2.2- Vantagens do Corte Jato dgua 2.2.2.3- Restries de Uso 2.2.2.4- Ramos Industriais de Utilizao 2.3- Parmetros do Processo de Corte Jato dgua 2.3.1- Principais Parmetros de Controle da Cabea de Corte 2.3.2- A velocidade de avano 3-MATERIAIS E MTODOS 4-RESULTADOS E DISCUSSES 5-CONCLUSES 6-RECOMENDAES PARA FUTURAS PESQUISAS 7-REFERNCIAS

9 9 9 9 9 10 10 10 11 11 11 11 14 14 14 14 18 19 20 21 21 22 26 27 30 31 32

viii

1- INTRODUO

1.1-

Consideraes iniciais A indstria aeronutica utiliza-se de vrios mtodos para a manufatura de metais,

como processos de usinagem convencional (torneamento, fresamento etc.), no convencional (como a usinagem qumica) e os com ferramentas de geometria de corte no definida, como os processos de oxicorte, corte a plasma e o prprio corte a jato dgua. Sua maior utilizao no meio aeronutico, em relao aos anteriores, dar-se- por no se tratar de um processo trmico como os j citados, onde h uma regio afetada termicamente (heat affected zone HAZ) que tem suas propriedades alteradas em relao ao restante do material (FISCHER, 2011), mas por se tratar de um processo de eroso, no produzindo HAZ, sendo ideal para um setor to exigente como a indstria aeronutica. O corte de diversos materiais utilizando-se de jato dgua com abrasivo vem sendo aplicado na esfera comercial desde os anos 70 (HLAVACA, 2009), e sua natureza de corte permite sua aplicao em quase todos os tipos de materiais e indstrias, alguns apenas necessitando de ateno especial ao seu corte (WARDJET, 2011). Segundo Chen et.al. (2001) trata-se de um processo de eroso do material alvo, utilizando-se de jato dgua em alta presso misturado com abrasivos. Apesar da certa idade, vrios aspectos desta tecnologia continuam sendo pesquisados por vrios especialistas ao redor do mundo (HLAVACA, 2009), sendo o estudo dos diferentes parmetros de controle envolvidos nesse processo e a sua influncia na qualidade final da pea, como: distncia do bocal, velocidade de avano, presso da bomba, etc., sempre com o objetivo de melhorar o resultado final do processo (maior rapidez, melhor acabamento etc.) 1.2Motivao Dado a necessidade da indstria aeronutica de ter processos que garantem peas de alto padro de qualidade (entende-se como tolerncias e acabamentos muitas vezes de alta complexidade em tempo de usinagem reduzido), o estudo dos parmetros do corte por jato dgua torna-se de suma importncia para garantir que os requisitos anteriores sejam cumpridos, sendo esta a motivao principal do trabalho.

10

1.3 Objetivo 1.3.1 Objetivo geral O objetivo deste trabalho verificar a influncia dos principais parmetros de corte de um processo de corte a jato dgua, gerando referncias que podero ser utilizados no somente por empresas do ramo aeronutico, mas com quaisquer empresas que utilizem desse processo. 1.3.2 Objetivo especfico O objetivo especfico deste trabalho melhorar o processo em estudo alterando os valores dos seguintes parmetros de corte que, aps anlise, verificou-se que so os mais crticos: a distncia do bocal pea e a velocidade de avano da ferramenta. Com isso pretende-se verificar trs principais hipteses: A possibilidade de eliminar o processo de ajustagem mecnica posterior ao corte na jato dgua; A influncia da altura do bocal em relao ao acabamento da superfcie de corte, e; A influncia do avano da ferramenta de corte em relao ao acabamento da superfcie de corte.

1.4- Metodologia da pesquisa Optou-se por uma pesquisa de natureza aplicada, tendo como o estudo de caso o processo de corte a jato dgua da Winnstal Industria e Comrcio Ltda, empresa do ramo aeronutico situada em So Jos dos Campos, SP, que o utiliza para a confeco de peas para empresas do setor aeronutico. A empresa vem enfrentando problemas com seu processo, aonde o mesmo vem apresentando mau acabamento na regio de corte da pea, sendo necessrio um processo posterior de ajustagem mecnica para atender aos requisitos de qualidade de clientes. Atravs de pesquisa bibliogrfica, pretende-se chegar a parmetros ideais ao processo e aplica-los atravs de ensaios mecnicos.

11

1.5- Contedo do Trabalho O presente trabalho est estruturado em cinco captulos, cujo contedo sucintamente apresentado a seguir:

No captulo 1 apresenta a introduo ao estudo. No captulo 2 feita a fundamentao terica deste trabalho, explicando o funcionamento de uma mquina de corte jato dgua e seus principais parmetros.

O captulo 3 apresenta a metodologia utilizada para a anlise do estudo de caso. No captulo 4 mostrado os resultados e discusses do mesmo. No captulo 5 apresenta as concluses deste trabalho a partir da anlise dos dados coletados.

12

2- FUNDAMENTAO TERICA
2.1- Processos de usinagem no convencionais 2.1.1- Panorama Histrico Processos de usinagem, segundo norma DIN 8580, so todos os processos de fabricao onde ocorre remoo de material sob forma de cavaco. As operaes de usinagem conferem pea as mais variadas formas, dimenses e acabamentos atravs da remoo de cavaco. Esses processos podem ser divididos entre processos convencionais e processos no convencionais. (SOMMER, 2000) (KAUSHISH, 2008) (SINGAL et. Al., 2008) O desenvolvimento das indstrias aeronuticas, nuclear e aeroespaciais trouxe consigo o desafio para engenharia de usinar materiais de alta dureza e baixa usinabilidade, esses materiais encontraram aplicaes especiais nessas indstrias devido s suas propriedades nicas. Os mtodos de usinagem convencionais se mostraram inviveis para usinar esses materiais, pois eles alm de serem difceis de usinar necessitam de um nvel de preciso muito alto, alm disso, algumas peas precisavam de formas complexas que seriam impossveis de fabricar com as mquinas utilizadas. Consequentemente os mtodos de usinagem no convencionais surgiram para superar as dificuldades supracitadas. (SOMMER, 2000) (KAUSHISH, 2008) (SINGAL et. Al., 2008) Os processos no convencionais diferem dos convencionais principalmente por no utilizar uma ferramenta de corte para remover material da pea, eles utilizam uma fonte de energia para usinar e modificar a forma do material. (SOMMER, 2000) (KAUSHISH, 2008) (SINGAL et. Al., 2008)

2.1.2- Definio Os processos no convencionais utilizam outros tipos de energia para remover material, eles geralmente no deixam marcas na superfcie da pea e a taxa de remoo de material muito menor que a dos processos convencionais, tambm possvel obter excelente acabamento superficial, alta preciso, reduo de custos e menor prazo de entrega do produto final. (SOMMER, 2000) (KAUSHISH, 2008) (SINGAL et. Al., 2008)

13

Eles so classificados de acordo com a principal energia utilizada durante a usinagem, podem ser: mecnica, eletroqumica, qumica e termeltrica de acordo com a TABELA 1 a seguir:
Tabela 1 - Principais mtodos de usinagem no convencional

FONTE: Adaptado de SOMMER, 2000

Os tipos de energia esto relacionados com o mtodo de remoo do material, fonte de energia e com o processo de remoo de material especfico. Nos processos de remoo de material so utilizados mais de um tipo de energia. Por exemplo, energia qumica muito importante no processo de fresamento de ao ou alumnio, pois se essa operao for realizada em meio de nitrognio os cavacos vo oxidar imediatamente durante o trabalho e se prendero ferramenta. So eles: (SOMMER, 2000) (KAUSHISH, 2008) (SINGAL et. Al., 2008)

Energia mecnica: a energia mecnica utilizada em dois processos: quando o material removido por cisalhamento e quando removido por eroso. O cisalhamento se d pelo contato da pea com a ferramenta cortante e

14

compreende todos os processos convencionais de usinagem, porm a remoo por eroso ocorre nos processos no convencionais: jato abrasivo, ultrassom e jato dgua. (SOMMER, 2000) (KAUSHISH, 2008) (SINGAL et. Al., 2008) Energia eletroqumica: a energia eletroqumica utilizada no processo de usinagem no convencional chamado de usinagem eletroqumica, nesse processo o material removido pelo escoamento alta velocidade do eletrlito entre uma ferramenta catdica e uma pea andica. (SOMMER, 2000) (KAUSHISH, 2008) (SINGAL et. Al., 2008) Energia qumica: Esses processos so baseados na aplicao de uma soluo agressiva cida ou bsica, dissolvendo o material at que se chegue forma desejada. (SOMMER, 2000) (KAUSHISH, 2008) (SINGAL et. Al., 2008) Energia termoeltrica: baseada na remoo de material pela vaporizao e fuso. (SOMMER, 2000) (KAUSHISH, 2008) (SINGAL et. Al., 2008)

O aprofundamento de todos esses processos fugiria do escopo deste trabalho, portanto apenas o processo de corte jato dgua ser detalhado a seguir.

15

2.2- Corte jato dgua com abrasivo 2.2.1- Panorama Histrico Disponvel e utilizado no mercado para o corte de materiais metlicos e outros desde os anos 70, o corte a jato dgua com a adio de abrasivos deriva de um processo criado nos anos 50 utilizado para o corte de madeira. A adio de abrasivos, com o objetivo de aumentar a capacidade de corte do processo, s foi desenvolvida nos anos 70 pelo pesquisador egpcio Mohammed Hashish, desenvolvendo o processo para melhores ferramentas para corte, principalmente para a automao industrial. (HLAVACA, 2007), Hoje em dia notvel a participao do corte a jato dgua em diferentes setores industriais, principalmente pela sua grande variabilidade, pois existem processos com ou sem o uso de abrasivo, utilizando tecnologia CAD/CAM (Computer Assisted Drawning/ Computer Assisted Manufaction), etc. e suas caractersticas que sero demonstradas a seguir. 2.2.2- Definies 2.2.2.1- Funcionamento A FIGURA 1 ilustra o funcionamento de uma mquina de corte jato dgua.

Figura 1- Funcionamento de uma mquina de corte a jato d'gua

FONTE: Adaptado de SHAMMUGAN (2009)

16

Uma operao com a jato dgua inicia-se com o tratamento da gua a ser utilizada no corte para ficar livre de impurezas que poderiam causar o entupimento dos bicos de corte. Essas impurezas podem afetar o desempenho e a manuteno do sistema de alta presso. (WARDJET, 2011) (KRAR et. Al., 2003) (RAO, 2009) A seguir, bombas dguas elevam a presso da gua a valores de 137 MPa a 414 MPa. A gua pressurizada armazenada num acumulador, que regulariza o fluxo de sada do fluido (FLOWWATERJET.COM, 2011) (WARDJET, 2011). Existem dois tipos de bombas de gua para o processo de corte jato dgua: as bombas intensificadora e as direct drive. As bombas intensificadoras tm esse nome por se utilizarem do conceito de intensificao ou amplificao de presso para gerar a pressurizao necessria ao processo. Utilizando-se pistes com diferentes dimetros de superfcie, como mostrado na FIGURA 2, e aplicando-se presso na superfcie maior, consegue-se aumentar a presso de sada na superfcie menor (em casos prticos, em torno de 20 vezes). (FLOWWATERJET.COM, 2011) (WARDJET, 2011). Figura 2-Pisto utilizado numa bomba intensificadora; note a rea de entrada (direita) maior que a rea de sada (esquerda)

Fonte: Adaptado de WARDJET (2011)

O funcionamento do conjunto da bomba intensificadora mostrado a seguir pela FIGURA 3:

17

Figura 3 - Funcionamento de uma bomba d'gua intensificadora

Fonte: Adaptado de WARDJET (2011).

1. leo forado pela metade da direita do cilindro hidrulico. 2. O conjunto cilindro-pisto move-se para a esquerda. leo removido da metade esquerda do cilindro hidrulico e a gua no cilindro pressurizada. 3. O pisto move-se para a esquerda. 4. No momento que a presso comea a ser criada, a gua altamente pressurizada forada a sair do intensificador em direo ao orifcio da jia. 5. Enquanto o conjunto esta se movendo para a esquerda, ele esta permitindo que uma poro da gua do reservatrio entre na metade da esquerda do cilindro hidrulico. 6. Quando o conjunto chegar ao seu fim de curso do lado esquerdo, o lado direito do mesmo est cheio de gua. 7. Um controlador direcional recebe o sinal do fim do curso do pisto e faz a inverso do leo, recomeando este ciclo, que, normalmente, varia de 50 a 60 vezes por minuto em capacidade mxima. (WARDJET, 2011) J a bomba dgua tipo direct drive funciona de maneira similar a um motor de automvel, como mostrado na FIGURA 4: um motor eltrico aciona o virabrequim acoplado em 3 ou mais pistes. medida que o virabrequim gira, os pistes se movimentam em seus respectivos cilindros, pressurizando a gua. A presso e a vazo so determinadas por quo rpido o motor gira o virabrequim. (FLOWWATERJET.COM, 2011) (WARDJET, 2011).

18

Figura 4 - Funcionamento de uma bomba direct drive

Fonte: Adaptado de WARDJET (2011).

Segundo FLOWWATERJET.COM, as bombas direct drive conseguem fornecer uma presso de trabalho contnua de 10% 25% menores que as bombas intensificadoras. Por conta disso, apesar da sua simplicidade, as bombas intensificadoras so as bombas mais utilizadas. Aps ser pressurizada, a gua enviada atravs de mangueiras flexveis at um bocal como da FIGURA 5: Figura 5 - Bocal do corte a jato d'gua

Fonte: Adaptado de WATERJET.ORG (2011)

19

A gua pressurizada forada a passar pelo bocal, fabricado por materiais com elevada resistncia ao desgaste, como safira ou rubi, e de dimetro de 0,18 a 0,51 milmetros, gerando um jato dgua fino e de alta velocidade. Acoplado ao bocal esta o reservatrio do abrasivo, geralmente partculas de slica e granada com dimenses variadas (valor nominal de 50 mesh1). Assim, ao passar pelo bocal, a gua cria um efeito de Venturi, arrastando o material abrasivo para o tubo de mistura, o que faz o jato, agora formado por uma mistura de gua e abrasivo, ter uma potncia de corte maior (WATERJETS.ORG, 2011) (OMAX.COM, 2011) (KRAR et. Al., 2003) (RAO, 2009). O jato de alta presso expelido pelo bocal em direo ao material. O corte ocorre quando a fora do jato supera a resistncia compresso do material, desta forma atravessando-o. Um sistema de movimento, podendo este ser de 2, 3 ou at mais eixos, permite manipular o cabeote sobre a superfcie da pea. Esses movimentos podem ser gerados manualmente ou atravs de programas CAM (WATERJETS.ORG, 2011) (OMAX.COM, 2011) (KRAR et. Al., 2003) (RAO, 2009). Aps o corte do material, a mistura de gua e abrasivo cai em um reservatrio logo abaixo do material cortado, onde podero ser descartados ou reciclados. Para a reciclagem, so usadas mquinas especficas para a correta remoo do abrasivo e da gua do reservatrio e separao dos gros nas suas diferentes dimenses, sendo que o funcionamento desses sistemas varia de fabricante a fabricante (WATERJETS.ORG, 2011) (WARDJET, 2011) (KRAR et. Al., 2003) (RAO, 2009).

2.2.2.2 Vantagens do corte a jato dgua Dentre as caractersticas do processo de corte a jato dgua que sero comentadas a seguir, o elemento que todas tm em comum a versatilidade do processo, j que o, segundo jato dgua capaz de cortar uma grande gama de materiais com custo-benefcio eficiente So elas: Possibilidade de cortar praticamente qualquer material: Como o processo utiliza apenas gua e abrasivo, possvel cortar diferentes tipos de materiais, como ligas metlicas (alumnio, cobre, aos, titnio etc.) vidros, cermicas,
1

Mesh: De acordo com a norma ISO 3310 (2000), o Mesh uma unidade de medida de granulometria que conta o nmero de aberturas de uma peneira em uma polegada linear. Quanto maior o numero de Mesh, mais fina a partcula ser.

20

pedras,

laminados,

madeiras,

entre

outros.

(OMAX.COM,

2011)

(WATERJETS.ORG, 2011). Configurao e programao rpida: O corte a jato dgua no necessita de operaes de troca ou configurao de vrias ferramentas, j que todos os materiais utilizam a mesma ferramenta de corte. Atualmente, com a utilizao de programao CAD/CAM, basta utilizar programas especficos para a mquina utilizada para converter o desenho da pea para um programa de mquina. (WATERJETS.ORG, 2011) (OMAX.COM, 2011). Pouca gerao de calor na pea: O pouco de calor gerado no processo durante o corte do material absorvido pela gua e levado para o reservatrio junto com a mesma. O prprio material cortado quase no apresenta variao de temperatura durante o processo, salvo casos de corte de aos com espessura de 5 cm, onde a temperatura pode chegar a mais de 50 C. O resultado disso que a pea cortada no apresenta uma zone afetada termicamente (HAZ). Com isso, peas j tratadas termicamente podem ser cortadas com esse processo, alm deste no gerar gases, reformulao ou empeno do material (com exceo, deste ltimo, para chapas muito finas de metal).

(WATERJETS.ORG, 2011) (OMAX.COM, 2011). No gera stress mecnico: O corte a jato dgua no introduz nenhum tipo de stress ao material a ser cortado. (WATERJETS.ORG, 2011) (OMAX.COM, 2011). Pouca gerao de resduo: A gua utilizada no processo pode ser tratada e reutilizada novamente e o abrasivo, por se tratar de um material inerte, no gera riscos ao operador e pode ser descartado junto com o lixo comum ou reciclado. A remoo de material do processo baixa, proporcionando economia, principalmente ao cortar materiais caros, como titnio

(WATERJETS.ORG, 2011) (OMAX.COM, 2011).

2.2.2.3 Restries de uso

Como qualquer outro processo, o corte a jato dgua apresenta algumas limitaes de uso. Alguns materiais no so recomendados para o corte a jato dgua. Entre eles, o vidro

21

temperado (por j possuir um stress residual de sua prpria fabricao, o vidro quebrar assim que o corte se iniciar). Outros como laminados em geral, podem apresentar problemas de delaminao ou perda de resistncia mecnica, o que ocorre com alguns tipos de cermicas. Chapas de metal com espessuras inferiores a 1,6mm tambm no so recomendadas, por apresentar empeno e m qualidade de acabamento. (WATERJETS.ORG, 2011) (HASHISH, 1988).

2.2.2.4 Ramos industriais de utilizao

Devido a sua versatilidade e possibilidade de cortar diversos tipos de materiais, o corte a jato dgua pode ser utilizado em diferentes ramos. Entre eles (OMAX.COM, 2011): Arquitetura: A possibilidade de cortar materiais como pedras e metais podendo gerar desenhos complexos faz do corte a jato dgua uma boa escolha para ornamentaes presentes nesse ramo (OMAX.COM, 2011). Aeroespacial: Painis de controle e componentes estruturais prprios para o uso aeronutico so exemplos de peas manufaturadas utilizando-se o processo de corte jato dgua (OMAX.COM, 2011). A ausncia de uma zona termicamente afetada (HAZ), segundo WATERJETS.ORG, tambm tornam esse processo vivel para esse setor. Automotivo: Tanto prottipos e peas automotivas quanto as ferramentas para sua confeco podem ser manufaturadas com o processo de corte a jato dgua (OMAX.COM, 2011) (WATERJETS.ORG, 2011). Artstico: Artistas podem utilizar o corte a jato dgua para criar designs complexos em materiais difceis de trabalhar, como mrmore, pedras e vidro (OMAX.COM, 2011) (WATERJETS.ORG, 2011).

22

2.3- Parmetros do processo de corte a jato dgua Como qualquer outro processo de usinagem, o corte de jato dgua com abrasivos possui diversos parmetros tcnicos a serem considerados e controlados. Esses parmetros influem, principalmente, na capacidade de penetrao do jato dgua no material a ser usinado, na preciso do corte e da qualidade da superfcie de corte (WARDJET, 2011). Sero demonstrados a seguir somente parmetros relacionados cabea de corte da mquina, devido metodologia adotada neste trabalho (estudo de caso). Outros fatores como design da mquina, controles, software utilizado, bomba dgua etc, podero ser estudados em trabalhos acadmicos futuros.

2.3.1- Principais parmetros de controle da cabea de corte

Comprimento do tubo de mistura: Um tubo de mistura comprido capaz de produzir um jato mais preciso. Os valores nominais para esse comprimento variam de 75 mm a 100 mm (WARDJET, 2011) (OMAX.COM, 2011)..

Alinhamento dos componentes: Orifcio de sada do jato, tubo de mistura e a entrada do abrasivo no bocal devem ser precisamente fabricados e montados perfeitamente para evitar danos dos mesmos pelo jato dgu a, alm de serem crticos para maximizar a vida til do tubo de mistura (WARDJET, 2011) (OMAX.COM, 2011).

Dimetro do jato dgua: Um dimetro de jato pequeno, como o produzido por um bocal de safira com orifcio 0,25mm de dimetro capaz de produzir um jato de alta preciso e alta qualidade de acabamento. Em contrapartida, a velocidade do corte menor se comparada s de jatos produzidos por bocais de safira de dimetro de 0,36 mm ou mais, j que menos abrasivo e gua so utilizados (WARDJET, 2011) (OMAX.COM, 2011).

Distncia do bocal pea: Manter uma distncia pequena entre o bocal da cabea de corte para a pea, entre 1 mm a 1,5 mm crucial para produzir cortes precisos enquanto mantm mxima eficincia do processo. Cortar prximo da superfcie do material limita a distncia que o jato dgua dever

23

atravessar at chegar mesma. Essa ao limita a expanso do jato dgua, pois, caso a expanso ocorra em grandes propores, a eficincia do corte reduzida (WARDJET, 2011) (FLOWWATERJET.COM, 2011) Outro parmetro de extrema importncia para o processo de corte a jato dgua a velocidade de avano do bocal. Esse assunto, por ser mais complexo, ser tratado no prximo tpico. 2.3.2 A velocidade de avano A velocidade de avano do processo fator determinante na qualidade final do acabamento da pea processada. Grosso modo, velocidades de avano muito altas geraro uma superfcie de corte muito rugosa, j que o jato dgua no teve tempo suficiente para erodir por completo aquela regio. J velocidades reduzidas de corte podero gerar acabamentos melhores, porm o tempo de corte total aumentado, podendo encarecer a pea, alm de ocorrer o aumento da rea cortada na superfcie inferior do material trabalhado. Uma boa alternativa utilizar velocidades baixas apenas em partes cruciais, podendo aumentar a velocidade para partes menos cruciais (WARDJET, 2011) (FISCHER, 2011). Atravs do controle da velocidade de avano possvel definir qual ser a qualidade do acabamento da regio de corte na pea, podendo ser, segundo Fischer et. Al.(2011), desde um corte sem requisitos de qualidade at um corte fino, conforme FIGURA 6. Figura 6 - Demonstrao de diferentes qualidades de acabamento possveis de se obter no processo de corte a jato d'gua num ao ABNT 1045

Fonte: Adaptado de WARDJET (2011) Esses parmetros de qualidade de corte, segundo Fischer et. Al. (2011) so regidos atravs da norma DIN EN ISSO 9013 (Corte Trmico: Subdiviso dos Cortes Trmicos; Especificaes Geomtricas dos Produtos.).

24

Segundo Fischer et. Al.(2011) e Vikram et. Al. (2002), observa-se que possvel dividir a regio de corte em duas. At aproximadamente a metade da espessura do material a ser cortado, os valores da profundidade de rugosidade no dependem da qualidade escolhida para o corte. Com a variao da qualidade esses valores mantm a mesma ordem de grandeza nessa regio, aumentando apenas de forma leve. J a partir da metade da pea o valor do parmetro passa a ser maior para o corte sem requisitos de qualidade do que para o corte com qualidade ou fino. Seu valor mximo ocorre na extremidade inferior da superfcie de corte, freqentemente alcanando o dobro do valor observado nas proximidades da borda superior do corte. Por sua vez, nos cortes finos, o valor da profundidade da rugosidade se eleva apenas de maneira leve na metade inferior da superfcie de corte. O processo de formao dessa rugosidade demonstrado na FIGURA 7:

Figura 7 -- Geometria de corte num processo de corte jato d'gua

Fonte: Adaptado de HLAVACA (2009) e DEAM et. AL. (2004)

medida que o jato d gua penetra na pea a ser cortada, seus abrasivos perdem gradativamente sua energia cintica por conta da resistncia mecnica do material cortado, gerando os sulcos transversais j vistos na fig. 5. Em decorrncia das menores velocidades de avano empregadas no caso do corte fino, o meio abrasivo no perde energia cintica ao longo da espessura da chapa de forma to intensa quanto observada na corte sem requisitos de

25

qualidade. Dessa forma, o surgimento de turbulncias e a formao de sulcos associadas a elas na regio inferior do corte ocorre com intensidade bem menor (FISCHER ET. AL, 2011) (VIKRAM ET. AL., 2002). O clculo da velocidade de avano no processo de corte jato dgua, segundo Hlavaca et. Al.(2009), o seguinte:

(1)

Sendo que: e = Coeficiente da perda da velocidade do abrasivo do jato dgua pela interao com o material, determinado experimentalmente. j = Densidade do abrasivo do jato em kg/m3 m = Densidade do material a ser cortado em kg/m3 = Tenso do material a ser cortado em kg/m3 l = Coeficiente de atenuao do abrasivo do jato pelo ambiente entre o bocal e a superfcie do material em l/m. CA = Coeficiente que modifica a performance do abrasivo do jato dgua devido mudana do contedo do abrasivo abaixo do chamado nvel de saturao (Acima desse nvel, a performance do jato no aumento a mais do valor de 1). CQ = Coeficiente que modifica a qualidade do acabamento da regio de corte. d0 = Dimetro do bocal em m. H = Espessura do material em m. L = Distncia do bocal do jato dgua at a superfcie do material em m. Pj = Presso obtida pela equao de Bernoulli para lquidos com velocidade e densidade do abrasivo em Pa. Sp = Razo entre os gros no defeituosos e o total de gros na mistura. P min = Velocidade de avano mnima PQ = Velocidade de avano ideal para o acabamento desejado.

26

Pelo motivo que a mquina utilizada neste trabalho j realizar este clculo, bastando apenas ao usurio informar para a mesma o tipo de material a ser cortado, sua espessura, o abrasivo utilizado e o acabamento desejado, o aprofundamento na frmula no ser necessrio.

27

3-MATERIAIS E MTODOS

3.1 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PARA ESTUDO Para a realizao deste trabalho foi feito um estudo dos parmetros de processo da mquina de corte a jato dgua Flow: I 6012 / IFB 50 HP. Para a sua operao, esta mquina utiliza o software FLOWCut, da empresa Flow Waterjet. Este foi o mesmo equipamento utilizado para os ensaios mecnicos.

3.2 METODOLOGIA Para verificar a melhora do processo, um ensaio mecnico ser realizado. Corpos de prova (CDP) sero submetidos a diferentes condies de corte, incluindo as condies usadas pela empresa. Ao final do processo, a rugosidade da superfcie de corte ser medida e classificada de acordo com parmetros pr-definidos. Aps os ensaios, verifica-se se houve melhora ou no do processo. Como CDP foram utilizadas 2 placas de alumnio 7050 de 7 mm de espessura e 236x65mm, por se tratar de um dos materiais utilizados pela empresa. Estas placas foram cortadas em CDPs menores de 65x30mm. Na Tabela 2 segue as caractersticas do material.
Tabela 2 Caractersticas do Aluminio 7050 (Fonte: Alrase Metais)

Propriedades Qumicas: Si 0,12 %

Mg 1,90 - 2,60 % Fe 0,15 % Cu 2,00 - 2,60 % Mn 0,10 % Al 87,63 - 89,93 % Cr 0,04 % Zn 5,70 - 6,70 % Ti 0,06 %

Descrio: Tratveis termicamente; Resistncia mecnica elevada superior a dos aoa inoxidveis, e a dos aos baixo carbono. Aplicao: Componentes aeronuticos. Propriedades Fsicas: Densidade: 2,83 g/cm Propriedades Mecnicas: Limite de resistncia: 505 Mpa Limite de escoamento: 435 Mpa Alongamento: 10 % Dureza: 145 Brinell Tmpera: T5

28

As condies de corte nas quais os CDPs foram submetidos foram as descritas na Tabela 3:
Tabela 3 - Condies para ensaio

Ensaio/CDP 1 2 3 4 5 6 7

Parmetros/Situao Distncia entre bocal e pea de 1,5mm ; Avano em 50% Distncia entre bocal e pea de 1,5mm ; Avano em 30% Distncia entre bocal e pea de 1,5mm ; Avano em 75% Distncia entre bocal e pea de 5 mm ; Avano em 50% Distncia entre bocal e pea de 5 mm ; Avano em 30% Distncia entre bocal e pea de 5 mm ; Avano em 75% Distncia entre bocal e pea variando a cada 20 mm de pea cortada ; Avano em 50%

Distncia entre bocal e pea variando a cada 20 mm de pea cortada ; Avano em 30%

Distncia entre bocal e pea variando a cada 20 mm de pea cortada ; Avano em 75%

As condies 4 a 9 eram as praticadas pela empresa, enquanto que as condies 1 a 3 so as recomendadas por pesquisas acadmicas da fundamentao terica, sendo o parmetro 2 o mais recomendado. Para a medio da rugosidade, ser utilizado um rugosmetro Mitutoyo mod. SJ-201, fornecido pela prpria empresa. Com os valores coletados, os CDPs sero classificados em duas situaes: Aprovada, em que a rugosidade da superfcie de corte igual ou menor a 3,2 Ra2, ou reprovada, onde o valor de rugosidade ultrapasse 3,2Ra. Pretende-se fazer uma planilha para auxiliar o operador a garantir o acabamento desejado com base no resultado dos ensaios.

Ra : Seguindo a Norma NBR ISSO, Ra (Rugosidade Mdia) a mdia das somatrias dos picos e vales da superfcie de um material, sendo esse mtodo de medio o mais utilizado.

29

4- RESULTADOS E DISCUSSES
Para a realizao dessa etapa foi observado o dia a dia de uso da mquina de corte jato dgua na empresa para a identificao das no conformidades em relao aos seus parmetros, com base nas pesquisas e dados j citados na fundamentao terica. Situada em So Jos dos Campos, a Winnstal Industria e Comrcio Ltda fornecedora de peas para diferentes segmentos de mercado, dentre elas o setor aeronutico. Dentre os vrios processos de usinagem que a empresa se utiliza est o corte jato dgua, utilizado para a confeco de bases, suportes, valas etc, sendo um das suas principais peas o painel do piloto da Aeronave Bandeirante. Para a confeco dessas peas, diversos materiais como ao inox, ligas de titnio e de alumnio so utilizados frequentemente, mas a jato dgua j realizou cortes em acrlico, bronze e vidro. Um problema relacionado ao processo de corte jato dgua que a empresa enfrenta a m qualidade de acabamento e instabilidade na gerao de cotas em todas as peas fabricadas por este processo, sendo necessrio lev-las ajustagem mecnica manual para a gerao do acabamento requisitado. Com isso, o tempo de produo de uma pea aumentado, podendo encarec-la demasiadamente. Como primeiro passo identificou-se os parmetros de corte do processo em relao EQUAO 1, sendo que o material a ser cortado, sua espessura, o tamanho do gro do abrasivo, a altura do bocal em relao pea, o dimetro do tubo de mistura do bocal e do orifcio da jia mostraram-se os mais relevantes, pois o programa FLOWCut necessita dos mesmos para realizar o clculo da velocidade de avano para cada tipo de material. Para que isto ocorra, basta ao operador informar esses dados mquina e ajustar manualmente a altura do bocal. Compete tambm ao mesmo determinar a taxa de avano do corte em porcentagem (30 % da velocidade calculada pela mquina, por exemplo). Com isso, concluiu-se que os outros parmetros citados na EQUAO 1 no teriam necessidade de serem levantados, pois o prprio programa realizaria o clculo da velocidade de avano. A presso nominal de trabalho da mquina fixada em 414MPa, por conta das prprias caractersticas da bomba dgua da mquina. A seguir, dados sobre a manuteno da mquina foram levantados de acordo com o manual da mquina, sendo que a troca de componentes deve ser feita de acordo com a Tabela 4.

30 Tabela 4 - Tempo de vida til dos componentes da FLOW I 6012 / IFB 50 HP

Componentes Bocal de safira Bocal Tubo de mistura

Tempo de vida til 500-1000h 3 meses Substituir quando gerar largura de corte inaceitvel inaceitvel ou desempenho de corte

Aletas Manuteno geral (mquina parada)

6 meses 3 meses

FONTE: Adaptado de FLOWWATERJET, 2001

Alm disso, o manual da mquina recomenda como programa de manuteno: Periodicamente: verificar conexes soltas; certificar se a gua do jato esteja funcionando devidamente e o material de entalhe no esteja se acumulando dentro do captor. Conforme necessrio: trocar orifcio do bucal; trocar ou retificar peas gastas. Regularmente: trocar os filtros

Com base nessas anlises e dilogos com os operadores da mquina, conseguiu-se identificar algumas no conformidades no processo que, com base nos estudos vistos na fundamentao terica, estariam comprometendo a qualidade do acabamento e gerao de cotas. Observou-se que a altura do bocal da mquina em relao pea no estava sendo levada em considerao. O operador, ao iniciar o funcionamento da mquina, no ajustava a altura nos parmetros recomendados (de 1 mm a 1,5 mm), chegando a alterar este parmetros durante o corte. Segundo Wardjet e Hlavaca, este parmetro de grande importncia para um corte preciso. Verificou-se tambm que as aletas do reservatrio estavam desalinhadas, causando mais uma impreciso nesse parmetro. Verificou-se, ainda, que o operador modificava a velocidade de avano do jato durante o processo de corte, na tentativa de obter uma superfcie de corte melhor atravs de tentativa e erro. Para sanar estes problemas, foi recomendado manter a distncia do bocal nos parmetros recomendados e constante, somente ajustando-o caso haja variao de altura da prpria pea. O nivelamento das aletas do reservatrio tambm foi recomendado para maior preciso no corte.

31

Verificou-se, tambm, que a empresa no segue corretamente as recomendaes do manual para manuteno da mquina, pois alguns componentes, como as aletas j citadas e o bocal, estarem sendo trocados fora dos tempos de vida til citados pelo manual da mquina. Ao verificar visualmente o acabamento na regio de corte de diferentes peas, observou-se que se assemelhavam ao acabamento tpico de um corte sem requisitos de qualidade. Segundo Hlavaca e Fischer et. Al., o principal parmetro que modifica este acabamento a velocidade de avano do jato. Levando em conta que o prprio programa utilizado no controle da mquina realiza este clculo atravs dos dados fornecidos pelo operador, chegou-se concluso que a velocidade de corte calculada pelo programa deveria ser reduzida para a obteno de uma superfcie de corte fina. Para verificar essa afirmao, o ensaio mecnico descrito no Captulo 3 foi realizado e obteve-se os seguintes resultados:

32

Tabela 5 - Resultados dos ensaios

Ensaio/CDP

Parmetros/Situao

Ra obtido

Aprovado (3,2Ra)

Reprovado (3,2Ra) X

Distncia entre bocal e pea de 1,5mm ; Avano em 50%

6,44

Distncia entre bocal e pea de 1,5mm ; Avano em 30%

6,21

Distncia entre bocal e pea de 1,5mm ; Avano em 75%

6,87

Distncia entre bocal e pea de 5 mm ; Avano em 50%

9,7

Distncia entre bocal e pea de 5 mm ; Avano em 30%

6,58

Distncia entre bocal e pea de 5 mm ; Avano em 75%

9,72

Distncia entre bocal e pea variando a cada 20 mm de pea cortada ; Avano em 50%

8,27

Distncia entre bocal e pea variando a cada 20 mm de pea cortada ; Avano em 30%

6,0

Distncia entre bocal e pea variando a cada 20 mm de pea cortada ; Avano em 75%

8,23

FOTOS!!!

33

34

5- CONCLUSES
Atravs do estudo do caso, verificou-se que alguns parmetros que so primordiais para o bom funcionamento de um processo de corte jato dgua estavam sendo deixados de lado pela empresa, causando os problemas j citados anteriormente. Com base na fundamentao terica, e levando em considerao que a empresa realiza corretamente e periodicamente a manuteno da mquina, chegou-se a concluso que dois parmetros esto em no conformidade: a altura do bocal em relao pea e a velocidade de avano. Estas consideraes permitem elaborar algumas concluses deste trabalho:

Antes de tudo, necessrio garantir o correto distanciamento do bocal pea, pois, sem o mesmo, a eficincia de corte reduzida. Para isso, necessria que as aletas do reservatrio sejam alinhadas uma com as outras, para garantir que esta distncia mantenha-se constante durante toda a pea.

Aps o procedimento anterior, ser necessrio que o operador mantenha a distncia do bocal em relao pea nos valores descritos na fundamentao terica (1 mm 1,5mm).

A reviso do plano de manuteno da mquina precisa ser seguida conforme recomenda o manual da mesma para garantir que no haja influncia nesse aspecto durante o corte.

Atravs dos ensaios realizados, mais concluses puderam ser retiradas. Verificou-se que os CDPs 7 a 9, cuja altura do bocal pea era modificada aleatoriamente a cada 20 mm de corte, no obteve um acabamento aceitvel por conta da prpria distancia do bocal estar variando, algo que ocorria frequentemente no dia a dia da empresa. Os CDPs 1 a 6 j apresentam a altura do bocal em relao pea fixa, sendo que os CDPs 1 a 3 apresentavam a altura do bocal recomendadas por Wardjet. Conforme esperado, a qualidade do acabamento desses foi superior aos CDPs 4 a 6. Porm, como verificou-se nos CDPs 2, 5 e 7, que tinham a taxa de avano em 30%, mostrou-se os melhores acabamentos do ensaio. Conforme citado por Wardjet, pode-se verificar que a velocidade de avano da ferramenta de corte o principal parmetro que determina a qualidade do acabamento na regio de corte da pea trabalhada. Assim, para garantir uma rugosidade baixa, o operador manter a distncia do bocal em relao pea nos valores descritos na fundamentao terica (1 mm 1,5mm) e taxas baixas de avano. Com isso, comprova-se que a altura do bocal e a

35

taxa de avano so parmetros diretamente relacionados a qualidade final do acabamento da pea (tendo destaque o avano), assim necessitam de ateno especial. Porm, como se verificou nos ensaios, nenhum dos CDPs conseguiu atende o requisito de acabamento aceitvel de 3,2 Ra, mesmo com os ajustes feitos na altura do bocal em relao pea e a reduo da taxa de avano, chegando prximo aos 6 Ra e garantindo uma melhora de 24%. Atravs do processo posterior ao corte a jato dgua de ajustagem mecnica que a Winstall realiza em suas peas para atendem requisitos de diversos clientes, foi possvel um acabamento na ordem de 0,6 a 0,7 Ra, mostrados na figura a seguir:

FOTOS!!!

Por conta disso, a hiptese de eliminar o processo de ajustagem posterior no se mostra possvel, pois a maquina de corte a jato dgua usada pela empresa no consegue chegar a valores prximos de rugosidade que a ajustagem consegue. Uma ressalva deve ser feita: caso o requisito de acabamento de um cliente seja inferior a 6 Ra, a ajustagem mecnica no se mostra necessria, j que a jato dgua atende a esse parmetro. Assim, trabalhos como desbaste podem ser executados com sucesso pela jato dgua. Uma planilha para a realizao do corte foi feita com o objetivo de orientar o operador a extrair a superfcie de corte desejada, em anexo a este trabalho.

36

6- RECOMENDAES PARA FUTURAS PESQUISAS


Sendo este TG apenas um esforo inicial na busca por melhorias em processos de corte jato dgua, futuras pesquisas podem ser feitas a partir desta. Recomenda-se de realizar um estudo de mtodos, processos e custos para os dois processos citados nesse trabalho: o prprio corte a jato dgua e o processo de ajustagem mecnica posterior a este.

37

7- REFERNCIAS
HLAVCA, L.M. HLAVACOV, I.M. GEMBALOV, L. KALICINSKY, J. FABIAN, S.; MESTNEK,J.;KMEC,J.MDR, V. Experimental method for the investigation of the abrasive waterjet cutting quality. Journal of Materials Processing Tecnology. Vol. 209, p.6190-6195, 2009. HLAVCA, L.M. Investigation of the abrasive water Jet trajectory curvature inside the kerf. Journal of Materials Processing Tecnology. Vol. 209, p.4154-4161, 2009. DEAM, R.T. LEMMA, E. AHMED,D.H. Modeling of the abrasive water jet cutting process. Wear. Vol. 257, p. 877-891, 2004. SHAMMUGAM, D.K. MASOOD, S.H. An investigation on kerf characteristics in abrasive water jet cutting of layered composites. Journal of Materials Processing Technology. Vol.209, p. 38873893, 2009. CHEN, F.L. SIORES, E. The effect of cutting jet variation on surface striation formation in abrasive water jet cutting. Journal of Materials Processing Technology. Vol.135, p. 1-5, 2003. WARDJET.COM Learn more about Water Jet Cutting. Disponivel em

http://www.wardjet.com/learnmore.html. Acesso em 23/11/11. WARDJET.COM. Disponvel em http://www.wardjet.com/01-waterjet-cutting-

characteristics.html. Acesso em 23/11/11. WARDJET.COM. Disponvel em http://www.wardjet.com/02-waterjet-relationship-

parameters.html. Acesso em 23/11/11. WARDJET.COM. Disponvel em http://www.wardjet.com/03-how-it-works.html. Acesso em 23/11/11. WATERJETS.ORG The most complete water jet resource on the web. Disponvel em http://www.waterjets.org/. Acesso em 23/11/11. FLOWWATERJET.COM Pump Technology. Disponvel Acesso em em

http://www.flowwaterjet.com/en/waterjet-technology/pump-technology.aspx. 29/11/11. OMAX.COM OMAX Corporation. Disponvel

em em

http://www.omax.com/waterjets/typical-users-industries-served#Aerospace. 29/11/11.

Acesso

38

OMAX.COM -

Abrasive

Waterjet

Nozzle.

Disponvel

em

http://www.omax.com/waterjets/abrasive-waterjet-nozzles. Acesso em 29/11/11. SOMMER, C., Non-Traditional Machining Handbook, EUA, Advance pub., 2000 HASHISH, M. Visualization of the abrasive-waterjet cutting process. Exp.Mech. Vol. 28, p.159169, 1988. FISCHER, F. ALBRETCH, U. Comparao entre corte trmico e por jato dgua: fundamentos e critrios de qualidade. Corte e conformao de metais. Vol.1, p. 28-39, 2011. VIKRAM, G. RAMESH BABU, N. Modelling and analysis of abrasive water jet cut surface topography. International Journal of Machine Tools and Manufacture. Vol. 42, p. 1345 1354, 2002. KAUSHISH, J.P. Manufacturing Processes, India, PHI, 2008. SINGAL, R.K. SINGAL, M. SINGAL, R. Fundamentals of Machining and Machine Tools, India, I.K. International, 2008. KRAR, S.F. GILL, A. Exploring Advanced Manufactured Technologies, EUA, Industrial Press, 2003. RAO, P.N. Manufacturing Technology Vol.2, India, Tata McGraw-Hill Pub., 2009 ISO 3310. 2000. Test sieves of metal wire cloth. ISO. Alrase Metais - http://alrasemetais.com.br/aluminio7050.asp. Acesso em 14/06/2012 NBR ISO 4287, 2002: Especificaes geomtricas do produto (GPS) rugosidade. ISSO.

39

8 ACRONIMOS Mesh Unidade de medida granulomtrica. Ra Rugosidade Mdia CDP Corpo de Prova

40

ANEXOS ANEXO 1 - Planilha de Orientao ao Operador

PROCEDIMENTOS PARA CORTE A JATO DGUA - ACABAMENTO


Antes de iniciar uma operao de corte na jato dgua: Verificar e garantir a linearidade das aletas Ajustar a altura do bocal em relao a pea entre 1mm a 1.5mm ; garantir a manuteno desse valor durante o corte. Ajustar a taxa de avano de acordo com o tipo de acabamento: - 50 a 75 % para desbaste (sem critrio de qualidade) - 30% para corte fino ( prximo a 6 Ra)

Das könnte Ihnen auch gefallen