Sie sind auf Seite 1von 9

Corrente Elctrica continua

Dos conhecimentos adequeridos , fcil concluir que, na ausncia de um campo elctico contnuo no interior de um condutor, isto , a no existncia de um d.d.p. constante entre os seus terminais, o movimento das cargas elctricas conduz, em curto espao de tempo, sempre a um equilbrio electrosttico razo pela qual se dominam de transitrias as correntes que a surgem. Ao movimento ondulando das cargas livres que surgem sob aco exercida por um campo elctrico, sempre com o mesmo sentido, embora o seu valor possa variar, chama-se corrente elctrica. Nos matais e nos semi-condutores, a corrente elctrica originada pelo movimento dos electres livres; Nos lquidos pelo movimento dos ies; Nos Gases pelo movimento dos ies positivos e electres livres (electres de conduo). Os metais so constituidos por uma rede cristalina, formando pelos tomos da substncia, que executam oscilaes peridicas, permanecendo, assim, em constante movimento. Os electres da ltima camada dos tomos dos metais tm uma fraca ligao com estes, de tal forma que se movem facilmente de tomo para tomo do metal. Estes electres podem ser considerados livres.

Intensidade e densidade da corrente elctrica


O movimento de cargas elctricas no interior de um condutor cuja seco trasversal .

O sentido da corrente elctrica e a distribuio da sua intensidade em diferentes pontos da superfcie determinada pelo vector da densidade da corrente elctica (j), que coincide com o sentido do movimento das cargas positivas. A densidade da corrente a quantidade de carga elctrica, que atravessa a seco transversal de um condutor elctrico na unidade de tempo. Por isso,

Onde:

j densidade da corrente elctrica - seco trasversal do condutor - quantidade de carga que atravessa - intervalo de tempo durante o qual atravessa

Assim se define a grandeza fsica da intensidade da corrente elctrica atravs da expresso:

=
m

lm representa a intensidade mdia, o que significa que a quantidade de carga que entre pela seco A0 (do volume compreendido entre as reas A0 e A) e a quantidade de carga que sai pela seco A durante o mesmo intervalo de tempo t no igual. Se o regime for estacionrio (se numa considerada poro do condutor no houver acumulao ou rarefaco de cargas elctricas), a quantidade de carga que entra pela seco A0 e a quantidade de carga que sai pela seco A, num mesmo intervalo de tempo, for igual, e a intensidade e o sentido e o sentido da corrente no variarem com o tempo, define-se, ento, a intensidade da corrente continua.

Se o regime no for estacionrio, defina-se a intensidade instantnea da corrente elctrica, pode ser determinada pelo declive da recta tangente ao grfico da carga elctrica que atravessa o condutor, em funo do tempo [Q(t)]. Assim,

Como consequncia matemtica directa, do facto atrs exposto, resulta que, a carga elctrica que atravessa um condutor, pode ser dada pela rea subentendida pelo grfico da intensidade da corrente, em funo do tempo [l(t)].

Resumindo, pode afirmar-se que: Por um lado, o declive da recta tangente ao grfico Q(T), d-nos a intensidade da corrente l. Por outro lado, a rea subentendida pelo grfico l(t), d-nos, a quantidade de carga que atravessa um dado condutor.

As unidades no SI da densidade da corrente elctrica e da intensidade da corrente elctrica so, respectivamente, o Ampre por metro quadrado (A - m--2) e o Ampere (A).

Resistividade e resistncia de um condutor

O movimento ordenado das cargas elctricas, num dado condutor, depende, fundamentalmente, da intensidade do campo elctrico criado no seu interior. A densidade dessa corrente elctrica j directamente proporcional intensidade do campo elctrica E.

condutibilidade eltrica da equao


Sabe se, tambm, que a intensidade do campo elctrico est relacionada com o potencial elctrico pela formula , com

Define-se tambm

e
Onde: R - resistncia do condutor - resistividade do condutor

Portanto a equao da resistncia dum condutor pode ser escrita na forma:

Onde: - comprimento do condutor A rea da seco transversal do condutor

A oposio, que um dado condutor oferece passagem da corrente elctrica, d-se o nome de resistncia elctrica do condutor.

A resistncia elctrica de um condutor depende, fundamentalmente, do material de que feito (p), das caractersticas geomtricas ( ) e das condies exteriores a que se encontra sujeito (em especial, da temperatura).

A dependncia da resistncia do condutor, das suas caractersticas geomtricas R R

A Os bons condutores elctricos (como os metais e ligas metlicas), tem baixos valores de resistividade; os semicondutores tm valores de resistividade mais elevados, enquanto que os maus condutores elctricos tm elevados valores de resistividade.

Lei de Ohm

Em geral, a lei de Ohm estabelece que a temperatura constante de um condutor, a intensidade da corrente que o percorre, directamente proporcional a tenso aplicada nos seus terminais:

Isto significa que, se se duplicar a intensidade da corrente, a tenso tambm ir duplicar, se se triplicar tambm triplicar, etc. As unidades no SI de resistncia o ohm () e de resistividade o ohm metro ( )

Associao de resistncias
De acordo com as necessidades, na grande maioria dos circuitos elctricos, entram resistncia associadas em srie, paralelo ou ainda associao mista (serie e em paralelo). Associao em srie Numa associao de resistncias em srie, as resistncia so associadas de tal forma em que uma das extermidades da primeira resistncia liga-se a uma das extremidades da segunda. Por sua vez, a 4

extremidade livre da segunda a uma terceira e assim sucessivamente. Portanto, as resistncias so associadas de forma contnua. Por isso, numa associao de resistncias em srie: A intensidade da corrente a mesma em todos as resistncias:
1= 2= 3=

... =

A queda da tenso total igual soma das quedas das tenses parcias:
1

+ ... +

a resistncia total equivalente :


1= 2= 3=

; ;

3=

R= U3=R3

R=
R=

U1=R1 ;
1+ 2+ 3

U2=R2 ;

R R

A resistncia de dois ou mais resstores associados em srie igual soma das resistncias de cada um dos resstores Para n resistncias, tem-se,

n- nmero de resistncias Associao em parale- o inverso da resistencia equivalente : as extremidades das resistencias esto ligadas aos mesmos pontos. Portanto, as resistncias no esto ligadas duma forma contnua. Por isso, numa associao de resistncias em paralelo: as quedas parcias de tenso so iguais em todas as resistcias:

U1=U2=U3=...=Un;
a intensidade total da corrente igual soma das intensidades parciais da correntes:

I=I1+I2+I3+...+In
-

o inverso da resistencia equivalente :

U1=U2=U3=U; I1= ; I2=

I1+I2+I3=I; I3=

e como,

R= ; R=

Circuito Elctrico
Para que seja possvel o movimento orientado dos portadores de carga necerio que haja um trajecto (caminho) para a corrente elctrica. Por isso, instalam-se Circuitos elctricos. So sistemas fsicos atravs dos quais h transferncia de energia e transporte de cargas elctricas. G gerador de corrente elctrica A ampermetro V voltmetro J densidade da corrente elctrica R resistncia Um circuito elctrico dispe sempre de uma fonte de energia (gerador, pilha, bateria, dnamo) e de um ou mais receptores de energia (lmpada, campainhas, motores). Nos circuitos elctricos instalam-se interruptores para permitir ligar ou desligar a corrente elctrica. Os ampermetros so intercalados, nos circuitos em srie, nos ramos em que se pretende medir a intensidade da corrente. Os ampermetros devem possur pequena resistncia para no alterarem o valor da queda da tenso no ramo onde se encontram inseridos. Os voltmmetros so ligados em paralelo nos pontos entre os quais se pretende medir a d.d.p.. Os voltmetros devem ter grande resistncia para que, pela sua introduo no circuito, o valor da corrente, entre os pontos onde se encontram ligados, no se altere.

Energia e potncia da correnteelctrica. Lei de joule


Quando, num certo interval de tempo t, transportada uma carga elctrica positiva Q, de A para B, as foras do campo elctrico, existente entre A eB, realizam um trabalho sobre a carga. A libertao de energia, como calor, num condutor metalico, corrent elctrica ou efeito de joule. A energia dissipada no condutor, por efeito de Joule, depende das seguintes grandezas: 6 d.d.p. nos seus terminais (U); intensidade da corrente que o percorre (I)

intervalo de tempo de passagem de corrente elctrica ( t).

A expresso que relacina a energia dissipada no condutor por efeito de Joule :


2

Onde: E energia dissipada pela corrente no transporte de uma quantidade de carga numa certa poro do circuito. A potncia dissipada uma grandeza fisica que igual a energia dissipada na unidade de tempo Assim,

Onde: P potncia consumida na resistncia durante a passagem da corrente. Como


2

As unidades no SI de energia Joule (J) e de potncia o Watt (W)

Fora electromotriz (f.e.m.)


No exterior da fonte de tenso, as cargas positivas so transportadas do potencial mais alto (A) para o mais baixo (B). Durante o transporte, parte da energia potencial elctrica das cargas convertido de calor. Mas, a produo de calor um processo irreversvel, no sentido termodinmico.

Ao chegarem a B, para completarem o circuito, as cargas devem ser transportadas, no interior da bateria, de B para A (do potencial mais baixo para o mais alto). Em qualquer fonte de tenso, ocorrem transformaces reversveis, isto , a energia da forma no elctrica da fonte, um campo elecrtomotor que aponta dos potencias mais baixos para os 7

potenciasis mais altos. So as foras, um campo que, realizando um trabalho, originam, dentro da fonte de tenso, uma f.e.m (fora electromortriz), que provoca um deslocamento das cargas elctricas positivas de B para A. Em geral a f.e.m. de um gerador mede a energia de qualquer forma no elctrica [qumica, mecnica, etc. (menos calorfica)], convertida em energia elctrica, por unidade de carga transportada atravs de qualquer poro do circuito.

energia transformada e utilizada para realizar trabalho de natureza mecnica ou no

carga transportada ao longo do circuito fora electromotriz Representao de uma fonte f.e.m. nos circuitos elctricos:

+ - plo com potencial mais elevado - - plo com potencial menos elevado A unidade no SI de f.e.m o Volt (v)

Fora contraelectromotriz (f.c.e.m)


As cargas elctricas, quando passam atravs de um motor elctrico, perdem a sua energia elctrica, que aparece transformada em energia mecnica. , por isso, que o potencial de b deve ser maior que de c. Verifica-se, assim, que o sentido da corrente no motor contraria o da f.e.m.. Por isso, se gesigna esta de f.c.e.m. (fora contra electomotriz ) Em geral, a f.c.e.m. a razo entre a energia mecnica, qumica, etc (menos calorfica) , obtida num gerador, durante um certo intervalo de tempo, e a carga que o atravessa no mesmo intervalo de tempo.

Leis de Kirchhoff
As leis de kirchhoff e o principio de sobreposio das correntes elctricas, utilizam-se no clculo de circuito elctrico (redes elctricas). Este clculo consiste em determinar os valores das intensidades das correntes, da d.d.p. ou resistncias ao longo de circuitos. Numa rede elctrica , chama-se nodo, ao pontoda rede onde concorrem (convergem) trs ou mais condutores e malha, qualquer percurso fechado do cicuito elctrico, compreendido entre vrios condutores.

Das könnte Ihnen auch gefallen