Sie sind auf Seite 1von 21

1

Confidncias mineiras na parte mais central da Amrica do Sul


Carlos Alberto Rosa
Este artigo examina a espacializao da capitania de Mato Grosso articulada com os dois Estados da Amrica portuguesa, observando prticas individuais de relaes de poder na parte mais central do continente sul-americano, nas ltimas dcadas do sculo XVIII. This article the capitania of Mato Grosso's spacialization articulated with the two States of the portuguese America, individual practices of power relations in the most central part of the south american continent, in the last decades of the 18th century.

Em fins de julho de 1784 chegaram algumas canoas ao Porto Geral da Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiab, capitania de Mato Grosso, parte mais central da Amrica austral, meridional, do sul. Antonio Jos Pinto de Figueiredo, maior autoridade policial da vila logo informou o fato ao governador Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres:
(...) os dias passados chegaram duas canoas de Povoado com algum sal, acar e farinha, ambas pertencentes a Joaquim Jos Ferreira, vindo das Gerais, onde advogou muitos anos e pretende aqui exercer a mesma ocupao, ao depois de impetrar de V. Exa. Proviso. Dizem-me que bastantemente remediado e que conserva uns poucos de mil cruzados (...).
1

Em agosto Joaquim Jos Ferreira pediu autorizao para advogar, declarando ser "natural da Cidade do Rio de Janeiro".2 Em dezembro o governador 3 autorizao.

Antonio Jos Pinto de Figueiredo a Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres; Cuiab, 8.9.1784, Mss.; Avulsos, Lata 1784A, APMT. 2 Requerimento: Mss.; Avulsos, Lata 1784A; APMT. 3 Portaria de Lus de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres, Vila Bela, 29.12.1784; Mss.; Livro de Registro C-25, 1781-1789, fs 91 e 91 v; APMT.
1

2
Em menos de dois anos Ferreira era procurador de importantes figuras locais. Mas em meados de 1787 cara em desgraa junto ao chefe policial:
4

Tem-me causado bastante admirao e ao mesmo tempo algum desgosto de saber (...)que se tem formado uma Cabala por meios bem imprprios, extraordinrios e indignos, contra o Advogado Joaquim Jos Ferreira, quais so o de tirar o Mestre de Campo Comandante uma como Devassa sobre a morte do Capito Domingos da Costa Rodrigues a requerimento de um seu temerrio genro, mulato, Domingos da Costa Viana, juramentando duas vezes as testemunhas, a primeira para jurarem sobre aquela morte, sendo instigadas para afirmarem ser o autor dela o dito Advogado; e a segunda para de nenhum modo revelarem aquele segredo com que se procede naquela diligncia. Este estranho procedimento (...), segundo a opinio dos publicistas, crime de Lesa Majestade de Segunda Cabea (...).
5

Quem escrevia nesses termos ao governador era o juiz-de-fora do Cuiab, Diogo de Toledo Lara Ordonhes. Paulista, 35 anos, doutor em leis por Coimbra, com parentes poderosos nas capitanias de So Paulo, Rio, Minas Gerais e Mato Grosso. E em Lisboa.6 Provedor da Fazenda dos Defuntos e Ausentes, Capelas e Resduos, Executor dos Reais Direitos, Superintendente das Terras e guas Minerais, presidente do Senado da Cmara, Diogo de Toledo no se precipitaria em denunciar cabala do mestre-dePROCURAO; Cuiab, 15.04.1786; Mss.; microficha 340 (AHU)-; REPRESENTAO, Cuiab; 12.08.1787. Mss.: microficha 352 (AHU) NDIHR/UFMT AUTUAO (...) 1786; Mss., Srie Processos Judiciais, Cx. 91, Proc. 1148, APMT. 5 Diogo de Toledo Lara Ordonhes a Lus de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres. Cuiab, 2.7.1787; Mss. Avulsos, Lata 1787A; APMT. 6 Luiz Gonzaga da Silva Leme. Genealogia Paulistana..., cit. Lusa da Fonseca. Bacharis..., cit. Hernani Cidade, Lies de cultura e Literatura portuguesas , vol. II; Coimbra, Coimbra Editora Ltda., 1968, pp. 183 233. Jos Honrio Rodrigues . Histria da Histria do Brasil, cit. Manuel Augusto Rodrigues. Alguns aspectos da Reforma Pombalina da Universidade de Coimbra 1772, in Maria Helena Carvalho dos Santos(Coord.), Pombal Revisitado. Lisboa, Estampa, 1984, vol. I, pp. 209 223. Paulo Pitaluga Costa e Silva. Diogo de Toledo Lata Ordonhez Salvamento de sua memria e obra. s.l., s.ed. 1990. Jos Paes Falco das Neves a Joo de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres; Cocais, 26 11 1795; mss., Avulsos, Lata 1795A, APMT.
4

3
campo, sem provas. O jogo do poder na Vila Real no permitia precipitaes, aleivosias ligeiras por parte de um "Ministro das Justias de Sua Majestade":
(...) nesta Vila existem dois Chefes: um das Justias e outro do Militar, a cujas vozes obedecemos todos (...); h porm diferentes vontades entre os povos, quando as aes dos Chefes no so reguladas debaixo de uma recproca amizade; porque aproveitando-se cada um deles desta ocasio, segue aquele Partido que lhe faz mais conta (...).
7

Com a denncia ao governador, Diogo de Toledo obrigou este a se manifestar, ainda que com cautela: "como esta matria se acha pelo que vejo extremamente confusa e desordenada, no ser possvel talvez que se tomem providncias mais ulteriores sem que primeiro se aclare um pouco melhor (...)" - respondeu Luiz de Albuquerque.8 O movimento do juiz-de-fora atacando o mestrede-campo tornou inegvel a existncia de um segredo ttico, que envolvia o governador. Mas por que a cabala? O Cuiab e o Mato Grosso Cerca de um ano antes tinham chegado vila do Cuiab engenheiros e astrnomos, da comisso demarcadora do Tratado de Santo Ildefonso. Hospedaram-se em sobrado prximo casa de Diogo de Toledo, durante quase um ms. Cinco dias antes
9

Jos Pais Falco das Neves a Joo de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres; Cocais, 29.09.1793; mss., Avulsos, Lata 1796. APMT. 8 Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres ao Juiz de Fora Diogo de Toledo Lata Ordonhes; Vila Bela, 02.08.1787; Mss.: Fragmento de Livro de Registro da Secretaria de Governo, f. 27; APMT. 9 Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres ao Mestre de Campo Antonio Jos Pinto de Figueiredo; Vila Bela, 28.02.1786; mss. Livro de Registro de Correspondncia C-27, f. 165v, APMT. Joaquim da Costa Siqueira. Compndio histrico-cronolgico das notcias de Cuiab, repartio da Capitania de Mato Grosso, Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, Tomo XIII, 1850, p. 17.
7

4
de partirem, o astrnomo paulista Francisco Jos Lacerda e Almeida denunciou seu colega das Gerais ao ministro Martinho de Melo e Castro:
(...) rarssimos so os dias em que o Dr. Antonio Pires da Silva Pontes, com insultos e improprios ditados pelo seu natural satrico e insultante, diretamente no desafie a nossa tolerncia(...). (...)Este seria o menor de seus crimes, se pelo esprito de rebelio que nele reina, pudesse por em prtica os discursos que imprudentemente tem proferido de dever ser Minas Gerais, sua Ptria, cabea de um grande Reino, faltando obedincia devida a nossa soberana e aos deveres de cidado. (...).
10

O dirigir-se ao ministro notvel e amplifica o esprito de rebelio do satrico Silva Pontes. Que certamente no era o nico, na vila. Naquele mesmo setembro trs padres filhos de famlias grandes do Cuiab, designados para a repartio do Mato Grosso, fugiram para So Paulo pelo caminho dos rios. O caso, pelo apoio que receberam, levou o governador Luiz de Albuquerque a mal contida incontinncia verbal: "Temerria insolncia (...), (...) pssimos Clrigos (...), (...) celerados (...), (...) desmedida temeridade (...)". 11 Pouco depois, ainda mais irritado pela resistncia de uma certa famlia Frias em transferir-se do Cuiab para o Mato Grosso, o governador voltava carga:
(...)andam como pregando malvadamente (...), que ningum se mude desse domiclio para este Pas, (...)que todos o abominem, pintando-lhe como um agregado de misrias com outras mais cores denegridas e ingratssimas, (...)quando o dito Pas excede muito e em muitas coisas a esse do Cuiab, no lhe cedendo em nada
Francisco Jos de Lacerda e Almeida a Martinho de Melo e Castro; Cuiab, 24.09.1786; mss. Microficha 346, (AHU)-NDHIR/UFMT. Maxwell cita rapidamente esta denncia: Kenneth Maxwell. A Devassa da Devassa A Inconfidncia Mineira: Brasil-Portugal, 1750-1808. Rio, Paz e Terra, 1978, pp. 102 e 107 n. 73. 11 Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres ao Mestre de Campo Antonio Jos Pinto de Figueiredo, Casalvasco, 12-11-1786; mss., Livro de Registro da Secretaria de Governo, 1783-1786 (C-26), fs. 189-190, APMT
10

5
mais que em haver nesse um pouco mais de peixe ruim com alguma carne de vaca.
12

Albuquerque explicitava confronto, espacialisava conflito, desnudava diferenas entre o Cuiab e o Mato Grosso. Tais diferenas consolidavam-se havia j meio sculo. A aplicao das palavras mato e grosso como topnimo a um segmento desta parte central do subcontinente datava dos anos 1730:
(...)saindo uma tropa de gente da vila do Cuiab a explorar as campanhas dos gentios chamados Pareci(...), (...)logo que baixaram plancie da parte oposta aos campos dos Pareci (que s tem algumas ilhas de arbustos agrestes), toparam com matos virgens de arvoredo muito elevado e corpulento, que entrando a penetr-lo o foram apelidando Mato Grosso; e este o nome que ainda hoje conserva todo aquele distrito.13

Portanto, quando teve incio o uso do topnimo Mato Grosso para referir o espao entre as cabeceiras do Jauru e do Sepotuba e alguns afluentes do alto Guapor, o nome Cuiab j estava consolidado, inclusive na denominao da nica vila portuguesa do centro do continente: a Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiab, fundada no primeiro de janeiro de 1727. Circundada por lavras de minerao, arraiais, unidades agro-criatrias e foras para-militares paulistas de muitos arcos amerndios, a Vila Real tornara-se ponto irradiador de bandeiras e expedies prospectoras e apresadoras, das cabeceiras do Arinos ao Paran, do Jauru/Sepotuba ao Araguaia/Tocantins. A capitania de Mato Grosso ficou assim composta por dois termos, ou reparties, ou distritos: o Cuiab e o Mato Grosso. Por vezes usava-se inclusive a
Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres ao Mestre de Campo Antonio Jos Pinto Figueiredo; Casalvasco, 06.12.1786; mss., Livro de Registro C-26, cit., fs. 191-192v; APMT. 13 Jos Gonalves da Fonseca. Notcia da situao de Mato Grosso e Cuiab, estado de umas e outras minas. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro , tomo XXIX, pp. 352-353.
12

6
expresso capitanias, para referir o Cuiab e o Mato Grosso.14 Os incentivos fiscais e privilgios legais beneficiadores da repartio do Mato Grosso, marcantes nos vinte primeiros anos da implantao da capitania (1751-1771), no foram suficientes para sustentar ali povoamento mais expressivo que o do Cuiab. O atrelamento comercial Companhia Geral de Comrcio do Gro Par e Maranho, acabou impondo 'repartio' do Mato Grosso um carter intensamente estatizante, e maiores ligaes com o Estado do Gro Par e Maranho. J o Cuiab era muito mais ligado ao Estado do Brasil, no se atrelou a nenhuma companhia monopolista de comrcio, manteve intensas e diversificadas relaes comerciais com Bahia, Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais. Ocorriam assim na capitania de Mato Grosso confrontos entre dois projetos de colonizao, dois projetos de imprio. Esse confronto ecoava, em 1783, na correspondncia do Contratador das Entradas Joo Rodrigues de Macedo, residente em Vila Rica, nas Gerais:
(...)o Livro do rendimento das entradas pertencentes ao Cuiab, e no sem admirao encontro no mesmo e na Conta Corrente que acompanha, ser o rendimento do ano de 1776 de 5:831$083 ris e os cinco subsequentes com uma tal diminuio que bem certificam a opresso que experimentam os transitores que conduzem o negcio para essas minas, dando-me uma fiel noo para requerer pela infrao das minhas condies, pois devendo ser estes isentos, e no perturbados por princpio algum, tenho notcia se praticou com eles o contrrio(...). No menos me causou novidade e admirao a falta de rendimentos dos direitos das Minas do Mato Grosso,

14

Isso tem gerado grandes confuses na historiografia desta parte mais central.

7
querendo-se valer da proviso de 14 de novembro de 1752, que se acha revogada pelas mesmas condies(...).
28

Opresso sobre o Cuiab, sonegao no Mato Grosso: crtica desabrida ao tratamento diferenciado s duas 'reparties' da capitania. Os prejuzos vividos por Macedo, que o levavam a ameaar a administrao reinol de Vila Bela com requerer pela infrao das minhas Condies, deviam ser por ele divulgados em restrito mas influente grupo, para inclusive legitimar seu atraso em prestar contas com a Fazenda Real, como contratador. Interessava-lhe alinhar-se com comerciantes e proprietrios do Cuiab. Claramente refere seus contatos nesta 'repartio': tenho notcia. As diferenas e o confronto entre o Cuiab e o Mato Grosso manifestavam-se na correspondncia do mestre-de-campo com o governador, configuravam relaes entre autoridades da Vila Real e da Vila Bela: na Vila Real, procedimentos secretos do mestre-decampo e "admirao" e "desgosto" do juiz-de-fora; na Vila Bela, ambigidade do governador. No caso do advogado Joaquim Jos Ferreira, logo a cabala, o segredo, o no transpirar coisa alguma tornaram-se ainda mais intrigantes:
(...)o chamado Joaquim Jos Ferreira comprara o stio de Antonio de Magalhes, abaixo de Santo Antonio (...); afirmam muitos que o tal procurou este refgio para melhor se preparar e fazer alguma fuga que tenha premeditada sem ser sentido, nem se lhe poder aplicar remdio; (...) dou a V. Ex esta parte para no (...) fazer daqui o mesmo que fez das Gerais.
15

Joaquim Jos Ferreira j no era ele mesmo. Ele era outro. E esse outro fizera alguma coisa nas Gerais
28

Joo Rodrigues de Macedo a Felipe Jos Nogueira Coelho; Vila Rica, 11-03-1783. mss.: Livro Copiador de cartas do Contratador Joo Rodrigues de Macedo, fls. 385386, srie DF 284, Arquivo Pblico Mineiro. 15 Antonio Jos Pinto de Figueiredo a Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres; Cuiab, 01-05-1788; mss.; Avulsos; Lata 1788A; APMT. Itlicos meus.

8
que no deveria fazer no Cuiab. Dois meses depois o mestre-de-campo informava ao governador:
(...) chegou a esta vila onde assiste, Jos Antonio do Amaral, casado, natural e batizado no arraial de Santa Rita, prximo Vila de S. Joo Del Rei, (...) e disse conhecia o padre Domingos, filho legtimo dos defuntos Domingos da Silva dos Santos e sua mulher Antonia Xavier, (...) e que tinha trs irmos, o padre Antonio da Silva, Joaquim e Jos, e trs irms, a Vitria, (...) a segunda Catarina (...), e a terceira Antonia Rita; e o tal Joaquim (...), por alcunha O Tiradentes(...).
16

Intrigado com a alcunha do "tal Joaquim", o mestrede-campo obteve o seguinte esclarecimento:


(...) quando fugiu, quebrado do negcio que tinha, inteiramente tinha falta de dentes e voltando da a bastantes anos, apareceu com dentes de marfim postios, e com tal arte, que os tirava quando queria e chegava a comer biscoito com eles, e daqui lhe ficou O Tiradentes(...).
17

Curiosa informao. Reviravolta. E ento, em maro de 1790,


(...) se declarou sacerdote o Reverendo Domingos da Silva Xavier, denominado antes Joaquim Jos Ferreira , debaixo de cujo nome negociou e advogou muitos anos nesta vila, tendo chegado a ela pela via dos Rios, cuja mudana para o verdadeiro estado sacerdotal fez achando-se havia poucos dias preso na cadeia por ordem do Exm General da Capitania (...), a requerimento dos seus credores, os quais incendiaram-se com a dita declarao, e fizeram que fosse metido na enxovia(...).
18

Ficava confirmado e pblico: o advogado Joaquim Jos Ferreira era o padre Domingos da Silva Xavier, irmo mais velho do alferes Joaquim Jos da Silva Xavier, o Tiradentes que tambm fora preso, cerca de um ano antes, no Rio de Janeiro. Pela correspondncia do mestre-de-campo com o governador, fica claro que a identidade do padre
Antonio Jos Pinto de Figueiredo a Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres, Cuiab, 15-07-1788; mss.; Avulsos, Lata 1788A; APMT. 17 Antonio Jos Pinto de Figueiredo a Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres, Cuiab, 15-07-1788, cit. 18 Anais do Senado da Cmara de Cuiab, mss., NDIHR-UFMT. Os itlicos so meus.
16

9
Domingos era conhecida pelas autoridades desde abril de 1788. Mesmo assim o governador autorizou Ferreira a advogar na Vila Real em 1789. Por que teriam o Mestre de Campo e o governador silenciado? Por outro lado, por que o padre Domingos teria vindo para a vila do Cuiab? J se afirmou que se tratava de "inconfidente que, por motivos que a histria ptria ensina, homiziou-se por algum tempo em Cuiab."19 Pela data da confisso de identidade do padre Domingos a afirmao faz sentido; mas pelo que aqui vem sendo exposto, haveria que recuar as articulaes da Inconfidncia a 1783. Seria o padre Domingos observador do contratador Joo Rodrigues de Macedo? Macedo arrematou, nas Gerais, o contrato das entradas em 1776, alargando esse contrato s capitanias de So Paulo, Gois e Mato Grosso, em dois trinios: 1776/1778 e 1779/1781, por 944 contos de ris livres para a Real Fazenda. Macedo tinha, no Cuiab, administradores dos registros, que lhe remetiam listas "em todas as mones". Tais administradores recebiam, em geral, comisso de 8% sobre o rendimento total do registro de sua responsabilidade. Teria algum desses administradores contatado o padre Domingos da Silva Xavier?20 Domingos da Silva Xavier foi batizado em 1738 na Vila de So Joo dEl Rei. Com 18 anos, rfo, tomou

Estevo de Mendona. Um Inconfidente em Cuiab. Revista do Instituto Histrico de Mato Grosso, Anos 31-32, Tomos 61-64, 1949-1950, pp. 69-70. 20 ngelo Alves Carrara. A administrao dos contratos da capitania de Minas: o contratador Joo Rodrigues de Macedo, 1775-1807. Amrica Latina en la Histria Econmica. Revista de Investigacin, n. 35, junio 2011, pp. 29-52. Instituto de Investigaciones Dr. Jos Mara Luis Mora, Mxico. Red de Revistas Cientficas de Amrica Latina, el Caribe, Espaa y Portugal - Sistema de Informacin Cientfica.
19

10
estado sacerdotal.21 Em 1763 obteve Ordens Menores e de Subdicono, capaz no Cantocho. Em 1765, no Rio de Janeiro, recebeu Ordens de Dicono e Presbtero. Em junho desse ano tornou-se capelo em So Joo dEl Rei, onde trs anos depois saiu da Irmandade de Nossa Senhora do Carmo e ingressou na Ordem Terceira de So Francisco. Entre 1771 e 1776 foi Proco e Vigrio da Vara de Cuiet e descobertos anexos. De 1777 a 1781 foi Vigrio da Vara da Vila de Pitangui, onde tambm exerceu a advocacia. De Pitangui foi em 1781 para Sabar como Vigrio e advogado. Ali permaneceu at setembro de 1783, quando partiu para o Cuiab. Tinha 45 anos. 22 O que aconteceu em Sabar, para Domingos despir o hbito e mudar o nome, lanando-se longa viagem, - ainda no possvel saber. Em 1793 ele foi lacnico: "persuadido das avultadas utilidades que lhe anunciavam conseguiria nesta capitania [Mato Grosso], (...) partiu do seu Bispado (...) com demissria do seu Prelado". A "demissria" do Bispo de Mariana foi realmente concedida; mas ela no explica a mudana de nome, nem o afirmar ser "natural da Cidade do Rio de Janeiro".
23

Confidncias Em 1786, quando o astrnomo Silva Pontes cometia incontinncias verbais sobre um futuro "reino" sul-americano e a resistncia no Cuiab contra
poca, seus seis irmos mais novos tinham: Maria Vitria, 14 anos; Antnio, 11; Joaquim Jos, 10; Jos, 8; Catarina Eufrsia, 6; e Antnia Rita, 5. Possivelmente acostados com parentes/tutores. 22 As fontes e outros detalhes biogrficos que localizei esto em minha tese de doutorado A Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiab (vida urbana em Mato Grosso, 1727-1808). So Paulo, Universidade de So Paulo, 1996. 23 REQUERIMENTO, 1793; mss.; micro ficha 492 (AHU)/NDIHR-UFMT, cit.
21

11
o povoamento do Mato Grosso provocavam a manifesta irritao de Luiz de Albuquerque, o juiz-defora Diogo de Toledo era acusado:
A razo do meu cuidado consiste no desafeto que reconheo no Dr. Juiz de Fora, por causa de uns poucos de requerimentos que lhe tenho feito sobre umas datas de terras que lhe pedi como Meritssimo Superintendente, primeiro que outrem algum; e alm de mas no dar, por d-las com muitas mais a Joo Alves Lemos e a um parente ou favorecido seu, Bento de Toledo Piza(...). Este desafeto, que conheo no Dr. Juiz de Fora, o ser eu emboaba, que hoje esto abandonados totalmente (...).
24

Acusaes graves: favorecimento de parentes, discriminao de emboabas. No ano seguinte Diogo de Toledo foi mais uma vez denunciado, agora como cabea de sinistra "parcialidade":
Este proceder me faz confirmar na desconfiana de que o assassnio que me fizeram na noite de 15 de outubro fora urdido pelo mesmo Ministro e no me faltam desconfianas (posto que falveis) de que o mandatrio seria um Capito do Mato, que a parcialidade intitulada Parlamento Alto tem por muito valente (...).
25 26

A parcialidade do juiz-de-fora era Parlamento Alto, soturnamente recheado com um capito-do-mato. Um ms depois, 121 signatrios encaminharam rainha uma splica , pedindo a permanncia de Diogo de Toledo no Cuiab:
27

(...)muito principalmente nesta remota e extrema regio da Amrica Portuguesa, onde h muita distncia do Real Trono (...), que faz esquecer aos que exercitam (...) de que
Custdio Barroso Basto a Lus de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres; Cuiab, 16-11-1786; mss., Avulsos, Lata 1786A, APMT. 25 No sentido de intentaram. 26 Antonio Jos Correa a Luiz de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres; Cuiab, 1907-1787; mss., Avulsos Lata 1787A, APMT. 27 Assinavam 32 militares, 33 Republicanos, 10 Mineiros de Fbrica, sete Senhores de Lavoura, seis Senhores de Engenho, 51 Homens de Negcio, Vigrio da Vara, coadjutor, comissrio e tesoureiro da Bula da Santa Cruzada, vicecomissrio da Terra Santa, escrivo do Juzo Eclesistico, vigrio da Freguesia de Santana do Sacramento, Juiz das Demarcaes de Sesmarias, quatro advogados, um tabelio, tesoureiro e trs escrives da Fazenda Real, o contratador de Dzimos, escrivo e almotacs do Senado da Cmara, e um Professor de Gramtica Latina.
24

12
so vassalos, (...)[abrindo]caminhos para os despotismos e desordens (...). (...) ns, Augustssima Senhora, (...)no a plebe mida, e sim as principais Pessoas deste Distrito, humildemente suplicamos (...).
28

O pedido visava evitar Despotismos, discrdias, intrigas e partidos - e os incmodos que justamente tememos. Contudo, as principais Pessoas que o assinavam formavam um conjunto do qual estavam excludos o mestre-de-campo e seu squito. Mas a splica funcionou: Diogo de Toledo foi mantido no cargo por mais trs anos. O padre Domingos foi signatrio da splica, sendo vtima da cabala armada pelo mestre-de-campo. Assinou publicamente como Joaquim Jos Ferreira, enquanto era secretamente acusado de assassinato. Confronto claro. Diogo de Toledo, ao denunciar a cabala por sua vez, deixou possvel indcio de intimidade com Ferreira/Domingos. J foi dito que "muito anteriormente" a maro de 1790 Domingos revelara a Diogo de Toledo sua verdadeira identidade.29 O que refora a hiptese de Domingos integrar a parcialidade do juiz-de-fora. Domingos/Ferreira tornara-se Homem de Negcios cada vez mais vultosos e em julho de 1789 arrematou Datas de S. Majestade e outras, de Preferncia, no descoberto aurfero do Sapateiro, dali tirando muito ouro. Mas suas dvidas tinham crescido, apesar dos crditos por receber. No dia 6 de maro de 1790 foi preso no Sapateiro, por execuo de seus credores. Trazido para a cadeia da Vila Real, tornou pblica sua verdadeira identidade,
30

REPRESENTAO; Cuiab; 12.08.1787; mss., Microficha 352 (AHU)-NDHIR/UFMT. Augusto Leverger. [Baro de Melgao]. Apontamentos cronolgicos da Provncia de Mato Grosso. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro , v.205, 1949, p. 290. 30 PARECER, de Diogo de Toledo Lara Ordonhes; Cuiab, 12.07.1791; mss. Microficha 385 (AHU)-NDIHR/UFMT.
28 29

13
invocando privilgios sacerdotais de presbtero. Comprovadas suas afirmaes, foi autorizado a sair da cadeia para tratar de hidropisia, ficando relaxada sua priso, sob controle de fiis carcereiros. Nessa situao, apesar de embargados seus bens, recorreu judicialmente contra seus devedores e iniciou composies com credores. Foi nesse momento que no participou (pelo menos ostensivamente) das festas de aniversrio de Diogo de Toledo. O aniversrio do juiz-de-fora foi publicamente comemorado na Praa Real da vila do Cuiab, em agosto e setembro de 1790: 23 espetculos teatrais peras, tragdias, comdias, entremezes (alguns de autores locais); 18 contradanas, passapis de dois e quatro, minuetes simples, a quatro, figurados, da Corte, tirana, rancho dos pardos, rancho de capites do mato; sete cavalhadas; dois bailes. Essas festas urbanas na vila do Cuiab, como outras antes e depois, representavam correlaes das foras sociais que construam cotidianamente a sociedade colonial que se formou nesta parte mais central da Amrica do Sul. Apenas parte da camada dominante urbana e suburbana do Cuiab encabeou a comemorao pblica do aniversrio do juiz-de-fora. No havia entre participantes diretos das festas nenhum representante do grupo encabeado pelo mestre-decampo Antonio Jos Pinto de Figueiredo. Mas fora das festas estavam sendo urdidas novas acusaes contra o grupo de Diogo de Toledo:
31

Carlos Francisco Moura. Teatro em Mato Grosso no sculo XVIII , Cuiab/Belm, UFMT/SUDAM, 1976. A primeira divulgao dessas festas foi feita por Antonio Toledo Piza, em 1899, com os ttulos Notas sobre festas em Cuiab no sculo passado e Crtica dessas festas, na Revista do Instituto Histrico e Geogrfico de So Paulo, vol. IV, 1898-1899, pp. 219-242.
31

14
O clebre Ajudante Antonio Peixoto pretende desarrazoadamente ficar com toda a fazenda, ouro e dvidas do Borrador que, depois de preso, o padre Domingos no com boa f lhe mandara dar em So Pedro Del Rei(...), por terem sido e serem ambos parciais, amigos e unidos vontade um do outro, sem o mais leve escrpulo.
32

Tocava o mestre-de-campo em pessoa ntima de Diogo de Toledo, Antonio Peixoto de Azevedo, ligandoo ao "padre Domingos". E em janeiro de 1791 gravssima acusao explodiu contra Domingos: contrabando de diamantes. Denncia formal, feita por trs testemunhas juradas em Devassa Diamantina, implicava crime de Lesa Majestade. Em fevereiro Domingos foi preso novamente, recolhido Enxovia da Cadeia. Foram-lhe seqestrados trs escravos, algum mobilirio, 1 fivela de prata de sapatos, 1 balana de pesar ouro, com pesos midos, marco de meia libra; 1 sinete de prata pequeno, cabo de marfim; 1 livrinho de ouro de filigranas; 1estante de madeira pintada, com 5 repartimentos com 7 palmos de largura e 119 livros de Direito e Ordenao grande e alguns deles histricos, todos velhos e alguns desencadernados. Notvel o nmero de livros que o escrivo escusou-se de identificar, principalmente os histricos. Mesmo descritos como velhos e alguns desencadernados, eram aprecivel livraria. 34 Na cadeia, Domingos iniciou combate frontal a seus acusadores, que definiu como possudos por 'diablico furor', 'esquecidos do temor de Deus', e
33

Antonio Jos Pinto de Figueiredo a Joo de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres; Cuiab, 29.7.1790; mss., Avulsos, Lata 1790A, APMT. 33 CERTIDO da Devassa Diamantina do primeiro semestre do ano de 1791(...); Cuiab, 28.09.1793; mss.; srie Processos Judiciais, Cx. 88, Processo 1112, APMT. 34 Luiz Carlos Villalta. O diabo na livraria dos Inconfidentes, in Adauto Novaes (org.). Tempo e Histria, cit., pp. 367-398.
32

15
(...)em um concilibulo infernal assentaram de formar ao suplicante aleivosamente um crime de tal qualidade, que o desterrasse desta terra (...).
35

O Domingos/padre no hesitava em demonizar seus acusadores. Nem para ser descartada a possibilidade de estar j informado sobre a tragdia de seu irmo nas masmorras cariocas. Revidava duro, acusava seus inimigos de testemunho falso, demonaco. No exagerava: tambm os que o acusaram na Devassa Diamantina usaram a demonizao:
(...)e advertindo ele testemunha ao dito Padre a sua perdio, este lhe respondera que no fosse inocente, porque o Diabo no era to feio como o pintavam, porque nas Gerais onde vivera muitos anos, (...)nunca lhe sucedera coisa alguma(...).
36

Discursos tecidos de tal modo que o Diabo se mesclava com as Gerais, numa talvez evocao insinuada das inconfidncias to recentes. Por volta de maro de 1791 noventa e sete pessoas assinaram representao ao governador Joo de Albuquerque, sobressaltados e aflitos com
(...)horroroso caso (...), que a todos nos ameaa ltima runa e precipcio, e que far inabitvel este delicioso Pas. Vemos(...), preocupados, uns nimos diablicos do infernal esprito de vingana, se arrojaram na Devassa Diamantina (...) a irem jurar que (...)contratara neste continente em diamantes brutos(...).
37

Esta representao, sustentando com fora a defesa de Domingos com base no bem comum, provocou ordem do governador a Diogo de Toledo, para que reinquirisse as testemunhas acusadoras, com toda a circunspeco necessria em uma matria to melindrosa e debaixo do maior segredo possvel. 38
REQUERIMENTO; Cuiab, 1791; mss., microficha 385 (AHU) NDIHR/UFMT. CERTIDO de Devassa Diamantina..., cit. 37 REPRESENTAO; Cuiab, maro de 1791; mss. Microficha 385 (AHU) NDHIR/UFMT. 38 PARECER de Diogo de Toledo Lara Ordonhes; Cuiab, 12.07.1791; mss., microficha 385A (AHU) - NDHIR/UFMT.
35 36

16
Diogo de Toledo recolheu rpido dados suficientes para minucioso parecer, em que comps cautelosa figura do padre Domingos. Reconhecia-lhe a ambio:
(...) quem, como o mesmo Padre, animou-se a largar, sem ter crime, os respeitveis hbitos eclesisticos e a disfarar-se tantos anos nos seculares, com o suposto nome de Joaquim Jos Ferreira, sem considerao do que diria o mundo e das suspeitas que formaria, s porque a ambio o cegou, (...) quem tem um tal nimo e um tal carter, no pode temer muito os perigos e os encargos da conscincia, prprios do Extravio de Diamantes brutos; (...).

Mas a ambio, o "disfarar-se, a inconstncia do seu gnio, no eram provas suficientes de culpa: "no basta para se julgar ao dito Padre compreendido neste crime". Pois acusaes de tentar aliciar pessoas para contrabando diamantino, inclusive mostrando diamantes brutos, implicava
(...) supor ao dito Padre mentecapto ou muito tolo, para confiar um segredo do qual dependia a sua sorte, a um inimigo (...). E como o mesmo Padre, no sentir dos seus contrrios, sempre foi tido por astuto, intrigante e malicioso, evidente que estas qualidades so incompatveis com a simplicidade, para ao mesmo tempo dominarem em um sujeito. (...) muito inverossmil e repugnante, que casse na patetice de mostrar sem necessidade alguma esses diamantes, porque quando mesmo a ambio e a insofrvel necessidade o tentassem e obrigassem a procur-los, inegvel que podia satisfazer os seus criminosos e arriscados projetos unicamente com perguntar e recomendar, com o que no se expunha a maior risco.
39

Aps admitir imperfeies em sua anlise, Diogo de Toledo fechou seu parecer invocando os privilgios de que, pelo Direito, gozava o padre Domingos e claramente intercedendo em favor do acusado:
39

PARECER, Cuiab, 12.07.1791, cit.

17
(...)que a religiosa piedade dos nossos Augustos Monarcas concedeu a todos os eclesisticos, fazendo-os livres de jurisdio secular (...). (...)como no deixa de ser injusto que o mesmo sacerdote continue a sofrer o terrvel incmodo que causa a estreita e calidssima cadeia desta vila(...), haja por bem de o mandar soltar (...), dando primeiramente o dito padre fiadores idneos (...), ficando em seu vigor o seqestro. Com a qual determinao no tem prejuzo algum o Real Fisco, pois s resta a pena corporal de 10 anos de Degredo (...) ou de remessa para o Limoeiro.
40

Ao governador Joo de Albuquerque no era desconhecido o fato de Domingos contar com apoio na Vila Real:
(...)se conservou (...) incgnito em traje e vida de secular feito negociante, com o suposto nome de Joaquim Jos Ferreira, sem se dar a conhecer seno em particular a alguns confidentes, isto pelo espao de quase seis anos. At que por causa do dito enigma e de outros justificados motivos foi preso minha ordem (...).
41

Se era um desses confidentes, em nenhum momento Diogo de Toledo afirmou isso; mas pelo menos duas vezes defendeu Domingos. Em outubro o governador mandou soltar ao dito Reverendo Domingos da Silva Xavier da priso em que acha, sob fiana.42 Fazia exatamente o que sugerira Diogo de Toledo. Em dezembro chegou Vila Real o novo juiz-defora, Luiz Manoel de Moura Cabral, que tomou posse em janeiro seguinte. Diogo de Toledo demorou-se ainda at julho, quando partiu para So Paulo - e dali para Lisboa.43
PARECER; Cuiab, 12.07.1791, cit. Joo de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres a Diogo de Toledo Lara Ordonhes; Vila Bela, 04.04.1791; mss., Livro de Registro 1784-1793 (C-27), fls. 732-74, APMT. Itlicos meus. 42 ORDEM de Joo de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres; Vila Bela, 07.10.1791; mss., srie Processos Judiciais, Cx. 88, Processo 1112, cit. 43 Augusto Leverger Apontamentos Cronolgicos...cit., pp. 291 e 293. Paulo P. da Costa e Silva, Diogo..., cit., pp. 23-24.
40 41

18
Domingos, por sua vez, tornou-se capelo em Santo Antonio do Rio Abaixo, contando com o apoio de vizinhos rurais como os Lara e Morais, os Magalhes e Morais, os Pinto Guedes. Ali pode ter recebido notcia sobre a terrvel morte de seu irmo Joaquim Jos. A 3 de julho determinao rgia foi assinada em Lisboa: que o padre Domingos fosse processado na conformidade das Reais Leis. A ordem rgia s comeou a ser posta em prtica um ano depois. A terceira priso de Domingos foi feita rapidamente. Mas seu deslocamento para Vila Bela demorou. Enquanto isso, mesmo o mais aguerrido acusador de Domingos,
44 45 46

(...) sendo moo so e robusto, tinha sido repentinamente assaltado de umas picadas em ambos os olhos, que o reduziram a estar como preso recluso em quarto escuro sem poder ver luz, de onde atualmente dava gritos, como um desesperado; estando desenganado que morria, confessou em altas vozes gritando, serem aqueles momentos que o afligiam castigo de Deus pelo aleive que tinha levantado (...), subornado com ouro(...).
47

S no incio de 1794 Domingos foi levado para Vila Bela, ali chegando em fevereiro. Bem entrado o ms de junho de 1795, Domingos continuava em Vila Bela, aguardando traslado para o Forte Prncipe da Beira, e dali para Belm, de onde seguiria at Lisboa. Provavelmente partiu em julho ou agosto e h de ter chegado a Lisboa ou em fins de 1796, ou j em 1797. Em incios de 1797, o Prncipe Regente determinou:
48

Adauto de Alencar. Santo Antonio do Rio Cuiab Abaixo, D.O. Cultura, Ano I, n. 6, 31-01-1992, p. 6. 45 ORDEM, Lisboa, 03-07-1792; mss.; Lata da Srie Cartas Regias, Bandos de Provises, APMT. 46 Lus Manoel de Moura Cabral a Joo de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres; Cuiab, 27-09-1793; mss. Avulsos, Lata 1793A, APMT. 47 REQUERIMENTO do Padre Domingos da Silva Xavier; mss., Microficha 492 (AHU)NDIHR/UFMT. 48 Lus Manoel de Moura Cabral a Joo de Albuquerque de Melo Pereira e Cceres; Cuiab, 15-01-1794; mss., Avulsos, Lata 1794A, APMT.
44

19
(...)seja solto debaixo de fiis carcereiros; o Conde Regedor o tenha assim entendido e faa executar, com os despachos necessrios.
130

Quinze dias depois Domingos foi solto, nas condies previstas:


Aos 20 dias do ms de maro de 1797 anos, nesta cidade de Lisboa e cadeia da corte e casa do assento dela, onde eu escrivo vim, (...)e ali se achavam presentes os sobreditos Manoel das Costa Salinas e Francisco de Souza, assistentes o primeiro no stio do Pampulha com loja de mercearia e o segundo com loja de barbeiro, no referido sitio e Freguesia (...) entreguei [Domingos da Silva Xavier] aos sobreditos Fiadores.
131

Durante cerca de dois anos Domingos permaneceu em Lisboa, morando frente da cadeia do Limoeiro. Por fim, a liberdade:
132

Ao padre Domingos da Silva Xavier, houve Sua Alteza Real por absolvido e perdoado do crime de contrabandista de diamantes brutos de que foi acusado, e por desonerados os seus fiis carcereiros, mandando-lhe fazer entrega dos bens que lhe foram seqestrados, de que se h de passar Proviso.
133

Pouco antes, tendo requerido ao Prncipe que "tem desejo de continuar no dito exerccio de advogado", recebeu despacho rpido: "Passe proviso vitalcia, com declarao de no advogar nas capitais do Rio de Janeiro e Bahia". Estava o padre Domingos da Silva Xavier com 61 anos, tendo perdido pela morte infame o irmo Joaquim Jos e a famlia, tendo vivido durante nove anos no Cuiab onde foi preso trs vezes, tendo passado cerca de ano e meio na Vila Bela, percorrido o priplo guaporeano at o Par, vivido quase trs
134 130

ORDEM; Palcio de Queluz, 06.03.1797; com rubrica do Prncipe Nosso Senhor; mss. Microficha 492 (AHU) - NDIHR/UFMT. 131 Apenso, Microficha 492, cit. 132 Zoroastro Viana Passos. Notcia histrica da Santa Casa de Sabar, 1787 a 1928 Belo Horizonte, Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1929, pp.14-15. 133 COMUNICAO, Lisboa, 17-10-1799, mss., Microficha 492 (AHU) - NDHIR/UFMT. 134 Ivo Porto de Meneses. Alguns documentos referentes Inconfidncia e seus personagens, VII Anurio do Museu da Inconfidncia, cit. pp. 196-197.

20
anos em Lisboa em priso domiciliar. Recomeava, com autorizao para advogar pelo resto da sua vida. A parte mais central Embora nenhum documento tenha sido at agora localizado nos arquivos de Cuiab, referindo a priso do Tiradentes no Rio e dos outros inconfidentes em Vila Rica, possvel supor que a notcia desses acontecimentos tenha circulado na Vila Real desde fins de 1789. A priso do Tiradentes envolvera o capito Manoel Joaquim de S Pinto do Rego Fortes, cunhado de Francisco Leandro de Toledo Rendon, irmo de Diogo de Toledo. Manoel Joaquim fora preso no Rio em 1789, por tentar favorecer a fuga do Tiradentes via So Paulo, com apoio de um primo do juiz-de-fora do Cuiab.49 Domingos da Silva Xavier, o irmo mais velho do Tiradentes, veio para o Cuiab com falsa identidade, tendo recebido de Joaquim Silvrio dos Reis pelo menos dois contos e 700 mil ris. As presenas de Diogo de Toledo Lara Ordonhes e Domingos da Silva Xavier na 'repartio' do Cuiab e no na do Mato Grosso, na Vila Real e no na Vila Bela, em plena conjuntura de crise do Antigo Sistema Colonial,51 podem ser tomadas como indcios preciosos.
50

K. Maxwell. A devassa.... cit. Pp. 155 e 167, n. 128. Oiliam Jos. Tiradentes, cit. p. 112. Luiz Gonzaga da Silva Leme. Genealogia Paulistana..., cit., vol. 4, pp. 462-463. 50 Livro n. 1 da Contadoria da Junta da Real Fazenda da Capitania de Minas Gerais, Crditos Particulares, srie Delegacia Fiscal, n. 2168, fls. 2 e 5. Mss., Arquivo Pblico Mineiro. 51 Fernando Antonio Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808), 1982.
49

21
Na capitania dividida em duas 'reparties' que espacializavam polticas de colonizao divergentes, as inconfidncias mineiras do Estado do Brasil tinham mais "confidncias" no Cuiab que no Mato Grosso. O estudo desses aspectos pode esclarecer processos formadores de uma sociedade colonial nesta parte mais central da Amrica do Sul, expressiva das relaes entre os dois Estados da Amrica portuguesa.

Das könnte Ihnen auch gefallen