Sie sind auf Seite 1von 10

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.

br

Os Invertebrados
Caractersticas dos filos; Reproduo; Respirao; Exemplos; Estrutura; Desenho do animal correspondente; Filos que sero citados: Esponjas ou porferos; Cnidrios; Platelmintos; Nematelmintos; Moluscos; Aneldeos; Artrpodes; Equinodermos; Introduo O reino Animal por ser muito extenso, subdividido em dois grandes grupos: os Vertebrados, que possuem vrtebras, e os invertebrados, que no as possuem, e so a maior parte dentro do reino dos animais. Os invertebrados simbolizam o inicio da vida animal na terra, so os seres mais simples dentro do reino estudado. Sabemos que os animais tiveram inicio do desenvolvimento do reino protista, em torno de 700 milhes de anos atrs. Os seres mais simples, os porferos existem at hoje, entretanto outros foram totalmente instintos da fauna como os dinossauros. Devido a intensa explorao humana muitos animais foram instintos sem piedade e os que existem atualmente vo ao mesmo caminho. Nesse trabalho estudaremos somente a subdiviso dos invertebrados, que como j foi dito so os seres mais simples. Devido sua grande diversidade eles so subdivididos em oito filos distintos: Esponjas ou porferos, Cnidrios, Platelmintos, Nematelmintos, Moluscos, Aneldeos, Artrpodes, Equinodermos. Os invertebrados so extremamentes importantes para a harmonia da vida terrestre, portanto, so indispensveis a todos os ecossistemas. Ns Estudaremos suas principais caractersticas morfolgicas, fisiolgicas; sua reproduo; sua respirao e, finalmente, sua estrutura. Ser uma grande aventura adentro de um reino que esconde muitos mistrios e que sero descobertos a cada tpico estudado.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


1.Filo dos Porferos Os porferos (espongirios ou esponjas) constituem o grupo mais simples de animais. Embora multicelulares, com clulas relativamente especializadas, sua organizao rudimentar. A simplicidade de sua estrutura faz com que seu modo de vida seja em colnias. O nome porfera refere-se ao fato de os representantes deste filo apresentarem o corpo todo perfurado por poros microscpicos. Quando se trata de uma esponja simples e individual, podemos dizer que ela um organismo que vive de forma fixa em um substrato submerso. A parede do corpo da esponja composta por duas camadas celulares: a externa constituda por clulas achatadas chamadas pinaccitos e a interna formada por clulas flageladas, denominadas coancitos. Cada poro um canal microscpio que atravessa o citoplasma de uma clula especializada chamada porcito, e atravs dos poros que a gua, trazendo oxignio e partculas alimentares, penetra na cavidade atrial do espongirio. As esponjas no tm sistemas muscular, nervoso ou sensorial; pequenas modificaes na forma do corpo, entretanto, podem ser consideradas pela retrao das clulas de revestimento e dos porcitos. Quanto a alimentao, as esponjas so animais filtradores, em conseqncia, a gua penetra pelos poros da parede corporal. A gua que entra contm os gases necessrios respirao e tambm partculas alimentares em suspenso. As partculas alimentares so capturadas pelos coancitos, capazes de realizar a fagocitose, assim o alimento digerido intracelularmente em vacolos digestivos. Todos os espongirios so aquticos, e a maioria das espcies vive no mar, algumas vivem isoladamente outras formam colnias. Sua colorao pode variar do laranja ao vermelho, do azul ao negro. Os porferos se reproduzem tanto assexuada como sexuadamente. Varias espcies reproduzem-se por brotamento; os brotos geralmente permanecem unidos, crescem e formam uma colnia de espongirios. As esponjas tambm apresentam formas sexuais de reproduo. Clulas amebides do corpo sofrem meiose e diferenciam-se em vulos e espermatozides. Os espermatozides so liberados na gua e penetram na parede do corpo das fmeas, onde fecundam os vulos. Resumo Diagnose de um porfero: animal filtrador, com nvel simples de organizao corporal, no apresenta qualquer rgo ou sistema. Habitat: ambiente aqutico, a maioria das espcies marinha. Exemplo: porferos usados como esponjas de banho (gnero Spongia) Dados da anatomia e fisiologia: Sistema digestivo: ausente (alimento fagocitose por coancitos) Sistema circulatrio: ausente (difuso de substancias atravs dos espaos entre as clulas). Sistema respiratrio: ausente (trocas gasosas or simples difuso) Sistema excretor: ausente (excrees lanadas, por difuso, na gua circundante). Sistema nervoso: ausente Reproduo: assexuada, por fragmentao e brotamento; sexuada, com desenvolvimento indireto (larva anfiblstula).

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


2.Filo dos Celenterados So animais mais desenvolvidos que os porferos, embora tambm sejam simples. O nome Cnidria dado porque os animais desse filo possuem em seu corpo Cnidoblastos ou clulas urticantes. Os representantes desse filo so as guas-vivas e as anmonas-do-mar. Os Celenterados apresentam-se em duas formas corporais bsicas: Plipo (forma polipide) e Medusa (forma meduside). Os plipos so sempre fixos a um substrato, ao passo que as medusas so formas livres-natantes. Apesar de se diferirem em forma, os plipos e as medusas tm a mesma organizao estrutural: o corpo formado por uma parede que delimita uma cavidade interna, a cavidade gastrovascular. Esta se abre para o exterior atravs da boca, que serve tanto para a entrada de alimentos como para a sada de resduos da digesto e do metabolismo (Sistema digestivo incompleto). A maioria dos celenterados possui, em torno da boca, um conjunto de tentculos, utilizados na captura de alimento e na defesa. A parede corprea formada: externamente por uma camada epidrmica com funo protetora e sensitiva; internamente por uma camada, a gastroderme, que tem funo digestria e onde se situam as clulas que promovem a digesto intracelular, no interior de vacolos. Entre a camada epidrmica e a gastroderme existe a mesoglia, estrutura gelatinosa que serve de apoio para o corpo. E entre a mesoglia e a epiderme existem clulas nervosas que, em conexo funcional com outras clulas, determinam o surgimento de um mecanismo sensitivo-neuromotor. Como j foi dito s clulas que caracterizam os celenterados so os cnidcitos, que promovem a defesa do animal e contribuem para a captura do alimento, atravs de substancias urticantes.

Filo dos Celenterados Classe Hydrozoa Caractersticas Plipos Exemplos Hydra (dulccolas) Obelia (colonial) Physalia Caravelas coloniais Aurelia Tamoya

Scyphozoa Anthozoa

Medusas Polipides

Actnia Corais O Quadro Acima nos mostra os subfilos existentes dentro do filo dos celenterados A reproduo dos celenterados pode ser: assexuada (brotamento) ou sexuada. comum a ocorrncia de metagnese ou alternncia de geraes. No caso da alternncia de geraes: a fase sexuada representada pela forma meduside;a fase assexuada, pela polipide.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Resumo Diagnose de um celenterado: animal com forma de plipo ou medusa; formado por duas camadas celulares; sistema digestivo incompleto apresenta clulas urticantes, os cnidoblastos; existem espcies que h alternncia de geraes de plipos ou de medusas. Habitat: Ambientes aquticos, a maioria marinha. Exemplos: Caravela, Medusa marinha, hydra. Sistema digestivo: presente, incompleto (digesto extra ou intracelular). Sistema circulatrio: ausente (o alimento distribudo diretamente na cavidade gastrovascular) Sistema Respiratrio: ausente (trocas gasosas por simples difuso) Sistema excretor: ausente (excrees lanadas, por simples difuso). Sistema nervoso: presente (formado por uma rede difusa no corpo) Reproduo: alguns plipos tm reproduo assexuada por brotamento; algumas espcies tm ciclos de vida com alternncia de geraes sexuadas e assexuadas.

3. Filo dos Platelmintes So vermes de corpo achatado. Desprovidos de patas e corpo alongado. Existem platelmintos de vida livre e tambm parasita. Os de vida livre no vivem custa de outros seres vivos como os parasitas, que se alojam em hospedeiros para cumprir seus ciclos de vida. As planrias vivem na gua doce, no fundo de lagos, sob pedras ou da folhagem. Sua boca fica na regio ventral e ela parece vesga. Ela muito utilizada em experimentos. J os parasitas podem causar doenas comuns como a esquistossomose e a tenase que so transmitidas respectivamente atravs do contato direto da larva com a pele ou pela ingesto de carne crua contaminada. So tambm conhecidos como vermes. Ex: Planria, Esquistossomo e Solitria. Os vermes mais inferiores so os platelmintos, os quais tm o corpo mole e fino. O filo inclui trs classes: os Turbelrios ou platelmintos de vida livre, a amioria dos quais habita a gua doce ou salgada ou mesmo lugares midos na terra; os Trematodos, parasitas externos ou internos; e os Cestoda ou tnias, cujos vermes adultos so parasitas intestinais de vertebrados. Trematodos e tnias so parasitas importantes para o homem, rebanhos e animais silvestres, alguns causando molstias srias ou mesmo a morte destes hospedeiros. Os nicos platelmintos de vida livre so encontrados entre os turbelrios, que apresentam a epiderme ciliada delicada enquanto os trematodos e as tnias so revestidos com uma cutcula resistente digesto e tm ventosas e ganchos para a fixao nos seus hospedeiros. Aqueles que vivem internamente no apresentam rgos sensoriais.

Resumo Diagnose de um platelminte: animal de corpo achatado, formado por trs tecidos embrionrios, corpo sem cavidade (acelomado) preenchido por mesnquima; sistema digestivo incompleto, simetria bilateral. Habitat: terrestres e aquticos, de gua doce ou salgada, formas parasitas vivem no interior de diversos tipos de hospedeiros.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Exemplos: Planaria de gua doce, a tnia. Sistema digestivo: Presente, incompleto (intestino muito ramificado, com digesto intra e extracelularmente). Sistema circulatrio: ausente (alimento distribudo pelo intestino muito ramificado) Sistema respiratrio: ausente (trocas gasosas por simples difuso) Sistema excretor: presente (poros excretores na superfcie dorsal do corpo) Sistema nervoso: presente (um par de gnglios cerebrais, ligados a dois cordes nervosos longitudinais). Reproduo: em algumas planarias pode haver reproduo assexuada por fragmentao; as planarias so monicas com o desenvolvimento direto, sem estagio larval; outras espcies so diicas; muitos representantes desse filo so parasitas, alguns com diversos estgios intermedirios.

4. Filo dos Nematelmintos Os nematelmintos renem vermes de corpo cilndrico, no dividido em anis. Podem ter vida livre, isto sssil, ou ser parasitas. Possuem tamanho que varia de milmetros at mais de oito metros, como o caso do parasita de placenta de baleia. Dentre os parasitas podem ser citados a lombriga, o ancislstomo, o oxiro, o bicho geogrfico e a filria. Para estes vermes existem alguns cuidados profilticos, tais como, no ingerir alimentos crus, no andar descalo e lavar sempre as mos ao tocar em terra ou areia que possa estar contaminada. Resumo Diagnose de um nematelminte: animais de corpo fino e tubular; triblsticos; cavidade corporal denominada pseudoceloma; sistema digestivo completo, simetria bilateral. Habitat: formas de vida livre terrestre e de gua doce ou salgada; formas parasitas vivem em diversos tipos de hospedeiros. Exemplos: lombriga. Sistema digestivo: presente, completo (intestino sem ramificaes; digesto extra e intracelularmente). Sistema circulatrio: ausente (alimento distribudo pelo fluido da cavidade pseudocelmica) Sistema respiratrio: ausente (trocas gasosas por simples difuso) Sistema excretor: presente (um par de canais excretores, prximos a boca). Sistema nervoso: presente (um anel nervoso em torno da faringe) Reproduo: sexuada; em lombriga os vermes tm sexos separados, o ciclo parasita bem complexo com diversos estgios intermedirios. 5. Filo dos aneldeos Como o prprio nome j sugere, so animais com o corpo todos segmentados, isto , dividido em anis. Na maioria dos aneldeos, observamos grossos fios de quitina que so chamados de cerdas. Estas se apresentam em feixes ou isoladas e so usadas para auxiliar na locomoo. So animais que vivem em ambientes midos ou aquticos, pois precisam manter a pele sempre umedecida. Apresentam respirao cutnea, isto , pela pele. As principais classes de aneldeos so:

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Oligoquetos: animais detritvoros que compe o hmus. Escavam galerias e canais buscando alimento (restos vegetais) e abrigo. Tm a pele revestida de muco, so viscosas, pois fazem respirao cutnea, este auxilia o seu deslocamento e as protege de doenas. Sua reproduo se d por fecundao cruzada e so hermafroditas. Ex: minhoca. Poliquetos: marinhos, ficam flutuando ou ainda no interior de tubos fabricados por eles mesmos, base de calcrio de restos de conchas e da areia. Apresentam muitas cerdas e a sua respirao branquial. Ex: tubcola. Hirudneos: alimentam-se de sangue de vertebrados. Vivem em regies de pntanos ou charcos, isto , em ambientes midos. Apresentam uma ventosa na regio da boca alm de uma mandbula serrilhada. No apresentam cerdas pelo corpo. Ex: sanguessuga. Resumo Diagnose de um aneldeo: Animal de corpo metamerizado; triblsticos; celomado; sistema digestivo completo; simetria bilateral. Habitat: animais de vida livre, terrestres e de gua doce ou salgada. Exemplos: Um oligoqueto terrestre bem conhecido a minhoca-louca e a sanguessuga. Sistema digestivo: presente, completo (intestino com regies diferenciadas faringe, papo, moela e etc.) digesto extracelular. Sistema circulatrio: presente, do tipo fechado (presena de vasos pulsteis). Sistema respiratrio: ausente (trocas gasosas ocorrem pela superfcie corporal, bem irrigada de sangue). Sistema excretor: presente (excreo por meio de nefrdios). Sistema nervoso: presente (composto por uma nervosa ventral, com um par de gnglios por segmento). Reproduo: sexuada; existindo espcies monicas e diicas; em alguns casos o desenvolvimento direto, e em outros existem estgios larvais.

6. Filo dos Moluscos Os moluscos so animais de corpo mole, A maioria apresenta uma concha de calcrio, com variedade de cores, formas e tamanhos e que normalmente so externas e algumas vezes podem ser internas. Os moluscos so tambm adaptados a todos os tipos de ambientes: terrestre e aqutico. Seu corpo apresenta trs partes: cabea, p e massa visceral, na cabea ficam a boca e os olhos, o p uma forte massa usada para locomoo e fixao. As classes de moluscos so: Gastrpodes: apresentam uma nica concha e seu corpo mole, mas apresenta uma forte musculatura que o ajuda a se locomover. Seu sistema digestivo bem desenvolvido e apresentam um par de tentculos na cabea com olhos nas pontas. A boca apresenta uma mandbula e a rdula usada para ralar o alimento, seu pulmo em forma de cmara. So exemplos de gastrpodes a lesmas, o caracol e o caramujo. Bivalves: Apresentam duas valvas interligadas por fortes msculos formando a sua concha, seu corpo mole fica protegido no interior destas valvas. No apresentam cabea e seu p se expande para fora ou se recolhe completamente quando ele se fecha. So chamados de animais filtradores, j que retiram da gua as partculas de alimento e o oxignio que circula entre as suas brnquias. So exemplos mariscos, lepas e ostras.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Cefalpodes: O aspecto de seu corpo justifica seu nome, os ps na cabea. Apresenta uma concha interna no interior do corpo. A massa visceral na realidade a cabea e os ps so modificados em tentculos. Estes animais se locomovem auxiliados pelo movimento da gua que passa por um tubo ou sifo que fica junto cabea. So carnvoros e a sua respirao branquial. Apresentam ventosas para fixao nos tentculos. So exemplos o polvo, a lula, o Nautilus e o Argonauta.

Resumo Diagnose de um molusco: animais de mole, com ou sem concha; triblstico; cavidade corporal denominada celoma; sistema digestivo completo, com glndula digestiva anexa e simetria bilateral. Habitat: animais vida livre, terrestres de gua doce ou salgada; raras formas parasitas tm larvas que vivem em guelras de peixes. Exemplos: mexilho, lula, polvo e o caracol de jardim. Sistema digestivo: presente, completo (intestino com regies diferenciadas com digesto extracelular e intracelular). Sistema circulatrio: presente, do tipo aberto (com corao e vasos sanguneos nos quais circulam o sangue) Sistema respiratrio: presente (trocas gasosas ocorrem em rgos especializados como as brnquias e os pulmes; sistema acoplado ao circulatrio). Sistema excretor: presente (excreo por meio de nefrdios, estrutura especializada na remoo de resduos). Sistema nervoso: presente (composto por trs ou quatro pares de gnglios nervosos, ligados a nervos que afligem o corpo). Reproduo: sexuada; existindo espcies monicas e diicas em alguns casos o desenvolvimento direto em outros existem estgios larvais.

7. Filo dos Artrpodes Contm a maioria dos animais conhecidos, aproximadamente 1.000.000 de espcies, sendo muitas delas extremamente abundantes em nmero de indivduos. O filo um dos mais importante ecologicamente, pois domina os ecossistemas terrestres e aquticos em nmero de espcies ou indivduos ou em ambos. O corpo segmentado externamente em graus diversos e as extremidades pares so articuladas, sendo diferentes em forma e funo. So revestidos por um exoesqueleto de quitina. Seu sistema nervoso, olhos e outros rgos sensitivos so proporcionalmente grandes e bem desenvolvidos. Este o nico grande filo de invertebrados com membros adaptados vida terrestre, independente de ambientes midos, alm de que os insetos so os nicos invertebrados capazes de voar. As diversas espcies so adaptadas a vida no ar, na terra, no solo e em gua doce, salobra e salgada. Sua simetria bilateral, apresentam sistema circulatrio lacunar, respiram por brnquias, traquias, pulmes ou pela superfcie do corpo. Tm glndulas especiais de excreo e sistema nervoso com gnglios dorsais. Os sexos so geralmente separados em macho e fmea e a fecundao geralmente interna, podem ser ovparos e ovovivparos, geralmente apresentam estgio de larva e sofrem metamorfose. A maioria dos zologos acredita que os artrpodos provavelmente

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


surgiram de algum grupo primitivo de poliquetos. H cinco principais classes de artrpodes, que estudaremos em seguida. Insetos: Maior classe dos artrpodes com mais de 700 mil espcies. Apresentam um esqueleto externo (exoesqueleto) de quitina, sofrem muda (troca de esqueleto) conforme o crescimento, tem o corpo dividido em: cabea, trax e abdome e ainda 6 patas. Possuem um par de antenas, h dois pares de asas, mas espcies com um par ou ainda sem asas. Sofrem metamorfose, aps a cpula e a fecundao, a fmea deposita os ovos que se transformam em larvas, depois em pupas e no final na forma adulta do inseto. Sua respirao traqueal, sendo esta ramificada pelo corpo. Seu aparelho circulatrio lacunoso (corao e cmaras). Seu aparelho bucal pode ser mastigador ou triturador, sugador, picador e lambedor. Eles tm grande importncia ecolgica e podem estar relacionados com a transmisso de doenas. Exemplos de insetos: pulga, mosca, barata, borboleta, abelha, besouro, formiga e pernilongo. Aracndeos: So artrpodes quelicerados e com um par de palpos. Seu corpo dividido em cefalotrax e abdome, alm dos 4 pares de pernas. No apresentam asas e antenas. Seu desenvolvimento direto, a maioria peonhenta e alguns so parasitas. Sua respirao filotraqueal. So exemplos de aracndeos: as aranhas, os escorpies e os caros. Crustceos: So artrpodes geralmente aquticos. Apresentam o corpo dividido em cefalotrax e abdome, este fica protegido por uma crosta de quitina e calcrio que forma o exoesqueleto. Os microcrustceos so de grande importncia ecolgica, pois formam o plncton. Apresentam dois pares de antenas e vrios pares de pernas, sendo algumas modificadas em forma de remos (birremes). Sofrem metamorfose, pois as fmeas depositam seus ovos aps a fecundao que iro se transformar em larvas e mudar at atingir a fase adulta. So exemplos de crustceos: paguro, camaro, lagosta, lepa, siri e caranguejo. Diplpodes e Quilpodes: So animais de corpo alongado e segmentado, isto , dividido em segmentos ou anis. Apresentam vrios pares de patas e um par de antenas. Os quilpodes apresentam um par de patas por anel ou segmento, so animais mais velozes e apresentam forcpulas, um exemplo a lacraia. Os diplpodes apresentam dois pares de pata por anel ou segmento, sua antena menor e conseguem se enrolar, um exemplo o piolho de cobra. Resumo Diagnose de um artrpode: animal de patas articuladas e exoesqueleto quitinoso; corpo metamerizado; triblstico, celomado; sistema digestivo completo; simetria bilateral. Principais classes do filo: Crustceos (crustceos): dotados cefalotrax e abdome; dois pares de antenas e cinco pares de patas locomotoras. Insetos: corpo dividido em cabea trax e abdome; um par de antenas; trs pares de patas locomotoras no trax; sem apndice abdominal; Aracndeos: corpo dividido em cefalotrax e abdome; sem antena; quatro pares de patas locomotoras no cefalotrax; sem apndice abdominal. Habitat: Crustceos: animais de vida livre, a maioria vive nos ambientes aquticos, de gua doce e salgada; poucas formas terrestres, que precisam de muita umidade.

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


Insetos: vive em todos os ambientes, estando ausente apenas no mar, so os nicos invertebrados capazes de voar. Aracndeos: a maioria terrestre, com poucos representantes aquticos. Exemplos Crustceos: camaro, lagosta, siri azul etc. Insetos: mosca domestica pernilongo e pulga etc. Aracndeos: aranha, escorpio. Reproduo: Crustceos: sexuada; espcies diica, com copula; a fecundao ocorre externamente; o desenvolvimento pode ser direto ou apresentar diversos tipos de larvas. Insetos: sexuada espcie diicas; com copula; a fecundao ocorre internamente; o desenvolvimento pode ser direto, indireto com metamorfose gradual ou indireto com metamorfose completa. Aracndeos: sexuada espcie diica; com copula a fecundao ocorre internamente, O desenvolvimento direto

8. Filo dos Equinodermos Os equinodermos so todos marinhos, mas no nadam e no flutuam, eles se arrastam ou ficam fixos ao fundo ou em rochas. Apresentam espinhos recobertos por uma fina camada de pele. Assumem diferentes formas e tamanhos, apresentam simetria radial, isto , seu corpo dividido em duas metades idnticas. Sua locomoo se d com o auxlio do sistema ambulacrrio, que funciona com a presso d gua que circula dentro de tubos que ficam interligados aos ps (encontrados aos pares). Sua respirao branquial e seu esqueleto formado por placas de calcrio, sendo desta maneira bem resistente e desenvolvido. O sistema digestivo bastante simples, havendo uma boca e o nus. A reproduo se d em animais de sexos diferentes, que liberam seus gametas masculinos e femininos na gua (fecundao externa). Sistema excretor ausente. Sem cabea, corpo disposto ao longo de um eixo oral-aboral. Todos so animais grandes e nenhum parasita ou colonial. Existe uma considervel controvrsia quanto aos grupos do filo que seriam os mais primitivos. Alguns zologos do preferncia as formas ssseis, enquanto outros acreditam que os de vida livre teriam surgido primeiro. Os equinodermos tm cinco classes. Asterides: as estrelas do mar abundam em quase todas as costas marinhas, especialmente em praias rochosas e ao redor de pilares em portos. Vrias espcies vivem desde linhas de mares at profundidades considerveis. Seu corpo consiste em um disco central e braos afilados. Apresentam esqueleto externo de calcrio e se locomovem atravs da circulao de gua por seus ps ambulacrais. Ofiurides: Os ofiros possuem cinco braos longos e finos e mveis, unidos em um disco central. No apresentam nus, apenas a boca. Por causa da sua aparncia so tambm chamados de serpentes do mar. Holoturideis: Os pepinos do mar, tambm conhecidos como holotrias, apresentam um comportamento diferente. Quando as condies esto ruins, ou mesmo quando esto

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! www.vestibular1.com.br


sendo atacados, soltam parte de seu intestino e enquanto seu predador se ocupa com parte de seu sistema digestivo, ele foge. Crinides: Semelhantes a flores so chamados de lrios do mar. Normalmente ficam fixos em rochas ou mesmo no fundo da mar. Seu corpo um pequeno clice em forma de taa, de placas calcrias, ao qual esto presos cinco braos. Equinides: Seu esqueleto interno e composto por calcrio. Geralmente apresentam espinho em grande quantidade ao redor do corpo que auxiliam na sua locomoo e servem pra sua proteo contra predadores. Os ourios do mar apresentam o tubo digestivo completo, com boca e nus. Resumo Diagnose de um Equinodermos: animais dotados de simetria radial quando adultos; celomados; esqueleto interno; sem metmera; sistema digestivo completo; sistema circulatrio, excretor e respiratrio ausente ou reduzido. Habitat: animais de vida livre, exclusivamente marinho. Exemplos: so bem conhecidos ourios-do-mar ou pindas, as estrelas e a corrupio ou bolachas-de-praia; Sistema digestivo: Presente, completo (intestino sem grandes diferenciaes, com glndulas digestivas; digesto extracelular). Sistema circulatrio: ausente (distribuio de substancias pelo fluido celmico) Sistema respiratrio: ausente (trocas gasosas facilitadas pelo sistema hidrovascular) Sistema excretor: ausente (excrees diretamente na gua) Sistema nervoso: presente (composto por um anel nervoso em torno da boca). Reproduo: sexuada; espcies diicas; gametas eliminados na gua, fecundao externa; desenvolvimento indireto, vrios tipos de larvas.

Bibliografia Livro: fundamentos da biologia moderna / Jos Mariano Amabis; Gilberto Rodrigues Martho 1 ed. So Paulo. Livro: Srie novo ensino mdio Vol. nico Paulino.

Das könnte Ihnen auch gefallen