Sie sind auf Seite 1von 11

CENTRO UNIVERSITRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE.

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAO

Nome: Luciano dos Santos Benevides

RA: 3773769606

ATPS. Circuitos resistivos. Lei de Ohm.

CAMPO GRANDE-MS 2013

Nome: Luciano dos Santos Benevides

RA: 3773769606

ATPS. Circuitos resistivos. Lei de Ohm.

Atividade de ATPS para fins de avaliao da disciplina Circuitos eltricos, solicitado pelo professor Oswaldo.

CAMPO GRANDE-MS 2013

INDICE

1 AULA TEMA 2 TIPOS DE RESISTORES 2.1 RESISTORES DE FIO 2.2 RESISTORES DE FILME DE CARBONO 2.3 RESISTORES DE FILME METALICO 2.4 POTENCIMETRO ASSOCIAO DE RESISTORES CONCLUSO

01 01 02 02 03 04 09 09

1- Aula-tema: Circuitos resistivos. Lei de Ohm. Resistores.


O resistor um dispositivo bastante utilizado em equipamentos eltricos e circuitos

eletrnicos, cujas aplicaes principais so: gerao de calor, limitao da

corrente eltrica e produo de queda de tenso. Seu funcionamento baseia-se na resistncia passagem da corrente eltrica, a qual gera calor por efeito Joule e uma queda de tenso em seus terminais. A unidade de medida da resistncia eltrica o Ohm (), sendo muito empregados seus mltiplos: k e M, que correspondem, respectivamente, a mil ohms e um milho de ohms. Os resistores podem ser construdos utilizando-se carvo, silcio ou ligas metlicas. Resistores de carvo so muito utilizados em eletrnica, enquanto que os de ligas metlicas so utilizados em resistores de potncia, reostatos e em aquecedores. Os resistores de silcio so construdos no interior de circuitos integrados.

2 - Tipos de Resistores
Resistores Fixos Os resistores fixos so geralmente especificados por trs parmetros: o valor nominal da resistncia eltrica; a tolerncia, ou seja, a mxima variao em porcentagem do valor nominal, e a mxima potncia eltrica dissipada. Dentre os tipos de resistores fixos, destacamos os de fio, de filme de carbono e de filme metlico.Figura 01.

2.1 Resistores de fio: Consiste basicamente de um tubo cermico que serve de suporte para o enrolamento de um determinado comprimento de fio de liga especial, para obter-se o valor de resistncia desejado. Os terminais desse fio so conectados s braadeiras presas ao tubo. Alm desse, existem outros tipos construtivos esquematizados, conforme mostra a Figura 2.

Os resistores de fio so encontrados com valores de resistncia de alguns ohms at algunskilo-Ohms, e so aplicados onde se exige altos valores de potncia, acima de 5W, sendo suasespecificaes impressas no prprio corpo do resistor.

2.2 Resistores de filme carbono: Consiste de um cilindro de porcelana recoberto por um filme (pelcula) de carbono. O valor da resistncia obtido mediante a formao de um sulco, transformando a pelcula em uma fita helicoidal. Este valor pode variar conforme a espessura do filme ou a largura da fita. Como revestimento, encontramos uma resina protetora sobre a qual ser impresso um cdigo de cores identificando seu valor nominal e sua tolerncia.

Figura 03. Os resistores de filme de carbono so destinados ao uso geral e suas dimenses fsicas determinam a mxima potncia que pode dissipar. 2.3 Resistores de filme metlico: Sua estrutura idntica ao do de filme de carbono, exceto que utiliza uma liga metlica (nquel-cromo) para formar a pelcula, obtendo valores mais precisos de resistncia, com tolerncia de 1% e 2%. O cdigo de cores, utilizado nos resistores de pelcula, ilustrado pela Figura 3, que est associada como mostra a figura 04.

Observaes: 1- A ausncia da faixa de tolerncia indica que esta de 20%. 2- Os resistores de preciso apresentam cinco faixas, onde as trs primeiras representam o primeiro, segundo e terceiro algarismos significativos e as demais, respectivamente, o fator multiplicativo e a tolerncia.

Exemplo
Suponha que um resistor tenha as seguintes cores: marrom, preta, vermelha e ouro. O valor da resistncia desse resistor ser: 1 cor (marrom) - equivale a 1; 2 cor (preta) - equivale a O; 3 cor (vermelha) - equivale a 2. Logo, o valor nominal da resistncia ser: 10.102 = 1000 _ = 1 K _ A cor da tolerncia ouro, que equivale a 5%; ento, o valor da resistncia est entre: 1 K _ 5% = 1 K _ 50 _, ou seja, o valor da resistncia est entre 950 _ e 1050.

2.4 Potencimetros

Um potencimetro, conforme a Figura 5 consiste basicamente de uma pelcula de carbono ou de um fio, que ao ser percorrido por um cursor mvel, atravs de um sistema rotativo ou deslizante, altera o valor da resistncia entre seus terminais. Comercialmente, os potencimetros so especificados pelo valor nominal da resistncia mxima impresso em seu corpo.

Figura 5 Estrutura interna bsica de um Potencimetro

Na prtica, encontramos vrios modelos de potencimetros, que, em funo do tipo de aplicao, possuem caractersticas mecnicas diversas. A Figura 06 mostra um potencimetro de fio e a Figura 07, alguns tipos de potencimetros de pelcula de carbono.

Figura 06 Potencimetro de fio.

Os potencimetros de fio so aplicados em situaes onde maior a sua dissipao de potncia, possuindo uma faixa de baixos valores de resistncia (at Kilo-Ohm). Os potencimetros de pelcula so aplicados em situaes de menor dissipao de potncia, possuindo ampla faixa de valores de resistncia (at Mega-Ohm). Quanto variao de resistncia, os potencimetros de pelcula de carbono podem ser lineares ou logartmicos, isto , conforme a rotao do seu eixo, sua resistncia varia obedecendo a uma caracterstica linear ou logartmica. Estas caractersticas so vistas nas Figuras 08 e Figura 09. O potencimetro logartmico muito utilizado para controlar o volume de sada do som em amplificadores de sinais de udio.

Figura 07 Potencimetro de pelcula de carbono.

Figura 08 Caracterstica de variao da resistncia de um potencimetro linear (LIN)

Figura 09 Caracterstica de variao da resistncia de um potencimetro logartmico (LOG)

Para medirmos a variao da resistncia de um potencimetro utilizamos um ohmmetro,devendo este ser conectado entre o terminal central e um dos extremos, como ilustra a Figura 10.

Figura 10 Medida da resistncia de um potencimetro

Ao girarmos o eixo no sentido horrio, como mostra a Figura 10, teremos uma diminuio da resistncia entre os terminais B e C e um aumento entre os terminais A e C, sendo que a soma destes dois valores ser sempre igual resistncia nominal.

Figura 11 Smbolo do potencimetro.

Associaes entre Resistores Os resistores so combinados em quatro tipos de associao, sendo elas denominadas de srie, paralelo, estrela e tringulo. Estes so diferenciados pela forma da ligao entre eles. Qualquer que seja o tipo da associao, esta sempre resultar numa nica resistncia total, a qual normalmente designada por resistncia equivalente e sua forma abreviada de escrita Req. Concluso Analisando nossa pesquisa podemos observar que qualquer elemento que conduza eletricidade pode ser encarado como um resistor, pois estes materiais possuem caractersticas que o fazem dificultar a passagem de cargas eltricas no material (resistividade). O que difere estes materiais a capacidade dele manter a corrente e a tenso que passam por eles sempre proporcionais uma a outra.

Das könnte Ihnen auch gefallen