Sie sind auf Seite 1von 9

RESUMO DO LIVRO: O PRNCIPE, de Maquiavel O livro foi uma dedicao de Nicolau Maquiavel ao Prncipe de Florena Lorenzo de Mdici.

Na poca, Florena estava vivendo uma situao catica. Captulo I OS VRIOS TIPOS DE ESTADO, E COMO SO INSTITUDOS Existem 2 tipos de Estados as Repblicas e os Principados. Os Principados so hereditrios ou fundados recentemente. As Repblicas so conquistadas pela fora ou sorte. Captulo II AS MONARQUIAS HEREDITRIAS mais fcil governar um Estado que seja por forma de Principado do que sob a forma de Monarquias Novas. Para que isso ocorra no se deve transgredir costumes e adaptar da melhor forma s situaes difceis. Captulo III AS MONARQUIAS MISTAS A dificuldade encontrada que o novo Estado no totalmente novo, ou seja, o novo Coordenador ter dificuldades para instalar mudanas s pessoas que estavam no Estado anterior. Far assim, inimigo e poder satisfazer todas as expectativas daqueles que o ajudaram a conquistar a nova monarquia. O pior quando o conquistador do novo Estado possui leis, costumes e fala lngua diferente dos conquistados pois, a dificuldade de comunicao imensa. Para que o governo seja duradouro, preciso que o conquistador resida na provncia conquistada. Outra soluo instalar 2 ou 3 colnias em lugares estratgicos para que os colonos vigiem o restante da populao para o Rei. Esta ltima forma mais eficaz, foi a fidelidade maior. Captulo IV POR QUE O REINO DE DARIO, OCUPADO POR ALEXANDRE, NO SE REBELOU CONTRA OS SUCESSORES DESTE, APS SUA MORTE No curso da histria os reinos tm sido governados de duas formas: por um prncipe e seus assistentes, que, na qualidade de ministros, o ajudam a administrar o pas, agindo por sua graa e licena; ou por um prncipe e vrios bares, cuja posio no se explica por um merc de soberano, mas pela antiguidade da prpria linhagem.. Esses bares tm sditos e territrios, onde so reconhecidos como senhores, e aos quais esto ligados por laos de natural afeio. Nos Estados governados por um Prncipe e seus ministros, o monarca tem maior autoridade, pois em tais reinos ningum tido como superior. Se se obedece a algum porque se trata de um ministro ou funcionrio do Prncipe, o q inspira qualquer estima particular. Captulo V O MODO DE GOVERNAR AS CIDADES OU ESTADOS QUE ANTES DE CONQUISTADOS TINHAM SUAS PRPRIAS LEIS Quando um monarca conquista um pas que antes era vivido em liberdade, existem trs formas de mant-lo: Pode-se arruna-lo, ir habitar na terra conquistada ou permitir que a populao continue com suas prprias leis

A cidade habituada liberdade pode ser dominada mais facilmente por meio de seus cidados do q de qualquer outra forma, desde que se queira preserva-lo. Captulo VI OS NOVOS DOMNIOS CONQUISTADOS COM VALOR E COM AS PRPRIAS ARMAS Os homens seguem quase sempre caminhos j percorridos por outrem, agindo por imitao ( o homem prudente escolher sempre o caminho trilhado pelos grandes vultos, selecionando os mais destacados). O indivduo q se torna prncipe pressupe ter grande valor ou boa sorte.. Contudo, os q tm sido menos afortunados se mantiveram melhor. Examinando nitidamente, veremos q nada deveram sorte, a ser oportunidade. Um prncipe p/ executar suas obras pode pedir ajuda a outrem, ou impor-se pela fora. Na 1 hiptese sempre se do mal, e chegam a parte alguma, mas quando dependem dos prprios meios apenas, e conseguem impor-se, raras vezes falham. Da a razo pq todos os profetas armados vencem, e serem arruinados os desarmados. Captulo VII OS NOVOS DOMNIOS CONQUISTADOS C/ AS ARMAS ALHEIAS E BOA SORTE Aqueles q se tornam prncipes exclusivamente pela sorte empregam nisso pouco trabalho, mas s a muito custo se mantm na nova posio. Alm disso, os Estados criados subitamente como tudo o mais q na natureza nasce, cresce c/ rapidez podem ter razes slidas, profundas e ramificadas, de modo q a 1 tempestade o derruba. Captulo VIII OS Q C/ ATOS CRIMINOSOS CHEGARAM AO GOVERNO DE UM ESTADO H ainda duas maneiras de se tornar um prncipe. Consistem em tornar-se soberano por algum meio vil, ou criminoso, ou pelo favor dos concidados. se pode, contudo, achar meritrio o assassnio dos seus compatriotas, a traio dos amigos, a conduta s/ f, piedade e religio; so mtodos q podem conduzir ao poder, mas glria Captulo IX O GOVERNO CIVIL Consideremos agora o caso do cidado q se torna soberano por meio do crime, ou da violncia intolervel, mas pelo favor dos seus concidados: o q se poderia chamar de governo-civil. Para atingir tal posio, o cidado depender inteiramente do valor ou da sorte, mas da astcia afortunada. Chega-se a ela c/ o apoio da opinio popular ou da aristocracia (p/ quem no sabe o q essa ltima palavra, a forma de organizao social e poltica em q o governo monopolizada pela classe da nobreza). Desses 2 interesses q se opem, surge 1 de trs conseqncias: o governo absoluto, a liberdade ou a desordem. Quem chega ap poder c/ a ajuda dos ricos tem maior dificuldade em manter-se no governo do q quem apoiada pelo povo. Por conseguinte, quem se tornar um prncipe pelo favor do povo deve manter sua estima o q lhe ser difcil, pois a nica coisa q o povo pede ser oprimido.

Captulo X COMO AVALIAR A FORA DOS ESTADOS Ao examinar as qualidades dos principados, necessrio considerar se tal a situao do prncipe q em caso de necessidade ele se pode manter por si, ou se precisa sempre do auxlio alheio. Quem fortificar bem sua cidade, e proceder c/ relao aos seus sditos como j indicamos, e indicaremos mais adiante, s c/ grande relutncia ser atacado, pois os homens nunca se inclinam a empreendimentos q prometem ser difceis, e nunca parecer fcil atacar aquele q tem sua cidade bem defendida, e odiado pelo povo. Captulo XI OS ESTADOS ECLESISTICOS Os Estados Eclesisticos, conquistados c/ o mrito ou c a sorte, nem um nem outra so necessrios p/ conserva-los, pois so sustentados por antigos costumes religiosos. S esses prncipes podem ter Estados s/ defende-los e sditos s/ governa-los; e seus Estados, mesmo s/ ser defendidos, lhe sero tomados Obs: Maquiavel relata em seu livro a importncia o Papa Alexandre VI: Dentre todos os que sentaram no trono de Pedro, melhor demonstrou o quanto um papa pode dominar pelo dinheiro e pela fora. Nicolau Maquiavel. Captulo XII OS DIFERENTES TIPOS DE MILCIA E DE TROPAS MERCENRIAS A base principal de todos os Estados, sejam novos, antigos ou mistos, so boas leis e bons exrcitos. E como pode haver boas leis onde h bons soldados, devendo haver boas leis quando os soldados so bons, discutirei aqui as leis, mas sim as foras armadas. As tropas c/ q um prncipe defende seus domnios podem ser prprias, mercenrias, auxiliares ou mistas. As mercenrias e auxiliares so prejudiciais e perigosas, o prncipe q defenda seus domnios c/ o apoio de mercenrios nunca ter uma posio firme ou segura, pois so soldados desunidos, ambiciosos, sem disciplina e infiis, ousados entre amigos, covardes perante os inimigos; teme a Deus nem so leais aos homens. O motivo nico e a afeio q os faz lutar 1 salrio modesto, q suficiente p/ faze-los morrer pelos soberanos. Uma repblica q tenha exrcito prprio se submeter mais facilmente ao domnio de 1 dos seus cidados do q uma repblica c/ armas mercenrias Captulo XIII Foras auxiliares, mistas e nacionais As foras auxiliares, pedidas a um vizinho poderoso como ajuda para a defesa do Estado, so to inteis quanto as mercenrias. As tropas auxiliares podem ser em si mesmas eficazes, mas so sempre perigosas p/ os q delas se valem se so vencidas, isto representa uma derrota; se vence, aprisionam quem as utiliza. Um prncipe prudente, por conseguinte, evitar sempre tais milcias, recorrendo a seus prprios soldados; preferir ser derrotado c/ suas prprias tropas a vencer c/ tropas alheias. Em suma, as armas alheias nos sobrecarregam e limitam, quando falham.

Captulo XIV OS DEVERES DO PRNCIPE PARA C/ AS MILCIAS Os prncipes, por conseguinte, deveriam ter outro objetivo ou pensamento alm da guerra, suas leis e sua disciplina, nem estudar qualquer outro assunto; pois esta a nica arte q se espera de quem comanda. Os prncipes quando se interessam mais pelas coisas amenas do q pelas armas, perdem seus domnios. Entre outros males, estar desarmado significa perder a considerao. Captulo XV AS RAZES PELAS AS QUAIS OS HOMENS, ESPECIALMNTE OS PRNCIPES, SO LOUVADOS OU VITUPERADOS. Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo o q faz est fadado a sofrer, entre tantos q so bons. necessrio portanto, q o prncipe q deseja manter-se aprenda a agir s/ bondade, faculdade q usar ou , em cada caso, conforme seja necessrio. Contudo, dever se importar c/ a prtica escandalosa daqueles vcios s/ os quais seria difcil salvar o Estado. Certas qualidades q parecem virtudes levam runa, e outras q parecem vcios trazem como resultado o aumento da segurana e do bem-estar. Captulo XVI A LIBERALIDADE E A PARCIMNIA No sendo possvel ao soberano, praticar sem risco a liberalidade assim conhecida, o prncipe, para ser prudente, deve se incomodar q o chamem de miservel. De fato, a liberalidade muito necessria para o prncipe que marcha frente do seu exrcito e vive do botim de guerra, do roubo e de resgates, pilhando a riqueza alheia, sem a qual deixaria de ser seguido pelas tropas. Ora, dentre as ciosas q o prncipe precisa evitar, o mais importante o ser desprezado ou odiado; e a liberalidade conduzir a uma ou outra dessas condies. Captulo XVII A CRUELDADE E A CLEMNCIA. SE PREFERVEL SER AMADO OU TEMIDO Continuando o exame das outras qualidades mencionadas, todos os prncipes devem preferir ser considerados clementes, e cruis. O prncipe, portanto, deve se incomodar c/ a reputao de cruel, se seu propsito manter o povo unido e leal ideal o prncipe ser amado e temido, porm, dentre os dois, mais seguro ser temido, se for preciso optar. No obstante, o prncipe deve fazer-se temer de modo q , mesmo q ganhe o amor dos sditos, pelo menos evite seu dio. Captulo XVIII A CONDUTA DOS PRNCIPES E A BOA F Os prncipes q tiveram pouco respeito pela palavra dada puderam c/ astcia confundir a cabea dos homens e chegaram a superar os q basearam sua conduta na lealdade. Um prncipe prudente dever pois, agir com boa-f quando, para faze-lo, precise agir contra seus interesses, e quando os motivos q o levaram a empenhar a palavra deixarem de existir. No necessrio q prncipe tenha: piedade, f, integridade, humanidade e religio, porm, fundamental q ele parea possuir todas elas.

Captulo XIX COMO SE PODE EVITAR O DESPREZO E O DIO O q mais contribuir para fazer um prncipe odiado , a conduta rapace, a usurpao dos bens e das mulheres dos sditos. Os prncipes precisam se acautelar contra duas coisas: uma interna seus sditos -; a outra, externa as potncias estrangeiras. Se um prncipe possui a estima do povo impossvel que algum cometa a temeridade de conspirar Captulo XX A UTILIDADE DE CONSTRUIR FORTALEZAS, E DE OUTRAS MEDIDAS Q OS PRNCIPES ADOTAM C/ FREQUNCIA. Jamais aconteceu q um prncipe novo chegasse ao poder e desarmasse seus sditos; ao contrrio, estando eles desarmados, o prncipe sempre lhes d armas, pois esses braos armados pertencero ao monarca, os suspeitos se tornaro leais e os que j eram fiis mantero sua fidelidade, e de simples sditos passaro a ser partidrios do soberano. Captulo XXI COMO DEVER AGIR UM PRNCIPE PARA SER ESTIMADO Nada faz com que um prncipe seja mais estimado do q os grandes empreendimentos e os exemplos q d. muito til tambm p/ o prncipe dar algum exemplo notvel da sua grandeza no campo da admirao interna, como o q se conta a respeito de messer Barnab de Milo. Quando acontece q algum cidado faz algo extraordinrio na vida poltica algo de bom ou mau -, preciso achar um meio de recompensa ou punio q seja amplamente comentado. Acima de tudo, um prncipe deve procurar em todas as suas aes conquistar fama de grandeza e excelncia. tambm muito estimado o prncipe q age como verdadeiro amigo ou inimigo declarado; isto , q se declara s/ reservas em favor d uns e contra outros, poltica q sempre mais til do q a da neutralidade. Captulo XXII OS MINISTROS DOS PRNCIPES A 1 impresso q se tem de 1 governante e da sua inteligncia dada pelos homens q o cercam. Quando estes so eficientes e fiis, pode-se sempre considerar o prncipe sbio, pois foi capaz de reconhecer a capacidade e de manter a fidelidade. Mas quando a situao oposta pode-se sempre fazer dele mau juzo, pq seu 1 erro ter sido cometido ao escolher os assessores. H 3 tipos diferentes de mente: 1 compreende as coisas por si s, o 2 compreende as coisas demonstradas por outrem, o 3 nada consegue discernir, nem s nem c/ a ajuda dos outros. Se 1 ministro peocupa-se consigo mesmo mais do q c/ o prncipe, nunca ser 1 bom ministro. O prncipe por outro lado, para assegurar a fidelidade do ministro, deve pensar nele, honrando-o Captulo XXIII DE Q MODO ESCAPAR AOS ADULADORES h outra forma de se defender contra adulaes do q fazer as pessoas compreenderem q h ofensa em falar a verdade; mas quando todos podem falar a verdade a algum, perdem-lhe o respeito. O prncipe prudente adotar 1 3 caminho,

escolhendo como conselheiros homens sbios, e dando-lhes inteira liberdade p/ falar a verdade, mas s quando interrogados. Captulo XXIV AS RAZES PQ OS PRNCIPES DA ITLIA PERDERAM SEUS DOMNIOS Se considerarmos os senhores q perderam seus Estados na Itlia de hoje, encontraremos um defeito comum no q se refere s foras armadas, ou sofriam de hostilidade por parte do povo. Sem tais defeitos, s se perde um Estado quando se pode colocar 1 exrcito em campanha. Captulo XXV O PODER DA SORTE SOBRE O HOMEM E COMO RESISTIRLHE Para descartar nosso livre-arbtrio, creio q se pode admitir q a sorte seja rbitra da metade de nossos atos, mas q nos permite o controle sobre a outra metade, aproximadamente. Captulo XXVI EXORTAO LIBERTAO DA ITLIA, DOMINADA PELOS BRBAROS Embora j tenhamos tido algum vislumbre de esperana, fazendo pensar q Deus teria enviado algum p/ redimi-la, a sorte o derrubou no ponto culminante da sua carreira; agora, quase s/ vida, a Itlia espera por quem lhe possa curar as feridas e ponha fim aos problemas. se v neste momento, em quem mais ter esperana de q se ponha frente da sua redeno seno na ilustre famlia Mdici. Com efeito, os italianos so superiormente aptos p/ os duelos e competies: tm vigor, destreza e inteligncia. Mas quando se trata de exrcitos de guerra, apresentam maus resultados; o q deriva diretamente da fraqueza dos seus lderes. necessria antes de mais nada como slido fundamento genuno de qualquer empresa q prepare suas foras. CARTA DE MACHIAVELLI A FRANCESCO VETTORI, EM ROMA (RELATIVA OBRA IL PRNCIPE) Magnifico oratori Florentino Francisco Vectori apud Summum Pontificem et benefactori suo. Romae, Magnfico embaixador. Tardias jamais foram as graas divinas. Digo isto porque me parecia no ter perdido mas sim estar esmaecida a vossa graa, tendo estado vs muito tempo sem escrever-me; estava em dvida de onde pudesse vir a razo de tal. E dava pouca importncia a todas as causas que vinham minha mente, salvo quando pensava que tivsseis retrado de escrever-me, porque vos tivesse sido escrito que eu no fosse bom guardio de vossas cartas; e eu sabia que, afora Filippo e Pagolo, outros, de minha parte, no as tinham visto. Readquiri essa graa pela vossa ltima de 23 do ms passado, pelo que fico contentssimo ao ver quo ordenada e calmamente exerceis essa funo pblica, e eu vos concito a continuar assim, porque quem deixa as suas comodidades pelas comodidades dos outros, perde as suas e destes no recebe gratido. Desde que a fortuna quer dispor todas as coisas, preciso deix-la fazer, ficar quieto e no lhe criar embarao, esperando que o tempo lhe permita fazer alguma coisa pelos homens;

ento, ser bem suportardes maiores fadigas, zelar melhor das coisas, e a mim convir partir da vilas e dizer: eis-me aqui. No posso, portanto, desejando rendervos iguais graas, dizer nesta minha carta outra coisa que no aquilo que seja a minha vida, e se julgardes tal que valha troc-la com a vossa, ficarei contente em mud-la. Aqui estou, na vila; depois que ocorreram aqueles meus ltimos casos, no estive, somando todos, vinte dias em Florena. At aqui tenho apanhado tordos mo. Levantava-me antes do amanhecer, preparava a armadilha, ia-me alm com um feixe de gaiolas ao ombro, que at parecia o Getas quando o mesmo voltava do porto com os livros de Anfitrio; apanhava no mnimo dois e no mximo seis tordos. E, assim, passei todo o ms de setembro. Depois esse passatempo, ainda que desprezvel e estranho, veio a faltar com desgosto meu. Dir-vos-ei qual a minha vida agora. Levanto-me de manh com o sol e vou a um meu bosque que mandei cortar, onde fico duas horas a examinar o trabalho do dia anterior e a passar o tempo com aqueles cortadores que esto sempre s voltas com algum aborrecimento entre si ou com os vizinhos. Acerca deste bosque eu teria a dizervos mil belas coisas que me aconteceram, bem como de Frosino de Panzano e dos outros que queriam desta lenha. Frosino, principalmente, mandou buscar certa quantidade sem dizer-me nada e, na ocasio do pagamento, queria reter dez liras que disse ter ganho de mim, h quatro anos, num jogo de cricca em casa de Antnio Guicciardini. Comecei a fazer o diabo: queria acusar o carroceiro, que fora ali mandado por ele, como ladro. Enfim Giovanni Machiaveili interveio e nos ps de acordo. Batista Guicciardini, Filippo Ginori, Tommaso dei Bene e alguns outros cidados, quando aqueles maus ventos sopravam, cada um me adquiriu uma ruma de lenha. Prometi a todos e mandei uma a Tommaso, a qual chegou a Florena pela metade, porque, para empilh-la, ali estavam ele, a mulher, as criadas e os filhos, os quais pareciam o Gabburra quando na quinta-feira, com seus rapazes, abate um boi. De modo que, visto em quem eu depositava o meu ganho, disse aos outros que no tinha mais lenha; todos se encolerizaram e agastaram comigo, especialmente Batista, que inclui esta entre as demais desgraas de Prato. Saindo do bosque, vou a uma fonte e, daqui, ao meu viveiro de tordos. Levo um livro comigo, ou Dante ou Petrarca, ou um desses poetas menores, Tbulo, Ovidio e semelhantes; leio aquelas suas amorosas paixes, e aqueles seus amores lembram-me os meus; deleito-me algum tempo nestes pensamentos. Depois, vou pela estrada at hospedaria; falo com os que passam, pergunto notcias das suas cidades, ouo muitas coisas e noto vrios gostos e fantasias dos homens. Enquanto isso, chega a hora do almoo, quando com a minha famlia como aqueles alimentos que esta pobre vila e este pequeno patrimnio comportam. Terminado o almoo, retorno hospedaria; aqui, geralmente, esto o estalajadeiro, um aougueiro, um moleiro e dois padeiros. Com estes eu me rebaixo o dia todo jogando cricca, trichtach, e, depois, da nas cem mil contendas e infinitos acintes com palavras injuriosas; a maioria das vezes se disputa uma insignificncia e, contudo, somos ouvidos gritar por So Casciano. Assim, envolvido entre estes piolhos, cubro o crebro de bolor e desabafo a malignidade de minha sorte, ficando contente se me encontrsseis nesta estrada para ver se essa malignidade se envergonha. Chegada a noite, retorno para casa e entro no meu escritrio; na porta, dispo a roupa quotidiana, cheia de barro e lodo, visto roupas dignas de rei e da corte e, vestido assim condignamente, penetro nas antigas cortes dos homens do passado

onde, por eles recebido amavelmente, nutro-me daquele alimento que unicamente meu, para o qual eu nasci; no me envergonho ao falar com eles e perguntar-lhes das razes de suas aes. Eles por sua humanidade, me respondem, e eu no sinto durante quatro horas qualquer tdio, esqueo todas as aflies, no temo a pobreza, no me amedronta a morte: eu me integro inteiramente neles. E, porque Dante disse no haver cincia sem que seja retido o que foi apreendido, eu anotei aquilo de que, por sua conversao, fiz capital, e compus um opsculo De Principatibus, onde me aprofundo o quanto posso nas cogitaes deste assunto, discutindo o que principado, de que espcies so, como so adquiridos, como se mantm, porque so perdidos. Se alguma vez vos agradou alguma fantasia minha, esta no vos deveria desagradar; e um prncipe, principalmente um prncipe novo, deveria aceitar esse trabalho: por isso eu o dedico magnificncia de Juliano. Filippo Casavecchia o viu e vos poder relatar mais ou menos como e das conversas que tive com ele, se bem que freqentemente eu aumente e corrija o texto. Vs desejareis, magnfico embaixador, que eu deixasse esta vida e fosse gozar convosco a vossa. Eu o farei de qualquer maneira; mas o que me retm por ora so certos negcios que dentro de seis semanas terei ultimado. O que me deixa ficar em dvida que esto ai aqueles Soderini, aos quais eu seria forado, estando a, a visitar e a falar. Receio que ao meu retorno, pensando apear em casa, viesse a desmontar no Bargiello, eis que, se bem este Estado" tenha mui slidas bases e grande segurana, ele novo e, por isso, cheio de suspeitas; nem faltam sabidos que, para aparecer, como Pagolo Bertini, meteriam outros na priso e deixariam a meu cargo os aborrecimentos. Peo-vos me tranqilizeis deste receio e, depois, dentro do tempo mencionado, irei visitar-vos de qualquer modo. Discuti com Filippo sobre esse meu opsculo, se convinha d-lo ou no e, sendo acertado d-lo, se era mais conveniente que eu o levasse ou que o mandasse. No me fazia d-lo o receio de que Juliano no o lesse e que esse Ardinghelli se honrasse com esse meu ltimo trabalho. Por outro lado, d-lo satisfaria a necessidade que me oprime, porque estou em runa e no posso permanecer assim por muito tempo, sem que me torne desprezvel por pobreza, isso alm do desejo que teria de que esses senhores Medici passassem a utilizar-me, se tivesse de comear a fazer-me rolar uma pedra; porque, se depois no conseguisse ganhar o seu favor, lamentar-me-ia de mim mesmo, eis que, quando fosse lido o opsculo, ver-se-ia que os quinze anos que estive no estudo da arte do Estado, no os dormi nem brinquei, devendo todo homem achar agradvel servir-se de algum que, a custas de outros, fosse cheio de experincia. E da minha fidelidade no se deveria duvidar porque, tendo sempre observado a lealdade, no devo aprender agora a romp-la; quem foi fiel e bom durante quarenta e trs anos, que eu os tenho, no deve poder mudar sua natureza; da minha lealdade e bondade testemunho a minha pobreza. Desejaria, pois, que vs ainda me escrevsseis aquilo que sobre este assunto vos parea. A vs me recomendo. Seja feliz. 10 de Dezembro de 1513 NICOL MACHIAVELLI Florena.

Das könnte Ihnen auch gefallen