Sie sind auf Seite 1von 3

Tipos de Bens

Em economia, costuma-se classificar os bens de acordo com o seu comportamento frente variao de preos e renda. Classificao frente variao na renda Bens normais: so aqueles cuja demanda aumenta quando a renda cresce. Exemplo: o crescimento da renda dos trabalhadores provoca aumento da demanda por perfumes. Bens inferiores: so aqueles cuja demanda diminui quando a renda cresce. Exemplo: normalmente quando os bens atingem o fim do seu ciclo de vida passam a se comportar como bens inferiores. O televisor em preto e branco pode ser dado como exemplo. Com o surgimento do televisor em cores, mesmo o aumento de renda no foi capaz de aumentar a demanda por televisores em preto e branco, uma vez que ele representava uma tecnologia ultrapassada. A carne de segunda poderia ser um outro exemplo. Em geral, os bens de baixa qualidade possuem esse comportamento. Classificao frente variao de preos: Bens complementares: so bens consumidos conjuntamente (exemplo: caf acar). Exemplo: um aumento no preo do caf tenderia a reduzir no s a sua quantidade demandada, mas tambm a do seu complementar, o acar. Bens substitutos: so bens consumidos concorrentemente (exemplo: carne e frango). Exemplo: um aumento no preo da carne tenderia a reduzir a sua quantidade demandada e aumentar a do seu substituto, o frango. Bens comuns: so aqueles cuja quantidade demandada aumenta quando os preos diminuem. a prpria Lei da Demanda, que ser Exemplo: a maioria dos bens obedece a essa regra. Bens de Giffen: so aqueles cuja quantidade demandada aumenta quando os preos aumentam. Exemplo: so raros os exemplos de bens de Giffen. O po para os consumidores de baixa renda pode ser considerado um bem de Giffen. Comentrio: Para os bens de Giffen, o efeito renda muito superior ao efeito substituio.

Bem de consumo saciado. Dada uma variao na renda do consumidor, a quantidade demandada no se altera, coeteris paribus. Nesse caso, a elasticidade-renda da demanda nula. Por exemplo: alimentos como arroz e sal. Bem de Giffen. nica exceo lei geral da demanda. A quantidade demandada de um bem varia diretamente com o preo do bem, coeteris paribus (curva de procura positivamente inclinada). um tipo de bem inferior. Bem inferior. Tipo de bem em que a quantidade demandada varia inversamente a variaes na renda do consumidor, coeteris paribus. Assim, se a renda aumenta, a quantidade procurada desse bem diminui; se a renda cai, a quantidade procurada aumenta. A elasticidade-renda da demanda negativa. Bem normal. Tipo de bem em que a quantidade demandada varia diretamente com variaes na renda do consumidor, coeteris paribus. Assim, se a renda aumenta, a quantidade procurada do bem aumenta; se a renda cai, a quantidade demandada tambm cai. A elasticidade-renda da demanda positiva e menor que um. Bem pblico. Refere-se ao conjunto de bens gerais fornecidos pelo setor pblico: educao, justia, segurana, transportes etc. Bem superior ou de luxo. A quantidade demandada varia mais que proporcionalmente a variaes na renda do consumidor, coeteris paribus. A elasticidade-renda da procura maior que um. Bens complementares. Bens consumidos conjuntamente. Bens de capital. Bens utilizados na fabricao de outros bens, mas que no se desgastam totalmente no processo produtivo. o caso de mquinas, equipamentos e instalaes. Bens de consumo. Bens destinados diretamente ao atendimento das necessidades humanas. Podem ser classificados em durveis (foges, automveis) ou no-durveis (alimentos, produtos de higiene e limpeza). Bens finais. Bens que so vendidos para consumo ou utilizao final. Bens intermedirios. Bens que so transformados ou agregados na produo de outros bens, e que so consumidos no processo produtivo. Bens substitutos (ou concorrentes). O consumo de um bem substitui o consumo de outro.

Efeito-preo total. Variao da quantidade demandada, quando varia a preo do bem, coeteris paribus. Divide-se em efeito renda e efeito substituio. Efeito renda. Dada uma variao no preo de um bem, o efeito sobre a quantidade demandada desse bem, derivado de uma mudana na renda real (ou poder aquisitivo) do consumidor, supondo a renda monetria e os preos dos outros bens constantes. Por exemplo, se o preo do bem X aumenta, a quantidade demandada de X cai, porque o poder aquisitivo do consumidor diminui, coeteris paribus. Efeito substituio. Dada uma variao no preo de um bem, o efeito sobre a quantidade demandada desse bem, derivado de uma alterao nos preos relativos dos bens, supondo a renda monetria e os preos dos outros bens constantes. Por exemplo, se o preo do bem X aumenta, a quantidade demandada de X cai, porque o bem X fica relativamente mais caro que os outros bens, coeteris paribus. <HTML><META HTTP-EQUIV="content-type" CONTENT="text/html;charset=utf-8">Em Cincias Econmicas:<BR><BR>Os bens podem ser classificados de acordo com sua demanda em:<BR>Bens Normais: a quantidade do bem aumenta quando a renda aumenta ou diminui quando a renda diminui- roupas, produtos suprfulos;<BR>Bens de luxo: se a demanda do bem aumenta em proporo maior ao aumento da renda - bens suprfulos, roupas de grife, joias e bijouterias;<BR>Bens necessrios: se a demanda de um bem aumenta em proporo menor ao aumento da renda - gneros alimentcios;<BR>Bens Inferiores: a quantidade diminui quando a renda aumenta ou aumenta quando a renda diminui- produtos de qualidade inferior, carne de segunda;<BR><BR>Os bens podem ser classificados de acordo com seu preo em:<BR>Bens Comuns: a demanda pelo bem aumenta se seu preo cai ou cai se seu preo aumenta - mquinas fotogrficas digitais, roupas, alimentos, televisores, etc.<BR>Bens de Giffen: a demanda do bem aumenta se o preo aumenta ou diminui se o preo cai - obras de arte por exemplo.<BR><BR>Podemos ter ainda:<BR>Bens complementares perfeitos: bens que necessariamente, so consumidos em conjunto achocolatado e leite, caf e aucar;<BR>Bens substitutos perfeitos: bens que se substituem perfeitamente - caneta de tinta azul e caneta de tinta preta, Couve ou mostarda;<BR><BR>Bens neutros: bens em que o consumidor no se interessa por eles de nenhuma forma;<BR>Mal: um bem em que o consumidor no gosta portanto seu consumo lhe gera insatisfao_

Das könnte Ihnen auch gefallen