Sie sind auf Seite 1von 6

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE LEA DA PALMEIRA/STA.

CRUZ DO BISPO

Ano Letivo de 20012/2013

REGRAS DE ANDEBOL 7 ANO


O que o andebol? O Andebol um desporto coletivo inventado por um alemo, Karl Schelenz de Berlim, na altura da 1 Guerra Mundial. Sofreu vrias alteraes pelo alemo Konrad Kosch sendo este considerado o criador do Andebol atual. Comeou por ser praticado por raparigas ao ar livre. Rapidamente comeou a ser praticado por ambos os sexos. O objetivo deste jogo marcar golo na baliza adversria e defender o melhor possvel a nossa baliza. O jogo dirigido por uma equipa de arbitragem que deve ser constituda por dois rbitros de campo um secretrio e um cronometrista. O campo Legenda: 1 Linha do meio campo 2 Linha lateral 3 Linha de baliza 4 Zonas de substituio 5 rea do guarda-redes (G.R.) 6 Linha de limitao do G.R. 7 Linha de 7 metros 8 Linha de 6 metros ou de rea de baliza 9 Linha de 9 metros ou de lanamento livre 10 Baliza 11 Linha de golo O campo retangular com a dimenso de 40 X 20 metros. A equipa constituda por 7 jogadores efetivos e at 7suplentes. No incio do jogo cada equipa tem de ter o mnimo de 5 jogadores em campo e um tem de estar identificado como guarda-redes. Durante o jogo pode-se jogar com um nmero inferior de jogadores. Os rbitros que definem. No entanto, na iniciao pode-se fazer jogos adaptados. Os suplentes podem entrar no terreno de jogo, a qualquer momento e repetidamente, sem avisar o secretrio/cronometrista desde que os jogadores que eles esto a substituir j tenham abandonado o terreno de jogo. Os jogadores envolvidos nas substituies devero sair e entrar no terreno de jogo, sempre pela zona de substituies da sua equipa. Estas exigncias tambm se aplicam para a substituio de guarda-redes.

O Guarda-redes Ao guarda-redes permitido: - Tocar a bola com qualquer parte do corpo, enquanto ato de defesa, dentro da rea de baliza; - Mover-se com a bola dentro da rea de baliza, sem ser sujeito s restries que se aplicam aos jogadores de campo; porm, ao guarda-redes no permitido demorar a execuo de um lanamento de baliza; - Abandonar a rea de baliza sem a bola e participar no jogo dentro da rea de jogo; ao fazer assim, o
1

guarda-redes fica sujeito s regras que se aplicam aos jogadores de campo; considera-se que o guardaredes tenha abandonado a rea de baliza quando qualquer parte do seu corpo toca o terreno de jogo fora da linha da rea de baliza; - Deixar a rea de baliza com a bola e jog-la novamente na rea de jogo, caso no a tenha conseguido controlar. Ao guarda-redes no permitido: - Pr em perigo o adversrio enquanto num ato de defesa; - Abandonar a rea de baliza com a bola sob controlo, esta situao implica um lanamento livre; - Tocar a bola quando esta est parada ou a rolar no cho fora da rea de baliza, enquanto ele est dentro da rea de baliza; - Levar a bola para a rea de baliza quando esta est parada ou a rolar no cho fora da rea de baliza; - Reentrar na rea de baliza a partir da rea de jogo com a bola; - Tocar a bola com o p ou a perna abaixo do joelho, quando est a mover-se em direo rea de jogo; - Atravessar a linha restritiva do guarda-redes (linha dos 4 metros) ou a sua projeo de qualquer lado, antes de a bola deixar a mo do adversrio que est a executar um lanamento de 7 metros. Durao O jogo de andebol tem a durao de 30 minutos para cada lado e 10 minutos de intervalo. Incio e recomeo do jogo

A posse da bola ou escolha do campo feito por sorteio e cada equipa tem de estar no seu meio
campo defensivo. O incio do jogo dado aps o apito do rbitro com lanamento de sada. O adversrio mais prximo tem de estar a 3m de distncia. Aps o intervalo, a equipa contrria que recomea com a posse de bola. Sempre que h golo, a equipa que o sofreu repe a bola na linha central e os jogadores da sua equipa podem estar em qualquer parte do campo. Tem se de esperar pelo sinal do rbitro (2 apitos curtos) para validar o golo e um apito para repor a bola em jogo na linha central. O jogador tem 3 segundos para pr a bola em jogo. Paragem do Jogo Um tempo de paragem obrigatrio quando: a) Exista uma excluso de 2 minutos ou desqualificao; b) concedido tempo de paragem de equipa; c) H um sinal de apito do cronometrista ou do delegado; d) Sejam necessrias consultas entre os rbitros; O apito deve sempre soar para indicar o reincio do jogo aps um tempo de paragem. Cada equipa tem o direito a um tempo de paragem de equipa de 1 minuto em cada metade do tempo de jogo regulamentar, mas no nos prolongamentos. A Bola A bola feita de couro ou um material sinttico. Tem de ser esfrica. A sua superfcie no deve ser brilhante ou escorregadia. A circunferncia e o peso variam de acordo com os escales etrios. Nos mais novos ela dever ter 50-52cm e 290 a 330gr de peso, enquanto nos seniores dever ter de 58 a 60 cm e 420 a 470gr de peso.

Reposio da bola em jogo Lanamento de sada - o jogador que tem a posse de bola tem de calcar com um p ou os dois, ou um na linha e outro atrs, a linha de meio campo. Tem 3 segundos para pr a bola em jogo. Lanamento pela linha lateral quando a bola sai pela linha lateral, ela reposta em jogo no local por onde a bola saiu. O jogador da equipa contrria calca a linha com um p e outro fora e faz um lanamento de ombro. Lanamento de baliza quando a bola sai fora pela linha de baliza. A bola tem de ser posta em jogo pelo G.R. em qualquer parte da sua rea de baliza. No precisa do apito do rbitro. Lanamento livre os rbitros interrompem o jogo e o reiniciam quando h infraes s regras no muito graves. A paragem do jogo no deve beneficiar o infrator. Este lanamento deve ser executado sem qualquer sinal de apito e no lugar em que a infrao ocorreu (exceto se for a falta feita no espao entre a linha dos 6 e dos 9m). Todos os adversrios tm de estar a 3m de distncia. Livre de 7 metros marcado quando o jogador que sofre a falta fica impedido ilegalmente de marcar golo em qualquer parte do terreno de jogo. executado um remate direto baliza da linha de 7m que no pode ser calcada e o jogador tem de estar em apoio. O jogador tem 3s para o executar aps o apito do rbitro. Os colegas de equipa tm de estar fora da linha de lanamento livre e a equipa adversria, alm de estar fora da linha de lanamento livre tm de estar a 3m da linha de 7m. O G:R. no pode passar frente da sua linha limite. Algumas faltas e incorrees O jogo O andebol um desporto coletivo em que podes ser: Atacante: eu ou a minha equipa temos a posse de bola; Defesa: eu ou a minha equipa no temos a posse de bola; G.R.: defesa que tem uma rea prpria e regras prprias mas pode passar a jogador de campo com regras especficas. Os passes mais utilizados no andebol so o passe de ombro (em que a bola sai da altura do ombro para o peito do parceiro), e o passe picado (em que a bola sai da cinta, vai para o cho e ressalta para o colega). Tem como objetivo enviar a bola a um colega. O drible a maneira de andares com a bola em teu poder mais de 3 passos mas deve ser pouco utilizado. Receo: o ato de ficar com a posse de bola. Deve-se receb-la com as duas mos. O remate o gesto tcnico que tenta marcar golo. Pode ser feito em apoio (com um dos ps em apoio) ou em salto (sem nenhum p apoiado). Finta: uma simulao para enganar o adversrio levando a movimentar-se na direo contrria. Pode ser feita com ou sem bola. O jogador sem bola tambm muito importante. Deve movimentar-se para um espao livre caso esteja no ataque para ajudar a criar as linhas de passe. Caso esteja na defesa, deve tentar dificultar ao mximo a ao atacante do adversrio, tentando tirar-lhe a posse de bola.
3

No andebol s podes dar 3 passos com a bola nas mos. Podes driblar a bola s com uma mo. Tens 3s para pr a bola em jogo (passar, driblar ou rematar). Jogar a bola com os ps (exceto a defesa do G.R). Agredir ou tentar agredir o adversrio. Agarrar ou empurrar o adversrio. Desrespeitar as decises dos rbitros. No permitido pisar ou entrar na rea do G.R.

Sanes disciplinares Advertncia: um castigo que serve de aviso para o jogador. Ser mostrado um carto amarelo. Excluso: falta mais grave castigada com a sada do jogador durante 2m sem ser substitudo. Desqualificao: falta muito grave com a sada do jogador do recinto de jogo e do contacto com a equipa a quem ser mostrado um carto vermelho. Ao fim de 2m o jogador substitudo.

Janeiro 2013

Das könnte Ihnen auch gefallen