Sie sind auf Seite 1von 10

CESPE/UnB SAEB

Nas questes de 1 a 50, marque, para cada uma, a nica opo correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS GERAIS
QUESTO 1 QUESTO 3

Considerando-se o que dispe a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB) sobre a oferta de educao profissional tcnica de nvel mdio, correto afirmar que a educao tcnica articulada com o ensino mdio deve ser desenvolvida A de forma integrada e oferecida somente a estudantes que j estejam cursando o ensino mdio, de modo que adquiram, ao trmino do curso, habilitao tcnico-profissional. B de forma integrada e oferecida ao estudante em uma mesma instituio de ensino, desde que ele esteja ingressando no ensino mdio. C de forma concomitante, em instituies de ensino distintas, mediante convnios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedaggico unificado. D de forma concomitante e oferecida somente a estudantes que j estejam cursando o ensino mdio.
QUESTO 2

Com relao ao que dispe a LDB sobre o ensino mdio, assinale a opo correta. A O ensino mdio deve garantir ao estudante formao geral bem como propiciar-lhe formao adequada para o exerccio de profisses tcnicas. B Os cursos do ensino mdio devem ter durao de at trs anos, habilitando o estudante para o prosseguimento dos estudos. C A filosofia e a sociologia compem o rol de disciplinas facultativas no primeiro e no segundo ano do ensino mdio e o de disciplinas obrigatrias no terceiro ano. D Os contedos, as metodologias e as formas de avaliao devem ser organizados de tal forma que, ao final do ensino mdio, o educando demonstre domnio dos princpios cientficos e tecnolgicos que orientam a produo moderna.
QUESTO 4

A Secretaria da Educao do Estado da Bahia instituiu a reorganizao curricular das escolas de educao da rede pblica estadual e estabeleceu, por meio de portaria, o currculo referenciado. Nesse contexto, correto afirmar que esse currculo A deve fundamentar-se em situaes e problemas do cotidiano da escola e da comunidade, a partir dos quais se desenvolvem os contedos universalmente acumulados e aceitos, de forma adequada, a cada etapa da educao bsica, promovendo-se, dessa forma, a integrao e a interdisciplinaridade dos contedos. B privilegia a construo coletiva dos contedos a serem desenvolvidos pela comunidade escolar e tem por fundamento a garantia da permanncia e do sucesso do estudante na escola, bem como a promoo de metodologias dinmicas e flexveis com forte vnculo com o cotidiano da comunidade em que a escola est inserida. C est centrado nas competncias para o aprender, e no, nos contedos, sendo de prescrio aberta com o objetivo de viabilizar o regime de colaborao entre os diversos atores escolares e o de promover a formao do estudante como cidado participativo na escola e na sociedade. D privilegia a nfase nos componentes curriculares da base nacional comum, vistos como fonte tcnica de apropriao dos contedos universalmente aceitos para a estruturao dos currculos escolares e, sobremaneira, para o alcance desse objetivo na ordem social, que tem a escola formal como um de seus elementos essenciais.

A prtica administrativa e pedaggica dos sistemas de ensino e de suas escolas, as formas de convivncia no ambiente escolar, os mecanismos de formulao e implementao de polticas, os critrios de alocao de recursos, a organizao do currculo e das situaes de aprendizagem, os procedimentos de avaliao devero ser coerentes com os valores estticos, polticos e ticos que inspiram a Constituio e a LDB, organizados sob trs consignas: sensibilidade, igualdade e identidade.
Parmetros Curriculares Nacionais (ensino mdio). Braslia: Ministrio da Educao, 2002, p. 75.

Com relao identidade, assinale a opo correta. A O ponto de partida das polticas de identidade o reconhecimento dos direitos humanos e o exerccio dos direitos e deveres da cidadania como fundamento da preparao do educando para a vida civil. A introduo do tema da identidade na educao visa ao fortalecimento de uma forma contempornea de lidar com o pblico e o privado. B mbito privilegiado do aprender a ser, a identidade substitui a moralidade dos valores abstratos da era industrialista e tem por finalidade reconciliar, no corao humano, aquilo que o dividiu desde os primrdios da idade moderna: o mundo da moral e o mundo da matria, o privado e o pblico. C A poltica da identidade associa-se tica no que diz respeito valorizao de atitudes e condutas responsveis em relao aos bens e servios tradicionalmente entendidos como pblicos, no sentido de estatais, e afirmativas, caracterizadas pela demanda por transparncia e democratizao no tratamento dos assuntos pblicos. D A tica da identidade substitui a repetio e a padronizao, hegemnicas na era das revolues industriais, visto que estimula a criatividade, o esprito inventivo, a curiosidade pelo inusitado, a afetividade; em suma, um conjunto de habilidades que auxilia a constituio de identidades capazes de suportar a inquietao, de conviver com o incerto, o imprevisvel e o diferente.
1

CESPE/UnB SAEB
QUESTO 5 QUESTO 7

A proposio de um redimensionamento de qualquer proposta curricular pode ser entendida como reflexo de uma srie de fatores que o currculo recebe do contexto scio-histrico que o absorve ou o atualiza, ou seja, reflete-se a um movimento que procura responder a uma necessidade engendrada pelas demandas sociais, histricas, culturais e polticas de uma comunidade ou de uma sociedade. No caso especfico da proposta curricular do ensino mdio, a proposio de novas orientaes curriculares impulsionada pelas injunes que as prticas sociais de uma sociedade constituda de mltiplas culturas, tecnologicamente complexa, vm trazendo s suas instituies, por conseguinte, educao, ou, em outros termos, escola.
Orientaes curriculares nacionais para o ensino mdio: linguagens, cdigos e suas tecnologias. Braslia: Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Bsica, 2006, p. 43.

A avaliao essencial para que o sistema pblico de ensino formule polticas educacionais, com o estabelecimento de diretrizes e metas. Com esse objetivo, a Secretaria da Educao do Estado da Bahia tem atuado para desenvolver, na rede pblica, uma cultura de avaliao, que seja referncia para os profissionais de educao, por meio de programas e projetos, entre os quais se inclui o projeto de avaliao externa do ensino mdio (AVALIE).
Internet: <www.educacao.institucional.ba.gov.br> (com adaptaes).

Acerca do AVALIE, assinale a opo correta. A O objetivo desse projeto gerar informaes para que a prpria escola possa organizar o seu trabalho pedaggico de modo a garantir o acesso, a aprendizagem e a permanncia do estudante no sistema de ensino. B Uma das metas desse projeto produzir boletins de desempenho individuais dos estudantes. C Esse projeto deve ser implementado nas escolas que oferecem exclusivamente ensino mdio, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de cultura de avaliao formativa entre os professores. D Por meio desse projeto, que desenvolvido pelas unidades escolares, busca-se fomentar a autoavaliao, imprescindvel para o fortalecimento da gesto educacional e para a melhoria da qualidade pedaggica da escola.
QUESTO 8

Considerando-se o atual contexto das polticas pblicas brasileiras de educao, correto afirmar que o ensino mdio define-se A como uma das etapas da educao bsica, cujo currculo se fundamenta em princpios axiolgicos, ou seja, na articulao entre teoria e prtica, decorrente do carter profissionalizante das disciplinas que o compem. B como etapa intermediria da educao bsica, necessria promoo da consolidao e do aprofundamento dos conhecimentos construdos pelo estudante ao longo do ensino fundamental. C como etapa obrigatria da formao escolar no mbito da educao bsica, devendo ser implementado, progressivamente, pelos estados, at o ano de 2016. D como uma das etapas da educao bsica, cuja organizao curricular compe-se de base nacional comum voltada preparao geral do estudante para o trabalho.
QUESTO 6

Acerca do projeto poltico-pedaggico da escola, assinale a opo correta. A Trata-se de um plano em que se detalham objetivos, diretrizes e aes do processo educativo a ser desenvolvido na escola, e com base no qual so tomadas decises, encaminhadas questes e analisados os resultados alcanados tanto no plano administrativo quanto no pedaggico. B O projeto poltico-pedaggico resulta do agrupamento de diversos planos de ensino e atividades orientadores das aes sistemticas de professores, gestores e alunos. C Na elaborao do projeto poltico-pedaggico, a cargo de gestores e professores, devem ser consideradas tanto as necessidades dos alunos quanto as da comunidade a que a escola pertence, como forma de promoo do envolvimento de todos na melhoria da qualidade da educao. D Trata-se de documento oficial que orienta a gesto administrativa e financeira dos espaos escolares, devendo ser do conhecimento de todos os atores do processo educativo.
2

Acerca do Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM), um dos programas de avaliao da educao bsica, assinale a opo correta. A Um dos objetivos desse exame avaliar o desempenho dos alunos por meio de provas que, reproduzindo as exigncias dos vestibulares, sejam compostas de questes com o mesmo nvel de dificuldade. B As instituies de ensino superior tm autonomia para optar entre diferentes possibilidades de utilizao desse exame como processo seletivo. C Estrutura-se a matriz de referncia do ENEM com base nos contedos e objetivos do ensino mdio, definidos nos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Mdio. D Pode obter certificao no nvel de concluso do ensino mdio com base no ENEM o estudante com dezessete anos de idade completados at a data de realizao da primeira prova.

CESPE/UnB SAEB
QUESTO 9 QUESTO 11

A educao inclusiva tornou-se uma das preocupaes das polticas educacionais em todo o mundo a partir da segunda metade da ltima dcada do sculo passado, com a difuso da Declarao de Salamanca. Com base nesse documento, assinale a opo correta.

Jorge, professor do segundo ano do ensino mdio, objetivando criar situaes didtico-pedaggicas capazes de gerar debates acerca das eleies, exibiu, em algumas de suas aulas de lngua portuguesa, filmes e documentrios que mostravam a histria e o posicionamento poltico-ideolgico de grandes personagens

A Uma vez que todas as crianas devem ter a mesma oportunidade de permanncia na escola e de aproveitamento escolar, devem ser desconsiderados quaisquer caractersticas, interesses ou habilidades peculiares a essas crianas. B O ato de ensinar deve apoiar-se nas semelhanas entre os alunos com necessidades educacionais especiais.

brasileiros. Por meio de discusses, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crtico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os contedos previstos para a disciplina. Como estratgia didtico-pedaggica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem solues para problemas identificados na sociedade, chamando a ateno para as contradies nos discursos dos alunos.

C O acesso de crianas e jovens com necessidades educacionais especiais ao sistema regular de ensino propicia a formao de escolas inclusivas, um dos principais meios para o fortalecimento do princpio da educao para todos. D Os alunos com necessidades educacionais especiais devem frequentar escolas regulares, admitindo-se como critrios para a sua incluso nas turmas o desempenho escolar e caractersticas de conduta moral.
QUESTO 10

Em face dessa situao hipottica, correto afirmar que a preocupao do professor e o modo como organizou o trabalho pedaggico exemplificam a tendncia pedaggica

A tecnicista, visto que, por meio das tcnicas utilizadas em sala de aula, Jorge objetivava modelar o comportamento humano ou preparar os alunos para se integrarem mquina social, o que resultaria no aperfeioamento da ordem social vigente. B histrico-crtica, visto que, com sua atitude, o professor buscou

A histria da educao no Brasil foi marcada por duas grandes correntes pedaggicas: a liberal e a progressista. Assinale a opo correspondente s tendncias identificadas com a corrente pedaggica liberal.

fornecer aos alunos instrumental para participao organizada e ativa na democratizao da sociedade. C liberal renovada no diretiva, uma vez que o foco do trabalho do professor era a formao de atitude, e sua preocupao eram os problemas psicolgicos dos alunos. Assim, conduziu

A histrico-crtica, tecnicista, renovada no diretiva e libertria B tradicional, renovada progressivista, renovada no diretiva e tecnicista C tradicional, tecnicista, libertadora e renovada no diretiva D renovada progressivista, tradicional, libertria e renovada no diretiva

aulas favorveis mudana do indivduo. D libertria, visto que a apropriao, pelos alunos, dos contedos previamente selecionados pelo professor ficou sujeita ao interesse dos alunos no tema, cabendo a eles prprios discutir esses contedos livremente em grupos, de modo informal e no diretivo.
3

CESPE/UnB SAEB
QUESTO 12 QUESTO 14

Joo, criana de cinco anos de idade que j desenvolveu conscincia corporal, utiliza, com frequncia, o pronome pessoal na primeira pessoa e, embora tambm j consiga distinguir realidade de fantasia, ainda as mistura em seus jogos. Gosta de ser admirado e de saber que agrada aos outros e, gradativamente, vem abandonando as crises de oposio e o confronto com as pessoas de seu ambiente social. Lucas, irmo mais velho de Joo, tem desenvolvido, com mais intensidade, nos ltimos anos, capacidade de memria e ateno voluntrias. Na avaliao dos pais, torna-se mais inteligente a cada dia, contudo, segundo eles, ainda apresenta dificuldades para analisar situaes e confunde Joo quando compara vento e chuva dizendo que ambos so iguais, embora consiga estabelecer distines entre esses dois eventos da natureza. De acordo com Wallon, Joo e Lucas esto, respectivamente, nos estgios de desenvolvimento denominados A impulsivo emocional e personalismo. B sensrio-motor e projetivo e categorial. C personalismo e categorial. D impulsivo emocional e sensrio-motor e projetivo.
QUESTO 13

Estudiosos e formuladores de polticas pblicas mencionam a necessidade de reviso do currculo escolar para o melhor atendimento das peculiaridades de alunos com necessidades educacionais especiais includos em classes comuns do ensino regular. Considerando as perspectivas atuais relativas a currculo e educao inclusiva, assinale a opo correta. A As adaptaes curriculares devem ser realizadas em trs nveis: no projeto pedaggico (currculo escolar), relativas ao currculo da classe e individualizadas do currculo. B O conceito de adaptao curricular pressupe transformaes de acessibilidade curricular, mas no modificaes no planejamento pedaggico, visto que preciso considerar que, nas classes comuns, no h apenas alunos com necessidades educacionais especiais, sendo dever da escola atender a todos. C No processo de adaptao curricular, deve-se prever a oferta de um contedo mnimo comum a todos os alunos. D A adaptao curricular traduz-se no esforo de eliminar totalmente as barreiras fsicas das instituies de ensino que recebem crianas com necessidades educacionais especiais.
QUESTO 15

A respeito de bullying, assinale a opo correta. Com base no que dispe a LDB sobre a participao dos A O quadro de bullying est caracterizado quando um aluno mais forte passa a perseguir, excluir e ridicularizar um colega, mesmo que seja uma nica vez, demonstrando com essa atitude comportamento segregacionista. B Corresponde a um conjunto de atos agressivos e sistemticos contra criana ou adolescente, sem motivao aparente, mas de forma intencional, protagonizado por um ou mais agressores; a interao entre vtima e agressor caracterizada por desequilbrio de poder e ausncia de reciprocidade, tendo a vtima pouco ou quase nenhum recurso para evitar a agresso ou dela se defender. C Trata-se de um fenmeno que pouco interfere na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo, sensorial e emocional das crianas e adolescentes, visto que, nessas fases, pode ser percebido como brincadeira que, normalmente, leva os sujeitos a reagirem intensamente em face dos desafios decorrentes de interaes sociais. D Auxilia os alunos a demarcarem seu espao tanto no ambiente escolar quanto na vida, j que todos os envolvidos so levados a repensar seus papis sociais. A Os professores devem ser os responsveis pela gesto dos recursos financeiros da escola, visto que conhecem melhor tanto a realidade da escola quanto a dos alunos, estando, assim, aptos a indicar a melhor forma de utilizar os recursos pblicos. B Os professores devem indicar os procedimentos necessrios para que se garanta a aprendizagem dos alunos, propondo atividades didticas para esse fim. C Os professores, considerados os principais responsveis pela instituio escolar, so os mais habilitados a elaborar o projeto pedaggico da escola, sendo-lhes concedida tal prerrogativa pela legislao em vigor. D Os professores, em razo de sua formao acadmica, tm a primazia na definio das atividades pedaggicas que sero realizadas na escola.
4

profissionais da educao na elaborao do projeto pedaggico da escola, assinale a opo correta.

CESPE/UnB SAEB
QUESTO 16 QUESTO 18

A escola somente pode avaliar, no cotidiano, aquilo que ela ensinou; as avaliaes externas em larga escala propiciam medir o nvel de domnio daquilo que se reputa ter sido ensinado em todas as escolas a partir do currculo formal.
Philippe Perrenoud. Sucesso na escola: s o currculo, nada mais que o currculo! In: Cadernos de Pesquisa, So Paulo, n.o 119, jul./2003, p. 11 (com adaptaes).

Com base nas informaes do texto, correto afirmar que as avaliaes externas correspondem a A avaliaes elaboradas pelos prprios professores da escola para turmas diferentes, com objetivo de verificar se o trabalho dos docentes est sendo desenvolvido de acordo com o previsto no projeto pedaggico da escola e de garantir a manuteno do padro de qualidade do ensino oferecido pela escola. B avaliaes realizadas por agentes externos, em estreita colaborao com a equipe gestora da escola, com objetivo de verificar o alcance das metas de aprendizagem estabelecidas no projeto pedaggico. C avaliaes para diagnstico, que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelos sistemas de ensino, por meio de testes padronizados e questionrios socioeconmicos. D avaliaes realizadas pelo Ministrio da Educao para identificar o nvel de proficincia dos estudantes em interpretao e produo de textos em lngua portuguesa e na resoluo de problemas de cincias e matemtica.
QUESTO 17

No campo da educao, no h proposta pedaggica que esteja isenta de pressupostos filosficos e polticos. A adoo de um desses pressupostos relaciona-se a determinada concepo de mundo e de sociedade. Identificam-se trs entendimentos distintos acerca do papel da educao na sociedade: a educao como redeno, a educao como reproduo e a educao como meio de transformao da sociedade. Assinale a opo em que se identifica a concepo de educao como meio de transformao da sociedade. A A educao deve reforar os laos sociais, promover a coeso social e garantir a integrao de todos os indivduos no corpo social. B A educao prope desvendar as contradies da sociedade para trabalh-las realisticamente, recusando tanto o otimismo ilusrio quanto o pessimismo imobilizador. C A educao deve ser crtica em relao compreenso do seu papel na sociedade e preconizar a submisso do processo educativo a seus condicionantes. D A educao tem o dever de ser otimista com relao ao seu poder de transformar a sociedade e de cur-la de suas mazelas.
QUESTO 19

Em relao s tendncias pedaggicas, assinale a opo correta. A A pedagogia libertria tem como objetivo poltico formar as crianas e os jovens para a autogesto individual e coletiva e, para tanto, importa uma permanente aprendizagem da supresso da autoridade, seja no grupo seja na sociedade, sendo o contedo que atende a esse objetivo o interesse e a deciso do grupo. B A pedagogia libertadora tem por finalidade contribuir para a formao da cidadania, garantindo a todos os educandos condies de criticidade e, para tanto, considera que, em determinadas condies scio-histricas, os contedos escolares so os que decorrem das cincias, podendo e devendo ser transmitidos pelo professor e assimilados pelos alunos de forma crtica. C A pedagogia da Escola Nova, nascida e sistematizada no contexto da Revoluo Francesa, de perspectiva poltica, destina-se equalizao social, por meio da formao de indivduos em condies iguais, de forma que possam lutar por seus direitos na sociedade. D De acordo com a pedagogia crtico-social dos contedos, o contedo da prtica educativa deve ser a reflexo coletiva, dialogada e consciente sobre a cultura cotidiana do povo, tendo como objetivo poltico a emancipao organizada das camadas populares.
QUESTO 20

A tarefa do educador, ento, a de problematizar aos educandos o contedo que os mediatiza, no a de dissertar sobre ele, de d-lo, de estend-lo, de entreg-lo, como se se tratasse de algo j feito, elaborado, acabado, terminado. Nesse ato de problematizar os educandos, o professor se encontra igualmente problematizado.
Paulo Freire. Extenso ou comunicao? 2. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1975, p. 81 (com adaptaes).

Considerando-se as informaes do texto, correto afirmar, com relao aos contedos escolares, que constitui papel do professor A escolher preferencialmente os contedos com base nas experincias vividas pelos estudantes, visto que compete ao professor prepar-los para enfrentar os desafios imediatos que lhes impe o cotidiano. B dar prioridade, no trabalho em sala de aula, aos contedos mais prximos da realidade do estudante, visto que o domnio desses contedos favorece a transformao das condies de vida do estudante, conduzindo-o ao progresso cientfico, social e econmico. C privilegiar o acesso dos estudantes a contedos e valores sociais acumulados ao longo dos tempos, visto tratar-se de contedos j consagrados no mbito educacional em razo de sua universalidade, devendo o professor apenas preocupar-se com a utilizao de tcnicas didticas adequadas de transmisso de conhecimento. D relacionar os contedos s vivncias dos alunos, traduzindo a linguagem cientfica para uma linguagem que permita aos estudantes a sua apropriao, de forma significativa.

Adotar o trabalho como princpio educativo implica entend-lo como A atividade escolar atrelada aos processos de produo capitalista, consumo e cultura para dar significado aos contedos de estudo. B princpio tico e poltico de provimento da subsistncia humana e de outras esferas da vida. C tcnica didtica ou metodolgica do processo de aprendizagem. D tarefa que, de forma natural, prepara crianas e jovens para atuarem no competitivo mercado de trabalho.
5

CESPE/UnB SAEB

CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES
Figura e texto para as questes de 21 a 24

primrio

secundrio

A experincia de Urey-Miller consiste em um experimento realizado por Harold Clayton Urey e Stanley Lloyd Miller para testar a hiptese de Aleksandr Ivanovich Oparin e John Burdon Sanderson Haldane sobre a origem da vida. De acordo com os dados obtidos no experimento, as condies da Terra primitiva favoreciam a ocorrncia de reaes qumicas que transformavam compostos inorgnicos em compostos orgnicos precursores da vida. A experincia de Miller consistiu, basicamente, em simular as condies da Terra primitiva; para isso, foi criado um sistema fechado, onde foram inseridos os principais gases atmosfricos, tais como hidrognio, amnia e metano, alm de vapor de gua. Aps a ocorrncia de descargas eltricas e ciclos de aquecimento e condensao de gua, obteve-se, aps algum tempo, diversas molculas orgnicas (aminocidos). Por meio dessa experincia, demonstrou-se, experimentalmente, que, nas condies primitivas da Terra, seria possvel, mediante reaes qumicas ocorridas na atmosfera, o aparecimento de molculas orgnicas indispensveis ao surgimento da vida.
Internet: <www.pt.wikipedia.org> (com adaptaes).

QUESTO 21

QUESTO 23

Considerando as informaes apresentadas acima e os mltiplos aspectos por elas suscitados, assinale a opo correta. A Os aminocidos so a base da informao da vida. B As substncias representadas no esquema acima so classificadas como simples. C A diferena de potencial entre os eletrodos depende da distncia existente entre eles. D As molculas de aminocidos so formadas, basicamente, por tomos de carbono, hidrognio, oxignio e nitrognio.
QUESTO 22

De acordo com o experimento de Urey-Miller, sob o ponto de vista termodinmico, A o trabalho do lquido refrigerante negativo no processo de resfriamento. B o calor especfico permanece constante em uma transio da fase lquida para a fase gasosa. C o calor latente de evaporao permanece constante em uma transio da fase lquida para a fase gasosa. D a presso de vapor da soluo lquida se torna maior medida que o experimento prossegue, fixando-se a temperatura.
QUESTO 24

Considere que Vp

Vs representem, respectivamente, as

Ainda de acordo com o experimento de Urey-Miller, as primeiras formas de vida compunham-se, principalmente, de A B C D protenas. molculas de RNA. molculas de DNA. lipdeos.

voltagens no enrolamento primrio e no secundrio do transformador conforme o experimento descrito na figura e no texto acima. Em face dessas informaes, correto afirmar que, nos processos que geram as centelhas eltricas, caso o nmero de espiras do enrolamento primrio seja igual a 100 vezes o nmero de espiras do secundrio, ento, A B C D

QUESTO 25

Vs =

Vp 100

Assinale a opo correta com relao gua. . A Os icebergs flutuam em razo de as molculas de gua estarem, nesse estado, mais prximas do que quando em fase lquida. B No h distribuio de cargas na molcula de gua. C A gua uma substncia simples. D A molcula de gua angular.
6

Vs = 100Vp . Vs = 100 Vp . Vs = 100 + Vp .

CESPE/UnB SAEB

Texto para as questes de 26 a 29 Cientistas planejam utilizar o processo natural de fotossntese das algas para produzir diversos tipos de biocombustveis. Tudo do que as algas precisam sol, gua, dixido de carbono e alguns nutrientes. Elas sequestram carbono da atmosfera, e seu cultivo no compete com a produo de alimentos, disse um cientista ao stio de pesquisa FAPESP. Queremos produzir biocombustveis com uma estrutura similar do petrleo e dos produtos refinados que usamos hoje. Assim, poderemos utilizar as tecnologias atuais de transporte e de infraestrutura., argumentou o pesquisador. Por ora, a meta no passa de um desejo. Os cientistas ainda no encontraram na natureza ou desenvolveram em laboratrio uma variedade de alga ideal produo de biocombustveis. Tambm no sabem quais seriam as condies ambientais timas para cultivar essas algas: se, por exemplo, em terra ou na gua salgada ou doce, para citar apenas um parmetro.
Internet: <www.revistapesquisa.fapesp.br> (com adaptaes).

QUESTO 30

Considerando-se que, para o comprimento de onda = 4,74 m, o coeficiente de absoro ptica do CO2 em determinada concentrao seja igual a 0,1 cm-1 e que 0,3678 seja o valor aproximado para

1 , correto afirmar que a distncia percorrida e

por essa radiao, para que sua intensidade decaia para 36,78% do valor original, ser de A B C D 1,0 cm. 3,678 cm. 10,0 cm. 47,4 cm.

QUESTO 31

QUESTO 26

A tcnica do istopo do 14C usualmente utilizada para a datao de fsseis, em razo de A o carbono estar presente em todas as formas de vida. B o decaimento radioativo dos tomos de carbono ocorrer de forma linear. C o teor de 14C, em relao ao teor de 12C, ser varivel nos seres vivos. D o istopo ser um tipo de tomo que difere de outro do mesmo elemento pelo nmero de prtons.
QUESTO 32

A produo de biocombustveis uma meta de diversos pases, visto que o petrleo, um dos combustveis mais utilizados atualmente, uma fonte de energia A B C D renovvel de origem qumica. renovvel de origem orgnica. no renovvel de origem fsica. no renovvel de origem biolgica.

QUESTO 27

Na Terra, diferentes atividades fazem com que determinados tomos participem de ciclos constantes, nos quais passam por diferentes meios e fases. O tomo de carbono, responsvel pela vida, tem um ciclo complexo, em que percorre oceanos, atmosfera, solos e diferentes formas de vida, em um grande ciclo biogeoqumico. Didaticamente, esse ciclo divide-se em duas fases: o ciclo geolgico (lento) e o ciclo biolgico (rpido). Considerando-se essas informaes, correto afirmar que A o carbono apresenta-se na forma de cinco istopos diferentes. B o istopo 16C o nico istopo considerado, na fsica, como padro de massa atmica. C os tomos de carbono so a base da vida, tal como conhecida. D o tomo de carbono pode formar, no mximo, cinco ligaes qumicas covalentes.
QUESTO 28

Em um microscpio ptico, A o condensador o conjunto formado por duas ou mais lentes divergentes que espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de viso do microscpio. B os objetos que medem 550 nm no podem ser vistos. C o poder de resoluo refere-se distncia mnima existente entre dois pontos que permite distingui-los. D os efeitos de difrao no interferem na capacidade de resoluo.
QUESTO 33

Sabendo-se que um microscpio eletrnico possibilita a visualizao de estruturas de pelo menos 10 vezes o comprimento de onda de Broglie do eltron e que =

No ciclo do carbono, a atividade realizada por seres vivos responsvel pelo sequestro de carbono da atmosfera consiste na A B C D excreo. respirao. fotossntese. decomposio.

constante de Planck, m, a massa do eltron e v, a sua velocidade, correto afirmar que a menor resoluo de uma estrutura que pode ser visualizada em um microscpio eletrnico, cujos eltrons tm energia cintica igual a K, A B

h , em que h a mv

QUESTO 29

h . 50mK
h 50 . mk

Ainda com relao ao ciclo do carbono, assinale a opo correta. A O excesso de gs carbnico acarreta grande produo de glicose, por meio da fotossntese. B No ciclo de carbono, a entropia do sistema diminui quando existe a agregao de carbono biomassa. C O efeito estufa decorre da absoro de raios ultravioleta provenientes do Sol. D A camada de oznio a responsvel pela absoro da radiao infravermelha proveniente do Sol.

C D

10h . mK 20h . mK 2
7

CESPE/UnB SAEB
QUESTO 34

Internet:<www.cabuloso.com>.

Considerando-se as figuras I e II apresentadas acima, que representam o potencial de ao (VM) de uma clula nervosa em funo do tempo, em que a figura II ilustra, no eixo y, o processo da presena dos ctions Na+ e K+ nos meios interno e externo da clula, e, no eixo x, a direo de propagao do impulso eltrico, correto concluir que A B C D o potencial VM corresponde diferena de potencial eltrico entre os pontos a e b representados no eixo x. os lipdios no transportam correntes, o que explica a resistncia eltrica das membranas. o potencial repouso da membrana celular, quando no h perturbao externa, nulo. a concentrao do on Na+ igual concentrao do on K+.

Figuras e texto para as questes 35 e 36

Junqueira e Carneiro. Histologia bsica. 10.a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

Os impulsos nervosos so enviados por meio dos axnios, que so cilindros de comprimentos e dimetros variveis.Cada neurnio possui apenas um axnio. A transmisso do impulso nervoso depende das sinapses (Figura I) e ocorre, na maioria das vezes, por meio de mediadores qumicos, os neurotransmissores, como a acetilcolina (Figura II). O impulso nervoso causa a despolarizao do axnio (Figura III).
QUESTO 35 QUESTO 36

Com base no conjunto de informaes apresentado acima, correto afirmar que o neurnio consiste A em uma clula especializada de vertebrados localizada no sistema nervoso central. B no rgo responsvel pela transmisso de impulsos nervosos. C em um tecido do sistema nervoso central e perifrico de mamferos. D no principal tipo celular do tecido nervoso.

A acetilcolina, um dos principais neurotransmissores, classifica-se como A ster. B lcool. C amida. D cetona.
8

CESPE/UnB SAEB
QUESTO 37 QUESTO 39

Com relao aos fenmenos relacionados energia, assinale a opo correta. A A variao de energia nas reaes qumicas relaciona-se ao rompimento e formao de ligaes qumicas. B A queda de um corpo do alto de um edifcio um dos poucos fenmenos fsicos que no envolve variao de energia. C A variao de energia no processo de fuso da gua decorrente do rompimento de ligaes qumicas. D Os seres vivos no podem obter energia para sua sobrevivncia sem a utilizao de oxignio.
QUESTO 38

Assinale a opo que apresenta uma concepo que possui respaldo cientfico comprovado. A B C D Lavar as mos com lcool elimina todas as bactrias. Produtos sem qumica so mais saudveis. O contato com todo o tipo de radiao prejudicial sade. Uma mesma substncia pode ser empregada como remdio ou como veneno.

QUESTO 40

Considerando que, para cada campo do saber, h um constituinte bsico, correto afirmar que o constituinte bsico da A biologia a clula, porque a menor unidade estudada por essa cincia. B qumica a molcula, uma vez que constituinte bsico de todas as substncias. C fsica so os prtons, os nutrons e os eltrons, visto que so as menores partculas que constituem a eletrosfera. D qumica so os tomos, que s podem perder ou ganhar eltrons nas transformaes qumicas.
RASCUNHO
Internet:<www.ufmt.br>.

A figura acima mostra clulas animais visualizadas em microscopia ptica. Em microscopia eletrnica possvel visualizar maior riqueza de detalhes, como A B C D o ncleo celular. as mitocndrias. a membrana. aos cromossomos condensados durante a diviso celular.

Das könnte Ihnen auch gefallen