Sie sind auf Seite 1von 5

QUESTES P.O.

Diferencie, quanto aos objetivos, as aes individuais da ao civil pblica. A ao Civil Individual destina-se tutela de direitos individuais, figurando no polo ativo apenas um ou alguns litigantes. Por seu turno, a ao civil pblica visa tutelar direitos pertencentes a uma universalidade ou coletividade de indivduos.

Aponte 3 caractersticas dos direitos difusos. 1. So transidividuais, ou seja, so titularizados por uma coletividade ou universalidade de pessoas. 2. seus titulares so indeterminveis; 3. decorrem de uma mesma circunstncia de fato, ou seja, seus titulares se ligam atravs de um fato comum; 4. Tem natureza indivisvel, isto , o direito no pode ser fracionado, sendo impossvel apurar o quantum cabvel a cada um de seus titulares.

Aponte 3 caractersticas dos direitos coletivos. 1. so direitos transindividuais. 2. seus titulares so grupos, classes ou categoria de pessoas determinadas ou determinveis; 3. decorrem de uma mesma relao jurdica que liga seus titulares; 4. tem natureza indivisvel, ou seja, o direito no pode ser fracionado, sendo impossvel apurar o quantum cabvel a cada um de seus titulares.

Aponte 3 caractersticas dos direitos individuais homogneos. 1. so direitos transindividuais. 2. seus titulares so grupos, classes ou categoria de pessoas determinadas ou determinveis; 3. a leso ou ameaa tem uma origem comum que afeta a todos os lesados, no decorrendo, porm, de uma mesma relao jurdica. 4. tem natureza divisvel, ou seja, o quantum atinente a cada um pode ser mensurado.

Cite 1 exemplo de cada direito transindividual. Um exemplo de direito difuso a poluio ambiental ocorrida em determinada regio. No possvel individualizar os titulares desse direito, nem quantificar o que cabe a cada titular. Exemplo de direito coletivo o caso de vrias pessoas contratarem com uma instituio financeira e que este contrato de adeso contenha clusulas abusivas. possvel individualizar os contratantes, mas no fracionar o direito. Exemplo de direito individual homogneo, aquele em que diversos indivduos adquirem um produto e que venha causar-lhes leso. Os titulares do direito so determinveis e o direito pode ser quantificado, mensurado para cada um deles.

Explique o carter extraordinrio e disjuntivo da legitimao ativa para a ACP. a extraordinria porque os legitimados vo a juzo em nome prprio para defender direito alheio, sendo parte na relao processual. disjuntiva porque seus legitimados podem litigar sozinhos ou em litisconsrcio ativo facultativo, ou seja, sem a necessidade de autorizao dos demais legitimados.

O que se exige para que as associaes possam ajuizar a A.C.P? Devem estar constitudas h pelo menos 1 ano e ter clusula que preveja expressamente entre suas finalidades a defesa em juzo do direito transindividual objeto da ACP ou ao coletiva.

Qual requisito o juiz pode dispensar para as associaes e em que casos? O juiz pode dispensar a necessidade de pr-constituio desde que haja manifesto interesse social em face da dimenso ou caracterstica do dano, ou da relevncia do bem jurdico.

O litisconsrcio ativo na A.C.P. obrigatrio ou facultativo para o MP estadual, e os demais MPs? O litisconsrcio entre Ministrios Pblicos facultativo tendo em vista os princpios basilares da instituio, quais sejam; unidade, indivisibilidade e independncia funcional. Alm disso, a legitimao ativa para a A.C.P. concorrente e disjuntiva.

Quais direitos transindividuais, podem ser protegidos na A.C.P? Fundamente. Originalmente, a lei 7347 de tutelava, taxativamente, o meio ambiente, o consumidor, a ordem econmica, a economia popular, a ordem urbanstica, bens e valores artsticos,

esttico, histricos, turstico e paisagstico. Com o C.D.C, esse rol passou a ser exemplificativo, pois possibilitou-se o uso da A.C.P. na defesa de qualquer interesse difuso ou coletivo.

Pedidos e objetos so expresses sinnimas para o Direito Processual. Quais deles se admitem na ACP? So cinco os pedidos possveis; condenao ao pagamento de soma em dinheiro; condenao entrega de coisa; condenao ao cumprimento de obrigao de fazer ou no fazer; pedido de declarao da existncia ou no de relao jurdica; 5) pedido constitutivo, para a criao, modificao ou extino de relao jurdica.

A competncia para a A.C.P, que definida pelo local do dano, relativa ou absoluta? Como o ru deve arguir a incompetncia do juiz? ABSOLUTA. cabe ao ru suscitar a incompetncia absoluta na primeira oportunidade que tiver para se manifestar nos autos, ou seja, na prpria contestao, em matria preliminar, sob pena de responder pelas custas e despesas que decorrerem do atraso de tal alegao.

Qual procedimento se aplica ao processo de conhecimento originrio da A.C.P? O procedimento comum, ordinrio, (se mais do que 60 salrios-mnimos) ou sumrio, (se inferior a 60 salrios-mnimos), dependendo do valor da causa.

O que so astreintes? Astreinte a denominao que se d para a multa aplicada pelo juiz por dia de atraso quando h o descumprimento de uma ordem judicial. Tanto a multa liminar, quanto aquela determinada na sentena, podem ser na forma de astreintes.

Diferencie, no tocante exigibilidade, a multa liminar da multa de sentena na A.C.P. A multa liminar objetiva coagir o ru a cumprir a prestao e pun-lo, financeiramente, caso descumpra a ordem liminar. Porm, o seu valor s pode ser executado aps o trnsito em julgado. J na multa imposta na sentena, a execuo depende apenas da existncia ou no de efeito suspensivo do recurso, ou seja, no havendo tal efeito a execuo pode ser imediata.

No que consiste a legitimao subsidiria do M.P. em caso de desistncia da A.C.P. por outro legitimado?

Legitimidade subsidiria traduz a ideia de substituio. Assim, quando houver a desistncia infundada por associao legitimada a propor a A.C.P, o M.P. ou outro legitimado poder assumir a titularidade da ao. Caber ao M.P. examinar se h ou no leso ou ameaa a direito transindividual no caso concreto. No havendo, no h o dever de assumir a demanda. Havendo,ter o MP o dever de agir.

Conceitue Inqurito Civil. O Inqurito Civil um procedimento administrativo, no contraditrio, e investigativo de possvel leso ou ameaa a direito transindividual, presidido somente pelo M.P. e que tem carter preparatrio da A.C.P. visando obter provas que possam orientar a convico do M.P. quanto ao eventual futuro ajuizamento da Ao Civil Pblica.

Como funciona o sistema de arquivamento do Inqurito Civil? O arquivamento do Inqurito Civil no se submete ao crivo do judicirio. Se o membro do M.P. que presidiu o inqurito verificar hiptese de arquivamento, dever emitir deciso administrativa de forma motivada, encaminhando o Inqurito Civil ao Conselho superior do MP, (ou Cmaras de Coordenao e Reviso, no caso do M.P.U.), no prazo de 3 dias, para que este revise o ato administrativo, sob pena de responsabilidade pessoal. Se esse rgo superior discordar da deciso pelo arquivamento, designar outro membro para ajuizar a A.C.P.

O Inqurito Civil necessariamente resulta o ajuizamento de uma ACP? Explique. No. O Inqurito Civil dispensvel para o ajuizamento da A.C.P, pois tem apenas finalidade probatria. Assim, o M.P. poder ajuizar A.C.P. mesmo no tendo instaurado Inqurito Civil. Desta forma, do Inqurito Civil poder resultar trs consequncias; o arquivamento; o ajuizamento da ACP; ou a celebrao com o investigado de um compromisso de ajustamento da conduta s exigncias legais, (T.A.C.), o que evita o ajuizamento da A.C.P.

Relacione os meios de prova mais usuais no Inqurito Civil. O inqurito Civil admite todos os meios legais de provas admissveis em juzo. Assim, as provas mais recorrentes no Inqurito Civil so; documental, pericial, vistoriais no local do dano, ouvida do investigado e inquirio de testemunhas.

Caso a repartio pblica ou um particular recuse a exibio de documento requisitado pelo M.P. como pode proceder o procurador?

O promotor ter 2 alternativas. A primeira, ajuizar a A.C.P. e requerer na petio inicial a exibio probatria incidental, ou seja, a exibio dos documentos requisitados. A segunda ajuizar, em carter antecedente, uma ao cautelar de exibio de documentos.

Como produzir, na A.C.P. as provas recolhidas no Inqurito Civil? As provas produzidas administrativamente no Inqurito Civil servem como provas dos fatos alegados na Petio Inicial da A.C.P. Assim, o M.P. dever instruir a P.I. com os autos do inqurito civil, onde esto todas as provas produzidas.

O que o compromisso de ajustamento de conduta? um meio alternativo A.C.P. Trata-se de documento escrito, pelo qual o investigado, (lesante), se obriga, mediante clusulas e condies, a ajustar a sua conduta s exigncias constantes do nosso Ordenamento Jurdico. Trata-se de uma forma legal de se obter a proteo do bem jurdico lesado ou ameaado de leso, sem a necessidade do ajuizamento de uma A.C.P., ou seja, sem a interferncia do Poder Judicirio.

Que eficcia tem um TAC celebrado extrajudicialmente? Se celebrado extrajudicialmente, tem eficcia de Ttulo Executivo Extrajudicial. Assim, o seu descumprimento autoriza o ajuizamento, pelo legitimado, de uma ao de execuo para obter o cumprimento forado da prestao assumida.

Que eficcia tem um TAC homologado por sentena judicial? Se homologado por sentena judicial, tem eficcia de ttulo executivo judicial e, caso seja descumprido, no necessrio ajuizar uma ao autnoma de execuo, pois o C.P.C. possibilita a execuo da sentena no prprio processo em que ela foi proferida. (processo sincrtico).

Das könnte Ihnen auch gefallen