Sie sind auf Seite 1von 6

Anlise Combinatria

1. Introduo

A anlise combinatorial visa desenvolver mtodos que permitam contar o nmero de elementos de um conjunto, sendo estes elementos, agrupamentos formados sob certas condies. A necessidade desses mtodos se justifica quando o nmero de elementos que se quer contar muito grande, tornando-se necessrio esses mtodos especiais. A notao #M (cardinalidade do conjunto M) ser usada para indicar o nmero de elementos do conjunto M. Coloquemos alguns exemplos: i) A o conjunto de nmeros de dois algarismos distintos formados por 1,2 e 3. A ={12,13,21,23,31,32} e #A=6. ii) C o conjunto das sequencias de letras que se obtm, mudando-se a ordem das letras da palavra ANA (anagramas da palavra ANA). C = {ANA,AAN,NAA} e #C=3. 2. Princpio fundamental da contagem }, { com } e { }, para se obter o , basta tomar o produto:

{ Ao se imaginar os conjuntos nmero de todas as sequencias de 3 elementos

Considerando o conjunto distintos dois a dois de A :

. O nmero de sequencias ordenadas de ( )

elementos

Ou seja todas as sequencias do tipo {

de r elementos com: }

2.1.Exemplos i) Uma moeda lanada 3 vezes. Qual o nmero de sequencias possveis de cara e coroa. Resposta: Indicando K para o resultado cara e C para coroa, queremos a sequencia { } { } { }, logo, o resultado expresso por: . onde

ii) Quatro atletas participam de uma corrida. Quantas combinaes de resultados existem para 1, 2 e 3 colocados ? Resposta: Como , temos que o nmero de resultados possveis : 4.3.2=24. Observe que nesse caso no se trata exatamente do princpio da contagem e sim arranjos s/repetio vistos adiante.

3. Arranjos 3.1. Arranjos com repetio Supondo um conjunto B com n elementos, isto , elementos, tomados r a r, toda sequencia . 3.1.1. Frmula Seja r. { } e indiquemos por o nmero de arranjos com repetio de n elementos tomados r a { , onde }. Chama-se arranjo com repetio dos n e admitindo que possa existir igualdade

Cada arranjo com repetio uma sequencia de r elementos, onde cada elemento pertence a B. { }

3.1.2. Exemplo Quantos nmeros diferentes de 3 algarismos podemos formar com os algarismos 1,2,3,9? Resposta: temos 4=64 nmeros de 3 algarismos como resposta.

3.2. Arranjos sem repetio Supondo um conjunto B com n elementos, isto , elementos, tomados r a r, toda sequencia 3.2.1. Frmula Seja { } e indiquemos por o nmero de arranjos sem repetio de n elementos tomados r a r. { , onde }. Chama-se arranjo sem repetio dos n e .

Cada arranjo sem repetio uma sequencia de r elementos, onde cada elemento pertence a B. { }

3.2.2. Exemplo Quantos nmeros diferentes de 2 algarismos distintos podemos formar com os algarismos 1,2,3,5,9? Resposta: temos como soluo =5.4=20.

4.

Permutao { }. Chama-se permutao dos n

Supondo um conjunto B com n elementos, isto , elementos, todo arranjo sem repetio onde . O nmero de permutaes :

4.1. Exemplos i) De quantas formas cinco pessoas podem formar uma fila indiana. Resposta: ii) De quantas formas essas mesmas cinco pessoas podem se organizar numa roda gigante.

Resposta: como numa roda temos uma formao cclica, sempre h para um conjunto de n elementos que se quer permutar, n sequencias que so equivalentes. Assim . No nosso caso: 5. Fatorial Define-se fatorial de um nmero pela relao: .

Observe que:

6.

Combinaes

{ }. Chamamos de combinaes dos n Supondo um conjunto B com n elementos, isto , elementos, tomados r a r, aos subconjuntos de B constitudos de r elementos. Observe que um conjunto {a,b} igual a {b,a}. Para o clculo do nmero de combinaes de um conjunto qualquer contendo n elementos, tomados r a r, podese adotar a frmula:

6.1. Exemplo Temos 10 cadeiras numeradas de 1 a 10 e desejamos escolher 3 lugares entre os 10 existentes. De quantas formas isso pode ser feito? Resposta:

7.

Permutaes com elementos repetidos

Considere a palavra ANA. Indicando o segundo A por A*, obtendo-se ANA*, temos ento todos os anagramas para palavra ANA*: (1) ANA* (2)AA*N (3)NA*A (4)A*NA (5)A*AN (6)NAA* Observe que A*=A, ento: (1)=(4); (2)=(5) e; (3)=(6). Tendo, na verdade, 3 anagramas (permutaes) distintas e no as 3! que seriam previstas. Isto decorre da existncia de termos repetidos em conjuntos onde se queira permutar. Assim sendo, sempre que existir um conjunto de n elementos com termos que se repetem vezes, temos que o nmero de permutaes possveis (oculta-se para eles dado por:

7.1. Exemplo Quantos anagramas existem para a palavra rodrigo? Resposta: Observe que rodrigo tem 7 letras e que r se repete 2 vezes e o tambm 2 vezes e o restante 1 vez s. Assim:

8. Complementos 8.1. Parties ordenadas


Dados A e k subconjuntos de A, satisfazendo: i) ii) e;

Chamaremos de partio ordenada a sequencia de conjuntos: ( 8.1.1. Exemplo de uso da partio ordenada De quantas formas diferentes podemos arrumar 6 pessoas em 2 salas com capacidade para 3 pessoas cada? Resposta: basta imaginar que para o primeiro sala tem-se que combinar 6 pessoas tomadas 3 a 3 e para o segundo tem-se o restante das 3 pessoas para combinar tomadas 3 a 3. Assim:

8.2.Parties no ordenadas
Dados A e k subconjuntos de A, satisfazendo: iii) iv) Chamaremos de partio no ordenada de A a famlia: { } e;

8.1.2. Exemplo de uso da partio no ordenada Suponha a equao: x+y+z = 8 e queremos todas as solues x,y e z inteiras no negativas. Observe a representao: ***|**|***, onde * representa uma unidade e so oito, pois queremos as solues inteiras. Usou-se | para separar o intervalo para x,y e z em trs trechos, por isso aparecem 2 |. Assim a soluo pode ser dada por:

9. Exerccios 9.1.As pedras de domin tradicional so constitudas de um par de nmero entre 0 e 6. Suponha um domin que seja constituda com pares de nmeros entre 0 e 8, quantas pedras teriam esse novo domin?

9.2.Numa baralho de 52 cartas, 5 cartas so escolhidas sucessivamente. Quantas so as sequencias de resultados possveis: i) ii) Se a escolha for feita com reposio de cartas? Se a escolha for sem reposio de cartas?

9.3.As letras em cdigo MORSE so formados por sequencias de - e ., sendo permitidas repeties. Como exemplo de -..-...-. Quantas letras podem ser representadas por: i) Exatamente 4 simbolos? ii) Exatamente 7 simbolos?

9.4.Numa partida de futebol com 22 times, quantas partidas de futebol so disputadas considerando turno e returno e o ttulo decidido por pontos.

9.5.Existem 10 cadeiras numeradas de 1 a 10. De quantas formas duas pessoas podem sentar-se, devendo haver pelo menos uma cadeira entre elas?

9.6.Prove que:

9.7.Mostre que:

um quadrado perfeito.

9.8.Existem 11 jogadores de futsal, entre eles Ricardo o nico goleiro. Sob essas condies, quantos times de 5 pessoas podem ser formados?

9.9.Temos 10 homens e 10 mulheres. Quantas comisses de 5 pessoas podemos formar se em cada uma deve haver 3 homes e 2 mulheres?

9.10. Num plano existem 20 pontos dos quais 3 nunca so colineares, exceto 6 que esto sobre uma mesma reta. Encontre o nmero de retas que esses pontos determinam.

9.11. Com os dgitos 1,2,3,4,5,6,7 de quantas formas podemos permut-los de forma que os nmeros impares sempre fiquem em ordem crescente?

9.12.

Quantos anagramas existem da palavra AMARILIS?

9.13.

De quantas formas podemos repartir 9 pessoas em 3 grupos de 3 pessoas cada?

9.14. i) ii)

Quantas solues inteiras no negativas tm as seguintes expresses: x+y+z+w=39 x+y+z=31

9.15. Uma urna contm 10 bolas brancas e 6 pretas. De quantas formas possvel tirar 7 bolas sendo pelo menos 4 delas pretas?

Das könnte Ihnen auch gefallen