Sie sind auf Seite 1von 6

Dicionrio de Dados Modelo: Exercicio MD04A - Sistema de Tabela de Campeonato Nacional de Futebol Entidade: Descrio: Atributos: Nome_clube Regras

de Derivao: Total de gols contra Total de gols pro Total de cartoes amarelo Total de cartoes vermelhos Total de saldo de gols Numero de jogos Numero de vitorias Numero de empates Numero de derrotas Numero de pontos Colocao Entidade: Descrio: Atributos: Numero_rodada Numero_partida Data_hora_partida Nome_estadio Regras de Derivao:

Clube vencedor Relacionamento: Descrio: Cardinalidade: Grau: Entidades Relacionadas: Clube_Futebol Partida Atributos: Mandante_Visitante Cartoes_amarelos Cartoes_vermelhos

Gols_feitos Regras de Derivao: Gols sofridos Saldo de gols na partida Indicador de vitoria Indicador de empate Indicador de derrota Pontos obtidos na partida Indicador de partida realizada Regras (ou Restries) de Integridade:

RI01

tema de Tabela de Campeonato Nacional de Futebol Clube_Futebol Contem as informaes estticas de um clube de futebol Descrio: [Atributo identificador da entidade] Campo texto com o nome do clube. Descrio: Soma todos "Gols sofridos" (valor da regra de derivao) de todos os jogos do clube (relacionamento "Joga"). Soma todos valores do atributo "Gols feitos" de todos os jogos do clube (relacionamento "Joga"). Soma todos valores do atributo "Cartoes_amarelos" de todos os jogos do clube (relacionamento "Joga"). Soma todos valores do atributo "Cartoes_vermelhos" de todos os jogos do clube (relacionamento "Joga"). Soma todos "Saldo de gols na partida" (valor da regra de derivao) de todos os jogos do clube (relacionamento "Joga"). Conta o numero de partidas realizadas pelo clube atravs da regra de derivao "Indicador de partida realizada" (relacionamento "Joga"). Conta o numero de partidas realizadas pelo clube que possuem valor 1 na regra de derivao "Indicador de vitria" (relacionamento "Joga"). Conta o numero de partidas realizadas pelo clube que possuem valor 1 na regra de derivao "Indicador de empate" (relacionamento "Joga"). Conta o numero de partidas realizadas pelo clube que possuem valor 1 na regra de derivao "Indicador de derrota" (relacionamento "Joga"). Soma os valores regra de derivao "Pontos obtidos" (relacionamento "Joga"). Ordernar clubes de forma decrescente por "Numero de pontos", "Numero de vitorias", "Total de saldo de gols", "Total de cartoes amarelos" Partida Contem as informaes sobre uma partida a realizar ou j realizada. Descrio: [Atributo identificador da entidade] Contm o numero sequencial da rodada dentro do campeonato. [Atributo identificador da entidade] Contm o numero sequencial da partida dentro da rodada. Texto livre com o nome do estdio. Descrio: Buscar clubes participantes da partida atravs do relacionamento "Joga". O clube vencedor ser o que possui o valor da regra de derivao "Saldo de gols da partida" positivo. Entretanto, o valor desta regra ser Nulo se o saldo de gols for zero. Joga Relaciona uma Partida aos dois clubes de futebol que a disputam. n:m 2 (Relacionamento binrio)

Descrio: Indica de mandante ou visitante. Numero de cartes amarelos recebidos por jogadores do clube. Numero de cartes vermelhos recebidos por jogadores do clube.

Numero de gols feitos pelo time. Descrio: Busca o outro clube relacionado mesma partida ("clube adversrio") e otem o valor de seu atributo Gols_feitos. Atributo "Gols_feitos" menos o valor obtido com a regra de derivao "Gols sofridos" Indica 1 se for vitria, caso contratio ter valor 0. Sabe-se que vitria se o valor da regra de derivao "Saldo de gols na partida" for positiva (maior que zero). Indica 1 se for empate, caso contratio ter valor 0. Sabe-se que empate se o valor da regra de derivao "Saldo de gols na partida" for zero. Indica 1 se for derrota, caso contratio ter valor 0. Sabe-se que derrota se o valor da regra de derivao "Saldo de gols na partida" for negativa (menor que zero). Se o valor da regra de derivao "Indicador de vitoria" for 1 ento o valor de pontos ser 3, se "Indicador de empate" for 1 o valor de pontos ser 1, seno ser 0. A partidada considerada realizada se o atributo Gols_feitos no estiver nulo. Descrio: Dois e apenas dois clubes (entidade "Clube_futebol") devem se relacionar uma "Partida". Um deles o Mandante e o outro o Visitante, isto indicado pelo atributo "Mandante_Visitante" deste relacionamento.

Domnio:

Domnio:

Domnio: Campo obrigatrio contendo {"mandante" ou "visitante"}

Das könnte Ihnen auch gefallen